INFORMAÇÕES SOBRE HEXAFLUORINE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INFORMAÇÕES SOBRE HEXAFLUORINE"

Transcrição

1 INFORMAÇÕES SOBRE HEXAFLUORINE HEXAFLUORINE é uma solução aquosa estéril para lavagem descontaminante, utilizada em primeiros socorros na prevenção de queimaduras em casos de acidente com projeção de ácido hidrofluorídrico e derivados fluorados ácidos, fabricado pela Prevor (França). O HEXAFLUORINE age absorvendo, neutralizando e eliminando o agente químico agressor. HEXAFLUORINE não é um medicamento, pois não tem ação metabólica ou imunológica. É um produto registrado na ANVISA sob No e no GMED como Correlato Médico ( Medical Device ) na classificação CE no. 0459, de acordo com Anexo V, secção 3, Diretiva 93/42/CEE e certificados no.0202/b5s/1, no.0202/9001/1 e no.0202/13485/1 e é seguro para uso externo na pele, olhos e cavidade nasal e oral. Não é orientado para ingestão, porém, não é tóxico e não causa qualquer dano se pequenas quantidades forem ingeridas (q.v. Tabela 1 abaixo). Testes realizados pela CERB França - provaram que HEXAFLUORINE é não tóxico por ingestão (DL 50 >2000mg/kg sem mortalidade, teste no ST, em 1999). Outros testes no Safepharm Laboratories em Derbyshere Inglaterra provaram que o HEXAFLUORINE não causa efeitos locais na pele e nos olhos, sendo o HEXAFLUORINE não irritante à pele e olhos (testes no. 133/7, e no. 133/8, ). Ao ser administrado em cavidade oral, orienta-se cuspir o resíduo. O HEXAFLUORINE é composto por molécula anfótera. Assim, esta molécula atrai o ácido para o seu sítio alcalino, onde é afixado e aprisionado, tornando-se inofensivo. O mesmo acontece com os íons fluoretos (que são tóxicos): a molécula anfótera atrai o fluoreto para o seu sítio ativo, fixa-o e aprisiona-o, tornando-o inofensivo. HEXAFLUORINE é hipertônico (820 mosm/l), logo, ele retira líquido do tecido por osmose sem causar danos; neste processo, o produto químico agressor é carreado para o exterior das células, onde é capturado, descontaminando a pele/olho. Ele faz uma lavagem química ativa sem liberação de calor (por quelação), age muito rápido e muito pouco HEXAFLUORINE é requerido para neutralizar os efeitos do ácido hidrofluorídrico. HEXAFLUORINE deve ser usado imediatamente após a projeção de ácido hidrofluorídrico para que tenha maior eficácia. A demora ao iniciar a lavagem requererá uma quantidade maior de HEXAFLUORINE. O tempo de intervenção ótimo deve ser de até 60 segundos. É necessário lavar por 3 a 5 vezes o tempo de demora (ex: se demorar 3 minutos para iniciar a lavagem, é necessário aplicar HEXAFLUORINE por 9 a 15 minutos). A eficácia do HEXAFLUORINE é reduzida quando é utilizado após a lavagem com água (a água é hipotônica e favorece penetração do HF). Usar o HEXAFLUORINE mais que o recomendado não causa danos, porém, usar muito pouco resulta em descontaminação incompleta.

2 Antes de aplicar HEXAFLUORINE em olhos, verificar se o socorrido está em uso de lentes de contato e removê-las, pois o HF pode penetrar por trás dela causando maceração ou dissolvendo a lente. O HEXAFLUORINE pode causar uma leve sensação de secura nos olhos devido a hipertonicidade do produto; nestes casos pode-se lavar os olhos com soro fisiológico para restaurar o equilíbrio. Na maioria dos casos o balanço fisiológico é restaurado naturalmente. É seguro usar HEXAFLUORINE em feridas abertas (é um produto esterilizado), porém, não tem ação reparadora em tecidos danificados. HEXAFLUORINE não é aplicável em queimaduras térmicas. Se a queimadura é devido a ácido hidrofluorídrico quente, deve ser tratada primeiro a injúria química com HEXAFLUORINE, porque a projeção química progride a destruição do tecido após contato inicial. Em seguida deve-se tratar a queimadura térmica. O uso de HEXAFLUORINE reduz o índice de internação hospitalar e afastamento do trabalho. O HEXAFLUORINE é um produto esterilizado em autoclave e de uso único e completo, devendo a embalagem ser descartada após o uso. Ao ser descartada, não jogar ao fogo, perfurar, expor diretamente ao sol ou temperatura maior que 50 o C. A temperatura de estocagem do HEXAFLUORINE deve ser entre 0 a 45 o C. O congelamento não afetará a eficácia do HEXAFLUORINE ao ser descongelado. HEXAFLUORINE é um produto não inflamável e atóxico, disponível em três apresentações (q.v., Tabela 2 abaixo). Tabela 1 Resultados dos Testes de Toxidade do Hexafluorine Teste Resultado Ingestão - Não Tóxico DL50 >2000mg/kg Cutâneo Não Corrosivo Índice de irritação cutânea 0,9 Ocular Não Irritante Índice de irritação ocular 1,3 Resíduo da lavagem com ácido Índice de irritação ocular 0 Resíduo da lavagem com base Índice de irritação ocular 0 Tabela 2 Tipos de Apresentação do Hexafluorine APRESENTAÇÃO VOLUME PROPELENTE EMBALAGEM TEMPO IDEAL DE INTERVENÇÃO DAP 5L Gás Carbônico (CO2) Aço Carbono até 1min LAVA OLHOS DE MURAL 500mL Frasco de vidro até 1min BOLSA DE LAVA OLHOS 500mL PVC até 1min Mário Gilberto Kool Monteiro, Ph.D. Químico - Responsável Técnico da Globaltek Ltda CRQ 7 ª região no

3 1. PRODUTOS PARA OS OLHOS GUIA DE SELEÇÃO DE HEXAFLUORINE 1.1 Bolsa Lava-olhos Produto: Hexafluorine Aplicação: Olhos Embalagem: Bolsa de PVC Volume: 500 ml Código: LPF 2. PRODUTO PARA O CORPO 1.2 Lava-olhos de Mural s/ porta Produto: Hexafluorine & Solução de Conforto Aplicação: Olhos Embalagem: Frasco de Vidro Volume: 500 ml Código: LAKF Composto de 01 armário em aço pintado, 03 frascos de Hexafluorine, 03 frascos de solução de lavagem, 06 tubos oculares e 01 quadro de instruções. Para lavagem extensiva dos olhos contaminados. Versão de armário sem porta para ambientes não-corrosivos. 1.3 Lava-olhos de Mural c/ porta Produto: Hexafluorine & Solução de Conforto Aplicação: Olhos Embalagem: Frasco de Vidro Volume: 500 ml Código: LAPKF Composto de 01 armário em aço pintado, 03 frascos de Hexafluorine, 03 frascos de solução de lavagem, 06 tubos oculares e 01 quadro de instruções. Versão de armário com porta para proteção em atmosfera corrosiva. 2.1 DAP Ducha Autônoma Portátil Produto: Hexafluorine Aplicação: Corpo inteiro Embalagem: Ducha Propelente: CO2 Volume: 5 Litros Código: DAPF

4 Ficha de Informação de Segurança do Produto (MSDS) Autor:LMATHIEU HEXAFLUORINE Aprovado por: J BLOMET Data: Modificado: Atualização: 4 Visto de Aprovação: De acordo com NF ISSO e ordem oficial Européia 91/155/CEE 1. Identificação: 1.1 Nome comercial: HEXAFLUORINE 1.2 Nome do fabricante: PREVOR Moulin de Verville VALMONDOIS FRANCE Número do Telefone: / distribuidor no Brasil : Globaltek Uso: Lavagem de projeção (respingo) de ácido de hidrofluorídrico e fluoretos em solução ácida 2. Ingredientes perigosos e informações documentais Componentes Perigosos: sem componentes perigosos. 3. Identificações Perigosas 3.1 Perigos principais: solução sem nenhum perigo 3.2 Perigos específicos: sem perigos específicos 4. Procedimento para os Primeiros Socorros: não aplicável 5. Medidas contra incêndio e explosão: não aplicável 6. Passos no caso de uma dispersão acidental: sem precaução especial 7. Precauções a serem tomadas no manuseio e estocagem 7.1 Manuseio: sem precaução especial 7.2 Estocagem: Hexafluorine deve ser mantido na sua embalagem original e pode ser estocado por 2 anos se permanecer lacrado. A temperatura de estocagem deve ser entre 0 a 45 o C.

5 Ficha de Informação de Segurança do Produto (MSDS) Autor: L. MATHIEU HEXAFLUORINE Aprovado por: J BLOMET Data: Modificado: Atualização: 4 Visto de Aprovação: 8. Proteção individual: não aplicável 9. Informação Química e Física 9.1 Aparência: líquido aquoso, sem cheiro e sem cor 9.2 ph: 7,4 9.3 Ponto de ebulição: 100 C 9.4 Ponto de Congelamento: - 1 C 9.5 Densidade: 1,047 g/cm Solubilidade em água: solúvel 10. Reatividade e estabilidade: solução estável e não reativa 11. Informações toxicológicas 11.1 Toxicidade Aguda - Teste de toxicidade aguda oral em rato: Classificada como não tóxico oralmente: DL50 oralmente em ratos > 2000 mg/kg. (Teste realizado pela CERB 1999, teste número ST) Efeitos locais - Classificado como não irritante na pele de coelhos. (Teste realizado pela Safepharm, teste número 133/7, ). - Classificado como não irritante nos olhos de coelho. (Teste realizado pela Safepharm, teste número 133/8, ). 12. Informação Ambiental: sem informação 13. Condições de eliminação: sem precauções específicas 14. Informações sobre o transporte: sem precauções específicas 15. Informações sobre a regulamentação: sem regulamentação específica.

6 Ficha de Informação de Segurança do Produto (MSDS) Autor: L.MATHIEU HEXAFLUORINE Aprovado por: J BLOMET Data: Modificado: Atualização: 4 Visto de Aprovação: 16. Outras Informações: Use Hexafluorine imediatamente em caso de projeção de ácido hidrofluorídrico ou fluoreto em soluções ácidas. A Ficha de informações de segurança do produto (MSDS) complementa a notificação técnica de uso mas não a substitui. As informações contidas na ficha de informações de segurança são baseadas nos nossos conhecimentos atuais sobre o produto e na data indicada. Elas são dadas de boa fé. O usuário deve saber que perigos podem ocorrer se o produto for utilizado para outros fins e não aqueles descritos acima.