Que vos ameis uns aos outros

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Que vos ameis uns aos outros"

Transcrição

1

2

3 Que vos ameis uns aos outros

4 João 13,34: Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros. João 13,35: Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.

5 Amar a teu próximo como a ti mesmo

6 Mateus 22,34-40: Os fariseus, tendo sabido que Ele tapara a boca aos saduceus, reuniram-se; e um deles, que era doutor da lei, para o tentar, propôs-lhe esta questão: Mestre, qual o mandamento maior da lei? Jesus respondeu: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu espírito; este o maior e o primeiro mandamento. E aqui tendes o segundo, semelhante a esse: Amarás o teu próximo, como a ti mesmo. Toda a lei e os profetas se acham contidos nesses dois mandamentos.

7 Amar os teus inimigos

8 Mateus 5, 43-48: Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos. Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis demais? não fazem os gentios também o mesmo? Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial.

9 Lucas 6,32-36: Se somente amardes os que vos amam, que mérito se vos reconhecerá, uma vez que as pessoas de má vida também amam os que as amam? Se o bem somente o fizerdes aos que vo-lo fazem, que mérito se vos reconhecerá, dado que o mesmo faz a gente de má vida? Se só emprestardes àqueles de quem possais esperar o mesmo favor, que mérito se vos reconhecerá, quan do as pessoas de má vida se entreajudam dessa maneira, para auferir a mesma vantagem? Pelo que vos toca, amai os vossos inimigos, fazei bem a todos e auxiliai sem esperar coisa alguma. Então, muito grande será a vossa recompensa e sereis filhos do Altíssimo, que é bom para os ingratos e até para os maus. Sede, pois, cheios de misericórdia, como cheio de misericórdia é o vosso Deus.

10 Não demandar contra teu próximo

11 Mateus 5,38-42: Aprendestes que foi dito: Olho por olho e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal que vos queiram fazer; que se alguém vos bater na face direita, lhe apresenteis também a outra; e que se alguém quiser pleitear contra vós, para vos tomar a túnica, também lhe entregueis o manto; e que se alguém vos obrigar a caminhar mil passos com ele, caminheis mais dois mil. Dai àquele que vos pedir e não repilais aquele que vos queira tomar emprestado.

12 Doar ao próximo o que ele necessita

13 Lucas 18,18-23: Uma pessoa importante perguntou a Jesus: "Bom Mestre, o que devo fazer para receber em herança a vida eterna?" Jesus respondeu: "Por que você me chama de bom? Só Deus é bom, e ninguém mais. Você conhece os mandamentos: não cometa adultério; não mate; não roube; não levante falso testemunho; honre seu pai e sua mãe." O homem disse: "Desde jovem tenho observado todas essas coisas." Ouvindo isso, Jesus disse: "Falta ainda uma coisa para você fazer: venda tudo o que você possui, distribua o dinheiro aos pobres, e terá um tesouro no céu. Depois venha, e siga-me." Quando ouviu isso, o homem ficou triste, porque era muito rico.

14 Fazer ao próximo o que queres para ti

15 Mateus 7,12: Fazei aos homens tudo o que queirais que eles vos façam, pois é nisto que consistem a lei e os profetas. Lucas 6,31: Tratai todos os homens como quereríeis que eles vos tratassem.

16 Mateus 18,23-35: O Reino dos Céus é comparável a um rei que quis tomar contas aos seus servidores. Tendo começado a fazêlo, apresentaram-lhe um que lhe devia dez mil talentos. Mas como não tinha meios de os pagar, mandou seu senhor que o vendessem a ele, sua mulher, seus filhos e tudo o que lhe pertencesse, para pagamento da dívida. O servidor, lançando-se-lhe aos pés, o conjurava, dizendo: 'Senhor, tem um pouco de paciência e eu te pagarei tudo.' Então, o senhor, tocado de compaixão, deixou-o ir e lhe perdoou a dívida. ==>

17 Esse servidor, porém, ao sair, encontrando um de seus companheiros, que lhe devia cem dinheiros, o segurou pela goela e, quase a estrangulá-lo, dizia: 'Paga o que me deves.' O companheiro, lançando-se-lhe aos pés, o conjurava, dizendo: 'Tem um pouco de paciência e eu te pagarei tudo': Mas o outro não quis escutá-lo; foi-se e o mandou prender, para tê-lo preso até pagar o que lhe devia. Os outros servidores, seus companheiros, vendo o que se passava, foram, extremamente aflitos, e informaram o senhor de tudo o que acontecera. ==>

18 Então o senhor, tendo mandado vir à sua pre sença aquele servidor, lhe disse: 'Mau servo, eu te havia perdoado tudo o que me devias, porque mo pediste. Não estavas desde então no dever de também ter piedade do teu com panheiro, como eu tivera de ti?' E o senhor, tomado de cólera, o entregou aos verdugos, para que o tivessem, até que ele pagasse tudo o que devia. É assim que meu Pai, que está no céu, vos tratará, se não perdoardes, do fundo do coração, as faltas que vossos irmãos houverem cometido contra cada um de vós.

19 Não desprezar ninguém

20 Mateus 5,22: Eu, porém, lhes digo: todo aquele que fica com raiva do seu irmão, se torna réu perante o tribunal. Quem diz ao seu irmão: 'imbecil', se torna réu perante o Sinédrio; quem chama o irmão de 'idiota', merece o fogo do inferno.

21 Ajudar a teu próximo sem 2as. intenções

22 Mateus 6,1-4: Tende cuidado em não praticar as boas obras diante dos homens, para serem vistas, pois, do contrário, não recebereis recompensa de vosso Pai que está nos céus. Assim, quando derdes esmola, não façais tocar a trombeta diante de vós, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem louvados pelos homens. Digo-vos, em verdade, que eles já receberam sua recompensa. Quando derdes esmola, não saiba a vossa mão esquerda o que faz a vossa mão direita; a fim de que a esmola fique em segredo, e vosso Pai, que vê o que se passa em segredo, vos recompensará.

23 Convidar pobres e estropiados

24 Lucas 14,12-15: Dizia mais ainda ao que o tinha convidado: Quando deres algum jantar ou alguma ceia, não chames nem teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos que forem ricos, para que não aconteça que também eles te convidem à sua vez, e te paguem com isso; mas quando deres algum banquete, convida os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos; e serás bem-aventurado, porque esses não tem com que te retribuir, mas ser-te-á isso retribuído na ressurreição dos justos. Tendo ouvido estas coisas, um dos que estavam à mesa disse para Jesus: Bem-aventurado o que comer o pão no Reino de Deus.

25 Perdoar as ofensas do teu próximo

26 Mateus 18,21-22: Então Pedro, aproximando-se dele, lhe perguntou: 'Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu hei de perdoar? Até sete?' Respondeu-lhe Jesus: 'Não te digo que até sete; mas até setenta vezes sete'.

27 Reconciliar com teu adversário

28 Mateus 5, 23-26: Portanto, se estiveres apresentando a tua oferta no altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta. Concilia-te depressa com o teu adver sário, enquanto estás no caminho com ele; para que não aconteça que o adversário te entregue ao guarda, e sejas lançado na prisão. Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil.

29 Não julgueis o teu próximo

30 Mateus 7,1-2: Não julgueis, pois, para não serdes julgados; porque com o juízo que julgardes os outros, sereis julgados; e com a medida com que medirdes, vos medirão também a vós.

31 Não ter respeito humano no relacionamento com o teu próximo

32 João 4,4-9: Jesus tinha que atravessar a Samaria. Chegou, então, a uma cidade da Samaria chamada Sicar, perto do campo que Jacó tinha dado ao seu filho José. Aí ficava a fonte de Jacó. Cansado da viagem, Jesus sentou-se junto à fonte. Era quase meio-dia. Então chegou uma mulher da Samaria para tirar água. Jesus lhe pediu: "Dê-me de be- ber."(os discípulos tinham ido à cidade para comprar mantimentos). A samaritana per- guntou: "Como é que tu, sendo judeu, pedes de beber a mim, que sou samaritana?" (De fato, os judeus não se davam bem com os samaritanos).

33 Lucas 7,36-39: Certo fariseu convidou Jesus para uma refeição em casa. Jesus entrou na casa do fariseu, e se pôs à mesa. Apareceu então certa mulher, conhecida na cidade como pecadora. Ela, sabendo que Jesus estava à mesa na casa do fariseu, levou um frasco de alabastro com perfume. A mulher se colocou por trás, chorando aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés. Em seguida, os enxugava com os cabelos, cobria-os de beijos, e os ungia com perfume. Vendo isso, o fariseu que havia convidado Jesus ficou pensando: 'Se esse homem fosse mesmo um profeta, saberia que tipo de mulher está tocando nele, porque ela é pecadora.'"

34 João 13,4-9: Então Jesus se levantou da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. Colocou água na bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando com a toalha que tinha na cintura. Chegou a vez de Simão Pedro. Este disse: [ ] "Tu não vais lavar os meus pés nunca!" Jesus respondeu: "Se eu não o lavar, você não terá parte comigo." Simão Pedro disse: "Senhor, então podes lavar não só os meus pés, mas até as mãos e a cabeça."

35 Imagem da Capa:

Evangelho. O bem em resposta ao mal / Amor ao próximo Mateus: 5:38-48

Evangelho. O bem em resposta ao mal / Amor ao próximo Mateus: 5:38-48 Evangelho O bem em resposta ao mal / Amor ao próximo Mateus: 5:38-48 Mateus 5 38 Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. 39 Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer

Leia mais

Com as preocupações da vida e com nossos interesses esquecemos as necessidades de nossos semelhantes.

Com as preocupações da vida e com nossos interesses esquecemos as necessidades de nossos semelhantes. Com as preocupações da vida e com nossos interesses esquecemos as necessidades de nossos semelhantes. Quando Jesus andava pela terra alguém perguntou: Quem é o meu próximo? Desde 3.600 A.C. tem havido

Leia mais

1ª Leitura - Eclo 15,16-21 (Gr.15-20)

1ª Leitura - Eclo 15,16-21 (Gr.15-20) 1ª Leitura - Eclo 15,16-21 (Gr.15-20) A ninguém mandou agir como ímpio. Leitura do Livro do Eclesiástico 15,16-21 (Gr.15-20) 16Se quiseres observar os mandamentos, eles te guardarão; se confias em Deus,

Leia mais

Jo 13:2 E, acabada a ceia, tendo o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse,

Jo 13:2 E, acabada a ceia, tendo o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse, 1 Capítulo 13 Jesus lava os pés aos discipolos Jo 13:1 Ora, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam

Leia mais

A TEOLOGIA DA MESA: A COMENSALIDADE DE JESUS. Lucas

A TEOLOGIA DA MESA: A COMENSALIDADE DE JESUS. Lucas A TEOLOGIA DA MESA: A COMENSALIDADE DE JESUS Lucas 24.28-35 DEFINIÇÃO Comensalidade - qualidade de comensal; Comensal - pessoa que come habitualmente com outros em mesa comum; cada uma das pessoas que

Leia mais

LITURGIA DOMINICAL VII DOMINGO TEMPO COMUM ANO A

LITURGIA DOMINICAL VII DOMINGO TEMPO COMUM ANO A LITURGIA DOMINICAL VII DOMINGO TEMPO COMUM ANO A Orações próprias do VII Domingo do Tempo comum (Missal Romano, p. 401); Prefácio dos Domingos do Tempo Comum VIII (Missal Romano, p. 483); Oração Eucarística

Leia mais

DOMINGO VI. «Não mandou a ninguém fazer o mal»

DOMINGO VI. «Não mandou a ninguém fazer o mal» 256 TEMPO COMUM LEITURA I Sir 15, 16-21 (15-20) «Não mandou a ninguém fazer o mal» Leitura do Livro de Ben-Sirá Se quiseres, guardarás os mandamentos: ser fiel depende da tua vontade. Deus pôs diante de

Leia mais

O EMPREGADO QUE NÀO QUIS PERDOAR Lição Objetivos: Ensinar que precisamos perdoar aos outros que pecam contra nós.

O EMPREGADO QUE NÀO QUIS PERDOAR Lição Objetivos: Ensinar que precisamos perdoar aos outros que pecam contra nós. O EMPREGADO QUE NÀO QUIS PERDOAR Lição 32 1 1. Objetivos: Ensinar que precisamos perdoar aos outros que pecam contra nós. 2. Lição Bíblica: Mateus 18.21-35 (Leitura bíblica para o professor e base bíblica

Leia mais

1ª Leitura - Dn 3,

1ª Leitura - Dn 3, 1ª Leitura - Dn 3,25.34-43 De alma contrita e em espírito de humildade, sejamos acolhidos. Leitura da Profecia de Daniel 3,25.34-43 Naqueles dias: 25 Azarias, parou e, de pé, começou a rezar; abrindo a

Leia mais

Festa dos Mandamentos

Festa dos Mandamentos Festa dos Mandamentos VI Domingo do Tempo Comum 12 de Fevereiro de 2017 Paróquia da Sé Cântico Cristo Jesus, tu me chamaste. Eu te respondo, estou aqui. Tu me chamaste, pelo meu nome. Eu te respondo,

Leia mais

Eucaristia, Sábado 01 de Maio de 2010 Santo António de Nova Oeiras

Eucaristia, Sábado 01 de Maio de 2010 Santo António de Nova Oeiras 1. Entrada: O senhor Ressuscitou! Mi- Do+ O Senhor ressuscitou, vencendo a morte na cruz Re7 La- Re7 Nossa esperança está n Ele, Ele é o nosso Salvador. Mi- Do+ P ra trás ficou o temor, a dúvida e a pouca

Leia mais

O fascínio por histórias

O fascínio por histórias O fascínio por histórias Histórias que Jesus contou... Significado de Parábola: s.f. Comparação desenvolvida em pequeno conto, no qual se encerra uma verdade, um ensinamento. Trata-se de uma história curta,

Leia mais

O tema desta série tem origem numa conversa estabelecida entre Pedro e Jesus narrada em Mateus 18:21-22 sobre a questão do perdão.

O tema desta série tem origem numa conversa estabelecida entre Pedro e Jesus narrada em Mateus 18:21-22 sobre a questão do perdão. Introdução à série: O tema desta série tem origem numa conversa estabelecida entre Pedro e Jesus narrada em Mateus 18:21-22 sobre a questão do perdão. Ao ensinar sobre a disposição contínua de perdoar

Leia mais

Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?

Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? Jesus respondeu: Eu lhe digo: não até sete, mas até setenta

Leia mais

Amando os nossos inimigos

Amando os nossos inimigos Amando os nossos inimigos Mateus 5.38 38 Ouvistes que foi dito: Olho por olho, dente por dente. O que dizia a Lei : Levítico 24.13, 17-20 Deuteronômio 19.21 Era uma instrução aos juízes de Israel Mateus

Leia mais

Lc 6:2 E alguns dos fariseus lhes disseram: Por que fazeis o que não é lícito fazer nos sábados?

Lc 6:2 E alguns dos fariseus lhes disseram: Por que fazeis o que não é lícito fazer nos sábados? 1 Capítulo 6 Jesus é Senhor do Sábado Lc 6:1 E aconteceu que, no sábado segundo-primeiro, passou pelas searas, e os seus discípulos iam arrancando espigas e, esfregando-as com as mãos, as comiam. Lc 6:2

Leia mais

Portanto, vamos abandonar os rabiscos da pré-escola e passar para as grandes obras de arte que retratam Cristo. Cresçam em Cristo.

Portanto, vamos abandonar os rabiscos da pré-escola e passar para as grandes obras de arte que retratam Cristo. Cresçam em Cristo. Portanto, vamos abandonar os rabiscos da pré-escola e passar para as grandes obras de arte que retratam Cristo. Cresçam em Cristo. Hebreus 6,1 A Mensagem CRESCER EM CRISTO 1. Estar em Cristo não é o mesmo

Leia mais

Aula I - Ano 2013 Ciência Espírita A GRANDE TEIA. Claudio C. Conti

Aula I - Ano 2013 Ciência Espírita A GRANDE TEIA. Claudio C. Conti Aula I - Ano 2013 Ciência Espírita A GRANDE TEIA Claudio C. Conti www.ccconti.com Revista Espírita Janeiro 1863 RESPOSTA A UMAPERGUNTA SOBRE O ESPIRITISMO DO PONTO DE VISTA RELIGIOSO. Pergunta feita por

Leia mais

O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO

O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO PAI MORDOMO Disse o Senhor: Quem é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor confiará os seus conservos para dar-lhes

Leia mais

As Várias Faces do Amor. Seminário em 16/02/2013 www.gede.net.br

As Várias Faces do Amor. Seminário em 16/02/2013 www.gede.net.br As Várias Faces do Amor Seminário em 16/02/2013 www.gede.net.br Objetivo: Melhorar o entendimento sobre o amor. Pontos a debater: 1) Definição; 2) AS religiões e o amor; 3) A lei maior; 4) Instrução de

Leia mais

Filho do rei só que não

Filho do rei só que não Filho do rei só que não Certo sábado, entrando Jesus para comer LUCAS 14:1-24 na casa de um fariseu importante, observavam- no atentamente. À frente dele estava um homem doente, LUCAS 14:1-24 com o corpo

Leia mais

Introdução. Nisto sabemos...

Introdução. Nisto sabemos... 17.07.16 Introdução Introdução Nisto sabemos... Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito. 1Jo 4.13 Introdução Deu o Seu Espírito Sabemos que permanecemos nele, e

Leia mais

Práticas da Antiguidade para a Espiritualidade Contemporânea. Prática da Contemplação

Práticas da Antiguidade para a Espiritualidade Contemporânea. Prática da Contemplação 9. Vocês, orem assim: Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Prática da Contemplação 9. Vocês, orem assim: Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. 10. Venha o teu

Leia mais

Missa da Ceia do Senhor

Missa da Ceia do Senhor Missa da Ceia do Senhor Entrada 1: Venham comigo Vamos comer minha Páscoa Isto é meu corpo Isto também é meu sangue Eis o meu testamento Até que se cumpra o Reino de Deus 1. Todo dia é preciso lembrar

Leia mais

Explicar o que caracteriza amor a Deus e amor ao próximo. Apresentar ações que favoreçam o seu desenvolvimento.

Explicar o que caracteriza amor a Deus e amor ao próximo. Apresentar ações que favoreçam o seu desenvolvimento. FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, o Consolador Prometido por Jesus Módulo IV A humanidade regenerada Roteiro 2 Explicar o que caracteriza amor

Leia mais

No Caminho da Vontade de Deus

No Caminho da Vontade de Deus No Caminho da Vontade de Deus A Oração Que Produz Vitória A Oração Que Produz Benção Gênesis 18: 17-19 A ORAÇÃO QUE PRODUZ BENÇÃO Gênesis 18:17-19 E disse o Senhor: Ocultarei eu a Abraão o que faço, visto

Leia mais

(14/02/2018) missaocatolica.com

(14/02/2018) missaocatolica.com (14/02/2018) missaocatolica.com 1 Missa da Quaresma (4º feira de cinzas) correspondente ao dia 14/02/2018 (adaptado e indentado) para leitura em celular. É recomendado o uso do leitor ezpdf reader (gratuito)

Leia mais

Os discursos de despedida de Jesus. Jesus lava os pés dos discípulos. Estudo 1. João 13: slide 1

Os discursos de despedida de Jesus. Jesus lava os pés dos discípulos. Estudo 1. João 13: slide 1 Os discursos de despedida de Jesus Estudo 1 12.02.2017 slide 1 Um pouco antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que havia chegado o tempo em que deixaria este mundo e iria para o Pai, tendo amado os seus

Leia mais

PARÁBOLA DO MORDOMO DESONESTO (LUCAS, CAP. XVI, VV. 1-13)

PARÁBOLA DO MORDOMO DESONESTO (LUCAS, CAP. XVI, VV. 1-13) PARÁBOLA DO MORDOMO DESONESTO (LUCAS, CAP. XVI, VV. 1-13) Debate em 09/01/2010 http://grupo.gede.vilabol.com.br OBJETIVO Aprimorar o entendimento da parábola contida em Lucas, Cap. XVI, vv. 1-13. Esta

Leia mais

CEIA DO SENHOR. Fazei isto em memória de Mim.

CEIA DO SENHOR. Fazei isto em memória de Mim. CEIA DO SENHOR Fazei isto em memória de Mim. Perdão Senhor Jesus é o verdadeiro Cordeiro pascal Leitura do Livro do Êxodo Ex 12, 1-8.11-14 Naqueles dias, o Senhor disse a Moisés e a Aarão na terra do Egipto:

Leia mais

Discípulos e Vocação Histórica: SER sal da terra e LUZ do mundo. Relação com os valores de Deus dos fariseus e escribas

Discípulos e Vocação Histórica: SER sal da terra e LUZ do mundo. Relação com os valores de Deus dos fariseus e escribas Texto & Contexto Mateus 5:13-16 Mateus 5:17-20 Discípulos e Vocação Histórica: SER sal da terra e LUZ do mundo Relação com os valores de Deus dos fariseus e escribas Mateus 5:21-26 IRA Mateus 5:27-37 INFIDELIDADE

Leia mais

308 TEMPO COMUM DOMINGO XI. LEITURA I 2 Sam 12,

308 TEMPO COMUM DOMINGO XI. LEITURA I 2 Sam 12, 308 TEMPO COMUM DOMINGO XI LEITURA I 2 Sam 12, 7-10.13 Leitura do Segundo Livro de Samuel Naqueles dias, disse Natã a David: «Assim fala o Senhor, Deus de Israel: Ungi-te como rei de Israel e livrei-te

Leia mais

Evangelho. Complementação da Lei / As ofensas O adultério Mateus: 5:21-32

Evangelho. Complementação da Lei / As ofensas O adultério Mateus: 5:21-32 Evangelho Complementação da Lei / As ofensas O adultério Mateus: 5:21-32 Mateus 5 21 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo. 22 Eu, porém, vos digo que

Leia mais

2a e 3a Cartas de João. Prof. GUILHERME WOOD. APOSTILA NO SITE:

2a e 3a Cartas de João. Prof. GUILHERME WOOD. APOSTILA NO SITE: 2a e 3a Cartas de João Prof. GUILHERME WOOD APOSTILA NO SITE: http://www.ibcu.org.br/apostilas/2ae3ajoao.pdf Segunda e Terceira Cartas de João Plano de Curso: Aula 1: O Autor e Suas Idéias Aula 2: Os Destinatários

Leia mais

Muitos sofrem de baixa autoestima. Chamam isso de complexo inferioridade. A pessoa que sofre disso pensa que não tem muito valor.

Muitos sofrem de baixa autoestima. Chamam isso de complexo inferioridade. A pessoa que sofre disso pensa que não tem muito valor. (João 4:1-30) Muitos sofrem de baixa autoestima. Chamam isso de complexo inferioridade. A pessoa que sofre disso pensa que não tem muito valor. O que a gente percebe através desta passagem é que todo mundo

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM Quinta-feira da 19ª Semana do Tempo Comum 1) Oração Deus

Leia mais

A última noite no CENÁCULO

A última noite no CENÁCULO A última noite no CENÁCULO João 13-17 - palavras de despedida 13.1 - sabendo Jesus que havia chegado o tempo em que deixaria este mundo e iria para o Pai 13.33 - Meus filhinhos, vou estar com vocês apenas

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III - Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III - Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III - Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de Jesus OBJETIVO FEB EADE - Livro III - Módulo II Roteiro

Leia mais

30 de dezembro de 2018 A HUMILDADE E O AMOR DESINTERESSADO

30 de dezembro de 2018 A HUMILDADE E O AMOR DESINTERESSADO TEXTO ÁUREO Porquanto, qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado Lucas 14:11 VERDADE PRÁTICA Jesus apresenta, a partir de seu próprio exemplo,

Leia mais

Os aspectos do perdão EBD PIPBVV 22/04/2017

Os aspectos do perdão EBD PIPBVV 22/04/2017 Os aspectos do perdão EBD PIPBVV 22/04/2017 Texto base Mateus 6:9-15 Vers. 12 e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores; Vers. 14 Porque, se perdoardes aos

Leia mais

Reflexões sobre a Morte

Reflexões sobre a Morte Reflexões sobre a Morte Ganhos por Refletir 4 4 Preparado por Pedro Siena Ministrado pela primeira vez na IBCU em 26/02/2017 05/02 Por que refletir sobre a morte? 12/02 Sobre a própria morte 19/02 Sobre

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM Segunda-feira da 12ª Semana do Tempo Comum 1) Oração Senhor,

Leia mais

Mensagem 21 Atos Fernando Leite

Mensagem 21 Atos Fernando Leite Mensagem 21 Atos 9.1-25 Fernando Leite 13 04 2008 1 Papel: Divino: Graça a. Estado de Paulo Enquanto isso, Saulo 1 ainda respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor. Dirigindo-se ao sumo

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Segunda-feira da 8ª Semana do Tempo Comum Ó Deus,

Leia mais

Fico feliz quando faço a paz!

Fico feliz quando faço a paz! Fico feliz quando faço a paz! Senhor: Tinha o coração triste. Tinha-me zangado com o meu amigo. Tinha mesmo dado bofetadas e dito palavras más. Não me sentia bem comigo. Os meus companheiros não me falavam.

Leia mais

Lc 10:3 Ide; eis que vos mando como cordeiros ao meio de lobos.

Lc 10:3 Ide; eis que vos mando como cordeiros ao meio de lobos. 1 Capítulo 10 A missão dos setenta discípulos Lc 10:1 E depois disto designou o Senhor ainda outros setenta, e mandou-os adiante da sua face, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia

Leia mais

Capítulo 15 A tradição dos anciaãos Mt 15:1 Então chegaram ao pé de Jesus uns escribas e fariseus de Jerusalém, dizendo:

Capítulo 15 A tradição dos anciaãos Mt 15:1 Então chegaram ao pé de Jesus uns escribas e fariseus de Jerusalém, dizendo: 1 Capítulo 15 A tradição dos anciaãos Mt 15:1 Então chegaram ao pé de Jesus uns escribas e fariseus de Jerusalém, dizendo: Mt 15:2 Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? pois não

Leia mais

Mt 12:2 E os fariseus, vendo isto, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer num sábado.

Mt 12:2 E os fariseus, vendo isto, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer num sábado. 1 Capítulo 12 Jesus é Senhor do sábado Mt 12:1 Naquele tempo passou Jesus pelas searas, em um sábado; e os seus discípulos, tendo fome, começaram a colher espigas, e a comer. Mt 12:2 E os fariseus, vendo

Leia mais

Capítulo 7 O centurião de Cafarnaum Lc 7:1 E, depois de concluir todos estes discursos perante o povo, entrou em Cafarnaum.

Capítulo 7 O centurião de Cafarnaum Lc 7:1 E, depois de concluir todos estes discursos perante o povo, entrou em Cafarnaum. Capítulo 7 O centurião de Cafarnaum Lc 7:1 E, depois de concluir todos estes discursos perante o povo, entrou em Cafarnaum. Lc 7:2 E o servo de um certo centurião, a quem muito estimava, estava doente,

Leia mais

O reino de Deus é semelhante a um rei que quis ajustar contas com seus servos.

O reino de Deus é semelhante a um rei que quis ajustar contas com seus servos. O reino de Deus é semelhante a um rei que quis ajustar contas com seus servos. Um deles lhe devia dez mil talentos. Como não tivesse como pagar tudo, o rei mandou que fossem vendidos ele e toda sua família.

Leia mais

AS MARCAS DA REDENÇÃO

AS MARCAS DA REDENÇÃO AS MARCAS DA REDENÇÃO Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados. Colossenses 1: 13 e 14 AS MARCAS NO CORPO

Leia mais

Praticai o bem! Com os vossos olhos, olhai para os outros com ternura; com os vossos pés, ide ao encontro dos outros; com os vossos ouvidos, escutai

Praticai o bem! Com os vossos olhos, olhai para os outros com ternura; com os vossos pés, ide ao encontro dos outros; com os vossos ouvidos, escutai Praticai o bem! Com os vossos olhos, olhai para os outros com ternura; com os vossos pés, ide ao encontro dos outros; com os vossos ouvidos, escutai o que os outros têm para dizer; com a vossa boca, sorri

Leia mais

Evangelho. O credor incompassivo Mateus18 18:23

Evangelho. O credor incompassivo Mateus18 18:23 Evangelho O credor incompassivo Mateus18 18:23 :23-35 35 Mateus 18 23 Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos; 24 E, começando a fazer contas,

Leia mais

domingo, 26 de dezembro de 2010 A n é s i o R o d r i g u e s

domingo, 26 de dezembro de 2010 A n é s i o R o d r i g u e s A n é s i o R o d r i g u e s O Reino de Deus Mateus 3:1,2 Naqueles dias surgiu João Batista, pregando no deserto da Judéia. Ele dizia: Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo. Mateus 4:17 Daí

Leia mais

Discípulos e Vocação Histórica: SER sal da terra e luz do mundo. Relação com os valores de Deus dos fariseus e escribas

Discípulos e Vocação Histórica: SER sal da terra e luz do mundo. Relação com os valores de Deus dos fariseus e escribas Texto & Contexto Mateus 5:13-16 Mateus 5:17-20 Discípulos e Vocação Histórica: SER sal da terra e luz do mundo Relação com os valores de Deus dos fariseus e escribas Mateus 5:21-26 Mateus 5:27-37 Mateus

Leia mais

Naqueles dias, Josué reuniu todas as tribos de Israel em Siquém. Convocou os anciãos de Israel, os chefes, os juízes e os magistrados, que se

Naqueles dias, Josué reuniu todas as tribos de Israel em Siquém. Convocou os anciãos de Israel, os chefes, os juízes e os magistrados, que se Perdão Senhor Naqueles dias, Josué reuniu todas as tribos de Israel em Siquém. Convocou os anciãos de Israel, os chefes, os juízes e os magistrados, que se apresentaram diante de Deus. Josué disse então

Leia mais

A Narração da História.

A Narração da História. 1 Amor e Perdão Lc 7.36-50 Jesus estava em Betânia, na casa de Simão, o leproso que fora curado por Ele; fora convidado por Simão para um jantar. A gratidão e o reconhecimento de Jesus como o Messias fez

Leia mais

VÍDEO

VÍDEO 2ª FEIRA 8 de Outubro Bom dia! Durante toda esta semana vamos olhar para as nossas famílias. No final do mês de Agosto realizou-se o Encontro Internacional das Famílias com o Papa. Vejamos um pequeno resumo

Leia mais

Recordando... GRAÇA: Um favor não merecido que é voluntariamente ofertado. Falar sobre GRAÇA: Um grande desafio Uma grande oportunidade

Recordando... GRAÇA: Um favor não merecido que é voluntariamente ofertado. Falar sobre GRAÇA: Um grande desafio Uma grande oportunidade Recordando... GRAÇA: Um favor não merecido que é voluntariamente ofertado Falar sobre GRAÇA: Um grande desafio Uma grande oportunidade Recordando... Os assassinos da GRAÇA: Legalismo - religiosidade Orgulho

Leia mais

O que tenho eu com isso? 29/05/2011 Fabio Grigorio Igreja Batista Cidade Universitária

O que tenho eu com isso? 29/05/2011 Fabio Grigorio Igreja Batista Cidade Universitária O que tenho eu com isso? 29/05/2011 Fabio Grigorio Igreja Batista Cidade Universitária A maneira como olhamos ou mesmo deixamos de olhar para tais situações comunica algo... O auxílio aos

Leia mais

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico REGULAMENTO OFICIAL Alfabeto Bíblico Tem como objetivo levar o competidor a encontrar na Bíblia versículos que comecem com cada letra do alfabeto da língua portuguesa e contenham em seu texto, uma palavra-chave,

Leia mais

Capítulo 22 A parábola das bodas Mt 22:1 Então Jesus, tomando a palavra, tornou a falarlhes em parábolas, dizendo:

Capítulo 22 A parábola das bodas Mt 22:1 Então Jesus, tomando a palavra, tornou a falarlhes em parábolas, dizendo: 1 Capítulo 22 A parábola das bodas Mt 22:1 Então Jesus, tomando a palavra, tornou a falarlhes em parábolas, dizendo: Mt 22:2 O reino dos céus é semelhante a um certo rei que celebrou as bodas de seu filho;

Leia mais

Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos;

Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos; Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos; E, começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos; E, não tendo ele

Leia mais

VÍDEO

VÍDEO 2ª FEIRA 8 de Outubro INTRODUÇÃO Bom dia! Durante toda esta semana vamos olhar para as nossas famílias. No final do mês de Agosto realizou-se o Encontro Internacional das Famílias com o Papa. Vejamos um

Leia mais

XXX DOMINGO DO TEMPO COMUM

XXX DOMINGO DO TEMPO COMUM XXX DOMINGO DO TEMPO COMUM Perdão, Senhor. «Amarás o Senhor teu Deus e o próximo como a ti mesmo» Leitura do Livro do Êxodo Ex 22, 20-26 Eis o que diz o Senhor: «Não prejudicarás o estrangeiro, nem o oprimirás,

Leia mais

Pagando com uma outra Moeda. Mateus 18: quinta, sexta, setima, as vezes ate dez olhadas para que nos possamos ter uma ideia

Pagando com uma outra Moeda. Mateus 18: quinta, sexta, setima, as vezes ate dez olhadas para que nos possamos ter uma ideia Pagando com uma outra Moeda Ministerio de Lingua Portuguesa da Segunda Igreja Batista de Richmond,VA Mateus 18:21-35 Algumas passagens na Biblia requerem uma segunda, as vezes uma terceira, quarta, quinta,

Leia mais

Mt 10:3 Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu;

Mt 10:3 Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu; 1 Capitulo 10 Os doze e sua mição Mt 10:1 E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal. Mt 10:2 Ora,

Leia mais

5- Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele,

5- Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, 5- Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. MATEUS: 26 2-

Leia mais

PAIS E FILHOS. Pai do Céu. E o que nos pode falar melhor sobre isso são alguns momentos bonitos entre pais e filhos!

PAIS E FILHOS. Pai do Céu. E o que nos pode falar melhor sobre isso são alguns momentos bonitos entre pais e filhos! 2ª FEIRA 18 fevereiro PAIS E FILHOS Bom dia! E boa semana. Hoje vamos falar sobre como nos podemos sentir amados e acompanhados pelo Pai do Céu. E o que nos pode falar melhor sobre isso são alguns momentos

Leia mais

Capítulo 9 A cura de um cego de nascença Jo 9:1 E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença.

Capítulo 9 A cura de um cego de nascença Jo 9:1 E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença. 1 Capítulo 9 A cura de um cego de nascença Jo 9:1 E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença. Jo 9:2 E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse

Leia mais

Evangelho. O maior mandamento Mateus 22:34

Evangelho. O maior mandamento Mateus 22:34 Evangelho O maior mandamento Mateus 22:34 :34-40 40 Mateus 22 34 Sabendo os fariseus que Jesus reduzira ao silêncio os saduceus, reuniram-se 35 e um deles, doutor da lei, fez-lhe esta pergunta para pô-lo

Leia mais

Nº 23 C 6º Domingo da Páscoa

Nº 23 C 6º Domingo da Páscoa Nº 23 C 6º Domingo da Páscoa - 1.5.2016 A paz de Cristo A paz de Cristo Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Tu nos dás a tua paz, Senhor Jesus, mas também nos convidas ao esforço de fazer a paz. Para

Leia mais

2º 3 º ciclos

2º 3 º ciclos 2º 3 º ciclos 2018 19 Segunda-feira, 18 fevereiro de 2019 JULGAR AS PESSOAS Hoje iremos refletir como olhamos para as outras pessoas. Que julgamentos fazemos? Julgamos demasiado depressa? Vamos ver um

Leia mais

QUEM É JESUS PARA VOCÊ?

QUEM É JESUS PARA VOCÊ? QUEM É JESUS PARA VOCÊ? Hoje é muito fácil saber quem é Jesus em nosso meio, embora não seja tão comum você encontrar pessoas que tenham uma revelação profunda de quem ele é realmente. Jesus tornou-se

Leia mais

Fundamentação. Ensinos e Mandamentos de Jesus. Igreja em Gravataí. Seguindo seus passos...

Fundamentação. Ensinos e Mandamentos de Jesus. Igreja em Gravataí. Seguindo seus passos... Fundamentação 2018 Ensinos e Mandamentos de Jesus Igreja em Gravataí Seguindo seus passos... Discípulos 1ª Edição 2018 by Igreja em Gravataí. 1ª Edição, Março de 2018 Este material é baseado nos textos

Leia mais

Tempo Comum - 24º Domingo Serra do Pilar, 17 setembro 2017

Tempo Comum - 24º Domingo Serra do Pilar, 17 setembro 2017 Tempo Comum - 24º Domingo Serra do Pilar, 17 setembro 2017 Irmãos: A Pessoa faz a Comunidade, mas não se reduz a ela. Porque a Pessoa tem um valor único e absoluto. Por isso mesmo, Jesus, o nosso Mestre,

Leia mais

Glória e Honra Julho 2018

Glória e Honra Julho 2018 Glória e Honra Julho 2018 mas alguém em certo lugar testemunhou, dizendo: "Que é o homem, para que com ele te importes? E o filho do homem, para que com ele te preocupes? Tu o fizeste um pouco menor do

Leia mais

2ª FEIRA 26 de novembro INTRODUÇÃO Bom Dia! Esta semana somos convidados a seguir Jesus na Misericórdia! Que palavra grande e difícil. O que quererá dizer? Misericórdia é um sentimento de bondade e de

Leia mais

Nº 15 C 4º Domingo da Quaresma Fico feliz quando faço a paz!

Nº 15 C 4º Domingo da Quaresma Fico feliz quando faço a paz! Nº 15 C 4º Domingo da Quaresma-6.3.2016 Fico feliz quando faço a paz! Senhor: Tinha o coração triste. Tinha-me zangado com o meu amigo. Tinha mesmo dado bofetadas e dito palavras más. Não me sentia bem

Leia mais

O poder de Deus em Nós. Atos 3:1-20

O poder de Deus em Nós. Atos 3:1-20 O poder de Deus em Nós Atos 3:1-20 Certo dia Pedro e João estavam subindo ao templo na hora da oração, às três horas da tarde. Estava sendo levado para a porta do templo chamada Formosa um aleijado de

Leia mais

Duas faces da moeda Fernando Leite

Duas faces da moeda Fernando Leite Duas faces da moeda Fernando Leite 21.06.2015 Introdução: Mas ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes. Tg 4.6 Portanto, submetam-

Leia mais

Nº18A Domingo III da Quaresma

Nº18A Domingo III da Quaresma Nº18A Domingo III da Quaresma-23.3.2014 Conduz-me Jesus aos poços do teu Evangelho Conduz-me, Jesus, aos poços do teu Evangelho para beber junto de ti a água que mata a sede de felicidade. a água que me

Leia mais

A lei do Senhor é perfeita, reconforta a alma; a ordem do Senhor é segura, instrui o simples. R.

A lei do Senhor é perfeita, reconforta a alma; a ordem do Senhor é segura, instrui o simples. R. 56 PRIMEIRA LEITURA Leitura do livro de Neemias: 8, 2-4. 5-6. 8-10 O sacerdote Esdras trouxe a lei diante da assembléia de homens, mulheres e de todas (as crianças) que fossem capazes de compreender. Era

Leia mais

4 - O propósito eterno de Deus

4 - O propósito eterno de Deus 4 - O propósito eterno de Deus 1) Qual o propósito de Deus quando criou o homem? Deus queria uma família de muitos homens semelhantes a Ele. "Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme

Leia mais

Constantes ataques à credibilidade dos relatos bíblicos (Evangelhos). Tentativa de reconstruir a narrativa de Jesus a partir de textos gnósticos.

Constantes ataques à credibilidade dos relatos bíblicos (Evangelhos). Tentativa de reconstruir a narrativa de Jesus a partir de textos gnósticos. Constantes ataques à credibilidade dos relatos bíblicos (Evangelhos). Tentativa de reconstruir a narrativa de Jesus a partir de textos gnósticos. (Evangelhos Apócrifos) Os ensinamentos de Jesus lançam

Leia mais

Leitura: Rom 8, 8-11 Carta de S. Paulo aos Romanos

Leitura: Rom 8, 8-11 Carta de S. Paulo aos Romanos Acreditai! Nos amigos confiamos plenamente! Sabemos que jamais nos enganarão e que estarão presentes sempre que deles precisarmos. Nos amigos nós acreditamos: temos a garantia de que querem a nossa alegria.

Leia mais

O EVANGELHO: UMA TERAPÊUTICA INTEGRAL

O EVANGELHO: UMA TERAPÊUTICA INTEGRAL O EVANGELHO: UMA TERAPÊUTICA INTEGRAL Debate em 12/05/2012 http://www.gede.net.br OBJETIVO Perceber as Instruções do Evangelho como um caminho para a evolução; Avaliar a necessidade da prática do Evangelho

Leia mais

Ficai connosco, Senhor Por vezes a tristeza e desânimo entram no nosso caminhar, e tiram-nos a coragem de vos seguir. Por vezes a vida não tem sabor,

Ficai connosco, Senhor Por vezes a tristeza e desânimo entram no nosso caminhar, e tiram-nos a coragem de vos seguir. Por vezes a vida não tem sabor, Ficai connosco, Senhor Por vezes a tristeza e desânimo entram no nosso caminhar, e tiram-nos a coragem de vos seguir. Por vezes a vida não tem sabor, os dias são como que cinzentos e estamos como que mortos.

Leia mais

Mensagem 05/08 Data Pr. Fernando Leite UMA PREGAÇÃO: MARAVILHOSA

Mensagem 05/08 Data Pr. Fernando Leite UMA PREGAÇÃO: MARAVILHOSA Mensagem 05/08 Data 14.08.2011 Pr. Fernando Leite UMA PREGAÇÃO: MARAVILHOSA Quando Jesus acabou de dizer essas coisas, as multidões estavam maravilhadas com o seu ensino, Mt 7.28 porque ele as ensinava

Leia mais

DOMINGO XI. «O Senhor perdoou o teu pecado: Não morrerás»

DOMINGO XI. «O Senhor perdoou o teu pecado: Não morrerás» 308 TEMPO COMUM DOMINGO XI LEITURA I 2 Sam 12, 7-10.13 «O Senhor perdoou o teu pecado: Não morrerás» Leitura do Segundo Livro de Samuel Naqueles dias, disse Natã a David: «Assim fala o Senhor, Deus de

Leia mais

A n é s i o R o d r i g u e s

A n é s i o R o d r i g u e s A n é s i o R o d r i g u e s Preconceito LUCAS 18:18-27 Certo homem importante lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? LUCAS 18:18-27 Por que você me chama bom?, respondeu Jesus.

Leia mais

XI Domingo do Tempo Comum

XI Domingo do Tempo Comum XI Domingo do Tempo Comum Perdão Senhor «O Senhor perdoou o teu pecado: Não morrerás» Leitura do Segundo Livro de Samuel 2 Sam 12, 7-10.13 Naqueles dias, disse Natã a David: «Assim fala o Senhor, Deus

Leia mais

A Oração. Egmon Pereira. 23 de Agosto de Igreja Presbiteriana do Brasil. A Oração. Egmon Pereira. Texto Bíblico. Introdução.

A Oração. Egmon Pereira. 23 de Agosto de Igreja Presbiteriana do Brasil. A Oração. Egmon Pereira. Texto Bíblico. Introdução. Igreja Presbiteriana do Brasil 23 de Agosto de 2016 Mateus 6.5-15 5 E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos

Leia mais

Algumas características da mente de Cristo João 13:1-15

Algumas características da mente de Cristo João 13:1-15 A mente de Cristo Algumas características da mente de Cristo João 13:1-15 Um pouco antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que havia chegado o tempo em que deixaria este mundo e iria para o Pai, tendo

Leia mais

2ª FEIRA 26 de novembro

2ª FEIRA 26 de novembro 2ª FEIRA 26 de novembro INTRODUÇÃO Bom Dia! Esta semana somos convidados a seguir Jesus na Misericórdia! Que palavra grande e difícil. O que quererá dizer? Misericórdia é um sentimento de bondade e de

Leia mais

1ª Leitura - Lv 19,

1ª Leitura - Lv 19, 1ª Leitura - Lv 19,1-2.11-18 Julga teu próximo conforme a justiça. Leitura do Livro do Levítico 19,1-2.11-18 1 O Senhor falou a Moisés, dizendo: 2 'Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel, e dize-lhes:

Leia mais

«A LÓGICA DO PERDÃO» LITURGIA DA PALAVRA

«A LÓGICA DO PERDÃO» LITURGIA DA PALAVRA «A LÓGICA DO PERDÃO» A Palavra de Deus que a liturgia do 24º Domingo do Tempo Comum nos propõe fala do perdão. Apresenta-nos um Deus que ama sem cálculos, sem limites e sem medida; e convida-nos a assumir

Leia mais

Venha, e veja... o desafio entre o que se fala e o que se faz

Venha, e veja... o desafio entre o que se fala e o que se faz Venha, e veja... o desafio entre o que se fala e o que se faz ... estava João (Batista) outra vez na companhia de dois dos seus discípulos e, vendo Jesus passar, disse: Eis o Cordeiro de Deus! Os dois

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Quarta-feira da 5ª Semana da Quaresma Ó Deus de

Leia mais

Mc 8:2 Tenho compaixão da multidão, porque há já três dias que estão comigo, e não têm quê comer.

Mc 8:2 Tenho compaixão da multidão, porque há já três dias que estão comigo, e não têm quê comer. 1 Capítulo 8 A segunda multiplicação dos pães e peixes Mc 8:1 Naqueles dias, havendo uma grande multidão, e não tendo quê comer, Jesus chamou a si os seus discípulos, e disse-lhes: Mc 8:2 Tenho compaixão

Leia mais