A representação social das auditorias realizadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), mantida por seus auditores.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A representação social das auditorias realizadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), mantida por seus auditores."

Transcrição

1 1 A representação social das auditorias realizadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), mantida por seus auditores. Palavras-chave: Administração Pública; Controle Externo; Tribunal de Contas; Auditoria Governamental; Representação Social. Vera Lúcia de Almeida Corrêa Escola de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas Geane de Figueiredo Porto Ferreira Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro Toneypson da Silva Abreu Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro Resumo enviado para aprovação no XIV Encontro da ABRAPSO A finalidade principal da ação governamental é servir ao cidadão, e, portanto, as organizações públicas devem estar abertas para entender as transformações por que passa a sociedade, objetivando a busca de um modelo atualizado de gestão, voltado para os interesses da coletividade, que possa congregar valores como imparcialidade, capacidade técnica e profissionalismo em suas estruturas organizacionais. O cenário é delicado, visto que, se por um lado identifica-se o contexto ideal para fomentar o aprimoramento dos procedimentos técnicos e da utilização de instrumentos inovadores, por outro se observa a dificuldade de promover a transformação do controle tradicional, de avaliação de conformidades legais, para uma avaliação que considere o desempenho da ação governamental e efetividade aqui conceituada como o impacto que a ação governamental, por intermédio de seus programas, projetos e atividades, traz para o cidadão-usuário ou cidadão-beneficiário da política ou ação pública.

2 2 A atividade de auditoria governamental realizada pelo TCE-RJ possui uma característica marcante: não é uma prática individual, mas social, posto que é realizada, via de regra, por uma equipe de auditores. Por conseguinte, é inevitável o conflito e imprescindível a consolidação, a nível social, de opiniões, crenças ou tomadas de posição individuais. Adicionalmente, faz-se necessário buscar justificativas para a transformação, manutenção, assimilação ou perpetuação das características da prática social objeto da pesquisa auditorias efetuadas pelo TCE-RJ na percepção do grupo social sujeito da pesquisa os auditores envolvidos no planejamento e/ou na realização de auditorias in loco há mais de três anos. Tem-se, atualmente, uma atividade em processo de transformação, por exigência da sociedade, mas que precisa ser concertado para efetivar- se, sobretudo entre os atores envolvidos neste cenário. Apresentar argumentos para uma reflexão institucional tende a ser uma contribuição relevante neste processo. Assim, a pesquisa, cujos resultados preliminares são adiante apresentados, teve como objetivo maior contribuir para a reflexão institucional partindo do que há de positivo na atividade de auditoria, para quem a planeja ou realiza, como estratégia de sensibilização dos demais atores. A teoria das representações sociais (TRS) alimenta-se da conjugação entre postulados das ciências psicológicas e argumentos de cientistas sociais, como expõe Moscovici, in Guareschi e Jovchelovitch 1, (Orgs.) (2002, p.12): o conflito entre o individual e o coletivo não é somente do domínio da experiência de cada um, mas é igualmente realidade fundamental da vida social. Posicionar-se estrategicamente entre as ciências psicológicas e as sociais, eis o rumo que Moscovici preconiza para a Psicologia Social. E este é o elo que os autores desta pesquisa buscaram quando escolheram referencial oriundo de outra ciência para responder a questões não resolvidas no âmbito da administração pública. 1 GUARESCHI, Pedrinho A.; JOVCHELOCVITCH, Sandra (Orgs.). Textos em representações sociais. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

3 3 Moscovici (apud VALA 2, 2004, p.462) atribui funcionalidades próprias às representações sociais (RS), que denotam a adequação desta teoria à pesquisa efetuada, quando postula que Resolver problemas, dar forma às relações sociais, oferecer um instrumento de orientação dos comportamentos, são razões poderosas para edificar uma representação social. Abric (apud SÁ 3, 2002), ao introduzir a teoria do núcleo central das RS, ao qual estaria associado um sistema periférico de valores e cognições, professou que as cognições centrais poderiam assumir papéis orientados para a ação pólo descritivo - ou para julgamento pólo avaliativo. Pascal Moliner - (apud SÁ 4, 2002) propôs, em 1995, que esta mesma bidimensionalidade também se aplica aos elementos do sistema periférico, trazendo com isso nova visão às funcionalidades das cognições levantadas: cognições centrais no pólo descritivo correspondem a definições; no pólo avaliativo, a normas; cognições periféricas no pólo descritivo correspondem a descrições mais freqüentes e prováveis do objeto; no pólo avaliativo, a expectativas, características desejadas do objeto. Moliner (apud SÁ 5, 2002, p. 77), assim sintetiza as possibilidades de exploração de seu modelo: esse modelo bidimensional pode prover linhas de orientação para abordagens qualitativas baseadas em entrevistas (O que é o objeto?, O que é bom no objeto?, Quais são as suas características mais freqüentes?, O que deveria mudar?). Nesta pesquisa foi utilizada uma metodologia que, não obstante garantir o acesso aos pólos mencionados, no que diz respeito à identificação de cognições centrais da RS, apenas colocaria em evidência propriedades quantitativas de potenciais candidatas, restando como desdobramento possível deste estudo a evidenciação de propriedades qualitativas das mesmas. Daí, como conseqüência, os pólos estruturais acessados, foram 2 VALA, Jorge. Representações sociais e psicologia social do conhecimento quotidiano. In: ; MONTEIRO, Maria Benedicta (Coords.). Psicologia Social. 6.ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, XIV, SÁ, Celso P. de. Núcleo Central das Representações Sociais. 2.ed.rev. Petrópolis: Vozes, Ibidem. 5 Ibidem.

4 4 considerados como compostos por cognições periféricas da representação social desta atividade: no pólo avaliativo, considerou-se estarem as aspirações e expectativas; e, no pólo descritivo, as características mais freqüentes e prováveis do objeto, conforme classificação proposta por Moliner. A pesquisa empírica teve uma abordagem metodológica qualitativa e quantitativa. Na primeira etapa, adotando-se amostragem não probabilística por tipicidade, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 71 auditores do TCE-RJ. As entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo, com submissão da categorização a dois juízes profissionais de reconhecida competência técnica e larga experiência, um deles atuando em auditorias governamentais, e outro atuante em metodologia da pesquisa científica, com trabalhos publicados enfocando representações sociais, conforme sugere Vergara 6 (2006), resultando em 20 categorias semanticamente distintas, contendo as cognições positivas pertencentes à estrutura interna da representação social em questão. Na segunda e última etapa de coleta de dados, as categorias foram submetidas a uma pequena adaptação dos autores deste estudo ao método de escolhas sucessivas por blocos (Guimelli, apud SÁ 7, 2002). Os autores desta pesquisa aplicaram dois Questionários (A e B), com solicitações diferentes, mas contendo as mesmas 20 categorias semanticamente distintas configurando um duplo cenário - a um grupo de 50 sujeitos, pertencentes ao grupo anterior. No Questionário A, as instruções para resposta foram as seguintes: I selecionar, inicialmente, as quatro categorias que lhes parecem mais freqüentes nas / características das auditorias efetuadas pelo TCE-RJ, marcando ao lado o escore (+ 2); 6 VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 7. ed. São Paulo: Atlas, Ibidem.

5 5 II selecionar, dentre as dezesseis restantes, as quatro categorias que lhes parecem menos freqüentes nas / características das auditorias efetuadas pelo TCE-RJ, marcando ao lado o escore (-2); De maneira análoga, pediu-se atribuir escore (+1) às quatro categorias mais freqüentes / características dentre as doze restantes, em seguida escore (-1) às quatro categorias menos freqüentes / características dentre as oito restantes, e, finalmente, escore (zero) às quatro categorias restantes. A resposta ao Questionário B seguiu as mesmas instruções, com uma única e primordial diferença: as seleções foram feitas pelas categorias que pareceram, aos sujeitos, mais intensamente / menos intensamente desejável que fossem mais freqüentes nas / características das auditorias efetuadas pelo TCE-RJ, ou seja: I selecionar, inicialmente, as quatro categorias que lhes parece mais intensamente desejável que fossem mais freqüentes nas / características das auditorias efetuadas pelo TCE-RJ, marcando ao lado o escore (+ 2); II - selecionar, dentre as dezesseis restantes, as quatro categorias que lhes parecem menos intensamente desejável que fossem mais freqüentes nas / características das auditorias efetuadas pelo TCE-RJ, marcando ao lado o escore (-2); e assim por diante, analogamente às instruções de preenchimento do Questionário A. Com a opção de atribuir valores numéricos às diversas qualidades, torna-se possível proceder à análise das variáveis qualitativas como se quantitativas fossem, simplificando, com isso, o tratamento estatístico dos dados, como adiante explanado. Os autores desta pesquisa consideraram como resultados, para formulação de conclusões, o somatório dos escores atribuídos a cada categoria, nos Questionários A (SA) e B (SB); e o índice de distância entre os somatórios dos escores atribuídos a cada categoria, confrontando-se os Questionários A e B (ID).

6 6 Posteriormente, foi calculada a média aritmética dos SA positivos nos Questionários A (mpa) e B (mpb), bem como a média aritmética do ID (mid). A determinação das médias aritméticas serviu para parametrizar os graus de relevância quantitativa relativos entre as diversas categorias. Segundo Sá 8 (2002): O método da escolha sucessiva por blocos permite evidenciar não apenas relações de similitude no interior da representação (elementos que vão juntos na caracterização do objeto) (...), mas também relações de antagonismo ou de exclusão, através do cálculo de um índice de distância. E, segundo Abric - (apud SÁ 9, 2002, p.122) A vantagem do método (...) é a de que ele possibilita uma abordagem quantitativa que permite comparar a importância relativa de certos elementos da representação em grupos diferentes. Foi possível, portanto, concluir que: I - categorias que apresentaram SA>mPA são as características mais freqüentes, componentes do pólo descritivo da RS em tela; II - categorias que apresentaram SB>mPB são as aspirações e expectativas do grupo social que mantém a RS, em relação à atividade, e são componentes do pólo avaliativo da RS em tela; III categorias que apresentaram ID>mID representam as características positivas das auditorias efetuadas pelo TCE-RJ, que apresentam significativas relações de antagonismo / exclusão, quando se confrontam descrições e desejos, relativos à freqüência de ocorrência na prática social focalizada. 8 Ibidem. 9 Ibidem.

7 7 Eixo do XIV Encontro da ABRAPSO em que o trabalho se insere - Psicologia Social: o lugar da crítica, da memória e da afetividade. 1 Auditoria Governamental efetuada pelo TCE-RJ atividade em transformação A finalidade principal da ação governamental é servir ao cidadão, e, portanto, as organizações públicas devem estar abertas para entender as transformações por que passa a sociedade, objetivando a busca de um modelo atualizado de gestão, voltado para os interesses da coletividade, que possa congregar valores como imparcialidade, capacidade técnica e profissionalismo em suas estruturas organizacionais. Neste contexto complexo, ganha ênfase a questão do controle governamental, que tem como finalidade garantir à sociedade a transparência e o conhecimento necessário para avaliar se os recursos públicos estão sendo aplicados com competência, eficácia, eficiência e efetividade, em proveito do desenvolvimento do ente federativo e do País. Estes novos desafios estimulam uma reavaliação do foco adotado para o controle. A missão institucional dos Tribunais de Contas, estabelecida no artigo 71, da Constituição da República, promulgada em 05 de outubro de 1988, implica na necessidade de implementação de uma série de mecanismos que possibilitem que qualquer pessoa física ou entidade que utiliza, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos, possa ser responsabilizada por seus atos na gestão da coisa pública. A atividade objeto da presente pesquisa encontra fulcro no inciso IX, do artigo 3º, da Lei Complementar Estadual nº 63, de 1º de agosto de 1990 (LCE nº 63/90) Lei Orgânica do TCE-RJ, conforme transcrição seguinte: IX realizar, por iniciativa própria, da Assembléia Legislativa, de Comissão Técnica ou de Inquérito, inspeções e auditorias de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, nas unidades

8 8 administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, do Tribunal de Contas e demais entidades referidas no art. 1º inciso I desta lei, inclusive para verificação da execução de contratos; A auditoria governamental, atividade efetuada pelo TCE-RJ e focalizada nesta pesquisa, segundo Peter e Machado (2003), deve ter por objetivos: avaliar resultados operacionais; examinar a regularidade na gerência da coisa pública; e, ainda, fornecer subsídios para o aperfeiçoamento de procedimentos e dos controles internos da administração pública. Trata-se de uma importante técnica de controle do Estado, na busca da melhor alocação de seus recursos, não só atuando para corrigir os desperdícios, a improbidade, a negligência e a omissão, mas, principalmente, antecipando-se a essas ocorrências, buscando garantir os resultados pretendidos, além de destacar os impactos e benefícios sociais advindos. O cenário é delicado, visto que, se por um lado identifica-se o contexto ideal para fomentar o aprimoramento dos procedimentos técnicos e da utilização de instrumentos inovadores, por outro se observa a dificuldade de promover a transformação do controle tradicional, de avaliação de conformidades legais, para uma avaliação que considere o desempenho da ação governamental e efetividade aqui conceituada como o impacto que a ação governamental, por intermédio de seus programas, projetos e atividades, traz para o cidadão-usuário ou cidadão-beneficiário da política ou ação pública. Tem-se, atualmente, uma atividade em processo de transformação, por exigência da sociedade, mas que precisa ser concertado para efetivar- se, sobretudo entre os atores envolvidos neste cenário. Apresentar argumentos para uma reflexão institucional tende a ser uma contribuição relevante neste processo. Assim, a pesquisa, cujos resultados ora são apresentados, teve como objetivo maior contribuir para a reflexão institucional partindo do que há de positivo na atividade de auditoria, para quem a planeja ou realiza, como estratégia de sensibilização dos demais atores.

9 9 2 O porquê da escolha da teoria das representações sociais (TRS) A atividade de auditoria governamental focalizada nesta pesquisa, no âmbito do TCE-RJ, possui uma característica marcante: não é uma prática individual, mas social, posto que é realizada, via de regra, por uma equipe de auditores. Por conseguinte, é inevitável o conflito e imprescindível a consolidação, a nível social, de opiniões, crenças ou tomadas de posição individuais. Adicionalmente, faz-se necessário buscar justificativas para a transformação, manutenção, assimilação ou perpetuação das características da prática social objeto da pesquisa auditorias efetuadas pelo TCE-RJ na percepção de um determinado grupo social os auditores envolvidos no planejamento e/ou na realização de auditorias in loco há mais de três anos. A TRS alimenta-se da conjugação entre postulados das ciências psicológicas e argumentos de cientistas sociais, como expõe Moscovici, in Guareschi e Jovchelovitch, (Orgs.) (2002, p.12): o conflito entre o individual e o coletivo não é somente do domínio da experiência de cada um, mas é igualmente realidade fundamental da vida social. Posicionar-se estrategicamente entre as ciências psicológicas e as sociais, eis o rumo que Moscovici preconiza para a Psicologia Social. E este é o elo que os autores desta pesquisa buscaram quando escolheram referencial oriundo de outra ciência para responder a questões não resolvidas no âmbito da administração pública. Moscovici (apud VALA, 2004, p.462) atribui funcionalidades próprias às representações sociais (RS), que denotam a adequação desta teoria à pesquisa efetuada, quando postula que Resolver problemas, dar forma às relações sociais, oferecer um instrumento de orientação dos comportamentos, são razões poderosas para edificar uma representação social. Adicionalmente, Doise assinala - (apud SÁ, 2002, p.33), que as representações sociais são princípios geradores de tomadas de posição ligadas a inserções específicas em um conjunto de relações sociais e que organizam os processos simbólicos que intervêm nessas relações.

10 10 As RS, segundo Moscovici (1978), apresentam dois elementos estruturais indissociáveis: um figurativo e outro simbólico, que se complementam e se retroalimentam incessantemente. Baseando-se na noção de núcleo figurativo conceituada por Moscovici, Abric (apud SÁ, 2002) introduz a perspectiva de um núcleo central das RS, mais fortemente apoiado em aspectos valorativos e cognitivos. A este núcleo central estaria associado um sistema periférico de valores e cognições. Este postulado explica uma característica fundamental das RS: conter múltiplas funcionalidades simultaneamente, podendo, com isso, responder a exigências de acesso dos indivíduos às cognições mentalmente elaboradas, que dizem respeito às relações ou práticas sociais. Tal acesso se operacionaliza conforme as regulações sociais e sociológicas e o contexto histórico onde as mesmas se inserem, ou seja, a estrutura interna de uma RS deve ser bipolarizada. Esta teoria complementar à TRS teoria do núcleo central das RS - oferece amplas perspectivas de metodologias empíricas, e uma destas foi utilizada, conforme posteriormente explanado, pelos autores desta pesquisa. Adicionalmente, postulou Abric que as cognições centrais poderiam assumir papéis orientados para a ação pólo descritivo - ou para julgamento pólo avaliativo. Pascal Moliner - (apud SÁ, 2002) propôs, em 1995, uma releitura da teoria do núcleo central das RS, defendendo que esta mesma bidimensionalidade também se aplica aos elementos do sistema periférico, trazendo com isso nova visão às funcionalidades das cognições levantadas: cognições centrais no pólo descritivo correspondem a definições; no pólo avaliativo, a normas; cognições periféricas no pólo descritivo correspondem a descrições mais freqüentes e prováveis do objeto; no pólo avaliativo, a expectativas, características desejadas do objeto. Moliner (apud SÁ, 2002, p. 77), assim sintetiza as possibilidades de exploração de seu modelo: esse modelo bidimensional pode prover linhas de orientação para abordagens qualitativas baseadas em entrevistas (O que é o objeto?, O que é bom no objeto?, Quais são as suas características mais freqüentes?, O que deveria mudar?).

11 11 Nesta pesquisa foi utilizada uma metodologia que, não obstante garantir o acesso aos pólos mencionados, no que diz respeito à identificação de cognições centrais da RS, apenas colocaria em evidência propriedades quantitativas de potenciais candidatas, restando como desdobramento possível deste estudo a evidenciação de propriedades qualitativas das mesmas. Daí, como conseqüência, os pólos estruturais acessados, foram considerados como compostos por cognições periféricas da representação social desta atividade: no pólo avaliativo, considerou-se estarem as aspirações e expectativas; e, no pólo descritivo, as características mais freqüentes e prováveis do objeto, conforme classificação proposta por Moliner. 3 Metodologia, coleta e tratamento dos dados A pesquisa empírica teve uma abordagem metodológica qualitativa e quantitativa. Na primeira etapa, adotando-se amostragem não probabilística por tipicidade, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 71 auditores do TCE-RJ, todos com mais de três anos de experiência em planejamento e/ou realização de auditorias in loco. As entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo, com submissão da categorização a dois juízes profissionais de reconhecida competência técnica e larga experiência, um deles atuando em auditorias governamentais, e outro atuante em metodologia da pesquisa científica, com trabalhos publicados enfocando representações sociais, conforme sugere Vergara (2006), resultando em 20 categorias semanticamente distintas, contendo as cognições positivas pertencentes à estrutura interna da representação social em questão. Na segunda e última etapa de coleta de dados, as categorias foram submetidas a uma pequena adaptação dos autores deste estudo ao método de escolhas sucessivas por blocos (Guimelli, apud SÁ, 2002). Desta feita, aplicou-se dois Questionários (A e B), com solicitações diferentes, mas contendo as mesmas 20 categorias semanticamente distintas, a um grupo de 52 sujeitos selecionados, agora por duplo critério: tipicidade - pertencentes ao grupo de sujeitos selecionados para as entrevistas, mantendo a representação de todos os diversos

12 12 setores do TCE-RJ onde se realizam auditorias governamentais in loco e acessibilidade. No Questionário A, as instruções para resposta foram as seguintes: I selecionar, inicialmente, as quatro categorias que lhes parecem mais freqüentes nas / características das auditorias efetuadas pelo TCE-RJ, marcando ao lado o escore (+ 2); II selecionar, dentre as dezesseis restantes, as quatro categorias que lhes parecem menos freqüentes nas / características das auditorias efetuadas pelo TCE-RJ, marcando ao lado o escore (-2); De maneira análoga, pediu-se atribuir escore (+1) às quatro categorias mais freqüentes / características dentre as doze restantes, em seguida escore (-1) às quatro categorias menos freqüentes / características dentre as oito restantes, e, finalmente, escore (zero) às quatro categorias restantes. A resposta ao Questionário B seguiu as mesmas instruções, com uma única e primordial diferença: as seleções foram feitas pelas categorias que pareceram, aos sujeitos, mais intensamente / menos intensamente desejável que fossem mais freqüentes nas / características das auditorias efetuadas pelo TCE-RJ, ou seja: I selecionar, inicialmente, as quatro categorias que lhes parece mais intensamente desejável que fossem mais freqüentes nas / características das auditorias efetuadas pelo TCE-RJ, marcando ao lado o escore (+ 2); II - selecionar, dentre as dezesseis restantes, as quatro categorias que lhes parecem menos intensamente desejável que fossem mais freqüentes nas / características das auditorias efetuadas pelo TCE-RJ, marcando ao lado o escore (-2); e assim por diante, analogamente às instruções de preenchimento do Questionário A.

13 13 Com a opção de atribuir valores numéricos às diversas qualidades, foi possível proceder-se à análise das variáveis qualitativas como se fossem quantitativas, simplificando, com isso, o tratamento estatístico dos dados, como adiante explanado. 4 Resultados, conclusões e possíveis trabalhos futuros Segundo Sá (2002): O método da escolha sucessiva por blocos permite evidenciar não apenas relações de similitude no interior da representação (elementos que vão juntos na caracterização do objeto) (...), mas também relações de antagonismo ou de exclusão, através do cálculo de um índice de distância. E, segundo Abric - (apud SÁ, 2002, p.122), A vantagem do método (...) é a de que ele possibilita uma abordagem quantitativa que permite comparar a importância relativa de certos elementos da representação em grupos diferentes. Os autores desta pesquisa consideraram como resultados, para formulação de conclusões, o somatório dos escores atribuídos a cada categoria, nos Questionários A (SA) e B (SB); e o índice de distância entre os somatórios dos escores atribuídos a cada categoria, confrontando-se os Questionários A e B (ID), demonstrados na Tabela 1. Foi calculada a média aritmética dos SA positivos nos Questionários A (mpa) e B (mpb), a mesma medida dos SA negativos nos respectivos Questionários (mna e mnb), bem como a média aritmética do ID (mid). A determinação das médias aritméticas serviu para parametrizar os graus de relevância quantitativa relativos entre as diversas categorias.

14 14 Tabela 1 Resultados após aplicação dos Questionários SA SB ID 1 - Orientação técnica a Jurisdicionados visando à correção imediata, in loco, de desconformidades simples 2 - avaliação técnica considerando as diferentes realidades administrativas dos Jurisdicionados 3 - complementaridade efetiva às demais atividades de Controle Externo 4 - atividade geratriz de satisfação pessoal e profissional para os técnicos 5 - inibição de condutas irregulares pela certeza da presença anual, sem prévio aviso, dos auditores do TCE-RJ 6 - atividade multidisciplinar autonomia dada aos auditores no planejamento e na execução dos trabalhos de campo 8 - priorização de auditorias operacionais e de resultados 9 - estabelecimento de parcerias entre auditores do TCE-RJ e servidores dos Jurisdicionados 10 - Relatórios de auditoria promovem a efetiva adoção de boas práticas de gestão pelos Jurisdicionados 11 - promoção de imagens positivas da atuação do TCE-RJ junto à sociedade 12 - ação preventiva de ocorrência de danos ao Erário 13 - adequada avaliação de conformidades legais identificação das falhas dos sistemas de controle interno dos Jurisdicionados 15 - independência para produzir conclusões nos Relatórios 16 - legitimação da atuação do TCE-RJ junto aos Jurisdicionados 17 - interação entre os diversos setores do TCE-RJ geração de resultados efetivos para a sociedade 19 - aplicação de penalidades adequado suporte operacional e tecnológico A Média dos Positivos (mpa) = 31,3 // Média dos Negativos (mna) = - 25,9; B Média dos Positivos (mpb) = 30,9 // Média dos Negativos (mnb) = - 24,7; Índice de Distância Médio entre SA e SB (mid) = 44,5

15 15 Em consonância com o referencial teórico anteriormente explanado, são suportadas as seguintes conclusões: I - categorias que apresentaram SA>mPA são as características mais freqüentes, componentes do pólo descritivo da RS em tela; foram: 1 - orientação técnica a Jurisdicionados visando à correção imediata, in loco, de desconformidades simples (SA = 56); 13 - adequada avaliação de conformidades legais (SA = 66); 14 - identificação das falhas dos sistemas de controle interno dos Jurisdicionados (SA = 65) ; e 16 - legitimação da atuação do TCE-RJ junto aos Jurisdicionados (SA = 47); II - categorias que apresentaram SB>mPB são as aspirações e expectativas do grupo social que mantém a RS, em relação à atividade, e são componentes do pólo avaliativo da RS em tela; foram as seguintes: 7 - autonomia dada aos auditores no planejamento e na execução dos trabalhos de campo (SB = 33) ; 8 - priorização de auditorias operacionais e de resultados (SB = 51); 12 - ação preventiva de ocorrência de danos ao Erário (SB = 37); 15 - independência para produzir conclusões nos Relatórios (SB = 34); e 18 - geração de resultados efetivos para a sociedade (SB = 69);

16 16 Adicionalmente, também contam com suporte teórico-metodológico as seguintes conclusões: III categorias que apresentaram ID>mID representam as características positivas das auditorias efetuadas pelo TCE-RJ que, segundo os auditores sujeitos da pesquisa, apresentam significativas relações de antagonismo / exclusão, quando se confrontam descrições e desejos, relativos à freqüência de ocorrência na prática social focalizada. Foram as categorias: 1 (ID = 58); 8 (ID = 101); 12 (ID = 57); 13 (ID = 98); 14 (ID = 97); 16 (ID = 76); 18 (ID = 115), supra descritas; além de 17 - interação entre os diversos setores do TCE-RJ (ID = 59); e 19 aplicação de penalidades (ID = 47). IV categorias que apresentaram SA > mna representam as características positivas que, embora julgadas significativamente freqüentes por alguns sujeitos da Pesquisa (ao menos três), quando apresentadas ao julgamento dos 52 sujeitos respondentes dos Questionários, do mesmo grupo social, foram fortemente repudiadas como tal. Foram as seguintes: 5, 8, 9, 17 e 18. V categorias que apresentaram SB > mnb representam as características positivas menos intensamente desejáveis que fossem mais freqüentes nas auditorias realizadas pelo TCE-RJ, de acordo com os 52 sujeitos respondentes dos Questionários no Cenário B, ou seja, as que seriam menos privilegiadas em situação de escolha. Foram as seguintes: 3, 9, 13, 14, 16 e 19.

17 17 A base de dados adquirida permite vislumbrar a possibilidade de se efetuarem outros tipos de análise, como: explorar a composição dos ID que se revelaram acima da mid, em relação aos SA e SB das categorias, positivos ou negativos, conforme o caso, e daí formular novas conclusões; aplicar tratamento estatístico mais sofisticado aos dados coletados, e potencialmente revelar novas conclusões; proceder à análise das relações de similitude no interior da RS; e, finalmente, identificar qualitativamente as cognições centrais que estruturam a RS em tela. 5 Referências bibliográficas BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 05 de outubro de ed. atual. e ampl. São Paulo: Saraiva, GUARESCHI, Pedrinho A.; JOVCHELOCVITCH, Sandra (Orgs.). Textos em representações sociais. 2. ed. Petrópolis: Vozes, MOSCOVICI, Serge. A Representação Social da Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar Editores, PETER, Maria da Glória Arrais e MACHADO, Marcus Vinícius Veras. Manual de Auditoria Governamental. São Paulo: Atlas, RIO DE JANEIRO (Estado). Lei Complementar nº 63, de 01º de agosto de Rio de Janeiro: Coordenadoria Setorial de Gráfica e Reprografia do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, SÁ, Celso Pereira de. Núcleo central das representações sociais. 2. ed.rev. Petrópolis : Vozes, VALA, Jorge. Representações sociais e psicologia social do conhecimento quotidiano. In: ; MONTEIRO, Maria Benedicta (Coords.). Psicologia Social. 6.ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, XIV,

18 18 VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2006.