EDITAL AREX Instituto Superior de Economia e Gestão Economia Finanças Gestão Matemática Aplicada à Economia e à Gestão

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITAL AREX Instituto Superior de Economia e Gestão Economia Finanças Gestão Matemática Aplicada à Economia e à Gestão"

Transcrição

1 EDITAL AREX 2013 INTERCÂMBIO NA UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA Estão abertas as inscrições para seleção de estudantes da UNESP para período de estudos na Universidade Técnica de Lisboa, Portugal, para o 2 semestre do ano de 2013, conforme normas estabelecidas pela Resolução UNESP 18/10, alterada pela Resolução 36/11 descritas abaixo: 1. Faculdades e Cursos Instituto Superior de Agronomia Arquitectura Paisagista Biologia Engenharia Agronómica Engenharia Alimentar Engenharia do Ambiente Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais Engenharia Zootécnica Instituto Superior de Economia e Gestão Economia Finanças Gestão Matemática Aplicada à Economia e à Gestão Instituto Superior Técnico Ciências de Engenharia - Engenharia do Território Engenharia de Materiais Engenharia de Redes de Comunicações Engenharia e Arquitectura Naval Engenharia e Gestão Industrial Engenharia Electrónica Engenharia Geológica e de Minas Engenharia Informática e de Computadores - Alameda Engenharia Informática e de Computadores - Taguspark Matemática Aplicada e Computação Química Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas Administração Pública

2 Administração Pública e Políticas do Território Antropologia Ciência Política Ciências da Comunicação Gestão de Recursos Humanos Relações Internacionais Serviço Social Sociologia Faculdade de Motricidade Humana Ciências do Desporto Dança Ergonomia Gestão do Desporto Reabilitação Psicomotora Faculdade de Arquitectura Cenografia Design Design de Moda Serão oferecidas (02) duas vagas por semestre. Informações sobre os cursos devem obtidas no site: 2. Período do Intercâmbio Setembro de 2013 a janeiro de 2014 (observar os calendários específicos de cada curso). 3. Dos requisitos e condições para a inscrição do candidato a. O candidato deve estar regularmente matriculado na graduação e ter integralizado no mínimo 40% dos créditos; b. Apresentar bom rendimento escolar, com CR (coeficiente de rendimento) superior a 6,5 (nota constante no histórico curricular do aluno no Sisgrad); c. Possuir condições financeiras para arcar com as despesas durante o período de intercâmbio. d. Possuir plenas aptidões físicas e mentais para a realização do intercâmbio. A UNESP reserva-se o direito de verificar a veracidade de informações prestadas pelos candidatos em qualquer ocasião, estando o mesmo sujeito à exclusão do processo de intercâmbio a qualquer momento no caso de inexatidão ou omissão de informações. A UNESP isenta-se ainda de quaisquer responsabilidades sobre complicações advindas da omissão de informações. e. Apresentar relatório no final do intercâmbio.

3 4. Documentos necessários 4.1. Pré-seleção a. Curriculum vitae; b. Cópia de passaporte ou comprovante de solicitação; c. Declaração de capacidade de arcar com as despesas financeiras decorrentes do período de estudos em Portugal (hospedagem, alimentação, transporte aéreo e terrestre, seguro de saúde e despesas pessoais), firmada por um responsável (não poderá ser assinada pelo candidato); d. Carta de motivação; 4.2. Envio de candidatura à Universidade do Porto e. Plano de estudos com disciplinas a serem cursadas na Universidade do Porto (selecionar exclusivamente disciplinas oferecidas no 1º semestre do ano acadêmico de da Universidade Técnica de Lisboa); f. Ficha de candidatura disponível em: Observar que cada faculdade possui uma ficha de inscrição específica. Estão todas disponíveis acessando o link acima, na relação de documentos para download No caso de pretender estudar no Instituto Superior Técnico (IST) os procedimentos diferem, neste caso a candidatura é feita online para o 1º. Semestre 15 de Junho (Candidatura on-line disponibilizada em Maio) e 2º. Semestre 16 de Novembro (Candidatura on-line disponibilizada em Setembro) 5. Processo de candidatura Os alunos deverão anexar os documentos (de a à d ) em seu pedido de candidatura online, no sistema AREX. Os dois últimos documentos ( e e f ) só deverão ser feitos após a pré-seleção que será realizada pela AREX. Após o fechamento das inscrições no sistema AREX, todos aqueles que anexaram em seus processos os documentos solicitados, passarão pela pré-seleção, a ser realizada pelo responsável pelo edital, que irá selecionar os melhores estudantes e informá-los para proceder com a continuidade da candidatura. Nesta fase, o aluno deverá fazer um plano de estudos, devendo recolher a assinatura do coordenador de curso de origem do aluno (campo coordenador local Universidade de Origem). O aluno também deverá preencher a ficha de candidatura ( f ) e imprimi-la. Após ser assinada pelo coordenador de curso, deverá ser enviada para o responsável na AREX, via sistema.

4 Informações adicionais: * Observar que esta convocatória se refere ao 1º Semestre (ou quadrimestre) do ano letivo da Universidade destino, portanto, as matérias propostas no plano de estudos devem estar disponíveis. ** No plano de estudos é necessário estabelecer um mínimo de 20 e máximo de 30 créditos ECTS. 6. Seleção a. O Conselho de Curso de cada Unidade Universitária da UNESP envolvida no processo de seleção será o responsável pela seleção local e estabelecerá prazos de inscrição. Para verificar os prazos de sua Unidade, procure o Escritório de Relações Internacionais Local ou acesse o Sistema de Intercâmbio da AREX através do seu login no Portal de Sistemas (Sisgrad). b. Após a seleção realizada pelo Conselho de Curso a AREX fará a segunda etapa de seleção entre os candidatos de todas as Unidades da Unesp. c. A seleção final é realizada numa parceria entre a UNESP e a Universidade de Destino, sendo a primeira fase da seleção realizada pela UNESP (conforme critérios descritos neste edital) e a segunda pela Universidade de Destino. Portanto, o aluno selecionado pela UNESP não tem garantia da efetivação do seu intercâmbio até receber a confirmação de sua candidatura pela Universidade de Destino. PERÍODO DE INSCRIÇÃO DOS CANDIDATOS Para verificar os prazos de sua Unidade de origem na Unesp, procure o Escritório de Relações Internacionais Local ERI ou acesse o Sistema de Intercâmbio da AREX através do seu login no Portal de Sistemas (Sisgrad).

5 EDITAL AREX 2013 INTERCÂMBIO NA UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA Estão abertas as inscrições para seleção de estudantes da UNESP para período de estudos na Universidade Técnica de Lisboa, Portugal, para o 2 semestre do ano de 2013, conforme normas estabelecidas pela Resolução UNESP 18/10, alterada pela Resolução 36/11 descritas abaixo: 1. Faculdades e Cursos Instituto Superior de Agronomia Arquitectura Paisagista Biologia Engenharia Agronómica Engenharia Alimentar Engenharia do Ambiente Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais Engenharia Zootécnica Instituto Superior de Economia e Gestão Economia Finanças Gestão Matemática Aplicada à Economia e à Gestão Instituto Superior Técnico Ciências de Engenharia - Engenharia do Território Engenharia de Materiais Engenharia de Redes de Comunicações Engenharia e Arquitectura Naval Engenharia e Gestão Industrial Engenharia Electrónica Engenharia Geológica e de Minas Engenharia Informática e de Computadores - Alameda Engenharia Informática e de Computadores - Taguspark Matemática Aplicada e Computação Química Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas Administração Pública

6 Administração Pública e Políticas do Território Antropologia Ciência Política Ciências da Comunicação Gestão de Recursos Humanos Relações Internacionais Serviço Social Sociologia Faculdade de Motricidade Humana Ciências do Desporto Dança Ergonomia Gestão do Desporto Reabilitação Psicomotora Faculdade de Arquitectura Cenografia Design Design de Moda Serão oferecidas (02) duas vagas por semestre. Informações sobre os cursos devem obtidas no site: 2. Período do Intercâmbio Setembro de 2013 a janeiro de 2014 (observar os calendários específicos de cada curso). 3. Dos requisitos e condições para a inscrição do candidato a. O candidato deve estar regularmente matriculado na graduação e ter integralizado no mínimo 40% dos créditos; b. Apresentar bom rendimento escolar, com CR (coeficiente de rendimento) superior a 6,5 (nota constante no histórico curricular do aluno no Sisgrad); c. Possuir condições financeiras para arcar com as despesas durante o período de intercâmbio. d. Possuir plenas aptidões físicas e mentais para a realização do intercâmbio. A UNESP reserva-se o direito de verificar a veracidade de informações prestadas pelos candidatos em qualquer ocasião, estando o mesmo sujeito à exclusão do processo de intercâmbio a qualquer momento no caso de inexatidão ou omissão de informações. A UNESP isenta-se ainda de quaisquer responsabilidades sobre complicações advindas da omissão de informações. e. Apresentar relatório no final do intercâmbio.

7 4. Documentos necessários 4.1. Pré-seleção a. Curriculum vitae; b. Cópia de passaporte ou comprovante de solicitação; c. Declaração de capacidade de arcar com as despesas financeiras decorrentes do período de estudos em Portugal (hospedagem, alimentação, transporte aéreo e terrestre, seguro de saúde e despesas pessoais), firmada por um responsável (não poderá ser assinada pelo candidato); d. Carta de motivação; 4.2. Envio de candidatura à Universidade do Porto e. Plano de estudos com disciplinas a serem cursadas na Universidade do Porto (selecionar exclusivamente disciplinas oferecidas no 1º semestre do ano acadêmico de da Universidade Técnica de Lisboa); f. Ficha de candidatura disponível em: Observar que cada faculdade possui uma ficha de inscrição específica. Estão todas disponíveis acessando o link acima, na relação de documentos para download No caso de pretender estudar no Instituto Superior Técnico (IST) os procedimentos diferem, neste caso a candidatura é feita online para o 1º. Semestre 15 de Junho (Candidatura on-line disponibilizada em Maio) e 2º. Semestre 16 de Novembro (Candidatura on-line disponibilizada em Setembro) 5. Processo de candidatura Os alunos deverão anexar os documentos (de a à d ) em seu pedido de candidatura online, no sistema AREX. Os dois últimos documentos ( e e f ) só deverão ser feitos após a pré-seleção que será realizada pela AREX. Após o fechamento das inscrições no sistema AREX, todos aqueles que anexaram em seus processos os documentos solicitados, passarão pela pré-seleção, a ser realizada pelo responsável pelo edital, que irá selecionar os melhores estudantes e informá-los para proceder com a continuidade da candidatura. Nesta fase, o aluno deverá fazer um plano de estudos, devendo recolher a assinatura do coordenador de curso de origem do aluno (campo coordenador local Universidade de Origem). O aluno também deverá preencher a ficha de candidatura ( f ) e imprimi-la. Após ser assinada pelo coordenador de curso, deverá ser enviada para o responsável na AREX, via sistema, que também assinará o documento.

8 Informações adicionais: * Observar que esta convocatória se refere ao 1º Semestre (ou quadrimestre) do ano letivo da Universidade destino, portanto, as matérias propostas no plano de estudos devem estar disponíveis. ** No plano de estudos é necessário estabelecer um mínimo de 20 e máximo de 30 créditos ECTS. 6. Seleção a. O Conselho de Curso de cada Unidade Universitária da UNESP envolvida no processo de seleção será o responsável pela seleção local e estabelecerá prazos de inscrição. Para verificar os prazos de sua Unidade, procure o Escritório de Relações Internacionais Local ou acesse o Sistema de Intercâmbio da AREX através do seu login no Portal de Sistemas (Sisgrad). b. Após a seleção realizada pelo Conselho de Curso a AREX fará a segunda etapa de seleção entre os candidatos de todas as Unidades da Unesp. c. A seleção final é realizada numa parceria entre a UNESP e a Universidade de Destino, sendo a primeira fase da seleção realizada pela UNESP (conforme critérios descritos neste edital) e a segunda pela Universidade de Destino. Portanto, o aluno selecionado pela UNESP não tem garantia da efetivação do seu intercâmbio até receber a confirmação de sua candidatura pela Universidade de Destino. PERÍODO DE INSCRIÇÃO DOS CANDIDATOS Para verificar os prazos de sua Unidade de origem na Unesp, procure o Escritório de Relações Internacionais Local ERI ou acesse o Sistema de Intercâmbio da AREX através do seu login no Portal de Sistemas (Sisgrad).

EDITAL AREX 2015 JORNADAS DE JÓVENS INVESTIGADORES. 25 a 27 de Agosto de 2015

EDITAL AREX 2015 JORNADAS DE JÓVENS INVESTIGADORES. 25 a 27 de Agosto de 2015 EDITAL AREX 2015 JORNADAS DE JÓVENS INVESTIGADORES AUGM Associação de Universidades Grupo Montevidéu 25 a 27 de Agosto de 2015 Estão abertas as inscrições para seleção de estudantes de graduação e mestrado

Leia mais

EDITAL NRI 2/2017 E D I T A L

EDITAL NRI 2/2017 E D I T A L EDITAL NRI 2/2017 ABRE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES ÀS VAGAS DE INTERCÂMBIO OFERECIDAS PELA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO FEUP PARA O 2º SEMESTRE DE 2017. A Coordenadora do Núcleo

Leia mais

EDITAL NRI 1/2017 E D I T A L

EDITAL NRI 1/2017 E D I T A L EDITAL NRI 1/2017 ABRE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF ÀS VAGAS DE INTERCÂMBIO OFERECIDAS PELA UNIVERSIDADE DO MINHO, PARA O 2º SEMESTRE DE 2017. A Coordenadora do

Leia mais

Reitoria EDITAL UNIFEBE n o 52/16

Reitoria EDITAL UNIFEBE n o 52/16 EDITAL UNIFEBE n o 52/16 O Reitor do Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque FEBE, com sede na Rua Dorval Luz, nº 123, bairro Santa Terezinha, município

Leia mais

EDITAL AREX Exceto para universidades de Portugal.

EDITAL AREX Exceto para universidades de Portugal. EDITAL AREX 2015 PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS 2015 DO SANTANDER UNIVERSIDADES EM PARCERIA COM A ABRUEM Estão abertas as inscrições para seleção de estudantes para período de no primeiro semestre

Leia mais

EDITAL EDITAL N 01, DE 11 de Abril de 2011

EDITAL EDITAL N 01, DE 11 de Abril de 2011 EDITAL EDITAL N 01, DE 11 de Abril de 2011 PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO ESTRANGEIRAS CONVENIADAS COM A UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA A Reitora da Universidade

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDADE DE COIMBRA EDITAL DRE n 030/16

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDADE DE COIMBRA EDITAL DRE n 030/16 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDADE DE COIMBRA EDITAL DRE n 030/16 A PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, por intermédio do Departamento de Relações Externas, torna pública a abertura

Leia mais

EDITAL AREX 2014 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO UNIVERSIDADES DO CANADÁ UNIVERSIDADES DE TORONTO, MONTRÉAL E VICTORIA

EDITAL AREX 2014 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO UNIVERSIDADES DO CANADÁ UNIVERSIDADES DE TORONTO, MONTRÉAL E VICTORIA EDITAL AREX 2014 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO UNIVERSIDADES DO CANADÁ UNIVERSIDADES DE TORONTO, MONTRÉAL E VICTORIA Estão abertas as inscrições para seleção de estudantes da UNESP para o Programa de Intercâmbio

Leia mais

EDITAL AREX. 1. Período do Intercâmbio Segundo semestre de 2014. (Verificar calendário acadêmico da Universidade de Interesse)

EDITAL AREX. 1. Período do Intercâmbio Segundo semestre de 2014. (Verificar calendário acadêmico da Universidade de Interesse) EDITAL AREX INTERCÂMBIO NACIONAL ABRUEM Estão abertas as inscrições para seleção de estudantes para período de estudos a partir do segundo semestres de 2014, nas Instituições listadas, conforme normas

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDADE DO PORTO EDITAL DRE n 035/16

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDADE DO PORTO EDITAL DRE n 035/16 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDADE DO PORTO EDITAL DRE n 035/16 A PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, por intermédio do Departamento de Relações Externas, torna pública a abertura

Leia mais

Edital de Processo de Seleção para bolsa de estudos para o Programa Top Espanha Santander Universidades Edição 2017

Edital de Processo de Seleção para bolsa de estudos para o Programa Top Espanha Santander Universidades Edição 2017 Edital ARI Nº 003/2017 Edital de Processo de Seleção para bolsa de estudos para o Programa Top Espanha Santander Universidades Edição 2017 O Centro Paula Souza CEETEPS, por meio de sua Assessoria de Relações

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL PARA GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE DE AVEIRO-PORTUGAL - UA REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA EDITAL Nº 01/2014

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL PARA GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE DE AVEIRO-PORTUGAL - UA REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA EDITAL Nº 01/2014 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL PARA GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE DE AVEIRO-PORTUGAL - UA REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA EDITAL Nº 01/2014 O Reitor do Centro Universitário UNA, Prof. Átila Simões

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE DISCENTE PARA PROGRAMA - INTERCÂMBIO UNIGRANRIO 2017

EDITAL DE SELEÇÃO DE DISCENTE PARA PROGRAMA - INTERCÂMBIO UNIGRANRIO 2017 EDITAL DE SELEÇÃO DE DISCENTE PARA PROGRAMA - INTERCÂMBIO UNIGRANRIO 2017 Edital nº 1/2017 A PROC anuncia e torna público a abertura de Edital de Seleção de Alunos para Candidatura de Vagas nas Instituições

Leia mais

Instrução Normativa 03/09 - PROGRAD

Instrução Normativa 03/09 - PROGRAD Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Reitoria Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Instrução Normativa 03/09 - PROGRAD

Leia mais

FUNDAÇAO HERMÍNIO OMETTO CENTRO UNIVERSITÁRIO HERMÍNIO OMETTO PROGRAMA TOP ESPANHA SANTANDER UNIVERSIDADES - CORPO DISCENTE - EDITAL Nº 005/2017

FUNDAÇAO HERMÍNIO OMETTO CENTRO UNIVERSITÁRIO HERMÍNIO OMETTO PROGRAMA TOP ESPANHA SANTANDER UNIVERSIDADES - CORPO DISCENTE - EDITAL Nº 005/2017 FUNDAÇAO HERMÍNIO OMETTO CENTRO UNIVERSITÁRIO HERMÍNIO OMETTO PROGRAMA TOP ESPANHA SANTANDER UNIVERSIDADES - CORPO DISCENTE - EDITAL Nº 005/2017 O CENTRO UNIVERSITÁRIO HERMÍNIO OMETTO, por intermédio da

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO ACADEMY OF PHYSICAL EDUCATION VIBORG EDITAL DRE n 073/16

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO ACADEMY OF PHYSICAL EDUCATION VIBORG EDITAL DRE n 073/16 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO ACADEMY OF PHYSICAL EDUCATION VIBORG EDITAL n 073/16 A PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, por intermédio do Departamento de Relações Externas, torna pública

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDAD DE SEVILLA EDITAL DRE n 045/16

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDAD DE SEVILLA EDITAL DRE n 045/16 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDAD DE SEVILLA EDITAL DRE n 045/16 A PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, por intermédio do Departamento de Relações Externas, torna pública a abertura

Leia mais

EDITAL MOBILIDADE ACADÊMICA UDESC/ABRUEM

EDITAL MOBILIDADE ACADÊMICA UDESC/ABRUEM EDITAL MOBILIDADE ACADÊMICA UDESC/ABRUEM 2017-1 A FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA, UDESC, no uso de suas atribuições acadêmicas e administrativas, objetivando a chamada do Programa de

Leia mais

EDITAL MOBILIDADE INTERNACIONAL AMÉRICA LATINA Edital N 05/2014 DRI/PROAES

EDITAL MOBILIDADE INTERNACIONAL AMÉRICA LATINA Edital N 05/2014 DRI/PROAES EDITAL MOBILIDADE INTERNACIONAL AMÉRICA LATINA Edital N 05/2014 DRI/PROAES Dispõe sobre o programa de Mobilidade Acadêmica Internacional para alunos de graduação da Universidade Federal Fluminense que

Leia mais

EDITAL NRI 4/2015 E D I T A L

EDITAL NRI 4/2015 E D I T A L ABRE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES ÀS VAGAS DE INTERCÂMBIO OFERECIDAS PELA UNIVERSIDADE DO ALGARVE UALg, PORTUGAL, PARA O 2º SEMESTRE DE 2015. A Coordenadora do Núcleo de Relações Internacionais

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL CAI 06/2017 RETIFICADO 2

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL CAI 06/2017 RETIFICADO 2 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL CAI 06/2017 RETIFICADO 2 VAGAS PARA MOBILIDADE NO INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA PORTUGAL A Coordenadoria

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS VIÇOSA - MG BRASIL Tel.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS VIÇOSA - MG BRASIL   Tel. UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS 36570-000 - VIÇOSA - MG BRASIL E-mail: dri@ufv.br Tel.: (+5531)3899-2881 EDITAL DE SELEÇÃO BRAMEX Nº 03/2017 A Universidade Federal de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL Nº02/2016 ARI/GR

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL Nº02/2016 ARI/GR EDITAL Nº02/2016 ARI/GR SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL EM CURSOS DE ENGENHARIA NA FRANÇA/BRAFITEC A Assessoria de Relações Internacionais da Universidade Federal do Maranhão, no uso

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ REITORIA DE ENSINO EDITAL Nº 63/2015 PROEN

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ REITORIA DE ENSINO EDITAL Nº 63/2015 PROEN EDITAL Nº 63/2015 PROEN SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL EM CURSOS DE ENGENHARIA NA FRANÇA/BRAFITEC A Pró-Reitora de Ensino da Universidade Federal do Maranhão, no uso de suas atribuições

Leia mais

Edital N 06/2016 SRI Programa BRACOL

Edital N 06/2016 SRI Programa BRACOL Edital N 06/2016 SRI Programa BRACOL Dispõe sobre o programa de Mobilidade Internacional de alunos de graduação da Universidade Federal Fluminense Programa BRACOL de Intercâmbio de Estudantes Brasil- Colômbia

Leia mais

ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS. Edital Nº001/2016/ARI-UNIR

ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS. Edital Nº001/2016/ARI-UNIR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA UNIR REITORIA ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS Edital Nº001/2016/ARI-UNIR DISPÕE SOBRE PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS DA UNIVERSIDADE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE EDITAL 010/2015 SRI/UFRN

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE EDITAL 010/2015 SRI/UFRN UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE EDITAL 010/2015 SRI/UFRN EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA O PROGRAMA FÓRMULA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL SANTANDER UNIVERSIDADES EDIÇÃO 2015 1. O

Leia mais

EDITAL Nº 088/2016 CONCURSO PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE GRADUAÇÃO IDIOMA: LÍNGUA PORTUGUESA

EDITAL Nº 088/2016 CONCURSO PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE GRADUAÇÃO IDIOMA: LÍNGUA PORTUGUESA 1 EDITAL Nº 088/2016 CONCURSO PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE GRADUAÇÃO IDIOMA: LÍNGUA PORTUGUESA Nos termos do art. 38, inciso IV, do Estatuto da PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA COORDENADORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA COORDENADORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS Edital nº 020/2012 - CRINT/UFRR Boa Vista, 10 de setembro de 2012. Dispõe sobre os critérios para a seleção de candidatos, alunos da UFRR, ao Programa Ciência sem Fronteiras. A Coordenadoria de Relações

Leia mais

Edital PROGRAD nº 25, de 12 de abril de 2016

Edital PROGRAD nº 25, de 12 de abril de 2016 Edital PROGRAD nº 25, de 12 de abril de 2016 Seleção de candidaturas de alunos da UFCSPA para intercâmbio através do Programa Intercâmbio de Estudantes Brasil Colômbia (BRACOL) na Universidad Católica

Leia mais

Apresentação. Objetivo do programa

Apresentação. Objetivo do programa Programa de intercâmbio entre a UFRGS e a Universidade do Porto promovido pela Secretaria de Relações Internacionais da UFRGS Apresentação A Universidade do Porto (UP), Portugal, oferece vagas de mobilidade

Leia mais

EDITAL DIRGRAD Nº 16/2016 (RETIFICAÇÃO DE DATAS PUBLICADA NO DIA 27/06/2016)

EDITAL DIRGRAD Nº 16/2016 (RETIFICAÇÃO DE DATAS PUBLICADA NO DIA 27/06/2016) EDITAL DIRGRAD Nº 16/2016 (RETIFICAÇÃO DE DATAS PUBLICADA NO DIA 27/06/2016) PROGRAMA DE DUPLA DIPLOMAÇÃO EM ENGENHARIA ELETRÔNICA - UTFPR CÂMPUS CAMPO MOURÃO E INSTITUTO POLITÉCNICO DO BRAGANÇA - PORTUGAL

Leia mais

Edital N 05/2017 SRI Programa BRACOL

Edital N 05/2017 SRI Programa BRACOL Edital N 05/2017 SRI Programa BRACOL Dispõe sobre o programa de Mobilidade Internacional de alunos de graduação da Universidade Federal Fluminense Programa BRACOL de Intercâmbio de Estudantes Brasil- Colômbia

Leia mais

REGULAMENTO. Bolsa Instituto TIM OBMEP

REGULAMENTO. Bolsa Instituto TIM OBMEP REGULAMENTO Bolsa Instituto TIM OBMEP A bolsa Instituto TIM OBMEP é uma iniciativa do Instituto TIM, em parceria com a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas OBMEP com o objetivo de dar

Leia mais

EDITAL DA PRÓ-REITORIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS 01/2016

EDITAL DA PRÓ-REITORIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS 01/2016 EDITAL DA PRÓ-REITORIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS 01/2016 A Pró-Reitora de Relações Institucionais, no uso de suas atribuições torna público a abertura de 10 (dez) vagas, para o ano de 2017, para a candidatura

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX Assessoria de Relações Internacionais Regulamento Bolsas Ibero Americanas Santander

CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX Assessoria de Relações Internacionais Regulamento Bolsas Ibero Americanas Santander CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX Assessoria de Relações Internacionais Regulamento Bolsas Ibero Americanas Santander 1 - Dos objetivos do Programa: O programa Becas Ibero Americanas é uma

Leia mais

Edital PROGRAD/ARI nº 57, de 05 de outubro de 2016

Edital PROGRAD/ARI nº 57, de 05 de outubro de 2016 Edital PROGRAD/ARI nº 57, de 05 de outubro de 2016 Seleção de candidaturas de alunos da UFCSPA para intercâmbio através do Programa Intercâmbio de Estudantes Brasil-Colômbia (BRACOL) na Universidade del

Leia mais

REGULAMENTO. Bolsa Instituto TIM OBMEP

REGULAMENTO. Bolsa Instituto TIM OBMEP REGULAMENTO Bolsa Instituto TIM OBMEP A bolsa Instituto TIM OBMEP é uma iniciativa do Instituto TIM, em parceria com a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas OBMEP com o objetivo de dar

Leia mais

4. DAS INSTITUIÇÕES DE DESTINO E DAS VAGAS 4.1 As instituições de destino, os respectivos cursos e vagas estão discriminadas no Anexo I deste edital.

4. DAS INSTITUIÇÕES DE DESTINO E DAS VAGAS 4.1 As instituições de destino, os respectivos cursos e vagas estão discriminadas no Anexo I deste edital. EDITAL 13/2016-PROINT/UNILA DISPÕE SOBRE O PROGRAMA BRACOL DE INTERCÂMBIO DE ESTUDANTES BRASIL - COLÔMBIA E PROGRAMA BRAMEX BRASIL MÉXICO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-

Leia mais

REGULAMENTO DE INSCRIÇÕES PARA ALUNOS PROGRAMA BOLSAS TOP CHINA 2016 SANTANDER UNIVERSIDADES

REGULAMENTO DE INSCRIÇÕES PARA ALUNOS PROGRAMA BOLSAS TOP CHINA 2016 SANTANDER UNIVERSIDADES REGULAMENTO DE INSCRIÇÕES PARA ALUNOS PROGRAMA BOLSAS TOP CHINA 2016 SANTANDER UNIVERSIDADES 1 ABERTURA A Universidade de Caxias do Sul torna públicas as condições que regem as inscrições para o processo

Leia mais

EDITAL AREX DAS INSTITUIÇÕES ESTRANGEIRAS, DOS CURSOS, DAS VAGAS, DO PERÍODO DE INTERCÂMBIO E DA PROFICIÊNCIA LINGUÍSTICA

EDITAL AREX DAS INSTITUIÇÕES ESTRANGEIRAS, DOS CURSOS, DAS VAGAS, DO PERÍODO DE INTERCÂMBIO E DA PROFICIÊNCIA LINGUÍSTICA EDITAL AREX 2016 PROGRAMA INTERCÂMBIO CONSÓRCIO PARA COLABORAÇÃO PARA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA AMÉRICA DO NORTE CONAHEC. Estão abertas as inscrições para seleção de estudantes para período de estudos nas Universidades

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA MOBILIDADE INTERNACIONAL CURSO DE ENGENHARIA CIVIL - FEIS

PROCEDIMENTOS PARA MOBILIDADE INTERNACIONAL CURSO DE ENGENHARIA CIVIL - FEIS PROCEDIMENTOS PARA MOBILIDADE INTERNACIONAL CURSO DE ENGENHARIA CIVIL - FEIS Conforme normas estabelecidas pela Resolução UNESP nº 18/10, alteradas Resolução UNESP nº 36/11, descritas abaixo. Para rápido

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação instituída pela Lei nº 5152, de 21/10/1966 São Luís Maranhão PRÓ REITORIA DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação instituída pela Lei nº 5152, de 21/10/1966 São Luís Maranhão PRÓ REITORIA DE ENSINO EDITAL Nº 53/2017-PROEN DO PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO POR MEIO DO REINGRESSO DE SEGUNDO CICLO PARA O ANO DE 2017 1º SEMESTRE A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), através

Leia mais

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR ª FASE DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO Classificações dos últimos colocados pelo contingente geral Código Instit.

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR ª FASE DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO Classificações dos últimos colocados pelo contingente geral Código Instit. Classificações dos últimos s pelo contingente geral 0110 8031 Universidade dos Açores - Angra do Heroísmo Ciências Farmacêuticas (Pretórios) PM 15 15 1 0 154,0 0 0110 8085 Universidade dos Açores - Angra

Leia mais

Edital PROGRAD nº 26, de 12 de abril de 2016

Edital PROGRAD nº 26, de 12 de abril de 2016 Edital PROGRAD nº 26, de 12 de abril de 2016 Seleção de candidaturas de alunos da UFCSPA para intercâmbio através do Programa Intercâmbio de Estudantes Brasil Colômbia (BRACOL) na Universidad de Boyacá

Leia mais

PROGRAMA ANDIFES DE MOBILIDADE ACADÊMICA EDITAL PROGRAD Nº 01/2015 DE 05 DE JANEIRO DE 2015

PROGRAMA ANDIFES DE MOBILIDADE ACADÊMICA EDITAL PROGRAD Nº 01/2015 DE 05 DE JANEIRO DE 2015 PROGRAMA ANDIFES DE MOBILIDADE ACADÊMICA EDITAL PROGRAD Nº 01/2015 DE 05 DE JANEIRO DE 2015 A PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO - UNIFESP, no uso de suas atribuições, nos termos

Leia mais

PROGRAMA DE LICENCIATURAS INTERNACIONAIS PLI PORTUGAL EDITAL MEC/CAPES Nº 017/2013 EDITAL INTERNO DE SELEÇÃO DE ACADÊMICOS FURG/PROGRAD 02/2013

PROGRAMA DE LICENCIATURAS INTERNACIONAIS PLI PORTUGAL EDITAL MEC/CAPES Nº 017/2013 EDITAL INTERNO DE SELEÇÃO DE ACADÊMICOS FURG/PROGRAD 02/2013 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE-FURG PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Av. Itália, Km8 Campus Carreiros Rio Grande, RS Brasil 96201-900 fone: 53.32336772 e-mail:prograd@furg.br

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS / PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS / PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS / PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL CAI/PRPPG 16/2011 VAGAS PARA INTERCÂMBIO DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

EDITAL 001/2017 BRAFITEC/CAPES INTERCÂMBIO BRASIL/FRANÇA

EDITAL 001/2017 BRAFITEC/CAPES INTERCÂMBIO BRASIL/FRANÇA EDITAL 001/2017 BRAFITEC/CAPES INTERCÂMBIO BRASIL/FRANÇA Abre inscrições para pré-seleção de candidatos ao programa CAPES/BRAFITEC de intercâmbio acadêmico entre Brasil e França. 1. APRESENTAÇÃO O programa

Leia mais

EXTRATO DO EDITAL N 086/2016 UEPA PROGRAMA DE MOBILIDADE NACIONAL UEPA/ABRUEM

EXTRATO DO EDITAL N 086/2016 UEPA PROGRAMA DE MOBILIDADE NACIONAL UEPA/ABRUEM EXTRATO DO EDITAL N 086/2016 UEPA PROGRAMA DE MOBILIDADE NACIONAL UEPA/ABRUEM 2017-1 A UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ UEPA, por meio de sua CREIN, no uso de suas atribuições acadêmicas e administrativas,

Leia mais

FACULDADE DE MEDICINA DO ABC

FACULDADE DE MEDICINA DO ABC MANUAL DE INTERNACIONALIZAÇÃO Dos objetivos Disposições Gerais Artigo 1º. A Coordenação do Programa de Mobilidade Estudantil da Faculdade de Medicina do ABC é responsável pelas atividades de intercâmbio

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE ENSINO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE ENSINO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE ENSINO Campus Universitário Viçosa MG 36570-900 Telefone: (31)3899-3475 Fax: (31)3899-1236 email: mobilidade.pre@ufv.br EDITAL

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO GABINETE DA REITORIA SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO GABINETE DA REITORIA SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO GABINETE DA REITORIA SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS Vitória, 22 de abril de 2014. EDITAL 4/2014/SRI PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES

Leia mais

INSTITUIÇÃO GRADUAÇÃO MESTRADO DOUTORADO. Universidade do Minho 02 vagas 02 vagas 02 vagas

INSTITUIÇÃO GRADUAÇÃO MESTRADO DOUTORADO. Universidade do Minho 02 vagas 02 vagas 02 vagas EDITAL IRI/USP/04/2016, de 23.02.2016. Abertura de inscrições ao processo seletivo para realização de intercâmbio na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, Portugal, para estudantes de graduação

Leia mais

EDITAL Nº 002/2016, 01 de Fevereiro de 2016

EDITAL Nº 002/2016, 01 de Fevereiro de 2016 EDITAL Nº 002/2016, 01 de Fevereiro de 2016 Processos Seletivos para Ingresso no Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação do LNCC A Comissão de Avaliação e Seleção (CAS) do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior ª Fase

Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior ª Fase Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Agrárias e do Ciências Farmacêuticas (Preparatórios) PM 15 12 114,5 3 Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Agrárias e do Medicina Veterinária

Leia mais

Gabinete do Reitor Coordenação de Relações Internacionais EDITAL 003/2016

Gabinete do Reitor Coordenação de Relações Internacionais EDITAL 003/2016 Gabinete do Reitor Coordenação de Relações Internacionais EDITAL 003/206 O Grupo Tiradentes, através da sua Coordenação de Relações Internacionais, torna público aos interessados que estarão abertas as

Leia mais

EDITAL NRI 33/2017 E D I T A L

EDITAL NRI 33/2017 E D I T A L ABRE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES ÀS VAGAS DE INTERCÂMBIO OFERECIDAS PELA GHENT UNIVERSITY, BÉLGICA, PARA O 1º SEMESTRE DE 2018. A Coordenadora do Núcleo de Relações Internacionais NRI, no uso

Leia mais

EDITAL INTERNO Nº 07/2013

EDITAL INTERNO Nº 07/2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO EDITAL INTERNO Nº 07/2013 SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA OS PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO TUTORIAL/CONEXÕES DE SABERES

Leia mais

Secretaria Geral de Relações Internacionais. EDITAL SRInter nº 04/16 Mobilidade acadêmica 2016/2017 Graduação para a Universidade do Porto UP Portugal

Secretaria Geral de Relações Internacionais. EDITAL SRInter nº 04/16 Mobilidade acadêmica 2016/2017 Graduação para a Universidade do Porto UP Portugal Secretaria Geral de Relações Internacionais EDITAL SRInter nº 04/16 Mobilidade acadêmica 2016/2017 Graduação para a Universidade do Porto UP Portugal A Secretaria Geral de Relações Internacionais SRInter

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA APLICADA EDITAL PERMANENTE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA APLICADA EDITAL PERMANENTE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA APLICADA EDITAL PERMANENTE Processo Seletivo - Doutorado O Programa de Pós-Graduação em Matemática

Leia mais

E D I T A L A R I I - 009/2011 PROGRAMA FÓRMULA SANTANDER DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL 2011

E D I T A L A R I I - 009/2011 PROGRAMA FÓRMULA SANTANDER DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL 2011 E D I T A L A R I I - 009/2011 PROGRAMA FÓRMULA SANTANDER DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL 2011 Estão abertas as inscrições para seleção de até 3 (três) estudantes de graduação (licenciatura/bacharelado)

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA E BACHARELADO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE, BIOLÓGICAS E AGRÁRIAS SEM BOLSA

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA E BACHARELADO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE, BIOLÓGICAS E AGRÁRIAS SEM BOLSA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS E INTERINSTITUCIONAIS Campus Santa Mônica Bloco 1A Sala 239 Caixa Postal 593 38400-902 Uberlândia MG Brasil E-mail: secretaria@dri.ufu.br,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Campus de Marília

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Campus de Marília EDITAL Nº 003/2015 STG PROCESSO SELETIVO DE VAGAS REMANESCENTES PARA PORTADORES DE CURSO SUPERIOR 2015 A Faculdade de Filosofia e Ciências, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE EDITAL 06 SRI-UFRN EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA O PROGRAMA BRACOL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE EDITAL 06 SRI-UFRN EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA O PROGRAMA BRACOL 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE EDITAL 06 SRI-UFRN EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA O PROGRAMA BRACOL 2016.2 1. O Programa para Intercâmbio de Estudantes Brasil-Colômbia (BRACOL), foi criado

Leia mais

EDITAL nº 013/2017 PREENCHIMENTO DE VAGAS OCIOSAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS OURO PRETO DO IFMG

EDITAL nº 013/2017 PREENCHIMENTO DE VAGAS OCIOSAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS OURO PRETO DO IFMG EDITAL nº 013/2017 PREENCHIMENTO DE VAGAS OCIOSAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS OURO PRETO DO IFMG A DIRETORA-GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS - CAMPUS OURO

Leia mais

EDITAL 02/2017 DE 13 DE JANEIRO DE 2017

EDITAL 02/2017 DE 13 DE JANEIRO DE 2017 EDITAL 02/2017 DE 13 DE JANEIRO DE 2017 PROGRAMA DE MOBILIDADE ESTUDANTIL CONVÊNIO FACAPE/ UNEB/UPE/UNIVASF/IF-SERTÃO PE O Presidente da Autarquia Educacional do Vale do São Francisco AEVSF/FACAPE, no

Leia mais

3. DO PROCESSO SELETIVO E DOS CRITÉRIOS:

3. DO PROCESSO SELETIVO E DOS CRITÉRIOS: INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS PROCESSOS SELETIVOS nº. 15/2016 PROGRAMA DE CIÊNCIAS DE COMPUTAÇÃO E MATEMÁTICA COMPUTACIONAL

Leia mais

EDITAL 21/2016 TRANSFERÊNCIA EXTERNA

EDITAL 21/2016 TRANSFERÊNCIA EXTERNA EDITAL 21/2016 TRANSFERÊNCIA EXTERNA Dispõe sobre a Transferência Externa para cursos de graduação da Faculdade Guanambi. A Direção Acadêmica e Administrativa da Faculdade Guanambi, no uso de suas atribuições

Leia mais

E D I T A L. O processo de seleção se dará em 2 (duas) etapas, conforme o seguinte cronograma:

E D I T A L. O processo de seleção se dará em 2 (duas) etapas, conforme o seguinte cronograma: EDITAL NRI 3/2017 ABRE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES ÀS VAGAS DE INTERCÂMBIO OFERECIDAS PELA UNIVERSIDAD MARISTA DE MÉRIDA, MÉXICO, PARA O 2º SEMESTRE DE 2017. A Coordenadora do Núcleo de Relações

Leia mais

1- Estabelecer as normas e procedimentos para a Manutenção de Vínculo no IFRJ.

1- Estabelecer as normas e procedimentos para a Manutenção de Vínculo no IFRJ. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2016/PROGRAD, DE 13 DE MAIO DE 2016. A Pró-Reitora de Ensino de Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ, no uso de suas atribuições

Leia mais

Secretaria Geral de Relações Internacionais. EDITAL SRInter nº 09/15 Mobilidade acadêmica 2015/2016 Graduação para a Universidade do Porto UP Portugal

Secretaria Geral de Relações Internacionais. EDITAL SRInter nº 09/15 Mobilidade acadêmica 2015/2016 Graduação para a Universidade do Porto UP Portugal Secretaria Geral de Relações Internacionais EDITAL SRInter nº 09/15 Mobilidade acadêmica 2015/2016 Graduação para a Universidade do Porto UP Portugal A Secretaria Geral de Relações Internacionais SRInter

Leia mais

Edital de Seleção Interna para Progressão aos Cursos de Formação

Edital de Seleção Interna para Progressão aos Cursos de Formação Edital de Seleção Interna para Progressão aos Cursos de Formação Específica da UNIFESP de São José dos Campos - 2017 O (ICT) da UNIFESP de São José dos Campos, no uso de suas atribuições legais e tendo

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS DIRETORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS LABORATORIO DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS DIRETORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS LABORATORIO DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS DIRETORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS LABORATORIO DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL SELEÇÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO INTERESSADOS EM PARTICIPAR

Leia mais

EDITAL DE TRANSFERÊNCIAS EXTERNAS, INTERNAS, ISENÇÃO DE VESTIB ULAR E REINGRESSO NA UENF

EDITAL DE TRANSFERÊNCIAS EXTERNAS, INTERNAS, ISENÇÃO DE VESTIB ULAR E REINGRESSO NA UENF EDITAL DE TRANSFERÊNCIAS EXTERNAS, INTERNAS, ISENÇÃO DE VESTIB ULAR E REINGRESSO NA UENF A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro torna público aos interessados

Leia mais

EDITAL 03/ SRI/UFRN DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE BOLSAS TOP CHINA SANTANDER UNIVERSIDADES - EDIÇÃO 2016

EDITAL 03/ SRI/UFRN DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE BOLSAS TOP CHINA SANTANDER UNIVERSIDADES - EDIÇÃO 2016 EDITAL 03/2016 - SRI/UFRN DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE BOLSAS TOP CHINA SANTANDER UNIVERSIDADES - EDIÇÃO 2016 1. O Programa Top China do Santander Universidades foi lançado em 2009 e tem como

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE CAMPUS PETROLINA Campus Universitário, s/n Vila Eduardo Petrolina/PE. CEP: CNPJ:

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE CAMPUS PETROLINA Campus Universitário, s/n Vila Eduardo Petrolina/PE. CEP: CNPJ: UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE CAMPUS PETROLINA Campus Universitário, s/n Vila Eduardo Petrolina/PE. CEP: 56328-903. CNPJ: 11.022.597/001-91 EDITAL 01/2016, DE 25 DE AGOSTO DE 2016 PROGRAMA DE MOBILIDADE

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES - RETIFICADO PROGRAMA FÓRMULA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL SANTANDER UNIVERSIDADES 2017

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES - RETIFICADO PROGRAMA FÓRMULA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL SANTANDER UNIVERSIDADES 2017 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES - RETIFICADO PROGRAMA FÓRMULA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL SANTANDER UNIVERSIDADES 2017 Considerando os protocolos de intenção assinados entre a UNIP e o Santander,

Leia mais

EDITAL 01/2013 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA BOLSA ESTÁGIO EM PARCERIA COM O CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA-ESCOLA

EDITAL 01/2013 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA BOLSA ESTÁGIO EM PARCERIA COM O CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA-ESCOLA EDITAL 01/2013 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA BOLSA ESTÁGIO EM PARCERIA COM O CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA-ESCOLA A em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola torna público que se encontram

Leia mais

Programa BRACOL/GCUB CHAMADA DE SELEÇÃO

Programa BRACOL/GCUB CHAMADA DE SELEÇÃO Programa BRACOL/GCUB CHAMADA DE SELEÇÃO 007-2015 O Diretor de Relações Internacionais da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Professor Fábio Alves da Silva Júnior, no uso de suas atribuições e

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos Programa CAPES/BRAFAGRI Brasil/França Agricultura

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos Programa CAPES/BRAFAGRI Brasil/França Agricultura UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos Programa CAPES/BRAFAGRI Brasil/França Agricultura EDITAL 01/2011 INTERCÂMBIO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS BRAFAGRI

Leia mais

EDITAL 01/2016: SERINT/UNEB

EDITAL 01/2016: SERINT/UNEB UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA Autorização Decreto nº 9237/86. DOU 18/07/96. Reconhecimento: Portaria 909/95, DOU 01/08-95 SECRETARIA ESPECIAL DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS Resolução nº 1027/2014. D.O. 02/04/2014.

Leia mais

VAGAS. Quatro (04) vagas para cursar o 2º semestre do ano acadêmico espanhol (período de aulas: de fevereiro a junho de 2016).

VAGAS. Quatro (04) vagas para cursar o 2º semestre do ano acadêmico espanhol (período de aulas: de fevereiro a junho de 2016). P R O G R A M A D E M O B I L I D A D E A C A D Ê M I C A D E G R A D U A Ç Ã O E N T R E A U N I V E R S I D A D E A U TÔ N O M A D E M A D R I ( UA M ) E A U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D O R

Leia mais

EDITAL INTERNO Nº 04/2017

EDITAL INTERNO Nº 04/2017 EDITAL INTERNO Nº 04/2017 SELEÇÃO INTERNA PARA MOBILIDADE ACADÊMICA NO EXTERIOR - GRADUAÇÃO IFRJ IPB (INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA), IPC (INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA) e IPCA (INSTITUTO POLITÉCNICO

Leia mais

EDITAL DIRGRAD Nº 13/2016 PROGRAMA DE DUPLA DIPLOMAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL - UTFPR CÂMPUS CAMPO MOURÃO E INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA

EDITAL DIRGRAD Nº 13/2016 PROGRAMA DE DUPLA DIPLOMAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL - UTFPR CÂMPUS CAMPO MOURÃO E INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA EDITAL DIRGRAD Nº 13/2016 OGRAMA DE DUPLA DIPLOMAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL - UTF CÂMPUS CAMPO MOURÃO E INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA O Diretor de Graduação e Educação Profissional da Universidade Tecnológica

Leia mais

PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA NACIONAL EDITAL N. 010/2016-ECI

PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA NACIONAL EDITAL N. 010/2016-ECI EDITAL N. 010/2016-ECI A UEM, por intermédio do Escritório de Cooperação Internacional ECI, no uso de suas atribuições legais e, nas condições e exigências estabelecidas neste Edital, torna pública, aos

Leia mais

UNIP PROGRAMA FÓRMULA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL SANTANDER UNIVERSIDADES 2016 EDITAL RETIFICADO

UNIP PROGRAMA FÓRMULA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL SANTANDER UNIVERSIDADES 2016 EDITAL RETIFICADO UNIP PROGRAMA FÓRMULA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL SANTANDER UNIVERSIDADES 2016 EDITAL RETIFICADO Considerando os protocolos de intenção assinados entre a UNIP e o Santander, a Universidade Paulista

Leia mais

EDITAL Nº 02 FACULDADE DE TECNOLOGIA E DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

EDITAL Nº 02 FACULDADE DE TECNOLOGIA E DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS EDITAL Nº 02 FACULDADE DE TECNOLOGIA E DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PROCESSO SELETIVO PARA PORTADORES DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR E TRANSFERÊNCIA DE OUTRA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR O Diretor da

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE TRANSFERÊNCIAS

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE TRANSFERÊNCIAS 1 - Para a inscrição no processo seletivo transferência é cobrada alguma taxa? Resposta: Sim. Atualmente o valor da taxa de inscrição para o processo seletivo de transferência é de R$ 20,00 (vinte Reais).

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS/FISICA EDITAL 19/2013.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS/FISICA EDITAL 19/2013. EDITAL 19/2013. Edital de Inscrição, Seleção e Matrícula para o curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências - Área de Concentração em Física. DOUTORADO EM CIÊNCIAS/FÍSICA 1º Semestre -

Leia mais

E D I T A L A R I I - 016/2012 PROGRAMA FÓRMULA SANTANDER DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL 2012

E D I T A L A R I I - 016/2012 PROGRAMA FÓRMULA SANTANDER DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL 2012 E D I T A L A R I I - 016/2012 PROGRAMA FÓRMULA SANTANDER DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL 2012 Estão abertas as inscrições para seleção de 3 (três) estudantes de graduação (licenciatura/bacharelado)

Leia mais

b. Comprovante de regularidade de matrícula em nível superior na instituição de origem (original); c. Histórico Escolar do curso de origem contendo ca

b. Comprovante de regularidade de matrícula em nível superior na instituição de origem (original); c. Histórico Escolar do curso de origem contendo ca EDITAL FATEC MAUÁ Nº. 01/2017 de 25 de novembro de 2016. O Diretor da Fatec-Mauá - Faculdade de Tecnologia de Mauá, no uso de suas atribuições legais, faz saber que estão abertas inscrições para participação

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO PORTARIA IGCE/DTA nº 127/2016, de 07 de novembro de 2016. Dispõe sobre o Calendário Escolar dos Cursos de Graduação ministrados pelo Instituto para o ano letivo de 2017. de Rio Claro, no uso de suas atribuições,

Leia mais

2 DOS CURSOS, DOS TURNOS, ÁREA AFIM AO CURSO PRETENDIDO E DO NÚMERO DE VAGAS OFERECIDAS

2 DOS CURSOS, DOS TURNOS, ÁREA AFIM AO CURSO PRETENDIDO E DO NÚMERO DE VAGAS OFERECIDAS Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Porto Alegre EDITAL Nº 63, DE 14 DE OUTUBRO DE 26

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO ASSESSORIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO ASSESSORIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO ASSESSORIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O PROGRAMA DE INTERCÂMBIO BOLSAS IBEROAMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PROGRAMA DE ESTÁGIO EMBASA

PROCESSO SELETIVO PROGRAMA DE ESTÁGIO EMBASA PROCESSO SELETIVO PROGRAMA DE ESTÁGIO EMBASA O Instituto Euvaldo Lodi IEL/BA está realizando o processo seletivo para o Programa de Estágio da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. - EMBASA. O objetivo

Leia mais

DESCRIÇÃO DAS REVISÕES REVISÃO DATA ALTERAÇÃO RESPONSÁVEL

DESCRIÇÃO DAS REVISÕES REVISÃO DATA ALTERAÇÃO RESPONSÁVEL 1 DE 5 DESCRIÇÃO DAS REVISÕES REVISÃO DATA ALTERAÇÃO RESPONSÁVEL 001 15/08/2014 Mudança da logomarca. Adequação ao novo modelo de documento normativo, a cultura da empresa e revisão dos cursos. Maria Heloisa

Leia mais

EDITAL PRE Nº 008/2017 PROCESSO SELETIVO DO PROMISAES

EDITAL PRE Nº 008/2017 PROCESSO SELETIVO DO PROMISAES EDITAL PRE Nº 008/2017 PROCESSO SELETIVO DO PROMISAES A UFCG - Universidade Federal de Campina Grande, por meio da Pró-Reitoria de Ensino (PRE), no uso das suas atribuições convoca os estudantes estrangeiros

Leia mais

Edital Nº 024/2013 CRINT/UFRR Boa Vista-RR, 30 de setembro de 2013.

Edital Nº 024/2013 CRINT/UFRR Boa Vista-RR, 30 de setembro de 2013. Edital Nº 024/2013 CRINT/UFRR Boa Vista-RR, 30 de setembro de 2013. Dispõe sobre seleção de alunos da UFRR para participação em intercâmbio acadêmico na instituição PITZER COLLEGE (EUA) em 2014. O Coordenador

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE VAGAS PARA O TRANSPORTE TERRESTRE PARA 68º REUNIÃO ANUAL DA SBPC PROAES / UFAC Nº 15/2016

EDITAL PARA SELEÇÃO DE VAGAS PARA O TRANSPORTE TERRESTRE PARA 68º REUNIÃO ANUAL DA SBPC PROAES / UFAC Nº 15/2016 EDITAL PARA SELEÇÃO DE VAGAS PARA O TRANSPORTE TERRESTRE PARA 68º REUNIÃO ANUAL DA SBPC PROAES / UFAC Nº 15/2016 Seleção de vagas para o transporte terrestre para a 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira

Leia mais