1.2 O processo seletivo para os encargos do Bolsa-Formação PRONATEC, realizar-se-á por meio de Avaliação Curricular.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1.2 O processo seletivo para os encargos do Bolsa-Formação PRONATEC, realizar-se-á por meio de Avaliação Curricular."

Transcrição

1 EDITAL Nº /204 DIRETORIA DE EXTENSÃO IF SUDESTE MG CÂMPUS Dispõe sobre o Processo de Seleção Simplificada com vistas à seleção de bolsistas para atuarem na ação do Programa Bolsa-formação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais IF Sudeste MG Câmpus Rio Pomba. A Diretoria de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais IF Sudeste MG Câmpus Rio Pomba torna público, por meio deste Edital, o processo seletivo para contratação de bolsistas e cadastro reserva, para ocupar o encargo de Professor/Instrutor vinculado ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego PRONATEC, no âmbito da Bolsa- Formação, instituída pela Lei Nº 2.53 de 26 de outubro de 20, e em conformidade com a Resolução CD/FNDE Nº 04, de 6 de março de DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES. Os instrumentos a serem utilizados pelos Câmpus para a abertura do processo seletivo de profissionais para atuarem no âmbito do PRONATEC deverá ser Chamada Interna Simplificada e/ou Seleção Externa Simplificada, elaborada pelo Grupo Gestor Local e assinada pela Direção Geral do Câmpus Rio Pomba, de acordo com o art. 4 º e 2º da Resolução CD/FNDE Nº 04, de 6 de março de 202 e conforme modelos fornecidos por este Edital, em anexo..2 O processo seletivo para os encargos do Bolsa-Formação PRONATEC, realizar-se-á por meio de Avaliação Curricular..3 O processo seletivo para o encargo a que se refere o presente edital será coordenado pelo Comitê Gestor Central em articulação com o Grupo Gestor Local do Câmpus Rio Pomba, que designará uma Comissão para Seleção composta por, no mínimo 3 componentes, a qual se encarregará de operacionalizar todo o processo.

2 2. DO PROGRAMA 2. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego PRONATEC tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional Técnica de nível médio e de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores, por meio do Bolsa-Formação, conforme art. 2º da Resolução CD/FNDE Nº 04, de 6 de março de 202. Esta ação intensifica a expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica no Estado de Minas Gerais. 3. REQUISITOS PARA OBTENÇÃO DA BOLSA 3. Poderá submeter-se ao processo seletivo, o candidato que atender aos pré-requisitos e critérios especificados abaixo: 3.. Ter o nível de escolaridade referido no encargo, conforme ANEXO III do presente edital Ter disponibilidade de carga horária compatível com o encargo e de, no máximo, 6 horas semanais para professor/instrutor e 20 horas semanais para os demais encargos, conforme art.4, III, da Resolução CD/FNDE nº04/ No caso de servidor ativo ou inativo do quadro permanente da Rede Federal ou de outra rede pública, apresentar autorização para receber bolsa do setor de recursos humanos da instituição à qual for vinculado, de acordo com o art.4, II, da Resolução CD/FNDE nº04/ DO ENCARGO 4. Os profissionais selecionados para atuar no PRONATEC serão remunerados na forma de concessão de bolsas em conformidade com o Art. 9º da Lei Nº de 26/0/20 e Art. 5º da Resolução CD/FNDE Nº 04 de 6/03/202, pelo tempo de execução das atribuições. 4.2 Os valores das bolsas obedecerão aos seguintes parâmetros de distribuição da carga horária semanal dedicado ao PRONATEC, conforme art.5, da Resolução CD/FNDE nº04/202: Encargo Carga Horária Valor da Bolsa Professor/Instrutor Até 6 horas semanais R$ 50,00 (*) (cinquenta reais - hora aula de 60 minutos) (*) Sujeito a tributação previdenciária e/ou de IRPF nos termos da lei Não haverá ajuda de custo para deslocamento nem direito a diária.

3 4.3 Os profissionais bolsistas no encargo de Professor/Instrutor terão as seguintes atribuições, conforme art.3, IV, da Resolução CD/FNDE nº04/202: 4.3. planejar as aulas e atividades didáticas e ministrá-las aos beneficiários da Bolsa-Formação, conforme art.3, IV, a da Resolução CD/FNDE nº04/202; adequar a oferta dos cursos às necessidades específicas do público-alvo, conforme art.3, IV, b da Resolução CD/FNDE nº04/202; registrar no SISTEC a frequência e o desempenho acadêmico dos estudantes, conforme art.3, IV, c da Resolução CD/FNDE nº04/202; adequar conteúdos, materiais didáticos, mídias e bibliografia às necessidades dos estudantes, conforme art.3, IV, d da Resolução CD/FNDE nº04/202; propiciar espaço de acolhimento e debate com os estudantes, conforme art.3, IV, e da Resolução CD/FNDE nº04/202; avaliar o desempenho dos estudantes, conforme art.3, IV, f da Resolução CD/FNDE nº04/202; participar dos encontros de coordenação promovidos pelos coordenadores geral e adjunto, conforme art.3, IV, g da Resolução CD/FNDE nº04/ O desempenho das atividades poderá ocorrer nos três turnos diários, em qualquer dia da semana, incluindo sábados e domingos, dependendo das necessidades dos Cursos. 4.5 A vigência do contrato/termo de compromisso para os encargos de Professor/Instrutor será de acordo com o período de realização dos cursos. 5.DA VAGA 5. O processo seletivo de que trata o presente Edital destina-se ao preenchimento de vaga para o encargo de Professor/Instrutor dos cursos nas unidades remotas/cidades dispostas no ANEXO I deste edital. Além do preenchimento das vagas disponibilizadas será formado um cadastro reserva dos profissionais classificados.

4 6 DAS INSCRIÇÕES 6. Antes de efetuar a inscrição o candidato deverá conhecer o teor deste edital e certificar-se de que preenche todos os requisitos nele expressos, de acordo com a Resolução CD/FNDE 04/ A inscrição implica compromisso tácito, por parte do candidato, de aceitar as normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento ou discordância. 6.3 No ato da inscrição, o candidato ao encargo de Professor/Instrutor deverá se inscrever especificamente para o curso da área de formação e experiência profissional exigidas. 6.4 As inscrições deverão ser realizadas na Diretoria de Extensão (antigo CIEC) do Câmpus Rio Pomba, com o preenchimento da Ficha de Inscrição que consta no ANEXO IV, e que deverá ser entregue FORA DO ENVELOPE no período estabelecido no cronograma deste edital nos seguintes horários: Segunda a Sexta de 07h00min as h00min e das 3h00min às 7h00min. 6.5 As inscrições poderão ser enviadas por SEDEX, desde que a postagem da documentação seja realizada até dois dias úteis anteriores ao último dia da inscrição, sendo informado no envelope como destinatário: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS CÂMPUS. CAIXA POSTAL 45 Av. Dr. José Sebastião da Paixão, s/nº - Bairro Lindo Vale Rio Pomba MG CEP ATT: Diretoria de Extensão EDITAL /204 PRONATEC 6.6 O Grupo Gestor Local do PRONATEC coordenará o processo seletivo no âmbito do Câmpus e não se responsabilizará por Inscrições com a documentação incompleta, assim como não receberá inscrições fora do prazo estabelecido neste edital, 6.7 Servidor ativo ou inativo do quadro permanente da Rede Federal ou de outra rede pública, aprovado e chamado para assumir o encargo deverá apresentar autorização para receber bolsa do setor de recursos humanos da instituição à qual for vinculado, de acordo com o art.4, II, da Resolução CD/FNDE nº04/202; 6.8 Cada candidato só poderá concorrer a UMA VAGA POR INSCRIÇÃO sendo que esta vaga deverá ser identificada na ficha de inscrição pelo CÓDIGO IDENTIFICADOR DA VAGA indicado no ANEXO I deste edital. Caso o candidato deseje se candidatar a mais de uma vaga deverá montar outro processo de inscrição com novo envelope com a documentação e nova ficha de inscrição. 7. O ENVELOPE DE INSCRIÇÃO DEVERÁ SER ENTREGUE LACRADO E CONTER SOMENTE CÓPIAS (não é necessário autenticar) DA DOCUMENTAÇÃO ABAIXO DESCRITA.

5 ATENÇÃO: a ficha de inscrição (ANEXO VI) deve ficar FORA do envelope. 7. Curriculum Vitae, contendo informações das atividades desenvolvidas ou o Curriculum Lattes. 7.2 Cópia do diploma de graduação e de cursos de pós-graduação, se houver. 7.3 Cópia do histórico escolar da graduação e, quando for o caso, do(s) curso(s) de pós-graduação. 7.4 Cópias do Documento de Identidade, CPF, Título de Eleitor, comprovante de residência. 7.5 Cópias dos comprovantes da experiência profissional descrita no Curriculum Vitae ou do Curriculum Lattes. 7.7 O envelope deverá ter o destinatário identificado da seguinte forma: 7.8 ATENÇÃO: (não inserir no envelope documentação que não atribua ponto ao candidato conforme ANEXO III): INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS CÂMPUS. CAIXA POSTAL 45 Av. Dr. José Sebastião da Paixão, s/nº - Bairro Lindo Vale Rio Pomba MG CEP ATT: Diretoria de Extensão EDITAL /204 PRONATEC 8 DA SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO 8. O Processo Seletivo será realizado no Câmpus Rio Pomba em uma etapa: Análise de Currículo (Eliminatória e Classificatória). 8.2 A análise dos currículos será realizada pela Comissão designada pelo Comitê Gestor Local. 8.3 A análise de currículo terá pontos atribuídos conforme Tabela de Pontuação do ANEXO III. 8.4 Em caso de empate entre dois ou mais candidatos da seleção, terá preferência, para efeito de desempate, na ordem que se segue, o candidato que tiver maior idade (dia, mês, ano): 8.7 A classificação para o encargo de professor/instrutor será por ordem decrescente de pontuação obtida. 8.8 O resultado do processo seletivo deverá ser publicado no site Câmpus Rio Pomba, pelo Grupo Gestor Local.

6 8.9 O CANDIDATO CLASSIFICADO QUANDO FOR CHAMADO DEVERÁ APRESENTAR OS ORIGINAIS DOS DOCUMENTOS ENTREGUES QUANDO DE SUA INSCRIÇÃO (ITENS 7. a 7.5) PARA COMPROVAR SUA AUTENTICIDADE. 9 DOS RECURSOS 9. O recurso referente ao presente edital deverá ser solicitado pela parte interessada através de Requerimento dirigido ao Grupo Gestor Local, conforme ANEXO V e no prazo estabelecido no Cronograma. 9.2 O Requerente deverá encaminhar o Formulário de Recurso para a Comissão responsável pelo processo seletivo que trata o presente edital por meio do SETOR DE PROTOCOLO DO CÂMPUS que funciona de 07:00 às :00 e 3:00 às 7:00 de segunda a sexta. 9.3 Compete a Comissão responsável pelo processo seletivo receber o Recurso impetrado e julgá-lo. 9.4 O resultado do julgamento do Recurso deverá ser comunicado ao interessado e encaminhado ao Grupo Gestor Local do campus, com as fotocópias das respectivas documentações. 9.5 Serão indeferidos os recursos interpostos fora do prazo definidos no cronograma deste edital Os casos omissos no presente edital serão resolvidos pelo Comitê Gestor Central do Bolsa-formação - Pronatec no IF Sudeste MG. 0 DO GERENCIAMENTO DO CADASTRO 0. A classificação para a vaga publicada neste edital, bem como para o cadastro reserva não caracteriza obrigatoriedade para a realização das atividades pelo profissional e consequente recebimento da bolsa do PRONATEC, pois a contratação dependerá da efetiva implantação de cada curso. 0.2 O candidato ao encargo de Professor/Instrutor poderá inscrever-se em um ou mais Câmpus do IF Sudeste MG, desde que se responsabilize pelas despesas de locomoção para ministrar as aulas fora do seu domicílio e, no total, não ultrapasse a carga horária de 6h semanais. 0.4 A qualquer tempo o profissional selecionado poderá solicitar ao Grupo Gestor Local a exclusão do seu nome do cadastro, mediante termo por escrito encaminhado via Protocolo do Câmpus.

7 DO CRONOGRAMA. O Cronograma de Seleção deverá ser estabelecido, visando atender ao início das atividades previstas em cada Unidade Remota/cidade nos termos do presente edital e conforme ANEXO II. 2 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS 2. O presente Edital será publicado no site do IF Sudeste MG no endereço eletrônico 2.2 O candidato selecionados será regido pela Resolução CD/FNDE Nº 04 de 6/03/ No caso de aprovação de servidor ativo ou inativo do quadro permanente da Rede Federal ou de outra rede pública, este deverá apresentar autorização para receber bolsa do setor de recursos humanos da instituição à qual for vinculado, de acordo com o art.4, II, da Resolução CD/FNDE nº04/202; 2.4 O prazo de vigência do Edital é de 0 (um) ano, podendo ser prorrogável por igual período. 2.5 Cabe ao Grupo Gestor Local, encaminhar os Resultados Finais da Seleção ao Comitê Gestor Central do PRONATEC. 2.6 Dúvidas decorrentes deste Edital poderão ser direcionadas para o - Assunto: Dúvidas. 2.7 O Comitê Gestor Central do Pronatec no IF Sudeste MG é soberano quanto aos méritos das decisões em relação a este Edital. 2.8 Os casos omissos deste Edital serão resolvidos pelo Comitê Gestor Central do PRONATEC em consonância com a Pró-Reitoria de Ensino e Extensão. Rio Pomba (MG), 23 de junho de 204. Coordenador Adjunto Pronatec Diretor de Extensão Diretor Geral

8 ANEXO I VAGAS Curso FIC (NOTURNO) ENCARGO CURSO CIDADE REQUISITOS: FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL VAGAS da vaga: AA 0/35) Graduação em Administração, ou em Administração Pública, ou em Economia, ou em Ciências Contábeis, ou em Ciências Jurídicas, ou Curso Técnico de Nível Médio em Administração, com experiência em: -Princípios da Administração Pública; -Concepções e Diretrizes dos Institutos Federais; -Estrutura e Funcionamento da Educação Básica, Técnica e Tecnológica; - Noções da Lei 82/90; - Noções da lei de licitação 8666/93; Rotinas e Procedimentos s; (35 h) da vaga: AA 0/05) Graduação em Filosofia, ou em Pedagogia, ou em Ciências Sociais, ou em Serviço Social ou Ciências Jurídicas, com experiência em: -Ética no Serviço Público; (5 h) da vaga: AA 0/20) Graduação em Psicologia ou em Comunicação e Marketing, com experiência em: -Qualidade no Atendimento ao cidadão; -Gestão do Tempo; -Programas de qualidade de vida no trabalho - Relações interpessoais e cooperativas (20 h) da vaga: AA 0/0) Licenciatura em Letras/Português, ou Graduação em Secretariado Executivo, com experiência em: -Correspondência Oficial e Técnica; (0 h)

9 da vaga: AA 0/60) Graduação em Administração, ou em Administração Pública, ou em Economia, ou em Ciências Contábeis, ou em Ciências Jurídicas, ou Curso Técnico de Nível Médio em Administração, com experiência em: - Noções sobre a função de fiscal de contrato. -Noções sobre a elaboração do Termo de Referência para os processos de licitação. - Noções sobre o SCDP. - Noções sobre os procedimentos de licitações e contratos em instituições públicas (60 h) PROFESSOR / da vaga: AA 02/0) Graduação em Administração, ou em Administração Pública, ou em Ciências Jurídicas, ou Curso Técnico de Nível Médio em Administração, com experiência em: - Cuidados e deveres dos servidores públicos com o Patrimônio Público (0 h) da vaga: AA 02/20) Graduação em Ciência da Computação ou áreas afins ou Curso Técnico de Nível Médio na área de Informática, com experiência em: - Word - Excel - Internet -Apresentações em Power Point (20 h) da vaga: AA 0/40) Graduação na área de Recursos Humanos ou Administração, ou Ciências Jurídica, ou Graduação em qualquer área com pósgraduação em Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas, com experiência em: -Noções Gerais sobre Aposentadoria e Pensão (Funpresp) - Noções de uso do SIAPENET -Noções Gerais sobre Progressões (docentes e TAES). - Correlação de Cursos para Progressão e Incentivo a Qualificação (Portaria 09/06 MEC e Decreto 5.824/06). - Noções Gerais sobre o Estágio probatório (40 h)

10 VAGAS Curso FIC Pedagógico (NOTURNO) ENCARGO CURSO CIDADE REQUISITOS: FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL VAGAS da vaga: AP 0/50) Pedagógico Pedagogia ou Licenciatura em qualquer área com experiência em: Diretrizes e as bases da organização do sistema educacional de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases LDB (Lei 9.394/96). - Orientações acerca da construção de Projetos Pedagógicos de Cursos PPC. - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio Resolução N.º 06, de 20 de setembro de Diretrizes Curriculares para Cursos de Graduação e Licenciaturas. (50h) da vaga: AP 02/50) Pedagógico Pedagogia ou Licenciatura em qualquer área com experiência em: A organização do setor de Integração Escola-Comunidade e da Coordenação Geral de Assistência ao Estudante. - A orientação pedagógica ao Estudante. - O código Disciplinar Discente. (50h) da vaga: AP 0/60) Pedagógico Graduação ou Técnico em qualquer área com comprovada experiência em: - A rotina da Secretaria Acadêmica. (60h)

11 Graduação em Ciência da Computação ou áreas afins ou Curso Técnico de Nível Médio na área de Informática, com experiência em: da vaga: AP 0/40) Pedagógico - Utilização de navegadores (Internet Explorer, Mozilla e outros) para navegação, pesquisa e comunicação; - Utilização do Correio Eletrônico; - Principais pacotes de escritório existentes no mercado; - Utilização dos recursos básicos e funcionalidades dos principais programas pertencentes aos pacotes Offices: Editor de Textos, Editor de Apresentações e Editor de Planilhas; - Cloud Computing: - Definição. - Vantagens do uso desta tecnologia. - Web Google Drive: - Criação de Documentos no Google Drive. - Compartilhamento de Arquivos. - Importação de Arquivos para o Google Drive. - Exportação de Arquivos. - Repositórios: - SkyDrive. - Dropbox. - Google Drive. - Compartilhamento de arquivos: - Uso do Dropbox. - Uso do Google Drive. - Formulários online. (40h)

12 ANEXO II CRONOGRAMA Data Atividade Local 23 de junho de 204 Publicação do edital Site 24 a 27 de junho Inscrições 30 de junho e 0 de julho de 204 Análise de Currículos Campus Rio Pomba do IF Sudeste MG Campus Rio Pomba do IF Sudeste MG 02 de julho de 204 Resultado Provisório Site 03 de julho de de julho de 204 Prazo para interposição dos Recursos Divulgação do Resultado Final Setor de Protocolo do Campus Rio Pomba do IF Sudeste MG Site

13 ANEXO III TABELA DE PONTUAÇÃO PARA ANALISE DO CURRÍCULO DE CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO PARA SELEÇÃO DE : Cursos FIC. NOME DO CANDIDATO EDITAL Nº /204 FORMAÇÃO ACADÊMICA PONTUAÇÃO Unitário Máximo a) Curso Técnico na área (unitário 0,0 pontos) 0,0 pontos b- Graduação na área (unitário 0,0 pontos) 0,0 pontos c- Pós-graduação na área mínimo 360h (unitário 0,0 pontos) 0,0 pontos Subtotal 30,0 pontos 2 EXPERIÊNCIAS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO (Últimos 5 anos) PONTUAÇÃO Unitário a- Docência na educação profissional técnica de nível médio na Rede Pública de EPT b- Docência na rede de educação básica ou superior (pública ou privada) d- Docência na educação inclusiva em instituições públicas ou privada sem fins lucrativos 3,0 pontos por semestre letivo até o máximo de 5,0 pontos 2,0 pontos por semestre letivo até o máximo de 0,0 pontos Máximo 5,0 pontos,0 ponto por mês 0,0 pontos e- Orientação de monitoria 0,2 por aluno 2,0 pontos f- Supervisão e orientação de estágio e/ou orientação de treinamento profissional 0,4 por aluno 4,0 pontos g- Coordenação de projetos de extensão,0 ponto por projeto 5,0 pontos h- Orientação de Iniciação Cientifica concluída,0 ponto por trabalho 2,0 pontos i- Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso TCC Subtotal 2,0 ponto por trabalho 2,0 pontos 40, 0 pontos 3 EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL NA ÁREA (Últimos 0 anos) PONTUAÇÃO Unitário a- Atuação profissional na área do encargo (extra acadêmica) Subtotal 3 Pontuação Total (Subtotal +2+3) Máximo 2,0 pontos por semestre 30,0 pontos 30,0 pontos 00,0 pontos Obs.: Nos itens 2a e 2b a contagem de tempo não pode ser concomitante.

14 ANEXO IV (deve ser entregue FORA do envelope) FICHA DE INSCRIÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA EDITAL Nº /204 DIRETORIA DE EXTENSÃO IF SUDESTE MG CÂMPUS Nome Completo do Candidato Endereço completo Telefone (s) para contato Telefone (s) para recado RG/ÓRGÃO EMISSOR CPF Informe abaixo os dados da vaga pretendida (APENAS UMA POR INSCRIÇÃO) Ver item 6.8. CÓDIGO IDENTIFICADOR CIDADE ONDE O CURSO NOME DO CURSO DA VAGA SERÁ OFERTADO, / / 204. Assinatura do(a) candidato(a) Este campo deverá ser preenchido EXCLUSIVAMENTE pelo servidor que receber a Inscrição. Recebido em / / por: Assinatura do servidor:... Comprovante de Inscrição EDITAL /204 (destacar) Este campo deverá ser preenchido EXCLUSIVAMENTE pelo servidor que receber a Inscrição. COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO AO PROCESSO SELETIVO PARA PRONATEC - EDITAL Nº /204 DIRETORIA DE EXTENSÃO IF SUDESTE MG CÂMPUS. Nome do Candidato (a): Recebido em / / por: Assinatura do servidor:

15 ANEXO V FORMULÁRIO PARA INTERPOSIÇÃO DE RECURSO CONTRA O RESULTADO DO EDITAL /204 REALIZADO PELO GRUPO GESTOR LOCAL DO PRONATEC NO CAMPUS RIO POMBA. Eu,, portador (a) do documento de identidade nº., SIAPE nº., inscrito (a) para concorrer como bolsista no âmbito do PRONATEC ao encargo de - apresento recurso junto a esta Comissão de Gestão do Programa PRONATEC. A decisão objeto de contestação é (explicitar a decisão que está contestando). Os argumentos com os quais contesto a referida decisão são: Para fundamentar essa contestação, encaminho em anexo os seguintes documentos: Rio Pomba, de de 204. Assinatura do candidato Recebido no Setor de Protocolo do Câmpus Rio Pomba em / /204, às horas e minutos. Por: RECURSO CONTRA RESULTADO DO PROCESSO DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS NO ÂMBITO DO PRONATEC VIA DO CANDIDATO EDITAL /204 Candidato (a) : Recebido em / / às horas minutos. Por:

EDITAL Nº 11/2015 DIRETORIA DE EXTENSÃO IF SUDESTE MG CÂMPUS RIO POMBA

EDITAL Nº 11/2015 DIRETORIA DE EXTENSÃO IF SUDESTE MG CÂMPUS RIO POMBA EDITAL Nº 11/2015 DIRETORIA DE EXTENSÃO IF SUDESTE MG CÂMPUS RIO POMBA Dispõe sobre o Processo de Seleção Simplificada com vistas à seleção de bolsistas para atuarem na ação do Programa Bolsaformação do

Leia mais

EDITAL Nº003/2014 DIRETORIA DE EXTENSÃO IF SUDESTE MG CÂMPUS RIO POMBA

EDITAL Nº003/2014 DIRETORIA DE EXTENSÃO IF SUDESTE MG CÂMPUS RIO POMBA EDITAL Nº003/204 DIRETORIA DE EXTENSÃO IF SUDESTE MG CÂMPUS RIO POMBA Dispõe sobre o Processo de Seleção Simplificada com vistas à seleção de bolsistas para atuarem na ação do Programa Bolsa-formação do

Leia mais

EDITAL Nº 02/2014 PRONATEC/IF SUDESTE MG - REITORIA

EDITAL Nº 02/2014 PRONATEC/IF SUDESTE MG - REITORIA EDITAL Nº 02/2014 PRONATEC/IF SUDESTE MG - Dispõe sobre a Chamada Externa Simplificada de Seleção para os encargos de Apoio às Atividades Acadêmicas e Administrativas, Professor/Instrutor de Curso, Supervisor

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica IF Sudeste MG Campus Rio Pomba Diretoria de Extensão

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica IF Sudeste MG Campus Rio Pomba Diretoria de Extensão MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica IF Sudeste MG Campus Rio Pomba Diretoria de Extensão Resultado FINAL da análise de currículo dos candidatos ao encargo de Professor/Instrutor

Leia mais

EDITAL Nº 016/2013 DG/IF SUDESTE MG

EDITAL Nº 016/2013 DG/IF SUDESTE MG EDITAL Nº 016/2013 DG/IF SUDESTE MG Dispõe sobre o Processo de Seleção para os encargos de Apoio Acadêmico e Administrativo e para formação de cadastro reserva para atuarem no Programa Bolsa-formação do

Leia mais

EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 03, DE 03 DE JULHO DE 2015.

EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 03, DE 03 DE JULHO DE 2015. O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus Imperatriz-MA, no uso de suas atribuições, torna público que estarão abertas no período de 01/07/2015 a 22/07/2015

Leia mais

EDITAL Nº 043/2012 - PROEX/IFMS

EDITAL Nº 043/2012 - PROEX/IFMS EDITAL Nº 043/2012 - PROEX/IFMS PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA O ENCARGO DE PROFESSOR PARA ATUAR NO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO (PRONATEC) NO ÂMBITO DO INSTITUTO FEDERAL

Leia mais

EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 84, DE 23 DE JULHO DE

EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 84, DE 23 DE JULHO DE O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus São Luís Centro Histórico, no uso de suas atribuições, torna público que estarão abertas no período de 24/07/2014

Leia mais

EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 50, DE 27 DE AGOSTO DE

EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 50, DE 27 DE AGOSTO DE O Diretor Geral Pró-Tempore do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus São Luís Centro Histórico, no uso de suas atribuições, torna público que estarão abertas no período

Leia mais

EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 25, DE 12 DE AGOSTO DE 2013.

EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 25, DE 12 DE AGOSTO DE 2013. EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 25, DE 12 DE AGOSTO DE 13. O Diretor Pró-Tempore do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus São João dos Patos, no uso de suas atribuições,

Leia mais

COORDENADORIA DE EXTENSÃO. Edital Nº 015/2013

COORDENADORIA DE EXTENSÃO. Edital Nº 015/2013 COORDENADORIA DE EXTENSÃO Edital Nº 015/2013 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA A SELEÇÃO DE BOLSISTA, NA MODALIDADE DOCENTE PARA O CURSO DE ESPANHOL APLICADO AO TURISMO PARA ATUAR NO PROGRAMA NACIONAL

Leia mais

EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO Nº 05, DE 08 DE MARÇO DE 2012.

EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO Nº 05, DE 08 DE MARÇO DE 2012. SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE SERVIDORES ATIVOS E INATIVOS DO IFMA PARA ATUAREM COMO PROFESSORES NOS CURSOS DO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC O Diretor Pró-Tempore do Instituto

Leia mais

EDITAL INSTITUCIONAL N 10, DE 30 DE JANEIRO DE 2013.

EDITAL INSTITUCIONAL N 10, DE 30 DE JANEIRO DE 2013. EDITAL INSTITUCIONAL N 10, DE 30 DE JANEIRO DE 2013. SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE SERVIDORES ATIVOS E INATIVOS DO IFMA PARA ATUAREM COMO PROFESSORES NOS CURSOS DO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO

Leia mais

ELETRICISTA INSTALADOR PREDIAL DE BAIXA TENSÃO

ELETRICISTA INSTALADOR PREDIAL DE BAIXA TENSÃO O Diretor Geral Pró-Tempore do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus Pinheiro, no uso de suas atribuições, torna público que estarão abertas nos dias 15, 16, 17, 23, 24

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO O Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, no uso de suas atribuições legais, em consonância com a lei nº 12.513 de 26 de outubro de 2011, alterada pela lei

Leia mais

Maués (AM), 17 de março de 2014.

Maués (AM), 17 de março de 2014. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS IFAM CAMPUS MAUÉS CHAMADA INTERNA SIMPLIFICADA

Leia mais

EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 04, DE 03 DE JULHODE 2015.

EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 04, DE 03 DE JULHODE 2015. EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 04, DE 03 DE JULHODE 2015. O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus Imperatriz - MA, no uso de suas atribuições, torna

Leia mais

Primeiras Orientações

Primeiras Orientações PROCESSO SELETIVO DE PROFESSORES NO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO PRONATEC Primeiras Orientações Prezado candidato, seja bem vindo ao Processo Seletivo de Professores do PRONATEC.

Leia mais

EDITAL Nº 075 / 2015 - IFSERTÃO-PE

EDITAL Nº 075 / 2015 - IFSERTÃO-PE EDITAL Nº 075 / 2015 - IFSERTÃO-PE PROCESSO SELETIVO PÚBLICO SIMPLIFICADO PARA BOLSISTA APOIO ÀS ATIVIDADES ACADÊMICAS E ADMINISTRATIVAS- PERFIL APOIO ACADÊMICO, DO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO- PRONATEC

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO- PRONATEC GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO- PRONATEC EDITAL DE Nº 005/2013/PRONATEC/SECITEC/MT PROCESSO SELETIVO

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO EXTERNA SIMPLIFICADA DE BOLSISTAS DO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E AO EMPREGO (PRONATEC)

PROCESSO DE SELEÇÃO EXTERNA SIMPLIFICADA DE BOLSISTAS DO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E AO EMPREGO (PRONATEC) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROCESSO DE SELEÇÃO EXTERNA SIMPLIFICADA

Leia mais

1.3 O processo seletivo simplificado se dará por meio de única etapa composta por avaliação curricular através do Currículo Lattes.

1.3 O processo seletivo simplificado se dará por meio de única etapa composta por avaliação curricular através do Currículo Lattes. EDITAL Nº 04, DE 04 DE NOVEMBRO DE 2015 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE BOLSISTAS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS NANOESTRUTURADOS DE INTERESSE PARA A ODONTOLOGIA

Leia mais

/2012 - PROEN/DEAD/PROFUNCIONÁRIO

/2012 - PROEN/DEAD/PROFUNCIONÁRIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE EDITAL Nº. 03 /2012 - PROEN/DEAD/PROFUNCIONÁRIO SELEÇÃO SIMPLIFICADA

Leia mais

EDITAL Nº 224, DE 24 DE SETEMBRO DE 2013

EDITAL Nº 224, DE 24 DE SETEMBRO DE 2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL Nº 224, DE 24 DE SETEMBRO

Leia mais

Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Campus Sapucaia do Sul

Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Campus Sapucaia do Sul Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Campus Sapucaia do Sul EDITAL n 39/ 2014 - SELEÇÃO EXTERNA TEMPORÁRIA DE PROFESSORES O Instituto Federal Sul-rio-grandense

Leia mais

Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Campus Sapucaia do Sul

Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Campus Sapucaia do Sul Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Campus Sapucaia do Sul EDITAL n 04/ 2014 - SELEÇÃO INTERNA TEMPORÁRIA DE PROFESSORES O Instituto Federal Sul-rio-grandense

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO IFMA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO IFMA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS EDITAL N 03, DE 07 DE MARÇO DE 2012. SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE SERVIDORES PARA ATUAREM NO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TECNICO E EMPREGO - PRONATEC A Diretora Pró-Tempore do Instituto Federal de

Leia mais

EDITAL Nº 98, DE 29 DE MAIO DE 2013

EDITAL Nº 98, DE 29 DE MAIO DE 2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL Nº 98, DE 29 DE MAIO DE

Leia mais

EDITAL DE CHAMADA PUBLICA N 013/2015- CETAM PARA SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA DESTINADA À CONCESSÃO DE BOLSAS DE ENSINO PARA INSTRUTORIA NO PROGRAMA

EDITAL DE CHAMADA PUBLICA N 013/2015- CETAM PARA SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA DESTINADA À CONCESSÃO DE BOLSAS DE ENSINO PARA INSTRUTORIA NO PROGRAMA EDITAL DE CHAMADA PULICA N 3/25- CETAM PARA SELEÇÃO PÚLICA SIMPLIFICADA DESTINADA À CONCESSÃO DE OLSAS DE ENSINO PARA INSTRUTORIA NO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC O

Leia mais

Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Campus Sapucaia do Sul

Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Campus Sapucaia do Sul Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Campus Sapucaia do Sul EDITAL n 12/ 2014 - SELEÇÃO INTERNA TEMPORÁRIA DE PROFESSORES O Instituto Federal Sul-rio-grandense

Leia mais

Edital EXTERNO nº 23/2014

Edital EXTERNO nº 23/2014 Edital EXTERNO nº 23/2014 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA A SELEÇÃO DE BOLSISTAS, NA MODALIDADE DOCENTE E SUPERVISOR DE CURSO PARA UNIDADE REMOTA EM SÃO JOAQUIM DA BARRA-SP O Campus Barretos do Instituto

Leia mais

1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CAMPUS SÃO LUÍS CENTRO HISTÓRICO SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE SERVIDORES ATIVOS E INATIVOS DO IFMA PARA ATUAREM NO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - O Diretor

Leia mais

EDITAL Nº 026 / 2014 - IFSERTÃO-PE DITAL Nº 042/2012 - PROEX/IFSERTÃO-PE, EDITFSERTÃO-PE,Edital Nº 042/2012 - PROEX/IFSERTÃO-PE

EDITAL Nº 026 / 2014 - IFSERTÃO-PE DITAL Nº 042/2012 - PROEX/IFSERTÃO-PE, EDITFSERTÃO-PE,Edital Nº 042/2012 - PROEX/IFSERTÃO-PE EDITAL Nº 026 / 2014 - IFSERTÃO-PE DITAL Nº 042/2012 - PROEX/IFSERTÃO-PE, EDITFSERTÃO-PE,Edital Nº 042/2012 - PROEX/IFSERTÃO-PE PROCESSO SELETIVO PÚBLICO SIMPLIFICADO DE CADASTRO RESERVA PARA BOLSISTA

Leia mais

EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO Nº 03/2014 PRONATEC CTF/UFPI

EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO Nº 03/2014 PRONATEC CTF/UFPI SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ COLÉGIO TÉCNICO DE FLORIANO EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO Nº 03/2014 PRONATEC CTF/UFPI Floriano (PI), 06 de Março de 2014.

Leia mais

EDITAL Nº 06, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2015.

EDITAL Nº 06, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2015. EDITAL Nº 06, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2015. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE BOLSISTAS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Interdisciplinar CONVÊNIO N 50/2015

Leia mais

EDITAL Nº 219, DE 23 DE SETEMBRO DE 2013

EDITAL Nº 219, DE 23 DE SETEMBRO DE 2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL Nº 219, DE 23 DE SETEMBRO

Leia mais

EDITAL Nº 195/2014 SELEÇÃO PARA TUTORES VIRTUAIS E PRESENCIAIS CURSOS DE LICENCIATURA A DISTANCIA (PARFOR): PEDAGOGIA E COMPUTAÇÃO

EDITAL Nº 195/2014 SELEÇÃO PARA TUTORES VIRTUAIS E PRESENCIAIS CURSOS DE LICENCIATURA A DISTANCIA (PARFOR): PEDAGOGIA E COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 Educação a Distância EAD / UESB Fone: (77) 3425-9308 uesbvirtual@uesb.edu EDITAL Nº 195/2014 SELEÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB EDITAL Nº 061/2014-UAB-UEM

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB EDITAL Nº 061/2014-UAB-UEM EDITAL Nº 061/2014-UAB-UEM A Coordenadora da UAB da Universidade Estadual de Maringá, no uso das atribuições, TORNA PÚBLICO: A abertura de inscrições para o processo seletivo de TUTORIA (A Distância) para

Leia mais

Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Campus Sapucaia do Sul

Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Campus Sapucaia do Sul Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Campus Sapucaia do Sul EDITAL n 69/ 2014 - SELEÇÃO EXTERNA TEMPORÁRIA DE PROFESSORES O Instituto Federal Sul-rio-grandense

Leia mais

I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS/UNITINS COORDENAÇÃO UAB SELEÇÃO PÚBLICA DE TUTOR A DISTÂNCIA E PRESENCIAL BOLSISTA DA UAB/MEC EDITAL UAB Nº 004 DE 16 DE AGOSTO DE 2013 A Fundação Universidade do Tocantins

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS ARACRUZ Avenida Morobá, 248 Morobá 29192-723 Aracruz 27 3256-0958 EDITAL INTERNO CAMPUS ARACRUZ Nº03/2014 SELEÇÃO INTERNA SIMPLIFICADA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL EDITAL Nº 173, DE 18 DE OUTUBRO DE 2013.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL EDITAL Nº 173, DE 18 DE OUTUBRO DE 2013. PUBLICADO NO D.O.U. De 23/0/203. Seção 3, Página. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL EDITAL Nº 73, DE 8 DE OUTUBRO DE 203. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO O

Leia mais

EDITAL Nº 094/2015. 1.2. Os tutores serão selecionados com base nos critérios estabelecidos no presente Edital.

EDITAL Nº 094/2015. 1.2. Os tutores serão selecionados com base nos critérios estabelecidos no presente Edital. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 Educação a Distância EAD / UESB Fone: (77) 3425-9308 uesbvirtual@uesb.edu EDITAL Nº 094/2015 SELEÇÃO

Leia mais

EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 45, DE 06 DE AGOSTO DE 2013

EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 45, DE 06 DE AGOSTO DE 2013 . O Diretor Pró-Tempore do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus AÇAILÂNDIA, no uso de suas atribuições, torna público que estarão abertas no período de 06 a 15 de agosto

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA. E D I T A L Nº 006/2015, de 24 de março de 2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA. E D I T A L Nº 006/2015, de 24 de março de 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA E D I T A L Nº 006/2015, de 24 de março de 2015 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA TUTORIA A DISTÂNCIA DO CURSO DE BACHARELADO EM

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA. E D I T A L Nº 003/2015, de 20 de março de 2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA. E D I T A L Nº 003/2015, de 20 de março de 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA E D I T A L Nº 003/2015, de 20 de março de 2015 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA TUTORIA A DISTÂNCIA PARA O CURSO DE LICENCIATURA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Centro de Informática EDITAL N 01/2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Centro de Informática EDITAL N 01/2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Centro de Informática EDITAL N 01/2014 EDITAL DE SELEÇÃO PARA TUTOR A DISTÂNCIA DO CURSO DE FORMAÇÃO ALUNO INTEGRADO A Universidade Federal de Pernambuco, por meio do

Leia mais

3. REQUISITOS PARA PARTICIPAR DO PROCESSO SELETIVO

3. REQUISITOS PARA PARTICIPAR DO PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 042/2012 - PROEX/IFMS PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO INTERNO PARA TRADUTOR E INTÉRPRETE DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) PARA ATUAR NO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO

Leia mais

EDITAL Nº 03/2012 CAT/UFPI

EDITAL Nº 03/2012 CAT/UFPI SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL EDITAL Nº 03/2012 CAT/UFPI Teresina (PI), 24 de Maio de 2012. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL EDITAL Nº 03 /2012 SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE SERVIDORES ATIVOS E INATIVOS DO, VINCULADO À UFPI,

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ CAMPUS SOBRAL EDITAL Nº002/2012 CHAMADA INTERNA SIMPLIFICADA PRONATEC

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ CAMPUS SOBRAL EDITAL Nº002/2012 CHAMADA INTERNA SIMPLIFICADA PRONATEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ CAMPUS SOBRAL EDITAL Nº002/2012 CHAMADA INTERNA SIMPLIFICADA PRONATEC A Direção do Campus Sobral do Instituto Federal de Educação, Ciência e

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROGRAMA DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC EDITAL Nº 021/2012 CAMPUS JIPARANÁ

Leia mais

1. PREÂMBULO 2. DO NÚMERO DE VAGAS. 2.1 Serão oferecidas 15 (quinze) vagas. 3. DA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

1. PREÂMBULO 2. DO NÚMERO DE VAGAS. 2.1 Serão oferecidas 15 (quinze) vagas. 3. DA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTATÍSTICA EDITAL No. 1/2014 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTATÍSTICA PARA O CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO PARA O

Leia mais

EDITAL Nº 127, DE 21 DE JUNHO DE 2013

EDITAL Nº 127, DE 21 DE JUNHO DE 2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL Nº 127, DE 21 DE JUNHO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA. . EDITAL Nº 029/PRONATEC MULHERES MIL CAMPUS BOA VISTA CENTRO SELEÇÃO EXTERNA SIMPLIFICADA DE BOLSISTAS PARA OCUPAR O ENCARGO DE PROFESSOR, SUPERVISOR E APOIO ÀS ATIVIDADES ACADÊMICA E ADMINISTRATIVA DO

Leia mais

EDITAL PRONATEC/FASCS

EDITAL PRONATEC/FASCS EDITAL PRONATEC/FASCS A Fundação das Artes de São Caetano do Sul e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, no uso da competência que lhe a lei, e considerando a Lei Federal n.º 12.513/2011;

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Sistema Universidade Aberta do Brasil UAB Núcleo de Educação Aberta e a Distância Ne@ad Edital nº SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS Ciências Contábeis

Leia mais

EDITAL nº01/2012 CONVÊNIO UERGS/CAPES PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES Edição em Porto Alegre, Novo Hamburgo, Cruz Alta 2012/02

EDITAL nº01/2012 CONVÊNIO UERGS/CAPES PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES Edição em Porto Alegre, Novo Hamburgo, Cruz Alta 2012/02 EDITAL nº01/2012 CONVÊNIO UERGS/CAPES PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES Edição em Porto Alegre, Novo Hamburgo, Cruz Alta 2012/02 A Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Estadual do

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD EDITAL Nº 01/14/CEAD/PRE/UFCG

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD EDITAL Nº 01/14/CEAD/PRE/UFCG UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD EDITAL Nº 01/14/CEAD/PRE/UFCG SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA TUTOR A DISTÂNCIA DO PROJETO ALUNO INTEGRADO

Leia mais

EDITAL CEAD/UDESC Nº 019/2013 - PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO. PARA SELEÇÃO DE PROFESSOR PESQUISADOR I e II

EDITAL CEAD/UDESC Nº 019/2013 - PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO. PARA SELEÇÃO DE PROFESSOR PESQUISADOR I e II EDITAL CEAD/UDESC Nº 09/203 - PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA SELEÇÃO DE PROFESSOR PESQUISADOR I e II O Diretor Geral do CEAD - Centro de Educação a Distância da UDESC -, professor Marcus Tomasi, no

Leia mais

E JAN EDITAL Nº 05, DE 16 DE MARÇO DE 2015.

E JAN EDITAL Nº 05, DE 16 DE MARÇO DE 2015. Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Rio Grande E JAN EDITAL Nº 05, DE 16 DE MARÇO DE

Leia mais

EDITAL Nº 01/2015, DE 15 DE ABRIL DE

EDITAL Nº 01/2015, DE 15 DE ABRIL DE Edital nº 01, de 15 de abril de 2015, da Universidade Federal de Pelotas UFPEL, referente ao processo seletivo simplificado, para a função temporária de TUTOR PRESENCIAL para atuar no Curso de Especialização

Leia mais

EDITAL Nº 02/14/CEAD/PRE/UFCG SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA BOLSISTAS DE INICIAÇÃO EM EXTENSÃO TECNOLÓGICA DO PROJETO PROSIG

EDITAL Nº 02/14/CEAD/PRE/UFCG SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA BOLSISTAS DE INICIAÇÃO EM EXTENSÃO TECNOLÓGICA DO PROJETO PROSIG UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD SECRETARIA DE ESTADO DE RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SERHMACT FUNDAÇÃO DE APOIO A PESQUISA DO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS ARACRUZ Avenida Morobá, 248 Morobá 29192-723 Aracruz 27 3256-0958

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS ARACRUZ Avenida Morobá, 248 Morobá 29192-723 Aracruz 27 3256-0958 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS ARACRUZ Avenida Morobá, 248 Morobá 29192-723 Aracruz 27 3256-0958 EDITAL INTERNO PRONATEC Campus Aracruz Nº 003/2013 SELEÇÃO INTERNA SIMPLIFICADA

Leia mais

CURSO DE CUIDADOR DE IDOSO EM PASSO FUNDO COMPONENTE CURRICULAR CARGA HORÁRIA VAGAS Nutrição do Idoso 12h 01 Psicologia do Idoso 12h 01

CURSO DE CUIDADOR DE IDOSO EM PASSO FUNDO COMPONENTE CURRICULAR CARGA HORÁRIA VAGAS Nutrição do Idoso 12h 01 Psicologia do Idoso 12h 01 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROCESSO DE SELEÇÃO EXTERNA SIMPLIFICADA

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO EDITAL CONVÊNIO FNDE 400166/2010 UNESP/2014 PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS UAB/CAPES TUTORIA A DISTÂNCIA A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, participante do programa de formação a

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSOR PESQUISADOR PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SOCIEDADE.

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSOR PESQUISADOR PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SOCIEDADE. Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Núcleo de Educação a Distância EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSOR PESQUISADOR PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E

Leia mais

EDITAL Nº 03 DE 20 NOVEMBRO DE 2014 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE BOLSISTAS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

EDITAL Nº 03 DE 20 NOVEMBRO DE 2014 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE BOLSISTAS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL Nº 03 DE 20 NOVEMBRO DE 2014 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE BOLSISTAS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Elaboração do Plano de Desenvolvimento do APL Complexo Industrial da Saúde com metodologia

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB EDITAL Nº 079/2014-UAB-UEM

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB EDITAL Nº 079/2014-UAB-UEM EDITAL Nº 079/2014-UAB-UEM A Coordenadora da UAB da Universidade Estadual de Maringá, no uso das atribuições, TORNA PÚBLICO: A abertura de inscrições do processo seletivo para contratação de TUTOR (PRESENCIAL)

Leia mais

EDITAL PRONERA/IFS Nº 04/2015 (Retificado)

EDITAL PRONERA/IFS Nº 04/2015 (Retificado) SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE EDITAL PRONERA/IFS Nº 04/2015 (Retificado)

Leia mais

Edital Externo nº 79/2014

Edital Externo nº 79/2014 Edital Externo nº 79/2014 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA A SELEÇÃO DE BOLSISTAS, NAS MODALIDADES DOCENTE, PROFISSIONAL DE APOIO ÀS ATIVIDADES ACADÊMICAS E ADMINISTRATIVAS E SUPERVISOR DE CURSO A Unidade

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS/UNITINS COORDENAÇÃO UAB SELEÇÃO PÚBLICA DE TUTOR BOLSISTA DA UAB/MEC EDITAL UAB Nº 003 DE 19 DE ABRIL DE 2013

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS/UNITINS COORDENAÇÃO UAB SELEÇÃO PÚBLICA DE TUTOR BOLSISTA DA UAB/MEC EDITAL UAB Nº 003 DE 19 DE ABRIL DE 2013 FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS/UNITINS COORDENAÇÃO UAB SELEÇÃO PÚBLICA DE TUTOR BOLSISTA DA UAB/MEC EDITAL UAB Nº 003 DE 19 DE ABRIL DE 2013 A Fundação Universidade do Tocantins Unitins, por meio da

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB EDITAL Nº 068/2012-UAB-UEM A Coordenadora da UAB da Universidade Estadual de Maringá, no uso das atribuições, TORNA PÚBLICO A abertura de inscrições do processo seletivo para contratação de TUTOR (A DISTÂNCIA)

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE PROFESSORES PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTES DA REDE e-tec BRASIL

PROCESSO SELETIVO DE PROFESSORES PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTES DA REDE e-tec BRASIL Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Osório E JAN EDITAL Nº 06, DE 25 DE FEVEREIRO DE

Leia mais

EDITAL 01/2013 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

EDITAL 01/2013 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES MEC SETEC PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB EDITAL Nº 098/2012-UAB-UEM

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB EDITAL Nº 098/2012-UAB-UEM EDITAL Nº 098/2012-UAB-UEM A Coordenadora da UAB da Universidade Estadual de Maringá, no uso das atribuições, TORNA PÚBLICO: A abertura de inscrições do processo seletivo para contratação de TUTOR (PRESENCIAL)

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Edital nº 09, de 22 de julho de 2014 Edital nº 09, de 22 de julho de 2014, da Universidade Federal de Pelotas UFPEL, referente ao processo seletivo simplificado, para a função temporária de TUTOR PRESENCIAL

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA PROFESSOR DO QUADRO DOCENTE DA FACULDADE DE AMERICANA

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA PROFESSOR DO QUADRO DOCENTE DA FACULDADE DE AMERICANA EDITAL N.º 004/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA PROFESSOR DO QUADRO DOCENTE DA FACULDADE DE AMERICANA A Direção Geral da Faculdade de Americana - FAM torna público que até 12 horas do dia 12 de janeiro de

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO Nº. 024/2015, DE 06 DE JULHO DE 2015.

EDITAL DE SELEÇÃO Nº. 024/2015, DE 06 DE JULHO DE 2015. EDITAL DE SELEÇÃO Nº. 024/2015, DE 06 DE JULHO DE 2015. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, por meio do Câmpus Ji-Paraná, torna público o processo seletivo para ingresso

Leia mais

EDITAL Nº 44 /2014, de 16 de dezembro de 2014 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA TUTORES PRESENCIAIS PROCESSO Nº 23355.

EDITAL Nº 44 /2014, de 16 de dezembro de 2014 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA TUTORES PRESENCIAIS PROCESSO Nº 23355. EDITAL Nº 44 /2014, de 16 de dezembro de 2014 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA TUTORES PRESENCIAIS PROCESSO Nº 23355.000836/2014-01 O Diretor Geral do campus Barbacena do Instituto Federal de Educação,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB EDITAL Nº 114/2014-UAB-UEM

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB EDITAL Nº 114/2014-UAB-UEM EDITAL Nº 114/2014-UAB-UEM A Coordenadora da UAB da Universidade Estadual de Maringá, no uso das atribuições, TORNA PÚBLICO: A abertura de inscrições do processo seletivo para contratação de TUTOR (PRESENCIAL)

Leia mais

E D I T A L Nº 008/2015, de 06 de abril de 2015 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA TUTORIA PRESENCIAL

E D I T A L Nº 008/2015, de 06 de abril de 2015 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA TUTORIA PRESENCIAL Universidade Federal de Sergipe Centro de Educação Superior a Distância E D I T A L Nº 008/2015, de 06 de abril de 2015 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA TUTORIA PRESENCIAL O CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO O Reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no uso de

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB. Edital Nº 44, de 28 de setembro de 2009

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB. Edital Nº 44, de 28 de setembro de 2009 Edital Nº 44, de 28 de setembro de 2009 A Coordenadora da UAB da Universidade Estadual de Maringá, no uso das atribuições, TORNA PÚBLICO A abertura de inscrições para o processo seletivo de TUTORIA (Tutor

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA. E D I T A L Nº 08/2014, de 14 de fevereiro de 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA. E D I T A L Nº 08/2014, de 14 de fevereiro de 2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA E D I T A L Nº 08/2014, de 14 de fevereiro de 2014 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA TUTORIA A DISTÂNCIA O CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

Leia mais

EDITAL Nº 04/2014, de 04 de fevereiro de 2014. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA TUTORES À DISTÂNCIA

EDITAL Nº 04/2014, de 04 de fevereiro de 2014. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA TUTORES À DISTÂNCIA EDITAL Nº 04/2014, de 04 de fevereiro de 2014. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA TUTORES À DISTÂNCIA O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

Leia mais

EDITAL Nº 02/2014 1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

EDITAL Nº 02/2014 1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SEETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC EDITAL Nº 02/2014

Leia mais

EDITAL Nº 29/2014. 2.1. O PROFESSOR conforme consta na resolução 04/2012 do FNDE, possui as seguintes atribuições:

EDITAL Nº 29/2014. 2.1. O PROFESSOR conforme consta na resolução 04/2012 do FNDE, possui as seguintes atribuições: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS SÃO GONÇALO DO AMARANTE EDITAL Nº 29/2014 SELEÇÃO

Leia mais

EDITAL Nº 032/2013 PROEX/BF/PRONATEC/IFG

EDITAL Nº 032/2013 PROEX/BF/PRONATEC/IFG MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL Nº 032/2013 PROEX/BF/PRONATEC/IFG PROCESSO

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA PARA O PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO, ARTE E CULTURA

CHAMADA PÚBLICA PARA O PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO, ARTE E CULTURA CHAMADA PÚBLICA PARA O PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO, ARTE E CULTURA EDITAL Nº 001/2015 TURMA 2015 A UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Câmpus São Luís de Montes Belos

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES EDITAL Nº 041 /2012 - IFSERTÃO-PE DITAL Nº 042/2012 - PROEX/IFSERTÃO-PEEDITAL Nº 042/2012 - PROEX/IFSERTÃO-PEEDITALedital Nº 042/2012 - PROEX/IFSERTÃO-PE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA BOLSISTAS ORIENTADOR,

Leia mais

EDITAL Nº 003/2014/IFTO/CAMPUS PALMAS, DE 12 DE FEVEREIRO DE 2014

EDITAL Nº 003/2014/IFTO/CAMPUS PALMAS, DE 12 DE FEVEREIRO DE 2014 EDITAL Nº 003/2014/IFTO/, DE 12 DE FEVEREIRO DE 2014 O DIRETOR GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS, nomeado pela Portaria n 119/2010/IFTO/GAB/Reitoria de 09 de abril

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS. EDITAL N o 003/2007

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS. EDITAL N o 003/2007 1 FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS EDITAL N o 003/2007 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES E/OU PESQUISADORES COM TITULAÇÃO ACADÊMICA DE MESTRES OU DOUTORES A Fundação Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL EDITAL Nº 93, DE 07 DE JUNHO DE 2013.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL EDITAL Nº 93, DE 07 DE JUNHO DE 2013. PUBLICADO NO D.O.U. De 3/06/203. Seção 3, Página 90. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL EDITAL Nº 93, DE 07 DE JUNHO DE 203. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO COLÉGIO AGRÍCOLA DOM AGOSTINHO IKAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO COLÉGIO AGRÍCOLA DOM AGOSTINHO IKAS COLÉGIO AGRÍCOLA DOM AGOSTINHO IKAS EDITAL DE SELEÇÃO SIMPLIFICADA CODAI/UFRPE/PRONATEC Nº 012/2015 SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA FORMAÇÃO DE QUADRO DE RESERVA DE BOLSISTAS PARA A FUNÇÃO DE PROFESSOR DO PROGRAMA

Leia mais

EDITAL Nº 02/2015 PRONATEC/IFPI

EDITAL Nº 02/2015 PRONATEC/IFPI EDITAL Nº 02/2015 PRONATEC/IFPI SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE BOLSISTAS PARA ATUAREM NA FUNÇÃO ADMINISTRATIVA DO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO (PRONATEC) O Instituto Federal de Educação,

Leia mais

ESTADO DO PARANÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE ANDIRÁ

ESTADO DO PARANÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE ANDIRÁ ESTADO DO PARANÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE ANDIRÁ SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO EDITAL Nº. 01/2014 - S Dispõe sobre a abertura de Processo Simplificado de Seleção para oferecimento de vagas de estágio

Leia mais

EDITAL CELAES Nº 001/2013 Turma 2014 INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ESTUDOS DA LINGUAGEM APLICADOS À EDUCAÇÃO DE SURDOS

EDITAL CELAES Nº 001/2013 Turma 2014 INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ESTUDOS DA LINGUAGEM APLICADOS À EDUCAÇÃO DE SURDOS EDITAL CELAES Nº 001/2013 Turma 2014 INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ESTUDOS DA LINGUAGEM APLICADOS À EDUCAÇÃO DE SURDOS A Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (FALEM) do Instituto

Leia mais

EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO Nº 011/2014 CTT/UFPI

EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO Nº 011/2014 CTT/UFPI SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ COLÉGIO TÉCNICO DE TERESINA EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO Nº 0/204 CTT/UFPI Teresina (PI), 06 de outubro de 204. SERVIÇO

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E CULTURA EDITAL Nº 02/2011

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E CULTURA EDITAL Nº 02/2011 1 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E CULTURA EDITAL Nº 02/2011 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E CULTURA PARA

Leia mais