Actualização ao plano de contingência

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Actualização ao plano de contingência"

Transcrição

1 Actualização ao plano de contingência ALTERNATIVA ÀS REUNIÕES NO AUDITÓRIO DO IPB, DESTINADAS AOS ALUNOS, PREVISTAS NO PONTO DO PLANO DE CONTINGÊNCIA Atendendo às recomendações da Direcção Geral de Saúde (DGS) no sentido de se evitarem grandes aglomerações em locais fechados, a Equipa Operativa para o Plano de Contingência considerou pertinente substituir as reuniões previstas com os alunos por informações a serem disponibilizadas pelos seguintes meios: Suportes Visuais (Cartazes em várias línguas: alunos ERASMUS; Medidas de Protecção Gerais para a Gripe disponibilizados no microsite da Gripe: Informação ao Público. Cartazes A4 a serem colocados ao lado das portas à entrada e à saída das salas ver Anexos. Plasmas das Associações de Estudantes e Plasma do Edifício dos Serviços Comuns Videograma Gripe A (H1N1): Cuidados; Videograma Gripe A (H1N1): Sintomas disponibilizados no microsite da Gripe: Informação ao Público. Páginas do IPB e das Escolas com informação sobre a gripe e respectiva actualização que deve ser realçada por letra em cor diferente do negro actual. informação pertinente (base dados dos dos alunos). Coordenador/a de Curso e Comissões Técnico-científicas e Pedagógicas informar sobre a pertinência da lavagem das mãos, do arejamento das salas, dos comportamentos de risco pessoal e colectivo e da responsabilidade de cada um em relação a si e aos outros na gestão da situação relacionada com a gripe. Actualizado em 02/10/2009

2 ANEXOS

3 SE ESTIVER EM CASA E tiver: Inicio súbito de febre (temperatura 38⁰C). Tosse, dores de cabeça, dor de garganta, dores musculares, corrimento nasal, vómitos ou diarreia. DEVE Recorrer ao apoio próximo de familiares e/ou amigos. Ligar a linha de saúde 24: Seguir as instruções que forem fornecidas Contactar a equipa de apoio do IPBeja para fornecer dados sobre a situação. Telem: a actualizar.

4 SE ESTIVER NA RESIDÊNCIA E tiver: Inicio súbito de febre (temperatura 38⁰C). Tosse, dores de cabeça, dor de garganta, dores musculares, corrimento nasal, vómitos ou diarreia. DEVE Contactar o Dr. Jerónimo Picado (Assistente Social dos SAS), Telem: Seguir as instruções que forem fornecidas. Ligar para a Linha Saúde 24: Seguir as instruções que forem fornecidas.

5 E tiver: SE ESTIVER NA ESCOLA Inicio súbito de febre (temperatura 38⁰C). Tosse, dores de cabeça, dor de garganta, dores musculares, corrimento nasal, vómitos ou diarreia. DEVE Ligar a linha de saúde 24: (PEDIDO ATRAVÉS DA TELEFONISTA Marque 9) Seguir as instruções que forem fornecidas Dirigir-se à sala de isolamento Seguir as instruções afixadas Contactar o elemento responsável na Escola (ligando pelo telefone interno o nº 9 telefonista). o ESE: Nº (Ext ou 2103). o ESS: Nº o ESA: a actualizar. o ESTIG: a actualizar.

6 REGRAS DE UTILIZAÇÃO da SALA DE ISOLAMENTO AO ENTRAR DESINFECTE AS MÃOS COM A SOLUÇÃO ALCOÓLICA DISPONIVEL. CONTACTE A PESSOA PESPONSÁVEL (MARQUE O Nº 9 PELO TELEFONE INTERNO). COLOQUE A MÁSCARA. MEÇA A TEMPERATURA. TOME 1000 mg DE PARACETAMOL (UM OU DOIS COMPRIMIDOS CONSOANTE A DOSAGEM NA EMBALAGEM) CASO A TEMPERATURA SEJA IGUAL OU SUPERIOR A 38ºC. UTILIZE OS LENÇOS DE PAPEL PARA SE ASSOAR, ESPIRRAR OU TOSSIR, E COLOQUE-OS DE IMEDIATO NO CAIXOTE DO LIXO. LIGUE PARA A LINHA DE SAÚDE E SIGA AS INSTRUÇÕES QUE LHE FOREM DADAS. NÃO SAIA DA SALA SEM AVISAR PARA O NÚMERO ANTERIOR. AO SAIR DESINFECTE DE NOVO AS MÃOS COM SOLUÇÃO ALCOÓLICA. Proteja-se e proteja os outros!

7 REGRAS DE UTILIZAÇÃO da SALA DE ISOLAMENTO RESPONSÁVEL PELA SALA AO ENTRAR DESINFECTE AS MÃOS COM A SOLUÇÃO ALCOÓLICA DISPONÍVEL. COLOQUE A MÁSCARA. USE LUVAS. MANTENHA PELO MENOS UM METRO DE DISTÂNCIA. FAÇA O REGISTO EM FOLHA PRÓPRIA. COLABORE NO QUE LHE FÔR SOLICITADO. CONTACTE A DIRECÇÃO DA ESCOLA. CONTACTE O GRUPO DE APOIO DO IPB. AO SAIR DESINFECTE DE NOVO AS MÃOS COM SOLUÇÃO ALCOÓLICA. PROVIDENCIE O AREJAMENTO E LIMPEZA DA SALA. Proteja-se e proteja os outros!

8 REGISTO Nome Contacto Curso Escola Inicio dos sintomas (data) Encaminhamento: Outras informações: Responsável pelo registo