EDITAL Nº 07/2014. Processo de Seleção para Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Educação. Mestrado e Doutorado

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITAL Nº 07/2014. Processo de Seleção para Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Educação. Mestrado e Doutorado"

Transcrição

1 EDITAL Nº 07/2014 Processo de Seleção para Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado 2015 O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná, no uso de suas atribuições legais e regimentais, torna pública a abertura do Processo de Seleção para Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) para o ano de DO CALENDÁRIO Artigo 1.º O processo de seleção regulado por este Edital observará o seguinte calendário e terá as seguintes fases: a) INSCRIÇÃO: 8 de setembro a 17 de novembro de 2014 (Site da UTP) b) PROVA ESCRITA: 24 de novembro de 2014 das 9h às 12h. Local: Universidade Tuiuti do Paraná Secretaria dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão PROPPE. Campus Prof. Sydnei Lima Santos (Barigui) Rua Sydnei Antonio Rangel Santos, 238. Bairro Santo Inácio. Curitiba - Paraná. Fones: / c) DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA PROVA ESCRITA: 28 de novembro de 2014 às 17h pelo site da UTP na página do Programa ou por edital no Programa de Pós Graduação em Educação da UTP. Não haverá divulgação de resultado por telefone e/ou por correio eletrônico. d) PROVA DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA: 1 de dezembro de 2014, das 8h às 12h. Será permitido o uso de dicionário.

2 e) ENTREVISTAS: Para os candidatos ao MESTRADO: 1 de dezembro de 2014 das 14h às 18h. 2 de dezembro de 2014 das 8h às 12h e das 14h às 18h. Para os candidatos ao DOUTORADO: 1 de dezembro de 2014 das 14h às 18h. 2 de dezembro de 2014 das 8h às 12h e das 14h às 18h. O cronograma das entrevistas será divulgado no site da UTP na página do Programa ou no PPGEd, via edital. NÃO será divulgado por telefone e/ou por correio eletrônico. f) O RESULTADO FINAL DO PROCESSO DE SELEÇÃO será divulgado no dia 5 de dezembro de 2014 às 17h00 no site da UTP na Página do Programa ou no PPGEd, via edital. NÃO haverá divulgação de resultado por telefone e/ou por correio eletrônico. g) A matrícula dos candidatos aprovados será realizada nos dias 16 e 17 de dezembro de 2014, na Secretaria dos Programas Stricto Sensu, das 9h às 12h e das 13h às 17h30. DAS INSCRIÇÕES INSCRIÇÃO: 8 de setembro a 17 de novembro de 2014 (Site da UTP) Artigo 2º O candidato deverá preencher a ficha de inscrição disponível no site da UTP e pagar a taxa de inscrição emitida eletronicamente, no valor de R$ 200,00 (duzentos reais) para o Mestrado e de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) para o Doutorado. Parágrafo Único Não haverá devolução da taxa de inscrição. Artigo 3 º Ao efetuar a sua inscrição, o candidato deverá indicar a Linha de Pesquisa à qual está vinculada a sua escolha: LP (Linha de Pesquisa) Políticas Públicas e Gestão da Educação e LP (Linha de Pesquisa) Práticas Pedagógicas: elementos articuladores. a) A Comissão examinadora adaptará as solicitações às vagas existentes dentro das possibilidades. b) Não serão aceitas, após as inscrições, quaisquer mudanças ou alterações. DAS VAGAS Artigo 4.º Ficam abertas as seguintes vagas: Para o Mestrado: 20 vagas Para o Doutorado: 8 vagas

3 DA ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO Artigo 5.º Do candidato ao MESTRADO será exigido, no prazo do edital, a entrega na Secretaria do Programa de Pós Graduação em Educação, dos seguintes documentos: a) Ficha de inscrição (disponível no site da UTP) b) 1 (uma) foto 3 x 4, recente. c) Fotocópia do documento de identidade. d) Fotocópia do CPF. e) Fotocópia da certidão de nascimento/casamento/averbação f) Comprovante de endereço g) Fotocópia autenticada do diploma e do histórico escolar de curso de graduação reconhecido pelo MEC. h) Currículo no formato Lattes (disponível no site em três vias, sendo uma documentada. i) Projeto de pesquisa em três vias conforme roteiro abaixo. j) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição. h) Memorial. 1.º A documentação poderá ser entregue na Secretaria do PPGE no horário das 9h às 12h e das 13h às 17h30, ou enviada pelo correio, observada a data de postagem. Data limite: 17 de novembro de º Os candidatos não selecionados deverão retirar os documentos entregues no ato da inscrição, no prazo de 60 (sessenta) dias, após o período da matrícula. Os documentos não retirados nesse prazo serão inutilizados. Artigo 6.º Do candidato ao DOUTORADO será exigida, no prazo do edital, a entrega na Secretaria do Programa do PPGEd dos seguintes documentos: a) Ficha de inscrição (disponível no site da UTP) b) 1 (uma) foto 3 x 4, recente. c) Fotocópia do documento de identidade.

4 d) Fotocópia do CPF e) Fotocópia da certidão de nascimento/casamento/averbação f) Comprovante de endereço g) Fotocópia autenticada do diploma e do histórico escolar do curso de graduação reconhecido pelo MEC. h) Fotocópia autenticada do diploma e do histórico escolar de Mestrado recomendado pela CAPES e reconhecido pelo MEC. i) Currículo Lattes (modelo completo e documentado em duas vias) (disponível no site j) Projeto de Pesquisa. k) Memorial. l) 1 exemplar da dissertação de Mestrado. 1.º A documentação poderá ser entregue na Secretaria do PPGE no horário das 9h às 12h e das 13h às 17h30, ou enviada pelo correio. No envio pelo correio será observada a data de postagem. Data limite: 17 de novembro de º Os candidatos não selecionados deverão retirar os documentos entregues no ato da inscrição, no prazo de 60 (sessenta) dias, após o período da matrícula. Os documentos não retirados nesse prazo serão inutilizados DA BIBLIOGRAFIA DE REFERÊNCIA PARA O MESTRADO Artigo 7.º As obras indicadas para o processo seletivo de ingresso ao MESTRADO de que trata este Edital são as seguintes: 1. CERTEAU, Michel de. A Invenção do cotidiano. Artes de fazer. Petrópolis, Vozes, 1994, [Tradução: Ephraim Ferreira Alves]. 2. CURY, Carlos Roberto Jamil. Educação e Contradição. 7. ed. São Paulo: Cortez, GATTI, Bernardete Angelina. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Plano Editora, 2002 (Série Pesquisa em Educação). 4. SAVIANI, Dermeval. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, Artigo 8.º As obras indicadas para o processo seletivo de ingresso ao DOUTORADO de que trata este Edital são as seguintes:

5 1. CURY, Carlos Roberto Jamil. Educação e Contradição. 7. ed. São Paulo: Cortez, IANNI, Otávio. Teorias da globalização. 5. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, SAVIANI, Dermeval. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, REVISTA CADERNO DE PESQUISA PENSAMENTO EDUCACIONAL. A Pesquisa na Pós-Graduação em Educação: reflexões, avanços e desafios. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional v. 2, nº 3, Curitiba: Editora UTP Disponível em 7. REVISTA EDUCAÇÃO E SOCIEDADE. Educação escolar: os desafios da qualidade. Vol 28, nº 100. Campinas: UNICAMP, Disponível em DA PROVA ESCRITA Artigo 9.º A prova será realizada individualmente, sem consulta, no prazo máximo de 03 (três) horas, não sendo permitido o ingresso do candidato após a distribuição das provas. 1.º Serão considerados aprovados para sequência no processo seletivo, os candidatos ao Mestrado e ao Doutorado que atendam os seguintes critérios: 1. Clareza de expressão. 2. Coerência das ideias (lógica interna do texto). 3. Capacidade de argumentação. 4. Relevância da abordagem entre as idéias educacionais e a realidade brasileira. 5. Fidelidade ao tema. 2.º As provas não deverão conter identificação nominal no corpo do texto. 3.º As provas para Mestrado e Doutorado serão distintas. A prova escrita terá como referência a bibliografia indicada neste Edital. As provas para Mestrado e Doutorado serão distintas. 4.º A aprovação e classificação nesta fase constituem-se requisitos essenciais para que o candidato participe das etapas seguintes do processo seletivo.

6 DA ANÁLISE DO PROJETO Artigo 10.º Os projetos serão analisados quanto à aderência ao Programa e à Linha de Pesquisa escolhida pelo candidato. Sugere-se a leitura das seguintes obras para orientar a escrita do projeto de pesquisa e para melhor compreensão do roteiro presente neste Edital. CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 3. ed. Petrópolis: Vozes, ROTEIRO PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA O Projeto de Pesquisa deverá estar de acordo com uma das Linhas de Pesquisa do Programa. Deverá conter de 8 a 10 páginas (espaço um e meio, Times New Roman, corpo 12 com alinhamento justificado) e deverá apresentar os seguintes elementos: Tema Apresentação: descrição do tema e suas implicações científicas na Educação; Justificativa: relevância científica, explicitando a articulação entre a intenção de pesquisa e um Projeto desenvolvido por um professor da Linha de Pesquisa correspondente àquela na qual o candidato realizou sua inscrição; Problema: descrição clara do objeto de pesquisa a ser investigado; Objetivos: o que pretende alcançar; Fundamentação teórica: indicação do principal aporte teórico e metodológico que fundamenta a pesquisa; Metodologia: como pretende desenvolver sua pesquisa; Referências: indicação das obras citadas, atendendo às normas técnicas da ABNT. DA ANÁLISE DO MEMORIAL Artigo 11.º No Memorial serão analisados: a formação e desenvolvimento intelectual e profissional, as atividades realizadas na área educacional e o interesse pelo tema que pretende pesquisar no Programa. Parágrafo Único: O Memorial deverá conter no máximo 10 (dez) laudas, formatado em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5; com alinhamento justificado. DA ENTREVISTA Artigo 12.º O candidato será arguido sobre seu projeto de pesquisa e as informações contidas no memorial apresentado, bem como sobre sua disponibilidade para participar do PPGEd, em especial dos grupos de pesquisa nas Linhas do Programa. DO INVESTIMENTO

7 MESTRADO: 30 parcelas de R$ 1.368,00 (valor sujeito a alteração para a turma 2015). DOUTORADO: 48 parcelas de R$ 1.564,00 (valor sujeito a alteração para a turma 2015). As mensalidades dos ingressantes terão vencimento dia 06 de cada mês, exceto a matrícula. DA MATRÍCULA Artigo 14.º O candidato aprovado deverá matricular-se no Programa, nos dias 16 e 17 de dezembro de 2014 das 9h às 12h e das 13h às 17h30, inexistindo reserva de vaga para ingressos futuros. Universidade Tuiuti do Paraná Secretaria dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão PROPPE. Campus Prof. Sydnei Lima Santos (Barigui) Rua Sydnei Antonio Rangel Santos, 238. Bairro Santo Inácio. Curitiba - Paraná. Fones: / Curitiba, 8 de setembro de Profa. Dra. Maria Antônia de Souza Coordenadora do PPGEd Mestrado e Doutorado em Educação

a) INSCRIÇÃO: 21 de setembro a 17 de novembro de 2015.

a) INSCRIÇÃO: 21 de setembro a 17 de novembro de 2015. EDITAL Nº. 008/ 2015 Processo de Seleção para Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado (atualização item X em 10/11/2015) Prorrogada a data para Inscrições item I Artigo 1º

Leia mais

Processo de Seleção para Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Educação

Processo de Seleção para Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Educação EDITAL N. º 009/2014 Processo de Seleção para Ingresso no Mestrado Acadêmico e Doutorado 2015 O Colegiado do da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

Leia mais

Processo de Seleção para Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação 2016 Para MESTRADO E DOUTORADO.

Processo de Seleção para Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação 2016 Para MESTRADO E DOUTORADO. Processo de Seleção para Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação 2016 Para MESTRADO E DOUTORADO Edital 002/2015 MESTRADO VAGAS REMANESCENTES O Colegiado do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 03/15 MESTRADO EM EDUCAÇÃO TURMA VI

EDITAL DE SELEÇÃO 03/15 MESTRADO EM EDUCAÇÃO TURMA VI EDITAL DE SELEÇÃO 03/15 MESTRADO EM EDUCAÇÃO TURMA VI A Fundação Educacional da Região de Joinville FURJ, mantenedora da Universidade da Região de Joinville UNIVILLE, comunica a abertura das inscrições

Leia mais

Processo de Seleção para Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens. Mestrado e Doutorado

Processo de Seleção para Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens. Mestrado e Doutorado Processo de Seleção para Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens Mestrado e Doutorado 2015 INSCRIÇÕES DE 08/09/2014 a 24/11/2014 (Site da UTP) A Inscrição deverá ser realizada

Leia mais

Processo de Seleção para Ingresso no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Comunicação e Linguagens - 2016.

Processo de Seleção para Ingresso no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Comunicação e Linguagens - 2016. Processo de Seleção para Ingresso no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Comunicação e Linguagens - 2016 Edital 002/2015 VAGAS REMANESCENTES O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS EDITAL No. 01/2014

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS EDITAL No. 01/2014 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS EDITAL No. 01/2014 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS PARA O CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO PARA

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS EDITAL No. 01/2016

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS EDITAL No. 01/2016 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS EDITAL No. 01/2016 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS (PPG-CEN) PARA O CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE ARTES DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE EDITAL No. 01/2012

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE ARTES DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE EDITAL No. 01/2012 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE ARTES DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE EDITAL No. 01/2012 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ARTE (PPG-ARTE)

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS EDITAL PPGCF/FS 03/2015

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS EDITAL PPGCF/FS 03/2015 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS EDITAL PPGCF/FS 03/2015 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS PARA OS CURSOS

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE EDITAL No. 01/2014

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE EDITAL No. 01/2014 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE EDITAL No. 01/2014 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ARTE PARA OS CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO PARA

Leia mais

EDITAL PPGA Nº. 02 /2013

EDITAL PPGA Nº. 02 /2013 1 EDITAL PPGA Nº. 02 /2013 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Leia mais

EDITAL Nº 019/2005-CMF

EDITAL Nº 019/2005-CMF 1 COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE MESTRADO EDITAL Nº 019/2005-CMF ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE MESTRADO EM FILOSOFIA, COM ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM FILOSOFIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN EDITAL N. 2/2016

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN EDITAL N. 2/2016 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN EDITAL N. 2/2016 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ESTRANGEIROS NÃO RESIDENTES NO BRASIL À VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN PARA O CURSO DE

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO 2º/2015 Coordenadora: Profa. Dra. Branca Jurema Ponce Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Marina Graziela Feldmann Estarão abertas, no período de 01/04/2015 a 24/04/2015, as

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGADM

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGADM UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGADM 1 EDITAL Nº 006/2015-PPGADM Abertura de inscrições para

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA EDITAL Nº. 01/2013

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA EDITAL Nº. 01/2013 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA EDITAL Nº. 01/2013 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL

Leia mais

EDITAL N.º 026/2015. 3.1. Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensinoaprendizagem

EDITAL N.º 026/2015. 3.1. Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensinoaprendizagem EDITAL N.º 026/2015 Por ordem do senhor Reitor da Universidade de Uberaba, Dr. Marcelo Palmério, a Pró Reitoria de Pesquisa, Pós Graduação e Extensão declara abertas as inscrições para o processo de seleção

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE PPGC EDITAL Nº 017/2015-PPGC

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE PPGC EDITAL Nº 017/2015-PPGC CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE PPGC EDITAL Nº 017/2015-PPGC 1 PREAMBULO Estabelece as normas para o processo seletivo de alunos regulares no Programa

Leia mais

EDITAL N.º 04/2015 1 DAS INSCRIÇÕES 1.1 PERÍODO. De 19 de junho a 30 de junho 2015. 1.2 PROCEDIMENTOS E ORIENTAÇÕES

EDITAL N.º 04/2015 1 DAS INSCRIÇÕES 1.1 PERÍODO. De 19 de junho a 30 de junho 2015. 1.2 PROCEDIMENTOS E ORIENTAÇÕES EDITAL N.º 04/2015 Edital de abertura de inscrições para seleção de docentes das diferentes áreas para atuação no ensino, pesquisa e extensão da Universidade de Caxias do Sul. O Reitor da Universidade

Leia mais

EDITAL 01/2015 SELEÇÃO DOUTORADO EM LINGUÍSTICA

EDITAL 01/2015 SELEÇÃO DOUTORADO EM LINGUÍSTICA EDITAL 01/2015 SELEÇÃO DOUTORADO EM LINGUÍSTICA A Coordenação de Pós-Graduação stricto sensu em Linguística 1 da Universidade Federal de Juiz de Fora, no uso de suas atribuições, torna público o Edital

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO 2º/2014 Coordenador: Prof. Dr. João Hilton Sayeg de Siqueira Vice-Coordenadora: Prof. Dra. Jeni Silva Turazza Estarão abertas, no período de U14/04/2014U a U05/05/2014U,

Leia mais

EDITAL Nº 11/ Processo de Seleção para Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Educação MESTRADO E DOUTORADO

EDITAL Nº 11/ Processo de Seleção para Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Educação MESTRADO E DOUTORADO EDITAL Nº 11/ 2016 Processo de Seleção para Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Educação MESTRADO E DOUTORADO 2017 O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná,

Leia mais

DO CALENDÁRIO. Artigo 1º - O processo de seleção regulado por este edital observará o calendário abaixo:

DO CALENDÁRIO. Artigo 1º - O processo de seleção regulado por este edital observará o calendário abaixo: EDITAL Nº 018/2015 SELEÇÃO PARA VAGAS REMANESCENTES NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES UNICESUMAR/2016 O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNOS REGULARES INGRESSO EM 2016

EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNOS REGULARES INGRESSO EM 2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PROGRAMA MULTIDISCIPLINAR DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNOS REGULARES INGRESSO EM 2016 A Coordenadora do, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MESTRADO

CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MESTRADO CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MESTRADO EDITAL 002 PROCESSO SELETIVO COMPLEMENTAR ANO 2016 1 ABERTURA A Pró-Reitoria

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Contábeis e Atuariais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Contábeis e Atuariais EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO 1º/2014 Coordenadora: Profa. Dra. Neusa Maria Bastos F. Santos Vice-Coordenador: Prof. Dr. Roberto Fernandes dos Santos Estarão abertas, no período de 14/10/2013 a 08/11/2013,

Leia mais

FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NAS CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL Nº 024 /2015 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO CURSO DE

FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NAS CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL Nº 024 /2015 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO CURSO DE FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NAS CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL Nº 024 /2015 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM ENSINO NAS CIÊNCIAS DA SAÚDE 1.PREÂMBULO

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES 2016 Processo de Seleção do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Ambiente e Sociedade da UNIFAE

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES 2016 Processo de Seleção do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Ambiente e Sociedade da UNIFAE Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES 2016 Processo de Seleção do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Ambiente e Sociedade da UNIFAE Reconhecido pela Ministério

Leia mais

ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR EDITAL Nº 01/2012

ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR EDITAL Nº 01/2012 POLÍCIA MILITAR DEMINASGERAIS ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR EDITAL Nº 01/2012 PROCESSO DE SELEÇÃO E MATRÍCULA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU EM DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL MILITAR, DIREITOS

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Contábeis e Atuariais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Contábeis e Atuariais EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO 2º/2016 Coordenadora: Profa. Dra. Neusa Maria Bastos F. Santos Estarão abertas, no período de 11/04/2016 a 29/04/2016, as inscrições para o processo seletivo destinado ao

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. EDITAL PPPG Nº.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. EDITAL PPPG Nº. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA

Leia mais

EDITAL CPG/IE-Nº 01/2013

EDITAL CPG/IE-Nº 01/2013 EDITAL CPG/IE-Nº 01/2013 PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO DO INSTITUTO DE ECONOMIA 2014 1. INTRODUÇÃO 1.1. O Coordenador da Comissão de Pós-Graduação do Instituto de Economia da

Leia mais

3.1. O processo de seleção será regido por este edital e executado pela Coordenação do Programa de Mestrado Profissional em Ciências do Ambiente.

3.1. O processo de seleção será regido por este edital e executado pela Coordenação do Programa de Mestrado Profissional em Ciências do Ambiente. A Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Veiga de Almeida, no uso de suas atribuições estatuárias e regimentais, e devidamente autorizada pelo Conselho Universitário, faz saber,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Física Edital 2/2015

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Física Edital 2/2015 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Edital 2/2015 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM FÍSICA PARA OS CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO PARA O PRIMEIRO PERÍODO LETIVO DE 2016 1.

Leia mais

CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO

CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SÃO GONÇALO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EDITAL

Leia mais

Edital Nº 120/2015 Referente ao Aviso nº 112/2015, publicado no DOE de 18.12.2015.

Edital Nº 120/2015 Referente ao Aviso nº 112/2015, publicado no DOE de 18.12.2015. Edital Nº 120/2015 Referente ao Aviso nº 112/2015, publicado no DOE de 18.12.2015. O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições legais e regimentais, torna público a prorrogação

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA EDITAL No. 1/2015

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA EDITAL No. 1/2015 1/1 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA EDITAL No. 1/2015 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA PARA OS CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 011/2016

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 011/2016 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 011/2016 A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO da UNIVERSIDADE ESTADUAL

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL Nº 132/2015

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL Nº 132/2015 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL Nº 132/2015 SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NÍVEL DE MESTRADO ACADÊMICO

Leia mais

EXTRATO DO EDITAL Nº 060 /2015-UEPA

EXTRATO DO EDITAL Nº 060 /2015-UEPA EXTRATO DO EDITAL Nº 060 /2015-UEPA PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOLOGIA EDUCACIONAL COM ÊNFASE EM PSICOPEDAGOGIA PREVENTIVA A Universidade do Estado do Pará UEPA, através

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE - FACE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº05 /2015

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE - FACE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº05 /2015 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE - FACE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº05 /2015 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERALDA BAHIA PROGRAMA MULTIDISCIPLINAR DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE MESTRADO INTERINSTITUCIONAL - MINTER

UNIVERSIDADE FEDERALDA BAHIA PROGRAMA MULTIDISCIPLINAR DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE MESTRADO INTERINSTITUCIONAL - MINTER UNIVERSIDADE FEDERALDA BAHIA PROGRAMA MULTIDISCIPLINAR DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE MESTRADO INTERINSTITUCIONAL - MINTER EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNOS REGULARES INGRESSO EM 2010.2 I. OBJETIVO:

Leia mais

PROGRAMA DE MESTRADO EM GESTÃO INTERNACIONAL EDITAL SELEÇÃO 2015

PROGRAMA DE MESTRADO EM GESTÃO INTERNACIONAL EDITAL SELEÇÃO 2015 PROGRAMA DE MESTRADO EM GESTÃO INTERNACIONAL EDITAL SELEÇÃO 2015 A ESPM torna público, para conhecimento dos interessados, que estará aberto o processo de seleção para o Programa de Pós-Graduação Mestrado

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL Nº 02/2016

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL Nº 02/2016 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL Nº 02/2016 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PARA OS CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO 2011.2 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO 2011.2 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO ACADÊMICO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Autorizada pelo Decreto Federal n.º 77.496, de 27/04/1976 Reconhecida pela Portaria Ministerial n.º 874/86, de 19/12/1986 Recredenciada pelo Decreto Estadual nº

Leia mais

Resolução N 0 01/2015 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2015

Resolução N 0 01/2015 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA Resolução N 0 01/2015 Edital de Ingresso 1º

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOÉTICA EDITAL No. 01/2010

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOÉTICA EDITAL No. 01/2010 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOÉTICA EDITAL No. 01/2010 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOÉTICA PARA OS CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO

Leia mais

EDITAL Nº 47/UNOESC-R/2015

EDITAL Nº 47/UNOESC-R/2015 EDITAL Nº 47/UNOESC-R/2015 Dispõe sobre os critérios de seleção de mestrandos em Educação (Turma XII/2014 e Turma XIII/2015), para concessão de bolsas de estudo de Pósgraduação - FAPESC. O Reitor da Universidade

Leia mais

ATO EDITAL 18/2014 PARA O PROCESSO SELETIVO 1º/2015

ATO EDITAL 18/2014 PARA O PROCESSO SELETIVO 1º/2015 CURSO DE MESTRADO EM CIÊNCIA POLÍTICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO EURO AMERICANA UNIEURO, RECONHECIDO PELA PORTARIA 1.077, DE 31 DE OUTUBRO DE 2012 CAPES/MEC ATO EDITAL 18/2014 PARA O PROCESSO SELETIVO 1º/2015

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 03/15 MESTRADO EM PATRIMÔNIO CULTURAL E SOCIEDADE TURMA IX

EDITAL DE SELEÇÃO 03/15 MESTRADO EM PATRIMÔNIO CULTURAL E SOCIEDADE TURMA IX EDITAL DE SELEÇÃO 03/15 MESTRADO EM PATRIMÔNIO CULTURAL E SOCIEDADE TURMA IX A Fundação Educacional da Região de Joinville FURJ, mantenedora da Universidade da Região de Joinville UNIVILLE, comunica a

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL Nº 02/2015

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL Nº 02/2015 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL Nº 02/2015 1 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PARA OS CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia da Mundialização e do Desenvolvimento (PUC-SP / SORBONNE)

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia da Mundialização e do Desenvolvimento (PUC-SP / SORBONNE) EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO 1/2013 Coordenador Prof. Dr. José Nicolau Pompeo Vice-Coordenador Prof. Dr. Jason T. Borba Estarão abertas, no período de 01/10/2012 a 30/10/2012, as inscrições para o processo

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA A 4ª TURMA DE ALUNOS REGULARES DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO

PROCESSO SELETIVO PARA A 4ª TURMA DE ALUNOS REGULARES DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 07/2014 DA PRÓ-REITORIA DE PROCESSO SELETIVO PARA A 4ª TURMA DE ALUNOS REGULARES DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO Em conformidade com o Art. 40 do Regulamento da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa

Leia mais

CURSO DE MESTRADO EM CIÊNCIA POLÍTICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIEURO APROVADO PELA PORTARIA 524 DE 19 DE ABRIL DE 2008 CAPES/MEC

CURSO DE MESTRADO EM CIÊNCIA POLÍTICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIEURO APROVADO PELA PORTARIA 524 DE 19 DE ABRIL DE 2008 CAPES/MEC UNIEURO Centro Universitário Euro-Americano CURSO DE MESTRADO EM CIÊNCIA POLÍTICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIEURO APROVADO PELA PORTARIA 524 DE 19 DE ABRIL DE 2008 CAPES/MEC EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - Campus Sorocaba Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção PPGEP-S Curso de Mestrado Acadêmico

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - Campus Sorocaba Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção PPGEP-S Curso de Mestrado Acadêmico UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - Campus Sorocaba Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção PPGEP-S Curso de Mestrado Acadêmico EDITAL Nº 002/2013/PPGEP-S SELEÇÃO PARA MESTRADO ACADÊMICO (para

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 2010

EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 2010 EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 2010 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora torna público

Leia mais

EDITAL Nº 001/2014/ PPGL- MESTRADO EM LINGUÍSTICA - PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO EM LINGUÍSTICA TURMA 2015

EDITAL Nº 001/2014/ PPGL- MESTRADO EM LINGUÍSTICA - PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO EM LINGUÍSTICA TURMA 2015 EDITAL Nº 001/2014/ PPGL- MESTRADO EM LINGUÍSTICA - PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO EM LINGUÍSTICA TURMA 2015 1 - DA ABERTURA O Programa de Pós-Graduação em Linguística, da Universidade

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO, DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO 1º SEMESTRE 2014

EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO, DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO 1º SEMESTRE 2014 EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO, DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO 1º SEMESTRE 2014 Normas do Processo de Seleção para os Cursos de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto do Programa de Pós-Graduação em Energia

Leia mais

UNIVERSIDADE POSITIVO UP COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO CPS DOUTORADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO 2012 EDITAL N o 258 de 10/06/2014

UNIVERSIDADE POSITIVO UP COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO CPS DOUTORADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO 2012 EDITAL N o 258 de 10/06/2014 UNIVERSIDADE POSITIVO UP COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO CPS DOUTORADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO 2012 EDITAL N o 258 de 10/06/2014 A UNIVERSIDADE POSITIVO, por sua COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO para o Programa

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN MESTRADO EM DESIGN

CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN MESTRADO EM DESIGN CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN MESTRADO EM DESIGN EDITAL 001 PROCESSO SELETIVO ANO 2016 1 ABERTURA A Pró-Reitoria

Leia mais

EDITAL N 123, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2015. Processo Seletivo 2016.1.

EDITAL N 123, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2015. Processo Seletivo 2016.1. EDITAL N 123, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2015. Processo Seletivo 2016.1. O PRÓ-REITOR DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO da, no uso de suas atribuições legais, torna pública a abertura de inscrições do Processo

Leia mais

FACULDADE MERIDIONAL IMED ESCOLA DE DIREITO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MESTRADO EM DIREITO EDITAL Nº 01/2014

FACULDADE MERIDIONAL IMED ESCOLA DE DIREITO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MESTRADO EM DIREITO EDITAL Nº 01/2014 FACULDADE MERIDIONAL IMED ESCOLA DE DIREITO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MESTRADO EM DIREITO EDITAL Nº 01/2014 Processo seletivo de candidatos para ingressar no Programa de Pós-Graduação em Direito,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA EDITAL Nº. 01/2014

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA EDITAL Nº. 01/2014 1 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA EDITAL Nº. 01/2014 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O CURSO DE DOUTORADO E MESTRADO

Leia mais

EDITAL Nº 086/2013. Linhas de Pesquisa Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Letramento e Comunicação Intercultural

EDITAL Nº 086/2013. Linhas de Pesquisa Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Letramento e Comunicação Intercultural Salvador, Bahia Sábado e Domingo 7 e 8 de Setembro de 2013 Ano XCVIII N os 21.230 e 21.231 EDITAL Nº 086/2013 O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições regimentais,

Leia mais

Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação. EDITAL 064/ Vice-Reitoria de Pós-Graduação / 2016

Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação. EDITAL 064/ Vice-Reitoria de Pós-Graduação / 2016 Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação EDITAL 064/ Vice-Reitoria de Pós-Graduação / 2016 Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas - DOUTORADO

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA EDITAL 01 SELEÇÃO TURMA 2015

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA EDITAL 01 SELEÇÃO TURMA 2015 UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA EDITAL 01 SELEÇÃO TURMA 2015 1. PREÂMBULO O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ),

Leia mais

Republicado por incorreção

Republicado por incorreção UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA PPGP EDITAL PPGP Nº. 02/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO PÚBLICA PARA

Leia mais

As informações sobre o processo seletivo são as seguintes: 1. DADOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM EDUCAÇÃO

As informações sobre o processo seletivo são as seguintes: 1. DADOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 01/ 2011 PPGEd CHAMADA DE CANDIDATOS AO PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES DO PPGEd - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIV. FEDERAL DE SÃO CARLOS - CAMPUS SOROCABA - PARA O ANO DE

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO 1º/2015 Coordenador: Prof. Dr. Saddo Ag Almouloud Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Barbara Lutaif Bianchini Estarão abertas, no período de 01/10/2014 a 24/10/2014, as inscrições

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Educação Curso de Mestrado (Aprovado pelas Resoluções CONSEPE N.º 05/88 e 04/95) Recomendado pela CAPES

Programa de Pós-Graduação em Educação Curso de Mestrado (Aprovado pelas Resoluções CONSEPE N.º 05/88 e 04/95) Recomendado pela CAPES UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Educação Curso

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL DE SELEÇÃO 2016 O Programa de Pós-Graduação Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade

Leia mais

EDITAL Nº 646/2016 SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU GESTÃO DO CONHECIMENTO E DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - MESTRADO

EDITAL Nº 646/2016 SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU GESTÃO DO CONHECIMENTO E DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - MESTRADO ESCOLA DE EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU GESTÃO DO CONHECIMENTO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EDITAL Nº 646/2016 SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ INSTITUTO ALBERTO LUIZ COIMBRA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DE ENGENHARIA - COPPE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ INSTITUTO ALBERTO LUIZ COIMBRA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DE ENGENHARIA - COPPE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ INSTITUTO ALBERTO LUIZ COIMBRA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DE ENGENHARIA - COPPE EDITAL COPPE/PÓS nº 248/2015: PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS PARA INGRESSO

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EDITAL Nº. 01/2011

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EDITAL Nº. 01/2011 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EDITAL Nº. 01/2011 1 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PARA OS CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO

Leia mais

Universidade de Brasília Instituto de Física Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física

Universidade de Brasília Instituto de Física Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física Universidade de Brasília Instituto de Física Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- UnB N O. 01/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA PARA O ENSINO EM SAÚDE Unidade

Leia mais

1. PREÂMBULO 2. DO NÚMERO DE VAGAS. 2.1 Serão oferecidas 10 (dez) vagas. 3. DA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

1. PREÂMBULO 2. DO NÚMERO DE VAGAS. 2.1 Serão oferecidas 10 (dez) vagas. 3. DA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTATÍSTICA EDITAL No. /05 DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTATÍSTICA PARA O CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO PARA O PRIMEIRO PERÍODO LETIVO DE 06. PREÂMBULO.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS EDITAL Nº 08 DE 21 de julho de 2010 1.1 O Diretor do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade

Leia mais

Universidade Federal do Ceará. Instituto de Cultura e Arte. Programa de Pós-Graduação em Filosofia Curso de Doutorado EDITAL Nº 1/2013

Universidade Federal do Ceará. Instituto de Cultura e Arte. Programa de Pós-Graduação em Filosofia Curso de Doutorado EDITAL Nº 1/2013 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ INSTITUTO DE CULTURA E ARTE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA Universidade Federal do Ceará Instituto de Cultura e Arte Programa de Pós-Graduação em Filosofia Curso de Doutorado

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Câmpus de São Paulo PROCESSO SELETIVO ALUNO REGULAR 2016 SELEÇÃO PARA O DOUTORADO EM ARTES

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Câmpus de São Paulo PROCESSO SELETIVO ALUNO REGULAR 2016 SELEÇÃO PARA O DOUTORADO EM ARTES PROCESSO SELETIVO ALUNO REGULAR 2016 SELEÇÃO PARA O DOUTORADO EM ARTES I NÚMERO DE VAGAS: 12 vagas ÁREA: ARTES VISUAIS Linha de Pesquisa: Abordagens Teóricas, Históricas e Culturais da Arte Docente Vagas

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS - TURMA 2013 DOUTORADO

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS - TURMA 2013 DOUTORADO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE DOUTORADO ACADÊMICO EDITAL

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL Nº 012/2015

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL Nº 012/2015 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL Nº 012/2015 SELEÇÃO DE CANDIDATOS/DOCENTES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LITERÁRIOS PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LITERÁRIOS PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LITERÁRIOS PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO O Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, campus de

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA EDITAL ODONTOLOGIA 2014-1

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA EDITAL ODONTOLOGIA 2014-1 EDITAL ODONTOLOGIA 2014-1 O PRÓ-REITOR DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA E O COORDENADOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO FAZEM SABER QUE ESTARÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES

Leia mais

EDITAL Nº. 001/2013. A Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação da Faculdade de Artes do Paraná, no uso de suas atribuições,

EDITAL Nº. 001/2013. A Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação da Faculdade de Artes do Paraná, no uso de suas atribuições, COORDENAÇÃO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL Nº. 001/2013 ABERTO INSCRIÇÕES PARA O CURSO LATO SENSU: ESPECIALIZAÇÃO EM CINEMA: COM ÊNFASE EM PRODUÇÃO A Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação da Faculdade

Leia mais

EDITAL N o. 05/2010 PROCESSO DE SELEÇÃO AO INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (MESTRADO) TURMA 2010

EDITAL N o. 05/2010 PROCESSO DE SELEÇÃO AO INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (MESTRADO) TURMA 2010 PPGΨ UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA - MESTRADO EDITAL N o. 05/2010 PROCESSO DE SELEÇÃO AO INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA MESTRADO EM DIREITO, RELAÇÕES INTERNACIONAIS E DESENVOLVIMENTO/UCGO - 2º SEMESTRE DE

PROCESSO DE SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA MESTRADO EM DIREITO, RELAÇÕES INTERNACIONAIS E DESENVOLVIMENTO/UCGO - 2º SEMESTRE DE EDITAL N o 04/2009-PROPE PROCESSO DE SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA MESTRADO EM DIREITO, RELAÇÕES INTERNACIONAIS E DESENVOLVIMENTO/UCGO - 2º SEMESTRE DE 2009 A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa,

Leia mais

EDITAL 002/2015 PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM DESENVOLVIMENTO RURAL E GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS AGROALIMENTARES.

EDITAL 002/2015 PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM DESENVOLVIMENTO RURAL E GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS AGROALIMENTARES. EDITAL 002/2015 PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM DESENVOLVIMENTO RURAL E GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS AGROALIMENTARES. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Leia mais

PROGRAMA INTERNACIONAL DE PÓS GRADUAÇÃO MONTEVIDÉU URUGUAI MESTRADO EM GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

PROGRAMA INTERNACIONAL DE PÓS GRADUAÇÃO MONTEVIDÉU URUGUAI MESTRADO EM GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE PROGRAMA INTERNACIONAL DE PÓS GRADUAÇÃO MONTEVIDÉU URUGUAI MESTRADO EM GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE INFORMAÇÕES GERAIS PARA INGRESSO EM JANEIRO DE 2013 As informações abaixo visam facilitar seu

Leia mais

Do local, data e horário das inscrições

Do local, data e horário das inscrições ESCOLA DE COMUNICAÇÃO Programa de Pós-Graduação em Comunicação Edital de Retificação nº 230/2015 de 06/07/2015 - Processo de Seleção para ingresso nos cursos de Mestrado e Doutorado em Comunicação e Cultura

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 052/2015 PROGRAMAS

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 052/2015 PROGRAMAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 052/2015 A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO da UNIVERSIDADE ESTADUAL

Leia mais

EDITAL Nº 02/2016 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO CURSO DE MESTRADO EM ECONOMIA NA MODALIDADE PROFISSIONAL ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ECONOMIA

EDITAL Nº 02/2016 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO CURSO DE MESTRADO EM ECONOMIA NA MODALIDADE PROFISSIONAL ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ECONOMIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº 02/2016 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO CURSO DE MESTRADO EM ECONOMIA NA MODALIDADE PROFISSIONAL ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Leia mais

Edital de Seleção de Candidatos ao Programa de Mestrado em Gestão de Negócios Faculdade FIA

Edital de Seleção de Candidatos ao Programa de Mestrado em Gestão de Negócios Faculdade FIA Edital de Seleção de Candidatos ao Programa de Mestrado em Gestão de Negócios Faculdade FIA VAGAS REMANESCENTES Ano Letivo de 2016 O Programa de Mestrado em Gestão de Negócios torna público o edital de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública EDITAL Nº 003/2015 - PPGGP PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO PÚBLICA TURMA 2015/2 A Coordenação do torna público que estarão abertas as inscrições no Processo

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA E ARQUEOLOGIA (PPGAArq) PROCESSO DE SELEÇÃO DA TERCEIRA TURMA - Biênio 2011/2012

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA E ARQUEOLOGIA (PPGAArq) PROCESSO DE SELEÇÃO DA TERCEIRA TURMA - Biênio 2011/2012 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA E ARQUEOLOGIA Campus Universitário

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE ENERGIA. EDITAL CPG-IEE005/2014 Abertura do Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado para

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE ENERGIA. EDITAL CPG-IEE005/2014 Abertura do Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado para UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE ENERGIA EDITAL CPG-IEE005/2014 Abertura do Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado para Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Energia do Instituto de Energia

Leia mais

EDITAL Nº 001/2013 PROCESSO DE SELEÇÃO

EDITAL Nº 001/2013 PROCESSO DE SELEÇÃO EDITAL Nº 001/2013 PROCESSO DE SELEÇÃO A Universidade Federal do Tocantins UFT, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação PROPESQ, torna público que estarão abertas as inscrições para seleção

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB EDITAL Nº 059/2012-UAB-UEM

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB EDITAL Nº 059/2012-UAB-UEM EDITAL Nº 059/2012-UAB-UEM A Coordenadora da UAB da Universidade Estadual de Maringá, no uso das atribuições, TORNA PÚBLICO: A abertura de inscrições do processo seletivo para contratação de TUTOR (PRESENCIAL)

Leia mais