Normas de estilo para teses de doutoramento 2013

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Normas de estilo para teses de doutoramento 2013"

Transcrição

1 1 Normas de estilo para teses de doutoramento 2013 Índice Introdução... 3 I. Conteúdo geral e organização Ordem º A página de rosto da tese º Página em branco º Repete a informação constante na página de rosto º Direitos de autor º Página informativa º Resumo º Dedicatória º Agradecimentos º Índice º Figuras, inquéritos, mapas e tabelas º Lista de abreviaturas º Lista de símbolos º Corpo do texto º Bibliografia º Índice Onomástico º Índice Didascálico º Apêndices e Anexos... 5

2 2 II. Formato Margens Tipo de letra e tamanho Espaçamento e justificação Cabeçalho Capítulos e subcapítulos Paginação Normas de edição Notas de rodapé e de fim de página Impressão e apresentação... 7 III. Entrega Requisitos... 8 IV. Lista de Verificação... 9

3 3 Introdução Leia cuidadosamente estas normas antes de preparar a sua tese. Estas Normas não pretendem ser exaustivas. Para questões específicas de estilo, consulte o manual de estilo da sua área (por exemplo, Norma Portuguesa e 405-2, The MLA Style Manual, The American Psychological Association Style Manual etc.). Havendo alguma discrepância entre o manual de estilo e estas Normas, as últimas prevalecem. I. Conteúdo geral e organização 1.1. Ordem As páginas da tese devem estar formatadas corretamente e assegurar a clareza e a legibilidade do texto. Não se esqueça de consultar os exemplos que estão no final deste documento. Antes de entregar as suas cópias, tenha a certeza de que todas as páginas têm a seguinte ordem: 1.º A página de rosto da tese Deve conter a seguinte informação: O nome do candidato, centrado e a 2 (dois) espaços (espaçamento simples) do topo; O título da tese, centrado e a 5 (cinco) espaços (espaçamento simples) do nome; O nome da instituição no fundo da página; Na última linha, o lugar e o ano de efectivação. Não deverá colocar mais nada para além destes dados. 2.º Página em branco 3.º Repete a informação constante na página de rosto 4.º Direitos de autor Se deseja salvaguardar os direitos de autor da sua tese, deve incluir esta página com a seguinte informação centrada e com espaço simples: ano; Nome completo (exatamente como aparece na página de rosto); TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Não se esqueça de assinar o documento sobre direitos de autor, que se encontra no final destas Normas, e de o entregar junto com as cópias da tese.

4 4 5.º Página informativa Página com o nome do aluno, título do trabalho, assinatura do aluno, atestando a originalidade do trabalho, e no canto inferior direito o seguinte: Tese apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Doutor em..., sob a orientação de. O parecer do orientador deve ser entregue numa folha separada. 6.º Resumo A palavra Resumo deverá ser centrada e a 7 (sete) espaços (espaçamento simples) do topo da página. O resumo não deve exceder as 350 (trezentas e cinquenta) palavras e deverá ser redigido em português, inglês e francês (apresentado em páginas separadas) 7.º Dedicatória A colocação do título Dedicatória segue as indicações anteriores. 8.º Agradecimentos A colocação do título Agradecimentos segue as indicações anteriores. 9.º Índice A colocação do título Índice segue as indicações anteriores. Este índice deve incluir todas as partes que o seguem e não conter as páginas que o precedem. Não se esqueça de incluir a bibliografia e todos os apêndices, anexos e páginas em que começam as divisões, bem como o índice onomástico ou o didascálico. Se os capítulos contêm subtítulos em um ou mais níveis (como 2.1, i, ii) coloque-os também aqui. 10.º Figuras, inquéritos, mapas e tabelas Figuras, inquéritos, mapas e tabelas deverão possuir índices próprios colocados logo depois do índice principal e pela mesma ordem. A colocação do título desses índices segue as indicações anteriores. Atribua um número árabe a cada figura, mapa, inquérito ou tabela e utilize o espaçamento simples, se o título deles ocupar mais do que uma linha. Não se esqueça de que o número e o título atribuídos devem corresponder aos que aparecem no corpo da tese.

5 5 11.º Lista de abreviaturas Se utilizar abreviaturas, deve fornecer uma lista com as respetivas definições. Apresente-as por ordem alfabética com espaçamento simples dentro de cada entrada e com espaçamento de 1,5 entre elas. A colocação do título Lista de abreviaturas segue as indicações anteriores. 12.º Lista de símbolos A colocação do título Lista de símbolos segue as indicações anteriores. Pode também inseri-los na Lista de abreviaturas, passando a intitulá-la Lista de abreviaturas e símbolos. 13.º Corpo do texto Início dos capítulos, incluindo: Introdução (se aplicável) Corpo do texto Conclusão O número de páginas do corpo do trabalho depende da área científica em que a tese se situa, sendo definido pelo orientador. 14.º Bibliografia A colocação do título Bibliografia segue as indicações anteriores. A organização da bibliografia deverá ter em atenção a sua lisibilidade. 15.º Índice Onomástico A colocação do título Índice Onomástico segue as indicações anteriores. 16.º Índice Didascálico A colocação do título Índice Didascálico segue as indicações anteriores. 17.º Apêndices e Anexos A colocação dos títulos Apêndices e Anexos seguem as indicações anteriores. Deve inserir as respetivas listas numeradas e por ordem de citação. Sempre que haja anexos demasiado extensos (mais do que 50 páginas no total), deve apresentá- -los em volumes próprios. O mesmo deve acontecer com os mapas e as figuras, sempre devidamente classificados e numerados, que não sejam diretamente relevantes para a compreensão da exposição.

6 6 II. Formato 2.1. Margens Todas as cópias da tese deverão ter as seguintes margens: Esquerda: 3 cm Direita: 3 cm Superior: 2,5 cm Inferior: 2,5 cm 2.2. Tipo de letra e tamanho Com vista a uniformizar a tese, deve utilizar a fonte Times New Roman de tamanho 12. Letras ou números superiores ou inferiores à linha e notas de rodapé não devem ser inferiores ao tamanho Espaçamento e justificação O texto da tese deve ser justificado e ter um espaço e meio entre as linhas, exceto citações, notas, legendas e títulos compridos que devem utilizar espaçamento simples. O espaço entre parágrafos deve ser de linha dupla Cabeçalho O título do trabalho completo centrado, com fonte Times New Roman de tamanho 10, de forma integral ou abreviada, deve constar na parte superior de todas as páginas com numeração árabe Capítulos e subcapítulos Os capítulos do trabalho devem ser indicados em numeração romana maiúscula (por exemplo, Capítulo I ); os subcapítulos, se existirem, em numeração árabe (por exemplo, 1.1. O dos Castelos ) e, havendo alíneas, estas serão representadas em numeração romana minúscula (por exemplo, i. Apresentação do tema ) Paginação Utilize numeração romana (I, II, III etc.) em todas as páginas anteriores à introdução. A folha de rosto conta como página I, mas o número não aparece. A primeira página a ter um número é a VI (Resumo). A numeração árabe (1, 2, 3 etc.) começa na introdução e inclui o texto, as ilustrações, notas e outros materiais. A paginação deve ser centrada na margem inferior, utilizar a mesma fonte do texto e ser de tamanho 10.

7 7 Se a sua tese contém imagens na horizontal, tenha a certeza de que a numeração das páginas não se lhes sobrepõe. Para manter a coerência, a numeração deve ser colocada no mesmo local das outras páginas Normas de edição Deverá seguir as normas de edição dominantes da sua área científica de forma coerente ao longo da tese: Association for Computing Machinery (ACM): Sistemas de Informação American Psychological Association (APA): Psicologia Chicago: Ciências da Informação, Ciências Sociais e Ciências Empresariais Harvard: Ciências Empresariais Modern Language Association (MLA): Literatura, Ciências da Informação e Ciências Sociais Norma Portuguesa e 405-2: Ciências da Informação e Ciências Sociais Estas Normas têm precedência sobre algumas discrepâncias: Notas de rodapé e de fim de página Coloque as notas de rodapé no final da página. Se houver mais de uma por página e tiverem mais do que uma linha, devem ser separadas com um Enter. Utilize a numeração árabe consecutiva nas notas de rodapé. Estas notas não invertem o nome do respectivo autor. A sequência deve ser: primeiro o nome próprio do autor (por exemplo, José) logo seguido do apelido em letra normal (por exemplo, Sousa) - José Sousa Impressão e apresentação O seu trabalho final deve ser impresso em folhas A4 brancas e encadernado na Secção de Textos da Universidade Fernando Pessoa. Se optar por imprimir a tese em frente e verso, deve ter em atenção o facto de todas as secções começarem em página ímpar.

8 8 III. Entrega 3.1. Requisitos O aluno deverá entregar contra recibo: os volumes encadernados da tese (1 orientador = 6 exemplares; 2 orientadores = 8 exemplares) um volume em formato digital, até, pelo menos, 120 (cento e vinte) dias antes da data desejada para a sua discussão. Após a defesa e aprovação da tese, o aluno deverá entregar: 1 (um) exemplar encadernado e 3 (três) exemplares em formato digital (com a tese num só ficheiro em formato PDF, incluindo capa, índices, corpo do texto e anexos), com as correções eventualmente sugeridas pelo júri. Estes exemplares serão distribuídos da seguinte forma: 1 (um) em papel 1 e outro em formato digital 2 para depósito legal na Biblioteca Nacional 3 ; 1 (um) em formato digital para a Direcção-Geral de Estatísticas a Educação e Ciência do Ministério da Educação e Ciência 3 ; 1 (um) em formato digital para a biblioteca da Universidade Fernando Pessoa. 1 Encadernado na Secção de Textos da UFP. 2 A etiqueta do CD-ROM e a respetiva capa devem ser impressas na Secção de Textos da UFP, onde também poderá adquirir a caixa. 3 De acordo com o artigo 50º do Decreto-lei nº 74/2006, de 24 de Março.

9 9 IV. Lista de Verificação Página de rosto A informação está apresentada de acordo com o requerido? O seu nome e o título estão centrados? A seguir a esta página tem uma página em branco e outra com a mesma informação da primeira? Página de direitos de autor Inclui esta página para salvaguardar os seus direitos de autor? Página informativa O título da tese é igual ao da página de rosto? Resumo O título da tese é igual ao da página de rosto? O resumo tem até 350 palavras? Está em português, inglês e francês? A numeração das páginas é romana? Dedicatórias, Agradecimentos (opcionais) A(s) dedicatória(s) e o(s) agradecimento(s) começam numa página nova? A numeração das páginas é romana? Índice O índice aparece depois das dedicatórias e/ou dos agradecimentos (se for o caso)? Os títulos, a pontuação e o número das páginas correspondem aos incluídos no corpo do texto? A numeração desta página é romana? Índice de figuras, inquéritos, mapas e tabelas; Lista de abreviaturas e símbolos Os títulos, a pontuação e o número das páginas correspondem aos incluídos no corpo do texto? A numeração das páginas é romana? Introdução, capítulos e conclusão Os capítulos são indicados em numeração romana maiúscula? Os subcapítulos são indicados em numeração árabe? As alíneas dos subcapítulos são indicadas em numeração romana minúscula? O texto tem espaçamento de 1,5, exceto nas citações, notas, legendas e títulos compridos? O espaço entre parágrafos é duplo? As notas de rodapé ou de fim de capítulo estão numeradas consecutivamente ao longo do documento? A numeração das páginas é árabe? A numeração aparece sempre centrada na parte inferior da página? Se existe mais do que uma nota de rodapé na mesma página, elas estão separadas com um espaço e meio?

10 10 Bibliografia As entradas estão por ordem alfabética? Elas estão com espaçamento simples e separadas com espaço duplo? A numeração destas páginas é árabe? Índices Onomástico e Didascálico (opcionais) Os índices estão colocados depois da bibliografia? Os títulos, a pontuação e o número das páginas correspondem aos incluídos no corpo do texto? A numeração desta página é árabe? Apêndices e Anexos Os apêndices e os anexos estão colocados depois da bibliografia e dos índices onomástico e didascálico (se for o caso)? Cada um dos apêndices/anexos está identificado com uma letra, número ou título? Cópias da tese para a defesa Tem os exemplares da tese impressos em papel A4 branco? Já verificou cada uma das cópias para ver se a numeração está correta e ordenada? As páginas estão legíveis e em boas condições? Os exemplares foram encadernados na Secção de Textos da Universidade Fernando Pessoa? Tem 1 (um) exemplar da tese em formato PDF num CD-ROM com caixa de DVD? A identificação e a capa do CD-ROM foram impressas na Secção de Textos da UFP? Cópias definitivas da tese Tem 1 (um) exemplar da tese impresso em papel A4 branco? Já verificou cada uma das cópias para ver se a numeração está correta e ordenada? As páginas estão legíveis e em boas condições? Este exemplar foi encadernado na Secção de Textos da UFP? Tem 3 (três) exemplares da tese em CD-ROM em caixa de DVD? A identificação e a capa dos CD-ROM foram impressas na Secção de Textos da UFP?

11 DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS Eu, (nome), portador do Bilhete de Identidade número, declaro, para os devidos efeitos, que concedo, gratuitamente, à Universidade Fernando Pessoa (UFP), para além da livre utilização do título e do resumo por mim disponibilizados, autorização para esta arquivar nos respectivos ficheiros e tornar acessível aos interessados, nomeadamente através do seu repositório institucional, o trabalho abaixo identificado, nas condições indicadas: Doutoramento Área: Especialidade: Ano de conclusão: - - Mestrado Designação: Especialidade: Ano de conclusão: - - Título: Orientador(es):, Por favor, assinale as condições em que a UFP pode utilizar este trabalho: 1. Tipo de divulgação: Total Parcial (p.f. especificar) 2. Âmbito de divulgação: Mundial Na UFP Outra (p.f. especificar) 3. Divulgação: Disponibilização imediata Disponibilização até Disponibilização a partir de Outros 4. Formato: Papel Digital Qualquer tipo de formato de ficheiro, meio ou suporte Advertência: O direito de autor da obra pertence ao criador intelectual, pelo que a subscrição desta declaração não implica a renúncia de propriedade dos respectivos direitos de autor, os quais são pertença do subscritor desta declaração e o direito de a usar em trabalhos futuros. A Universidade Fernando Pessoa reserva-se o direito de converter a dissertação ou a tese entregue para qualquer formato ou ficheiro, meio ou suporte, para efeitos de preservação e acesso. Assinatura: Data - -

TESES E DISSERTAÇÕES

TESES E DISSERTAÇÕES Aprovada pela Resolução CONSAD nº 009/07 SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO 3 2 ESTRUTURA 3 2 2.1. Elementos Pré-Textuais 5 2.2 Elementos Textuais 6 2.3 Elementos Pós-Textuais referências, anexos e apêndices. 6 2.4

Leia mais

MODELO DE DISSERTAÇÕES E TESES DO PPG: Ciências Médicas

MODELO DE DISSERTAÇÕES E TESES DO PPG: Ciências Médicas MODELO DE DISSERTAÇÕES E TESES DO PPG: Ciências Médicas Versão 02/2011 FORMATAÇÃO Papel A-4 branco ou reciclado Fonte: Arial ou Times New Roman Tamanho: 12 Justificado Espaço entre linhas: 1,5 Número de

Leia mais

Manual para apresentação de trabalhos acadêmicos. Resumo das normas da ABNT. Conceição Aparecida de Camargo

Manual para apresentação de trabalhos acadêmicos. Resumo das normas da ABNT. Conceição Aparecida de Camargo 1 Manual para apresentação de trabalhos acadêmicos Resumo das normas da ABNT Conceição Aparecida de Camargo 2 Resumo das Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para apresentação de trabalhos

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS 1. Capa Externa; 2. Folha de Rosto; 3. Dedicatória (opcional); 4. Agradecimentos (opcional); 5. Epígrafe (opcional); 6. Sumário;

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1. QUANTO AO FORMATO 1.1 Espacejamento Papel branco, formato A4 (21 cm x 29,7 cm), impressões com tinta preta (com exceção das ilustrações) e o texto deve ser digitado no

Leia mais

Normas para Apresentação das Dissertações e Teses do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal

Normas para Apresentação das Dissertações e Teses do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal Universidade Federal Rural de Pernambuco Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal Unidade Acadêmica de Serra Talhada Normas para Apresentação das Dissertações e Teses do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Normas para a elaboração e apresentação da dissertação/tese original para obtenção do grau de Mestre (2º Ciclo) e de Doutor (3º Ciclo) no IHMT-UNL.

Normas para a elaboração e apresentação da dissertação/tese original para obtenção do grau de Mestre (2º Ciclo) e de Doutor (3º Ciclo) no IHMT-UNL. 1 REGULAMENTO DE APRESENTAÇÃO AO INSTITUTO DE HIGIENE E MEDICINA TROPICAL DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA (IHMT-UNL) DE DISSERTAÇÃO/TESE PARA OBTENÇÃO DOS GRAUS DE MESTRE (2º CICLO) E DE DOUTOR (3º CICLO)

Leia mais

Manual de preparação de artigo a ser entregue como. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Farmácia,

Manual de preparação de artigo a ser entregue como. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Farmácia, Manual de preparação de artigo a ser entregue como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Farmácia, Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), Unicamp. Versão: 1, Janeiro de 2015. Elaboração: Comissão

Leia mais

LICENCIATURA EM BIOLOGIA MARINHA

LICENCIATURA EM BIOLOGIA MARINHA LICENCIATURA EM BIOLOGIA MARINHA REGULAMENTO DO ESTÁGIO CIENTÍFICO Conteúdos e objectivos 1. O estágio da licenciatura em Biologia Marinha funciona como uma disciplina para todos os efeitos académicos

Leia mais

MESTRADO PROFISSIONAL EM REABILITAÇÃO E INCLUSÃO. Normas para a apresentação de dissertações de mestrado

MESTRADO PROFISSIONAL EM REABILITAÇÃO E INCLUSÃO. Normas para a apresentação de dissertações de mestrado MESTRADO PROFISSIONAL EM REABILITAÇÃO E INCLUSÃO Normas para a apresentação de dissertações de mestrado O texto a seguir contém orientações para auxiliar os alunos na formatação e montagem de dissertações

Leia mais

Título do artigo. Alunos: Nome dos autores (até 3 alunos) 1 Orientador: Roberto Campos Leoni 2

Título do artigo. Alunos: Nome dos autores (até 3 alunos) 1 Orientador: Roberto Campos Leoni 2 Título do artigo Alunos: Nome dos autores (até 3 alunos) 1 Orientador: Roberto Campos Leoni 2 Resumo Este trabalho apresenta os elementos que constituem a estrutura básica de um artigo científico, bem

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE PPG-HEPATOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE PPG-HEPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE PPG-HEPATOLOGIA NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES ** Documento aprovado pela CCPPG Hepatologia em 01/072013 ** 1. REGRAS GERAIS DE

Leia mais

Metodologia Científica ILUSTRAÇÕES DAS NORMAS DA ABNT ADAPTAÇÃO DA NORMA NBR 14724: REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO

Metodologia Científica ILUSTRAÇÕES DAS NORMAS DA ABNT ADAPTAÇÃO DA NORMA NBR 14724: REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO ILUSTRAÇÕES DAS NORMAS DA ABNT ADAPTAÇÃO DA NORMA NBR 14724: REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO Organização: Paulo Roberto de C. Mendonça Revisão: Vania Hirle 29,7 cm Metodologia Científica 5.1 Formato Quanto

Leia mais

CURSO DE FILOSOFIA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

CURSO DE FILOSOFIA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE FILOSOFIA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Aspectos Formais O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é a apresentação objetiva do resultado de um estudo sistemático. Mostra os resultados de seu esforço

Leia mais

Margem Superior e esquerda de 4 cm, direita e inferior de 3 cm. Fontes Capa Times New Roman 16 ou Arial 14

Margem Superior e esquerda de 4 cm, direita e inferior de 3 cm. Fontes Capa Times New Roman 16 ou Arial 14 Papel Papel branco, formato A4, texto digitado somente de um lado da folha, com exceção da folha de rosto cujo verso deve conter autorização para reprodução do trabalho. Usar fonte preta, podendo utilizar

Leia mais

MONOGRAFIA. Manual de Orientação

MONOGRAFIA. Manual de Orientação Fundação Armando Alvares Penteado FACULDADE DE DIREITO COORDENADORIA DE PESQUISA MONOGRAFIA Manual de Orientação 1 Modelo sugerido de Projeto de Monografia PROJETO DE MONOGRAFIA Nome do aluno: Matrícula:

Leia mais

Guia para apresentação do trabalho acadêmico:

Guia para apresentação do trabalho acadêmico: BIBLIOTECA COMUNITÁRIA Guia para apresentação do trabalho acadêmico: de acordo com NBR 14724/2011 São Carlos 2011 Guia para apresentação do trabalho acadêmico As orientações abaixo são de acordo com NBR

Leia mais

XIII CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Estilo CIAEM

XIII CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Estilo CIAEM XIII CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Elementos e formatação do trabalho Estilo CIAEM Bibliografia, referências e citações textuais Conteúdo Cabeçalho Esquemas, desenhos, gráficos, tabelas,

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE TRABALHOS COMPLETOS PARA PUBLICAÇÃO NOS ANAIS DO XI CONGRESSO DIREITO UFSC MOSTRA DE PESQUISA

EDITAL DE SELEÇÃO DE TRABALHOS COMPLETOS PARA PUBLICAÇÃO NOS ANAIS DO XI CONGRESSO DIREITO UFSC MOSTRA DE PESQUISA EDITAL DE SELEÇÃO DE TRABALHOS COMPLETOS PARA PUBLICAÇÃO NOS ANAIS DO XI CONGRESSO DIREITO UFSC MOSTRA DE PESQUISA 1. DA INSCRIÇÃO DOS TRABALHOS COMPLETOS 1.1. Os artigos serão recebidos no período entre

Leia mais

PIM III. Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO MERCADOLOGICA

PIM III. Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO MERCADOLOGICA PIM III Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO MERCADOLOGICA 1 PIM PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR TEMA: O aluno deverá escolher uma empresa de qualquer porte ou segmento e, com base no cenário desta

Leia mais

INFORMAÇÃO CCPG/001/2015

INFORMAÇÃO CCPG/001/2015 - MODELO DA PRIMEIRA FOLHA E DA PÁGINA DE ROSTO: Dissertação: Português / Inglês / Espanhol Tese: Português / Inglês / Espanhol - MODELO DE DECLARAÇÃO PARA FORMATO ALTERNATIVO - TERMO DE AUTORIZAÇÃO INFORMAÇÃO

Leia mais

EDITAL N 028, de 14 de junho de 2016.

EDITAL N 028, de 14 de junho de 2016. EDITAL N 028, de 14 de junho de 2016. CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS DA REVISTA JURÍDICA DA FADISMA PERÍODO DE ENVIO 1. A REVISTA JURÍDICA DA FADISMA, INSS ISSN 1982-1034, informa que estão abertas

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU GESTÃO DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E EVENTOS

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU GESTÃO DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E EVENTOS PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIA CIENTÍFICA EM COMUNICAÇÃO Janeiro de 2007 1 Apresentação A elaboração de monografia científica é exigência legal para conclusão de cursos

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIOS 2016 SUMÁRIO

MANUAL DE ESTÁGIOS 2016 SUMÁRIO MANUAL DE ESTÁGIOS 2016 SUMÁRIO 1. Introdução 2. Professores orientadores de estágio 3. Relatório de estágio 3.1 Apresentação do relatório 4. Roteiro do relatório de estágio 4.1 Estagiário 4.2 Funcionário

Leia mais

Normas para Elaboração da Monografia do Trabalho de Graduação

Normas para Elaboração da Monografia do Trabalho de Graduação CENTRO DE ENSINO UNIVERSTÁRIO DE SÃO GOTARDO CESG Autorizada pela Portaria nº /2000 MEC, de 03/05/2000 CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Normas para Elaboração da Monografia do Trabalho de Graduação São

Leia mais

FACULDADE LEÃO SAMPAIO V ENCONTRO CARIRIENSE DE BIOMEDICINA

FACULDADE LEÃO SAMPAIO V ENCONTRO CARIRIENSE DE BIOMEDICINA FACULDADE LEÃO SAMPAIO V ENCONTRO CARIRIENSE DE BIOMEDICINA Dispõe sobre normas para inscrição de trabalhos científicos no V Encontro Caririense de Biomedicina CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOLOS E QUALIDADE DE ECOSSISTEMAS NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOLOS E QUALIDADE DE ECOSSISTEMAS NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOLOS E QUALIDADE DE ECOSSISTEMAS NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES CRUZ DAS ALMAS - BAHIA ABRIL - 2013 ESTRUTURA DA DISSERTAÇÃO

Leia mais

Marli Ferrante Montoro

Marli Ferrante Montoro ABNT NBR 14724: 2002 Normalização de Trabalhos Acadêmicos Marli Ferrante Montoro ABNT NBR 14724: 2002 Normas complementares: Normas citadas na NBR 14724/Ago/2002 NBR 6023:2002 Informação e documentação

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA RECEBIMENTO DO DIPLOMA DE DOUTORADO ENTREGAR À SECRETARIA DO PLE:

ORIENTAÇÕES PARA RECEBIMENTO DO DIPLOMA DE DOUTORADO ENTREGAR À SECRETARIA DO PLE: ORIENTAÇÕES PARA RECEBIMENTO DO DIPLOMA DE DOUTORADO ENTREGAR À SECRETARIA DO PLE: 1) 02 (duas) cópias encadernadas da tese: capa dura na cor preta, com escrita dourada. Adequar a tese às Normas da ABNT

Leia mais

MODELO PADRÃO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGO

MODELO PADRÃO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGO MODELO PADRÃO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGO Autor Sobrenome 1 Coautor Sobrenome do Coautor 2 RESUMO O texto do resumo deverá conter entre 150 e 250 palavras e deverá ser elaborado em um único parágrafo, como

Leia mais

NORMAS DE FORMATAÇÃO DE DISSERTAÇÃO FORMATO USUAL

NORMAS DE FORMATAÇÃO DE DISSERTAÇÃO FORMATO USUAL NORMAS DE FORMATAÇÃO DE DISSERTAÇÃO FORMATO USUAL 1) ESTRUTURA DA DISSERTAÇÃO 1.1) APRESENTAÇÃO GRÁFICA (Apresentação física do trabalho) PAPEL - branco, formato A4; IMPRESSÃO - deve ser feita somente

Leia mais

Submissão de trabalhos NORMAS DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Submissão de trabalhos NORMAS DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS Submissão de trabalhos NORMAS DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS TITULO DO ARTIGO EM LETRA MAIÚSCULA; NEGRITO; FONTE: TIMES NEW ROMAN, 14; CENTRALIZADO; ESPAÇO SIMPLES; ESTILO NORMAL Nome e Sobrenome(s) do autor

Leia mais

INSTRUMENTO GUIA PARA AVALIAÇÃO DA APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DE DISSERTAÇÃO E TESE 2013

INSTRUMENTO GUIA PARA AVALIAÇÃO DA APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DE DISSERTAÇÃO E TESE 2013 INSTRUMENTO GUIA PARA AVALIAÇÃO DA APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DE DISSERTAÇÃO E TESE 2013 ALUNA(O): Matrícula: Semestre de ingresso: Semestre de conclusão: Orientadora/Orientador: Curso: ( ) Mestrado

Leia mais

NORMAS DA REVISTA. o Espaço simples para o título, nomes dos autores, citação direta com mais de três linhas e depoimento;

NORMAS DA REVISTA. o Espaço simples para o título, nomes dos autores, citação direta com mais de três linhas e depoimento; NORMAS DA REVISTA O artigo com características inéditas deve ser redigido em português e com envio exclusivo para a Revista e-ciência da Faculdade de Juazeiro do Norte-FJN. A submissão do manuscrito implica

Leia mais

REGULAMENTO. Unidade curricular Dissertação, trabalho de projecto ou. estágio de natureza profissional CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA MECÂNICA

REGULAMENTO. Unidade curricular Dissertação, trabalho de projecto ou. estágio de natureza profissional CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA MECÂNICA REGULAMENTO DA Unidade curricular Dissertação, trabalho de projecto ou estágio de natureza profissional DO CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA MECÂNICA Setembro / 2007 Pág.1/14 REGULAMENTO DA Unidade curricular

Leia mais

As normas da ABNT para trabalhos escolares devem seguir a seguinte seqüência.

As normas da ABNT para trabalhos escolares devem seguir a seguinte seqüência. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES Muitos alunos sabem que várias instituições escolares pedem para que os trabalhos escolares sejam feitos dentro das normas da ABNT. Com base nisto elaboramos

Leia mais

XII CURSO DE INVERNO DE GENÉTICA FCAV/UNESP

XII CURSO DE INVERNO DE GENÉTICA FCAV/UNESP TÍTULO DO TRABALHO EM PORTUGUÊS Deve ter no máximo 15 palavras, incluindo-se os artigos, as preposições e as conjunções. - Não deve conter nome científico, exceto de espécies pouco conhecidas; neste caso,

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO IFRJ-Reitoria Rio de Janeiro 2014 2 C O M I S S Ã O D E E L A B O R A Ç Ã O Portaria n 0092 de 05 de agosto de 2013 Cláudia de Souza Teixeira Fernanda Kamp

Leia mais

Padronização de Trabalhos Acadêmicos

Padronização de Trabalhos Acadêmicos Trabalho de Conclusão de Curso Padronização de Trabalhos Acadêmicos Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2015 Tópicos da Aula Formato e margens; Espaçamento;

Leia mais

Normas para apresentação dos trabalhos

Normas para apresentação dos trabalhos Normas para apresentação dos trabalhos 1. Da inscrição Os trabalhos só poderão ser inscritos mediante submissão de resumo. O resumo deverá obedecer ao seguinte formato: - ter no mínimo de 350 e no máximo

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO

ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO Este documento tem por objetivo orientar a estruturação e formatação do relatório de estágio. O texto está dividido em duas partes: 1) Normas de formatação,

Leia mais

NORMAS PARA FORMATAÇÃO DE DISSERTAÇÕES

NORMAS PARA FORMATAÇÃO DE DISSERTAÇÕES Universidade Federal da Bahia Instituto Multidisciplinar em Saúde Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas- SBFIS NORMAS PARA FORMATAÇÃO DE DISSERTAÇÕES Vitória da Conquista/BA

Leia mais

Universidade Portucalense Infante D. Henrique

Universidade Portucalense Infante D. Henrique As teses de mestrado e de doutoramento, para todos os trabalhos desenvolvidos na Universidade Portucalense, devem obedecer às normas definidas neste documento. 1. Aspecto geral As teses são apresentadas

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA É o documento que visa apresentar a descrição do local onde foi realizado o estágio, o período de duração e as atividades desenvolvidas pelo estagiário.

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO SÃO PAULO. Relatório de Estágio Supervisionado

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO SÃO PAULO. Relatório de Estágio Supervisionado FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO SÃO PAULO Relatório de Estágio Supervisionado 2011 1. O Estágio segundo a LEI 11.788/08 RELATÓRIO DE ESTÁGIO Segundo a Lei 11.788/08 em seu artigo 1º, a definição de estágio

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI RENAN RAVETTI DURAN NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI RENAN RAVETTI DURAN NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI RENAN RAVETTI DURAN NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS São Bernardo do Campo 2009 SUMÁRIO 1. ASPECTOS GERAIS 1 1.1. Fonte 1 1.2. Paginação 1 1.3. Ilustrações 2 1.4. Tabelas

Leia mais

TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS NOME DO ALUNO TÍTULO DO TRABALHO

TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS NOME DO ALUNO TÍTULO DO TRABALHO TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS NOME DO ALUNO TÍTULO DO TRABALHO CARAGUATATUBA 2014 NOME DO ALUNO TÍTULO DO TRABALHO Trabalho de Conclusão de Curso TCC, apresentado ao Instituto Federal de Educação,

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA O SIMPÓSIO INTERNACIONAL TRABALHO, RELAÇÕES DE TRABALHO, EDUCAÇÃO E IDENTIDADE-SITRE

INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA O SIMPÓSIO INTERNACIONAL TRABALHO, RELAÇÕES DE TRABALHO, EDUCAÇÃO E IDENTIDADE-SITRE INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA O SIMPÓSIO INTERNACIONAL TRABALHO, RELAÇÕES DE TRABALHO, EDUCAÇÃO E IDENTIDADE-SITRE Primeiro Autor e-mail Instituição de Ensino, Faculdade ou

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE FILOSOFIA DA USJT CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE FILOSOFIA DA USJT CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE FILOSOFIA DA USJT CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. Este Regulamento estabelece as normas para o cumprimento da carga horária mínima

Leia mais

EDITAL DO EMPREENDA ADMINISTRAÇÃO ULBRA TORRES

EDITAL DO EMPREENDA ADMINISTRAÇÃO ULBRA TORRES EDITAL DO EMPREENDA ADMINISTRAÇÃO ULBRA TORRES 1. ABERTURA A Coordenação de pesquisa da Ulbra Torres, juntamente com a Coordenação do Curso de Administração comunica a abertura do edital do Empreenda Administração

Leia mais

Regulamento para os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Bacharelado em Filosofia da FFC /Unesp de Marília.

Regulamento para os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Bacharelado em Filosofia da FFC /Unesp de Marília. 1 Regulamento para os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Bacharelado em Filosofia da FFC /Unesp de Marília. 1. Da disciplina Orientação de TCC I e II : 1.1. Ao aluno matriculado no Bacharelado

Leia mais

Att. Cesar Riboli Coordenador do Curso de Direito

Att. Cesar Riboli Coordenador do Curso de Direito Convite para participação da Chamada para Submissão de Resumos/ Modalidade Oral e Pôsteres e Artigos no XX Ciclo de Estudos Jurídicos do Curso de Direito da Uri-FW O Curso de Direito, têm o prazer de lhes

Leia mais

FACULDADE LEÃO SAMPAIO I CONGRESSO CARIRIENSE DE BIOMEDICINA

FACULDADE LEÃO SAMPAIO I CONGRESSO CARIRIENSE DE BIOMEDICINA FACULDADE LEÃO SAMPAIO I CONGRESSO CARIRIENSE DE BIOMEDICINA Dispõe sobre normas para inscrição de trabalhos científicos no I Congresso Caririense de Biomedicina CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º

Leia mais

DIRETRIZES PARA AUTORES 1. O artigo deve ter, no mínimo, dez e, no máximo, quinze laudas.

DIRETRIZES PARA AUTORES 1. O artigo deve ter, no mínimo, dez e, no máximo, quinze laudas. Página276 DIRETRIZES PARA AUTORES 1 Janaína Zaidan Bicalho FONSECA 2 Maria José Celestino MEDRADO 3 Serão aceitos até dois trabalhos, sendo um como autor e o outro como coautor, artigos, relatos de experiência

Leia mais

ANEXO IV. MODELO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO PARA REVISTA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO TOCANTINS i

ANEXO IV. MODELO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO PARA REVISTA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO TOCANTINS i ANEXO IV MODELO E NORMAS DE FORMATAÇÃO ARTIGO MODELO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO PARA REVISTA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO TOCANTINS i RESUMO PRIMEIRO AUTOR 1 SEGUNDO AUTOR TERCEIRO AUTOR

Leia mais

GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ESCRITOS

GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ESCRITOS G U I Ã O P A R A E L A B O R A Ç Ã O D E T R A B A L H O S E S C R I T O S ( 2015) A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S D E C A N E Ç A S E S C O L A S E C U N D Á R I A D E C A N E Ç A S GUIÃO PARA

Leia mais

EDITAL PARA PUBLICAÇÃO NA 5ª EDIÇÃO DA REVISTA DE ESTUDOS JURÍDICOS E SOCIAIS DA UNIVEL

EDITAL PARA PUBLICAÇÃO NA 5ª EDIÇÃO DA REVISTA DE ESTUDOS JURÍDICOS E SOCIAIS DA UNIVEL Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel Av. Tito Muffato, 2317 Bairro Santa Cruz 85806-080 Cascavel PR Fone: (45) 3036-3653 - Fax: (45) 3036-3638 http://www.univel.br direito@univel.br EDITAL

Leia mais

FACULDADES ITECNE DE CASCAVEL. NOME(s) AUTOR(es)

FACULDADES ITECNE DE CASCAVEL. NOME(s) AUTOR(es) FACULDADES ITECNE DE CASCAVEL NOME(s) AUTOR(es) Capa: Fonte Arial Tamanho 14 Centralizado Letras MAIÚSCULAS Com negrito TÍTULO DA MONOGRAFIA CIDADE ANO NOME(s) AUTOR(es) Folha de Rosto: Fonte Arial Tamanho

Leia mais

2- Como fazer citações e referências bibliográficas (Norma APA)

2- Como fazer citações e referências bibliográficas (Norma APA) Biblioteca Escolar CT Ano letivo 2015/16 2- Como fazer citações e referências bibliográficas (Norma APA) I C ITAÇÕES Citar e referenciar: de acordo com o estilo Bbliográfico APA (American Psychological

Leia mais

CHAMADA DE PUBLICAÇÕES. XV SEPA - Seminário Estudantil de Produção Acadêmica

CHAMADA DE PUBLICAÇÕES. XV SEPA - Seminário Estudantil de Produção Acadêmica CHAMADA DE PUBLICAÇÕES XV SEPA - Seminário Estudantil de Produção Acadêmica A Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Salvador UNIFACS, através da Coordenação de Pesquisa, torna

Leia mais

Manual Para Elaboração de Relatórios de Estágios do IF Tocantins Campus Araguatins

Manual Para Elaboração de Relatórios de Estágios do IF Tocantins Campus Araguatins MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS CAMPUS ARAGUATINS Manual Para Elaboração de Relatórios de Estágios do IF Tocantins Campus Araguatins

Leia mais

CONVOCATÓRIA PARA A PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS NO NÚMERO ESPECIAL DA REVISTA TIP BRASIL

CONVOCATÓRIA PARA A PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS NO NÚMERO ESPECIAL DA REVISTA TIP BRASIL CONVOCATÓRIA PARA A PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS NO NÚMERO ESPECIAL DA REVISTA TIP BRASIL Brasil: um gigante paradiplomático A Revista Trabajos de Investigación en Paradiplomacia, TIP, abre convocatória para

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FACULDADE DE FILOSOFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FACULDADE DE FILOSOFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FACULDADE DE FILOSOFIA REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO BACHARELADO EM FILOSOFIA PREÂMBULO Este Regulamento

Leia mais

Como citar e fazer referências bibliográficas

Como citar e fazer referências bibliográficas Como citar e fazer referências bibliográficas Ensino Básico e Secundário Neste guia encontras informação sobre Respeitar os direitos de autor Citar Transcrever Referências bibliográficas Onde encontrar

Leia mais

Regulamento para a participação de trabalhos científicos e acadêmicos no 5º Congresso Internacional CBL do Livro Digital - 2014

Regulamento para a participação de trabalhos científicos e acadêmicos no 5º Congresso Internacional CBL do Livro Digital - 2014 Regulamento para a participação de trabalhos científicos e acadêmicos no 5º Congresso Internacional CBL do Livro Digital - 2014 1 DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1 O CONGRESSO INTERNACIONAL CBL DO LIVRO DIGITAL CONGRESSO,

Leia mais

EDITORA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. eduerj.uerj.br 21 2334-0720 2334-0721.

EDITORA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. eduerj.uerj.br 21 2334-0720 2334-0721. EdUERJ EDITORA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO /eduerj @eduerj 21 2334-0720 2334-0721 eduerj.comercial@gmail.com MANUAL DE PUBLICAÇÃO EDITORA DA UERJ " y / l G Apresentação A Editora da Universidade

Leia mais

EDITAL DE MOSTRA DE PESQUISA DO XI CONGRESSO DE DIREITO DA UFSC

EDITAL DE MOSTRA DE PESQUISA DO XI CONGRESSO DE DIREITO DA UFSC EDITAL DE MOSTRA DE PESQUISA DO XI CONGRESSO DE DIREITO DA UFSC O XI Congresso de Direito da UFSC, que acontecerá nos dias 26, 27, 28 e 29 de abril de 2016, contará com uma Mostra de Pesquisa nas tardes

Leia mais

MODELO PRÉ-PROJETO TCC DIREITO 2011.2

MODELO PRÉ-PROJETO TCC DIREITO 2011.2 MODELO PRÉ-PROJETO TCC DIREITO 2011.2 Margem superior 3 cm NOME DO ACADÊMICO (Times 12, sem negrito, maiúsculo, centralizado) Margem Esquerda 3 cm Margem Direita 2 cm TEMA (Times 12, em negrito, maiúsculo,

Leia mais

14ª SEMANA NACIONAL DOS MUSEUS MUSEUS E PAISAGENS CULTURAIS III ENCONTRO DE PESQUISADORES DO MUSEU THÉO BRANDÃO DE ANTROPOLOGIA E FOLCLORE

14ª SEMANA NACIONAL DOS MUSEUS MUSEUS E PAISAGENS CULTURAIS III ENCONTRO DE PESQUISADORES DO MUSEU THÉO BRANDÃO DE ANTROPOLOGIA E FOLCLORE 14ª SEMANA NACIONAL DOS MUSEUS MUSEUS E PAISAGENS CULTURAIS III ENCONTRO DE PESQUISADORES DO MUSEU THÉO BRANDÃO DE ANTROPOLOGIA E FOLCLORE PRIMEIRA CIRCULAR em 29//03/2016 A Comissão Cientifica do III

Leia mais

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS As orientações a seguir foram aprovadas na 24ª Reunião da Comissão de Pós- Graduação do CEPPAC, realizada em 08 de julho de 2009. Apresentação

Leia mais

ESTAGIÁRIO 3.1 3.2 3.3 3.4 3.5

ESTAGIÁRIO 3.1 3.2 3.3 3.4 3.5 III ESTAGIÁRIO 3.1 Formulário de Identificação 3.2 Autorização de uso de imagem organizacional 3.3 Autorização de uso de imagem pessoal 3.4 Requisitos e diretrizes para o relatório e evidências 3.5 Avaliação

Leia mais

RESOLUÇÃO CADM 05/11, DE 28 DE MARÇO DE 2011

RESOLUÇÃO CADM 05/11, DE 28 DE MARÇO DE 2011 RESOLUÇÃO CADM 05/11, DE 28 DE MARÇO DE 2011 Homologa regulamento para os trabalhos das disciplinas TCC I e TCC II do Curso de Bacharelado em Administração. A PRESIDENTE DO COLEGIADO DO CURSO DE BACHARELADO

Leia mais

VII Congresso Brasileiro para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (VII CBDEH)

VII Congresso Brasileiro para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (VII CBDEH) VII Congresso Brasileiro para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (VII CBDEH) Ambientes de saúde: caminhos para a criatividade e inovação Salvador, 28 a 30 de setembro de 2016 CONDIÇÕES PARA APRESENTAÇÃO

Leia mais

Normas para Apresentação de Trabalhos

Normas para Apresentação de Trabalhos Normas para Apresentação de Trabalhos (normas simplificadas adaptadas da ABNT) Todo trabalho escolar, acadêmico e científico necessita de padronização na sua forma de apresentação, para transmitir adequadamente

Leia mais

República Federativa do Brasil Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná

República Federativa do Brasil Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná República Federativa do Brasil Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Minicurso de Word Medianeira 2015 SUMÁRIO 1. TELA INICIAL DO WORD... 3 1.1 PÁGINA INICIAL... 3 1.2 INSERIR...

Leia mais

Diretrizes para a Elaboração e Apresentação de Manuscritos para Publicação

Diretrizes para a Elaboração e Apresentação de Manuscritos para Publicação Diretrizes para a Elaboração e Apresentação de Manuscritos para Publicação O MultiFAAL (Caderno Científico Multidisciplinar da FAAL), publica manuscritos relevantes para o enriquecimento nas diversas áreas

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE MONOGRAFIA 2010

REGULAMENTO DO TRABALHO DE MONOGRAFIA 2010 1 REGULAMENTO DO TRABALHO DE MONOGRAFIA 2010 1. O presente Regulamento normatiza as atividades de pesquisa orientada, bem como o Trabalho de Monografia dela resultante, requisito indispensável para a aprovação

Leia mais

1º Concurso Viçosense de Poemas A Química em Versos. Regulamento

1º Concurso Viçosense de Poemas A Química em Versos. Regulamento 1º Concurso Viçosense de Poemas A Química em Versos Regulamento 1. PARTICIPAÇÃO 1.1. Poderão participar autores com idade igual ou superior a 14 (quatorze) anos que atenderem a uma das seguintes exigências:

Leia mais

Regulamento para a participação de trabalhos científicos e acadêmicos no 6º Congresso Internacional CBL do Livro Digital - 2016

Regulamento para a participação de trabalhos científicos e acadêmicos no 6º Congresso Internacional CBL do Livro Digital - 2016 Regulamento para a participação de trabalhos científicos e acadêmicos no 6º Congresso Internacional CBL do Livro Digital - 2016 1 DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1 O CONGRESSO INTERNACIONAL CBL DO LIVRO DIGITAL CONGRESSO,

Leia mais

Regulamento da Revista Jurídica da Associação Académica da Faculdade de Lisboa

Regulamento da Revista Jurídica da Associação Académica da Faculdade de Lisboa Regulamento da Revista Jurídica da Associação Académica da Faculdade de Lisboa Aprovado em sede de reunião de Direção da AAFDL no dia 19 de junho de 2015 CAPITULO I Normas gerais Artigo 1.º Objeto O presente

Leia mais

INFARMED Gabinete Jurídico e Contencioso

INFARMED Gabinete Jurídico e Contencioso Aprova o regulamento sobre os aspectos da publicidade de medicamentos previstos nos artigos 154., 162., n.º 2, 164.º e 202., n.º 1, j), do Decreto-Lei n.º 176/2006, de 30 de Agosto, que constitui o anexo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES CHAMADA PARA VOLUME 3, NÚMERO 1 A proposta temática desse número tem por objetivo publicar artigos, resenhas e entrevistas com base em estudos que enfoquem diferentes componentes do contexto linguístico

Leia mais

Formatar parágrafos no Word 2007/2010

Formatar parágrafos no Word 2007/2010 Formatar parágrafos no Word 2007/2010 Na aba Início em parágrafo contém um grupo de atalhos da configuração dos parágrafos, mas se precisar de algo mais avançado, como escolher as configurações de forma

Leia mais

CONCURSO SARDINHAS FESTAS DE LISBOA'16 REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO

CONCURSO SARDINHAS FESTAS DE LISBOA'16 REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO CONCURSO SARDINHAS FESTAS DE LISBOA'16 REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO Artigo 1.º (Objeto) 1. O Concurso Sardinhas Festas de Lisboa'16 é uma iniciativa da EGEAC Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação

Leia mais

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ESCRITOS NO ÂMBITO DA SMAM - MONOGRAFIAS - elementos básicos segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ESCRITOS NO ÂMBITO DA SMAM - MONOGRAFIAS - elementos básicos segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ESCRITOS NO ÂMBITO DA SMAM - MONOGRAFIAS - elementos básicos segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) 1 ELEMENTOS BÁSICOS 1.1 Capa Deverá conter a identificação

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA ESCREVER DISSERTAÇÕES

PROCEDIMENTO PARA ESCREVER DISSERTAÇÕES PG Eng. Oceânica Escrever Dissertação versão agosto/2003 Página 1 de 9 PROCEDIMENTO PARA ESCREVER DISSERTAÇÕES 1. OBJETIVO O objetivo deste procedimento é de apresentar as instruções para sistematizar

Leia mais

II CONBRADEC Chamada de trabalhos (Resumos, Comunicações e Pôsteres)

II CONBRADEC Chamada de trabalhos (Resumos, Comunicações e Pôsteres) II CONBRADEC II CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO EMPRESARIAL E CIDADANIA. 12 a 14 de novembro de 2012. UNICURITIBA Curitiba/PR. II CONBRADEC Chamada de trabalhos (Resumos, Comunicações e Pôsteres) II CONGRESSO

Leia mais

Padronização de Trabalhos Acadêmicos(parte 2)

Padronização de Trabalhos Acadêmicos(parte 2) Trabalho de Conclusão de Curso Padronização de Trabalhos Acadêmicos(parte 2) Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2015 Tópicos da Aula 1ª Sessão de orientação

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO EXPERIMENTAL EM BIOLOGIA MARINHA DO MESTRADO EM BIOLOGIA MARINHA

REGULAMENTO DE TRABALHO EXPERIMENTAL EM BIOLOGIA MARINHA DO MESTRADO EM BIOLOGIA MARINHA REGULAMENTO DE TRABALHO EXPERIMENTAL EM BIOLOGIA MARINHA DO MESTRADO EM BIOLOGIA MARINHA INTRODUÇÃO A unidade curricular Trabalho Experimental em Biologia Marinha, adiante designada TEBM, é uma unidade

Leia mais

TÍTULO DO ARTIGO EM PORTUGUÊS TÍTULO DO ARTIGO EM INGLÊS TÍTULO DO ARTIGO EM ESPANHOL

TÍTULO DO ARTIGO EM PORTUGUÊS TÍTULO DO ARTIGO EM INGLÊS TÍTULO DO ARTIGO EM ESPANHOL TÍTULO DO ARTIGO EM PORTUGUÊS TÍTULO DO ARTIGO EM INGLÊS TÍTULO DO ARTIGO EM ESPANHOL Nome completo do Autor 1 Atuação profissional e Instituição de vínculo e-mail Nome completo do Autor 2 Atuação profissional

Leia mais

3 cm UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM...

3 cm UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM... 3 cm UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM... Toda capa em letras maiúsculas, tamanho 12, em negrito, alinhamento centralizado NOME DO ACADÊMICO 3 cm TÍTULO DO

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO. Estágio no exterior para alunos em intercâmbio

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO. Estágio no exterior para alunos em intercâmbio REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO Estágio no exterior para alunos em intercâmbio o Documentos comprobatórios o Relatório de Estágio Estágio realizado anteriormente o Documentos comprobatórios

Leia mais

ABNT NBR 14724 NORMA BRASILEIRA. Informação e documentação Trabalhos acadêmicos Apresentação

ABNT NBR 14724 NORMA BRASILEIRA. Informação e documentação Trabalhos acadêmicos Apresentação NORMA BRASILEIRA ABNT NBR 14724 Segunda edição 30.12.2005 Válida a partir de 30.01.2006 Informação e documentação Trabalhos acadêmicos Apresentação Information and documentation Presentation of academic

Leia mais

FACULDADE DE EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE

FACULDADE DE EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE I ENCONTRO CIENTÍFICO DA FAEMA COMISSÃO CIENTÍFICA A comissão científica do I ENCONTRO CIENTÍFICO DA FAEMA resolve: 1) Geral: Para apresentação de pôster, os (as) autores (as) devem submeter o resumo expandido

Leia mais

Universidade Federal de Alagoas. Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde Setor de Biodiversidade e Ecologia NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TCC

Universidade Federal de Alagoas. Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde Setor de Biodiversidade e Ecologia NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TCC Universidade Federal de Alagoas Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde Setor de Biodiversidade e Ecologia NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TCC CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MACEIÓ, ESTADO DE

Leia mais

Produção de documentos acessíveis com Microsoft Word. Gabinete para a Inclusão (GPI)

Produção de documentos acessíveis com Microsoft Word. Gabinete para a Inclusão (GPI) Produção de documentos acessíveis com Microsoft Word Gabinete para a Inclusão (GPI) 2013 Produção de documentos acessíveis com Microsoft Word Com este tutorial pretendemos orientá-lo na produção de documentos

Leia mais

CONDIÇÕES DE ARRENDAMENTO

CONDIÇÕES DE ARRENDAMENTO NORMAS DE ATRIBUIÇÃO DO ARRENDAMENTO DE ANDARES EM PRÉDIOS DE RENDIMENTO, A QUE SE REFERE O ANÚNCIO PUBLICADO NO SITIO DA CPME EM 03/03/2015, sob o nº 1/2015 CONDIÇÕES DE ARRENDAMENTO Os candidatos deverão

Leia mais

Normas para a elaboração de um relatório. para a disciplina de projecto integrado. 3.º ano 2.º semestre. Abril de 2004

Normas para a elaboração de um relatório. para a disciplina de projecto integrado. 3.º ano 2.º semestre. Abril de 2004 Normas para a elaboração de um relatório para a disciplina de projecto integrado 3.º ano 2.º semestre Abril de 2004 Instituto Superior de Tecnologias Avançadas Índice Introdução...3 O que é um relatório...3

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO A PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DAS FACULDADES INTEGRADAS EINSTEIN DE LIMEIRA PAPIC- EINSTEIN

PROGRAMA DE APOIO A PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DAS FACULDADES INTEGRADAS EINSTEIN DE LIMEIRA PAPIC- EINSTEIN PROGRAMA DE APOIO A PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DAS FACULDADES INTEGRADAS EINSTEIN DE LIMEIRA PAPIC- EINSTEIN EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS DO PAPIC- EINSTEIN Nº 01/2015 A Comissão Científica do

Leia mais