Programa de Formação Cultural Fundo para a Infância e Adolescência

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Programa de Formação Cultural Fundo para a Infância e Adolescência"

Transcrição

1 Programa de Formação Cultural Fundo para a Infância e Adolescência

2 FIA - Fundo para a Infância e Adolescência O que é? É um instrumento legal, que permite à sociedade ajudar as crianças e adolescentes brasileiros. Os recursos do Fundo são destinados ao atendimento de políticas, programas e ações voltadas ao público infanto-juvenil em situação de risco social e pessoal. Objetiva também facilitar a captação, o repasse e a aplicação desses recursos para projetos de defesa dos direitos humanos, defesa de vítimas de violência, maus tratos e exploração sexual, erradicação do trabalho infantil, profissionalização de adolescentes, combate ao uso de drogas, divulgação dos direitos da criança e do adolescente, entre outros. Como Participar Através de destinação de parte do Imposto de Renda devido. Ou seja, parte do Imposto de Renda que seria recolhido ao tesouro pode ser destinada para o Fundo. Pessoas jurídicas, tributadas pelo lucro real, podem destinar até 1% do I.R. devido. Essa destinação não interfere em outras deduções que sua empresa pode fazer como a Lei Rouanet ou Lei de Audiovisual. Pessoas físicas podem destinar até 6% do I.R. devido. Essa destinação não interfere em outras deduções como aquelas referentes a dependentes, pensão, saúde, educação, etc. Como Funciona Os Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente são os órgãos responsáveis pela deliberação, fiscalização e controle da destinação dos recursos alocados ao FIA. Todo o recurso arrecadado é investido em projetos sociais selecionados e a prestação de contas é pública. Os projetos aprovados pelos Conselhos precisam prestar contas de forma rigorosa dos recursos recebidos e as entidades devem estar legalmente regularizadas. IMPORTANTE A DESTINAÇÃO DEVERÁ SER EFETIVADA ATÉ O DIA 30 DE DEZEMBRO.

3 Associação Move Cultura Move Cultura é uma organização não governamental, criada em 2008, constituída em forma de sociedade civil, filantrópica, sem fins lucrativos e de caráter sociocultural. A associação nasceu da vontade de criar em Contagem um ambiente propício para abranger as mais diversas manifestações culturais, através da descentralização, democratização e valorização da cultura, em suas mais diversas expressões. Nosso objetivo é buscar melhorias nas políticas culturais da cidade e também desenvolver atividades que valorizem, estimulem e capacitem os artistas locais. A missão do Move é fazer da cultura um elemento eficaz de inclusão social, ao facilitar, promover e democratizar o acesso à cultura como bem humanitário, levando intervenções artísticas e culturais diversas onde elas nunca estiveram. A entidade foi vencedora da categoria Cidadania do Prêmio Gentileza Urbana 2012 pelo Projeto Nubeco, que revitalizou diversos becos de Contagem, integra o Fórum das Juventudes da Grande BH, Fórum da Música de Minas Gerais e possui registro no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Contagem..

4

5 Programa de Formação Cultural O Programa de Formação Cultural prevê a realização de atividades de formação que buscam fomentar as capacidades de ação autônoma e coletiva, promover a expressão criativa, além de criar condições para o desenvolvimento integral dos jovens. A proposta é fazer com que os educandos se apropriem, por meio de um pensamento ético e político, das tecnologias da comunicação e da informação em processos criativos e possam, assim, atuar de forma qualificada nos mais variados campos de trabalho artístico e cultural. Ações do Projeto Pesquisa e Mapeamento: O foco é pesquisar a infância, a juventude e seus engendramentos com as produções e práticas culturais, sociais e educativas disponíveis no Município de Contagem. Estabelecer parâmetros metodológicos que permitam conhecer as características das comunidades. Formação: Realização de cursos nas áreas de fotografia, produção musical, disc jokey (DJ), design gráfico e idiomas. Fazer com que os educandos se apropriem, por meio de um pensamento ético e político, das tecnologias de comunicação, da informação em processos criativos. Que possam, assim, atuar de forma qualificada nos mais variados campos de trabalho artístico e cultural. Seminário de Cultura, Juventude e Participação Social: apresentar os resultados obtidos a partir da pesquisa científica, bem como a discussão de temas que permeiam o social e que possibilitam o confronto com outro universo de conhecimento além daqueles explorados em sala de aula.

6 Metodologia e Cronograma dos cursos Duração: 2 meses. Carga Horária: 16h / 02 horas semanais Faixa Etária: 12 à 17 anos Turma: 12 alunos Curso de Fotografia Descrição Este curso é o primeiro passo para começar a fotografar ou mesmo aprimorar técnicas, fundamentos e tirar fotos com maior qualidade. Os participantes aprendem, de forma descomplicada, os principais conceitos para começar a dominar sua câmera fotográfica. Assim como: ajustes de velocidade, abertura, ISO, etc. Diferença entre câmera compacta e DSLR, tipos de cartões de memória, diferenças entre os principais tipos de arquivos. Workshop No workshop o aluno terá contato com a história da fotografia, técnicas e manuseio do equipamento fotográfico. Aplicar os efeitos e recursos indispensáveis na captura da imagem, treinar seu olhar para obter bons resultados em suas fotos e preparar-se adequadamente para os cursos avançados de fotografia. Passeio Fotográfico Após a introdução teórica, será realizado um passeio pela cidade, a fim de colocar em prática o conteúdo trabalhado e discutir os resultados obtidos. A ideia é lançar novos olhares sobre os espaços públicos de Contagem, com o objetivo de provocar a reflexão sobre o poder da imagem, visando buscar a valorização dos espaços urbanos cotidianos, que somente após passar pela lente fotografica é possível perceber.

7 Duração: 2 meses. Carga Horária: 16h / 02 horas semanais. Faixa Etária: 14 à 17 anos Turma: 12 alunos Produção de Música Eletrônica Descrição Curso dedicado aos iniciantes em produção de música eletrônica, que traça pontos introdutórios e essenciais da composição musical. Ao final do curso o aluno terá adquirido habilidades e será capaz de produzir suas próprias músicas em várias plataformas de áudio. Conteúdo programático Noções básicas de teoria musical Instalação e configuração do software Interface e principais recursos do software Áudio: Faixas, edição, sampleamento e loops MIDI: Faixas e recursos MIDI Samplers Instrumentos virtuais / Síntese sonora Equalização Compressão Delay, Reverb e efeitos mais utilizados na produção musical Plug-ins externos Aplicação prática do conteúdo visto em aula Sequenciamento e estrutura musical Mixagem

8 Curso de Disc Jokey (DJ) Duração: 3 meses Carga Horária: 50h / 04 horas semanais Faixa Etária: 14 à 17 anos Turma: 10 alunos Objetivo Capacitar o aluno a tocar e mixar músicas, manipulando com propriedade a estrutura física da cabine de som, bem como produzir sets de músicas unificados, com o objetivo de entreter o público. Diferenciais O curso aprimora a formação do profissional e traz um diferencial que associa referências teóricos à atividade prática, atentando às novas tendências e tecnologias em mídias e equipamentos. Além de observar as questões que permeiam o trabalho profissional, como: legislação aplicada à profissão, empreendedorismo e planejamento de carreira. Mercado de Trabalho O egresso deste curso estará apto a atuar em rádios, programas de TVs, shows, feiras, clubes, festas, festivais, eventos corporativos entre outras atividades recreativas e de lazer que demandam a presença da música.

9 Curso de Designer Gráfico Duração: 8 meses. Carga Horária: 64h / 02 horas semanais Faixa Etária: 14 à 17 anos Descrição O Designer Gráfico é o profissional capacitado a desenvolver sistemas de informação expressos em mídias ou suportes variados, ou seja, projetos gráficos, de comunicação visual, comunicação impressa, sinalização, embalagens, identidades corporativas, editoração, até trabalhos digitais, como CDs, projetos multimídia e sites de internet. Mercado de Trabalho O campo de atuação do Designer Gráfico está em constante evolução e inovação, como é próprio do perfil da área, podendo atuar em escritórios de design gráfico, em departamentos de criação de agências de publicidade, criando projetos multimídia, além da atuação em produtoras de vídeo, indústrias gráficas ou editoras, Para quem es tá começando, a melhor maneira de entrar no mercado é estagiando em Empresas. O Profissional O Profissional de designer gráfico vem cada vez mais conquistando seu espaço devido ao surgimento de novas mídias e também pela necessidade de ampliação dos canais já existentes, a internet, a telefonia celular e a mídia impressa. As áreas variam muito, como finalização, vídeos, animação, mas o maior crescimento ainda é na área da web. Outra possibilidade é trabalhar como freelance, prestando serviços para empresas, ou em pequenos escritórios de design.

10 Curso Básico de Inglês Duração: 6 meses. Carga Horária: 48h / 02 horas semanais Faixa Etária: 12 à 17 anos Descrição Este curso destina-se a alunos que ainda não possuem nenhum conhecimento prévio da Língua Inglesa. A partir das aulas, o aluno irá estabelecer os primeiros contatos com a língua, desenvolvendo as habilidades de escrita,de leitura, oral e auditiva do idioma. Objetivo Possibilitar ao aluno os primeiros contatos com a língua, de modo que ele consiga utilizá-la em situações cotidianas. Metodologia Atividades através de leitura, da escrita, da compreensão de textos e atividades orais. Conteúdo Programático Tempos verbais, vocabulário, exercícios de audição e textos. Bibliografia Smart Choice Starter (Unids 1 4) Ed. Oxford Student s Book livro para sala de aula Workbook livro de exercícios para prática em casa.

11 Investimento FIA - Fundo para a Infância e Adolescência Valor do Projeto: R$ ,52 Dedução de 1% no Imposto de Renda

12 Associação Move Cultura Thatiana Laurine Fone: (31) facebook: