EDITAL INTERNO PROPES N 07/2012 PROGRAMA DE ESTÍMULO A PESQUISA DO IF BAIANO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITAL INTERNO PROPES N 07/2012 PROGRAMA DE ESTÍMULO A PESQUISA DO IF BAIANO"

Transcrição

1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO EDITAL INTERNO PROPES N 07/2012 PROGRAMA DE ESTÍMULO A PESQUISA DO IF BAIANO O PRÓ-REITOR DE PESQUISA E INOVAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO, no uso de suas atribuições legais, torna público o presente Edital e convida os interessados a apresentarem projetos de pesquisa, no âmbito do Programa de Estímulo a Pesquisa do IF Baiano, o qual tem por objetivo fomentar atividades institucionais de pesquisa científica, tecnológica e de inovação nas diversas áreas do conhecimento. 1. OBJETIVO O presente Edital tem por finalidade selecionar propostas para apoio financeiro a projetos institucionais que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovação no IF Baiano, em qualquer área do conhecimento. As propostas devem estar em consonância com as condições especificadas neste documento, o qual determina os requisitos relativos ao proponente, cronograma, recursos financeiros a serem aplicados nas propostas aprovadas, origem dos recursos, itens financiáveis, prazo de execução dos projetos, critérios de elegibilidade, critérios e parâmetros objetivos de julgamento e demais informações necessárias. 2. TEMÁTICAS O projeto de pesquisa poderá ser oriundo de qualquer área de conhecimento e deverá priorizar o trabalho coletivo interdisciplinar, envolvendo temas de relevância tecnológica e social que estejam relacionados às competências desenvolvidas no IF Baiano.

2 3. CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE Os critérios de elegibilidade indicados abaixo são obrigatórios. O atendimento aos mesmos é considerado imprescindível para o exame da proposta, sua análise, julgamento e enquadramento. A ausência ou insuficiência de informações sobre quaisquer deles poderá resultar na desclassificação da proposta. 3.1 Do Proponente e da Equipe Executora: O proponente deve atender prioritariamente aos itens abaixo: a) ser servidor do IF Baiano, com vínculo permanente, e ter seu currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes; b) ser obrigatoriamente o Coordenador do projeto; c) ter produção científica/tecnológica ou experiência na área específica do projeto de pesquisa apresentado Ao apresentar a proposta, o proponente assume o compromisso de manter, durante a execução do projeto, todas as condições de qualificação, habilitação e idoneidade necessárias ao perfeito cumprimento do seu objeto Equipe Executora: a) Denominar-se-á de Equipe Executora o grupo composto pelo proponente, professores, técnicos e /ou estudantes envolvidos na execução do projeto. b) Somente deverão ser incluídos na equipe executora do projeto aqueles que tenham prestado anuência formal escrita, a qual deve ser mantida sob a guarda do Coordenador do projeto. c) É obrigatório que os membros da equipe executora caracterizados como pesquisadores tenham seus currículos cadastrados e atualizados na Plataforma Lattes.

3 3.2. Da Proposta O proponente deve encaminhar a proposta acompanhada de um arquivo contendo o projeto de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação, de acordo com o Formulário do Projeto (Anexo I) e, um arquivo contendo informações sobre a equipe executora, de acordo com o Formulário de Cadastro da Equipe Executora (Anexo II), os quais se encontram disponíveis na página do IF Baiano ( e devem ser encaminhadas a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPES) exclusivamente via Internet, por intermédio do Formulário de Submissão de Propostas, disponível na página de Conferências do IF Baiano ( a partir da data indicada no item 10 deste Edital Os arquivos referentes aos formulários especificados no item devem estar no formato PDF, sendo que, cada um deles, deve ter um tamanho máximo de 1,5 Mb (um e meio megabyte). Caso seja necessário utilizar figuras, gráficos, etc., para esclarecer a argumentação da proposta, estes não devem comprometer a capacidade do arquivo O projeto deve apresentar, pelo menos, as seguintes informações, de forma a permitir sua adequada análise por parte dos avaliadores: a) identificação da proposta; b) qualificação, fundamentação teórica e justificativa do principal problema a ser abordado; c) objetivos e metas a serem alcançados; d) metodologia a ser empregada; e) referencias; f) orçamento detalhado, com totalização individualizada das seguintes rubricas: (i) capital (equipamentos e material); (ii) outros itens de despesas correntes (material de consumo, serviços de terceiros pessoa física, serviços de terceiros pessoa jurídica, licenças de software etc); g) cronograma de atividades (cronograma físico); h) indicação de colaborações ou parcerias já estabelecidas com outros centros de pesquisa na área (se for o caso).

4 A proposta deverá ser transmitida eletronicamente à PROPES até às 23h59min. (vinte e três horas e cinquenta e nove minutos), horário de Brasília, da data limite de submissão das propostas, especificada no item 10 deste Edital. O proponente receberá uma mensagem de correio eletrônico com a confirmação do recebimento de sua proposta, a qual servirá como comprovante de entrega Não serão aceitas propostas submetidas por qualquer outro meio, tampouco após o prazo final de recebimento estabelecido no item 10 deste Edital. Assim, recomenda-se o envio das propostas com antecedência, uma vez que a PROPES não se responsabilizará por propostas não recebidas em decorrência de eventuais problemas técnicos e congestionamentos Cada proponente deverá apresentar apenas uma proposta, podendo o mesmo participar da equipe executora de outro projeto nesse edital Propostas com o mesmo conteúdo apresentadas por diferentes proponentes serão desclassificadas. 4. ANÁLISE E JULGAMENTO DAS PROPOSTAS A seleção das propostas submetidas à PROPES, em atendimento a este edital, será realizada por intermédio de análises e avaliações comparativas. Para tanto, são estabelecidas as seguintes etapas: 4.1. Fase I Análise pela Área Técnica da PROPES Esta etapa, a ser realizada pela área técnica da PROPES, consiste no enquadramento das propostas apresentadas. Será verificado o atendimento aos Critérios de Elegibilidade e às recomendações para Itens Financiáveis discriminadas neste Edital, sendo efetuada a análise quanto à adequação da proposta ao presente instrumento.

5 4.2. Etapa II - Análise por Consultores Ad Hoc Esta etapa consistirá na análise aprofundada da demanda enquadrada, quanto ao mérito e relevância das propostas, a ser realizada por um Comitê Assessor composto por especialistas pós-graduados pertencentes aos quadros de instituições de ensino superior e/ou pesquisa, os quais se manifestarão individualmente sobre os tópicos relacionados no item Critérios para Julgamento, descritos no item 4.5 deste edital, a fim de subsidiar a avaliação das propostas. Cada projeto será avaliado por 02 (dois) consultores, que emitirão os seus pareceres em Formulário Especifico de Avaliação, encaminhado pela PROPES na ocasião de envio das propostas para análise Após a análise e julgamento das propostas enquadradas o Comitê Assessor poderá recomendar a aprovação da proposta ou a não aprovação da mesma O parecer do Comitê Assessor sobre as propostas enquadradas, dentro dos critérios estabelecidos, será registrado em planilha eletrônica contendo a relação das propostas avaliadas, recomendadas e não recomendadas, com as respectivas pontuações finais, em ordem decrescente, assim como outras informações e recomendações julgadas pertinentes Critérios para Julgamento São os seguintes os critérios para classificação das propostas quanto ao mérito técnico-científico e sua adequação orçamentária. Critérios de análise e julgamento Peso Nota A Mérito, originalidade e relevância do projeto para o desenvolvimento científico e tecnológico do IF Baiano. 2,5 0 a 10 B Adequação da metodologia proposta. 2,5 0 a 10 C D E Adequação do orçamento aos objetivos, atividades e metas propostas. Relevância regional, interdisciplinaridade curricular da proposta e/ou ações cooperativas com outras instituições. Mecanismos de transferência de resultados ao Campus e/ou comunidade. 1,5 0 a 10 2,5 0 a 10 1,0 0 a 10

6 Para estipulação das notas poderão ser utilizadas até duas casas decimais A pontuação final de cada projeto será aferida pela média ponderada das notas atribuídas para cada item Em caso de empate, será privilegiado o projeto com maior nota no quesito A, D e E, nesta ordem. 5. RESULTADO DAS AVALIAÇÕES 5.1. O resultado final da seleção será publicado pela PROPES no site do IF Baiano a partir da data indicada no item 10 deste Edital Todos os proponentes poderão tomar conhecimento do parecer sobre sua proposta por intermédio de correspondência eletrônica, preservada a identificação dos consultores Ad Hoc. 6. DOS RECURSOS ADMINISTRATIVOS Caso o proponente tenha justificativa para contestar o resultado do julgamento de sua proposta, poderá apresentar recurso, via correio eletrônico (prpi@ifbaiano.edu.br), no prazo de 48 (quarenta e oito) horas a contar da data de divulgação do resultado. 7. DA CONTRATAÇÃO DAS PROPOSTAS APROVADAS 7.1. As propostas aprovadas serão contratadas na modalidade de Auxílio Individual, em nome do Coordenador/Proponente, mediante assinatura de Termo de Aceitação de Apoio Financeiro a Projeto de Pesquisa Científica e/ou Tecnológica A existência de algum débito do proponente, no que diz respeito à entrega de relatórios e/ou prestação de contas relativo a projetos anteriores, financiados pelo IF Baiano, constituirá fator impeditivo para a contratação do projeto.

7 8. CANCELAMENTO DA CONCESSÃO A concessão do apoio financeiro poderá ser cancelada pela PROPES, por ocorrência, durante sua implementação, de fato cuja gravidade justifique o cancelamento, sem prejuízo de outras providências cabíveis em decisão devidamente fundamentada. 9. RECURSOS FINANCEIROS 9.1. Cada proposta aprovada receberá um financiamento no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil Reais), oriundos do orçamento próprio de cada Campus do IF Baiano, a ser liberado em parcela única O presente Edital beneficiará 04 (quatro) projetos por Campus do IF Baiano Itens Financiáveis Os recursos do presente Edital serão destinados ao financiamento de itens de custeio e capital, compreendendo: Custeio: a) material bibliográfico; b) material de consumo, componentes e/ou peças de reposição de equipamentos e softwares; c) serviços de terceiros pagamento integral ou parcial de contratos de manutenção, recuperação e serviços de terceiros, pessoa física ou jurídica, de caráter eventual. Qualquer pagamento a pessoa física deve ser realizado de acordo com a legislação em vigor, de forma a não estabelecer vínculo empregatício. Assim, a mão-de-obra empregada na execução do projeto não terá vínculo de qualquer natureza com o IF Baiano e deste não poderá demandar quaisquer pagamentos, permanecendo na exclusiva responsabilidade do Coordenador de execução do projeto Capital: a) equipamentos e material permanente

8 Os itens de capital serão alocados no Campus de execução do projeto sob a responsabilidade, manutenção e guarda do Coordenador de execução do projeto, sendo que, após o término do projeto, serão doados ao campus mediante termo de transferência de bens São vedadas despesas com: a) Obras civis; b) Pagamento de salários ou complementação salarial de pessoal técnico e administrativo ou quaisquer outras vantagens para pessoal de instituições públicas (federal, estadual e municipal); c) Crachás, pastas e similares, certificados, ornamentação, coquetel, jantares, shows ou manifestações artísticas de qualquer natureza; d) Despesas de rotina como contas de luz, água, telefone, entendidas como despesas de contrapartida obrigatória da instituição de execução do projeto; e) Passagens e diárias; f) Pagamento, a qualquer título, a servidor da administração pública, ou empregado de empresa pública ou de sociedade de economia mista, por serviços de consultoria ou assistência técnica, conforme determina a LDO da União e Decreto Federal no de 22/04/2004; g) Pagamento de taxas de administração, de gerência, a qualquer título, de acordo com a Instrução Normativa 01/97 da Secretaria do Tesouro Nacional; h) Participação e organização de eventos, congressos, seminários e correlatos; i) Equipamentos importados e despesas com os mesmos; j) Pagamento de despesas contábeis e administrativas, incluindo contratação de pessoal da própria instituição solicitante ou parceira; k) Taxas bancárias, multas, juros ou correção monetária; l) Publicidade; m) Pagamento de bolsa de qualquer natureza.

9 10. CRONOGRAMA Atividade Data Lançamento do edital na página do IF Baiano 14/09/2012 Disponibilização do formulário on-line na página do IF Baiano 14/09/2012 Data limite para envio eletrônico das propostas 14/10/2012 Período de avaliação das propostas 22/ 10 a 01/11/2012 Divulgação dos resultados na página do IF Baiano 07/11/2012 Período de recurso 08 e 09/ 11/2012 Resultado pós - recursos Até 16/11/2012 Contratação das propostas aprovadas 23/11/ PRAZO DE EXECUÇÃO DOS PROJETOS O prazo máximo de execução das propostas selecionadas pelo presente edital é de até 12 (doze) meses. Excepcionalmente, mediante apresentação de justificativa, e da devida aprovação por parte da PROPES, o prazo de execução dos projetos poderá ser prorrogado por igual período. 12. ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO FINAL E PRESTAÇÃO DE CONTAS O coordenador do projeto deverá encaminhar à PROPES Relatório Técnico Parcial (semestral), Relatório Técnico Final e a prestação de contas financeira, com detalhamento de todas as atividades desenvolvidas durante a execução do projeto e o registro de todas as ocorrências que afetaram o seu desenvolvimento e com apresentação de comprovantes de despesas (notas fiscais), no prazo de até 30 dias após o término da vigência do projeto A apresentação de recibos só será permitida em situações cuja necessidade seja devidamente justificada.

10 13. PUBLICAÇÕES As publicações científicas e qualquer outro meio de divulgação de trabalho de pesquisa, apoiados pelo presente Edital, deverão citar, obrigatoriamente, o apoio do IF Baiano As ações publicitárias atinentes a projetos e obras financiadas com recursos da União, deverão observar rigorosamente as disposições contidas no 1º do art. 37 da Constituição Federal, bem assim aquelas consignadas na Instrução da Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica da Presidência da República - atualmente a IN/SECOM-PR nº 02, de 16 de dezembro de IMPUGNAÇÃO DO EDITAL Decairá do direito de impugnar os termos deste Edital o proponente que não o fizer até o segundo dia útil anterior ao prazo final estabelecido para recebimento das propostas. Ademais, não terá efeito de recurso à impugnação feita por aquele que, em o tendo aceitado sem objeção, venha apontar, posteriormente ao julgamento, eventuais falhas ou imperfeições A impugnação deverá ser dirigida à PROPES, por correspondência eletrônica, para o endereço: prpi@ifbaiano.edu.br. 15. REVOGAÇÃO OU ANULAÇÃO DO EDITAL A qualquer tempo, o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral da PROPES, seja por motivo de interesse público ou exigência legal, em decisão fundamentada, sem que isso implique direito a indenização ou reclamação de qualquer natureza. 16. PERMISSÕES E AUTORIZAÇÕES ESPECIAIS É de exclusiva responsabilidade de cada proponente adotar todas as providências que envolvam permissões e autorizações especiais de caráter ético ou legal, necessárias para a execução do projeto.

11 17. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Qualquer alteração relativa à execução do projeto deverá ser solicitada a PROPES por seu coordenador, acompanhada da devida justificativa, devendo a mesma ser autorizada antes de sua efetivação Durante a execução, o projeto será acompanhado e avaliado, em todas as suas fases. A PROPES reserva-se o direito de, durante a execução do projeto, promover visitas técnicas ou solicitar relatórios e informações adicionais visando propiciar a avaliação do mesmo Ao final do período de execução do projeto, o coordenador deverá apresentar à PROPES a prestação de contas final, acompanhada de relatórios financeiro e técnico finais Caso os resultados do projeto ou o relatório em si venham a ter valor comercial ou possam levar ao desenvolvimento de um produto ou método envolvendo o estabelecimento de uma patente, a troca de informações e a reserva dos direitos, em cada caso, dar-se-ão de acordo com o estabelecido na Lei de Inovação, no , de 2 de dezembro de 2004, regulamentada pelo Decreto no 5.563, de 11 de outubro de 2005 e pela RN-013/ DOS ESCLARECIMENTOS E DAS INFORMAÇÕES ADICIONAIS ACERCA DO CONTEÚDO DO EDITAL Os esclarecimentos e informações adicionais acerca do conteúdo deste Edital poderão ser obtidos por intermédio do endereço eletrônico prpi@ifbaiano.edu.br e por telefone, por meio do número (71) CLÁUSULA DE RESERVA A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do IF Baiano reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas no presente Edital.

12 Salvador, 14 de setembro de Prof. Dr. Vandemberg Salvador de Oliveira Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação Portaria n.º 943 de 13/12/2010

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO INSTITUCIONAL - PCI. Chamada 02/2019 Subprograma de Capacitação Institucional PCI - IMPA

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO INSTITUCIONAL - PCI. Chamada 02/2019 Subprograma de Capacitação Institucional PCI - IMPA PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO INSTITUCIONAL - PCI Chamada 02/2019 Subprograma de Capacitação Institucional PCI - IMPA O Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA torna pública a presente Chamada e convida

Leia mais

Universidade Estadual do Paraná Unespar Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PRPPG Diretoria de Pesquisa

Universidade Estadual do Paraná Unespar Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PRPPG Diretoria de Pesquisa Universidade Estadual do Paraná Unespar Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PRPPG Diretoria de Pesquisa Edital n. 03/2015 PRPPG/Unespar Apoio à pesquisa básica e aplicada A Pró-Reitoria de Pesquisa

Leia mais

Universidade Federal de Santa Catarina Campus de Joinville Centro Tecnológico de Joinville

Universidade Federal de Santa Catarina Campus de Joinville Centro Tecnológico de Joinville CHAMADA 02/2017 Projetos de Pesquisa/ Campus Joinville - UFSC 1. OBJETIVO Selecionar projetos de pesquisa científica e tecnológica que contribuam para o desenvolvimento das atividades de pesquisa no Campus

Leia mais

Universidade Estadual do Paraná Unespar Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PRPPG Diretoria de Pesquisa

Universidade Estadual do Paraná Unespar Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PRPPG Diretoria de Pesquisa Universidade Estadual do Paraná Unespar Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PRPPG Diretoria de Pesquisa Edital n. 03/2016 PRPPG/Unespar Apoio à Pesquisa Básica e Aplicada A Pró-Reitoria de Pesquisa

Leia mais

Edital de Apoio à Pesquisa Programa Casadinho 2014 Integra campi UNIVASF

Edital de Apoio à Pesquisa Programa Casadinho 2014 Integra campi UNIVASF MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO - PRPPGI Av. José de Sá Maniçoba, s/n, centro, CEP: 56304-917, Petrolina

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX CHAMADA DE PROJETOS DE PESQUISA

CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX CHAMADA DE PROJETOS DE PESQUISA CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX CHAMADA DE PROJETOS DE PESQUISA Edital de Seleção de nº 014/2016 A Pró-Reitoria Acadêmica e a Coordenação de Pesquisa e Iniciação Científica do Centro Universitário

Leia mais

EDITAL INTERNO Oportunidade de Nucleação de novos Projetos de Pesquisa DPDE/IPEN Nº 4/2017. Chamada para Seleção de Projetos

EDITAL INTERNO Oportunidade de Nucleação de novos Projetos de Pesquisa DPDE/IPEN Nº 4/2017. Chamada para Seleção de Projetos EDITAL INTERNO Oportunidade de Nucleação de novos Projetos de Pesquisa /IPEN Nº 4/2017 Chamada para Seleção de Projetos A do IPEN divulga e convida os interessados a apresentarem propostas nos termos aqui

Leia mais

EDITAL PPGE/FE/UFG N º 05/2011 SELEÇÃO DE BOLSISTAS

EDITAL PPGE/FE/UFG N º 05/2011 SELEÇÃO DE BOLSISTAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EDITAL PPGE/FE/UFG N º 05/2011 SELEÇÃO DE BOLSISTAS A Coordenadoria do Programa de Pós Graduação em Educação da

Leia mais

Edital Nº 80, de 07 de fevereiro de 2017 Práticas Pedagógicas e Currículos Inovadores

Edital Nº 80, de 07 de fevereiro de 2017 Práticas Pedagógicas e Currículos Inovadores Edital Nº 80, de 07 de fevereiro de 2017 Práticas Pedagógicas e Currículos Inovadores 1 - Edital O Instituto Federal de São Paulo - IFSP, por intermédio de sua Pró-Reitoria de Ensino (PRE), torna público

Leia mais

EDITAL CNPq 032 / 2004

EDITAL CNPq 032 / 2004 EDITAL CNPq 032 / 2004 MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq Seleção pública de projetos de pesquisa nas áreas de Ciências Humanas, Sociais

Leia mais

Edital AGEVAP nº 01/2012. Auxílio à Pesquisa para elaboração de estudos

Edital AGEVAP nº 01/2012. Auxílio à Pesquisa para elaboração de estudos Edital AGEVAP nº 01/2012 Auxílio à Pesquisa para elaboração de estudos Edital AGEVAP nº 01/2012 Concessão de Auxílio Financeiro ao Orientadorpesquisador para realização de estudos para elaboração de Trabalhos

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃO

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃO GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃO PROGRAMA DE APOIO A ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO OU TESE - PAEDT EDITAL FAPEMA Nº 24/2011

Leia mais

CHAMADA MCTI/CNPq/MEC/CAPES Nº 43/2013 II - REGULAMENTO

CHAMADA MCTI/CNPq/MEC/CAPES Nº 43/2013 II - REGULAMENTO CHAMADA MCTI/CNPq/MEC/CAPES Nº 43/2013 II - REGULAMENTO O presente REGULAMENTO tem por finalidade definir as atividades a serem apoiadas financeiramente e as condições para implementação do apoio, mediante

Leia mais

Edital CNPq nº 061/ 2005. Seleção pública de projetos de pesquisa nas áreas de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas

Edital CNPq nº 061/ 2005. Seleção pública de projetos de pesquisa nas áreas de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas Edital CNPq nº 061/ 2005 Seleção pública de projetos de pesquisa nas áreas de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas O Ministério da Ciência e Tecnologia, por intermédio do Conselho Nacional de

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIAS EDITAL PPG-IELT/UEG N º 03/2017 BOLSA DE FORMAÇÃO DE MESTRADO CAPES DS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIAS EDITAL PPG-IELT/UEG N º 03/2017 BOLSA DE FORMAÇÃO DE MESTRADO CAPES DS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIAS EDITAL PPG-IELT/UEG N º 03/2017 BOLSA DE FORMAÇÃO DE MESTRADO CAPES DS A Coordenação do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar

Leia mais

Chamada de Projetos CNPq/Fraunhofer Nº 03/2012 Programa Ciência sem Fronteiras

Chamada de Projetos CNPq/Fraunhofer Nº 03/2012 Programa Ciência sem Fronteiras Chamada de Projetos CNPq/Fraunhofer Nº 03/2012 Programa Ciência sem Fronteiras O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação MCTI, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 1.320/2018 Publicada no D.O.E , p. 80

RESOLUÇÃO Nº 1.320/2018 Publicada no D.O.E , p. 80 UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) CONSELHO UNIVERSITÁRIO (CONSU) RESOLUÇÃO Nº 1.320/2018 Publicada no D.O.E. 28-04-2018, p. 80 Autoriza a criação e o funcionamento do Programa Interno de Apoio a Editoração

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DA GRADUAÇÃO DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DA GRADUAÇÃO DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DA GRADUAÇÃO DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS Edital PROGRAD/PFA/UPE Nº 004/014 I EDITAL A Pró-Reitoria de Graduação

Leia mais

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA. CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - CNPq. EDITAL UNIVERSAL CNPq - 01/2001

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA. CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - CNPq. EDITAL UNIVERSAL CNPq - 01/2001 MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - CNPq EDITAL UNIVERSAL CNPq - 01/2001 CHAMADA PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS DE AUXÍLIO INDIVIDUAL Apoio

Leia mais

Edital CNPq Nº 10/ Bolsas de Apoio Técnico

Edital CNPq Nº 10/ Bolsas de Apoio Técnico Edital CNPq Nº 10/2010 - Bolsas de Apoio Técnico I - EDITAL O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq torna público o presente Edital e convidaos interessados a apresentarem

Leia mais

EDITAL N. 17/2011 FAPEMA

EDITAL N. 17/2011 FAPEMA GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DO MARANHÃO CONCESSÃO DE BOLSAS DE APOIO TÉCNICO A PROJETOS DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - APOIO TÉCNICO

Leia mais

Edital MCT/CNPq/MEC/FNDE N º 53/2009

Edital MCT/CNPq/MEC/FNDE N º 53/2009 Edital MCT/CNPq/MEC/FNDE N º 53/2009 I - EDITAL O Ministério da Ciência e Tecnologia MCT, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e o Ministério da Educação com a Fundação

Leia mais

EDITAL PAPES VI FIOCRUZ PROGRAMA ESTRATÉGICO DE APOIO À PESQUISA EM SAÚDE

EDITAL PAPES VI FIOCRUZ PROGRAMA ESTRATÉGICO DE APOIO À PESQUISA EM SAÚDE EDITAL PAPES VI FIOCRUZ PROGRAMA ESTRATÉGICO DE APOIO À PESQUISA EM SAÚDE I. DEFINIÇÃO Em conformidade com o estabelecido neste EDITAL, a Presidência da Fundação Oswaldo Cruz FIOCRUZ- através da Vice Presidência

Leia mais

EDITAL PROPP/UFMS Nº 81, DE 16 DE MARÇO DE CADASTRAMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA E INOVAÇÃO COM FOMENTO DESENVOLVIDOS NO ÂMBITO DA UFMS

EDITAL PROPP/UFMS Nº 81, DE 16 DE MARÇO DE CADASTRAMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA E INOVAÇÃO COM FOMENTO DESENVOLVIDOS NO ÂMBITO DA UFMS EDITAL PROPP/UFMS Nº 81, DE 16 DE MARÇO DE 2018. CADASTRAMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA E INOVAÇÃO COM FOMENTO DESENVOLVIDOS NO ÂMBITO DA UFMS A FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL, por

Leia mais

Seleção Pública de Propostas para Concessão de Bolsas de Iniciação Científica a Projetos de Pesquisa Científica e Tecnológica

Seleção Pública de Propostas para Concessão de Bolsas de Iniciação Científica a Projetos de Pesquisa Científica e Tecnológica EDITAL PARA BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Edital CNPq 05/2004 Ministério da Ciência e Tecnologia MCT Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq Seleção Pública de Propostas para

Leia mais

Universidade Estadual do Paraná Unespar Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PRPPG

Universidade Estadual do Paraná Unespar Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PRPPG Universidade Estadual do Paraná Unespar Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PRPPG Edital n. 11/2016 PRPPG/Unespar Programa Institucional de Pesquisa Básica e Aplicada Apoio Fundação Araucária A Pró-Reitoria

Leia mais

EDITAL PPGE/FE/UFG N º 07/2014 BOLSAS DE FORMAÇÃO DE MESTRADO E DOUTORADO

EDITAL PPGE/FE/UFG N º 07/2014 BOLSAS DE FORMAÇÃO DE MESTRADO E DOUTORADO EDITAL PPGE/FE/UFG N º 07/2014 BOLSAS DE FORMAÇÃO DE MESTRADO E DOUTORADO A Coordenadoria do Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás torna público

Leia mais

CPUP - CENTRO DE PESQUISA DA UNIVERSIDADE POSITIVO PESQUISA BÁSICA E APLICADA CHAMADA DE PROJETOS. EDITAL Nº 001 de 21/09/2016

CPUP - CENTRO DE PESQUISA DA UNIVERSIDADE POSITIVO PESQUISA BÁSICA E APLICADA CHAMADA DE PROJETOS. EDITAL Nº 001 de 21/09/2016 CPUP - CENTRO DE PESQUISA DA UNIVERSIDADE POSITIVO PESQUISA BÁSICA E APLICADA CHAMADA DE PROJETOS EDITAL Nº 001 de 21/09/2016 Art. 1 o A Coordenação Científica do Centro de Pesquisa da Universidade Positivo

Leia mais

EDITAL PPGE/FE/UFG N º 03/2010 SELEÇÃO DE BOLSISTAS

EDITAL PPGE/FE/UFG N º 03/2010 SELEÇÃO DE BOLSISTAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EDITAL PPGE/FE/UFG N º 03/2010 SELEÇÃO DE BOLSISTAS A Coordenadoria do Programa de Pós Graduação em Educação da

Leia mais

Edital MCT/CNPq N º 005/2008 ARC

Edital MCT/CNPq N º 005/2008 ARC Edital MCT/CNPq N º 005/2008 ARC O Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT, por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, torna público o presente Edital e convoca

Leia mais

Chamada MCTI /CNPq /MEC/CAPES N º 07/2011

Chamada MCTI /CNPq /MEC/CAPES N º 07/2011 Chamada MCTI /CNPq /MEC/CAPES N º 07/2011 I - CHAMADA O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação MCTI e o Ministério da Educação, por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e

Leia mais

Edital de Apoio a Eventos Científicos no País da Universidade Federal Fluminense/ 2018

Edital de Apoio a Eventos Científicos no País da Universidade Federal Fluminense/ 2018 1 Edital de Apoio a Eventos Científicos no País da Universidade Federal Fluminense/ 2018 A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação PROPPI torna público o presente edital e convoca os interessados

Leia mais

Chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES N º 18/2012 I - CHAMADA

Chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES N º 18/2012 I - CHAMADA Chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES N º 18/2012 I - CHAMADA O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação MCTI por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e o Ministério

Leia mais

EDITAL FACEPE 04/2018 Apoio à Divulgação Científica

EDITAL FACEPE 04/2018 Apoio à Divulgação Científica EDITAL FACEPE 04/2018 Apoio à Divulgação Científica A, vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), torna público o lançamento do presente Edital e convida escolas públicas, departamentos

Leia mais

2. RECURSOS FINANCEIROS

2. RECURSOS FINANCEIROS GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DO ESTADO DO MARANHÃO PROGRAMA DE APOIO A PUBLICAÇÃO APUB EDITAL APUB/FAPEMA Nº 004/2011 A Fundação de Amparo

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO DIRETORIA DE PESQUISA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO DIRETORIA DE PESQUISA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO DIRETORIA DE PESQUISA EDITAL PRPGI Nº 063, de 11 de julho de 2017 INTERCÂMBIO NACIONAL

Leia mais

Edital Universal CNPq nº 019/2004

Edital Universal CNPq nº 019/2004 Edital Universal CNPq nº 019/2004 Seleção Pública de Projetos de Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq torna público o presente

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EDITAL PROPESQ 2015

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EDITAL PROPESQ 2015 UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EDITAL PROPESQ 2015 A UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB), por meio da PRÓ-REITORIA DE PESQUISA e PÓS-GRADUAÇÃO (PRPGP) torna

Leia mais

EDITAL Nº. 001/2016. Participação no Programa de Apoio Institucional para Organização de Eventos Técnico-Científicos (TC 754/2014 Fundação Araucária)

EDITAL Nº. 001/2016. Participação no Programa de Apoio Institucional para Organização de Eventos Técnico-Científicos (TC 754/2014 Fundação Araucária) EDITAL Nº. 001/2016 Participação no Programa de Apoio Institucional para Organização de Eventos Técnico-Científicos (TC 754/2014 Fundação Araucária) A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura responsável institucional,

Leia mais

Edital CNPq N º 48/2010

Edital CNPq N º 48/2010 Edital CNPq N º 48/2010 Divulgação Científica para o Ano Internacional da Química I - EDITAL O Ministério da Ciência e Tecnologia e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Leia mais

EDITAL PPGE/FE/UFG Nº 01/2017 SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE MESTRADO E DOUTORADO

EDITAL PPGE/FE/UFG Nº 01/2017 SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE MESTRADO E DOUTORADO EDITAL PPGE/FE/UFG Nº 01/2017 SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE MESTRADO E DOUTORADO A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás torna público

Leia mais

BREVIÁRIO EDITAL CNPq Nº 12/2016 BOLSAS DE PRODUTIVIDADE EM PESQUISA

BREVIÁRIO EDITAL CNPq Nº 12/2016 BOLSAS DE PRODUTIVIDADE EM PESQUISA BREVIÁRIO EDITAL CNPq Nº 12/2016 BOLSAS DE PRODUTIVIDADE EM PESQUISA Julho/2016 Chamada CNPq Nº 12/2016 Bolsas de Produtividade em Pesquisa O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Leia mais

Lançamento do Edital na página do REUNI/UFPR na internet 18/02/2010. Data limite para submissão das propostas 01/03/2010

Lançamento do Edital na página do REUNI/UFPR na internet 18/02/2010. Data limite para submissão das propostas 01/03/2010 Edital REUNI/UFPR Nº 01/2010 PROGRAMA DE BOLSAS DE MESTRADO E DOUTORADO 2010 distribuição de bolsas de mestrado e doutorado aos programas de pós-graduação Seleção de propostas para apoio a projetos conjuntos

Leia mais

EDITAL PROGRAMA PESQUISADOR UNIRIO DE PRODUTIVIDADE EM PESQUISA PROPG/DPQ 2017 (PQ-UNIRIO) Edital PQ-UNIRIO n o 01/2017

EDITAL PROGRAMA PESQUISADOR UNIRIO DE PRODUTIVIDADE EM PESQUISA PROPG/DPQ 2017 (PQ-UNIRIO) Edital PQ-UNIRIO n o 01/2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa PROPG Diretoria de Pesquisa DPq EDITAL PROGRAMA PESQUISADOR UNIRIO DE PRODUTIVIDADE EM PESQUISA PROPG/DPQ

Leia mais

EDITAL PRPGI Nº 35 de 06 de abril de 2017

EDITAL PRPGI Nº 35 de 06 de abril de 2017 EDITAL PRPGI Nº 35 de 06 de abril de 2017 PIVIC - VIGÊNCIA 2017/2018 A Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Art.19º, inciso II do Estatuto

Leia mais

EDITAL PROPP/AGINOVA/UFMS Nº 125, DE 31 DE JULHO DE 2018

EDITAL PROPP/AGINOVA/UFMS Nº 125, DE 31 DE JULHO DE 2018 EDITAL PROPP/AGINOVA/UFMS Nº 125, DE 31 DE JULHO DE 2018 SELEC A O DE PROPOSTAS PARA ACREDITAÇÃO OU CREDENCIAMENTO DE LABORATÓRIOS DA UFMS EM ÓRGÃOS DE AVALIAÇÃO DE CONFORMIDADES A FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA EDITAL

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA EDITAL 1. EDITAL A Universidade Potiguar UnP, por meio da PRÓ-REITORIA ACADÊMICA, torna público o presente edital, pelo que convida o seu corpo docente, que atue em nível de Graduação e/ou Pós-Graduação a apresentarem

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEPB EDITAL 01/ PRPGP/UEPB

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEPB EDITAL 01/ PRPGP/UEPB UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEPB EDITAL 01/2009 - PRPGP/UEPB A Reitoria da Universidade Estadual da Paraíba, por intermédio

Leia mais

EDITAL NAI 01/2016 PIPA PROGRAMA DE APOIO A INCLUSÃO E PROMOÇÃO À ACESSIBILIDADE 2016

EDITAL NAI 01/2016 PIPA PROGRAMA DE APOIO A INCLUSÃO E PROMOÇÃO À ACESSIBILIDADE 2016 EDITAL NAI 01/2016 PIPA PROGRAMA DE APOIO A INCLUSÃO E PROMOÇÃO À ACESSIBILIDADE 2016 O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Universidade Federal de Minas Gerais UFMG, em parceria com as Pró-Reitorias

Leia mais

Chamada de Projetos CNPq/NIH Nº 02/2012. Programa Ciência sem Fronteiras

Chamada de Projetos CNPq/NIH Nº 02/2012. Programa Ciência sem Fronteiras Chamada de Projetos CNPq/NIH Nº 02/2012 Programa Ciência sem Fronteiras O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação MCTI, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq, e o National

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CHAMADA INTERNA N.º 02/2018 PPG/UEMA APOIO A PROJETOS DE PESQUISA

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CHAMADA INTERNA N.º 02/2018 PPG/UEMA APOIO A PROJETOS DE PESQUISA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CHAMADA INTERNA N.º 02/2018 PPG/UEMA APOIO A PROJETOS DE PESQUISA A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão UEMA, torna pública,

Leia mais

Edital MCT/CNPq nº 42/2006

Edital MCT/CNPq nº 42/2006 Edital MCT/CNPq nº 42/2006 Seleção Pública de Propostas para apoio a projetos apresentados por jovens pesquisadores, para financiamento de atividades de pesquisa e desenvolvimento em Nanociência e Nanotecnologia

Leia mais

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA CONFAP-MDIC nº 01/2017 APOIO A PROJETOS DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PARA INOVAÇÃO ENTRE EMPRESAS BRASILEIRAS E ISRAELENSES

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA CONFAP-MDIC nº 01/2017 APOIO A PROJETOS DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PARA INOVAÇÃO ENTRE EMPRESAS BRASILEIRAS E ISRAELENSES EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA CONFAP-MDIC nº 01/2017 APOIO A PROJETOS DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PARA INOVAÇÃO ENTRE EMPRESAS BRASILEIRAS E ISRAELENSES O CONSELHO NACIONAL DAS FUNDAÇÕES ESTADUAIS DE AMPARO

Leia mais

Início da contratação das propostas A partir de 01 de outubro de 2006

Início da contratação das propostas A partir de 01 de outubro de 2006 Edital MCT/CNPq 02/2006 - Universal Seleção Pública de Projetos de Pesquisa Científica, Tecnológica e Inovação O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq torna público o presente

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EDITAL 01/2008 - PRPGP/UEPB Programa de Incentivo à Pós-Graduação e Pesquisa - PROPESQ A Reitoria da Universidade Estadual da Paraíba,

Leia mais

EDITAL UFMS/PROPP Nº 012, DE 31 DE JANEIRO DE 2019

EDITAL UFMS/PROPP Nº 012, DE 31 DE JANEIRO DE 2019 EDITAL UFMS/PROPP Nº 012, DE 31 DE JANEIRO DE 2019 SELEÇÃO DE PROPOSTA PARA ATENDIMENTO À CHAMADA PÚBLICA MCTIC/FINEP/AÇÃO TRANSVERSAL 02/2019 Floricultura e Fruticultura do Bioma Caatinga Cirurgia Robo

Leia mais

Chamada MCTI/CNPq/FINEP N º 02 /2013 I - CHAMADA

Chamada MCTI/CNPq/FINEP N º 02 /2013 I - CHAMADA Chamada MCTI/CNPq/FINEP N º 02 /2013 I - CHAMADA O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação _MCTI por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e da Financiadora

Leia mais

Seleção Pública de Projetos de Pesquisa Científica, Tecnológica e Inovação

Seleção Pública de Projetos de Pesquisa Científica, Tecnológica e Inovação Edital MCT/CNPq 15/2007 - Universal Seleção Pública de Projetos de Pesquisa Científica, Tecnológica e Inovação O - CNPq torna público o presente Edital e convoca pesquisadores interessados a apresentarem

Leia mais

EDITAL PPGE/FE/UFG Nº 004/2018 SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE MESTRADO E DOUTORADO

EDITAL PPGE/FE/UFG Nº 004/2018 SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE MESTRADO E DOUTORADO EDITAL PPGE/FE/UFG Nº 004/2018 SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE MESTRADO E DOUTORADO A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás torna público

Leia mais

Divulgação dos resultados na página do PPGP 10 de abril de 2019 Início da vigência das bolsas dependerá da data de liberação dessas ao PPGP.

Divulgação dos resultados na página do PPGP 10 de abril de 2019 Início da vigência das bolsas dependerá da data de liberação dessas ao PPGP. EDITAL PPGP/FE/UFG N º 01/2019 EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO PPGP EM 2019 A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de

Leia mais

PRORROGAÇÃO. Limite para submissão das propostas eletrônicas até 14/04/2014

PRORROGAÇÃO. Limite para submissão das propostas eletrônicas até 14/04/2014 GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DO MARANHÃO APOIO A REALIZAÇÃO DE EVENTOS CIENTIFICOS, TECNOLÓGICOS E DE INOVAÇÃO AREC EDITAL FAPEMA Nº 03/2014

Leia mais

APOIO À PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

APOIO À PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO PROPES DIRETORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO - DPI EDITAL IFMT Nº 034/2016 PROPES/IFMT

Leia mais

Edital MCT/CNPq N º 06/2008 Jovens Pesquisadores

Edital MCT/CNPq N º 06/2008 Jovens Pesquisadores Edital MCT/CNPq N º 06/2008 Jovens Pesquisadores O Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT, por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, torna público o presente

Leia mais

EDITAL UFMS/PROPP Nº 001, DE 09 DE JANEIRO DE 2019 SELEÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA E INOVAÇÃO SEM FOMENTO DESENVOLVIDOS NO ÂMBITO DA UFMS

EDITAL UFMS/PROPP Nº 001, DE 09 DE JANEIRO DE 2019 SELEÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA E INOVAÇÃO SEM FOMENTO DESENVOLVIDOS NO ÂMBITO DA UFMS EDITAL UFMS/PROPP Nº 001, DE 09 DE JANEIRO DE 2019 SELEÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA E INOVAÇÃO SEM FOMENTO DESENVOLVIDOS NO ÂMBITO DA UFMS A FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL, por meio

Leia mais

EDITAL N º 37/2017/PROPPI CÂMPUS ITAJAÍ

EDITAL N º 37/2017/PROPPI CÂMPUS ITAJAÍ EDITAL N º 37/2017/PROPPI CÂMPUS ITAJAÍ 2ª RETIFICAÇÃO EM 27/06/2018 CHAMADA PÚBLICA 2017 PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA COM FINALIDADE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA EM CURSOS REGULARES

Leia mais

EDITAL PPGE/FE/UFG Nº 02/2018 SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE DOUTORADO

EDITAL PPGE/FE/UFG Nº 02/2018 SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE DOUTORADO EDITAL PPGE/FE/UFG Nº 02/2018 SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE DOUTORADO A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás torna público o presente

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº. 039/2011 Goiânia, 30 de setembro de 2011 A Universidade

Leia mais

Chamada Conjunta RNP-NSF para Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento em. Segurança Cibernética

Chamada Conjunta RNP-NSF para Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento em. Segurança Cibernética Chamada Conjunta RNP-NSF para Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento em Segurança Cibernética 1ª Chamada Conjunta RNP-NSF para projetos de pesquisa e desenvolvimento em segurança cibernética A Rede Nacional

Leia mais

EDITAL FACEPE 04/2009 SELEÇÃO PÚBLICA DE PROJETOS CONJUNTOS DE PESQUISA E/OU DESENVOLVIMENTO NO ÂMBITO DO ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA FACEPE/INRIA

EDITAL FACEPE 04/2009 SELEÇÃO PÚBLICA DE PROJETOS CONJUNTOS DE PESQUISA E/OU DESENVOLVIMENTO NO ÂMBITO DO ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA FACEPE/INRIA EDITAL FACEPE 04/2009 SELEÇÃO PÚBLICA DE PROJETOS CONJUNTOS DE PESQUISA E/OU DESENVOLVIMENTO NO ÂMBITO DO ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA FACEPE/INRIA A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado

Leia mais

EDITAL Nº 002/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INCENTIVO À PESQUISA PROGRAMA DE APOIO A GRUPOS DE PESQUISA

EDITAL Nº 002/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INCENTIVO À PESQUISA PROGRAMA DE APOIO A GRUPOS DE PESQUISA EDITAL Nº 002/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INCENTIVO À PESQUISA PROGRAMA DE APOIO A GRUPOS DE PESQUISA A Diretoria do Campus, por intermédio da Diretoria de Pesquisa e Pós Graduação da Universidade Federal

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA RETIFICAÇÃO DO EDITAL PROPESQ 2017

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA RETIFICAÇÃO DO EDITAL PROPESQ 2017 UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA RETIFICAÇÃO DO EDITAL PROPESQ 2017 A UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB), por meio da PRÓ-REITORIA DE PÓS- GRADUAÇÃO e PESQUISA

Leia mais

EDITAL PPGEDUC/PROPPG/UFRRJ N º 003/2019 BOLSAS DE FORMAÇÃO DE MESTRADO E DOUTORADO

EDITAL PPGEDUC/PROPPG/UFRRJ N º 003/2019 BOLSAS DE FORMAÇÃO DE MESTRADO E DOUTORADO EDITAL PPGEDUC/PROPPG/UFRRJ N º 003/2019 BOLSAS DE FORMAÇÃO DE MESTRADO E DOUTORADO A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc), no uso

Leia mais

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PPG EDITAL Nº 22/2017 PPG/UEMA CONCESSÃO DE BOLSA DE FIXAÇÃO DE DOUTOR

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PPG EDITAL Nº 22/2017 PPG/UEMA CONCESSÃO DE BOLSA DE FIXAÇÃO DE DOUTOR EDITAL Nº 22/2017 PPG/UEMA CONCESSÃO DE BOLSA DE FIXAÇÃO DE DOUTOR A Universidade Estadual do Maranhão - UEMA torna público e convoca os interessados a apresentarem propostas para obtenção de Bolsas de

Leia mais

Edital FINATEC 02/2016 FINATEC / UnB / DPP. Apoio a Projetos

Edital FINATEC 02/2016 FINATEC / UnB / DPP. Apoio a Projetos 1. Objetivo Edital FINATEC 02/2016 FINATEC / UnB / DPP Apoio a Projetos A Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos, FINATEC, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, tendo

Leia mais

EDITAL Nº 007/2017 Referente ao Aviso Nº 009/2017, publicado no D.O.E. de 24/01/2017.

EDITAL Nº 007/2017 Referente ao Aviso Nº 009/2017, publicado no D.O.E. de 24/01/2017. EDITAL Nº 007/2017 Referente ao Aviso Nº 009/2017, publicado no D.O.E. de 24/01/2017. O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições legais e regimentais, torna público

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO À PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS EDITAL N.º 003/2016 ARTIGO

PROGRAMA DE APOIO À PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS EDITAL N.º 003/2016 ARTIGO PROGRAMA DE APOIO À PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS EDITAL N.º 003/2016 ARTIGO O Governo do Estado do Maranhão por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação SECTI e a Fundação de Amparo à Pesquisa

Leia mais

Edital CNPq Nº 045/2005

Edital CNPq Nº 045/2005 Edital CNPq Nº 045/2005 Seleção Pública de Projetos de Pesquisa Científica A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres/PR, o Ministério da Ciência e Tecnologia, e o Conselho Nacional de Desenvolvimento

Leia mais

Anexo 1 do EDITAL SEDET-SECTEC/UESPI Nº 001/2016 PROGRAMA DE INFRAESTRUTURA PARA PESQUISA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ REGULAMENTO

Anexo 1 do EDITAL SEDET-SECTEC/UESPI Nº 001/2016 PROGRAMA DE INFRAESTRUTURA PARA PESQUISA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ REGULAMENTO Anexo 1 do EDITAL SEDET-SECTEC/UESPI Nº 001/2016 PROGRAMA DE INFRAESTRUTURA PARA PESQUISA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ REGULAMENTO CONDIÇÕES ESPECÍFICAS O presente REGULAMENTO tem por finalidade definir

Leia mais

EDITAL N º 28/2017/PROPPI CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL- CENTRO

EDITAL N º 28/2017/PROPPI CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL- CENTRO EDITAL N º 28/2017/PROPPI CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL- CENTRO RETIFICADO CHAMADA PÚBLICA 2017/2 PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA COM FINALIDADE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA EM CURSOS REGULARES

Leia mais

Edital MCT/CNPq/CT-Aquaviário Nº 08/2009

Edital MCT/CNPq/CT-Aquaviário Nº 08/2009 Edital MCT/CNPq/CT-Aquaviário Nº 08/2009 Seleção pública de propostas para apoio a projetos de pesquisas no setor aquaviário I - EDITAL O Ministério da Ciência e Tecnologia MCT e o Conselho Nacional de

Leia mais

Edital C.E.S.A.R.EDU N 01/2016

Edital C.E.S.A.R.EDU N 01/2016 C.E.S.A.R.EDU Unidade de Educação do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife MESTRADO PROFISSIONAL EM ENGENHARIA DE SOFTWARE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU Recomendação MEC/CAPES N o. 234_6/2006/CTC/CAPES

Leia mais

CHAMADA FOPESQ 2017 PROGRAMA DE FOMENTO À PESQUISA NA UFF

CHAMADA FOPESQ 2017 PROGRAMA DE FOMENTO À PESQUISA NA UFF CHAMADA FOPESQ 2017 PROGRAMA DE FOMENTO À PESQUISA NA UFF A Chamada do Programa de Fomento à Pesquisa, FOPESQ, tem como principal meta auxiliar as atividades de pesquisa desenvolvidas na UFF por seus pesquisadores.

Leia mais

EDITAL UFMS/PROPP Nº 007, DE 22 DE JANEIRO DE 2019 PIVIC PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIA

EDITAL UFMS/PROPP Nº 007, DE 22 DE JANEIRO DE 2019 PIVIC PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIA EDITAL UFMS/PROPP Nº 007, DE 22 DE JANEIRO DE 2019 PIVIC PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIA A FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL, por meio da (Propp), no uso de

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Odontologia Centro de Extensão

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Odontologia Centro de Extensão Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Odontologia Centro de Extensão CHAMADA CENEX nº 01/2018 FOMENTO A PROGRAMAS E PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA O CENEX FOUFMG torna pública a chamada

Leia mais

EDITAL UFMS/PROPP Nº 011, DE 31 DE JANEIRO DE 2019

EDITAL UFMS/PROPP Nº 011, DE 31 DE JANEIRO DE 2019 EDITAL UFMS/PROPP Nº 011, DE 31 DE JANEIRO DE 2019 SELEÇÃO DE PROPOSTA PARA ATENDIMENTO À CHAMADA PÚBLICA MCTIC/FINEP/AÇÃO TRANSVERSAL 01/2019 PESQUISA E INOVAÇÃO EM SANEAMENTO A FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO DIRETORIA DE PESQUISA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO DIRETORIA DE PESQUISA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO DIRETORIA DE PESQUISA EDITAL PRPGI Nº 02, DE 10 DE JANEIRO DE 2018 CONCESSÃO DE AUXÍLIO

Leia mais

EDITAL DE BOLSAS DE CAPACITAÇÃO UERN 001/2018

EDITAL DE BOLSAS DE CAPACITAÇÃO UERN 001/2018 GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPEG Campus Universitário BR 110, Km 46 - Costa e Silva CEP 59625-620

Leia mais

EDITAL UFMS/PROPP Nº 55, DE 16 DE FEVEREIRO DE Seleção de Projetos de Pesquisa e Inovação sem fomento desenvolvidos no âmbito da UFMS

EDITAL UFMS/PROPP Nº 55, DE 16 DE FEVEREIRO DE Seleção de Projetos de Pesquisa e Inovação sem fomento desenvolvidos no âmbito da UFMS EDITAL UFMS/PROPP Nº 55, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2018 Seleção de Projetos de Pesquisa e Inovação sem fomento desenvolvidos no âmbito da UFMS A - UFMS, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL N.º 19/2018-PPG/UEMA CONCESSÃO DE BOLSA DE FIXAÇÃO DE DOUTOR

EDITAL N.º 19/2018-PPG/UEMA CONCESSÃO DE BOLSA DE FIXAÇÃO DE DOUTOR EDITAL N.º 19/2018-PPG/UEMA CONCESSÃO DE BOLSA DE FIXAÇÃO DE DOUTOR A Universidade Estadual do Maranhão - UEMA torna público e convoca os interessados a apresentarem propostas para obtenção de Bolsas de

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃO - FAPEMA

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃO - FAPEMA GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃO - FAPEMA PROGRAMA DE INFRAESTRUTURA PARA JOVENS PESQUISADORES PROGRAMA PRIMEIROS PROJETOS

Leia mais

3. REQUISITOS DO CANDIDATO

3. REQUISITOS DO CANDIDATO CHAMADA PÚBLICA IPEA/PNPD Nº 003/2016 - SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA CONCESSÃO DE BOLSAS O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), fundação pública vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento

Leia mais

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPP

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPP UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPP EDITAL Nº. 008/PROPP/2013 CHAMADA DE PROJETOS DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA GRADUAÇÃO O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL Nº 01/

EDITAL Nº 01/ EDITAL Nº 01/2019 O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alfenas-MG (UNIFAL-MG), torna público o presente edital e convida os alunos matriculados no programa a apresentarem

Leia mais

2 APRESENTAÇÃO E ENVIO DAS PROPOSTAS

2 APRESENTAÇÃO E ENVIO DAS PROPOSTAS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EDITAL PRPPG Nº. 054/2011 Goiânia, 22 de dezembro

Leia mais