DIREÇÃO REGIONAL DE PESCAS Direção de Serviços de Investigação das Pescas Estrada da Pontinha Funchal Madeira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREÇÃO REGIONAL DE PESCAS Direção de Serviços de Investigação das Pescas Estrada da Pontinha Funchal Madeira"

Transcrição

1 DIREÇÃO REGIONAL DE PESCAS Direção de Serviços de Investigação das Pescas Estrada da Pontinha Funchal Madeira

2 JORNADAS DE TRANSFERÊNCIA DE RESULTADOS FUNCHAL 19 e 20 SETEMBRO 2012 BREVE CARACTERIZAÇÃO DA GESTÃO DA PESCA E CONSERVAÇÃO DAS ESPÉCIES ALVO: GÉNEROS Plesionika, Patella e Octopus Ana Rita Góis e Adriana Alves

3 Os Covos são pequenas armadilhas de formas variadas: rectangulares, semi-cilíndricas, quadrangulares. Podem ser construídos em madeira, arame, fio de nylon e/ou algodão nas quais os animais entram através de uma abertura.

4 Tradicionais São covos de forma quadrangular ou rectangular, muito utilizados pelos pescadores amadores. Ficam situados no fundo do mar, nas proximidades da costa.

5 Tradicionais

6 Alcatruzes São covos em cerâmica, de forma semi-cilíndrica ou cilíndrica (normalmente presos em número variável a linhas suspensas na água), bastante utilizados na captura de cefalópodes.

7 Alvorados São covos construídos em arame e forradas internamente com uma malha de rede plástica, ligados entre si formando uma teia. Ficam suspensos no fundo e são muito utilizados na captura do camarão.

8 A pesca com covos é uma das artes de pesca tradicionais praticadas na Região. É uma arte passiva, uma vez que é o próprio animal que procura o dispositivo, para refúgio ou procura de alimento, mas depois dificilmente consegue escapar.

9

10

11 Plesionika edwardsii (Brandt, 1851)

12 Esquema de uma teia de covos tipo alvorado

13

14

15

16

17

18 LAPAS

19 Patella aspera Lamark, 1819 Lapa branca Patella candei d Orbigny, 1840 Lapa preta

20 Método de captura Este método é o único legalmente utilizado, incidindo sobretudo, nas lapas que habitam a zona sub-tidal do litoral rochoso do arquipélago da Madeira.

21 A apanha é praticada por amadores e por alguns profissionais, recorrendo à prática de mergulho em apneia com fato isotérmico e utilização de lapeira.

22 Lapas_Toneladas Lapas_Mil euros Descargas de Lapas nas Lotas da Região

23 Octopus vulgaris (Cuvier, 1797) O polvo é considerado uma espécie acessória, capturada juntamente com outros recursos principalmente espécies demersais.

24 Polvo_ kg Polvo_euros Descargas de Polvos nas Lotas da Região

25 Contribuição da SRA/DRP/DSIP no Projeto BANGEN Alguns aspetos das Amostragens Biológicas realizadas na DSIP Recolha de Amostras

26 Plesionika AMOSTRAGEM BIOLÓGICA

27 Plesionika edwardsii (Brandt, 1851) (gamba-da-madeira)

28 Triagem e contagem

29 Medição e pesagem

30 Aspeto geral de exemplares de Plesionika edwardsii

31 Aspeto geral de fêmea ovada e de macho Identificação macroscópica do sexo

32 Recolha de amostras

33 Foram recolhidas 100 amostras de músculo de Plesionika edwardsii. CC (mm): 21,08-29,97 e W (g): 7,30-17,45 Etiquetagem e acondicionamento

34 CAMARÃO Conservação / Legislação

35 Pesca de camarão na RAM Direção Regional de Pescas entidade responsável pela emissão de licenças de pesca com fins comerciais. Estão emitidas cinco licenças. Covos - dimensão da malha da rede entre 15 a 29 mm. (Dec. Reg. nº 7/2000 de 30 de Maio / Portaria nº 1102D/2000).

36 Patella AMOSTRAGEM BIOLÓGICA

37 Patella aspera Lamark, 1819 (=Patella ulyssiponenses aspera (Roding, 1798)) - nome vulgar lapa branca.

38 Patella candei d Orbigny 1840 (=Patella candei ordinaria d Orbigny, 1876) - nome vulgar lapa preta.

39 Aspeto geral de lapas do género Patella.

40 Patella piperata Gould, 1846 Patella tenuis tenuis (Gmelin, 1791)

41 Triagem das espécies e contagem dos exemplares

42 Medição do comprimento da concha

43 Aspeto geral das espécies de lapas amostradas Patella aspera Patella candei

44 Foram recolhidas no total 10 amostras de músculo de Patella aspera* e Patella candei*. *CC (mm): 43,99-63,41 e W (g): 6,84-26,43 *CC (mm): 59,60-72,71 e W (g): 17,27-30,69 Pesagem de cada exemplar Informatização dos dados biométricos recolhidos na amostragem biológica

45 LAPAS Conservação / Legislação Medidas de gestão do recurso

46 A Apanha da Lapa na RAM Com o objetivo de preservar uma importante atividade económica, de cariz tradicional, exercida há várias décadas pelas populações litorais, com efeitos também em termos sociais e na atratividade turística da Região, houve necessidade de criar um enquadramento legal para a Apanha da Lapa.

47 Enquadramento Legal da Apanha - RAM Decreto Legislativo Regional Nº 11/95/M - Regula o exercício da caça submarina na Região Autónoma da Madeira, é da competência da Direção Regional de Pescas da Madeira. Portaria Nº 1102-B/ Regulamentação geral do método de pesca designado por apanha. Compete à Direção Regional de Pescas, o licenciamento da atividade e à possibilidade de estabelecer as condições da apanha com fins comerciais, em zonas litorais definidas pelas autoridades competentes. Decreto Legislativo Regional Nº 11/2006/M - Estabelece o regime jurídico da apanha de lapas na Região Autónoma da Madeira. Revoga o nº 3 do artigo 6º do Decreto Legislativo Regional N.º 11/95/M. Surge na sequência dos diversos estudos efetuados pela DSIP, que resultaram em recomendações importantes inseridas neste Decreto.

48 Enquadramento Legal da Apanha - RAM Decreto Legislativo Regional Nº 11/2006/M: Portaria Nº 80/2006: Artigo 1º. Estabelece um período de defeso, durante o qual é interdita a apanha de lapas, entre 01 de Dezembro e 28 de Fevereiro. Esta interdição é fixada para todos os ilhéus e áreas costeiras do arquipélago da Madeira e abrange todas as modalidades de apanha, incluindo a familiar, exercida em zonas terrestres ou marítimas. Artigo 2º. A apanha familiar, fica isenta de licença, exercida em zonas terrestres ou marítimas, desde que não exceda os 3 Kg/dia por pessoa.

49 Enquadramento Legal da Apanha - RAM Decreto Legislativo Regional Nº 11/2006/M: Portaria Nº 81/2006 Prevê apanha com fins comerciais, apenas exercida por pessoas singulares e coletivas, titulares de cartão e de licença de apanha de lapas, com a utilização de embarcação, em zonas públicas marítimas, que não estejam licenciadas para outros fins, nem interditas a essa atividade. Possibilidade da apanha familiar poder atingir os 10 Kg/dia por pessoa, exigindo-se para o efeito a titularidade de cartão de apanhador. A legislação determina limites à captura para ambas as espécies de lapas, com fins comerciais, até um máximo de 200 Kg/dia/embarcação e, estabelece como tamanho mínimo de captura, 40 mm de comprimento total de concha.

50 Licenças para a apanha na RAM É da competência da Direção Regional de Pescas, o licenciamento das embarcações de pesca comercial para a apanha destes moluscos e a emissão do cartão de apanhador (Portaria N.º 80/2006, de 04 de Julho). São oito as embarcações licenciadas. É obrigatório o preenchimento de um Diário de Apanha, cujos dados são confidenciais e utilizados para fins estatísticos, científicos e de gestão do recurso.

51 Recomendações para Gestão do Recurso Dado o enquadramento legal da apanha de lapas, na sequência dos vários estudos já realizados, e no aconselhamento científico emitido às entidades superiores, é fundamental prosseguir com a monitorização deste recurso, acompanhando a evolução dos índices biológicos, ecológicos e de abundância, por forma a aferir o impacto da implementação destas medidas legais. Comprovar, através de análises genéticas, a existência de populações distintas nas costas da Madeira, sugerida por Weber et al (1998), exigindo formas de gestão específicas e, simultaneamente clarificar o status taxonómico do género. Assim, será possível garantir a sustentabilidade da exploração comercial destes moluscos os quais se revestem de grande importância neste Arquipélago da Macaronésia.

52 Importantes Medidas de Conservação da Biodiversidade Reserva Natural das Ilhas Selvagens, a 1ª de Portugal com estatuto de Reserva, em Reserva Natural da Ponta de São Lourenço (DLR nº14/82/m). Reserva Natural Parcial do Garajau (DLR nº23/86/m).

53 Importantes Medidas de Conservação da Biodiversidade Reserva Natural das Desertas (DLR nº9/95/m) surge na evolução da Área de Proteção Especial das Ilhas Desertas (DLR nº14/90/m). Existem zonas reservadas onde é interdita, entre outras atividades, a apanha de lapas, funcionando como locais com forte contribuição no repovoamento (através da dispersão larvar) das áreas exploradas. Reserva Natural do Sítio da Rocha do Navio (DLR nº11/1997/m). Rede Áreas Marinhas Protegidas do Porto Santo (DLR nº32/2008/m).

54 Octopus AMOSTRAGEM BIOLÓGICA

55 Comprimento total do exemplar Comprimento total - 1º e 3º braços

56 Foram recolhidas 91 amostras de músculo de Octopus vulgaris. LT (mm) = e W(g) = Pesagem das gónadas Recolha de amostra de músculo

57 POLVOS Conservação / Legislação

58 Pesca de polvos na RAM Direção Regional de Pescas entidade responsável pela emissão de licenças de pesca com fins comerciais. Estão emitidas 43 licenças para captura de espécies demersais. Dimensão da malha da rede nos covos - 30 mm. Peso mínimo permitido para a captura g.

59 AMOSTRAGEM BIOLÓGICA Pagrus pagrus Pargo Dentex gibbosus Pargo capelo

60 Aspeto geral de uma amostragem de pargos Medição do comprimento cefálico

61 Foram recolhidas no total 10 amostras de músculo de Pagrus pagrus e de Dentex gibbosus. Pesagem Identificação macroscópica do estado de maturação das gónadas

62 AMOSTRAGEM BIOLÓGICA Trachurus picturatus Chicharro Scomber colias Cavala

63 Foram recolhidas no total 10 amostras de músculo de Trachurus picturatus e Scomber colias. Medição do comprimento total Pesagem Identificação e pesagem gónadas/fígados

64 AMOSTRAS RECOLHIDAS NO ÂMBITO PROJETO BANGEN - DSIP ESPÉCIES Nº AMOSTRAS * 2010 Nº AMOSTRAS 2011 SUB-TOTAL Octopus vulgaris Pagrus pagrus 5 5 Dentex gibbosus 5 5 Trachurus picturatus 5 5 Scomber colias 5 5 Patella aspera 5 5 Patella candei 5 5 Plesionika edwardsii** TOTAL 221 * Amostras recolhidas em 2010 e enviadas em Março 2011 ** Amostras provenientes da Campanha de Mar - Novembro 2011

65 Reuniões de trabalho dos parceiros da Madeira

66

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Quarta-feira, 17 de fevereiro de Série. Número 28

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Quarta-feira, 17 de fevereiro de Série. Número 28 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016 Série Sumário SECRETARIA REGIONAL DE AGRICULTURA E PESCAS Portaria n.º 40/2016 Segunda alteração à Portaria n.º 80/2006,

Leia mais

I SÉRIE NÚMERO 102. Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia. Portaria n.º 79/2017 de 18 de outubro de 2017

I SÉRIE NÚMERO 102. Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia. Portaria n.º 79/2017 de 18 de outubro de 2017 ÍNDICE QUARTA-FEIRA, 18 DE OUTUBRO DE 2017 2221 I SÉRIE NÚMERO 102 Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia Portaria n.º 79/2017 de 18 de outubro de 2017 Aprova o Regulamento do Método de Pesca

Leia mais

S.R. DA AGRICULTURA E PESCAS. Portaria n.º 30/2004 de 22 de Abril de 2004

S.R. DA AGRICULTURA E PESCAS. Portaria n.º 30/2004 de 22 de Abril de 2004 S.R. DA AGRICULTURA E PESCAS Portaria n.º 30/2004 de 22 de Abril de 2004 O Decreto Regulamentar 43/87, de 17 de Julho, na redacção dada pelo Decreto Regulamentar 7/2000, de 30 de Maio, que define as medidas

Leia mais

S.R. DO MAR, CIÊNCIA E TECNOLOGIA Portaria n.º 74/2015 de 15 de Junho de 2015

S.R. DO MAR, CIÊNCIA E TECNOLOGIA Portaria n.º 74/2015 de 15 de Junho de 2015 S.R. DO MAR, CIÊNCIA E TECNOLOGIA Portaria n.º 74/2015 de 15 de Junho de 2015 Considerando que é objetivo do Governo Regional dos Açores a valorização do pescado, dando um sinal claro da importância que

Leia mais

Parque Marinho Professor Luiz Saldanha Usos, Biodiversidade e Conservação O QUE É O PARQUE MARINHO?

Parque Marinho Professor Luiz Saldanha Usos, Biodiversidade e Conservação O QUE É O PARQUE MARINHO? Parque Marinho Professor Luiz Saldanha Usos, Biodiversidade e Conservação O QUE É O PARQUE MARINHO? Parque Natural da Arrábida (1976 área terrestre) ÁREA MARINHA (53 Km2) surge com a reclassificação do

Leia mais

S.R. DO MAR, CIÊNCIA E TECNOLOGIA Portaria n.º 88/2016 de 12 de Agosto de 2016

S.R. DO MAR, CIÊNCIA E TECNOLOGIA Portaria n.º 88/2016 de 12 de Agosto de 2016 S.R. DO MAR, CIÊNCIA E TECNOLOGIA Portaria n.º 88/2016 de 12 de Agosto de 2016 O Decreto Legislativo Regional n.º 29/2010/A, de 9 de novembro, alterado e republicado no Anexo II do Decreto Legislativo

Leia mais

S.R. DO MAR, CIÊNCIA E TECNOLOGIA Portaria n.º 120/2016 de 27 de Dezembro de 2016

S.R. DO MAR, CIÊNCIA E TECNOLOGIA Portaria n.º 120/2016 de 27 de Dezembro de 2016 S.R. DO MAR, CIÊNCIA E TECNOLOGIA Portaria n.º 120/2016 de 27 de Dezembro de 2016 O Decreto Legislativo Regional n.º 29/2010/A, de 9 de novembro, alterado e republicado no Anexo II do Decreto Legislativo

Leia mais

Valorização Sustentável do Polvo (Octopus vulgaris)

Valorização Sustentável do Polvo (Octopus vulgaris) Valorização Sustentável do Polvo (Octopus vulgaris) DGRM, Isabel Teixeira, Quarteira, 17 de junho de 2013 GESTÃO SUSTENTÁVEL DO RECURSO A Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos

Leia mais

I SÉRIE NÚMERO 7. Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia. Portaria n.º 3/2018 de 16 de janeiro de 2018

I SÉRIE NÚMERO 7. Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia. Portaria n.º 3/2018 de 16 de janeiro de 2018 ÍNDICE TERÇA-FEIRA, 16 DE JANEIRO DE 2018 258 I SÉRIE NÚMERO 7 Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia Portaria n.º 3/2018 de 16 de janeiro de 2018 Altera a Portaria n.º 66/2014, de 8 de outubro

Leia mais

S.R. DO MAR, CIÊNCIA E TECNOLOGIA Portaria n.º 53/2016 de 21 de Junho de 2016

S.R. DO MAR, CIÊNCIA E TECNOLOGIA Portaria n.º 53/2016 de 21 de Junho de 2016 S.R. DO MAR, CIÊNCIA E TECNOLOGIA Portaria n.º 53/2016 de 21 de Junho de 2016 Em cumprimento com a Política Comum das Pescas, o Governo Regional tem vindo a tomar medidas que visam a conservação dos recursos

Leia mais

S.R. DO MAR, CIÊNCIA E TECNOLOGIA Portaria n.º 13/2017 de 31 de Janeiro de 2017

S.R. DO MAR, CIÊNCIA E TECNOLOGIA Portaria n.º 13/2017 de 31 de Janeiro de 2017 S.R. DO MAR, CIÊNCIA E TECNOLOGIA Portaria n.º 13/2017 de 31 de Janeiro de 2017 O Decreto Legislativo Regional n.º 29/2010/A, de 9 de novembro, alterado e republicado no Anexo II do Decreto Legislativo

Leia mais

PESCA COMERCIAL EMBARCAÇÕES

PESCA COMERCIAL EMBARCAÇÕES PESCA COMERCIAL (Decretos Lei n.º 278/98, de 7 de Julho e n.º 383/98, de 27 de Novembro e Decreto Regulamentar n.º 7/2000, de 30 de Maio) A Pesca Comercial, é definida como a actividade desenvolvida por

Leia mais

Lagostas. Cavacos. J Fontes ImagDOP. F Cardigos - ImagDOP

Lagostas. Cavacos. J Fontes ImagDOP. F Cardigos - ImagDOP Lagostas J Fontes ImagDOP As lagostas (Palinurus elephas) podem ser encontradas entre a superfície e os 70 metros de profundidade. Os sexos estão separados (ou seja, existem indivíduos machos e fêmeas)

Leia mais

Amêijoa-japonesa: uma espécie invasora que alterou o cenário da apanha de bivalves no estuário do Tejo. Miguel Gaspar

Amêijoa-japonesa: uma espécie invasora que alterou o cenário da apanha de bivalves no estuário do Tejo. Miguel Gaspar Amêijoa-japonesa: uma espécie invasora que alterou o cenário da apanha de bivalves no estuário do Tejo. Miguel Gaspar 1.º Encontro sobre Espécies Exóticas Aquáticas no Tejo, Alcochete, 22 de Março 2017

Leia mais

S.R. DO MAR, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, S.R. DA AGRICULTURA E AMBIENTE Portaria n.º 87/2014 de 29 de Dezembro de 2014

S.R. DO MAR, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, S.R. DA AGRICULTURA E AMBIENTE Portaria n.º 87/2014 de 29 de Dezembro de 2014 S.R. DO MAR, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, S.R. DA AGRICULTURA E AMBIENTE Portaria n.º 87/2014 de 29 de Dezembro de 2014 O Decreto Legislativo Regional n.º 29/2010/A, de 9 de novembro, alterado e republicado pelo

Leia mais

Universidade do Algarve Biologia Marinha Pescas e Aquacultura 2006/2007 Docente: M. Afonso-Dias

Universidade do Algarve Biologia Marinha Pescas e Aquacultura 2006/2007 Docente: M. Afonso-Dias MEDIDAS DE REGULAMENTAÇÃO Medidas de regulamentação para a correcção do nível de pesca Objectivo: Alterar o Nível de Pesca e Manter o Padrão Relativo de Exploração visando obter, a Longo Prazo, valores

Leia mais

Valorização Sustentável do Polvo (Octopus vulgaris)

Valorização Sustentável do Polvo (Octopus vulgaris) Valorização Sustentável do Polvo (Octopus vulgaris) DGRM, Isabel Teixeira, Peniche, 21 de maio de 2013 GESTÃO SUSTENTÁVEL DO RECURSO A Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos

Leia mais

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Segunda-feira, 7 de outubro de Série. Número 139

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Segunda-feira, 7 de outubro de Série. Número 139 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Segunda-feira, 7 de outubro de 2013 Série Sumário SECRETARIA REGIONAL DO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS Portaria n.º 97/2013 Regula os procedimentos e matérias afins

Leia mais

JORNAL OFICIAL I SÉRIE NÚMERO 144 QUINTA-FEIRA, 15 DE DEZEMBRO DE 2015

JORNAL OFICIAL I SÉRIE NÚMERO 144 QUINTA-FEIRA, 15 DE DEZEMBRO DE 2015 I SÉRIE NÚMERO 144 QUINTA-FEIRA, 15 DE DEZEMBRO DE 2015 ÍNDICE: EMPRESARIAL, SECRETARIA REGIONAL DOS TRANSPORTES E OBRAS PÚBLICAS E DA ENERGIA, AMBIENTE E TURISMO Despacho Normativo n.º 41/2016: Fixa os

Leia mais

Docapesca Portos e Lotas, S.A. ID&I para um Futuro Sustentável das Atividades Marítimas

Docapesca Portos e Lotas, S.A. ID&I para um Futuro Sustentável das Atividades Marítimas Docapesca Portos e Lotas, S.A. ID&I para um Futuro Sustentável das Atividades Marítimas Paço de Arcos, 11 de Março de 2014 Matosinhos, 18 de julho de 2013 Uma empresa ao serviço do setor 6 Delegações 22

Leia mais

o presente decreto executivo regulamenta a pesca de crustáceos nas águas marítimas da República de Angola efectuada por embarcações

o presente decreto executivo regulamenta a pesca de crustáceos nas águas marítimas da República de Angola efectuada por embarcações MINISTÉRIO DAS PESCAS Decreto executivo n," 10/97 de 21 de Março Havendo necessidade de regulamentar a actividade de pesca de crustáceos; Nos termos das disposições previstas no n." 3 do artigo 114. da

Leia mais

S.R. DOS RECURSOS NATURAIS Portaria n.º 44/2014 de 8 de Julho de 2014

S.R. DOS RECURSOS NATURAIS Portaria n.º 44/2014 de 8 de Julho de 2014 S.R. DOS RECURSOS NATURAIS Portaria n.º 44/2014 de 8 de Julho de 2014 A Portaria n.º 1/2014, de 10 de janeiro, procedeu à aprovação do Regulamento da Apanha de espécies marinhas no Mar dos Açores. Decorridos

Leia mais

S.R. DO AMBIENTE E DO MAR Portaria n.º 1/2010 de 18 de Janeiro de 2010

S.R. DO AMBIENTE E DO MAR Portaria n.º 1/2010 de 18 de Janeiro de 2010 S.R. DO AMBIENTE E DO MAR Portaria n.º 1/2010 de 18 de Janeiro de 2010 O Regulamento (CE) n.º 850/98, do Conselho, de 30 de Março de 1998, relativo à conservação dos recursos da pesca através de determinadas

Leia mais

JORNAL OFICIAL I SÉRIE NÚMERO 77 TERÇA-FEIRA, 8 DE JULHO DE 2014

JORNAL OFICIAL I SÉRIE NÚMERO 77 TERÇA-FEIRA, 8 DE JULHO DE 2014 I SÉRIE NÚMERO 77 TERÇA-FEIRA, 8 DE JULHO DE 2014 ÍNDICE: SECRETARIA REGIONAL DOS RECURSOS NATURAIS Portaria n.º 44/2014: Altera a Portaria n.º 1/2014, de 10 de janeiro, que procedeu à aprovação do Regulamento

Leia mais

Ponta Delgada, 12 de janeiro de Com os melhores cumprimentos, O Grupo Parlamentar do BE/Açores. (Zuraida Soares) (Paulo Mendes)

Ponta Delgada, 12 de janeiro de Com os melhores cumprimentos, O Grupo Parlamentar do BE/Açores. (Zuraida Soares) (Paulo Mendes) Excelentíssima Senhora Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores Assunto: Apoio financeiro a pescadores e armadores durante a cessação temporária de atividades de pesca - captura

Leia mais

José Lino Costa. Jornadas Técnicas 1 de abril de David Jacinto, João Castro, Nuno Mamede, Patrícia Lopes & Teresa Cruz

José Lino Costa. Jornadas Técnicas 1 de abril de David Jacinto, João Castro, Nuno Mamede, Patrícia Lopes & Teresa Cruz Projeto OURICEIRA MAR ECOLOGIA E EXPLORAÇÃO DE OURIÇOS-DO-MAR (Paracentrotus lividus) NA ERICEIRA E EM REGIÕES ADJACENTES, TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTOS A PESCADORES, GESTÃO E REPOVOAMENTO José Lino Costa

Leia mais

DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 25/2003 RESERVA NATURAL REGIONAL DOS ILHÉUS DAS FORMIGAS

DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 25/2003 RESERVA NATURAL REGIONAL DOS ILHÉUS DAS FORMIGAS DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 25/2003 RESERVA NATURAL REGIONAL DOS ILHÉUS DAS FORMIGAS Considerando que de entre as incumbências do Estado compreende-se a de criar áreas protegidas, de modo a garantir

Leia mais

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Subcomissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Subcomissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho RELATÓRIO E PARECER SOBRE O PROPOSTA DE RESOLUÇÃO N.º 1870/XIII /4.ª (CDS-PP) - RECOMENDA AO GOVERNO A IMPLEMENTAÇÃO DE MEDIDAS REGULAMENTARES URGENTES DE PROTEÇÃO DAS ESPÉCIES DE CAVALOS-MARINHOS EM PORTUGAL.

Leia mais

Avaliação dos Serviços dos Ecossitemas em Áreas Marinhas Protegidas. Dois casos de Estudo na Costa Centro de Portugal Continental

Avaliação dos Serviços dos Ecossitemas em Áreas Marinhas Protegidas. Dois casos de Estudo na Costa Centro de Portugal Continental Avaliação dos Serviços dos Ecossitemas em Áreas Marinhas Protegidas Dois casos de Estudo na Costa Centro de Portugal Continental Parceiros Financiamento O projeto As Áreas Protegidas são estabelecidas

Leia mais

Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia Portaria n.º 4/2018 de 22 de janeiro de 2018

Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia Portaria n.º 4/2018 de 22 de janeiro de 2018 Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia Portaria n.º 4/2018 de 22 de janeiro de 2018 O XII Programa do Governo Regional dos Açores prevê como orientação estratégica a reorientação de ativos da

Leia mais

S.R. DO AMBIENTE E DO MAR Portaria n.º 43/2009 de 27 de Maio de 2009

S.R. DO AMBIENTE E DO MAR Portaria n.º 43/2009 de 27 de Maio de 2009 [assinatura dos representantes das PARTES. S.R. DO AMBIENTE E DO MAR Portaria n.º 43/2009 de 27 de Maio de 2009 O Decreto Regulamentar n.º 43/87, de 17 de Julho, na redacção dada pelo Decreto Regulamentar

Leia mais

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES GOVERNO REGIONAL

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES GOVERNO REGIONAL PROPOSTA DE DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL Reserva Natural Regional dos Ilhéus das Formigas Considerando que de entre as incumbências do Estado compreende-se a de criar áreas protegidas, de modo a garantir

Leia mais

S.R. DO TURISMO E TRANSPORTES, S.R. DOS RECURSOS NATURAIS Portaria n.º 67/2013 de 16 de Agosto de 2013

S.R. DO TURISMO E TRANSPORTES, S.R. DOS RECURSOS NATURAIS Portaria n.º 67/2013 de 16 de Agosto de 2013 S.R. DO TURISMO E TRANSPORTES, S.R. DOS RECURSOS NATURAIS Portaria n.º 67/2013 de 16 de Agosto de 2013 O Decreto Legislativo Regional n.º 29/2010/A, de 9 de novembro, alterado e republicado no Anexo II

Leia mais

o presente diploma estabelece as medidas de gestão de pesca para o ano 2002.

o presente diploma estabelece as medidas de gestão de pesca para o ano 2002. MINISTÉRIO DAS PESCAS E AMBIENTE Decreto Executivo n," 13/02 de 2 de Abril Havendo necessidade de Se dar cumprimento ao disposto no artigo 8. da Lei das Pescas (Lei n." 20/92, de 14 de Agosto) e ao Decreto

Leia mais

ANEXO IV Anexo Regulamento da Apanha Capítulo I Disposições gerais Artigo 1.º Objeto O presente Regulamento estabelece o regime jurídico da apanha de

ANEXO IV Anexo Regulamento da Apanha Capítulo I Disposições gerais Artigo 1.º Objeto O presente Regulamento estabelece o regime jurídico da apanha de ANEXO IV Anexo Regulamento da Apanha Capítulo I Disposições gerais Artigo 1.º Objeto O presente Regulamento estabelece o regime jurídico da apanha de espécies marinhas no Mar dos Açores. Artigo 2.º Âmbito

Leia mais

Decreto n.º , de 6 de Abril de 1963

Decreto n.º , de 6 de Abril de 1963 Decreto n.º 45 116, de 6 de Abril de 1963 (Alterado pelo Decreto n.º 45 339, de 6 de Novembro de 1963 e pelo Decreto n.º 254/73, de 19 de Maio) REGULAMENTO DA PESCA PRATICADA POR AMADORES... 2 Disposições

Leia mais

S.R. DO MAR, CIÊNCIA E TECNOLOGIA Portaria n.º 88/2014 de 31 de Dezembro de 2014

S.R. DO MAR, CIÊNCIA E TECNOLOGIA Portaria n.º 88/2014 de 31 de Dezembro de 2014 S.R. DO MAR, CIÊNCIA E TECNOLOGIA Portaria n.º 88/2014 de 31 de Dezembro de 2014 O Decreto Legislativo Regional n.º 29/2010/A, de 9 de novembro, alterado e republicado pelo Decreto Legislativo Regional

Leia mais

Biologia e Ecologia de polvo (para uma gestão sustentável) IPMA

Biologia e Ecologia de polvo (para uma gestão sustentável) IPMA Biologia e Ecologia de polvo (para uma gestão sustentável) Ciclo de vida Fases de Crescimento Incubação Idade (meses) -2-1 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Eclosão 0.17cm comprimento e 0.0012g peso Até mais

Leia mais

S.R. DO AMBIENTE E DO MAR Portaria n.º 50/2012 de 27 de Abril de 2012

S.R. DO AMBIENTE E DO MAR Portaria n.º 50/2012 de 27 de Abril de 2012 S.R. DO AMBIENTE E DO MAR Portaria n.º 50/2012 de 27 de Abril de 2012 O Decreto Legislativo Regional n.º 29/2010/A, de 9 de novembro, que institui o quadro legal da pesca açoriana, determina que as medidas

Leia mais

o presente diploma tem por objecto regulamentar a gestão dos recursos pesqueiros existentes nas águas juridicionais de Angola.

o presente diploma tem por objecto regulamentar a gestão dos recursos pesqueiros existentes nas águas juridicionais de Angola. MINISTÉRIO DAS PESCAS E AMBIENTE Decreto Executivo n." 48/98 de 28 de Agosto Havendo necessidade de estabelecer o ordenamento dos recursos pesqueiros nacionais; No uso da faculdade que me é conferida pela

Leia mais

DQA e DQEM - Sobreposição ou complementaridade?

DQA e DQEM - Sobreposição ou complementaridade? DQA e DQEM - Sobreposição ou complementaridade? Objetivos e âmbito A Diretiva-Quadro da Água (DQA, Diretiva n.º 2000/60/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de outubro) estabelece um quadro de

Leia mais

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA 542 Diário da República, 1.ª série N.º 21 30 de janeiro de 2017 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA Assembleia Legislativa Decreto Legislativo Regional n.º 4/2017/M Cria o Parque Natural Marinho do Cabo Girão O

Leia mais

AVENCAS - RESERVA MARINHA LOCAL

AVENCAS - RESERVA MARINHA LOCAL AVENCAS - RESERVA MARINHA LOCAL 1 PRAIA DAS AVENCAS A Plataforma Intertidal das Avencas tem sido um local para estudos científicos, pela sua elevada biodiversidade marinha. As extensas plataformas calcárias

Leia mais

Projeto MARISCOMAC. MAC/2.3d/097. Jornada de presentación de los proyectos aprobados com Cabo verde, Praia, 28 y 29 de junio de 2017

Projeto MARISCOMAC. MAC/2.3d/097. Jornada de presentación de los proyectos aprobados com Cabo verde, Praia, 28 y 29 de junio de 2017 Projeto MARISCOMAC Desenvolvimento de condições técnico-científicas, formação, transferência de tecnologia e conhecimento, visando fomentar a exploração e comercialização sustentável de mariscos na Macaronésia

Leia mais

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Segunda-feira, 30 de janeiro de Série. Número 20

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Segunda-feira, 30 de janeiro de Série. Número 20 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Segunda-feira, 30 de janeiro de 2017 Série Sumário ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA MADEIRA Decreto Legislativo Regional n.º 4/2017/M Cria o Parque Natural Marinho do

Leia mais

Conservação e exploração sustentável dos ecossistemas costeiros Preocupações por parte das ONGAs

Conservação e exploração sustentável dos ecossistemas costeiros Preocupações por parte das ONGAs O Território Marítimo Português: Direito do Mar e Gestão Sustentável Lisboa, 30 de Julho de 2015 Conservação e exploração sustentável dos ecossistemas costeiros Preocupações por parte das ONGAs SPEA O

Leia mais

Diploma. Aprova o Regulamento da Pesca por Arte de Arrasto

Diploma. Aprova o Regulamento da Pesca por Arte de Arrasto Diploma Aprova o Regulamento da Pesca por Arte de Arrasto Portaria n.º 1102-E/2000 de 22 de Novembro O Decreto Regulamentar n.º 43/87, de 17 de Julho, na redacção dada pelo Decreto Regulamentar n.º 7/2000,

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 117/XII/1.ª REGULA A VENDA DIRECTA DE PESCADO, EM SITUAÇÕES EXCEPCIONAIS

PROJECTO DE LEI N.º 117/XII/1.ª REGULA A VENDA DIRECTA DE PESCADO, EM SITUAÇÕES EXCEPCIONAIS Grupo Parlamentar PROJECTO DE LEI N.º 117/XII/1.ª REGULA A VENDA DIRECTA DE PESCADO, EM SITUAÇÕES EXCEPCIONAIS Exposição de motivos Por todo o país são inúmeras as situações em que a venda directa de pescado

Leia mais

REGULAMENTOS. Tendo em conta o Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia,

REGULAMENTOS. Tendo em conta o Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia, 19.11.2014 L 332/5 REGULAMENTOS REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) N. o 1232/2014 DA COMISSÃO de 18 de novembro de 2014 que altera o Regulamento de Execução (UE) n. o 215/2014 da Comissão, a fim de adaptar as

Leia mais

Pesca na zona do acordo da CGPM (Comissão Geral das Pescas do Mediterrâneo) Proposta de regulamento (COM(2018)0143 C8-0123/ /0069(COD))

Pesca na zona do acordo da CGPM (Comissão Geral das Pescas do Mediterrâneo) Proposta de regulamento (COM(2018)0143 C8-0123/ /0069(COD)) 20.3.2019 A8-0381/ 001-019 ALTERAÇÕES 001-019 apresentadas pela Comissão das Pescas Relatório Linnéa Engström A8-0381/2018 Pesca na zona do acordo da CGPM (Comissão Geral das Pescas do Mediterrâneo) (COM(2018)0143

Leia mais

RELATÓRIO E PARECER À PROPOSTA DE DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL REGIME JURÍDICO DA PESCA LÚDICA NAS AGUAS DOS AÇORES.

RELATÓRIO E PARECER À PROPOSTA DE DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL REGIME JURÍDICO DA PESCA LÚDICA NAS AGUAS DOS AÇORES. RELATÓRIO E PARECER À PROPOSTA DE DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL REGIME JURÍDICO DA PESCA LÚDICA NAS AGUAS DOS AÇORES. PONTA DELGADA, 6 DE FEVEREIRO DE 2007 A Comissão Permanente de Economia reuniu no dia

Leia mais

I SÉRIE NÚMERO 93. Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia. Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

I SÉRIE NÚMERO 93. Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia. Secretaria Regional da Agricultura e Florestas ÍNDICE SEXTA-FEIRA, 29 DE SETEMBRO DE 2017 1942 I SÉRIE NÚMERO 93 Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia Portaria n.º 72/2017 de 29 de setembro de 2017 Terceira alteração à Portaria n.º 66/2014,

Leia mais

Prova Escrita de Geografia A

Prova Escrita de Geografia A EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Prova Escrita de Geografia A 11.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Prova 719/2.ª Fase Critérios de Classificação 8 Páginas 2015 Prova

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS Parecer COM (2014) 265 Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO que proíbe a pesca com redes de deriva, que altera os Regulamentos

Leia mais

JORNAL OFICIAL. 2.º Suplemento. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Quinta-feira, 23 de fevereiro de Série. Número 37

JORNAL OFICIAL. 2.º Suplemento. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Quinta-feira, 23 de fevereiro de Série. Número 37 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017 Série 2.º Suplemento Sumário SECRETARIAS REGIONAIS DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, DA INCLUSÃO E ASSUNTOS SOCIAIS,

Leia mais

Edição Número 161 de 20/08/2004 Ministério do Meio Ambiente Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA

Edição Número 161 de 20/08/2004 Ministério do Meio Ambiente Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA Resoluções Edição Número 161 de 20/08/2004 Ministério do Meio Ambiente Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA RESOLUÇÃO Nº 350, DE 6 DE JULHO DE 2004 Dispõe sobre o licenciamento ambiental específico

Leia mais

S.R. DO MAR, CIÊNCIA E TECNOLOGIA Portaria n.º 119/2016 de 27 de Dezembro de 2016

S.R. DO MAR, CIÊNCIA E TECNOLOGIA Portaria n.º 119/2016 de 27 de Dezembro de 2016 S.R. DO MAR, CIÊNCIA E TECNOLOGIA Portaria n.º 119/2016 de 27 de Dezembro de 2016 O Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia, designadamente o n.º 3 do artigo 43.º, estabelece que o Conselho da

Leia mais

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores COMISSÃO DE ASSUNTOS PARLAMENTARES, AMBIENTE E TRABALHO RELATÓRIO E PARECER

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores COMISSÃO DE ASSUNTOS PARLAMENTARES, AMBIENTE E TRABALHO RELATÓRIO E PARECER RELATÓRIO E PARECER SOBRE A PROPOSTA DE DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 0039/2005 PLANO SECTORIAL DA REDE NATURA 2000 DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Ponta Delgada, 9 de Março de 2006-1 - RELATÓRIO E PARECER

Leia mais

Nuno Mamede. Jornadas Técnicas 3º Festival Internacional Ouriço-do-mar da Ericeira 1 de abril de 2017

Nuno Mamede. Jornadas Técnicas 3º Festival Internacional Ouriço-do-mar da Ericeira 1 de abril de 2017 Nuno Mamede Jornadas Técnicas 3º Festival Internacional Ouriço-do-mar da Ericeira 1 de abril de 2017 Paracentrotus lividus Ampla distribuição geográfica Substratos rochosos Desde as poças de maré do intertidal

Leia mais

Economia do mar nos Açores estado atual da informação disponível

Economia do mar nos Açores estado atual da informação disponível Economia do mar nos Açores estado atual da informação disponível Gilberto P. Carreira gilberto.mp.carreira@azores.gov.pt Direção Regional dos Assuntos do Mar Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia

Leia mais

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Subcomissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho. Capítulo I INTRODUÇÃO

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Subcomissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho. Capítulo I INTRODUÇÃO RELATÓRIO E PARECER SOBRE O PROJETO DE DECRETO-LEI QUE ESTABELECE O REGIME DE PREVENÇÃO E CONTROLO DAS EMISSÕES DE POLUENTES PARA O AR E TRANSPÕE A DIRETIVA (UE) 2015/2193 - MA REG. DL 485/2017. Capítulo

Leia mais

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES GOVERNO REGIONAL PROPOSTA DE DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES GOVERNO REGIONAL PROPOSTA DE DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL PROPOSTA DE DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL MONUMENTO NATURAL REGIONAL DA CALDEIRA DA ILHA GRACIOSA Considerando que a classificação das áreas protegidas se rege pelo disposto no Decreto-Lei nº 19/93, de

Leia mais

AQUICULTURA + MAR FAZER ACONTECER O MAR!

AQUICULTURA + MAR FAZER ACONTECER O MAR! AQUICULTURA + MAR FAZER ACONTECER O MAR! Aveiro, 30 de Agosto de 2016 Estratégia Aquicultura + Promover o desenvolvimento de atividades de aquicultura sustentáveis na União Europeia, a fim de contribuir

Leia mais

Business2Sea de junho. Centro de Congressos da Alfandega do Porto. MAR2020 -Balanço das Operações Apresentadas

Business2Sea de junho. Centro de Congressos da Alfandega do Porto. MAR2020 -Balanço das Operações Apresentadas Business2Sea 2017 6 de junho Centro de Congressos da Alfandega do Porto Carla Escudero Antunes MAR2020 -Balanço das Operações Apresentadas Enquadramento Mar2020 foi aprovado, pela Comissão Europeia, em

Leia mais

DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 21/2004

DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 21/2004 DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 21/2004 MONUMENTO NATURAL REGIONAL DA CALDEIRA DA ILHA GRACIOSA Considerando que a classificação das áreas protegidas se rege pelo disposto no Decreto-Lei n.º 19/93, de

Leia mais

Universidade do Algarve BIOLOGIA PESQUEIRA Nota prévia até às 17 horas do dia 10 de Fevereiro de 2008 Nº 20

Universidade do Algarve BIOLOGIA PESQUEIRA Nota prévia até às 17 horas do dia 10 de Fevereiro de 2008 Nº 20 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------- Universidade do Algarve Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente Mestrado em Biologia Marinha

Leia mais

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Diário da República, 1.ª série N.º 130 6 de julho de 2012 3507 Polo de captação de Cardosas Polo de captação de Malveira da Serra Vale de Cavalos Polo de captação de Murches REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES

Leia mais

2404 Diário da República, 1.ª série N.º de julho de 2016

2404 Diário da República, 1.ª série N.º de julho de 2016 2404 Diário da República, 1.ª série N.º 140 22 de julho de 2016 serão regulamentados por portaria do membro do Governo Regional com competência em matéria de agricultura, no prazo de 30 dias após a entrada

Leia mais

*** PROJETO DE RECOMENDAÇÃO

*** PROJETO DE RECOMENDAÇÃO PARLAMENTO EUROPEU 2014-2019 Comissão das Pescas 10.4.2015 2014/0319(NLE) *** PROJETO DE RECOMENDAÇÃO referente ao projeto de decisão do Conselho relativa à celebração, em nome da União Europeia, do Protocolo

Leia mais

Prova de Aptidão Tecnológica

Prova de Aptidão Tecnológica Escola Secundária Jaime Moniz Curso Tecnológico de Ordenamento do Território e Ambiente Prova de Aptidão Tecnológica Isaura Nóbrega 12º 35 O Parque Natural da Madeira Sumário: 1- Parque Natural da Madeira:

Leia mais

Ouriceira AQUA Aquacultura e acabamento das gónadas do ouriço-do-mar (Paracentrotus lividus)

Ouriceira AQUA Aquacultura e acabamento das gónadas do ouriço-do-mar (Paracentrotus lividus) Ouriceira AQUA Aquacultura e acabamento das gónadas do ouriço-do-mar (Paracentrotus lividus) Ana Pombo, Andreia Raposo, Rodolfo Ramos, Pedro Albano, Pedro Santos, Carla Tecelão, Teresa Baptista; Sílvia

Leia mais

Proposta de Reclassificação e Delimitação da AMP de Santa Luzia, Ilhéus Branco e Raso

Proposta de Reclassificação e Delimitação da AMP de Santa Luzia, Ilhéus Branco e Raso Proposta de Reclassificação e Delimitação da AMP de Santa Luzia, Ilhéus Branco e Raso Oksana Tariche Pastor 1, Maria Auxilia Correia 1, Catise Delgado 2 e Ricardo Monteiro 2 1 Instituto Nacional de Desenvolvimento

Leia mais

Programa Operacional. Rodrigo Brum Ilhavo 25 de maio de UNIÃO EUROPEIA. Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas

Programa Operacional. Rodrigo Brum Ilhavo 25 de maio de UNIÃO EUROPEIA. Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas Programa Operacional Rodrigo Brum Ilhavo 25 de maio de 2016 UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas Mar Português - Visão Global Vasta Zona Económica Exclusiva Elevada diversidade

Leia mais

Biodiversidade marinha e lacustre

Biodiversidade marinha e lacustre Biodiversidade marinha e lacustre Lagostim Tenho duas pinças, antenas e sofro mudanças de carapaça. Para me proteger, fico totalmente escondido. Na escolha do meu habitat, tenho em atenção o tipo de substrato

Leia mais

PRÁTICA AMBIENTAL Vol. 2

PRÁTICA AMBIENTAL Vol. 2 FREDERICO AMADO Curso de Direito e PRÁTICA AMBIENTAL Vol. 2 2018 Amado - Curso de Direito e Pratica Ambiental - vol. 2-1 ed.indb 3 02/01/2018 10:29:44 28 FAUNA Sumário: 28.1. Definição e competência dos

Leia mais

Número de Diploma. Data da. Nome Lei. Cria o quadro jurídico/legal da gestão do ambiente na República Democrática de São Tomé e Príncipe

Número de Diploma. Data da. Nome Lei. Cria o quadro jurídico/legal da gestão do ambiente na República Democrática de São Tomé e Príncipe Nome Lei Número de Diploma Data da Publicação Conteúdo Geral Lei base do ambiente LEI Nº 10/1999 31-12-1999 Lei de Conservação de Fauna e Flora e Áreas protegidas Lei Nº11/1999 31-12-1999 Cria o quadro

Leia mais

Plano de Situação do Ordenamento do Espaço Marítimo da Região Autónoma da Madeira (PSOEM-Madeira) Subárea 2 da ZEE Um Mar com Futuro

Plano de Situação do Ordenamento do Espaço Marítimo da Região Autónoma da Madeira (PSOEM-Madeira) Subárea 2 da ZEE Um Mar com Futuro Plano de Situação do Ordenamento do Espaço Marítimo da Região Autónoma da Madeira (PSOEM-Madeira) Subárea 2 da ZEE Um Mar com Futuro 2ª Reunião Plenária da Comissão Consultiva da Madeira 17 de junho de

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 98/XIII. Exposição de Motivos

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 98/XIII. Exposição de Motivos Proposta de Lei n.º 98/XIII Exposição de Motivos O regime de utilização dos recursos hídricos (RURH), contido no Decreto-Lei n.º 226-A/2007, de 31 de maio, na redação que lhe foi conferida pelos Decretos-Leis

Leia mais

O Ordenamento do Espaço Marítimo

O Ordenamento do Espaço Marítimo O Ordenamento do Espaço Marítimo A exploração do espaço marítimo é um desafio que se coloca com especial acuidade a Portugal se atendermos ao facto de este ser um país com uma das maiores zonas económicas

Leia mais

e5463f57e a62d4b

e5463f57e a62d4b DL 486/2016 2016.11.30 Ministra\o d O Regulamento (UE) N.º 1380/2013 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 11 de dezembro de 2013, que sucedeu ao Regulamento (CE) 2371/2002 do Conselho, de 20 de dezembro

Leia mais

FICHA DE DADOS ESTATÍSTICOS DE PLANO DIRECTOR MUNICIPAL N.º 5 da Portaria n.º 138/2005, de 2 de Fevereiro. Revisão do Plano Diretor Municipal

FICHA DE DADOS ESTATÍSTICOS DE PLANO DIRECTOR MUNICIPAL N.º 5 da Portaria n.º 138/2005, de 2 de Fevereiro. Revisão do Plano Diretor Municipal Designação Revisão do Plano Diretor Municipal Localização Região/NUT II Município Lugar Região Autónoma da Madeira Funcl Il da Madeira Valores globais Área do município 7614,32 Ano de referencia do PDM

Leia mais

SUPLEMENTO I SÉRIE ÍNDICE

SUPLEMENTO I SÉRIE ÍNDICE I SÉRIE DIÁRIO DA REPÚBLICA Segunda-feira, 4 de Maio de 2009 Número 85 ÍNDICE SUPLEMENTO Presidência do Conselho de Ministros e Ministérios da Defesa Nacional, do Ambiente, do Ordenamento do Território

Leia mais

José Airton de Vasconcelos' Edna Maria S. de Vasconcelos Jorge Eduardo Lins Oliveira3 RESUMO

José Airton de Vasconcelos' Edna Maria S. de Vasconcelos Jorge Eduardo Lins Oliveira3 RESUMO CAPTURA POR UNIDADE DE ESFORÇO DOS DIFERENTES MÉTODOS DE PESCA (REDE, MERGULHO E COVO) EMPREGADOS NA PESCA LAGOSTEIRA DO RIO GRANDE DO NORTE (NORDESTE - BRASIL) RESUMO José Airton de Vasconcelos' Edna

Leia mais

Projeto PLASMAR...16 Projecto GoJelly: de poluição de plásticos a solução gelatinosa II.4. Sessão III OOM Conhecimento e conservação da

Projeto PLASMAR...16 Projecto GoJelly: de poluição de plásticos a solução gelatinosa II.4. Sessão III OOM Conhecimento e conservação da Índice I. Sobre este workshop... 3 II. Programa... 4 II.1. Sessão de Abertura... 5 O Observatório Oceânico da Madeira... 5 II.2. Sessão I... 5 Promoção da literacia do oceano na RAM: o contributo do Projeto

Leia mais

S.R. DO MAR, CIÊNCIA E TECNOLOGIA Portaria n.º 157/2015 de 4 de Dezembro de 2015

S.R. DO MAR, CIÊNCIA E TECNOLOGIA Portaria n.º 157/2015 de 4 de Dezembro de 2015 S.R. DO MAR, CIÊNCIA E TECNOLOGIA Portaria n.º 157/2015 de 4 de Dezembro de 2015 O Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia, designadamente o n.º 3 do artigo 43.º, estabelece que o Conselho da União

Leia mais

PORTFOLIO SEAEXPERT. Observadores de Pesca

PORTFOLIO SEAEXPERT. Observadores de Pesca PORTFOLIO SEAEXPERT Observadores de Pesca 1 PORTFOLIO SEAEXPERT Programas Observadores 2 Indíce NAFO... 4 Programa de Rejeições... 4 Programa Espada Preto... 6 Programa BFT... 7 3 NAFO Data de execução:

Leia mais

S.R. DOS RECURSOS NATURAIS Portaria n.º 1/2014 de 10 de Janeiro de 2014

S.R. DOS RECURSOS NATURAIS Portaria n.º 1/2014 de 10 de Janeiro de 2014 S.R. DOS RECURSOS NATURAIS Portaria n.º 1/2014 de 10 de Janeiro de 2014 O Decreto Legislativo Regional n.º 29/2010/A, de 9 de novembro, alterado e republicado pelo Decreto Legislativo Regional n.º 31/2012/A,

Leia mais

Parques Naturais de Ilha dos Açores e a Actividade de

Parques Naturais de Ilha dos Açores e a Actividade de Parques Naturais de Ilha dos Açores e a Actividade de Mergulho II Bienal Turismo Subaquático Graciosa, Açores 2009 Direcção Regional do Ambiente Vanessa Santos Nesta apresentação Áreas Marinhas Protegidas

Leia mais

mar 2020: Fazer acontecer o MAR

mar 2020: Fazer acontecer o MAR Onde a terra se acaba e o mar começa (in Os Lusíadas, Canto III) Portugal sempre foi mar. Mas agora, mais do que nunca, o mar pode ser uma infinidade de oportunidades para todos os portugueses. A extensão

Leia mais

Lei n.º 64-B/2011, de 30 de dezembro. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea g) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte:

Lei n.º 64-B/2011, de 30 de dezembro. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea g) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Lei n.º 64-B/2011, de 30 de dezembro A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea g) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: ( ) Artigo 81.º Alteração à Lei n.º 110/2009, de 16 de setembro

Leia mais

Licenciamento Pesca Lúdica em Águas Oceânicas e Salobras

Licenciamento Pesca Lúdica em Águas Oceânicas e Salobras Licenciamento Pesca Lúdica em Águas Oceânicas e Salobras 1 16-04-2015 Processo 2007 2 Enquadramento Janeiro 2007 Licença obrigatória para a prática de pesca lúdica em águas oceânicas e salobras Objetivos

Leia mais

PEDIDO DE LICENÇA / CREDENCIAL PARA CAPTURA OU DETENÇÃO DE ESPECIMENS DA FAUNA SELVAGEM

PEDIDO DE LICENÇA / CREDENCIAL PARA CAPTURA OU DETENÇÃO DE ESPECIMENS DA FAUNA SELVAGEM Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas Divisão de Gestão de Espécies da Fauna e da Flora Av. da República, 16 16B 1050-191 LISBOA cites@icnf.pt PEDIDO DE LICENÇA / CREDENCIAL PARA CAPTURA

Leia mais

Regulamento Para a Concessão de Pesca Desportiva no Troço do Rio Sorraia

Regulamento Para a Concessão de Pesca Desportiva no Troço do Rio Sorraia Regulamento Para a Concessão de Pesca Desportiva no Troço do Rio Sorraia Aprovado em Assembleia Municipal, na reunião de 30 de Setembro de 2011 Publicado no Boletim Municipal nº 46 1-5 REGULAMENTO PARA

Leia mais

Recuperação e Gestão da Biodiversidade do Parque Marinho do Sítio Rede Natura 2000 Arrábida/ Espichel

Recuperação e Gestão da Biodiversidade do Parque Marinho do Sítio Rede Natura 2000 Arrábida/ Espichel Recuperação e Gestão da Biodiversidade do Parque Marinho do Sítio Rede Natura 2000 Arrábida/ Espichel PARQUE MARINHO PROFESSOR LUIZ SALDANHA O PNA em 1976 sem parte marinha Trabalhos científicos até à

Leia mais

Divulgação de Resultados

Divulgação de Resultados Divulgação de Resultados Seguimento de embarcações da pequena pesca em tempo real. Sistema integrado GPS/GSM/GPRS No contexto europeu, a pequena pesca assume crescente importância em virtude da sua forte

Leia mais

Armadilhas e Covos: exemplo de plano técnico e grmamento

Armadilhas e Covos: exemplo de plano técnico e grmamento Armadilhas e Covos: exemplo de plano técnico e grmamento Covo Paracaranguejos Hokkaido.Japáo Terra Nova. Canadd Embarcacao Comp.tt 12-15 m cv40-100 Armadilhas e Covos: dimensões Estas artes de pesca, que

Leia mais

Gestão de Recursos Naturais e Competitividade: do conhecimento à geração do compromisso

Gestão de Recursos Naturais e Competitividade: do conhecimento à geração do compromisso Laboratório Nacional de Engenharia Civil Recursos Naturais, Desenvolvimento e Sustentabilidade Lisboa 26 de Março Gestão de Recursos Naturais e Competitividade: do conhecimento à geração do compromisso

Leia mais

FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA PESQUEIRA

FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA PESQUEIRA FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA PESQUEIRA Aula 01 Conceito e evolução da pesca Conhecer o conceito de pesca Identificar, com base nesse conceito, as principais características dessa atividade Compreender as transformações

Leia mais

S.R. DO AMBIENTE E DO MAR Portaria n.º 77/2010 de 11 de Agosto de 2010

S.R. DO AMBIENTE E DO MAR Portaria n.º 77/2010 de 11 de Agosto de 2010 S.R. DO AMBIENTE E DO MAR Portaria n.º 77/2010 de 11 de Agosto de 2010 Considerando o Regulamento (CE) n.º 1646/ 2006 do Conselho, de 7 de Novembro, no âmbito da gestão das frotas de pesca das Regiões

Leia mais

Gestão do coelho-bravo nos Açores

Gestão do coelho-bravo nos Açores 20 a 22 de novembro - Funchal Gestão do coelho-bravo nos Açores Monitorização do impacto da Doença Hemorrágica Viral (DHV) Manuel Leitão Direção Regional dos Recursos Florestais Gestão do coelho-bravo

Leia mais