DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO MÉDICA DO NEM/AAC PARA TI!

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO MÉDICA DO NEM/AAC PARA TI!"

Transcrição

1

2

3 DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO MÉDICA DO NEM/AAC PARA TI! COORDENADORES: CATARINA PAIS RODRIGUES FILIPE ALFAIATE COLABORADORES: ANDRÉ COSTA CAROLINA CHUMBO CLÁUDIA RAFAELA FERNANDES DIANA CARVALHO PEREIRA FLÁVIA GONÇALVES FRANCISCO ROCHA HUGO GOMES LILIANA JESUS LILIANA SANTA CRUZ LUIS ORELHAS MARIANA ALMEIDA MIGUEL PIMENTEL MIGUEL SEQUEIRA RAQUEL RODRIGUES RENATO CORREIA BARBOSA RICARDO AFONSO SARA DE CARVALHO SARA DIAS

4 O QUE PODES ENCONTRAR? Opcionais de 1º Ciclo Cirurgia Experimental Inglês Bases Biofísicas e de Imagem Médica Biologia Molecular Aplicada Citogenética e Genómica Laboratorial Patologia Experimental Fundamentos de Neurociências Introdução à Investigação Introdução à Medicina Social e à Saúde Global Investigação Aplicada I Investigação Aplicada II Investigação Aplicada III Investigação Aplicada IV Nutrição Clínica Prescrição do Exercício Revisões Sistemáticas e Meta-Análises Seminários de Investigação Tabela Comparativa

5 CIRURGIA EXPERIMENTAL Regente: Prof. Doutor Júlio Leite e Prof. Maria Francelina Lopes Secretaria: Não existe, o contacto é efetuado diretamente com a professora que leciona as aulas. As aulas decorrem no piso 2 do Hospital Pediátrico (serviço de Cirurgia). O melhor é perguntarem pela Prof. Francelina que alguém vos indicará logo onde ela está. Obrigatório ir às aulas? No ano passado sim. Há presenças e como os grupos são pequenos a professora nota sempre quem falta. Como há 2 turnos existe alguma flexibilidade se precisarem de alterar o horário (desde que façam troca direta com um aluno do outro turno). A avaliação passa por 50% Trabalho Síntese, 25% Trabalho de Campo, 15% Resolução de Problemas e 10% em Assiduidade, Comportamento e Avaliação Contínua. No final é pedido um relatório/portfólio sobre o que foi realizado nas aulas (pode-se fazer só sobre uma ou sobre as que mais se gostou) e é efetuada uma avaliação escrita muito pequena e simples com algumas perguntas de verdadeiro ou falso juntamente com uma avaliação prática de suturas ou de nós de cirurgia.

6 CIRURGIA EXPERIMENTAL Conselhos dos teus colegas... Só haverá 24 vagas e os alunos são escolhidos de acordo com a média de curso até à data, de acordo com o método do ano passado. É uma opcional em que se aprende bastante mas requer algum tempo durante o semestre. Dá muito boas notas e o trabalho na época de exames é diminuto se fizerem o portfólio com antecedência.

7 INGLÊS Regente: Prof. Doutor Manuel Jesus Antunes Obrigatório ir às aulas? Não, no entanto tens bonificação de 1 valor, caso compareças em 60% das aulas. Por onde podes estudar Fotocópias de um livro (que é utilizado durante as aulas), os capítulos abordados no livro variam de semestre para semestre. Slides disponibilizados no Inforestudante. Exame teórico escrito que incide sobre o vocabulário médico aprendido nas aulas, colocações, siglas, escrita de diálogos e interpretação. Conselhos dos teus colegas Os alunos são separados por duas turmas no início do semestre. As aulas são no Polo I, no r/c. Os alunos com conhecimentos de inglês não têm qualquer dificuldade nesta cadeira. Para os testes da professora Christine Miglioretti, bastava estudar os power points finais para conseguir fazer a cadeira com boa nota. De notar que não é possível obter equivalências à cadeira com certificados de qualificações de Língua Inglesa.

8 BASES BIOFÍSICAS E DE IMAGEM MÉDICA Regente: Prof. Doutora Maria Filomena Rabaça Roque Botelho Apenas para os alunos do 3º ano, a decorrer no 1º e no 2º semestres. Atenção! Antes de procederes à inscrição deves atentar aos conteúdos que irão ser lecionados: Radiologia e Tomografia Computorizada: Processo de formação da imagem radiológica; Aspecos técnicos e físicos da radiologia convencional; Radiologia digital; Ruído e principais artefactos em TC; Exemplificação utilizando ferramentas de simulação e outro software. Ecografia: Princípios físicos de ondas mecânicas: o som; Propriedades dos transdutores de ultra-sons: Processo de formação da imagem ecográfica; Ecografia Doppler. Medicina Nuclear: Princípios técnicos e físicos da imagem de medicina nuclear; Câmara gama e câmara PET, Radiofármacos Ressonância Magnética Imagem e Espectroscopia: Princípios técnicos e físicos da Ressonância Magnética Nuclear. Limitações; Espectroscopia por ressonância, Ressonância Funcional e Estrutural. Imagem híbrida: Fundamentos do co-registo multimodal; Técnicas de fusão e visualização de imagens. 40% Frequência e 60% Exame final.

9 BIOLOGIA MOLECULAR APLICADA Regente: Prof. Doutora Ana Bela Sarmento Antunes da Cruz Ribeiro Apenas para os alunos do 2º e 3º ano, a decorrer no 1º e 2º semestre. Obrigatório ir às aulas? No ano passado as aulas teóricas aconteceram todas as semanas às 5ªs, mas, para além destas, há ainda aulas práticas, a realizar-se num dia a sugerir pelo docente. Por onde podes estudar A avaliação desta cadeira consiste numa frequência no final de maior parte das aulas teóricas e o material de estudo baseia-se mos slides que os professores disponibilizam. 10% Frequência, 50% Mini-testes, 20% Resolução de Problemas e 20% em Trabalho Laboratorial.

10 BIOLOGIA MOLECULAR APLICADA Apenas para os alunos do 2º e 3º ano, a decorrer no 1º e 2º semestre. Conselhos dos teus colegas A disciplina tem alguma carga horária, pelo que convém ir a todas as aulas, porque o seu método de avaliação principal são frequências, realizadas no final das mesmas. No entanto, quem não quiser fazer frequências, poderá propor-se a exame, e aí funcionaria como qualquer outra cadeira. Esta opcional talvez se adeque mais ao 3º ano ou ao 2º semestre do 2º ano, porque requer alguns conhecimentos base de bioquímica, biologia celular e molecular e genética. No geral, a cadeira é bem organizada, muito acessível e interessante, sendo que as notas costumam ser altas.

11 CITOGENÉTICA E GENÓMICA LABORATORIAL Regente: Prof. Doutora Isabel M Marques Carreira Informações Adicionais: É uma opcional que decorrerá a partir do 3º, 4º e 5º anos em ambos os semestres, pelo que tem cerca de 15 vagas. Antes de procederes à inscrição deves atentar aos conteúdos que irão ser lecionados: Revisão de conceitos no âmbito dos mecanismos biológicos relevantes no âmbito da Citogenética e Genómica; Técnicas laboratoriais de Citogenética no diagnóstico; Técnicas laboratoriais de Genómica no diagnóstico; Boas práticas laboratoriais neste domínio do diagnóstico; Apresentação, resolução e discussão de casos clínicos. 50% Exame final e 50% na Resolução de Problemas.

12 PATOLOGIA EXPERIMENTAL Regente: Prof. Doutor António Manuel Silvério Cabrita É uma opcional que decorrerá para o 2º e 3º ano, no 1º e 2º semestres, com cerca de 100 vagas. Por onde podes estudar O material é todo cedido no Inforestudante e, para além disso, há exercícios disponibilizados pelos colegas com o resumo da matéria. 50% Exame final, 25% na Resolução de Problemas e 25% Frequência. Conselhos dos teus colegas É essencial ir a todas as aulas! Para o exame é necessário saber os pesos da alimentação diária dos animais e outros detalhes que estão nos materiais cedidos no Inforestudante. O ano passado o exame incluiu 4 perguntas escritas que valeram cerca de 12 valores e outras perguntas de cálculo. Para além disso, também foi necessário fazer-se um trabalho que consistia num Power Point com 4 slides, sendo que o tema é dado pelo professor durantes as aulas para que depois seja apresentado oralmente.

13 FUNDAMENTOS DE NEUROCIÊNCIAS Regente: Prof. Doutora Isabel Ana Cristina Carvalho Rego É uma opcional para o 2º e 3º ano, a decorrer no 1º semestre e 2º semestres, com cerca de 36 vagas. 50% Mini-testes,10% Relatório de Seminário ou visita, 10% Trabalho Laboratorial e 30% outros.

14 INTRODUÇÃO À INVESTIGAÇÃO Regente: Prof. Doutor Henrique Manuel Paixão dos Santos Girão É uma opcional exclusiva aos alunos do 1º ano, a decorrer no 1º semestre, com cerca de 100 vagas. Antes de procederes à inscrição deves atentar aos objetivos que se pretendem atingir: Realizar uma pesquisa bibliográfica adequada em bases de dados como a PUBMED; Compreender os conceitos básicos do método experimental, incluindo a capacidade de definir problemas científicos pertinentes e discutir o seu fundamento; Ser capaz de ler um artigo científico de forma crítica e de o resumir de forma sintética distinguindo o essencial do acessório; Ser capaz de efetuar uma revisão compreensiva de uma determinada área científica e saber apresentá-la de forma breve mas compreensiva, na forma oral e escrita; Saber colocar questões científicas pertinentes e propor soluções perante problemas novos; Elaborar um artigo cientifico, com base em resultados apresentados e discutidos na aula; este artigo deverá incidir sobre um tema de grande impacto na área biomédica, e ter uma abordagem interdisciplinar, integrando tópicos desde os mecanismos celulares e moleculares até á doença humana. 60% Exame final, 20% Mini-testes e 20% outros.

15 INTRODUÇÃO À MEDICINA SOCIAL E À SAÚDE GLOBAL Regente: Prof. Doutor Manuel João Rodrigues Quartilho É uma opcional que decorrerá no 1º e 2º semestres e não terá limite de vagas. Antes de procederes à inscrição deves atentar aos conteúdos que se vão lecionar: Por onde podes estudar Esta cadeira corresponde à Sociologia Médica do plano curricular antigo. O professor disponibiliza os slides, sendo que há muita informação nas drives dos anos sobre a antiga cadeira que é útil para preparação do exame final 80% Exame final e 20% Trabalho de Síntese.

16 INVESTIGAÇÃO APLICADA I A IV Regente: Prof ª Doutora Cláudia Maria Fragão Pereira (I), Prof ª Doutora Ana Paula Pereira da Silva Martins (II), Prof. Doutor Francisco Ambrósio (III) e Prof. João José Oliveira Malva (IV) Opcional com o objetivo a criação de condições de execução e acompanhamento do aluno no desenvolvimento de um projeto de investigação definido na UC "Seminários de Investigação", cujos resultados sejam suscetíveis de vir a integrar a sua tese de Mestrado. Pretende-se que o aluno adquira competências em investigação científica sob a orientação de um tutor doutorado, investigador ou docente da FMUC. Desempenho no trabalho laboratorial (16 valores) Assiduidade Empenho nas tarefas propostas Capacidade de trabalho em grupo Capacidade de organização Espírito crítico Iniciativa Desempenho experimental Estudo e domínio da bibliografia Apresentação do trabalho (oral e relatório) (4 valores) Organização dos resultados Capacidade de comunicação Capacidade de discussão científica

17 NUTRIÇÃO CLÍNICA Regente: Prof. Doutora Lélita Santos Apenas para o 2º e 3º ano, a decorrer no 1º e 2º semestres, com 50 vagas. Por onde podes estudar Para o estudo da opcional recomendam-se os Slides das aulas teóricas e estudar pelos livros de Nutrição Clínica e Nutrição Clínica Moderna na Saúde e na Doença de Helena Saldanha. 80% Exame final e 20% Resolução de Problemas. Conselhos dos teus colegas Para que a disciplina corra melhor recomenda-se que frequentes as aulas teóricas. Os slides são fornecidos em formato digital, mas somente têm títulos ou partes dos esquemas, obrigando a um estudo extra para que se consigam completar e, caso frequentes as aulas, consegues apontar o problema dado. Poderás também tentar arranjar os slides de anos anteriores de maneira a que retires todas as informações em falta.

18 PRESCRIÇÃO DO EXERCÍCIO Regente: Prof. Doutor Carlos Alberto Fontes Ribeiro Obrigatório ir às aulas? No ano passado sim, dado que o professor incentivava a presença nas aulas com cerca de 6 valores no exame final. Podes dar no mínimo uma falta, mas as aulas são muito interessantes! Por onde podes estudar Não é difícil, pelo que uma leitura dos slides disponibilizados pelo Professor, a presença nas aulas e resolução de exercícios já existentes permite que se consiga tirar uma boa nota! O exame final vale cerca de 70% e os restantes 30% dizem respeito a resolução de problemas. Conselhos dos teus colegas Não há limite de vagas, pelo que é uma opcional bastante interessante, abordando-se conteúdos importantes e que não são abordados em mais disciplinas. Alguns conteúdos estão relacionados com Fisiologia, por isso fará mais sentido escolher esta opcional no 2º ou 3º ano No último ano, o professor só lecionou à 3 a feira, o que levou a incompatibilidades de horário para alguns colegas.

19 REVISÕES SISTEMÁTICAS E META-ANÁLISES Regente: Prof. Doutor Carlos Alberto Fontes Ribeiro Unidade Curricular indicada para o 3º ano que funciona em ambos os semestres. O conteúdo programático é composto por: Identificação das características de diferentes tipos de revisões: narrativas, sistemáticas, scoping, meta-análises Guidelines disponíveis para a realização de uma revisão sistemática Escolha da questão de investigação da revisão: modelo PICO Técnicas avançadas de pesquisa bibliográfica Processo de escolha de artigos relevantes Técnicas de avaliação dos artigos e de enviezamentos Como fazer e para que serve uma meta-análise Interpretação e visualização de resultados de meta-análises: da análise exploratória à síntese e validação Exemplos de revisões sistemáticas e de meta-análises Erros comuns em revisões sistemáticas e meta-análises 100% Projeto Final.

20 SEMINÁRIOS DE INVESTIGAÇÃO Regente: Prof. Doutor Henrique Manuel Paixão dos Santos Girão É uma opcional para o 1º ano, a decorrer no 2º semestre, pelo que terá 100 vagas. 80% Projeto e 20% Frequência.

21 1º Semestre 2º Semestre Aulas obrigatórias Frequência ou Exame Final Cirurgia Experimental Bases Biofísicas e de Imagem Médica x x x Frequência Inglês x x c/ bonificação Exame Final x x Ambos (Exclusivo 3º ano) Biologia Molecular Aplicada (Exclusivo 2º e 3º ano) Citogenética e Genómica Laboratorial ((Exclusivo 3º, 4º e 5º ano) Patologia Experimental (Exclusivo 2º e 3º ano) x x x Frequência x x Ambos x x x Ambos

22 1º Semestre 2º Semestre Aulas obrigatórias Frequência ou Exame Final Fundamentos de Neurociências (Exclusivo 2º e 3º ano) Introdução à Investigação (Exclusivo 1º ano) Introdução à Medicina Social e à Saúde Global Investigação Aplicada I Investigação Aplicada II Investigação Aplicada III Investigação Aplicada IV Nutrição Clínica (Exclusivo 2º e 3º ano) x x x Frequência x Ambos x x Ambos x x Frequência x x Frequência x x Frequência x x Frequência x x Apenas 3 Ambos

23 1º Semestre 2º Semestre Aulas obrigatórias Frequência ou Exame Final Prescrição do Exercício Revisões Sistemáticas e Meta-Análises (Exclusivo 3º ano Seminários de Investigação (Exclusivo 1º ano Nutrição Clínica (Exclusivo 2º e 3º ano) Prescrição do Exercício Revisões Sistemáticas e Meta-Análises (Exclusivo 3º ano x x x Exame Final x x Frequência x Frequência x x Apenas 3 Ambos x x x Exame Final x x Frequência

24 AINDA TENS DÚVIDAS? Visita site oficial do NEM/AAC, onde poderás estar sempre a par das próximas atividades que o teu núcleo cria a pensar em ti! Inforestudante, também bastante conhecido como Nónio. É um portal onde é feita a inscrição em exames, onde são publicadas a maioria das notas, onde podes submeter trabalhos ou retirar material disponibilizado pelos professores. site da Universidade de Coimbra, para descobrires mais sobre a Universidade mais antiga do País. site da Faculdade de Medicina, para conheceres mais a tua Faculdade e os projetos que nela se desenvolvem. E a Comissão de Curso do teu ano colocará também à tua disposição um site/blog que deverás consultar regularmente, pois será uma fonte privilegiada de informação, não só sobre o teu ano, mas acerca da Faculdade e do teu núcleo de estudantes o NEM/AAC!

MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA Unidades Curriculares Opcionais aprovadas para o ano Letivo de

MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA Unidades Curriculares Opcionais aprovadas para o ano Letivo de MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA Unidades Curriculares Opcionais aprovadas para o ano Letivo de 2017-2018 Os estudantes, do 1º ao 5º ano, no momento da sua inscrição, devem escolher duas unidades curriculares

Leia mais

MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA Unidades Curriculares Opcionais aprovadas para o ano Letivo de

MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA Unidades Curriculares Opcionais aprovadas para o ano Letivo de MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA Unidades Curriculares Opcionais aprovadas para o ano Letivo de 2016-2017 Os estudantes, do 1º ao 5º ano, no momento da sua inscrição, devem escolher duas unidades curriculares

Leia mais

ORDEM DE SERVIÇO. Lousada, no dia 3 de junho; Lousada: Sessões de Speaking do Teste Key For Schools [assunto]

ORDEM DE SERVIÇO. Lousada, no dia 3 de junho; Lousada: Sessões de Speaking do Teste Key For Schools [assunto] [Pág. 1 de 2 + anexo (4 págs.)] ORDEM DE SERVIÇO Sessões de do Key For Schools [assunto] Pessoal Docente e Alunos-EBLC [destinatários] n.º 047 No seguimento da informação homóloga e no sentido de se operacionalizarem

Leia mais

Período de Exames Normal: 07/01/19 a 01/02/19 Recurso: 04/02/19 a 15/02/19. Unidade Curricular Regente Época Data Hora Local. Normal. Recurso.

Período de Exames Normal: 07/01/19 a 01/02/19 Recurso: 04/02/19 a 15/02/19. Unidade Curricular Regente Época Data Hora Local. Normal. Recurso. Licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais Ano 1º Semestre 1º Período de Exames Normal: 07/01/19 a 01/02/19 Recurso: 04/02/19 a 15/02/19 Psicologia da Saúde Prof. Doutor Teresa Andrade Normal Recurso

Leia mais

DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO MÉDICA DO NEM/AAC PARA TI!

DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO MÉDICA DO NEM/AAC PARA TI! DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO MÉDICA DO NEM/AAC PARA TI! COORDENADORES: CATARINA PAIS RODRIGUES FILIPE ALFAIATE COLABORADORES: ANDRÉ COSTA CAROLINA CHUMBO CLÁUDIA RAFAELA FERNANDES DIANA CARVALHO PEREIRA

Leia mais

Reunião do Conselho Pedagógico de. 20 de Novembro de Extractos da acta

Reunião do Conselho Pedagógico de. 20 de Novembro de Extractos da acta Reunião do Conselho Pedagógico de 20 de Novembro de 2014 Extractos da acta reuniu o Conselho Pedagógico da Faculdade de Medicina, sendo presididos os trabalhos pelo Professor Doutor Américo Figueiredo,

Leia mais

CADERNOS ELEITORAIS - ASSEMBLEIA DOCENTES

CADERNOS ELEITORAIS - ASSEMBLEIA DOCENTES CADERNOS ELEITORAIS - ASSEMBLEIA DOCENTES Nº pess. Nome completo Categoria profissional 13990 Adriano José Carvalho Rodrigues Professor Associado 12084 Américo Manuel Costa Figueiredo Professor Catedrático

Leia mais

6.º Ano de Escolaridade Turma A

6.º Ano de Escolaridade Turma A Ano Escolar 0 / 0 Turma A 00 Escola Básica Bernardino Machado 066 ANA MARGARIDA BARROS MARQUES 07808 ANA OLIVEIRA GONÇALVES 70 ANDRÉ AZEVEDO ABREU 0860 ANDRÉ FILIPE DA SILVA COSTA 698 BERNARDO FERREIRA

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBERTO SAMPAIO

ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBERTO SAMPAIO DATA DE REALIZAÇÃO: 23 de Janeiro às 15h20 min. Sala: A 3.5 C ADRIANA FERNANDES PEREIRA E ADRIANA GOMES ROCHA A ADRIANA JOSÉ F RODRIGUES F AFONSO RODRIGUES F O CARNEIRO A ALEXANDRA PATRÍCIA F F OLIVEIRA

Leia mais

Ministério da Educação e Ciência

Ministério da Educação e Ciência 14348127 ADRIANA ISABEL PEREIRA RIBEIRO Não -------- 053 05 05 (cinco) 14832779 ANA CARINA FERREIRA LOPES Sim 16 078 08 14 (catorze) Aprovado 14296519 ANA CATARINA CARVALHO CUNHA Sim 13 085 09 12 (doze)

Leia mais

PEDIATRIA - CAMPINAS PLANO DE CURSO

PEDIATRIA - CAMPINAS PLANO DE CURSO PEDIATRIA - CAMPINAS PLANO DE CURSO DADOS GERAIS: 1. NOME DO PROGRAMA: Residência em Pediatria 2. DURAÇÃO: 3 (três) anos 3. PRÉ-REQUISITOS: Graduação em Medicina 4. CARGA HORÁRIA: 60 horas semanais 5.

Leia mais

Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar Escola EB 2,3 Abel Salazar - Ronfe. Relação de Alunos

Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar Escola EB 2,3 Abel Salazar - Ronfe. Relação de Alunos : A 3241 1 Ana Catarina Castro Pereira 4028 2 Ana Rafaela Alves Gomes 3433 3 Diana Letícia Silva Macedo 3550 4 Diogo Filipe Silva Baptista 2806 5 Fábio André Salazar Oliveira 3650 6 Marco Isidro Martins

Leia mais

Ministério da Educação Resultados da 1ª Fase do Concurso Nacional de Acesso de 2016

Ministério da Educação Resultados da 1ª Fase do Concurso Nacional de Acesso de 2016 14528753 ALEXANDRA DE ALMEIDA CASTILLO Colocada em 3182 Instituto Politécnico de Viseu - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu 9254 Turismo 15380350 ANA BEATRIZ CARVALHO DOS SANTOS Colocada em

Leia mais

CANDIDATURAS A MESTRADOS E DOUTORAMENTOS 3ª FASE ECVA

CANDIDATURAS A MESTRADOS E DOUTORAMENTOS 3ª FASE ECVA CANDIDATURAS A MESTRADOS E DOUTORAMENTOS 3ª FASE 2017 2018 ECVA LISTA de CANDIDATOS COLOCAD SUPLENT EXCLUÍDO SERIAÇÃO DE ACORDO COM OS CRITÉRIO DE CÉLIO ROBERTO SANTOS DE SOUZA DOUTORAMENTO EM CIÊNCIAS

Leia mais

Curso de Licenciatura em. Bioinformática

Curso de Licenciatura em. Bioinformática Curso de Licenciatura em Bioinformática Sistemas de Avaliação 1º semestre 2018/2019 Dezembro de 2018 A informação encontra-se organizada por ordem alfabética. Unidade Curricular Semestre Ano de Aprovação

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Mosteiro e Cávado Escola E.B.2,3 do Cávado. Relação de Alunos

Agrupamento de Escolas de Mosteiro e Cávado Escola E.B.2,3 do Cávado. Relação de Alunos Turma : A 1342 1 Ana Laura Surrador Ribeiro 14 S 1343 2 Ana Margarida Barbosa da Silva 14 S 1344 3 Ana Sofia Ferreira Coelho 14 S 1440 4 André Filipe Alves Duarte 14 S 1460 5 Diogo Filipe Quintas Rodrigues

Leia mais

Ministério da Educação e Ciência

Ministério da Educação e Ciência Data realização: segunda, 18 de junho às 14:00 h Sala: 4 14348127 ADRIANA ISABEL PEREIRA RIBEIRO 1 14581488 ADRIANA RAQUEL BARBOSA SOUSA 2 14172404 ADRIANA SILVA DE CARVALHO 3 14557115 ALDA DANIELA SILVA

Leia mais

aelousada.net página 1 de 1 RESULTADOS Escola: Escola Básica de Lousada Centro, Lousada Código: AMC Classificação Código PET do Aluno

aelousada.net página 1 de 1 RESULTADOS Escola: Escola Básica de Lousada Centro, Lousada Código: AMC Classificação Código PET do Aluno Escola: Escola Básica de Lousada Centro, Lousada Código: AMC do Aluno ANA ISABEL DA SILVA MAGALHÃES 24 Inferior a A2 ANABELA QUEIRÓS MENDES 26 Inferior a A2 ANDRÉ EMANUEL SANTOS BARBOSA 41 Inferior a A2

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Mosteiro e Cávado Escola E.B.2,3 do Cávado. Relação de Alunos

Agrupamento de Escolas de Mosteiro e Cávado Escola E.B.2,3 do Cávado. Relação de Alunos Turma : A 1230 1 Amanda Fernandes Igreja S 11 2 Ana Margarida Magalhães Guedes 13 S 1232 3 Ariana Filipa Igreja S 1233 4 Bruna Carolina Rodrigues Peixoto S 1302 5 Bruno Rafael Freitas Faria 15 S 2044 6

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Mosteiro e Cávado Escola E.B.2,3 do Cávado. Relação de Alunos

Agrupamento de Escolas de Mosteiro e Cávado Escola E.B.2,3 do Cávado. Relação de Alunos Turma : A 1342 1 Ana Laura Surrador Ribeiro 13 S 1343 2 Ana Margarida Barbosa da Silva 13 S 1344 3 Ana Sofia Ferreira Coelho 13 S 1440 4 André Filipe Alves Duarte 13 S 1350 5 Cláudia Lourenço Costa 12

Leia mais

Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar Escola EB 2,3 Abel Salazar - Ronfe. Relação de Alunos

Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar Escola EB 2,3 Abel Salazar - Ronfe. Relação de Alunos : A 423 1 Ana Beatriz Cardoso Vieira 12 S 4172 2 Ana Beatriz Silva Vidal 12 S 4327 3 Ana João Ferreira Neto 12 S 4278 4 Ana Luísa Gonçalves Pereira 11 S 3509 5 António Ricardo Machado Ferreira 13 S 3905

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Cristelo Escola Básica de Cristelo Relação de Alunos

Agrupamento de Escolas de Cristelo Escola Básica de Cristelo Relação de Alunos : A 4200 1 Adriano Emanuel Barbosa Bessa 15 S 450 2 Ana Catarina Martins da Silva 15 S 4861 3 Carlos Daniel Sousa Ribeiro 15 S 4154 4 Daniel André Vieira Pinto 15 S 4727 5 Emanuel Moreira Baptista 15 S

Leia mais

HORÁRIO DE AULAS DO CURSO DE BIOMEDICINA EM TURMA: º SEMESTRE NOTURNO

HORÁRIO DE AULAS DO CURSO DE BIOMEDICINA EM TURMA: º SEMESTRE NOTURNO 18:50 às 19:50 HORÁRIO DE AULAS DO CURSO DE BIOMEDICINA EM 2016.2 TURMA: 2016.2 1º SEMESTRE HORÁRIO SEG TER QUA QUI SEX Matemática (Junção com Introdução a Farmácia) Biomedicina e Bioética 19:50 às 20:50

Leia mais

Pró-Reitoria de Graduação. Instituto de Ciências Biomédicas. Curso Bacharelado em Ciências Biomédicas. Currículo Ideal

Pró-Reitoria de Graduação. Instituto de Ciências Biomédicas. Curso Bacharelado em Ciências Biomédicas. Currículo Ideal Pró-Reitoria de Graduação Curso Bacharelado em Ciências Biomédicas Currículo Ideal Curso: Bacharelado em Ciências Biomédicas Período: Integral Código de curso: 42080-0 Ano de início de validade deste currículo:

Leia mais

MESTRADO INTEGRADO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS. Ano Letivo

MESTRADO INTEGRADO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS. Ano Letivo MESTRADO INTEGRADO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS Ano Letivo 2013-2014 CRITÉRIOS DE SERIAÇÃO DAS UNIDADES CURRICULARES OPCIONAIS 4º ANO (1º e 2º SEMESTRES) Conselho Pedagógico Faculdade de Farmácia Universidade

Leia mais

PORTO. Via: Sala de Prova: Académica. 2 Abel Ricardo Sequeiros de Araújo de Almeida Carneiro. 7 Álana Alves Pereira Russo

PORTO. Via: Sala de Prova: Académica. 2 Abel Ricardo Sequeiros de Araújo de Almeida Carneiro. 7 Álana Alves Pereira Russo M1 2 Abel Ricardo Sequeiros de Araújo de Almeida Carneiro 7 Álana Alves Pereira Russo 13 Alfredo Hugo Pinheiro de Sousa Leite Ribeiro 16 Ana Aquilina Cunha Ribeiro 27 Ana Catarina Maia Pontes 34 Ana Cláudia

Leia mais

LISTA PROVISÓRIA. 1. Lista Provisória conforme a alínea a) do nº 2 do artigo 12º do regulamento

LISTA PROVISÓRIA. 1. Lista Provisória conforme a alínea a) do nº 2 do artigo 12º do regulamento BOLSAS DE ESTUDO A ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR DO MUNICÍPIO DE VISEU DE FAMÍLIAS NUMEROSAS E CARENCIADAS - Regulamento nº 744 Publicado no Diário da República, 2ª série, nº 210 de 27 de outubro de 2015 (Os

Leia mais

ASSEMBLEIA_CADERNOS ELEITORAIS PROFESSORES

ASSEMBLEIA_CADERNOS ELEITORAIS PROFESSORES ASSEMBLEIA_CADERNOS ELEITORAIS PROFESSORES Nº Mecanográfico Nome completo Tipo de contrato Categoria profissional Tipo de regime % contratual 13990 Adriano José Carvalho Rodrigues Tenure Professor Associado

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE LISBOA. Curso de Licenciatura em Anatomia Patológica Citológica e Tanatológica

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE LISBOA. Curso de Licenciatura em Anatomia Patológica Citológica e Tanatológica Curso de Licenciatura em Anatomia Patológica Citológica e Tanatológica Dia Início Fim Sala Obs. Seminários em APCT terça-feira 23/jan 11:00 12:40 Anf. Observações: As datas e horários das avaliações de

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ERMESINDE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ERMESINDE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ERMESINDE Nº de Oferta Ordem Pontuação Nome do Docente 2184 1 89 Nuno António Pinto da Silva 2184 2 88 Francisco Manuel Silva Soares 2184 3 88 Ana Isabel Castro Almeida e Sousa

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE LISBOA. Curso de Licenciatura em Anatomia Patológica Citológica e Tanatológica

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE LISBOA. Curso de Licenciatura em Anatomia Patológica Citológica e Tanatológica Curso de Licenciatura em Anatomia Patológica Citológica e Tanatológica Dia Início Fim Sala Obs. Microbiologia Aplicada quinta-feira 18/jan 14:00 15:40 Auditório Dia Início Fim Sala Obs. Seminários em APCT

Leia mais

Catarina do Couto Ardérius Jose Manuel Henriques Almeida

Catarina do Couto Ardérius Jose Manuel Henriques Almeida Ficheiro gerado em: 01/10/2013 11:07:19 Nº de Oferta Ordem Pontuação Nº do Docente Nome do Docente 2170 1 60 8019611800 Catarina do Couto Ardérius 2170 2 26 4347544715 Jose Manuel Henriques Almeida 2170

Leia mais

Inscrições nos Laboratórios de Controlo 2006/2007 2º semestre

Inscrições nos Laboratórios de Controlo 2006/2007 2º semestre Inscrições nos Laboratórios de Controlo 2006/2007 2º semestre Inscrições no Fénix + Presenciais - Constituição dos grupos Laboratório LSC2, sala 5.14 (Torre Norte, 5º piso) TURNO A L02 Aulas Trabalhos

Leia mais

Ministério da Educação e Ciência

Ministério da Educação e Ciência Data realização: quinta, 19 de junho às 09:30 h Sala: B9 15126591 ADRIANA ALVES MARTINS MOREIRA 1 15466978 ADRIANA ISABEL ROCHA MOUTA 2 15387926 ADRIANA MARIA MOITA DIAS 3 15083662 ANA CAROLINA SOARES

Leia mais

MESTRADOS E PÓS-GRADUAÇÕES

MESTRADOS E PÓS-GRADUAÇÕES Ana Cláudia Cabano Neto Pós-Graduação em Enfermagem de Reabilitação Ana Cristina Nunes Fernandes Mestrado em Feridas e Viabilidade Tecidular Admitida Ana Isabel Gomes Alves Mestrado em Enfermagem Médico

Leia mais

CONCURSO DE DOCENTES

CONCURSO DE DOCENTES CONCURSO DE DOCENTES Grupo de Recrutamento 540 - Eletrotecnia ANO ESCOLAR DE 2017/2018 LISTA DEFINITIVA DE NÃO COLOCAÇÃO CONTRATAÇÃO INICIAL E RESERVA DE RECRUTAMENTO NECESSIDADES TEMPORÁRIAS 25-08-2017

Leia mais

Período de Exames Normal: 06/06/18 a 06/07/18 Recurso: 09/07/18 a 20/07/18. Unidade Curricular Regente Época Data Hora Local

Período de Exames Normal: 06/06/18 a 06/07/18 Recurso: 09/07/18 a 20/07/18. Unidade Curricular Regente Época Data Hora Local Mapa de Exames Código IMP.EM.PAE. 04_ 03 Licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais Ano 1º Semestre 2º Período de Exames Normal: 06/06/18 a 06/07/18 Recurso: 09/07/18 a 20/07/18 Sociologia da Saúde

Leia mais

Anestesiologia e Reanimação (2 ECTS)

Anestesiologia e Reanimação (2 ECTS) Anestesiologia e Reanimação (2 ECTS) Ano lectivo de 2016/2017-2.º Semestre Ana Catarina Ramos Carrondo Dias de Matos 14644 Ana Cristina Caldeira Caraban 12035 Carolina Mota Cordovil 14601 Catarina Novalio

Leia mais

Ministério da Educação Resultados da 1ª Fase do Concurso Nacional de Acesso de 2017

Ministério da Educação Resultados da 1ª Fase do Concurso Nacional de Acesso de 2017 14409773 AFONSO REGO PEREIRA DE CARVALHO SANTOS Não colocado 30048040 ALEXANDRA RAQUEL EUSÉBIO BORGES Colocada em 3131 9084 15481486 ANA ALEXANDRA RODRIGUES ALVES Não colocada Educação Social 15992478

Leia mais

Ministério da Educação e Ciência PROVAS FINAIS DOS 1º E 2º CICLOS DO ENSINO BÁSICO PAUTA DE CHAMADA

Ministério da Educação e Ciência PROVAS FINAIS DOS 1º E 2º CICLOS DO ENSINO BÁSICO PAUTA DE CHAMADA Sala: B3 30139195 31202499 31201388 15940271 31216441 15967910 30143752 15581067 31208144 30322033 15683289 55555503 15068088 31060811 AFONSO FERREIRA COELHO 1 ALEXANDRE DIAS FERREIRA 2 ALEXANDRE FERREIRA

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Cristelo Escola Básica de Cristelo Relação de Alunos

Agrupamento de Escolas de Cristelo Escola Básica de Cristelo Relação de Alunos : A 4320 1 Ana Rita Teixeira Barbosa 14 S 4502 2 Bárbara Inês Melo Nunes 14 S 447 3 Beatriz Ferreira Leão 13 S 4996 4 Beatriz Isabel Bento Barbosa 14 S 4702 5 Bruna Mariana Pinheiro Melo 14 S 4470 6 Catarina

Leia mais

Inscrições nos Laboratórios de Controlo 2007/2008 1º semestre

Inscrições nos Laboratórios de Controlo 2007/2008 1º semestre Inscrições nos Laboratórios de Controlo 2007/2008 1º semestre Inscrições no Fénix - Constituição dos grupos Actualização à data: 10-10-2007 Laboratório LSDC2, sala 5.14 (Torre Norte, 5º piso) TURNO A 4a

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE LISBOA. Curso de Licenciatura em Anatomia Patológica Citológica e Tanatológica

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE LISBOA. Curso de Licenciatura em Anatomia Patológica Citológica e Tanatológica Curso de Licenciatura em Anatomia Patológica Citológica e Tanatológica Sociologia das Profissões segunda-feira 12-jun 14:00 15:40 Anfiteatro Métodos Laboratoriais em Patologia Molecular Citopatologia III

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE LISBOA. Curso de Licenciatura em Análises Clínicas e Saúde Pública. Ano Letivo 2017/18-1º Semestre

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE LISBOA. Curso de Licenciatura em Análises Clínicas e Saúde Pública. Ano Letivo 2017/18-1º Semestre Curso de Licenciatura em Análises Clínicas e Saúde Pública Imunologia Laboratorial segunda-feira 29-jan 9:00 10:40 S 1.3 Química-Clínico Laboratorial I segunda-feira 05-fev 9:00 10:40 S 1.3 Observações:

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE LISBOA. Curso de Licenciatura em Análises Clínicas e Saúde Pública. Ano Letivo 2017/18-1º Semestre

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE LISBOA. Curso de Licenciatura em Análises Clínicas e Saúde Pública. Ano Letivo 2017/18-1º Semestre Curso de Licenciatura em Análises Clínicas e Saúde Pública Imunologia Laboratorial segunda-feira 29/jan 9:00 10:40 S 1.3 Química-Clínico Laboratorial I segunda-feira 05/fev 9:00 10:40 S 1.3 Observações:

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VOUZELA E CAMPIA ESCOLA SECUNDÁRIA DE VOUZELA MATEMÁTICA /2014 (3.º período) 3.º Ciclo - TABUADA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VOUZELA E CAMPIA ESCOLA SECUNDÁRIA DE VOUZELA MATEMÁTICA /2014 (3.º período) 3.º Ciclo - TABUADA Posição Ano/Turma N.º Nome do aluno Percentagem 9.º C 26 Vanessa Gonçalves Almeida 100,0 9.º B 1 Adelino Manuel Reis Pereira 100,0 8.º C 3 Ana Margarida Figueiredo 100,0 9.º C 4 André Filipe Correia Luís

Leia mais

Ministério da Educação

Ministério da Educação Data realização: segunda, 19 de junho às 09:30 h Sala: B2 15083653 ADRIANA RAQUEL TAVARES MARTINS 1 15380350 ANA BEATRIZ CARVALHO DOS SANTOS 2 15802267 ANA CATARINA MARQUES GOMES 3 15255097 ANA MARGARIDA

Leia mais

PROJETO APOIO APRENDIZAGEM 11ºANO BIOLOGIA E GEOLOGIA GRUPOS DE NÍVEL DE DESEMPENHO. E. coli. Escola Secundária de Barcelos

PROJETO APOIO APRENDIZAGEM 11ºANO BIOLOGIA E GEOLOGIA GRUPOS DE NÍVEL DE DESEMPENHO. E. coli. Escola Secundária de Barcelos PROJETO APOIO APRENDIZAGEM 11ºANO GRUPOS DE NÍVEL DE DESEMPENHO BIOLOGIA E GEOLOGIA Turma 1 (A+B) Diana Rodrigues Igor Fonseca Joana Martins José Luís Eduardo de Bastiana Joana Patrícia Gomes João Pedro

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE LISBOA. Curso de Licenciatura em Anatomia Patológica Citológica e Tanatológica

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE LISBOA. Curso de Licenciatura em Anatomia Patológica Citológica e Tanatológica Curso de Licenciatura em Anatomia Patológica Citológica e Tanatológica Sociologia das Profissões segunda-feira 03/jul 14:00 15:40 S -2.15 Métodos Laboratoriais em Patologia Molecular Citopatologia III

Leia mais

Gabinete de Dissertações de Mestrado do Departamento de Bioengenharia (GaDM-DBE)

Gabinete de Dissertações de Mestrado do Departamento de Bioengenharia (GaDM-DBE) DISSERTAÇÃO DE MESTRADO EM BIOTECNOLOGIA GUIA DO ALUNO Dissertação de Mestrado em Biotecnologia - 2015 1. ENTIDADES COORDENADORAS Comissão Científica do Mestrado em Biotecnologia Prof.ª Isabel Sá Correia

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular

Ficha de Unidade Curricular Ficha de Unidade Curricular Descrição da Unidade Curricular Designação: Clínicas 3 Área Científica: Regente: Medicina Pedro Leão Neves Código Unid. Curricular 15371044 ECTS: 35 Curso/Ano: MEDICINA/ 5º

Leia mais

Nº Proc. Idade Obs. 1 Ana Catarina G. Cabral

Nº Proc. Idade Obs. 1 Ana Catarina G. Cabral Turma - A 1 Ana Catarina G. Cabral 4778 15 2 Ana Sofia Marques Pereira 4779 16 3 Andreína Manuela Nóbrega Andrade 4758 13 4 Bruno André Costa Freitas 4759 12 5 Carina Sofia Pereira 4760 16 6 Carlos Daniel

Leia mais

HORÁRIO DE AULAS DO CURSO DE BIOMEDICINA EM TURMA: º SEMESTRE

HORÁRIO DE AULAS DO CURSO DE BIOMEDICINA EM TURMA: º SEMESTRE Biossegurança e ADM laboratorial TURMA: 2016.1 1º SEMESTRE HORÁRIO SEG TER QUA QUI SEX Matemática Anatomia Humana Metodologia Científica Química orgânica e 09:00 às 10:00 Biossegurança e ADM laboratorial

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE LISBOA. Curso de Licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais. Ano Letivo 2018/19-1º Semestre

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE LISBOA. Curso de Licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais. Ano Letivo 2018/19-1º Semestre Curso de Licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais Anatomofisiologia I segunda-feira 07-jan 11:00 12:40 Anf./S 2.4 Histologia quarta-feira 09-jan 17:00 18:40 S 2.8 Biologia Celular sexta-feira

Leia mais

UNIVERSIDADE DOS AÇORES. Mudança de Par Instituição/Curso Nota Prova Ingresso

UNIVERSIDADE DOS AÇORES. Mudança de Par Instituição/Curso Nota Prova Ingresso Homologo A Vice-Reitora Mudança de Par Instituição/Curso 06 ANA TERESA DA CONCEIÇÃO SILVA ALVES Assinado de forma digital por ANA TERESA DA CONCEIÇÃO SILVA ALVES DN: c=pt, o=cartão de Cidadão, ou=cidadão

Leia mais

DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO MÉDICA DO NEM/AAC PARA TI!

DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO MÉDICA DO NEM/AAC PARA TI! DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO MÉDICA DO NEM/AAC PARA TI! COORDENADORES: CATARINA PAIS RODRIGUES FILIPE ALFAIATE COLABORADORES: ANDRÉ COSTA CAROLINA CHUMBO CLÁUDIA RAFAELA FERNANDES DIANA CARVALHO PEREIRA

Leia mais

Daniel Emanuel R. Gomes MIGUEL FREITAS FARIA Daniel Silva Pires Estafetas 4x25m Livres Infantis B Feminino EB Dr.

Daniel Emanuel R. Gomes MIGUEL FREITAS FARIA Daniel Silva Pires Estafetas 4x25m Livres Infantis B Feminino EB Dr. NATAÇÃO DESPORTO ESCOLAR: CLDE Braga III Encontro (Grupo Braga) - Resultados / Classificação individual 02-03-2016 09:00, Piscina Municipal da Rodovia - Braga - Fase: Local Estafetas 4x50m Livres Infantis

Leia mais

BOLSAS DE ESTUDO. Ano letivo 2018/ º ANO 1/8 CANDIDATURAS QUE PREENCHEM TODOS OS REQUISITOS. Nº de bolsas a atribuir: 15

BOLSAS DE ESTUDO. Ano letivo 2018/ º ANO 1/8 CANDIDATURAS QUE PREENCHEM TODOS OS REQUISITOS. Nº de bolsas a atribuir: 15 BOLSAS DE ESTUDO 10º ANO CANDIDATURAS QUE PREENCHEM TODOS OS REQUISITOS MARTA SOFIA LOPES GONCALVES PEDRO MIGUEL FERREIRA RODRIGUES PEDRO FERREIRA COELHO RITA CLAUDIA MAGALHÃES CARDOSO DA SILVA RAFAEL

Leia mais

Direcção Regional de Educação Norte Agrupamento Vertical de Escolas Pico de Regalados

Direcção Regional de Educação Norte Agrupamento Vertical de Escolas Pico de Regalados Escola Básica Integrada Monsenhor Elísio Araújo Turma : A 1641 1 Adriana Filipa Gomes Meireles 11 S 159 2 Ana Beatriz Araújo Cerqueira 12 S 1583 3 Ana Catarina Pimenta Antunes 12 S 1415 4 Ana Margarida

Leia mais

RESULTADOS. Classificação Código KFS Nome do Aluno

RESULTADOS. Classificação Código KFS Nome do Aluno PT1883236 ANA BEATRIZ DA COSTA PINTO 95 B1 PT1883238 ANA CATARINA MACHADO VIEIRA 45 A1 PT1883240 ANA FILIPA ALMEIDA RIBEIRO 47 A1 PT1883242 ANA INÊS CARVALHEIRAS PEIXOTO 65 A1 PT1883243 ANA MARGARIDA DA

Leia mais

Lista de alunos contemplados com prémios e bolsas escolares:

Lista de alunos contemplados com prémios e bolsas escolares: Lista de alunos contemplados com prémios e bolsas escolares: Bolsas de Estudo aos Melhores Caloiros da UA Alunos inscritos no 1º ano de cada um dos cursos de formação inicial da Universidade de Aveiro,

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DE FREQUÊNCIA DA ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DR. LOPES DIAS

REGULAMENTO INTERNO DE FREQUÊNCIA DA ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DR. LOPES DIAS REGULAMENTO INTERNO DE FREQUÊNCIA DA ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DR. LOPES DIAS CAPÍTULO I Regime de Funcionamento Artigo 1.º Âmbito O presente Regulamento Interno de Frequência aplica-se aos cursos conferentes

Leia mais

Ministério da Educação

Ministério da Educação 14147292 ADRIANA NAIR FERREIRA RIBEIRO Sim 12 Faltou ---------------- ------- 14466539 ADRIANO ANDRÉ DA CUNHA DA COSTA Sim 11 040 04 09 (nove) 14363783 AGOSTINHO JORGE PIMENTA TEIXEIRA Sim 13 109 11 12

Leia mais

Escolha de Horários Ano letivo º Semestre

Escolha de Horários Ano letivo º Semestre Escolha de Horários Ano letivo 2017-18 1º Semestre Escolha de Turma (Turma Geral) Alunos FFULisboa 4 set: 10h 23h59/ Ano de colocação: 5º 5 set: 10h 23h59/ Ano de colocação: 4º 6 set: 10h 23h59/ Ano de

Leia mais

ELENCO DAS DISCIPLINAS 2º SEMESTRE DE 2018

ELENCO DAS DISCIPLINAS 2º SEMESTRE DE 2018 DISCIPLINAS RESPONSÁVEL Prof(a). Dr(a). CRÉ- DITOS LOCAL HORÁRIO INÍCIO TÉRMINO Nº VAGAS ALUNO REGULAR Nº VAGAS ALUNO ESPECIAL Atualização em Glaucoma (para Oftalmologistas) Leopoldo Magacho 02 CEROF 4ªS

Leia mais

AEC ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA. Lista de ordenação

AEC ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA. Lista de ordenação AEC ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA Lista de ordenação 11.09.2014 Nº de Oferta Ordem Pontuação Nome do Docente 1384 1 100 António Ricardo Martins Pacheco 1384 2 100 Virgílio Manuel Barbosa Guimarães 1384

Leia mais

Campeonato de Ortografia. Lista dos alunos apurados para a segunda eliminatória

Campeonato de Ortografia. Lista dos alunos apurados para a segunda eliminatória Escola EB 2,3 do Castelo da Maia Língua Portuguesa 2º ciclo 2009/2010 Campeonato de Ortografia Lista dos alunos apurados para a segunda eliminatória Ano 5º Turma A Professora Odete Cascais 3 Bruno Mauro

Leia mais

TESTE INTERMÉDIO DE PORTUGUÊS 2014 PAUTA DE CHAMADA

TESTE INTERMÉDIO DE PORTUGUÊS 2014 PAUTA DE CHAMADA Ano: 9º Disciplina: Português Hora: 10h30 Sala: 2.14 N.º BI/Cartão de 30026109 Alexandra Catarina Falcão dos Santos 13730662 Ana Carolina Sampaio Martins de Lima 14307164 Ana Denise Martins Curto 15973184

Leia mais

Embora, pela sua finalidade académica, uma dissertação seja um trabalho. individual há contributos que não podem deixar de ser realçados.

Embora, pela sua finalidade académica, uma dissertação seja um trabalho. individual há contributos que não podem deixar de ser realçados. Agradecimentos vi Embora, pela sua finalidade académica, uma dissertação seja um trabalho individual há contributos que não podem deixar de ser realçados. Por essa razão desejo expressar os meus sinceros

Leia mais

ANEXO IX.1. 1.º CICLO LICENCIATURA. 1.º ano

ANEXO IX.1. 1.º CICLO LICENCIATURA. 1.º ano ANEXO IX.1. DISTRIBUIÇÃO DE SERVIÇO DOCENTE HISTÓRICO-JURÍDICAS 2015/2016 2º SEMESTRE 1.º CICLO LICENCIATURA 1.º ano Unidades curriculares obrigatórias 202-História do Direito Português Dia A 10 subturmas

Leia mais

Pauta de Avaliação 1º Período ( a ) Matemática Nº

Pauta de Avaliação 1º Período ( a ) Matemática Nº 5º ano, Turma A 1 Alexandre Peixoto da Rocha 2 2 Ana Luísa Costa Oliveira 57 3 3 Ana Rita Veloso Oliveira André Pimenta Fernandes 2 5 Beatriz Gonçalves Pimenta 7 6 Beatriz Martins Soares 52 3 7 Bruna Margarida

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: TECNOLOGIA EM TOMOGRAFIA POR EMISSÃO DE PÓSITRON (PET)

PLANO DE TRABALHO: TECNOLOGIA EM TOMOGRAFIA POR EMISSÃO DE PÓSITRON (PET) PLANO DE TRABALHO: TECNOLOGIA EM TOMOGRAFIA POR EMISSÃO DE PÓSITRON (PET) PROFESSOR: Marcelo Henrique Mamede Lewer 1. EMENTA: Apresentação dos conceitos básicos de formação da imagem na tomografia por

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular

Ficha de Unidade Curricular Ficha de Unidade Curricular Descrição da Unidade Curricular Designação: Clínicas 3 Área Científica: Regente: Medicina Pedro Leão Neves Código Unid. Curricular 15371044 ECTS: 35 Curso/Ano: MEDICINA/ 3º

Leia mais

Ministério da Educação Resultados da 1ª Fase do Concurso Nacional de Acesso de 2017

Ministério da Educação Resultados da 1ª Fase do Concurso Nacional de Acesso de 2017 15083653 ADRIANA RAQUEL TAVARES MARTINS Colocada em 7020 Instituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias 15380350 ANA BEATRIZ CARVALHO DOS SANTOS Colocada em 3181 Instituto

Leia mais

Anexo à Acta n.º 4, Referência SAS.IPP-02/11 Lista, ordenada alfabeticamente, com os resultados obtidos no método de selecção PROVA DE CONHECIMENTOS

Anexo à Acta n.º 4, Referência SAS.IPP-02/11 Lista, ordenada alfabeticamente, com os resultados obtidos no método de selecção PROVA DE CONHECIMENTOS ADELAIDE MARGARIDA LOPES GOMES DE SOUSA 1,750 Excluído ADELINA MARIA DA MOTA CORREIA ALBANO MANUEL RIBEIRO PEREIRA 7,475 Excluído ALCINA DA CONCEIÇÃO CASTRO PÓVOAS GUEDES ANA CAROLINA COSTA DE CARVALHO

Leia mais

COLÉGIO LICEAL DE SANTA MARIA DE LAMAS Quadro de Honra

COLÉGIO LICEAL DE SANTA MARIA DE LAMAS Quadro de Honra COLÉGIO LICEAL DE SANTA MARIA DE LAMAS Ano letivo de 2011/2012 5º ANO - Diana Silva Martins 5º G - Leonor Oliveira da Silva Sousa - 5º E - Júlia Petra Sousa Conceição 5º E - Inês Oliveira Leão 5º A - João

Leia mais

Curso de Licenciatura em. Bioinformática

Curso de Licenciatura em. Bioinformática Curso de Licenciatura em Bioinformática Sistemas de Avaliação Ano letivo 2018/2019 Maio de 2019 Sistemas de Avaliação em vigor no ano letivo 2018/2019 LICENCIATURA EM BIOINFORMÁTICA Sistemas de Avaliação

Leia mais

31164 Diário da República, 2.ª série N.º de outubro de 2016

31164 Diário da República, 2.ª série N.º de outubro de 2016 31164 Diário da República, 2.ª série N.º 202 20 de outubro de 2016 QUADRO N.º 17 Grupo Opcional 3 Perfil Engenharia Clínica e Instrumentação Médica Unidades curriculares Área científica Tipo Nanotecnologias

Leia mais

Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física Licenciatura em Ciências do Desporto

Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física Licenciatura em Ciências do Desporto Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física Licenciatura em Ciências do Desporto N.º de Aluno 2017281476 2017248739 2017281369 2017281430 2017281314 N.º Total de Colocado 5 Nome LUIS MIGUEL DE

Leia mais

O Curso de Métodos e Técnicas de Investigação/ Projecto Integrado Multidisciplinar tem como objectivo fornecer aos alunos as competências necessárias

O Curso de Métodos e Técnicas de Investigação/ Projecto Integrado Multidisciplinar tem como objectivo fornecer aos alunos as competências necessárias O Curso de Métodos e Técnicas de Investigação/ Projecto Integrado Multidisciplinar tem como objectivo fornecer aos alunos as competências necessárias para a realização de uma proposta de Projecto de Investigação

Leia mais

OFERTAS PARA ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR (Aviso de Abertura N.º /2015) Lista de Ordenação. Expressões (Artística e Físico-Motora)

OFERTAS PARA ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR (Aviso de Abertura N.º /2015) Lista de Ordenação. Expressões (Artística e Físico-Motora) 3030 1 100 Cláudia Cristina Baptista Pereira da Costa 3030 2 100 Carina Pereira de Oliveira 3030 3 100 Carolina Pereira Neto 3030 4 100 Rui Xavier Dantas de Lima 3030 5 100 Herculano Alexandre Franco da

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular TRABALHO FINAL DE CURSO Ano Lectivo 2017/2018

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular TRABALHO FINAL DE CURSO Ano Lectivo 2017/2018 Programa da Unidade Curricular TRABALHO FINAL DE CURSO Ano Lectivo 2017/2018 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Turismo 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular

Leia mais

Miguel António Magalhães Correia e Mota Nuno Miguel Valente de Almeida e Silva Ana Rita Leite Ferreira de Almeida

Miguel António Magalhães Correia e Mota Nuno Miguel Valente de Almeida e Silva Ana Rita Leite Ferreira de Almeida Nº de Oferta Ordem Pontuação Nome do Docente 1254 1 100 Pedro Miguel Moreira da Silva 1254 2 100 Miguel António Magalhães Correia e Mota 1254 3 90 António Fernando Gomes Paiva 1254 4 90 Rui Jorge Costa

Leia mais

Curso de Licenciatura em Análises Clínicas e Saúde Pública. Ano Letivo 2017/18-2º Semestre ÚLTIMO MOMENTO DE AVALIAÇÃO / EXAME DE ÉPOCA NORMAL

Curso de Licenciatura em Análises Clínicas e Saúde Pública. Ano Letivo 2017/18-2º Semestre ÚLTIMO MOMENTO DE AVALIAÇÃO / EXAME DE ÉPOCA NORMAL Curso de Licenciatura em Análises Clínicas e Saúde Pública Dia Início Fim Sala Obs. Química Clínica Laboratorial II segunda-feira 11/jun 14:00 15:40 S 2.8 Estatística Aplicada quinta-feira 14/jun 09:00

Leia mais

2.1. Formação de Nível I ( corresponde a 36 meses do período de formação).

2.1. Formação de Nível I ( corresponde a 36 meses do período de formação). PROGRAMA DE FORMAÇÃO DO INTERNATO MÉDICO DE RADIOLOGIA (Versão para publicação sob a forma de Portaria) A formação específica no Internato Médico de Radiologia tem a duração de 60 meses (5 anos, a que

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE LISBOA. Curso de Licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais. Ano Letivo 2018/19-1º Semestre

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE LISBOA. Curso de Licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais. Ano Letivo 2018/19-1º Semestre Curso de Licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais Anatomofisiologia I Monday 07/jan 11:00 12:40 Anf./S 2.4 Histologia Wednesday 09/jan 17:00 18:40 S 2.8 Biologia Celular Friday 11/jan 11:00 12:40

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE LISBOA. Curso de Licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais. Ano Letivo 2018/19-1º Semestre

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE LISBOA. Curso de Licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais. Ano Letivo 2018/19-1º Semestre Curso de Licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais Anatomofisiologia I 28-jan 09:00 10:40 Aud/Anf. Biologia Celular 30-jan 11:00 12:40 Aud. Epidemiologia sexta-feira 01-fev 11:00 12:40 Histologia

Leia mais

Agrupamento Escolas Castro Daire Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Castro Daire. Relação de Alunos

Agrupamento Escolas Castro Daire Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Castro Daire. Relação de Alunos 343717 - Escola Básica dos 2.º e 3.º s de Castro Daire Turma : A Ano Letivo 20 / 2014 14999 1 Ana Carolina Gomes Oliveira 14441 2 Andreia Filipa Marques dos Santos 15000 3 Beatriz Vilela Pereira 15001

Leia mais

NOME DISCIPLINAS OPÇÃO

NOME DISCIPLINAS OPÇÃO 10CT1 1 Ana Claúdia Macedo Rodrigues BGG/FQA 2 Ana Margarida Ribeiro Silva BGG/FQA 3 Ana Raquel Oliveira Ribeiro BGG/FQA 4 André Filipe Ferreira Lobo Pinheiro de Melo BGG/FQA 5 António José da Silva Oliveira

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO LEVANTE DA MAIA Sede: Escola Básica e Secundária do Levante da Maia LISTA ORDENADA DOS CANDIDATOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO LEVANTE DA MAIA Sede: Escola Básica e Secundária do Levante da Maia LISTA ORDENADA DOS CANDIDATOS HORÁRIO 14 6 HORAS Educação Física Grupo 260 LISTA ORDENADA DOS CANDIDATOS Ordenação Graduação Profissional Nº Candidato Nome 1 29,510 6968097265 Nuno Miguel Bessa Ferreira 2 29,211 5277013717 Sérgio Duarte

Leia mais

TESTE INTERMÉDIO DE INGLÊS

TESTE INTERMÉDIO DE INGLÊS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA BOA ÁGUA 172388 Escola Básica Integrada da Boa Água EB1 n.º2 da Quinta do Conde EB1/JI do Pinhal do General JI do Pinhal do General TESTE INTERMÉDIO DE INGLÊS LISTA DE ALUNOS

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES CADERNO ELEITORAL

ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES CADERNO ELEITORAL Aepas - Guimarães Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar Guimarães (150812) Escola EB 2,3 Abel Salazar Ronfe, Guimarães (343638) ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES CADERNO ELEITORAL ATO ELEITORAL 23 DE NOVEMBRO

Leia mais

39º Aniversário da UA

39º Aniversário da UA 39º Aniversário da UA BOLSAS DE ESTUDO AOS MELHORES CALOIROS Daniela Casal de Sousa Licenciatura em Física, com a média de 175,3 pontos Márcio Pinheiro Carvalheiro Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica,

Leia mais

Curso de Licenciatura em. Biotecnologia

Curso de Licenciatura em. Biotecnologia Curso de Licenciatura em Biotecnologia Sistemas de Avaliação Ano letivo 2018/2019 Maio de 2019 Sistemas de Avaliação em vigor no ano letivo 2018/2019 LICENCIATURA EM BIOTECNOLOGIA Sistemas de Avaliação

Leia mais

Agrupamento Escolas e J.I.D.Lourenço Vicente Escola Básica 2º e 3º Ciclos Dr.João das Regras Relação de Alunos

Agrupamento Escolas e J.I.D.Lourenço Vicente Escola Básica 2º e 3º Ciclos Dr.João das Regras Relação de Alunos Turma : A 1661 1 André Noivo da Silva 177 2 Anita Conceição Ferreira S 17022 3 António João Leonardo da Costa 12 S S 167 4 Beatriz Guerreiro Vitorino 181 Bruna Pereira 1724 6 Diogo Miguel Ferreira Marques

Leia mais

Avaliação de Portefólio. Margarida Isabel Vieira Veredas Rodrigues

Avaliação de Portefólio. Margarida Isabel Vieira Veredas Rodrigues Número Portefólio Tempo 1 7981137462 Joana Pinho Costa 30 35 65 2 3830012470 Miguel Álvaro Andra Oliveira 30 35 65 3 4138584498 Sara Ferreira da Silva Cibrão Guimarães 28 35 63 4 8584913491 Eduardo Miguel

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR ECTS ÁREA DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO OBRIGATÓRIOS OPCIONAIS HORAS DE TRABALHO CONTACTO

ESTRUTURA CURRICULAR ECTS ÁREA DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO OBRIGATÓRIOS OPCIONAIS HORAS DE TRABALHO CONTACTO PLANO DE ESTUDOS ESTRUTURA CURRICULAR ECTS ÁREA DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO OBRIGATÓRIOS OPCIONAIS 525-70 522 - Eletricidade e Energia 10 523 - Eletrónica e Automação 5 520 - Afins 5 529 - Afins - Programas

Leia mais

Laboratório de Citogenética e Genómica da FMUC celebra 25 anos

Laboratório de Citogenética e Genómica da FMUC celebra 25 anos 2017-06-13 19:29:36 http://justnews.pt/noticias/laboratorio-de-citogenetica-e-genomica-da-fmuc-assinala-25-anos-de-sucesso Laboratório de Citogenética e Genómica da FMUC celebra 25 anos A Faculdade de

Leia mais

Universidade Católica Portuguesa

Universidade Católica Portuguesa Universidade Católica Portuguesa Ano Lectivo 2008/09 Faculdade I.C.S. Fase 1ª fase Tipo de Curso Licenciatura Tipo de Candidato Normal Resultado das Candidaturas por Faculdade Nº Documento Número Nome

Leia mais

Pautas de chamada. Testes comuns Português (91) 9.º Ano. Sala :25 h

Pautas de chamada. Testes comuns Português (91) 9.º Ano. Sala :25 h Sala 211 26-01 - 2016 14:25 h 1 D Afonso Amorim França 2 E Ana Catarina da Silva Martins 3 C Ana Catarina Maia Silva 4 C Ana Francisca Silva Vidal 5 A Ana Margarida Vilas Boas Alves 6 E Ana Rita Teixeira

Leia mais