COORDENADOR: PAULO CUNHA. SIBRATEC Rede de laboratórios e programa de acreditação- Oferta de serviços no Brasil

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COORDENADOR: PAULO CUNHA. SIBRATEC Rede de laboratórios e programa de acreditação- Oferta de serviços no Brasil"

Transcrição

1 COORDENADOR: PAULO CUNHA SIBRATEC Rede de laboratórios e programa de acreditação- Oferta de serviços no Brasil

2 O QUE SIGNIFICA SIBRATEC O SIBRATEC-Sistema Brasileiro de Tecnologia foi instituído por meio dodecreto 6.259/07com a finalidade de apoiar o desenvolvimento tecnológico do setor empresarial nacional. As entidades integrantes do SIBRATEC estão organizadas em três redes: Redes de Centros de Inovação Redes de Extensão Tecnológica Redes de Serviços Tecnológicos A Gestão do SIBRATEC é do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

3 REDES DE SERVIÇOS TECNOLÓGICOS SIBRATEC Disponibilizam uma complexa infraestrutura laboratorial, oferecendo às empresas serviços de avaliação da conformidade (calibração, ensaios, análises, certificação) com o objetivo de auxiliá-las na superação de exigências técnicas para o acesso aos mercados interno e externo e para atender às demandas das Agências Regulatórias Nacionais.

4 REDES TEMÁTICAS DE SERVIÇOS TECNOLÓGICOS Com base na Política Brasileira de Desenvolvimento Produtivo foram priorizados 21(vinte e um) temas para a constituição das Redes de Serviços Tecnológicos. As redes constituídas são TEMÁTICAS. Um dos temas priorizados foi a Radioproteção e Dosimetria.

5 REDES TEMÁTICAS DE SERVIÇOS TECNOLÓGICOS

6 REDE DE SERVIÇOS TECNOLÓGICOS EM RADIOPROTEÇÃO E DOSIMETRIA Em resumo: A rede SIBRATEC de Serviços Tecnológicos em Radioproteção e Dosimetriafoi criada para apoiar as empresas quanto à prestação de serviços em: Calibração de instrumentos medidores de radiação ionizante. Ensaios de materiais utilizados em proteção radiológica para blindagem (p.ex.: aventais, protetores de tireoide). Controle da exposição de trabalhadores as radiações ionizantes. Análises radiométricade insumos e materiais: alimentos, água, sedimentos, minerais, etc.

7 REDE DE SERVIÇOS TECNOLÓGICOS EM RADIOPROTEÇÃO E DOSIMETRIA Núcleo de Coordenação: IRD Dr. Paulo Cunha (coordenador) UFPE / DEN Profª. Helen Khoury IPEN/CNEN DrªLinda Caldas LCR/ UERJ-MSc. Evandro Pires CDTN/CNEN MSc. ThessaAlonso

8 REDE DE LABORATÓRIOS DE RADIOPROTEÇÃO E DOSIMETRIA Nº de Laboratórios = 24 Nº de Instituições = 13 UFPE (2) SENAI CNEN/CRCN - CO CNEN/IPEN (5) USP DF CNEN/CDTN (3) INATEL CETEC CNEN/ LAPOC UERJ (2) CNEN/IEN PUC-RJ CNEN/IRD (4)

9 LABORATÓRIOS DA REDE SIBRATECCAPACITADOS A REALIZAR ANÁLISES RADIOMÉTRICAS EM ÁGUAS LABORATÓRIO DE ANÁLISES AMBIENTAIS -CRCN-CO/CNEN Localização: Goiânia LABORATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA E ISOTÓPICA IPEN/ CNEN Localização: São Paulo LABORATÓRIO DE RADIOMETRIA AMBIENTAL -IPEN/CNEN Localização: São Paulo LABORATÓRIO DE ANÁLISES AMBIENTAIS IRD/CNEN Localização: Rio de Janeiro LABORATÓRIO DE RADIOQUÍMICA E RADIOTOXICOLOGIA - LAPOC / CNEN Localização: Poços de Caldas

10 OUTROS LABORATÓRIOS EXISTENTES NO PAÍS Centro de Energia Nuclear na Agricultura / USP Localização: Piracicaba Centro Regional de Ciências Nucleares CRCN/ NE / CNEN Localização: Recife Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear / CNEN Localização: Belo Horizonte Pontifícia Universidade Católica / PUC-RIO Localização: Rio de Janeiro BIOAGRI Ambiental Localização: Piracicaba

11 SITUAÇÃO ATUAL A Portaria do N o 2914/2011 do Ministério da Saúde exige as seguintes medições de radioatividade em amostras de água distribuída a população: alfa total, beta total, Ra 226, Ra 228 e U. Existem no país, aproximadamente, Sistemas de Abastecimentos de Água. A implementação pelas Empresas de Abastecimento de Água dos requisitos radiológicos estabelecidos pela Portaria N o 2914/2011 ainda é incipiente. Portanto, existe uma demanda potencial muito grande!

12 INFRAESTRUTURA LABORATORIAL Existem 10 laboratórios aptos a prestar serviços (cinco filiados a rede SIBRATEC) A capacidade oferta de serviços de análise de Ra 226 e Ra 228 é limitada.

13 QUESTÃO! A infraestrutura laboratorial existente no país é suficiente para atender a demanda por análises radiológicas? IMPORTANTE Para atender a demanda é necessário planejamento e ação coordenada!

14 QUALIDADE DAS MEDIÇÕES O IRD/CNEN oferece um Programa de Comparação Interlaboratorial PNI em amostras de água. A maioria dos laboratórios participa deste programa. Apenas um laboratório é acreditado pelo INMETRO para a realização de medições de atividade de alfa e beta total. A Rede SIBRATEC capacitou alguns laboratórios no Sistema de Gestão da Qualidade e possui a meta de acreditar no Inmetro, em 2014, três serviços.

15 Obrigado