5 ANO. Nome: N Turma:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "5 ANO. Nome: N Turma:"

Transcrição

1 5 ANO Nome: N Turma:

2 ENEMZINHO 5 ANO Questão 1 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Tribo dos Carajás Noite de lua cheia Aruanã! Menina moça é que manda na aldeia A tribo dança e o grande chefe pensa Em sua gente Que era dona deste imenso continente Onde sonhou sempre viver da natureza Respeitando o céu Respirando o ar Pescando nos rios E com medo do mar Estranhamente o homem branco chegou Pra construir, pra progredir, pra desbravar E o índio cantou O seu canto de guerra Não se escravizou Mas está sumindo da face da Terra Aruanã! Aruanã Açu É a grande festa De um povo do alto Xingu Tribo dos Carajás Martinho da Vila Analisando o processo de ocupação do território brasileiro, podemos afirmar que (A) a relação sempre foi amigável entre brancos e índios, fato que explica o processo de miscigenação cultural bastante intenso entre os grupos. (B) houve uma cordialidade dos índios com os brancos mesmo a partir do processo de povoamento, no qual os colonizadores contaram com a mão de obra voluntária dos colonizados. (C) o sucesso da colonização se deu com intensa preservação dos valores culturais dos ameríndios e respeito aos aspectos humanos. (D) a política desenvolvimentista adotada pelos colonizadores foi incompatível com o modo de vida indígena, gerando conflitos entre os brancos e índios. (E) a cultura indígena não existe mais no Brasil, pois ocorreu uma aculturação que impediu a perpetuação de seus valores.

3 ENEMZINHO 5 ANO Questão 2 Em 7 de setembro de 1822, o regente rompeu com o governo português, proclamando a independência do Brasil. Dessa forma, encerrou-se no país um ciclo histórico de 322 anos como colônia. D. Pedro aderiu à causa da independência influenciado pelos grupos de (A) escravos, comerciantes, fazendeiros e oficiais. (B) fazendeiros, funcionários do Reino do Brasil, oficiais e grandes comerciantes. (C) funcionários do Reino de Portugal e amigos do rei português. (D) faiscadores e homens livres e pobres. (E) homens livres, comerciantes e oficiais. Questão 3 Durante o período monárquico, o Brasil se envolveu em três conflitos internacionais com países fronteiriços situados ao sul, na região Platina. A Guerra do Paraguai, porém, foi o maior conflito armado internacional ocorrido na América do Sul. Ela foi travada entre o Paraguai e a Tríplice Aliança, composta por (A) Brasil Venezuela Chile (B) Argentina Chile Brasil (C) Brasil Argentina Uruguai (D) Argentina Uruguai Chile (E) Bolívia Brasil Argentina

4 ENEMZINHO 5 ANO Questão 4 A desigualdade na distribuição da renda gera muitos contrastes entre a população brasileira. Dentre as frases a seguir, aponte a que melhor explica a figura acima. (A) Pouco para poucos, muito para muitos. (B) Muito para poucos, pouco para muitos. (C) Muito para todos, todos com nada. (D) Muito para muitos, pouco para muitos. (E) Poucos com nada, tudo para muitos. Questão 5 O Rio Amazonas é o maior rio do mundo em volume de água. Em 2008, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) concluiu pesquisas que indicam que o Rio Amazonas também é o maior rio do planeta em extensão. De acordo com as pesquisas do INPE, O Rio Amazonas tem quilômetros de extensão: 140 quilômetros a mais do que o Rio Nilo, na África, considerado até então o maior rio do mundo em extensão. A respeito do Rio Amazonas, podemos afirmar que: (A) Sua nascente fica na Cordilheira dos Andes, no Chile. (B) Rio Negro é o nome que o Amazonas recebe ao entrar no território brasileiro. (C) Depois de percorrer quase 7 mil quilômetros, o Rio Amazonas deságua no Oceano Pacífico, sua foz. (D) Por ser um rio de planalto, com muitos desníveis, falta potencial para gerar energia elétrica. (E) O Rio Amazonas e seus afluentes constituem a principal via de circulação da Região Norte: por suas águas circulam pessoas e mercadorias.

5 ENEMZINHO 5 ANO Questão 6 A colonização do Brasil começou no litoral nordestino. Sobre o mapa, é correto afirmar que (A) o litoral nordestino corresponde à faixa de terra banhada pelo Oceano Atlântico desde o Rio Grande do Norte até a Bahia. (B) todas as capitais dos estados nordestinos estão localizadas no litoral. (C) os colonizadores fundaram vários povoados no litoral, que cresceram e transformaram-se em cidades como São Luís e Salvador, respectivamente nos estados do Maranhão e da Bahia. (D) durante o ano inteiro, as belas praias e o clima tropical do litoral nordestino atraem milhares de turistas de todas as partes do Brasil e do mundo. (E) é fraco e quase inexistente o turismo nas cidades litorâneas do Nordeste. CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS Questão 7 O Pantanal se forma no encontro de águas, que cria diversos ambientes para muitas espécies de plantas e animais. Neste bioma, estão presentes 650 espécies de aves, como as araras e os tuiuiús. O maior bioma brasileiro, onde vivem espécies como o boto cor-derosa e a castanheira-do-pará é (A) a Caatinga. (B) o Cerrado. (C) a Floresta Amazônica. (D) a Mata Atlântica. (E) o Pantanal.

6 ENEMZINHO 5 ANO Questão 8 João joga bola, corre, pula, brinca, sobe em árvores, fica pensativo, brinca de estátua... Quando está deitado, ele sempre pensa em histórias legais que costuma ler na escola. A parte do encéfalo onde acontece a vontade, o pensamento, a imaginação e a memória é (A) o cerebelo. (B) a medula espinhal. (C) os nervos. (D) o cérebro. (E) o tronco encefálico. Questão 9 Planta, bicho, gente... tudo faz parte do meio ambiente. O planeta inteiro é a nossa casa comum e está mais do que na hora de restabelecermos seu equilíbrio e respeitá-lo. Assinale a atitude que contribui para a preservação dos recursos naturais. (A) Apoiar o tráfico de animais silvestres. (B) Fazer queimadas. (C) Não reciclar materiais como vidro, plástico e metal. (D) Jogar lixo em rios para que sejam levados pelas águas. (E) Evitar o desperdício de papel. LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Texto I Os Cerrados Essas terras planas do Planalto Central escondem muitos riachos, rios e cachoeiras. Na verdade, o cerrado é o berço das águas. Essas águas brotam das nascentes de brejos ou despencam de paredões de pedra. Em várias partes do cerrado brasileiro existem canyons com cachoeiras de mais de cem metros de altura! Texto II Os Pantanais SALDANHA, P. Os cerrados. Rio de Janeiro: Ediouro, O homem pantaneiro é muito ligado à terra em que vive. Muitos moradores não pretendem sair da região. E não é pra menos: além das paisagens e do mais lindo pôr do sol do Brasil Central, o Pantanal é um santuário de animais selvagens. Um morador das margens do rio Cuiabá, no Pantanal, olhando para um bando de aves, voando sobre veados e capivaras, exclamou: O Pantanal parece o mundo no primeiro dia da criação. SALDANHA, P. Os pantanais. Rio de Janeiro: Ediouro, 1995.

7 ENEMZINHO 5 ANO Questão 10 Os dois textos descrevem (A) belezas naturais do Brasil Central. (B) animais que habitam os pantanais. (C) problemas que afetam os cerrados. (D) rios e cachoeiras de duas regiões. (E) o desmatamento das duas regiões. O Leão e o Ratinho Ao sair do buraco viu-se um ratinho entre as patas do leão. Parou, de pelos em pé, paralisado pelo terror. O leão, porém, não lhe fez mal nenhum. Segue em paz, ratinho: não tenhas medo de teu rei. Dias depois o leão caiu numa rede debaixo de uma árvore. Urrou desesperadamente, debateu-se, mas quanto mais se agitava, mais preso ao laço ficava. Atraído pelos urros, apareceu o ratinho. Amor com amor se paga disse ele lá consigo, e pôs-se a roer as cordas. Num instante conseguiu romper uma das malhas. E como a rede era das tais que, rompida a primeira malha, as outras se afrouxavam, pôde o leão deslindar-se e fugir. Moral: Mais vale paciência pequenina do que arrancos de leão. Questão 11 LOBATO, Monteiro. Obra infantil completa. Volume "Fábulas". São Paulo: Brasiliense De acordo com a posição da sílaba tônica as palavras são classificadas em oxítona, paroxítona ou proparoxítona. Marque a opção que traz a classificação das palavras destacadas no texto de acordo com a ordem em que elas aparecem. (A) Oxítona, proparoxítona, paroxítona, proparoxítona. (B) Oxítona, paroxítona, paroxítona, proparoxítona. (C) Oxítona, proparoxítona, paroxítona, paroxítona. (D) Paroxítona, proparoxítona, paroxítona, oxítona. (E) Paroxítona, paroxítona, proparoxítona, oxítona.

8 ENEMZINHO 5 ANO Questão 12 CALVIN & HAROLDO BILL WATTERSON No 3 o quadrinho da tirinha de Bill Watterson, consta a frase Você espera aqui e faz guarda. A palavra sublinhada indica uma circunstância de (A) modo. (B) negação. (C) lugar. (D) tempo. (E) intensidade. Leia e marque a resposta correta. Hello! My name is Ana April. I m from São Paulo. I m ten years old. I speak Spanish. I love pets and sports. Questão 13 Ana speaks. (A) English. (B) Portuguese. (C) French. (D) Spanish. (E) Italian.

9 ENEMZINHO 5 ANO Questão 14 Ana loves. (A) pets and games. (B) pets and toys. (C) pets and sports. (D) pets and ride a bike. (E) pets and study. Questão 15 Ana is from. (A) São Caetano. (B) São Paulo. (C) Rio de Janeiro. (D) São Bernardo. (E) São Luis. MATEMÁTICAS E SUAS TECNOLOGIAS Questão 16 No mês de fevereiro, a família Campos consumiu 315 kwh de energia elétrica. Em março, todos colaboraram com banhos mais curtos e menos televisão. Assim, conseguiram reduzir em 1/5 o consumo. Qual o consumo atual? (A) 160 kwh (B) 95 kwh (C) 252 kwh (D) 79 kwh (E) 280 kwh Questão 17 A família Souza saiu de carro para viajar. Depois de percorrerem 3,75 km, eles perceberam que haviam esquecido o cachorro em casa e, por isso, resolveram voltar. Eles percorreram 1,50 km no sentido de casa. Quanto lhes falta para chegarem à casa? (A) 2,25 km (B) 3,50 km (C) 1,85 km (D) 7,50 km (E) 2,10 km

10 ENEMZINHO 5 ANO Questão 18 Observe o sólido abaixo e determine o seu volume. (A) 100 cm 3 (B) 800 cm 3 (C) 120 cm 3 (D) 108 cm 3 (E) 300 cm 3