Seminário Biocombustíveis Como a Sociedade Civil contribui para o monitoramento da expansão dos Biocombustíveis?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Seminário Biocombustíveis Como a Sociedade Civil contribui para o monitoramento da expansão dos Biocombustíveis?"

Transcrição

1 Seminário Biocombustíveis Como a Sociedade Civil contribui para o monitoramento da expansão dos Biocombustíveis? O papel da sociedade civil frente à retomada dos investimentos aos Biocombustíveis no cenário de póscrise econômica.

2

3 REDE SUSTENTABILIDADE DE BIOCOMBUSTÍVEIS A Rede Sustentabilidade dos Biocombustíveis reúne organizações que compartilham a convicção de que o atual processo de progressiva expansão da produção e do mercado da agroenergia requer maior informação, transparência e capacidade instalada no âmbito da sociedade civil. Isso se aplica a toda a cadeia (à indústria, à logística e à infra-estrutura de distribuição, ao financiamento e ao consumo). gerar transparência no debate público oferecer oportunidades de debate aos grupos menos favorecidos expor ao público práticas inaceitáveis do ponto de vista socioambiental

4 Rede de Conhecimentos sobre Biocombustíveis: Bacia do Rio Prata Espaço de cooperação entre ONGs e Academia para estudo e monitoramento da produção dos biocombustíveis. Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Apoio Comitê Holandês. Câmara 10 Organizações da sociedade civil baseadas em comunidades (Pequenos produtores rurais, organizações da sociedade civil locais e regionais)

5 Nossa visão

6 A ONG 4 CANTOS DO MUNDO, fundada por jovens de Belo Horizonte em 2002, tem como compromisso promover o desenvolvimento sustentável e construir novos paradigmas para um mundo melhor. Para tanto visa sensibilizar e mobilizar a sociedade para a necessidade de preservar o meio ambiente, a cultura e a soberania dos povos.

7 Projetos realizados Consulta da versão zero da Minuta da RTSB. Apoio: DOEN / Reino Unido Diagnóstico da expansão dos biocombustíveis na Bacia do Rio Grande, porção Triângulo Mineiro. Apoio: Fundação Ford / ECOA Estudo da expansão e seus impactos na Bacia do Rio Grande, três sub-bacias (Turvo Grande, Sapucaí Grande e Baixo Pardo) em andamento Apoio: IUCN-NL Macroefeitos na expansão dos biocombustíveis no Brasil Apoio: Both Ends

8 A Importância da Bacia do Rio Prata para Produção de Biocombustíveis na América Latina. Cristiane Pires de Azevedo ONG 4 Cantos do Mundo

9 Envolve 5 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Uruguai e Paraguai O principal Rio é o Paraná. Se torna Rio da Prata quando o Rio Paraná se junta ao Rio Uruguai próximo da foz do Rio Prata no Oceano Atlântico. Importância: - 70% do PIB dos cinco países é gerado na bacia - representa cerca de 50% da população dos mesmos.

10 Características importantes da Bacia do Prata Relevo (em sua maioria plano, mecanização) Clima (duas estações bem definidas) Solo (fértil, exigindo pouca correção para agricultura) Água (superficial e aquíferos) Boa infraestrutura Centros consumidores

11 Distribuição da área entre os países

12 Bacia do Prata e Biocombustíveis Argentina / Ocupa 29,7% Soja - maior exportador de farelo e óleo de soja do mundo. Dos 55 milhões de toneladas de soja na safra 2009/2010, cerca de 80% é produzido dentro dos limites da Bacia do Rio Prata, principalmente na região dos chacos. Cana-de-açúcar - o país produz apenas 24 milhões de toneladas. As províncias argentinas produtoras de cana-deaçúcar (Tucumán, Jujuy, Salta, Missiones e Santa fé) estão todas inseridas na Bacia do Rio Prata.

13 Brasil / Ocupa 45,7% Soja - foi recorde em 2009/10 : 68 milhões de toneladas, seguramente mais de 60% plantios dentro da Bacia do Prata. Com a oleaginosa avançando em áreas de milho no Sul do país e de algodão, especialmente em Mato Grosso. Cana-de-açúcar - líder mundial na produção. A produção atingiu 612,2 milhões de toneladas em 2009, cerca de 90% do total na região Centro-Sul, e 10% no Nordeste. O estado de São Paulo concentrou 57,8% da produção e colheu 354,3 milhões de toneladas, 2,5% a mais do que em Cerca de 80% de toda produção se concentra dentro da Bacia do Prata.

14 Billions of liters Projeção de Consumo de Álcool Carburante no Brasil ( ) (EPE, 2008) 60,00 55,00 49,7 53,2 50,00 46,2 45,00 40, ,7 42,5 35,00 31,13 30,00 25,00 22,54 27,1 20,00 15,00 10, Production

15

16 Competição por área Área de produção de grãos Área de produção de cana

17

18 Terras estrangeiras - 4,3 milhões de hectares distribuídos em municípios. - concentram-se em estados do Centro-Oeste e do Sudeste, com destaque absoluto para o Mato Grosso (844 mil hectares) - empresas da China, do Japão, da Europa, dos Estados Unidos, da Coréia e de países árabes investem principalmente na produção de grãos, cana-de-açúcar e algodão, além de eucalipto para a indústria de celulose. - a competição com o capital internacional elevou o preço das terras em cerca de 300% em algumas áreas do Centro-Oeste.

19 A terra é finita. Por isso, há disputa por terra no mundo para produção de energia, alimento e reserva de valor. Como há uma crise ambiental, uma crise energética e uma crise de alimento, a disputa por terra nunca esteve tão acirrada Rolf Hackbart, presidente do Incra

20 Questões Afinal, onde estão as terras disponíveis para a prospectiva expansão sustentável dos biocombustíveis? Como a sociedade civil pode monitorar e influenciar a reorganização do cenário rural, protegendo os recursos naturais? É possível construir uma estratégia colaborativa e cooperativa entre os setores da sociedade para avaliar / monitorar esses impactos e outros futuros? Como?

21 ONG 4 Cantos do Mundo