FATURAMENTO DE SERVIÇOS UTILIZANDO CUPOM FISCAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FATURAMENTO DE SERVIÇOS UTILIZANDO CUPOM FISCAL"

Transcrição

1 FATURAMENTO DE SERVIÇOS UTILIZANDO CUPOM FISCAL Por Leonardo Antonio Como forma de emissão de Documentos Fiscais de operações de Prestação de Serviço, o Sistema Siagri Agribusiness também está preparado para fazer tais operações utilizando Cupom Fiscal. Para que esse procedimento seja feito de forma correta, devem ser seguidos alguns passos que serão relatados a seguir. 1. Cadastro da Alíquota de ISSQN: Primeiramente, deve ser cadastrada a Alíquota de ISSQN no cadastro da Impressora Fiscal. Para fazer esse cadastro, basta ir no seguinte caminho: Módulo Transacionadores => A - Cadastros => H - Faturamento => E - Impressoras Fiscais: Selecionando esse menu, aparecerá a opção Tran Manutenção do Cadastro de Impressoras Fiscais. Nessa rotina, basta selecionar a opção exibirá a seguinte rotina: que o sistema Para o cadastro da nova Alíquota, basta selecionar a opção. Feito esse procedimento, no campo Totalizadores Tributários da Impressora Fiscal, serão habilitadas as seguintes opções para serem feitos os cadastros:

2 Índice do Totalizador: Nessa opção, deve ser informado um índice na sequência numérica, ou seja, se no cadastro dos totalizadores já tiverem sido incluídas 5 alíquotas, nas quais, elas correspondem ao ICMS, o próximo índice deve ser o número 6 (seis). Esse procedimento pode ser melhor entendido através da figura abaixo: Através da Figura ao lado, pode ser notado que a Redução Z mostra a sequência das alíquotas cadastradas na impressora. Essa sequência inicia-se na primeira alíquota de ICMS e termina na última de ISSQN, tendo nos campos circulados, 9 Alíquotas de ICMS e 6 de ISSQN. Para o cadastro da nova alíquota, essa sequência deve ser seguida, ou seja, já existem 15 alíquotas cadastradas (9 de ICMS e 6 de ISSQN) e a próxima será a 16ª alíquota (16º Índice do Totalizador), independente dela ser de ICMS ou ISSQN. Para esse cadastro, o importante é seguir a sequência numérica e não a sequência por grupo de alíquotas de ICMS e ISSQN. Tipo do Totalizador: Nesse caso em que o faturamento é de serviço, o totalizador será Serviço ; Alíquota do Totalizador: Nesse campo será informada a Alíquota correspondente ao ISSQN. Feito o procedimento, basta finalizar a operação clicando na opção. 2. Faturando através da rotina de Cupons Fiscais: Feito todos os procedimentos de cadastro de Alíquotas de ISSQN, para faturar prestação de serviços utilizando a rotina de Cupom Fiscal, basta seguir o caminho abaixo:

3 Módulo Vendas e Faturamento => B - Movimentação => A - Vendas => D - Cupons (Fatu2024): Nessa rotina, o procedimento de faturamento de serviço é igual ao faturamento de produtos. O que muda é somente o item do cupom que no nosso caso será um Serviço. A figura abaixo mostra como ficará o cupom de Prestação de Serviço quando emitido: 3. Emissão da Redução Z e conferência na rotina de Mapa Resumo ECF: Encerrado o expediente na empresa, devido os Cupons Fiscais emitidos durante o dia, é necessário emitir a Redução Z da impressora fiscal que por final, ela comunica com o Sistema Siagri e gera o Mapa Resumo ECF. A Redução Z é emitida no seguinte caminho: Módulo Vendas e Faturamento = > E - Utilitários => A - Outras Operações com ECF: Selecionada essa rotina, basta imprimir a Redução Z através da opção. A impressora fiscal irá imprimir as operações de ICMS e ISSQN separadamente como pode ser visto através das figuras abaixo:

4 Feito esse procedimento, o sistema irá gerar o Mapa Resumo ECF. Gerado o Mapa Resumo, para conferi-lo, basta ir no seguinte caminho: Módulo Vendas e Faturamento = > B - Movimentação => A - Vendas => F - Mapa Resumo ECF (Fatu208): Essa rotina foi melhorada para que sejam demonstradas as operações referentes aos Cupons Fiscais de Prestação de Serviços. Seu layout foi alterado para proporcionar a visualização de tais operações. As mudanças podem ser vistas abaixo: Através da figura acima, pode ser notada a mudança em sua estrutura, em que, os Totalizadores de ICMS e de ISSQN foram separados em duas abas na rotina. A primeira (Totalizadores de ICMS) demonstra as operações que teve a incidência de ICMS, onde, são demonstradas as alíquotas, os valores tributados e as operações como Total de Cancelados, Descontos e Isentos. Na segunda aba (Totalizadores de ISSQN) são demonstradas as operações originárias das vendas de serviços e os seus campos de totalização como Cancelados, Descontos e Isentos. Essa parte pode ser melhor vista através da figura abaixo:

5 Por fim, o sistema mostra no campo Totalizadores Gerais, o total das vendas originárias de Produtos e o total originário de Serviços. 4. Registro dos Cupons nos Relatórios Fiscais: Nessa parte, é demonstrado como fica o faturamento de serviços por cupons fiscais nos livros fiscais. No Livro de Registro de Saídas não houve alteração, sendo enviado para ele o faturamento diário através do Mapa Resumo. No Livro de Registro de Serviços Prestados, foi feita a alteração, em que, agora, o mesmo demonstra os cupons fiscais emitidos. Esse livro encontra-se no seguinte caminho:

6 Módulo Escrita Fiscal => C - Relatórios => D - Serviços => A - RA - ISSQN: Por fim, podemos ver na Figura acima como ficam registradas as operações de vendas de serviços através de cupons fiscais no Livro de Registro de Serviços Prestados, em que, elas são identificadas com a série CF. Leonardo Antonio Rodrigues leonardo.antonio@siagri.com.br