ESTUDO SOBRE COLOSSENSES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESTUDO SOBRE COLOSSENSES"

Transcrição

1 Colossenses 1 1 ESTUDO SOBRE COLOSSENSES Autor: Lary White, professor e pregador na IGREJA DE CRISTO Traduzido ao português por M. Celeste membro da Igreja de Cristo, Rua 15 de Novembro, Porto

2 Colossenses 1 2 1ª LIÇÃO Estudo de Colossenses INFORMAÇÃO DE INTRODUÇÃO Geral Como Efésios, Filémon e Filipenses, esta carta também é uma das que Paulo escreveu da prisão em Roma. Está intimamente ligada com Filémon por este ser um membro desta congregação, assim como Onésimo, a personagem principal da carta a este cristão pró minente na igreja em Colossos. A data em que foi escrita é aproximadamente anos D. C. O portador da carta é Tíquico (4:7) que, acompanhado de Onésimo, foi a esta cidade não só para levar a carta, mas também a consolação que Paulo lhes enviava por palavras. A Igreja Em Colossas A. Paulo nunca a tinha visitado (2:1). B. Estava no país antigo da Frigia (compare Actos 2:10; 16:16; 18:23). C. Todos em Ásia ouviram o evangelho enquanto Paulo estava Éfeso (Actos 19:10). D. Aprenderam o evangelho com Epáfras (1:6,7). E. Epáfras tinha trabalhado também em Laodiceia e em Hierápolis (4:13). F. Epáfras mesmo estava interessado na Obra em Colossas quando Paulo escreveu (1:7; 4:12,13). G. Estava composta especialmente de gentios (1:21,27; 3:5-7). H. Estava infestada de doutrinas falsas. I. Epáfras tinha visitado a Paulo em Roma e lhe tinha contado da situação da igreja em Colossas (1:7-9). INTRODUÇÃO: (1:1-8). A. A situação (1:1-2). B. Paulo dá graças (1:3-8). Resumo Ou Esboço Da Carta I. A SECÇÃO DOUTRINAL: A PREEMINÊNCIA DE CRISTO (1:9-2-7). A. A oração pelo crescimento espiritual (1:9-14).

3 Colossenses 1 3 B. A preeminência de Cristo na criação e na igreja (1:15-23). C. O ministério de Paulo: a edificação da igreja (1:24-2:7). II. A SECÇÃO POLÉMICA: CRISTO É A RESPOSTA À DOUTRINA FALSA (2:8-23). A. A filosofia (2:8-10). B. O judaísmo (2:11-17). C. A adoração dos anjos (2:18,19). D. O ascetismo (2:20-23). a) A preeminência significa a superioridade, que ocupa o lugar mais elevado, o mais sublime, o mais poderoso, o mais importante, que tem maior valor. Isto é o significado de primogénito. b) Edificação da igreja e o serviço que cada um de nós deve render para a edificação da igreja do Senhor. III. A SECÇÃO PRÁTICA: CRISTO É A BASE DA VIDA NOVA (3:1-4:6). A. Dedique-se às coisas espirituais (3:1-4). B. Faça morrer o que é terreno em si (3:5-11). C. Vista-se das obras de Cristo (3:12-17). D. Faça tudo como para o Senhor (3:18-4:6). 1. Esposas e maridos (3:18,19). 2. Filhos e pais (3:20,21). 3. Servos e amos (patrões) (3:22-4:1). 4. Cristãos com incrédulos (4:2-6). CONCLUSÃO (4:7-18). TEMA: A PREEMINÊNCIA DE CRISTO. VERSÍCULO TEMÁTICO: COLOSSENSES 1:18. O Problema Em Colossas A. O método de Paulo ao enfrentar a ameaça. 1. O método preventivo. a. Parar a ameaça antes que se desenvolva, que alastre. b. Compare as enfermidades físicas. 2. Começou felicitando-os sinceramente e deixou as admoestações até depois. B. A natureza da falsa doutrina: 1. Era enganosa (2:4).

4 Colossenses Era uma filosofia (2:8) 3. Estava baseada em tradições humanas (2:8). 4. Mudou a religião em um sistema de regras. Tornou externa a piedade (2:20). 5. Esse espírito legalístico exigiu certas práticas com referência a comidas e bebidas (2:16,21). 6. Exigiu a observação de dias especiais (2:16). 7. Ascetismo (2:23). 8. Exigiu a circuncisão (2:11). 9. A adoração de anjos (2:18). 10. Basicamente negou que Jesus Cristo é supremo e adequado em tudo (1:15,19; 2:2,9). 11. Um espírito de superioridade (1:21,28). 12. A imoralidade (3:1-17). C. Estava Parecida Com A Filosofia GNÓSTICA. 1. GNOSIS = conhecimento. Para eles a salvação consistia em saber certa informação mística mais que na fé, a obediência ou a santidade. Tomaram um ponto de vista intelectual perante a vida e a religião. 2. A matéria e o espírito são opostos DIZIAM. A matéria é supostamente má e o espírito bom. 3 Acreditavam que a matéria é eterna. 4. Deus, sendo Espírito, é completamente BOM. Não pode ter contacto com as coisas materiais. Deus não poderia ser o Criador por este motivo. O Deus Supremo às vezes foi chamado a Pleroma (grego) que significa a plenitude (veja Colossenses 1:19). 5. Raciocinavam que Jesus, sendo Divino, não poderia vir em corpo (misturando assim o espírito com a matéria má em forma impossível conforme a sua filosofia). Somente pareceu ter um corpo físico, diziam. Contraste Colossenses 2:9; 1:22; comparando I João 4:2,3; II João Alegavam que entre Deus e os homens há uma série larga de seres intermédios. Os que estão mais longe de Deus são menos e menos espirituais e mais e mais materiais. Cristo foi um destes seres intermédios, mas um dos mais espirituais. O mais material criou a terra (Contraste Colossenses 1:15-19 que ensina que Cristo é a imagem de Deus e o Criador de tudo). 7. Pensavam que o corpo (material) é mau. Duas ideias opostas resultaram: a. ASCETISMO há que maltratar o corpo e subjugá-lo negando-lhe certas coisas materiais como algumas comidas - (contraste Colossenses 2:20-23).

5 Colossenses 1 5 b. ASCETISMO Faça o que quiser com o corpo pois o importante é o espírito e este não é afectado pelas acções do corpo (contraste Colossenses 3). 8. Resultou numa atitude de superioridade que destruiu a comunhão na igreja (veja Colossenses 1:28; 3:11). A MENSAGEM DE COLOSSENSES PARA HOJE A. A revelação de Deus em Jesus Cristo é ÚNICA E PERFEITA. Não podemos comprometer esta revelação com as de outras religiões. Esta religião sim É PERFEITA. Não necessitamos de modificações nem mudanças. Se não agrada a certas pessoas, sempre agrada a Deus e isto é o importante. Não devemos ceder à pressão moderna de aceitar a toda a religião sem dar importância à origem dos seus ensinos. Temos que insistir que Jesus Cristo e Sua Palavra perfeita são a ÚNICA VERDADEIRA E PERFEITA revelação de Deus e Sua vontade para os homens de toda a época. Não necessitamos mais revelações de Deus em Cristo. B. Nos adverte contra o perigo de converter a religião cristã em uma mera filosofia. A diferença básica entre a religião cristã e a filosofia é que esta é unicamente uma busca intelectual. Trata de verdades em forma de teorias intelectuais. O cristianismo trata da PESSOA de Cristo e Seu efeito na VIDA QUOTIDIANO de outras pessoas. Devemos recordar que o convite de Cristo para Seus discípulos é: Segue-me, não somente Estuda acerca de mim! Imita-me. Ele quer uma vida de serviço. Não quer pessoas com muito conhecimento e nada de prática. C. Nos adverte contra a tendência de pensar que somos melhores ou superiores aos outros. Em Cristo não há lugar para nenhuma Hierarquia. nem na organização da igreja nem na mente dos cristãos. É possível que às vezes, mesmo que não tenhamos hierarquia como em algumas religiões, mas na mente dos cristãos. Há o chefe da comunidade na igreja e isto não deve ser assim. O cristianismo não é um segredo ou mistério que só possa ser entendido ou descoberto por somente uns poucos, como diziam os gnósticos, Não há clero no povo de Deus. Todos temos à nossa disposição TODA a sabedoria de Cristo. Assim, tiremos da nossa mente a ideia de que certo irmão pode entender mas eu não. Todos podemos entender e todos temos à nossa disposição. todo o conhecimento, toda a sabedoria de Cristo Jesus e todos devemos aproveitá-la. Até para poder exortar ou admoestar qualquer irmão que, como humano que é, está sujeito a errar.

6 Colossenses 1 6 D. Não podemos separar a religião cristã da norma de moralidade estabelecida por Cristo (Colossenses 3). Cristo não traz somente novo conhecimento. Também traz uma vida nova, uma vida de santidade. A nossa vida deve manifestar a transformação da morte à VIDA, das trevas à luz que experimentamos quando nos convertemos em discípulos de Cristo Jesus. A luz de Cristo não é meramente uma luz intelectual, é também a luz de boas obras que glorificam a nosso Pai Celestial. Embora não seja certo que não somos salvos POR obras de justiça que façamos, também é certo que somos salvos PARA fazer muitas obras que Deus preparou de antemão. E. Não podemos separar a igreja do mundo. Quero dizer que não devemos isolar-nos do mundo. Não devemos temer o contacto com o mundo. Ao contrário devemos buscar este contacto para poder ter a influência cristã nele. Não devemos pensar que o cristianismo seja limitado a certas circunstâncias, certos lugares, nem somente certas actividades que denominamos religiosas. O importante para o cristão é a sua mudança de vida na oficina, na escola, na fábrica, no campo, no colégio, no lar. O cristão vive uma VIDA diferente. uma VIDA INTEIRA conformando-se à VIDA que é de Cristo. Não se trata somente de alguns aspectos da vida mas da vida mesmo em todos os seus aspectos, em todas as suas relações, em todas as suas actividades. O desafio para o cristão é que sua VIDA seja um acto de adoração para Deus. F. O apóstolo Paulo acrescenta estes princípios eternos de muita importância para o nosso tempo e muitos outros nesta breve carta aos cristãos em Colossas. Recorde que se não fazemos a aplicação destes princípios a nosso tempo e à minha vida e à de meus irmãos, será muito pouco o benefício de ter esquadrinhado esta epístola do apóstolo Paulo. Foi escrita para responder a uma necessidade urgente na vida destes cristãos primitivos. A nós nos toca não só esquadrinhar a mensagem mas também ver como responde a nossas necessidades como cristãos modernos. ANTES DE CONTINUA ESTUDANDO RESPONDA ÀS PERGUNTAS SOBRE A INTRODUÇÃO DE COLOSSENSES.

7 Colossenses 1 7 PERGUNTAS SOBRE A 1ª LIÇÃO A INTRODUÇÃO DE COLOSSENSES 1. Em preparação para o estudo desta carta você deve ler Colossenses na Bíblia ao menos DUAS VEZES antes de continuar com o estudo. Já o fez? Sim. Se a resposta é que não, o deve fazer antes de seguir com estas perguntas. 2. Qual é o tema de Colossenses? A preeminência de Cristo. 3. Qual é o versículo que assinala este tema? 1: A palavra grega gnosis significa Conhecimento. 5. Para ter o contacto desta carta penetrado na mente, no decorrer do curso vai MEMORIZAR o esboço da carta. Deve começar desde agora memorizando o esboço de Colossenses 1:1-8 ou seja a porção intitulada INTRODUÇÃO. Ao ter esta parte memorizada favor encher os seguintes espaços de memória: INTRODUÇÃO (1:1-8) a. A saudação (1:1,2). b. Paulo dá graças (1:3-8). 6. Sob o título A Mensagem De Colossenses Para Hoje há 5 lições práticas que provêem do conteúdo geral de Colossenses. Qual destas 5 lições práticas considera você a mais aplicável e a mais importante no lugar onde você vive? (A pode identificar com a letra maiúscula que lhe corresponde): Por que a considera a mais prática e a mais importante em seu meio actual? 7. Segundo os gnósticos a matéria é má e o espírito é bom. 8. Que dizem os gnósticos acerca do corpo de Cristo? Que só parecia ter corpo físico.

8 Colossenses 1 8 Por que o criam? Porque conforme a sua filosofia, diziam que sendo Divino, era impossível ser matéria que é má; não poderia assim misturar o espírito bom e a matéria má. 9. Segundo os gnósticos o verdadeiro Deus não podia ter criado o mundo. Por que pensavam assim? Porque Deus, sendo espírito é completamente bom e não podia ter contacto com o material que é mau. 10. Que é ascetismo? O abuso do corpo - negando-lhe certos prazeres materiais. Pensavam que assim um, era melhor pessoa mais santa. AGORA PODE ESTUDAR A SEGUINTE DIVISÃO DO ESTUDO DE COLOSSENSES (Colossenses 1:1-8) CPMEÇANDO NA PÁGINA 6 DO ESTUDO IMPRESSO E COM A GRAVAÇÃO CORRESPONDENTE. *******

2ª LIÇÃO. Estudo De Colossenses

2ª LIÇÃO. Estudo De Colossenses Colossenses 2 1 2ª LIÇÃO Estudo De Colossenses O TEXTO INTRODUÇÃO: 1:1-8 I. A SAUDAÇÃO DE PAULO (1:1,2). A. Apresenta a autoridade da epístola. É a autoridade do apóstolo de Jesus Cristo, não por vontade

Leia mais

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade.

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. COLOSSENSES Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2Pe. 3:18 CARTA DE PAULO AOS COLOSSENSES

Leia mais

Colossos ficava a sudoeste da Frígia, na Ásia Menor, às margens do rio Lico.

Colossos ficava a sudoeste da Frígia, na Ásia Menor, às margens do rio Lico. Epístola de Paulo aos Colossenses Autor: Paulo (e Timóteo). 1.1; 4.18. Data: 60 ou 61 d.c. Local: Prisão em Roma (4.3; 4.18). Tema: A supremacia de Cristo Classificação: cristologia (doutrina de Cristo).

Leia mais

Carta a uma igreja ameaçada

Carta a uma igreja ameaçada Carta a uma igreja ameaçada Texto básico: Colossenses 1.1-2 Versículo-chave: Colossenses 2:6 Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, enraizados e edificados

Leia mais

3. Introdução do Livro Depois de ter estudado agora leia a introdução ao livro de Filemom que está no final da lição.

3. Introdução do Livro Depois de ter estudado agora leia a introdução ao livro de Filemom que está no final da lição. Estudando Filemon 1. Competência a ser construída: Criar o hábito de estudar a Bíblia. A prática constrói o hábito! Encontro 05 2. Ouvindo os alunos A maior riqueza desse encontro é ver e ouvir o que os

Leia mais

5ª LIÇÃO ESTUDO SOBRE COLOSSENSES III. O MINISTÉRIO DE PAULO: A EDIFICAÇÃO DA IGREJA

5ª LIÇÃO ESTUDO SOBRE COLOSSENSES III. O MINISTÉRIO DE PAULO: A EDIFICAÇÃO DA IGREJA Colossenses 5 1 5ª LIÇÃO ESTUDO SOBRE COLOSSENSES III. O MINISTÉRIO DE PAULO: A EDIFICAÇÃO DA IGREJA (1:24-2:7). A. O tema do ministério de Paulo: CRISTO. 1. Queria cumprir as aflições de CRISTO (1:24).

Leia mais

Estudando Filemon. 1. Competência a ser construída: Criar o hábito de estudar a Bíblia. A prática constrói o hábito!

Estudando Filemon. 1. Competência a ser construída: Criar o hábito de estudar a Bíblia. A prática constrói o hábito! Estudando Filemon 1. Competência a ser construída: Criar o hábito de estudar a Bíblia. A prática constrói o hábito! Encontro 05 2. Ouvindo os alunos Sepere um momento no início da aula para ouvir atentamente

Leia mais

O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO

O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO Romanos 1.1-6 O PARTICIPANTE Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, o qual foi prometido por ele de antemão

Leia mais

A IGREJA BÍBLICA LIÇÃO 5 TERMOS PARA DESIGNAR A IGREJA INTRODUÇÃO

A IGREJA BÍBLICA LIÇÃO 5 TERMOS PARA DESIGNAR A IGREJA INTRODUÇÃO LIÇÃO 5 TERMOS PARA DESIGNAR A IGREJA INTRODUÇÃO Por causa dos muitos erros religiosos que surgiram durante os séculos passados e a grande confusão que existe hoje entre as denominações e doutrinas, é

Leia mais

Colossenses: 1: 1-12

Colossenses: 1: 1-12 Colossenses: 1: 1-12 16/setembro/2018 Por que estudar Colossenses? 1. Ela nos motiva a crer na suficiência da pessoa e obra de Jesus Cristo. Ele é o preeminente, o único e Todo- Suficiente Salvador. 2.

Leia mais

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula XIX A PRISÃO DE PAULO i E AS CARTAS AOS EFÉSIOS E COLOSSENSES A PRISÃO DE PAULO Os últimos capítulos do livro

Leia mais

TRANS FORMADOS. pelo evangelho

TRANS FORMADOS. pelo evangelho TRANS FORMADOS pelo evangelho o poder transformador do evangelho Colossenses 1.1-14 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, aos santos e fiéis irmãos em Cristo que estão

Leia mais

Gnosticismo O que os Cristãos na época de Paulo estavam enfrentando. Compilação Pr. Eduardo Marambio Albornoz

Gnosticismo O que os Cristãos na época de Paulo estavam enfrentando. Compilação Pr. Eduardo Marambio Albornoz O que os Cristãos na época de Paulo estavam enfrentando Compilação Pr. Eduardo Marambio Albornoz Características: - Foi um movimento que ofereceu um conhecimento especial reservado apenas para alguns...

Leia mais

Carta aos Filipenses. Carta aos Filipenses:

Carta aos Filipenses. Carta aos Filipenses: : Filipos: cidade na Macedônia que recebeu seu nome de Filipe II, pai de Alexandre o Grande, que a conquistou no 4 século a.c. Tornou-se colônia romana no 2 século a.c. A segunda das chamadas Cartas da

Leia mais

Desde o início da Epístola, o apóstolo vem preparando seus leitores para a mensagem apresentada no capítulo 14.

Desde o início da Epístola, o apóstolo vem preparando seus leitores para a mensagem apresentada no capítulo 14. A mensagem central é que não devemos julgar aqueles que não concordam conosco em algumas questões que não fazem parte da essência da mensagem cristã. Desde o início da Epístola, o apóstolo vem preparando

Leia mais

IDENTIDADE. Jovem, Igreja e Sociedade Paulo Alves

IDENTIDADE. Jovem, Igreja e Sociedade Paulo Alves IDENTIDADE Jovem, Igreja e Sociedade Paulo Alves EFÉSIOS 4.17-24 Jovem, Igreja e Sociedade Paulo Alves 17 Assim, eu lhes digo, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na futilidade

Leia mais

4ª LIÇÃO ESTUDO SOBRE COLOSSENSE A PREEMINÊNCIA DE CRISTO NA CRIAÇÃO E NA IGREJA (1:15-23).

4ª LIÇÃO ESTUDO SOBRE COLOSSENSE A PREEMINÊNCIA DE CRISTO NA CRIAÇÃO E NA IGREJA (1:15-23). Colossenses 4 1 4ª LIÇÃO ESTUDO SOBRE COLOSSENSE II. A PREEMINÊNCIA DE CRISTO NA CRIAÇÃO E NA IGREJA (1:15-23). A. Resumo de Relações que indicam a preeminência de Cristo (1:15-29). 1. A relação de Cristo

Leia mais

As epístolas de Paulo (1)

As epístolas de Paulo (1) FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo Roteiro 14 As epístolas de Paulo (1) Objetivos Assinalar características

Leia mais

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 História da Igreja Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 1. O que é a Igreja? É um edifício construído com pedras vivas. Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes

Leia mais

MARIA, MÃE DE DEUS E NOSSA MÃE

MARIA, MÃE DE DEUS E NOSSA MÃE MARIA, MÃE DE DEUS E NOSSA MÃE MARIA é a NOSSA SENHORA Invocada com diversos títulos, que têm a sua origem na devoção popular e nas aparições. SÓ HÁ UMA NOSSA SENHORA, a escolhida por Deus para ser a mãe

Leia mais

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) Lopes, Augustus Nicodemus A supremacia e a suficiência de Cristo: a mensagem de Colossenses para a igreja

Leia mais

RELEMBRANDO : a restauração do indivíduo 2.10: fomos criados em Cristo Jesus para a prática de boas obras

RELEMBRANDO : a restauração do indivíduo 2.10: fomos criados em Cristo Jesus para a prática de boas obras RELEMBRANDO... 2.1-10: a restauração do indivíduo 2.10: fomos criados em Cristo Jesus para a prática de boas obras O ARGUMENTO SEGUINTE... 2.11-22: A humanidade como um todo. Judeus e gentios unidos em

Leia mais

Módulo III O que anuncia a Catequese?

Módulo III O que anuncia a Catequese? Módulo III O que anuncia a Catequese? Diocese de Aveiro Objectivos Tomar consciência da realidade complexa do ser humano a quem levamos, hoje, uma Boa Nova. Compreender a importância da Sagrada Escritura

Leia mais

5ª LIÇÃO III. A REVELAÇÃO DA SABEDORIA DE DEUS

5ª LIÇÃO III. A REVELAÇÃO DA SABEDORIA DE DEUS Estudo de I Coríntios 5ª lição. 1 5ª LIÇÃO III. A REVELAÇÃO DA SABEDORIA DE DEUS (2:6-16). A. Esboço geral: A Sabedoria de Deus. 1. Não é deste século (2:6). 2. Era oculta (2:7-9). 3. É revelada pelo Espírito

Leia mais

Lições do 3º Trimestre 2015

Lições do 3º Trimestre 2015 Ev. Jacson Austragésilo 05/07/2015 1 Lições do 3º Trimestre 2015 205/07/2015 Ev. Jacson Austragésilo 05/07/2015 3 405/07/2015 505/07/2015 Ev. Jacson Austragésilo 05/07/2015 6 Objetivo Geral 705/07/2015

Leia mais

Evangelhos e atos. Observações

Evangelhos e atos. Observações NOVO TESTAMENTO Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho (Hebreus 1,1-2) EVANGELHOS E ATOS Evangelhos e atos Os melhores recursos

Leia mais

Colossenses 3 1 3ª LIÇÃO ESTUDO DE COLOSSENSES A SECÇÃO DOUTRINAL A PREEMINÊNCIA DE CRISTO (1:9-2:7)

Colossenses 3 1 3ª LIÇÃO ESTUDO DE COLOSSENSES A SECÇÃO DOUTRINAL A PREEMINÊNCIA DE CRISTO (1:9-2:7) Colossenses 3 1 3ª LIÇÃO ESTUDO DE COLOSSENSES A SECÇÃO DOUTRINAL A PREEMINÊNCIA DE CRISTO (1:9-2:7) I. A ORAÇÃO PELO CRESCIMENTO ESPIRITUAL (1:9-14). A. A preocupação de Paulo pelas igrejas se manifesta

Leia mais

A AUTORIDADE E O EVANGELHO DE PAULO

A AUTORIDADE E O EVANGELHO DE PAULO A AUTORIDADE E O EVANGELHO DE PAULO Lição 2 para 8 de julho de 2017 Embora as cartas de Paulo fossem tidas como inspiradas por Deus, nem todos estavam de acordo com isto. Alguns irmãos na região de Galácia

Leia mais

Carta de Paulo à Igreja em Éfeso. IPJG Presb. Cícero Nogueira Martins 10/3/2013

Carta de Paulo à Igreja em Éfeso. IPJG Presb. Cícero Nogueira Martins 10/3/2013 Carta de Paulo à Igreja em Éfeso IPJG Presb. Cícero Nogueira Martins 0/3/203 Efésios Introdução No final de sua segunda viagem missionária, Paulo passou por Éfeso, onde deixou Priscila e Áquila (At 8.8-2).

Leia mais

Panorama do Novo Testamento. Epístolas de Paulo Da Prisão. Efésios Filipenses Colossences Filemon. Aula 5 IBCU

Panorama do Novo Testamento. Epístolas de Paulo Da Prisão. Efésios Filipenses Colossences Filemon. Aula 5 IBCU Panorama do Novo Testamento Epístolas de Paulo Da Prisão Efésios Filipenses Colossences Filemon Aula 5 IBCU LOCAL, DATA e DESTINATÁRIOS EFÉSIOS FILIPENSES COLOSSENCES FILEMON DATA PROVÁVEL 60 ad 61 ad

Leia mais

ESTUDO INDUTIVO 1 JOÃO

ESTUDO INDUTIVO 1 JOÃO ESTUDO INDUTIVO 1 JOÃO Ao contrário da maioria das epístolas, o autor de 1 João não é mencionado no corpo da carta. Entretanto, a igreja cristã sempre reconheceu a autoria do apóstolo João. A primeira

Leia mais

FORMAÇÃO DE PREGADORES

FORMAÇÃO DE PREGADORES FORMAÇÃO DE PREGADORES Aarão = é o melhor pregador da Bíblia; O melhor pregador é aquele que sabe ouvir; A pregação é a arte de ouvir; O que todo pregador e animador deve ter (e procurar) é o DOM da PALAVRA

Leia mais

Cheios do Espírito. (Diferente de todos os outros homens, Jesus foi gerado de Deus na condição de homem espiritual e espirito vivificante.

Cheios do Espírito. (Diferente de todos os outros homens, Jesus foi gerado de Deus na condição de homem espiritual e espirito vivificante. Cheios do Espírito A palavra cheio é mal compreendida quando se refere ao Espírito. Ela indica plenitude e não uma gradação, como muitos pensam. Muitos entendem que ser cheio do Espírito é gradativo, como

Leia mais

LIÇÃO 13 UM CHAMADO PARA EVANGELIZAR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 13 UM CHAMADO PARA EVANGELIZAR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 13 UM CHAMADO PARA EVANGELIZAR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A MISSÃO DE EVANGELIZAR O discípulo de Cristo tem a nobre missão de evangelizar o mundo proclamando a Palavra de Deus

Leia mais

Pr. Jaziel Rodrigues,

Pr. Jaziel Rodrigues, www.ierueti.ch Pr. Jaziel Rodrigues, 13.03.2016 Introdução 1: A palavra «Apocalipse» quer dizer Revelação. Por isso este livro é conhecido também como: «A Revelação de Deus ao apóstolo João» (1.1) Foi

Leia mais

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS COLOSSENSES

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS COLOSSENSES PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS COLOSSENSES Painel dos Livros Evangelhos (4) Histórico (1) Cartas Paulinas (13) Cartas Gerais (8) Profético (1) Agrupamento dos Livros (27) Romanos Rm 1 Coríntios

Leia mais

7ª LIÇÃO O SERMÃO DO MONTE

7ª LIÇÃO O SERMÃO DO MONTE Sermão 7 1 7ª LIÇÃO O SERMÃO DO MONTE F. O JEJUM (Mateus 6:16-18) 1. Jejuar = abster-se de comida e bebida. 2. A frequência do jejum pelos judeus: a. Sob a lei mosaica se exigia o jejum UMA VEZ por ano

Leia mais

Título: A VERDADEIRA IGREJA O CORPO E A ESPOSA DE CRISTO Autor: DESCONHECIDO. Literaturas em formato digital:

Título: A VERDADEIRA IGREJA O CORPO E A ESPOSA DE CRISTO Autor: DESCONHECIDO. Literaturas em formato digital: Título: A VERDADEIRA IGREJA O CORPO E A ESPOSA DE CRISTO Autor: DESCONHECIDO Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho

Leia mais

Sumário. Prefácio... 13

Sumário. Prefácio... 13 Sumário Prefácio... 13 PARTE UM O LEGADO ISRAELITA 1. Cristianismo e judaísmo... 29 A separação dos caminhos... 29 O cristianismo e o cânone hebraico da Escritura... 40 O cristianismo e a interpretação

Leia mais

Escola Bíblica Dominical. Lição 01. Introdução à carta. Pb. Rodrigo da Silva Gomes 22/03/2015

Escola Bíblica Dominical. Lição 01. Introdução à carta. Pb. Rodrigo da Silva Gomes 22/03/2015 Escola Bíblica Dominical Lição 01 Introdução à carta Pb. Rodrigo da Silva Gomes 22/03/2015 Roteiro da Aula Introdução; O autor Local e data; Os destinatários; Propósitos; Roteiro da Aula Características

Leia mais

ESTUDO BÍBLICO ALUNO

ESTUDO BÍBLICO ALUNO LIÇÃO 07 PLANO DA SALVAÇÃO ESTUDO BÍBLICO ALUNO A palavra homem em muitas partes da Bíblia tem o significado genérico, inclui a raça humana, homens e mulheres. No livro de I Reis 8:46a, o rei Salomão dizia

Leia mais

NOVO TESTAMENTO! Nome: Mateus! O livro de Mateus mostra como Jesus é o santo Rei-Messias através das profecias cumpridas.!

NOVO TESTAMENTO! Nome: Mateus! O livro de Mateus mostra como Jesus é o santo Rei-Messias através das profecias cumpridas.! NOVO TESTAMENTO Nome: Mateus Autor: Mateus, cobrador de impostos antes de ser discípulo Audiência: Judeus O livro de Mateus mostra como Jesus é o santo Rei-Messias através das profecias cumpridas. Esboço:

Leia mais

A TRANSMISSÃO DA REVELAÇÃO DIVINA Catequese com adultos Chave de Bronze

A TRANSMISSÃO DA REVELAÇÃO DIVINA Catequese com adultos Chave de Bronze A TRANSMISSÃO DA REVELAÇÃO DIVINA 12-11-2011 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze Semana Passada Transmitir 1.enviar de um lugar a outro 2. fazer chegar a; conduzir; transportar 3. transferir para

Leia mais

O começo da igreja. Jörg Garbers Ms. de Teologia

O começo da igreja. Jörg Garbers Ms. de Teologia O começo da igreja Jörg Garbers Ms. de Teologia O começo da igreja primitiva (33-62 A.D.) Datas importantes 30 48 50-64 70 55-90 ~135 A morte de Jesus Concílio de Jerusalém Cartas de Paulo Destruição de

Leia mais

Título: CHAPTER A DAY (COLOSSESSES) Autor: NORMAN BERRY. Literaturas em formato digital:

Título: CHAPTER A DAY (COLOSSESSES) Autor: NORMAN BERRY. Literaturas em formato digital: Título: CHAPTER A DAY (COLOSSESSES) Autor: NORMAN BERRY Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos:

Leia mais

Cartas de Paulo continuação

Cartas de Paulo continuação Cartas de Paulo continuação Carta aos Colossences Os cristãos da comunidade de Colossas estavam ameaçados por uma heresia que misturava elementos pagãos, judaicos e cristãos. Essas ideias faziam com que

Leia mais

Colossenses 4 Perseverar confiante

Colossenses 4 Perseverar confiante Colossenses 4 Perseverar confiante O apóstolo preocupava-se com a mensagem que os cristãos estavam retransmitindo. Além de serem cuidadosos em retransmitir a verdade do evangelho, eles deviam atentar para

Leia mais

LIÇÃO 9 A MISSÃO ENSINADORA DA IGREJA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 9 A MISSÃO ENSINADORA DA IGREJA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 9 A MISSÃO ENSINADORA DA IGREJA Prof. A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O MINISTÉRIO TRÍPLICE DE JESUS Jesus Cristo em seu ministério tríplice pregou, curou e ensinou, mas o ensino foi a atividade mais

Leia mais

LIÇÃO 2 UMA SALVAÇÃO GRANDIOSA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 2 UMA SALVAÇÃO GRANDIOSA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 2 UMA SALVAÇÃO GRANDIOSA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A MAIOR DÁDIVA DE DEUS PARA O HOMEM A salvação é a maior e melhor dádiva de Deus para os homens, e é por isso que devemos ter

Leia mais

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade.

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. 2ª TESSALONICENSES Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2Pe. 3:18 2ª CARTA DE PAULO AOS

Leia mais

Quem somos e no que cremos?

Quem somos e no que cremos? Vivendo e compartindo o caminho de Jesús Quem somos e no que cremos? Igreja Evangélica Paseo de Extremadura 179 Tel: 91 813 67 05; 626 468 629 http://www.comuniondelagracia.es E-mail: iduespana@yahoo.es

Leia mais

LIÇÃO 1 APÓSTOLOS E PRESBÍTEROS: O primeiro Concílio da Igreja Atos

LIÇÃO 1 APÓSTOLOS E PRESBÍTEROS: O primeiro Concílio da Igreja Atos LIÇÃO 1 APÓSTOLOS E PRESBÍTEROS: O primeiro Concílio da Igreja Atos 15.1-33 Seu grupo terá 15 minutos para responder as seguintes questões. 1. Qual era o conflito que ameaçava a paz e a unidade da igreja

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja

Leia mais

LIÇÃO 6 OS DISCÍPULOS SÃO COMISSIONADOS POR JESUS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 6 OS DISCÍPULOS SÃO COMISSIONADOS POR JESUS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 6 OS DISCÍPULOS SÃO COMISSIONADOS POR JESUS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A EVANGELIZAÇÃO SIMPLES Os discípulos de Cristo formam a igreja e imperativamente segundo a ordenança do

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 8 ARREPENDIMENTO Ponto de partida: O Arrependimento é uma das chamadas Doutrinas da Salvação. É essencial ao evangelho

Leia mais

LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O ARREBATAMENTO DA IGREJA O arrebatamento da igreja do Senhor Jesus, será o mais extraordinário

Leia mais

Estudo 44 - Epístola aos Colossenses. A vivência cristã

Estudo 44 - Epístola aos Colossenses. A vivência cristã Estudo 44 - Epístola aos Colossenses A vivência cristã Texto bíblico - Colossenses 1 a 4 3.1 Texto áureo - Cl "A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos

Leia mais

LIÇÃO 13 O QUE POSSO FAZER POR MINHA IGREJA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 13 O QUE POSSO FAZER POR MINHA IGREJA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 13 O QUE POSSO FAZER POR MINHA IGREJA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A IGREJA ESSPIRITUAL DO SENHOR JESUS A igreja de Jesus Cristo é composta por todos os cristãos salvos que um dia

Leia mais

LIÇÃO 12 A ORDEM SUPREMA DE CRISTO JESUS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 12 A ORDEM SUPREMA DE CRISTO JESUS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 12 A ORDEM SUPREMA DE CRISTO JESUS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A EVANGELIZAÇÃO SIMPLES Todo o poder e autoridade no céu e na terra foi dada ao Senhor Jesus, e esta autoridade o

Leia mais

Efésios 3 O mistério revelado

Efésios 3 O mistério revelado Efésios 3 O mistério revelado Os seres celestiais tinham consciência do poder de Deus e de que o Verbo de Deus participou da criação, visto que, em Cristo todas as coisas foram criadas. Porém, agora, pela

Leia mais

TRANS FORMADOS. pelo evangelho

TRANS FORMADOS. pelo evangelho TRANS FORMADOS pelo evangelho fundamentos bíblicos para os relacionamentos cl 3.18-4.1 1) A capacitação: É o Espírito Santo que nos dá poder para viver segundo a vontade de Deus Portanto, não sejam insensatos,

Leia mais

Tema: Verdadeiro Ministro do Evangelho. Texto Base Gálatas

Tema: Verdadeiro Ministro do Evangelho. Texto Base Gálatas Tema: Verdadeiro Ministro do Evangelho Texto Base Gálatas 1.11-24 Introdução - No Domingo Passado falamos sobre: Dias de um falso Evangelho e pudemos refletir sobre as marcas do verdadeiro Evangelho! Mas,

Leia mais

LIÇÃO 8 BATISMO NO ESPÍRITO SANTO E DONS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 8 BATISMO NO ESPÍRITO SANTO E DONS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 8 BATISMO NO ESPÍRITO SANTO E DONS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO UMA PROMESSA DE DEUS O Batismo no Espírito Santo é uma promessa de Deus a todos os santos com o objetivo de edificar

Leia mais

Igreja de Deus Unida,

Igreja de Deus Unida, Igreja de Deus Unida, uma Associação Internacional Guias de Estudo Bìblico Para a Juventude Volume 1 Lição 7 O Espírito Santo Deus, nosso Criador, compreende que todos nós enfrentamos circunstâncias que

Leia mais

Estudo em Colossenses

Estudo em Colossenses Estudo em Colossenses Introdução Quem é o(s) autor(es) do livro de Colossenses? (o apóstolo Paulo com a ajuda de Timóteo 1:1, 23) A quem Paulo escreveu esta carta? (a igreja [santos e fiéis irmãos] em

Leia mais

Catequese Paroquial e CNE Escutismo Católico Português

Catequese Paroquial e CNE Escutismo Católico Português 1º Ano Paroquial e CNE Escutismo Católico Português JESUS GOSTA DE MIM Proporcionar às crianças um bom acolhimento eclesial, pelos catequistas e por toda a comunidade cristã (cf CT 16 e 24). Ajudá-las

Leia mais

1 Direitos reservados Domingos Sávio Rodrigues Alves Uso gratuito, permitido sob a licença Creative Commons

1 Direitos reservados Domingos Sávio Rodrigues Alves Uso gratuito, permitido sob a licença Creative Commons 1 A loucura do Evangelho João 1:1 No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ele estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele,

Leia mais

Religiões Proféticas

Religiões Proféticas Religiões Proféticas O QUE É RELIGIÃO? Religião é uma fé, uma devoção a tudo que é considerado sagrado. É um culto que aproxima o homem das entidades a quem são atribuídas poderes sobrenaturais. É uma

Leia mais

Ser testemunha de Jesus em fraternidade

Ser testemunha de Jesus em fraternidade Ser testemunha de Jesus em fraternidade Escuta do evangelho do domingo Jo 10,1-10; Eu Sou a Porta das ovelhas Estamos sempre à meditar sobre a nossa identidade No nosso voto, nos comprometemos à aprofundar

Leia mais

A espada foi no passado uma ferramenta de guerra, um instrumento de batalha, um símbolo de conflito. E talvez um dos maiores problemas que a igreja

A espada foi no passado uma ferramenta de guerra, um instrumento de batalha, um símbolo de conflito. E talvez um dos maiores problemas que a igreja A espada foi no passado uma ferramenta de guerra, um instrumento de batalha, um símbolo de conflito. E talvez um dos maiores problemas que a igreja enfrenta hoje sejam os CONFLITOS. Nesta segunda lição:

Leia mais

O Evangelho de Deus. A Dinâmica da Espiritualidade Cristã de A a Z

O Evangelho de Deus. A Dinâmica da Espiritualidade Cristã de A a Z O Evangelho de Deus A Dinâmica da Espiritualidade Cristã de A a Z O que é o Evangelho? O Evangelho não é um discurso religioso, mas a ação soberana e graciosa de Deus ao longo da história, resgatando e

Leia mais

Ao estudar Gálatas 3:15-20, temos que ter em conta o significado e o uso que Pablo dá a três termos: Promessa, pacto e lei.

Ao estudar Gálatas 3:15-20, temos que ter em conta o significado e o uso que Pablo dá a três termos: Promessa, pacto e lei. Lição 6 para 5 de agosto de 2017 Ao estudar Gálatas 3:15-20, temos que ter em conta o significado e o uso que Pablo dá a três termos: Promessa, pacto e lei. Irmãos, como homem falo; se a aliança de um

Leia mais

ESTUDOS PARA PEQUENOS GRUPOS TEMÁTICA. Vida cristã ESTUDOS

ESTUDOS PARA PEQUENOS GRUPOS TEMÁTICA. Vida cristã ESTUDOS ESTUDOS PARA PEQUENOS GRUPOS TEMÁTICA Vida cristã ESTUDOS 1. A Bíblia e eu 2. Agradar a Deus 3. A vida e as provas 4. Semelhantes a Cristo 5. Amar a Deus ESTUDO 1 TEXTO BÍBLICO: Filipenses 4:8 e 9 Por

Leia mais

Escutar a Palavra do Senhor

Escutar a Palavra do Senhor EMBARGO ATÉ ÀS 18H30M DO DIA 20 DE MARÇO DE 2011 Escutar a Palavra do Senhor Catequese do 2º Domingo da Quaresma Sé Patriarcal, 20 de Março de 2011 Introdução 1. Na primeira Catequese vimos que Deus, ao

Leia mais

CURSO DE VERÃO 2019 Tema: Mente Cristã

CURSO DE VERÃO 2019 Tema: Mente Cristã CURSO DE VERÃO 2019 Tema: Mente Cristã A mente cristã na doutrina Pr. Lucas Carvalho 1. Introdução O cristianismo não e uma se rie de verdades no plural, mas e a Verdade escrita com V maiúsculo. E a Verdade

Leia mais

A leitura da Bíblia. questões centrais

A leitura da Bíblia. questões centrais questões centrais O que é a Bíblia? Quem é o autor e como escreveu? O que é o tema central? Por quê devo lê-la? Quando devo lê-la? Como? Requisitos? Como? Ajuda? Um novo propósito! o que é a Bíblia (1)

Leia mais

Eu creio. E agora? A Caminhada Cristã em Sua Plenitude

Eu creio. E agora? A Caminhada Cristã em Sua Plenitude ? A Caminhada Cristã em Sua Plenitude 9. Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria

Leia mais

História e Ministério

História e Ministério História e Ministério 1 - Ministério e propósito 2 - Resumo da história da Igreja 3 - Responsabilidades espirituais e oficiais 4 - Documentos relevantes 1. MINISTERIO E PROPÓSITO O Ministério da Igreja

Leia mais

TRANS FORMADOS. pelo evangelho

TRANS FORMADOS. pelo evangelho TRANS FORMADOS pelo evangelho Jesus cristo: o evangelho do pai Colossenses 1.15-23 Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, Colossenses 1.15-23 pois nele foram criadas todas as

Leia mais

Eis-te aqui! Eis um livro com uma mensagem! - O perdão do teu passado - Um propósito para a tua vida futura - Uma morada no céu

Eis-te aqui! Eis um livro com uma mensagem! - O perdão do teu passado - Um propósito para a tua vida futura - Uma morada no céu Eis-te aqui! Eis um livro com uma mensagem! Uma mensagem que vai responder à tua pergunta o que posso fazer aqui na terra? Há uma mensagem que responde a todas as tuas perguntas e dúvidas. Este livro demonstra

Leia mais

Série IGREJA QUE AGRADA A DEUS. Tem ESPERANÇA AMOR

Série IGREJA QUE AGRADA A DEUS. Tem ESPERANÇA AMOR Série A IGREJA QUE AGRADA A DEUS Tem FÉ ESPERANÇA AMOR I Co 13.13 O QUE É UMA IGREJA? Três coisas, na verdade, permanecerão: fé esperança e amor e a maior delas é o amor O amor é a evidência maior de maturidade

Leia mais

Éfeso Século 1 Efésios 1.3-14 3. Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo. 4. Porque Deus nos escolheu

Leia mais

Paulo é um dos grandes homens do cristianismo e um exemplo para todos nós: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo (1 Co 11:1)

Paulo é um dos grandes homens do cristianismo e um exemplo para todos nós: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo (1 Co 11:1) APÓSTOLO PAULO Paulo é um dos grandes homens do cristianismo e um exemplo para todos nós: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo (1 Co 11:1) Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para

Leia mais

Título: O CÂNTICO DOS CÂNTICOS DO NOIVO Autor: C. E. LUNDEN. Literaturas em formato digital:

Título: O CÂNTICO DOS CÂNTICOS DO NOIVO Autor: C. E. LUNDEN. Literaturas em formato digital: Título: O CÂNTICO DOS CÂNTICOS DO NOIVO Autor: C. E. LUNDEN Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos:

Leia mais

Lição 8 para 24 de novembro de 2018

Lição 8 para 24 de novembro de 2018 A UNIDADE NA FÉ Lição 8 para 24 de novembro de 2018 Um elemento unificador é compartilhar uma doutrina comum (Atos 2:42). Compartilhar as mesmas doutrinas fundamentais, embora possamos ter pequenas diferenças

Leia mais

As religiões são a porta larga que conduz à perdição?

As religiões são a porta larga que conduz à perdição? As religiões são a porta larga que conduz à perdição? Os monges, padres, hindus e todos que procuram uma vida de ascetismo pessoal pensam alcançar a bem-aventurança prometida por Cristo despojando-se de

Leia mais

CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES: Tudo começa em 50 d.c. com fundação da igreja por Paulo Atos 16 ss CONSIDERAÇÕES ETIMOLÓGICAS SOBRE O TERMO EPAFRODITO

CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES: Tudo começa em 50 d.c. com fundação da igreja por Paulo Atos 16 ss CONSIDERAÇÕES ETIMOLÓGICAS SOBRE O TERMO EPAFRODITO 1 CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES: Tudo começa em 50 d.c. com fundação da igreja por Paulo Atos 16 ss Uns 13 anos depois (53 a.c.) Paulo se encontra preso em Roma e escreve a carta aos Filipenses Falar que

Leia mais

O Evangelho não era um movimento reformador dentro do judaísmo, mas como Boas Novas para o mundo todo. John Stott

O Evangelho não era um movimento reformador dentro do judaísmo, mas como Boas Novas para o mundo todo. John Stott O Evangelho não era um movimento reformador dentro do judaísmo, mas como Boas Novas para o mundo todo. John Stott Alguns homens desceram da Judéia para Antioquia e passaram a ensinar aos irmãos: Se vocês

Leia mais

A mente de Cristo. A sua formação em nós 1 Co.2:1-16

A mente de Cristo. A sua formação em nós 1 Co.2:1-16 A mente de Cristo A mente de Cristo A sua formação em nós 1 Co.2:1-16 Eu mesmo, irmãos, quando estive entre vocês, não fui com discurso eloqüente, nem com muita sabedoria para lhes proclamar o mistério

Leia mais

MEDIDAS DO UNIVERSO. No original hebraico a palavra princípio no Gênesis é traduzida por Reshit, que significa

MEDIDAS DO UNIVERSO. No original hebraico a palavra princípio no Gênesis é traduzida por Reshit, que significa MEDIDAS DO UNIVERSO OBRA CRIADORA: Até aqui, as medidas que limitam o universo da Obra Criadora, segundo a física moderna, são as 4 (quatro) já conhecidas: comprimento, altura, largura e tempo. Nessas

Leia mais

Lição 5 ATOS 1. Atos destinado a Teófilo período 63 d.c apóstolo Pedro apóstolo Paulo Atos do Espírito Santo que Jesus operou por meio da igreja

Lição 5 ATOS 1. Atos destinado a Teófilo período 63 d.c apóstolo Pedro apóstolo Paulo Atos do Espírito Santo que Jesus operou por meio da igreja Lição 5 ATOS 1. Atos O livro de Atos foi o segundo escrito por Lucas, também destinado a Teófilo. Acredita-se que originalmente não tivesse título, sendo inserido Atos ou Atos dos Apóstolos nos manuscritos

Leia mais

O primeiro e o último Adão

O primeiro e o último Adão O primeiro e o último Adão O ritualismo, o formalismo e o legalismo são ferramentas utilizadas para caracterizar devoção religiosa. Criam mecanismos para medirem e serem medidos e forçam outros a seguirem

Leia mais

Éfeso Século 1 Efésios 6:10-20 10. Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. 11. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, 12. pois a nossa

Leia mais

CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra.

CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra. ORAÇÃO INICIAL CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra. A: Bom dia!. Na alegria de estarmos reunidos para este encontro. Queremos louvar a Deu Pai pela vossa presença.

Leia mais

5ª LIÇÃO A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA

5ª LIÇÃO A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA O que é a Igreja de Cristo? 5ª Lição 1 5ª LIÇÃO A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA I. JESUS CRISTO É A CABEÇA DA IGREJA. A. Jesus Cristo tem a preeminência em tudo (Colossenses 1:15-18). 1. A Sua relação com Deus

Leia mais

Fórmula de santidade Fernando Leite

Fórmula de santidade Fernando Leite Fórmula de santidade 22.10.17 Fernando Leite Introdução A mensagem do Senhor Jesus impõe a obrigatoriedade de mudança de vida do verdadeiro crente. Assim, eu lhes digo com a autoridade do Senhor: não vivam

Leia mais

NATAL DO SENHOR DE 2015 MISSA DO DIA

NATAL DO SENHOR DE 2015 MISSA DO DIA NATAL DO SENHOR DE 2015 MISSA DO DIA Caríssimos Irmãos e Irmãs: O Catecismo da Igreja Católica em seu artigo terceiro, parágrafo primeiro, faz uma pergunta: Por que o Verbo se fez carne O texto do Documento

Leia mais

FILIPENSES A ALEGRIA TRIUNFANTE NO MEIO DAS PROVAS

FILIPENSES A ALEGRIA TRIUNFANTE NO MEIO DAS PROVAS FILIPENSES A ALEGRIA TRIUNFANTE NO MEIO DAS PROVAS INTRODUÇAO At 16.6-40 1- O PROGRAMA MISSIONÁRIO DA IGREJA PRECISA SER CONDUZIDO POR DEUS. 2- A PORTA QUE DEUS ABRE NEM SEMPRE NOS CONDUZ PELO CAMINHO

Leia mais

LIÇÃO 11 DESPERTEMOS PARA A VINDA DE UM GRANDE REI

LIÇÃO 11 DESPERTEMOS PARA A VINDA DE UM GRANDE REI LIÇÃO 11 DESPERTEMOS PARA A VINDA DE UM GRANDE REI PROF. LUCAS NETO A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO JESUS ESTÁ VOLTANDO! Breve Jesus Voltará! Pouco se fala ou se ensina sobre a volta de Jesus para buscar

Leia mais

Ensino de Doutrinas. São as verdades fundamentais da Bíblia apresentadas de forma sistemática. Crenças bem definidas produzem convicções bem definidas

Ensino de Doutrinas. São as verdades fundamentais da Bíblia apresentadas de forma sistemática. Crenças bem definidas produzem convicções bem definidas Ensino de Doutrinas Doutrina é o que você acredita sobre uma verdade, um assunto ou um fato. Para o cristão, doutrina é o que acreditamos ser verdade concernente ao que é ensinado na Bíblia, sobre a qual

Leia mais