MANUAL DO MISSIONÁRIO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DO MISSIONÁRIO"

Transcrição

1 MANUAL DO MISSIONÁRIO INTRODUÇÃO O Manual de Missionário tem como função orientar os missionários quanto à dinâmica de campo bem como informá-los sobre as principais áreas de trabalho. Os anexos visam tão somente cooperar com o grau de informação e formação missionária neste período inicial. O mesmo também possui a função de manter o bom funcionamento dos campos missionários. Será revisado quando necessário pela assembleia, podendo sofrer alterações, em consonância com as normas e princípios da MEIB. QUEM SOMOS A Missão Evangélica aos Índios do Brasil é uma organização missionária interdenominacional, organizada em 1967, com o objetivo de expandir o Evangelho de Jesus Cristo, promover o estudo da Bíblia e a educação em geral, praticar a beneficência e organizar igrejas entre a população indígena. NOSSA META Edificar e estabelecer igrejas contextualizadas e treinamento de líderes autóctones, preservando valores culturais que não firam os princípios bíblicos e a língua materna de cada povo, auxiliando as igrejas a cumprirem a sua responsabilidade em fazer discípulos de todas as nações. NOSSO FOCO Concentramos esforços na evangelização dos Mebêngôkre (Kayapó), Tenetehara (Tembé e Guajajara) e Apanjekrá (Canela), bem como o alcance de outros povos indígenas. NOSSO DESAFIO A nossa grande e inadiável necessidade é buscarmos igrejas parceiras e mantenedores que cultivem uma constante atitude de contribuir e interceder pela obra missionária, homens e mulheres que estejam dispostos a cumprir a Grande Comissão, reconhecendo em suas vidas o chamado de Deus para os povos indígenas. 1. FILOSOFIA Nosso alvo prioritário é alcançar os povos indígenas, fazendo discípulos e estabelecendo a igreja, conforme a ordem de Jesus (Mat. 28:20).

2 Cremos que a igreja é o instrumento escolhido por Deus para enviar obreiros (At.13: 2-4), sendo a MEIB, portanto, um órgão auxiliador na transmissão da visão missionária, através de conferências, formação de conselhos missionários, literatura, treinamento, cursos. Também participará ativamente no processo de envio de missionários e na supervisão dos campos. Entende-se que biblicamente o envio de missionários deve proceder através do envio de mais de uma pessoa ( At.20:4), treinados transculturalmente para o exercício do ministério. 2. NOSSOS PRINCIPAIS OBJETIVOS. Servir e ajudar as igrejas evangélicas nos seus trabalhos missionários. Cooperar com igrejas sem ferir direitos a elas inerentes. Auxiliar as igrejas evangélicas no preparo e envio de seus obreiros através do programa de treinamento transcultural e política financeira, métodos de seleção e pesquisa missionária. Desafiar a igreja quanto à intercessão dos povos indígenas do Brasil através do ministério Rede de Intercessão Missionária. Pastorear os missionários da MEIB que estão no campo. Orientar na capacitação de pastores e líderes quanto à visão e compromisso missionário. Treinar equipes, organizar e administrar projetos missionários. Estabelecer, coordenar e administrar bases missionárias, fazendo a ligação do campo com as igrejas enviadoras. Produzir, editar e distribuir literatura e audiovisuais de característica missionária. 3. RESPONSABILIDADE DA AGÊNCIA Criar roteiro de trabalho ou programação de atividades para cada campo missionário. O mesmo critério seja adotado para o estagiário. Viabilizar treinamento, preparando o missionário antes de ir para o campo, com informações da cultura e lingüística aplicada. Fomentar o relacionamento missionário e agência. Servir de apoio no campo e fora dele.

3 4. MISSIONÁRIOS Perfil dos Missionários 1. Idoneidade: que esteja apto para desempenhar as responsabilidades, desafios e atividades relacionados ao trabalho indígena. 2. Maturidade e Abnegação. 3. Desenvolvimento espiritual progressivo. 4. Quando casado deve ter uma vida familiar saudável. 5. Bons relacionamentos: com colegas, igreja enviadora, liderança da MEIB, missões com as quais mantemos parcerias e outros. 6. Flexibilidade. 7. Honestidade e Transparência. 8. Vida financeira de acordo com os padrões bíblicos. 9. Saúde física e emocional. 10. Ter preparo teológico e ou missiológico e transcultural. 11. Padrões para a vida transcultural: a) Compreender as diferenças transculturais. b) Ter atitude de respeito, aceitação e amor por outros povos. c) Reconhecer a importância do aprendizado da língua do povo alvo Diretrizes Espirituais e Comportamentos Deve primar pelo seu relacionamento com Deus, através de uma vida de oração, comunhão e leitura bíblica diária. Deve procurar envolver-se com o povo, afim de ter um aprendizado satisfatório da língua e da cultura. Deve conservar o bom entendimento entre as equipes no local de trabalho, acatando as normas estabelecidas, visando um bom relacionamento perante as comunidades indígenas. Em caso de desentendimento no relacionamento por qualquer conflito existente, praticar Ef. 4:32 e 5:1,2 buscando a reconciliciação Relacionamento com a Agência Deve enviar endereços de seus mantenedores para a base visando envio de material informativo da missão. Comunicar aos líderes da missão qualquer ausência do seu local de trabalho.

4 Deve cumprir as normas estabelecidas no Estatuto e Regimento Interno. Dentro do contexto de cada um devemos procurar enfocar toda a MEIB ao expor sobre o trabalho e divulgá-lo Relacionamentos com a Igreja e Mantenedores Manter o relacionamento com a Igreja enviadora. Escrever periodicamente para os mantenedores e na divulgação visitá-los. Permitir ser pastoreado quer seja pelo pastor da igreja ou por alguém da missão, podendo ser até mesmo por um dos colegas de equipe Procedimento de Campo Na MEIB cremos que cada missionário é responsável pela motivação e iniciativa para cumprir sua vocação no campo onde o Senhor o enviou. Com finalidade de colaborar para um bom desempenho no campo, seguem abaixo algumas orientações gerais para o missionário: a) Adaptação: Se faz necessário reservar um tempo de adaptação à região, clima e contexto. b) Flexibilidade: Flexibilidade é um bem precioso. No campo, cada caso é distinto uma vez que as circunstâncias são diversas. Por exemplo, a fluência na língua se fará mais necessário para uns, enquanto que para outros é necessária maior ênfase no conhecimento cultural. c) Permanência na Aldeia: Missionários em contexto de aldeia devem se organizar para estar em seu campo alvo de trabalho por um período mínimo de 8 meses por ano, caso este campo seja seu ministério principal. d) Férias: Sugerimos um mês de férias por ano e, além disso, um período de até um mês para divulgação. Essas datas devem ser acordadas entre os membros da equipe e agendadas previamente com o Secretário Executivo Parcerias e Filiação A MEIB mantém parceria formal com a AICEB Aliança das Igrejas Cristãs Evangélicas do Brasil e com a MICEB Missão Cristã Evangélica do Brasil. É filiada a AMTB Associação de Missões Transculturais Brasileiras, APMT Associação de Professores de Missões Transculturais. Está aberta também a futuras parcerias, quando necessário. Quanto ao missionário proveniente de qualquer missão em parceria com a MEIB, o mesmo deve ter a mesma formação exigida aos missionários da MEIB.

5 4.7 - Ministério Base De Apoio O ministério de Base de Apoio deve ser localizado onde há constante fluxo de missionários bem como necessidade de apoio para famílias e ministérios nos campos. (As principais atividades de uma base de apoio são: Comunicação freqüente predeterminada com as aldeias visando a segurança dos mesmos; Ponto de informação para famílias e/ou igrejas dos missionários sobre a situação de cada um deles; Envio de mantimentos e compras em geral para os missionários residentes nas aldeias mediante solicitação. Facilitar a retirada do missionário da aldeia por diversos motivos, incluindo tratamento de saúde. Prover hospedagem de missionários quer sejam eles da MEIB ou de outras organizações. Servir de ponto de apoio para os missionários em campo provendo o necessário para resolver questões como: saúde, educação, documentos legais, dentre outros. A Base de Apoio deve manter um procedimento permanente de comunicação com os membros da Diretoria da MEIB que articulará as ações necessárias, especialmente em situações emergenciais e de estratégia ministerial. Os missionários da Base de Apoio poderão cooperar também na estruturação das bases nas aldeias enviando o que for solicitado em caráter de urgência. Os missionários da Base de Apoio devem se envolver de forma prática e ativa com ação evangelística dentro de suas possibilidades (facilidade de acesso, viabilidade de contato) a fim de estarem participando de um processo de plantio de igrejas em contexto indígena. 5. POLÍTICA FINANCEIRA 5.1. Sustento de Missionário: Cumpre ao missionário levantar o seu próprio sustento e estabelecer alvos para conseguir o piso de sustento estabelecido pela missão. O sustento do missionário (solteiro ou casado) é decidido pelo congresso da MEIB, considerando as necessidades pessoais e ministeriais. O sustento do missionário pelos mantenedores deve ser depositado integralmente na sua conta pessoal. Todo missionário deve contribuir com uma taxa de 5% para a base administrativa. As viagens de representação da MEIB quando autorizadas, serão ressarcidas. Qualquer projeto antes de sua divulgação e execução deverá ser primeiramente exposto a equipe/ comitê e aprovado pela diretoria.

6 5.2 Estagiários: Deve iniciar estágio após o levantamento completo do seu sustento. Se o sustento integral não entrar por um período de três meses o estágio será descontinuado, até que o candidato obtenha o que foi estabelecido. Deve usar a conta pessoal para depósito de sustento. Deve contribuir com a mesma taxa administrativa como a do missionário. Após o término do estágio, o mesmo não está obrigado a trabalhar no campo da MEIB, se ele entender que isto não é a direção de Deus Veículos O missionário deverá manter o livro caixa, quando houver necessidade. O valor da KM será estipulado pelas equipes de cada campo. Consertos maiores, licenciamento e seguro a missão continuará pagando. Para os consertos maiores o missionário deve contactar mantenedores a fim de que obtenham ajuda, para que a responsabilidade não recaia somente sobre a missão. A manutenção dos carros das bases será viabilizado pela cooperação de todos que usam o carro. As notas fiscais ou recibos referentes aos consertos dos carros/motos deverão ser enviados para a Base administrativa acrescentando devidamente o CNPJ ou CPF do emitente. São considerados carros da MEIB: Toyota (Barra do Corda), Toyota (Campo Sardinha), Moto (Barra do Corda), Parati (São Félix do Xingu), Toyota (Redenção) e Palio weekend (Base Ananindeua). Automóveis pessoais serão mantidos pelo próprio missionário Casas Os consertos e/ou reformas das casas, quando aprovados pela diretoria, serão pagos pela MEIB. A taxa de pernoite nas bases de apoio ficará a critério das equipes e comitês. 5.5 Fundo Emergencial 1) O fundo emergencial visa ajudar missionários em situações de emergência, nas áreas de saúde, falecimento, acidentes e ocasiões em que o mesmo necessita ser evacuado de seu campo de atuação missionária. 2) O Fundo Emergencial também pode ser utilizado em casos de socorro a indígenas quando estes estiverem debaixo da responsabilidade da missão nos encontros, cursos e treinamentos. 3) Missionários inadimplentes quanto a taxa administrativa não poderão recorrer ao fundo de emergência.

7 5.6 Estruturas Usaremos na MEIB uma estrutura eficiente que possua o mínimo de investimento financeiro para o máximo de funcionalidade. Cremos que o ministério justifica a estrutura e não o contrário, portanto insistiremos na autosustentabilidade de cada ministério bem como na ênfase de uma estratégia específica para cada alvo. Desenvolveremos estruturas: a) Eficiente: o mínimo necessário, apenas sob justificação ministerial. Casas, automóveis, voadeiras etc devem ser adquiridos sob base de um ministério já aprovado. b) Específicas: dentro dos objetivos traçados e aprovados, evitando dispersão na concretização dos alvos. c) Funcionais: Desejamos convergir todo o esforço humano e recursos financeiros para a realização dos alvos primários que são evangelismo, discipulado e plantio de igrejas.