ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS REITORES DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS E MUNICIPAIS RELATÓRIO FINAL MISSÃO DA ABRUEM NO REINO UNIDO 2016

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS REITORES DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS E MUNICIPAIS RELATÓRIO FINAL MISSÃO DA ABRUEM NO REINO UNIDO 2016"

Transcrição

1 RELATÓRIO FINAL DA MISSÃO INTERNACIONAL DA ABRUEM NO REINO UNIDO DE 5 A 17 DE JUNHO DE 2016

2 INTEGRANTES DA COMITIVA 1. Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro 2. Carla Liane Nascimento dos Santos 3. Carlos Roberto Ferreira 4. Dijon Moraes Junior 5. Francisco de Assis Carvalho Arten 6. José Celso Freire Junior 7. Julio Cezar Durigan 8. Káthia Marise Borges Sales 9. Maria Helena Cirne de Toledo

3 6 de junho Visita ao British Council e King s College London Na segunda-feira, 06 de junho, a Missão Internacional da ABRUEM no Reino Unido teve início com a visita da comitiva ao British Council para apresentação e boas-vindas. O momento foi marcado pela mesa redonda com o Diretor de Relações Internacionais da Universidade de Southampton, Keith Johnstone. Após a fala do Diretor, os integrantes da comitiva tiveram a oportunidade de comentar um pouco sobre cada uma das IES presentes. Na foto, da esquerda para a direita, a Diretora de Educação do British Council, Sra. Rebecca Hughes; a Reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Presidente da ABRUEM, Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro; e o Diretor de Educação e Sociedade do British Council Brasil, Sr. Claudio Anjos. O Reitor da UNESP, Júlio Cézar Durigan (à esquerda), entregou a medalha da ABRUEM ao Assessor de Políticas Internacionais da Universities UK, Sr. Sean O Connor. Ao lado, o Reitor Francisco Arten, da UNIFAE fazendo a entrega da medalha da ABRUEM à Ministra Conselheira Ana Maria de Souza Bierrenbach, da Embaixada do Brasil em Londres No período da tarde, a comitiva visitou o Kings College London. Uma das mais tradicionais instituições de ensino superior do Reino Unido, sendo classificada como 16ª melhor universidade do mundo em 2014/2015 de acordo com a QS World University Rankings. Dentre os egressos da instituição, constam 12 ganhadores do Prêmio Nobel. O Reitor da UEMG, Dijon Moraes Junior (à direita), acompanhado da Reitora Adélia Pinheiro, Presidente da ABRUEM, fez a entrega da medalha ao professor Vinicius Mariano de Carvalho do Instituto Brasileiro do Kings College London.

4 7 de junho Visita à Universidade de Lincoln Na terça-feira, 07, o segundo dia da Missão Internacional da ABRUEM no Reino Unido teve início com a visita da comitiva a Universidade de Lincoln, onde a Diretora de Relações Internacionais, Jan Fitzsimmons, desejou boas-vindas e fez uma fala aos representantes das IES afiliadas da ABRUEM. Na foto, a comitiva da ABRUEM em frente ao prédio da Universidade. A instituição oferece os mais variados cursos de graduação, como Criminologia, Ilustração, Turismo de Aventura, Psicologia, Computação e Moda. Além disso, a universidade é constituída por vários centros na cidade, todos bem próximos entre si, incluindo um específico para estudos de animação e design para filmes e TV. Houve ainda a entrega da medalha da ABRUEM, como uma lembrança da passagem da comitiva da ABRUEM pela instituição a Diretora de Relações Internacionais da Universidade de Lincoln, Jan Fitzsimmons, na foto acompanhada da Vice-Reitora da UNEB, Carla Liane Nascimento dos Santos e da Presidente da Abruem, Adélia Pinheiro (da esquerda para a direita).

5 8 de junho Visita às Universidades Birmingham, Bristol e Cardiff Na quarta-feira, 08, a comitiva da ABRUEM foi recebida na Universidade de Birmingham pelo Vice Pró-reitor Internacional da Universidade, Robin Mason e autoridades da Universidade de Nottingham. Neste encontro, foram discutidas estratégias de ação colaborativa e interesses mútuos, dentre elas, a possibilidade de parceria em mobilidade estudantil com a participação, a ser discutida, do Santander Universidades e a elaboração de propostas no âmbito do Horizonte O Diretor do serviço de Pesquisa e Inovação da Universidade de Birmingham, Dr. James Wilkie, apresentou oportunidade de financiamento de propostas Brasil-Reino Unido, através do Global Challenge Found, com orçamento de 1,5 bilhões de libras, em áreas estratégicas definidas, sendo requisitos ações de inclusão social e econômica. A Reitora Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro, Presidente da ABRUEM, entregou a medalha homenageando o Vice Pró-reitor da Universidade de Birmingham, Robin Mason, e ao Assistente Pro Vice-Chanceler Internacional, Neville Wylie, da Universidade de Nottingham. Durante a tarde, a visita foi na Universidade de Bristol para uma mesa de conversação de 2 horas. A Universidade está classificada entre as 40 melhores do mundo e entre as 5 melhores da Inglaterra. Tem 18 mil estudantes, dos quais internacionais. A instituição apresenta como característica importante a grande relação com os problemas locais e a orientação de pesquisa e está disponível para ações conjuntas. No período da noite, a comitiva foi recebida em um jantar de trabalho na Universidade de Cardiff, com a presença de autoridades do Governo do País de Gales, do Conselho de Gales e de 4 diferentes Universidades, Swansea, Aberystwyth, Cardiff, Sul de Gales. Abaixo, fotos da comitiva na Universidade de Birmingham e na Universidade de Bristol.

6 9 de junho Visita à Universidade de Swansea Na quinta-feira, 09, a comitiva da Missão Internacional da ABRUEM no Reino Unido visitou a Universidade de Swansea, na qual o Vice-Reitor da Instituição, Iwan Davies, recebeu a medalha que marca a visita da Associação, como uma homenagem. Na foto abaixo, a Reitora Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro, Reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Presidente da ABRUEM, ao lado do Vice-Reitor da Universidade de Swansea, Iwan Davies. Ao longo do dia, a comitiva participou de reuniões e visitas a laboratórios da Instituição.

7 10 de junho Visita à Aberystwyth University Na sexta-feira,10, a comitiva da Missão Internacional da ABRUEM no Reino Unido visitou a Aberystwyth University, na qual a Reitora Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro, Presidente da Abruem, agradeceu a acolhida em nome da comitiva e entregou a Reitora da Aberystwyth University, April McMahon, a medalha que registra a visita da ABRUEM. Fundada em 1872, Aberystwyth foi a primeira universidade a se estabelecer no País de Gales, com dois campi: Penglais e Llanbadarn. Hoje, a instituição tem mais de 7 mil estudantes matriculados, incluindo mais de pós-graduandos nos 17 departamentos acadêmicos. A variedade de cursos oferecida na Universidade conta com arte, estudos biológicos, ciência da computação, geografia, história, direito e criminologia, gestão e negócios, ciências esportivas, teatro, cinema e televisão, entre outros. Após a visita, a Reitora April McMahon ofereceu um jantar a comitiva da ABRUEM. Na foto acima, a comitiva da ABRUEM junto da Reitora e professores da Aberystwyth University.

8 13 de junho Visita à Universidade de Ulstar e à Prefeitura de Belfast Na segunda-feira, 13, a comitiva da Missão Internacional da ABRUEM no Reino Unido visitou a Universidade de Ulstar, na Irlanda do Norte. Após a reunião com representantes da Instituição, a Presidente da ABRUEM, entregou a medalha que marca a visita da Associação ao Pro Vice-Chanceler de Assuntos Internacionais da Universidade de Ulstar, Richard Millar. Na foto abaixo, o grupo que participou da reunião. Durante a noite, a comitiva participou de um jantar dedicado especialmente à Associação, oferecido pelo Prefeito da cidade de Belfast, Lord Brian Kingston. Na foto ao lado, o prefeito junto da comitiva e das autoridades locais.

9 14 de junho Visita à Universidade de Queen's Na terça-feira, 14, a comitiva da Missão Internacional da ABRUEM no Reino Unido visitou a Universidade de Queen's, na cidade de Belfast, na Irlanda do Norte. A Instituição é um agregado de 20 faculdades e escolas. Em 2014, a revista Times Higher Education classificou a Universidade como sendo uma das 25 mais importantes do mundo. Em 2015, o total de estudantes da Instituição era de , dos quais eram estudantes de graduação e de pós-graduação. Acima, registro da chegada da comitiva em salão nobre da Universidade de Queen's, em Belfast. Durante a visita, quem recebeu a homenagem da ABRUEM foi o professor Colin McCoy, entregue pela Reitora Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro, Presidente da ABRUEM. No período da noite, foram recebidos com um jantar oferecido pelo British Council da Irlanda do Norte, representado pelo senhor Jonathan Stewart, Diretor Adjunto, que também recebeu a medalha que marca a visita da ABRUEM, entregue pela Reitora Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro.

10 15 de junho Visita à Northumbria University Na quarta-feira, 15, a comitiva da Missão Internacional da ABRUEM no Reino Unido visitou a Northumbria University, na cidade de Newcastle, na Inglaterra. A Instituição é formada por quatro faculdades e oferta cerca de 500 programas de estudo. Em 2015, a Universidade contava com estudantes em programas de graduação e estudantes de pós-graduação. Além disso, a Universidade é reconhecida por formar profissionais nas áreas de Direito e Administração, Artes e Design, Computação, Saúde, Esportes e Psicologia. Durante a visita, quem recebeu a medalha que marca a visita da ABRUEM à Instituição foi o professor Jon Reast, Pro Vice-Chanceler Internacional, entregue pela Reitora Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro, Presidente da ABRUEM.

11 16 de junho Visita ao British Council da Escócia, Universidade de St. Andrews e Royal Society de Edimburgo Na quinta-feira, 16, a comitiva da Missão Internacional da ABRUEM no Reino Unido visitou o British Council da Escócia. Quem recebeu a homenagem da Associação das mãos da Reitora Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro, Presidente da ABRUEM, foi a Sra. Jackie Killen (foto abaixo, à esquerda), Diretora do British Council escocês. Na sequência, a comitiva participou de uma reunião com os representantes das universidades. Neste momento, a Reitora Adélia entregou a David Lott, Diretor Adjunto da Universities Scotland, a medalha que marca a visita da Associação (foto abaixo, à direita). Fundada em 1413, a Universidade de St. Andrews é a terceira mais antiga entre todos os países falantes de língua inglesa e a terceira melhor universidade do Reino Unido no ranking elaborado pelo jornal The Guardian. O levantamento avalia itens como satisfação do aluno com o curso, gastos e perspectivas de carreira. A pequena cidade de St Andrews, localizada na costa Noroeste da Escócia, possui habitantes permanentes. Sua econômica gira em torno da universidade, que conta com alunos, sendo que quase metade deles é estrangeira. Já frequentaram os bancos desta universidade pessoas notáveis como o farmacêutico James Black, vencedor do prêmio Nobel de Medicina em Ao final do encontro foi registrada a visita da ABRUEM, com a entrega de mais uma medalha, para a Sra. Anne Mullen, Vice Relações Internacionais da universidade.

12 No período da noite, a comitiva foi recebida na Royal Society de Edimburgo para um jantar, no qual o homenageado foi o Chefe Executivo da Instituição, Sr. Willian Duncan. Abaixo, foto da comitiva durante o jantar.

13 17 de junho Visita à Universidade de Strathclyde No último dia de atividades da Missão Internacional da ABRUEM no Reino Unido, a comitiva visitou a Universidade de Strathclyde, onde foram recebidos por professores da Instituição e participaram de uma reunião com o anfitrião principal da universidade, Vice Principal Prof. Scott MacGregor. A Universidade de Strathclyde é localizada em Glasgow, e é a segunda universidade mais antiga da cidade e a terceira maior da Escócia em número de estudantes. Trata-se de uma instituição pública composta por quatro faculdades com cerca de estudantes de graduação e em pós-graduação. Durante a visita, quem recebeu a homenagem da Associação foi o Vice Principal, Prof. Scott MacGregor, das mãos da Presidente da ABRUEM, Reitora Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro. Durante a tarde, a comitiva visitou a Universidade de Glasgow e o homenageado foi o International Dean da Instituição, Professor David R. Fearn, entregue pela Presidente da ABRUEM, Reitora Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro. Na foto abaixo, registro da comitiva e dos anfitriões na Universidade de Glasgow.

14 AGRADECIMENTOS Gostaríamos de externar nossos agradecimentos aos representantes da Embaixada do Brasil em Londres, British Council Inglaterra, British Council País de Gales, British Council Irlanda do Norte, British Council Escócia, da Prefeitura de Belfast e da Royal Society de Edimburgo, aos coordenadores de visitas, Aravec Clarke e Catriona Regan, aos intérpretes Ágata Castro e Cláudia Monteiro, e especialmente, ao British Council Brasil, nas pessoas de Cláudio Anjos e Eduardo Dias, por todo apoio na logística nesta viagem.

Missão Técnica ABRUEM

Missão Técnica ABRUEM Missão Técnica ABRUEM Australia 15 a 27 de outubro de 2017 PROGRAMAÇÃO Doningo, 15/10 Chegada do grupo em Brisbane, Estado de Queensland Stamford Plaza Brisbane, Corner of Edward Street & Margaret Street

Leia mais

Desafios Globais na Gestão Educacional

Desafios Globais na Gestão Educacional Londres Reino Unido Seminário Internacional em Londres 2017 Saída BRA Chegada UK 18/03 19/03 Saída UK Chegada BRA 25/03 26/03 Público-alvo Mantenedores, Diretores, Coordenadores, Profissionais de, Professores

Leia mais

XXX ENPROP Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação Águas de Lindóia - Estado de São Paulo 2014

XXX ENPROP Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação Águas de Lindóia - Estado de São Paulo 2014 XXX ENPROP Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação Águas de Lindóia - Estado de São Paulo 2014 UNIVERSIDADE E SOCIEDADE: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO Datas: 19-21 de novembro de 2014 Local:

Leia mais

Semana de Economia da UESC marcou o mês de agosto com discussões sobre Economia Solidária

Semana de Economia da UESC marcou o mês de agosto com discussões sobre Economia Solidária - domingo, 25 de agosto de 2013 Semana de Economia da UESC marcou o mês de agosto com discussões sobre Economia Solidária Na última quarta-feira(21) encerrou a III Semana do Economista e III Encontro de

Leia mais

ABEP-UK Relatório de Atividades

ABEP-UK Relatório de Atividades ABEP-UK2013-14 Relatório de Atividades 2013 /2014 33 a DIRETORIA PRESIDENTE VICE-PRESIDENTE DIRETORA EXECUTIVA DIRETORA FINANCEIRA DIRETORA DE PROJETOS DIRETOR DE PROJETOS Gledson Emidio University of

Leia mais

VISITA OFICIAL DO PRESIDENTE DA CÂMARA DOS REPRESENTANTES DO CONGRESSO DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA, JOHN BOEHNER

VISITA OFICIAL DO PRESIDENTE DA CÂMARA DOS REPRESENTANTES DO CONGRESSO DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA, JOHN BOEHNER Gabinete de Relações Internacionais e Protocolo Divisão de Protocolo VISITA OFICIAL DO PRESIDENTE DA CÂMARA DOS REPRESENTANTES DO CONGRESSO DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA, JOHN BOEHNER 17 a 20 de abril

Leia mais

Programação. 25 de Novembro

Programação. 25 de Novembro 25 de Novembro Haverá mesas de informações durante todo o dia para dúvidas e conexões com representantes de: UK Visas and Immigration Office, British Council e Cambridge English. Manhã: Seminário Parcerias

Leia mais

EASY LANGUAGES INTERCÂMBIOS

EASY LANGUAGES INTERCÂMBIOS EASY LANGUAGES INTERCÂMBIOS Inglês em Bournemouth (escola ETC International College) Destaques do programa: Membro do English UK e reconhecida pelo British Council Baixo número de brasileiros Instalações

Leia mais

Ata da Assembleia Geral ABEP-UK 2014!

Ata da Assembleia Geral ABEP-UK 2014! Ata da Assembleia Geral ABEP-UK 2014 A Assembleia geral da gestão 2013/2014 foi realizada às dezoito horas do dia dezoito de junho de dois mil e quatorze na sala S1.37 no Mathematical Institute da University

Leia mais

MISSÃO EMPRESARIAL DE AGRONEGÓCIOS BRASIL-MOÇAMBIQUE

MISSÃO EMPRESARIAL DE AGRONEGÓCIOS BRASIL-MOÇAMBIQUE MISSÃO EMPRESARIAL DE AGRONEGÓCIOS BRASIL-MOÇAMBIQUE Apoiadores: Realização: Missão Agronegócio em Moçambique Data: 21 a 29 de Setembro de 2013 Objetivos Apresentar as oportunidades de negócios relacionados

Leia mais

Publicação quinzenal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional

Publicação quinzenal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional Publicação quinzenal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional DOUTOR HONORIS CAUSA O presidente do STF, ministro Ricardo Lewandovski, veio à UVV-ES receber título pelo

Leia mais

Chevening Scholarships

Chevening Scholarships BRAZIL Chevening Scholarships Torne-se parte da nossa rede global! O que são as Bolsas Chevening? O programa global de bolsas do Governo Britânico, financiado pelo Ministério das Relações Exteriores (Foreign

Leia mais

Reitor. Prof. Ubaldo César Balthazar. Vice Reitora. Profª. Alacoque Lorenzini Erdmann. Secretário de Planejamento e Orçamento

Reitor. Prof. Ubaldo César Balthazar. Vice Reitora. Profª. Alacoque Lorenzini Erdmann. Secretário de Planejamento e Orçamento Reitor Prof Ubaldo César Balthazar Vice Reitora Profª Alacoque Lorenzini Erdmann Secretário de Planejamento e Orçamento Prof Vladimir Arthur Fey Diretor do Departamento de Planejamento e Gestão da Informação

Leia mais

Seeduc prestigia Prêmio Personalidade Educacional O secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, representou o governador Sérgio

Seeduc prestigia Prêmio Personalidade Educacional O secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, representou o governador Sérgio CPNJ 29365293/0001 92 Seeduc prestigia Prêmio Personalidade Educacional 2010 O secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, representou o governador Sérgio Cabral na cerimônia da entrega do prêmio

Leia mais

Fortalecimento da colaboração com a comunidade nipo-brasileira

Fortalecimento da colaboração com a comunidade nipo-brasileira Fortalecimento da colaboração com a comunidade nipo-brasileira Fortalecimento da colaboração com a comunidade nipo-brasileira abril de 2016 Embaixada do Japão no Brasil Fortalecimento da colaboração com

Leia mais

EASY LANGUAGES INTERCÂMBIOS

EASY LANGUAGES INTERCÂMBIOS EASY LANGUAGES INTERCÂMBIOS Inglês em Cardiff, País de Gales (Celtic English Academy) Resumo do programa: Certificada pelo British Council e membro do English UK Excelentes professores Poucos brasileiros

Leia mais

Local: Auditório do Pavilhão de Aulas Glauber Rocha. R. Barão de Jeremoabo, Ondina, Salvador.

Local: Auditório do Pavilhão de Aulas Glauber Rocha. R. Barão de Jeremoabo, Ondina, Salvador. 18 de Novembro Haverá mesas de informações durante todo o dia para dúvidas e conexões com representantes de: UK Visas and Immigration Office, British Council e Cambridge English. Manhã: Seminário Parcerias

Leia mais

Reino Unido Março Mercado em números

Reino Unido Março Mercado em números Março 2016 Mercado em números Designação oficial: da Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia e País de Gales) e Irlanda do Norte Capital: Londres Ireland Denmark Localização: Europa Ocidental Great Britain Netherlands

Leia mais

Capacitação e internacionalização para instituições afiliadas à Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM)

Capacitação e internacionalização para instituições afiliadas à Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) Capacitação e internacionalização para instituições afiliadas à Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) 1. O programa O British Council Brasil, como parte de

Leia mais

Reino Unido Dezembro Mercado em números

Reino Unido Dezembro Mercado em números Dezembro 2016 Mercado em números Designação oficial: da Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia e País de Gales) e Irlanda do Norte Capital: Londres Ireland Denmark Localização: Europa Ocidental Great Britain

Leia mais

Reino Unido Março Mercado em números

Reino Unido Março Mercado em números Março 2017 Mercado em números Designação oficial: da Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia e País de Gales) e Irlanda do Norte Capital: Londres Ireland Denmark Localização: Europa Ocidental Great Britain Netherlands

Leia mais

PROGRAMAÇÃO. 9h às 11h Solenidade de Abertura com a presença de autoridades convidadas

PROGRAMAÇÃO. 9h às 11h Solenidade de Abertura com a presença de autoridades convidadas PROGRAMAÇÃO Tema: Governança e Transparência Data: 04 e 05 de junho de 2018 (segunda e terça-feira) Local: Centro de Eventos do Ceará Pavilhão Leste 04 de junho de 2018 (segunda-feira) - MANHÃ 8h às 9h

Leia mais

Retrospectiva 57º Fórum Nacional de Reitores da ABRUEM

Retrospectiva 57º Fórum Nacional de Reitores da ABRUEM Retrospectiva 57º Fórum Nacional de Reitores da ABRUEM O 57º Fórum de Reitores da ABRUEM aconteceu entre os dias 07 a 10 de outubro de 2015, em São Paulo SP. O evento foi uma promoção desta associação,

Leia mais

TEMA: "A Garantia da Qualidade na Gestão do Ensino Superior: Desafios, Desenvolvimentos e Tendências"

TEMA: A Garantia da Qualidade na Gestão do Ensino Superior: Desafios, Desenvolvimentos e Tendências 8ª Conferência FORGES - Instituto Politécnico de Lisboa 28, 29 e 30 de Novembro de 2018 13/04/2018 TEMA: "A Garantia da Qualidade na Gestão do : Desafios, Desenvolvimentos e Tendências" SUB-TEMAS: 1. A

Leia mais

PRIMEIRO ENCONTRO INTERNACIONAL DE TURISMO: PROFISSIONALIZAÇÃO E INVESTIGAÇÃO

PRIMEIRO ENCONTRO INTERNACIONAL DE TURISMO: PROFISSIONALIZAÇÃO E INVESTIGAÇÃO PRIMEIRO ENCONTRO INTERNACIONAL DE TURISMO: PROFISSIONALIZAÇÃO E INVESTIGAÇÃO PLANO DE TRABALHO / PROGRAMA (Versão em português) Datas: De 1 a 5 de abril de 2019 Lugar: Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

Conferência FAUBAI 2018 reúne mais de 770 participantes para discutir internacionalização da educação superior

Conferência FAUBAI 2018 reúne mais de 770 participantes para discutir internacionalização da educação superior Conferência FAUBAI 2018 reúne mais de 770 participantes para discutir internacionalização da educação superior Encontro internacional realizado no Rio de Janeiro promove workshops, palestras e apresentações

Leia mais

A participação da PUC-Rio em avaliações externas março/2018

A participação da PUC-Rio em avaliações externas março/2018 A participação da PUC-Rio em avaliações externas março/2018 Modalidades de Avaliações Externas Avaliações Nacionais Avaliações Internacionais MEC Conceito CAPES CPC Conceito Preliminar de Curso Indicador

Leia mais

I CONGRESSO INTER A INTERNACIONALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO NA PERSPECTIVA DAS IES DO NORDESTE BRASILEIRO

I CONGRESSO INTER A INTERNACIONALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO NA PERSPECTIVA DAS IES DO NORDESTE BRASILEIRO UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB SECRETARIA ESPECIAL DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS I CONGRESSO INTER A INTERNACIONALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO NA PERSPECTIVA DAS IES DO NORDESTE BRASILEIRO A inserção internacional

Leia mais

TORONTO SOL INTERNATIONAL CAMPS ORGANIZADO PELA OXFORD HOUSE COLLEGE

TORONTO SOL INTERNATIONAL CAMPS ORGANIZADO PELA OXFORD HOUSE COLLEGE CURSO DE VERÃO PARA ADOLESCENTES 13 a 17 anos de idade EM TORONTO SOL INTERNATIONAL CAMPS ORGANIZADO PELA OXFORD HOUSE COLLEGE De 19 de Junho a 14 de Agosto de 2016 O Programa de Verão para Adolescentes

Leia mais

INFORMEX INFORMATIVO SEMANAL DA PROEX

INFORMEX INFORMATIVO SEMANAL DA PROEX Volume 5 De 15 a 23 de Outubro 2014. INFORMEX Um Sucesso!! Assim foi considerado o XLIII Encontro do FORPROEX Regional Nordeste realizado na última semana, entre os dias 08 e 10 de outubro. Toda a equipe

Leia mais

OLIMPÍADA UNIVERSITÁRIA UFU 2016 BOLETIM GERAL Nº 01 COMITÊ DE HONRA. REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Prof. Elmiro Santos Resende

OLIMPÍADA UNIVERSITÁRIA UFU 2016 BOLETIM GERAL Nº 01 COMITÊ DE HONRA. REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Prof. Elmiro Santos Resende UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS DIRETORIA DE QUALIDADE DE VIDA DO ESTUDANTE DIVISÃO DE ESPORTE E LAZER UNIVERSITÁRIO BOLETIM 01 10/10/2016 BOLETIM GERAL Nº 01 COMITÊ

Leia mais

NOTÍCIAS 02 á 16 de Junho

NOTÍCIAS 02 á 16 de Junho NOTÍCIAS 02 á 16 de Junho Prefeito Sartori recebe diretoria da Sicredi Na manhã de sexta-feira,02 de junho, o prefeito Antônio Sartori recebeu em seu gabinete a visita da Diretoria do Sicredi Celeiro,

Leia mais

A participação da PUC-Rio em avaliações externas dezembro/2018

A participação da PUC-Rio em avaliações externas dezembro/2018 A participação da PUC-Rio em avaliações externas dezembro/2018 Modalidades de Avaliações Externas Avaliações Nacionais Avaliações Internacionais MEC Conceito CAPES CPC Conceito Preliminar de Curso Indicador

Leia mais

União dos Estudantes da Bahia

União dos Estudantes da Bahia União dos Estudantes da Bahia Filiada à: União Nacional dos Estudantes PROGRAMAÇÃO DO 5 CONGRESSO DA UEB Vitória da Conquista BA 2013 TEMA: 70 anos na Terra do Sol: Universidade, Sertão e Desenvolvimento.

Leia mais

5 Anos Homenagem e Apoio ao Tênis Brasileiro

5 Anos Homenagem e Apoio ao Tênis Brasileiro 5 Anos Homenagem e Apoio ao Tênis Brasileiro Patrocínio : Realização : Evento Oficial da CBT : (Confederação Brasileira de Tênis) A NOITE DE GALA DO TÊNIS BRASILEIRO Uma das noites mais especiais do Tênis

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CALENDÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA DOS APROVADOS NO PROCESSO SELETIVO DO SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA (SISU) PARA INGRESSO NO PRIMEIRO E NO SEGUNDO

Leia mais

RECEPÇÃO DOS CALOUROS 2017

RECEPÇÃO DOS CALOUROS 2017 RECEPÇÃO DOS CALOUROS 2017 O Instituto de Ciência e Tecnologia da Unesp - Câmpus de São José dos Campos recepcionou os novos calouros dos Cursos de Odontologia Integral e Noturno no ano de 2017 com uma

Leia mais

PROGRAMA PARA A COMUNICAÇÃO SOCIAL ALUSIVO À 32ª CIMEIRA DE CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO DA SADC DE 2 A 18 DE AGOSTO DE 2012 MAPUTO, MOÇAMBIQUE

PROGRAMA PARA A COMUNICAÇÃO SOCIAL ALUSIVO À 32ª CIMEIRA DE CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO DA SADC DE 2 A 18 DE AGOSTO DE 2012 MAPUTO, MOÇAMBIQUE PROGRAMA PARA A COMUNICAÇÃO SOCIAL ALUSIVO À 32ª CIMEIRA DE CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO DA SADC DE 2 A 18 DE AGOSTO DE 2012 MAPUTO, MOÇAMBIQUE 5ª-FEIRA: 02/08/12 (Ministério dos Negócios Estrangeiros

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO FONES (54) INFORMATIVO Vestibular de Inverno 2019

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO FONES (54) INFORMATIVO Vestibular de Inverno 2019 UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO FONES (54) 3316-7000 0800-7018220 INFORMATIVO Vestibular de Inverno 2019 I - Datas importantes DIAS HORÁRIO 10/06/2019 Divulgação da primeira chamada 11h 11, 12, 13/06/2019

Leia mais

Vitrine das Profissões uma viagem para o seu futuro

Vitrine das Profissões uma viagem para o seu futuro PROGRAMAÇÃO Vitrine das Profissões uma viagem para o seu futuro PARA ALUNOS PROGRAMAÇÃO DA MANHÃ 1 a EXPEDIÇÃO 20 E 21 DE SETEMBRO manhã 08:00h 09:00h Recepções aos Estudantes e Professores Estacionamento

Leia mais

DESTAQUES DA SEMANA NA CIC

DESTAQUES DA SEMANA NA CIC REUNIÃO-ALMOÇO Assessoria de Imprensa 31 DE OUTUBRO A 5 DE NOVEMBRO DESTAQUES DA SEMANA NA CIC www.cic-caxias.com.br Osmar Terra defende controle no Bolsa Família e anuncia pacote para geração de emprego

Leia mais

ATA DA 345ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DO DEPARTAMENTO DE

ATA DA 345ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DO DEPARTAMENTO DE 0 0 ATA DA ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DO DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA DO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DO CAMPUS DE BOTUCATU UNESP - Aos quatro dias do mês de novembro de 0, às 0h0min na Sala de aula

Leia mais

Seminário Internacional Relações Internacionais no Brasil: Diálogos, conexões e perspectivas

Seminário Internacional Relações Internacionais no Brasil: Diálogos, conexões e perspectivas A propósito dos 40 anos de ensino de Relações Internacionais no Brasil PROGRAMA PRIMEIRO DIA: 22 de abril de 2014, terça-feira 18h: Mesa de abertura Prof. Dr. Ivan Marques de Toledo Camargo Reitor da UnB

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE - Ufac PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS - Proaes

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE - Ufac PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS - Proaes UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE - Ufac PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS - Proaes EDITAL Nº 05/2018 PROAES PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL - AÇÕES PROAES A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis Proaes

Leia mais

III Encontro dos Grupos PET de Minas Gerais (III UAI PET) Relato de Viagem. Pompilio Guimarães Reis Filho

III Encontro dos Grupos PET de Minas Gerais (III UAI PET) Relato de Viagem. Pompilio Guimarães Reis Filho III Encontro dos Grupos PET de Minas Gerais (III UAI PET) Relato de Viagem Pompilio Guimarães Reis Filho 28/04/2011 1 Introdução O presente relatório apresenta dados da viagem realizada pelo grupo PET-

Leia mais

PROGRAMA. ABRUEM UK study tour. Brasil 5-18 de Junho de 2016. www.britishcouncil.org.br

PROGRAMA. ABRUEM UK study tour. Brasil 5-18 de Junho de 2016. www.britishcouncil.org.br ABRUEM UK study tour Brasil 5-18 de Junho de 2016 www.britishcouncil.org.br Informações Gerais Informações Profissionais fornecidas por Caroline Chipperfield Assessora Sênior (Políticas de Educação Superior

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO FONES (54) COMUNICAÇÃO. Vestibular de verão 2010

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO FONES (54) COMUNICAÇÃO. Vestibular de verão 2010 UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO FONES (54) 3316.7000 0800-7018220 COMUNICAÇÃO Vestibular de verão 2010 I - Datas importantes DIAS HORÁRIO 30/11/2009 Divulgação da primeira chamada, lista de espera e lista

Leia mais

ADITIVO AO EDITAL DL\PREX Nº 01/2018

ADITIVO AO EDITAL DL\PREX Nº 01/2018 ADITIVO AO EDITAL DL\PREX Nº 01/2018 A Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários PREX da Universidade Estadual do Piauí - UESPI, considerando os processos nº 03535/18, 03536/18, 03537/18,

Leia mais

ORTALEZA DIÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO

ORTALEZA DIÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO FORTALEZA DIÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO ANO LXIV FORTALEZA, 11 DE OUTUBRO DE 2018 Nº 16.362 PODER EXECUTIVO GABINETE DO PREFEITO DECRETO Nº 14.297, DE 02 DE OUTUBRO DE 2018. Estabelece as novas Matrizes

Leia mais

Navio Escola Brasil (U 27) visita a cidade de Estocolmo-SE 1

Navio Escola Brasil (U 27) visita a cidade de Estocolmo-SE 1 Navio Escola Brasil (U 27) visita a cidade de Estocolmo-SE 1 Por Luiz Padilha O Navio Escola Brasil (U 27) vindo da cidade de São Petesburgo na Rússia, entrou nos canais de navegação suecos no fim da tarde

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS REITORES DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS E MUNICIPAIS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS REITORES DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS E MUNICIPAIS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS REITORES DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS E MUNICIPAIS DESCRIÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) QUE SERÃO VISITADAS NA MISSÃO INTERNACIONAL DA ABRUEM PARA BÉLGICA E ALEMANHA

Leia mais

UVV POST Nº66 15 a 21/09 de 2014 UVV POST. Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional

UVV POST Nº66 15 a 21/09 de 2014 UVV POST. Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional UVV POST Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional II JORNADA MEIO AMBIENTE UVV Entre os dias 8 e 11 de setembro, foi realizada a II Jornada Meio Ambiente

Leia mais

Sobre o Curso International Museum Academy Desenvolvimento de Públicos Museu de Arte do Rio

Sobre o Curso International Museum Academy Desenvolvimento de Públicos Museu de Arte do Rio Conteúdo Sobre o Curso...4 Formato...6 Temas...6 Objetivos.....8 Quem Pode Participar...8 Coordenador do Curso....10 Instrutores Britânicos....11 Instrutores Brasileiros...11 Processo de Seleção....14

Leia mais

Conferência FAUBAI 2017 reúne mais de 560 participantes para discutir internacionalização da educação superior

Conferência FAUBAI 2017 reúne mais de 560 participantes para discutir internacionalização da educação superior Conferência FAUBAI 2017 reúne mais de 560 participantes para discutir internacionalização da educação superior Encontro internacional realizado no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre, no Rio Grande

Leia mais

26/11/12 (SEGUNDA-FEIRA) 27/11/12 (TERÇA-FEIRA) 28/11/12 (QUARTA-FEIRA) MANHÃ. 6h00: Amanhecer Sagrado

26/11/12 (SEGUNDA-FEIRA) 27/11/12 (TERÇA-FEIRA) 28/11/12 (QUARTA-FEIRA) MANHÃ. 6h00: Amanhecer Sagrado 26/11/12 (SEGUNDA-FEIRA) 27/11/12 (TERÇA-FEIRA) 28/11/12 (QUARTA-FEIRA) MANHÃ 8h00 12h00: Credenciamento, orientações das atividades e encaminhamento para acomodações (orientação de rotinas de uso do espaço).

Leia mais

A participação da PUC-Rio em avaliações externas outubro/2017

A participação da PUC-Rio em avaliações externas outubro/2017 A participação da PUC-Rio em avaliações externas outubro/2017 Modalidades de Avaliações Externas Avaliações Nacionais Avaliações Internacionais MEC Conceito CAPES CPC Conceito Preliminar de Curso Indicador

Leia mais

27 de novembro de 2012

27 de novembro de 2012 APRESENTAÇÃO O Núcleo de Atividade Física, Esporte e Lazer (NAFEL) da Pró Reitoria de Extensão da Universidade do Estado da Bahia (PROEX/ UNEB), vem desenvolvendo ações contínuas, em promoção da saúde

Leia mais

EDITAL 001/2017 MOBILIDADE ACADÊMICA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS ABRUEM 2016

EDITAL 001/2017 MOBILIDADE ACADÊMICA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS ABRUEM 2016 EDITAL 001/2017 MOBILIDADE ACADÊMICA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS ABRUEM 2016 A Assessoria Relações Internacionais e a Pró-Reitoria de Ensino da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG,

Leia mais

INFORMEX INFORMATIVO SEMANAL DA PROEX

INFORMEX INFORMATIVO SEMANAL DA PROEX Volume 12 De 05 a 12 de dezembro de 2014. INFORMEX O Pró-Reitor de Extensão, Alessandro Fernandes de Santana, participou junto com o Coordenador de Integração Comunitária, Samuel Mattos, do I Encontro

Leia mais

Caderno de Programação

Caderno de Programação Caderno de Programação Orientações Gerais PERÍODO DE INSCRIÇÕES As inscrições para os eventos da SEMB 2016 deverão ser realizadas conforme indicação neste folder, das 9h do dia 03/09/2016 às 23h59min do

Leia mais

TIPOS DE COLAÇÃO DE GRAU SOLENE GABINETE

TIPOS DE COLAÇÃO DE GRAU SOLENE GABINETE TIPOS DE COLAÇÃO DE GRAU SOLENE GABINETE FORMATURA EM GABINETE Ocorre no Salão de Atos. Em dia de semana, à noite. Por Instituto. Não há toga. Não há discurso. Agendada ao final do calendário. FORMATURA

Leia mais

7 QUESTÕES CRÍTICAS NA RIO+20

7 QUESTÕES CRÍTICAS NA RIO+20 A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD), irá ocorrer no Rio de Janeiro de 20 a 22 de junho de 2012 marcando o 20º aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio

Leia mais

11h às 12h15 - Mesa 3: Como se preparar para estudar no Reino Unido

11h às 12h15 - Mesa 3: Como se preparar para estudar no Reino Unido Estudando no UK: Parcerias Acadêmicas Brasil-Reino Unido Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 25 de Novembro Durante todo o dia, haverá mesas para dúvidas e conexões com representantes

Leia mais

UECE ) Bloco dos Cursos. Começar do simples, falar sobre os blocos de cada curso que vocês terão aula pelo resto da graduação.

UECE ) Bloco dos Cursos. Começar do simples, falar sobre os blocos de cada curso que vocês terão aula pelo resto da graduação. UECE 2015.2 Fala bicharada, beleza? Então como prometi, venho aqui disponibilizar algumas informações para vocês sobre a 1ª semana de aula. E parabenizar mais uma vez a todos que conseguiram essa vitória

Leia mais

CÔNSUL DA ITÁLIA VISITA ANTÔNIO PRADO

CÔNSUL DA ITÁLIA VISITA ANTÔNIO PRADO CÔNSUL DA ITÁLIA VISITA ANTÔNIO PRADO No dia 2 de julho, a convite do Presidente do Círculo Cultural da Ítalo-Brasileiro de Antônio Prado, Fernando Roveda, esteve visitando a cidade de Antônio Prado o

Leia mais

UNIVERSITY PREPARATORY TOUR

UNIVERSITY PREPARATORY TOUR ST. PAUL S SCHOOL UNIVERSITY PREPARATORY TOUR 8 DIAS FEVEREIRO 2015 O STB 1.000 FUNCIONÁRIOS + 70 LOJAS + 60 MIL PASSAGEIROS TRANSPORTADOS EM 2013 + 40 ANOS EM TURISMO JOVEM E EDUCAÇÃO INTERNACIONAL RECRUTADOR

Leia mais

Curso: Regularização Fundiária de Assentamentos Informais

Curso: Regularização Fundiária de Assentamentos Informais Curso: Regularização Fundiária de Assentamentos Informais O Instituto Pólis convida os interessados e interessadas a participarem do curso: Regularização Fundiária de assentamentos informais. O curso pretende

Leia mais

A participação da PUC-Rio em avaliações externas agosto/2017

A participação da PUC-Rio em avaliações externas agosto/2017 A participação da PUC-Rio em avaliações externas agosto/2017 Modalidades de Avaliações Externas Avaliações Nacionais Avaliações Internacionais MEC Conceito CAPES CPC Conceito Preliminar de Curso Indicador

Leia mais

Reunião Geral de Formandos

Reunião Geral de Formandos Reunião Geral de Formandos 2011/02 Responsáveis: Núcleo de Relações Públicas Departamento de Marketing Solicitação para colação de grau O acadêmico concluinte do curso superior deve requerer a colação

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE AUTORIDADES E HOMENAGENS

ORIENTAÇÕES SOBRE AUTORIDADES E HOMENAGENS ORIENTAÇÕES SOBRE AUTORIDADES E HOMENAGENS HOMENAGENS* AUTORIDADES ACADÊMICAS Grão-chanceler Dom Walmor Oliveira de Azevedo Reitor Professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães Vice-reitora Professora Patrícia

Leia mais

Escrito por Administrator Qua, 20 de Janeiro de :57 - Última atualização Ter, 28 de Abril de :16

Escrito por Administrator Qua, 20 de Janeiro de :57 - Última atualização Ter, 28 de Abril de :16 ALEX OLIVEIRA DE SOUZA Atual presidente da FAPEMA, possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Paraíba, mestrado em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal do Pernambuco

Leia mais

Ano XLVIII Nº 293 Fevereiro / 2013 CAMPUS DE CANINDÉ. Editado pelo Gabinete do Diretor-Geral

Ano XLVIII Nº 293 Fevereiro / 2013 CAMPUS DE CANINDÉ. Editado pelo Gabinete do Diretor-Geral Ano XLVIII Nº 293 Fevereiro / 2013 CAMPUS DE CANINDÉ Editado pelo Gabinete do Diretor-Geral Rodovia BR 020, km 303, Jubaia. CEP:62700-000. Canindé-CE. Telefone: (85) 3343.0572 www.caninde.ifce.edu.br SUMÁRIO

Leia mais

II SEMINÁRIO CIENTÍFICO DA ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES Ciências para a redução das Desigualdades Sociais Data: 17 a 19 de 2018

II SEMINÁRIO CIENTÍFICO DA ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES Ciências para a redução das Desigualdades Sociais Data: 17 a 19 de 2018 II SEMINÁRIO CIENTÍFICO DA ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES Ciências para a redução das Desigualdades Sociais Data: 17 a 19 de 2018 ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR DA SOCIEDADE GOIANA DE CULTURA

Leia mais

Reunião Geral de Formandos 2016/01

Reunião Geral de Formandos 2016/01 Reunião Geral de Formandos 2016/01 COLAÇÃO DE GRAU GABINETE x SOLENE Formatura em Gabinete Formatura em Gabinete Ocorre no final do calendário de formaturas e a data, horário e local é definido pelo Departamento

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho SANDRO ROBERTO VALENTINI REITOR JOÃO LIMA SANTA ANNA ANNA NETO PRÓ-REITOR REITOR DE PÓS P S GRADUAÇÃO ANA CECILIA GAZZOLA QUERIQUELLO PROJETOS ESPECIAIS

Leia mais

Universidade Estadual do Ceará é a grande anfitriã do evento

Universidade Estadual do Ceará é a grande anfitriã do evento Universidade Estadual do Ceará é a grande anfitriã do evento Cerca de 300 pessoas, participaram da abertura do XI Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR), com a

Leia mais

INFORMATIVO nº 1/13 - PROFESIONALISMO Y AMISTAD. 1º semestre de 2013 A MISSÃO DE COOPERAÇÃO

INFORMATIVO nº 1/13 - PROFESIONALISMO Y AMISTAD. 1º semestre de 2013 A MISSÃO DE COOPERAÇÃO 1º semestre de 2013 A MISSÃO DE COOPERAÇÃO Iniciada em 24 de fevereiro de 1995, a Missão de Cooperação Militar Brasil Guatemala (CMBG) está inserida no contexto do Acordo sobre Cooperação no Domínio da

Leia mais

Revolução no Ensino Superior

Revolução no Ensino Superior GABINETE DO VEREADOR FLORIANO PESARO DATA: 13/8/2013 15 DISCURSO Revolução no Ensino Superior Sr. Presidente da Câmara Municipal, nobres Vereadores, telespectadores da TV Câmara, Boa Tarde. É notório e

Leia mais

RELATÓRIO DE PARTICIPAÇÃO EM EVENTO NO EXTERIOR

RELATÓRIO DE PARTICIPAÇÃO EM EVENTO NO EXTERIOR RELATÓRIO DE PARTICIPAÇÃO EM EVENTO NO EXTERIOR UNIVERSITIES FOR THE WORLD UK BR INTERNATIONALISATION OF HIGHER EDUCATION SEMINAR AND WORKSHOP Pesquisador Participante: Dr. Tiago da Silva Alexandre Universidade

Leia mais

Rotary International. Centro de Serviços de RI no Brasil. Sakuji Tanaka Presidente Rotary International.

Rotary International. Centro de Serviços de RI no Brasil. Sakuji Tanaka Presidente Rotary International. Rotary International Centro de Serviços de RI no Brasil Sakuji Tanaka Presidente Rotary International www.distrito4780.com.br Distrito 4.780 Mensagem do Diretor de RI José Antonio Figueiredo Antiório Diretor

Leia mais

22º ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INTERNACIONAL FAUBAI NORDESTE 2018

22º ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INTERNACIONAL FAUBAI NORDESTE 2018 22º ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INTERNACIONAL FAUBAI NORDESTE 2018 Observação: Todas as atividades acadêmicas acontecerão no Auditório da Biblioteca (Campus da UNIFOR) HORÁRIOS ATIVIDADES

Leia mais

Segunda-Feira, 23 de outubro de 2017

Segunda-Feira, 23 de outubro de 2017 Segunda-Feira, 23 de outubro de 2017 Recepção Cultural 13:00 14:00 - Credenciamento para a X Assembleia Geral e IX Seminário Internacional do GCUB. Atividade Cultural 14:00 17:00 - X Assembleia Geral do

Leia mais

Data da Convocação: 15/03/2019 Período para Ativação: 18/03/2019 a 21/03/2019

Data da Convocação: 15/03/2019 Período para Ativação: 18/03/2019 a 21/03/2019 616.***.***-83 L1 ABRAAO VICTOR MIRANDA CAVALCANTE 1º semestre letivo (Fortaleza) História Licenciatura 962.***.***-53 L6 ADRIANA ALVES DA SILVA 1º semestre letivo (Fortaleza) Teatro Licenciatura 605.***.***-36

Leia mais

EDITAL DL\PREX Nº 01/2018

EDITAL DL\PREX Nº 01/2018 EDITAL DL\PREX Nº 01/2018 A Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários PREX da Universidade Estadual do Piauí - UESPI, considerando os processos nº 03535/18, 03536/18, 03537/18, 03538/18,

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DO PORTO RELATÓRIO DE ACTIVIDADES EXTRA-CURRICULARES FACULDADE DE DIREITO 2014 / 2015

UNIVERSIDADE LUSÍADA DO PORTO RELATÓRIO DE ACTIVIDADES EXTRA-CURRICULARES FACULDADE DE DIREITO 2014 / 2015 UNIVERSIDADE LUSÍADA DO PORTO RELATÓRIO DE ACTIVIDADES EXTRA-CURRICULARES FACULDADE DE DIREITO 2014 / 2015 Criminologia e Investigação - Congresso 07 Outubro 2014 Oradores (por ordem de intervenção): Dr.

Leia mais

09:00 AM - 10:30hrs (MESA REDONDA)

09:00 AM - 10:30hrs (MESA REDONDA) Página 1 de 5 12 de Agosto de 2014 (Terça-Feira) - TARDE 14:00-18:00hrs: Inscrição e entrega de material 19:00hrs - 20:00hrs: Abertura oficial do CONTECC-2014 Presidente CONFEA - Tadeu Coordenador da SOEA

Leia mais

VANCOUVER SOL INTERNATIONAL CAMPS ORGANIZADO PELA OXFORD HOUSE COLLEGE

VANCOUVER SOL INTERNATIONAL CAMPS ORGANIZADO PELA OXFORD HOUSE COLLEGE CURSO DE VERÃO PARA ADOLESCENTES 13 a 17 anos de idade EM VANCOUVER SOL INTERNATIONAL CAMPS ORGANIZADO PELA OXFORD HOUSE COLLEGE De 03 a 31 De Julho de 2016 O Programa de Verão para Adolescentes oferecido

Leia mais

Marco Antônio Santos Maia Presidente da FGDE

Marco Antônio Santos Maia Presidente da FGDE RETROSPECTIVA 2016 A desenvolveu vários eventos durante o ano, nas modalidades de: Atletismo, Basquetebol, Basquete 3x3, Futebol, Futsal, Handebol, Natação, Tênis de Mesa, Voleibol, Vôlei de Praia, além

Leia mais

V Curso de Formação Interparlamentar (ASG-PLP) 21 a 30 de maio de 2018 Funcionário Parlamentar: Saber, Competência e Ética PROGRAMA

V Curso de Formação Interparlamentar (ASG-PLP) 21 a 30 de maio de 2018 Funcionário Parlamentar: Saber, Competência e Ética PROGRAMA V Curso de Formação Interparlamentar (ASG-PLP) 21 a 30 de maio de 2018 Funcionário Parlamentar: Saber, Competência e Ética PROGRAMA Dia 21 de maio, segunda-feira Auditório António Almeida Santos 09:30h

Leia mais

Magnífico Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Professor Carlos Alexandre Netto e Vice-Reitor, Professor Rui Vicente

Magnífico Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Professor Carlos Alexandre Netto e Vice-Reitor, Professor Rui Vicente Magnífico Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Professor Carlos Alexandre Netto e Vice-Reitor, Professor Rui Vicente Oppermann Excelentíssimo Diretor da Faculdade de Agronomia, Professor

Leia mais

12 de Agosto de 2014 (Terça-Feira) - TARDE

12 de Agosto de 2014 (Terça-Feira) - TARDE 71ª SEMANA OFICIAL DE ENGENHARIA E DA AGRONOMIA - SOEA CONGRESSO TECNICO CIENTIFICO DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONTECC 2014 PROGRAMAÇÃO FINAL 12 de Agosto de 2014 (Terça-Feira) - TARDE 14:00-18:00h: Inscrição

Leia mais

SUMÁRIO ESTE BOLETIM DE SERVIÇO É CONSTITUÍDO DE 14 (QUATORZE) PÁGINAS CONTENDO AS SEGUINTES MATÉRIAS:

SUMÁRIO ESTE BOLETIM DE SERVIÇO É CONSTITUÍDO DE 14 (QUATORZE) PÁGINAS CONTENDO AS SEGUINTES MATÉRIAS: ANO L N.º 198 18/11/2016 SUMÁRIO ESTE BOLETIM DE SERVIÇO É CONSTITUÍDO DE 14 (QUATORZE) PÁGINAS CONTENDO AS SEGUINTES MATÉRIAS: SEÇÃO I EXTRATO DE INSTRUMENTO CONVENIAL...02 SEÇÃO II PARTE 1 DESPACHOS

Leia mais

REGULAMENTO DO PROJETO HONORS DA UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI CAPÍTULO I DO OBJETIVO

REGULAMENTO DO PROJETO HONORS DA UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI CAPÍTULO I DO OBJETIVO REGULAMENTO DO PROJETO HONORS DA UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI CAPÍTULO I DO OBJETIVO Art. 1º O Projeto Honors é destinado aos estudantes dos cursos presenciais de Graduação: Bacharelado, Licenciatura e

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 31/2016

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 31/2016 RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 31/2016 Altera o Regulamento de Formatura e Outorga de Graus na UESC O Presidente em exercício do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão CONSEPE, no uso de suas atribuições,

Leia mais

Informativo SAI. 15 de maio

Informativo SAI. 15 de maio 15 de maio Informativo SAI 2012 Informativo com notícias sobre avaliação e regulação extraídas da mídia e de sítios eletrônicos de entidades da área educacional. Volume 4 [Digite texto] Casa Civil Portarias

Leia mais

12 de Agosto de 2014 (Terça-Feira) - TARDE. 13 de Agosto de 2014 (Quarta-Feira) - MANHÃ

12 de Agosto de 2014 (Terça-Feira) - TARDE. 13 de Agosto de 2014 (Quarta-Feira) - MANHÃ Página 1 de 5 12 de Agosto de 2014 (Terça-Feira) - TARDE 14:00-18:00hrs: Inscrição e entrega de material 19:00hrs - 20:00hrs: Abertura oficial do CONTECC-2014 Presidente CONFEA - Coordenador da SOEA Coordenador

Leia mais