Orientações Coordenadores e Referees

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Orientações Coordenadores e Referees"

Transcrição

1

2 Orientações Coordenadores e Referees Prezado colega, Agradecemos a sua contribuição! Este documento se propõe a instruir os avaliadores do ENEGEP. Sabendo que existe certa subjetividade em uma avaliação, nosso objetivo é buscar uma homogeneidade no processo avaliativo tornando transparentes os critérios de avaliação e o que se entende por cada um deles. Ainda assim, caso ocorra discrepância entre duas avaliações de um mesmo artigo, o Comitê Científico o encaminhará para um terceiro avaliador. Cronograma Prazo para coordenadores atribuírem artigos aos Referees Prazo de retorno das avaliações pelos Referees Mutirão Classificação dos artigos (ranking de nota e limite de artigos/autor) Divulgação dos artigos aprovados (contamos com o seu apoio para cumprir o prazo) 12 a 22/maio 09/junho 20 a 28/junho 30/junho 01/julho

3 Papel dos Coordenadores A sua função enquanto Coordenador de Área é: Até 22 de maio, data limite de atribuição de artigos aos referees: Ler o resumo dos artigos não atribuídos e distribuí-los aos referees. Deve ser dada preferência às pessoas que você conhece que possuem relação com a área do artigo; Se necessário, contatar e cadastrar novos referees, com titulação de doutor, para aumentar a base de avaliadores da ABEPRO. Como mencionado acima, você poderá contar com todos os referees vinculados a sua área. Porém, um dos pedidos que fazemos aos coordenadores é que cadastrem novos doutores que tenham afinidade com a área relacionada aos artigos e que possam vir colaborar e enriquecer esta função. O endereço para acessar o sistema é Até 09 de junho, data limite de retorno das avaliações: Gerenciar o trabalho de avaliação dos referees e auxiliá-los em suas dúvidas, de forma a garantir que não ocorram atrasos no processo de avaliação; Caso identifique que um artigo recebeu notas discrepantes (diferenças acima de 1,5 pontos), encaminhar para um terceiro referee, para arbitragem. Lembramos que, quanto mais cedo os Coordenadores distribuírem seus artigos, maior será o número de Referees disponíveis em sua base!

4 Papel dos Referees A sua função enquanto Referee é: Até 09/junho, data limite de retorno das avaliações: Monitorar o ambiente de referee periodicamente, verificando novas atribuições ou pedidos de arbitragem; Ler integralmente os artigos que lhe foram atribuídos Título, Resumo, Palavras-Chave e arquivo com corpo do texto e julgá-los com imparcialidade, baseando-se nos critérios de julgamento apresentados neste documento; Realizar as avaliações dentro do prazo indicado neste documento ou informar prontamente ao coordenador sobre sua impossibilidade de realização. O endereço para acessar o sistema é Para acessar a área de sistema basta entrar com seu CPF e senha no site indicado e acessar os artigos que estão disponíveis para sua avaliação. Clique em Artigo. Até 28/junho, data limite do mutirão de avaliações: Monitorar o ambiente de referee periodicamente, verificando novas atribuições ou pedidos de arbitragem. Talvez seja necessário contar com o seu apoio para a avaliação de mais alguns artigos ao final do processo. Esse processo é chamado Mutirão e serão avaliados os artigos que tiveram notas com discrepância maior do que 1,5 nas médias dos dois referees anteriores. Solicitamos que estejam atentos à data limite de avaliação (09/junho). Atrasos no processo promovem falhas no processo de organização. Por esse motivo, respeite esta data. Caso não seja possível cumpri-la, avise-nos com a maior antecedência possível, para que possamos tomar outra providência.

5 Segurança do sistema do ENEGEP 2016 O sistema possui uma série de padrões de segurança para evitar inconsistências. Por exemplo, há um filtro que impede coordenadores e referees de receberem artigos de seu estado; outro filtro impede que o referre receba um artigo que já avaliou, para que não avalie este mesmo trabalho mais uma vez; entre outros. Dessa forma, impedimos que a maior parte dos problemas ocorram. Contudo, caso aconteça algum imprevisto, pedimos que nos reporte imediatamente através do avaliadores@abepro.org.br.

6 Critérios para avaliação A fim de reduzir a subjetividade nas avaliações e mitigar dúvidas sobre o processo de avaliação, pedimos que os seguintes critérios sejam observados ou se façam observar: 1) Título (Peso 1) O título deve concisamente retratar o conteúdo do artigo. Deve ser completo, objetivo, preciso e sintético. Um bom título deve: a) ter as palavras mais importantes aparecendo no início do título; b) evitar o uso de palavras ambíguas e confusas; c) separar em título e subtítulo quando se tem muitas palavras; d) incluir palavras-chave que irão ajudar os pesquisadores encontrar o trabalho no futuro. 2) Resumo (Peso 2) O resumo deve trazer com precisão e concisão o conteúdo completo do artigo. Deve conter: objetivo do artigo, contextualização (descrição e importância) do problema, metodologia empregada e resultados encontrados. 3) Introdução (Peso 1) A introdução deve apresentar com clareza a contextualização e o objetivo do estudo realizado. Deve conter histórico do problema, dos métodos de solução e das teorias usadas em geral para resolução do problema. Deve mostrar as questões orientadoras da pesquisa. Estas questões devem evidenciar a ligação entre a pesquisa e as outras que a precederam. As questões devem claramente mostrar a relação da pesquisa com o seu campo de estudos.

7 Critérios para avaliação 4) Metodologia (Peso 2) O artigo deve apresentar adequação quanto à metodologia utilizada. A Metodologia deve conter uma sessão qualificando o tipo de pesquisa quanto aos métodos e meios empregados. Deve descrever justificando, qualificando e quantificando a amostra, a população e o universo da pesquisa. Deve trazer: a) uma descrição passo a passo de como foi conduzida a pesquisa. Uma descrição detalhada dos instrumentos de pesquisa; b) uma descrição detalhada do método de análise de dados; c) uma revisão detalhada das hipóteses e questões chave que as testam relacionando-as com as os instrumentos de pesquisa e os métodos de análise de dados. Sempre que possível fazendo análise consequências de resultados; d) uma análise das vantagens, desvantagens e limitações da metodologia, bem como das formas de contornar estas limitações que foram empregadas pelo autor. 5) Revisão Bibliográfica (Peso 1) A revisão bibliográfica deve ser atualizada e pertinente. Deve citar artigos sobre referenciais teóricos ou abordagens alternativas ou competidoras com as do referencial teórico empregado no artigo. Devem ser citados artigos de revistas científicas do Qualis CAPES, preferencialmente A e B, dissertações de mestrado e teses de doutorado, tanto nacionais quanto estrangeiras. Deve conter uma descrição das principais alternativas de: solução diferente do referencial teórico, metodologias, métodos e técnicas empregados na pesquisa, analisando pontos fracos e fortes, razões e situações para adoção e rejeição dos mesmos em confronto com o referencial a ser adotado. Os referenciais teóricos empregados devem ser descritos com riqueza visando dar o norte do raciocínio durante todo o trabalho.

8 Critérios para avaliação Deve justificar a natureza e conteúdo das hipóteses, os métodos empregados para análise dos dados, bem como dos instrumentos de levantamento de fatos e dados. O autor ao selecionar um tema e problematizá-lo, precisa conhecer o que já foi escrito sobre o assunto, sob pena de estar simplesmente repetindo o que outros já fizeram. Além disso, necessita conhecer pontos de vista, teses e teorias que possam fundamentar o trabalho e de onde se possam extrair alguns pressupostos teóricos que o direcionem. 6) Conclusões (Peso 1) As conclusões devem ser apropriadas. Isto significa que elas respondem aos objetivos e questões estabelecidos. Esta sessão deve ser rica e detalhada, contendo um resumo dos fatos encontrados e uma analise quantitativa qualitativa centrada não mais em teoria mas nos fatos e conceitos do sistema real de que trata o artigo. As proposições, questões e objetivos enunciados na introdução devem ser endereçados e deve ser demonstrado claramente que eles foram resolvidos. As hipóteses devem ser qualificadas como verdadeiras, falsas, inconsistentes ou indeterminadas. 7) Relevância (Peso 2) Os resultados obtidos devem ser relevantes. Ênfase deve ser dada à contribuição feita pelo trabalho à sociedade, à teoria, à técnica, à universidade em que foi feita e ao grupo de pesquisa em que se insere. Especialmente deve ser ressaltada a relevância para a Engenharia de Produção. 8) Redação e Organização do texto (Peso 2) O artigo deve apresentar redação e organização do texto (ortografia, gramática, clareza, objetividade e estrutura formal) bem estruturadas e corretamente adequadas ao idioma. Um pré-requisito para a aceitação do artigo é que sua formatação esteja adequada às normas estabelecidas para o evento. Para fazer download do modelo de artigo, clique aqui.

9 Benefício DESCONTO - ENEGEP 2016 O Comitê Científico do ENEGEP 2016 agradece imensamente a sua participação! Como forma de demonstrar esse agradecimento, irá conceder aos referees que avaliarem pelo menos 4 artigos (ou a totalidade dos atribuídos a ele), assim como, aos coordenadores de área, 20% de desconto na inscrição para o ENEGEP Contamos com a sua presença!

Pequeno Manual de orientação de jovens autores para produção de trabalhos científicos

Pequeno Manual de orientação de jovens autores para produção de trabalhos científicos Pequeno Manual de orientação de jovens autores para produção de trabalhos científicos Preâmbulo Ao escrever um artigo pense no seu público: seu orientador, sua banca de avaliação, os referees das revistas

Leia mais

Filtro de avaliação ORIENTEL artigos, monografias, dissertações e teses. Professor Doutor Heitor Luiz Murat de Meirelles Quintella

Filtro de avaliação ORIENTEL artigos, monografias, dissertações e teses. Professor Doutor Heitor Luiz Murat de Meirelles Quintella Filtro de avaliação ORIENTEL artigos, monografias, dissertações e teses Professor Doutor Heitor Luiz Murat de Meirelles Quintella Pequeno Manual de orientação de alunos para produção de trabalhos científicos

Leia mais

Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar TÍTULO DO ARTIGO: SUBTÍTULO SE HOUVER

Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar TÍTULO DO ARTIGO: SUBTÍTULO SE HOUVER Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar TÍTULO DO ARTIGO: SUBTÍTULO SE HOUVER Faculdade de Araçatuba - FAAR Araçatuba-SP 2016 Nome Completo

Leia mais

SALÃO DO CONHECIMENTO Ciência Alimentando o Brasil 26/09 a 30/09/2016. Campus Ijuí Santa Rosa Panambi Três Passos

SALÃO DO CONHECIMENTO Ciência Alimentando o Brasil 26/09 a 30/09/2016. Campus Ijuí Santa Rosa Panambi Três Passos SALÃO DO CONHECIMENTO 2016 XXIV SEMINÁRIO DE IN ICIAÇÃO CIENTÍFICA XXI JORNADA DE PESQUISA XVII JORNADA DE EXTENSÃO VI MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR VI SEMINÁRIO DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA Ciência

Leia mais

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE UniRV

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE UniRV Cadastro do Projeto Final de Curso 1. Instruções Enviar o formulário preenchido para e-mail do professor da disciplina do Projeto Final de Curso e aguardar aviso de recebimento. A cópia eletrônica será

Leia mais

Resolução Nº 01/2016. Edital para seleção interna para candidatura Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE CAPES Edital Nº 19)

Resolução Nº 01/2016. Edital para seleção interna para candidatura Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE CAPES Edital Nº 19) Resolução Nº 01/2016 Edital para seleção interna para candidatura Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE CAPES Edital Nº 19) O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química -

Leia mais

MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos

MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos www.metrologia2017.org.br E-mail: metrologia2017@metrologia.org.br Telefone: 21-25327373 SUMÁRIO 1. COMO REALIZAR SUA INSCRIÇÃO?... 3 2. COMO REALIZAR

Leia mais

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA INSCRIÇÃO DO PROJETO NO PIBIC (ATENÇÃO)

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA INSCRIÇÃO DO PROJETO NO PIBIC (ATENÇÃO) DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA INSCRIÇÃO DO PROJETO NO PIBIC (ATENÇÃO) Após o preenchimento do formulário, favor conferir, aqui, a documentação exigida para a inscrição de seu projeto de pesquisa. Entregar a

Leia mais

3. NORMAS PARA SUBMISSÃO: 3.1 Serão admitidos trabalhos inéditos que contribuam para o avanço dos estudos na área de Relações Internacionais.

3. NORMAS PARA SUBMISSÃO: 3.1 Serão admitidos trabalhos inéditos que contribuam para o avanço dos estudos na área de Relações Internacionais. IV WORKSHOP DO NÚCLEO DE PESQUISA EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UFPR 22, 23 E 24 NOVEMBRO DE 2017 1. DO EVENTO O IV Workshop de Pesquisa em Relações Internacionais da Universidade Federal do Paraná reunirá

Leia mais

EDITAL INSTITUCIONAL PIBITI/CNPq/UNIVATES - 01/2014

EDITAL INSTITUCIONAL PIBITI/CNPq/UNIVATES - 01/2014 EDITAL INSTITUCIONAL PIBITI/CNPq/UNIVATES - 01/2014 O presente Edital tem por objetivo destinar Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação (Biti) a projetos de pesquisa aprovados pelo Centro Universitário

Leia mais

A escrita científica é útil para divulgar qualquer trabalho científico, ou seja, a pesquisa.

A escrita científica é útil para divulgar qualquer trabalho científico, ou seja, a pesquisa. A escrita científica é útil para divulgar qualquer trabalho científico, ou seja, a pesquisa. Ela se dá por meio de: Artigos Científicos, Teses, Dissertações, etc. Assim, deve-se exercitar: coesão, precisão,

Leia mais

REGULAMENTO PARA AVALIAÇÕES DE TRABALHOS SALÃO DO CONHECIMENTO 2017 CAPÍTULO I DA AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DOS TRABALHOS

REGULAMENTO PARA AVALIAÇÕES DE TRABALHOS SALÃO DO CONHECIMENTO 2017 CAPÍTULO I DA AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DOS TRABALHOS REGULAMENTO PARA AVALIAÇÕES DE TRABALHOS SALÃO DO CONHECIMENTO 2017 CAPÍTULO I DA AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DOS TRABALHOS Art. 1º Os trabalhos submetidos na forma de resumo expandido e trabalho completo serão

Leia mais

MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos

MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos SUMÁRIO 1. COMO REALIZAR SUA INSCRIÇÃO?...3 2. COMO REALIZAR O PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO?...5 3. COMO SUBMETER UM ARTIGO?...7 4. COMO REALIZAR

Leia mais

4.3 O conteúdo dos trabalhos é de inteira responsabilidade dos autores.

4.3 O conteúdo dos trabalhos é de inteira responsabilidade dos autores. 1. DISPOSIÇÕES GERAIS A Comissão Organizadora do I ETEM, por meio de sua Comissão Científica, torna público o presente Edital de submissão de trabalhos científicos, objetivando a seleção de trabalhos para

Leia mais

NORMAS PARA A SUBMISSÃO, APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE TRABALHOS - VI SECITEC

NORMAS PARA A SUBMISSÃO, APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE TRABALHOS - VI SECITEC NORMAS PARA A SUBMISSÃO, APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE TRABALHOS - VI SECITEC A VI Semana de Ciência e Tecnologia do IFC Campus Luzerna (SECITEC) tem como tema central a Contribuição ao Desenvolvimento Científico

Leia mais

Professora Ivana Lourenço de Mello Ferreira 2016/2

Professora Ivana Lourenço de Mello Ferreira 2016/2 Professora Ivana Lourenço de Mello Ferreira 2016/2 Características da disciplina O aluno apresentará de forma escrita e oral, o projeto apresentado na disciplina de Seminário de Mestrado, acrescido da

Leia mais

Edital do 26º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP

Edital do 26º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP 1. Definição 1.1. O Simpósio Internacional SIICUSP é um evento realizado anualmente que tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de pesquisas científicas e tecnológicas realizadas por estudantes

Leia mais

EDITAL ATUALIZADO II ETEM

EDITAL ATUALIZADO II ETEM EDITAL ATUALIZADO II ETEM Prezado(s) autor(es), A Comissão Organizadora do II Encontro Tocantinense das Escolas Médicas, por meio de sua Comissão Científica e no uso de suas atribuições, vem por meio deste

Leia mais

RESOLUÇÃO CRCRJ Nº 480, DE 27 DE JUNHO DE 2016.

RESOLUÇÃO CRCRJ Nº 480, DE 27 DE JUNHO DE 2016. RESOLUÇÃO CRCRJ Nº 480, DE 27 DE JUNHO DE 2016. Aprova Novo Regulamento do Prêmio Contador Geraldo de La Rocque. O CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, no exercício de suas atribuições

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL PRESIDENTE CASTELO BRANCO FACULDADE CASTELO BRANCO NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO, INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO COMUNITÁRIA NUPOEX

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL PRESIDENTE CASTELO BRANCO FACULDADE CASTELO BRANCO NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO, INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO COMUNITÁRIA NUPOEX FUNDAÇÃO EDUCACIONAL PRESIDENTE CASTELO BRANCO FACULDADE CASTELO BRANCO NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO, INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO COMUNITÁRIA NUPOEX EDITAL Nº 001/2017 SELEÇÃO DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PINHAIS DIRETORIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL 06/2018

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PINHAIS DIRETORIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL 06/2018 INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PINHAIS DIRETORIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL 06/2018 A Direção do Campus Pinhais, por intermédio da sua Direção de Ensino,

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PÓS-DOUTORADO CAPES / PNPD / DOS DETALHES DA VAGA PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PÓS-DOUTORADO CAPES / PNPD / DOS DETALHES DA VAGA PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO EDITAL PARA SELEÇÃO DE PÓS-DOUTORADO CAPES / PNPD / 2019 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul torna público o Processo Seletivo de bolsista

Leia mais

EDITAL INSTITUCIONAL PIBIC/CNPq/UNIVATES - 01/2014

EDITAL INSTITUCIONAL PIBIC/CNPq/UNIVATES - 01/2014 EDITAL INSTITUCIONAL PIBIC/CNPq/UNIVATES - 01/2014 O presente Edital tem por objetivo destinar Bolsas de Iniciação Científica (BIC) a projetos de pesquisa aprovados pelo Centro Universitário UNIVATES,

Leia mais

Centro Universitário Estácio Juiz de Fora Pró-reitoria de Graduação Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Centro Universitário Estácio Juiz de Fora Pró-reitoria de Graduação Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão Centro Universitário Estácio Juiz de Fora Pró-reitoria de Graduação Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão Edital de Concurso para Seleção de Projetos de Extensão Acadêmica PEA Período agosto

Leia mais

Site do Evento:

Site do Evento: Site do Evento: http://www.wix.com/dehisuepg/sdh Email: semanadehistoriadehisuepg@yahoo.com.br Simpósio do GT História das Religiões e Religiosidades (ANPUH/PR e ANPUH /SC) & 40ª. Semana de História -

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO CAPES / PNPD / 2017

EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO CAPES / PNPD / 2017 EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO CAPES / PNPD / 2017 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul torna público o Processo Seletivo

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA- FIAP

EDITAL PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA- FIAP EDITAL PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA- FIAP FINALIDADE Desenvolver nos estudantes de graduação o interesse pela pesquisa científica ou tecnológica, bem como complementar a formação

Leia mais

TUTORIAL PARA CADASTRO DOS PROJETOS DE MONITORIA NA PLATAFORMA SISPROL

TUTORIAL PARA CADASTRO DOS PROJETOS DE MONITORIA NA PLATAFORMA SISPROL TUTORIAL PARA CADASTRO DOS PROJETOS DE MONITORIA NA PLATAFORMA SISPROL Todos os orientadores de disciplinas objeto da monitoria deverão: Cadastrar o projeto de monitoria (que corresponde ao plano de monitoria)

Leia mais

Comitê Gestor Institucional ProIC MANUAL DO AVALIADOR Editais

Comitê Gestor Institucional ProIC MANUAL DO AVALIADOR Editais Em caso de dúvidas, entre em contato pelo email pibicunb@gmail.com Brasília, 2017 Dados das Inscrições PIBIC PIBITI PIBIC AF 2016 2017 2016 2017 2016 2017 Exatas 504 548 55 61 10 12 Vida 1006 896 64 81

Leia mais

Edital do 27º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP

Edital do 27º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP 1. Definição 1.1. O Simpósio Internacional SIICUSP é um evento realizado anualmente que tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de pesquisas científicas e tecnológicas realizadas por estudantes

Leia mais

- Para submeter os trabalhos ao Simpósio um dos autores deve estar inscrito e quite com o Simpósio.

- Para submeter os trabalhos ao Simpósio um dos autores deve estar inscrito e quite com o Simpósio. 1. INSTRUÇÕES GERAIS - Para submeter os trabalhos ao Simpósio um dos autores deve estar inscrito e quite com o Simpósio. - Cada inscrição da direito ao envio de 2 (dois) trabalhos completos. - O número

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL (DINTER) EM DIREITO TURMA 2019

EDITAL DE SELEÇÃO DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL (DINTER) EM DIREITO TURMA 2019 EDITAL DE SELEÇÃO DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL (DINTER) EM DIREITO TURMA 2019 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul comunica a abertura

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE

DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE PORTARIA RCC Nº 49, de 15 de agosto de 2013. (Alterada pela Portaria RCC Nº 64) Estabelece normas para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, para alunos do curso de Ciências Contábeis, e Monografia,

Leia mais

CHAMADA DE TRABALHOS

CHAMADA DE TRABALHOS CHAMADA DE TRABALHOS 25º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 100% presencial - Qualis (Capes) B N - ISSN 2175-4098 1. O Congresso O 25º CIAED - Congresso Internacional ABED de

Leia mais

NORMAS - SIICUSP 2016

NORMAS - SIICUSP 2016 1. Definição NORMAS - SIICUSP 2016 1.1. O Simpósio Internacional de SIICUSP é um evento realizado anualmente que tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de pesquisas científicas e tecnológicas

Leia mais

RESOLUÇÃO CRCRJ Nº 476, DE 30 DE MAIO DE 2016.

RESOLUÇÃO CRCRJ Nº 476, DE 30 DE MAIO DE 2016. RESOLUÇÃO CRCRJ Nº 476, DE 30 DE MAIO DE 2016. Aprova Novo Regulamento do Prêmio Contador Geraldo de La Rocque. O CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, no exercício de suas atribuições

Leia mais

METODOLOGIA DA PESQUISA PATRÍCIA RUIZ SPYERE

METODOLOGIA DA PESQUISA PATRÍCIA RUIZ SPYERE METODOLOGIA DA PESQUISA Leitura crítica de artigos científicos Artigos científicos Seria correto se todos os artigos publicados fossem cientificamente saudáveis, mas, infelizmente, o padrão de pesquisa

Leia mais

RESOLUÇÃO CRCRJ Nº 481, DE 27 DE JUNHO DE 2016.

RESOLUÇÃO CRCRJ Nº 481, DE 27 DE JUNHO DE 2016. RESOLUÇÃO CRCRJ Nº 481, DE 27 DE JUNHO DE 2016. Aprova Novo Regulamento do Prêmio Contador Américo Matheus Florentino O CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, no exercício de suas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei no 5.152, de 21/10/ São Luís - Maranhão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei no 5.152, de 21/10/ São Luís - Maranhão UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei no 5.152, de 21/10/1966 - São Luís - Maranhão PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Departamento de Pós-Graduação PROGRAMA DE QUALIDADE

Leia mais

MESTRADO ACADÊMICO EM ENFERMAGEM. EDITAL Nº 001, de 02 de maio de 2016

MESTRADO ACADÊMICO EM ENFERMAGEM. EDITAL Nº 001, de 02 de maio de 2016 MESTRADO ACADÊMICO EM ENFERMAGEM EDITAL Nº 001, de 02 de maio de 2016 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Universidade Federal de São João del-rei,

Leia mais

INSTRUÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DE RESUMOS DE TRABALHOS PARA APRESENTAÇÃO NA SECITEC 2017 DO IFG-ITUMBIARA

INSTRUÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DE RESUMOS DE TRABALHOS PARA APRESENTAÇÃO NA SECITEC 2017 DO IFG-ITUMBIARA INSTRUÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DE RESUMOS DE TRABALHOS PARA APRESENTAÇÃO NA SECITEC 2017 DO IFG-ITUMBIARA - As instruções e orientações a seguir devem ser rigorosamente observadas quanto

Leia mais

EDITAL PPGEcoH Nº 003/2019 CREDENCIAMENTO DE PROFESSORES

EDITAL PPGEcoH Nº 003/2019 CREDENCIAMENTO DE PROFESSORES EDITAL PPGEcoH Nº 003/2019 CREDENCIAMENTO DE PROFESSORES 1 DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS 1.1 A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental, no uso das suas atribuições

Leia mais

Edital 01 / 2016 HISTÓRIA

Edital 01 / 2016 HISTÓRIA Edital 01 / 2016 Define os procedimentos para inscrição e seleção de doutorandos(as) do PPGHIS- interessados na candidatura à Bolsa do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE da

Leia mais

Edital PROPPGE 03/2012 Cadastramento de Projetos de Pesquisa e Extensão

Edital PROPPGE 03/2012 Cadastramento de Projetos de Pesquisa e Extensão Edital PROPPGE 03/2012 Cadastramento de Projetos de Pesquisa e Extensão - 2012 A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais MESTRADO ACADEMICO E DOUTORADO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais MESTRADO ACADEMICO E DOUTORADO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais MESTRADO ACADEMICO E DOUTORADO EDITAL N 03/2017 PPCEM/UFPB Chamada pública de candidatos ao processo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia 29056-255 Vitória ES 27 3357-7500 EDITAL PRPPG 07/2019 PROGRAMA INSTITUCIONAL

Leia mais

XVIII SEPEX SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

XVIII SEPEX SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO XVIII SEPEX SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS 1 APRESENTAÇÃO - A Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo promoverá, entre os dias 12 e 13 de julho de 2016, a XVIII

Leia mais

A seguir, será apresentado o passo a passo para o processo de cadastro de pesquisador e submissão da pesquisa: PARA SE CADASTRAR COMO PESQUISADOR (A)

A seguir, será apresentado o passo a passo para o processo de cadastro de pesquisador e submissão da pesquisa: PARA SE CADASTRAR COMO PESQUISADOR (A) TUTORIAL PARA CADASTRO E SUBMISSÃO DE ARTIGO NA PLATAFORMA BRASIL Prezado (a) aluno (a) / professor (a), O objetivo deste manual é de auxiliar no cadastro como pesquisador na Plataforma Brasil, assim como

Leia mais

Resolução 062/Reitoria/Univates Lajeado, 15 de julho de 2014

Resolução 062/Reitoria/Univates Lajeado, 15 de julho de 2014 Resolução 062/Reitoria/Univates Lajeado, 15 de julho de 2014 Aprova o Edital Institucional PIBIC/EM/CNPq/Univates 01/2014 O Reitor do Centro Universitário UNIVATES, no uso de suas atribuições estatutárias,

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACIG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL 2019/2020

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACIG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL 2019/2020 CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACIG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL 2019/2020 O Programa Institucional de Iniciação Cientifica (PIIC) do UNIFACIG é um programa voltado à iniciação à pesquisa,

Leia mais

24º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP 24º SIICUSP

24º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP 24º SIICUSP INSCRIÇÕES 24º Simpósio Internacional de 24º SIICUSP 20/06/2016 a 10/08/2016 - https://uspdigital.usp.br/siicusp/ Quem pode se inscrever? Estudantes de graduação de qualquer instituição de ensino, bolsistas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PROCEDIMENTOS A SEREM ADOTADOS NA DISCIPLINA EDU388 - Trabalho de Conclusão do Curso (TCC)* 1. APRESENTAÇÃO: 1.1 - Conforme definido pelo Projeto Político Pedagógico do Curso

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO ALUNO REGULAR PPGAC - MESTRADO

EDITAL DE SELEÇÃO ALUNO REGULAR PPGAC - MESTRADO EDITAL DE SELEÇÃO ALUNO REGULAR PPGAC - MESTRADO O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas Mestrado (PPGAC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul torna público em 15 de maio de 2016 o regulamento

Leia mais

4º EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS AO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR PDSE/Capes 2018

4º EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS AO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR PDSE/Capes 2018 4º EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS AO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR PDSE/Capes 2018 EMENTA: Normatiza os procedimentos para inscrição e seleção de alunos do PPGE-UFJF interessados na candidatura

Leia mais

Edital do 26º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP

Edital do 26º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP 1. Definição 1.1. O Simpósio Internacional SIICUSP é um evento realizado anualmente que tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de pesquisas científicas e tecnológicas realizadas por estudantes

Leia mais

1 DA CHAMADA DE TRABALHOS PARA A II JORNADA JURÍDICA DE CASCAVEL

1 DA CHAMADA DE TRABALHOS PARA A II JORNADA JURÍDICA DE CASCAVEL 1 DA CHAMADA DE TRABALHOS PARA A II JORNADA JURÍDICA DE CASCAVEL Com o propósito inédito de estimular a produção de artigos de alta relevância e impacto para o desenvolvimento científico e tecnológico

Leia mais

Edital para Candidatura à Bolsa PPSIG/UFF-PDSE/CAPES

Edital para Candidatura à Bolsa PPSIG/UFF-PDSE/CAPES Edital para Candidatura à Bolsa PPSIG/UFF-PDSE/CAPES - 2019 EMENTA: Normatiza os procedimentos para inscrição e seleção de alunos do PPSIG-UFF interessados na candidatura à Bolsa do Programa Institucional

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO PIBITI - UFES - 2016 O Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) da UFES é um

Leia mais

EDITAL Nº 06/14. Chamada Anual para Projetos de Iniciação Científica, modalidade individual. Abertura de Inscrição e Processo de Seleção

EDITAL Nº 06/14. Chamada Anual para Projetos de Iniciação Científica, modalidade individual. Abertura de Inscrição e Processo de Seleção UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO ÁREA DE PESQUISA EDITAL Nº 06/14 Chamada Anual para Projetos de Iniciação Científica, modalidade individual. Abertura

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO À PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA Seleção de bolsistas para fixação de Doutores

EDITAL DE SELEÇÃO À PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA Seleção de bolsistas para fixação de Doutores 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Química EDITAL DE SELEÇÃO À PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA Seleção de bolsistas para fixação de Doutores O Programa

Leia mais

EDITAL N 07/PPGBTC/2017

EDITAL N 07/PPGBTC/2017 EDITAL N 07/PPGBTC/2017 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biociências (PPGBTC) da Universidade Federal de Santa Catarina faz saber que, no período de 22 de dezembro de 2017

Leia mais

EDITAL N. 02/2019 SELEÇÃO PARA BOLSA PNPD 2019

EDITAL N. 02/2019 SELEÇÃO PARA BOLSA PNPD 2019 EDITAL N. 02/2019 SELEÇÃO PARA BOLSA PNPD 2019 O Programa de Pós-Graduação em Administração NPGA/EAUFBA, no uso de suas atribuições legais, torna público este edital e estabelece as normas do processo

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 2017

EDITAL DE SELEÇÃO 2017 EDITAL DE SELEÇÃO 2017 A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP), no uso de suas atribuições, torna pública a abertura das inscrições ao Curso de Doutorado para ingresso

Leia mais

Regulamento de Credenciamento e Descredenciamento Docente

Regulamento de Credenciamento e Descredenciamento Docente Regulamento de Credenciamento e Descredenciamento Docente DO CORPO DOCENTE Art. 1 O corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL) é integrado por

Leia mais

*Não poderão submeter trabalhos coordenadores de Eixo e Membros do Comitê Científico.

*Não poderão submeter trabalhos coordenadores de Eixo e Membros do Comitê Científico. Normas para os trabalhos CRITÉRIOS DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS 1. Poderão ser submetidos trabalhos em duas categorias: Trabalho Completo e Pôster. OBSERVAÇÃO: Para cada inscrição é permitida a participação

Leia mais

ORIENTAÇÕES PROCESSO DE INSCRIÇÃO DE PROJETOS

ORIENTAÇÕES PROCESSO DE INSCRIÇÃO DE PROJETOS ORIENTAÇÕES PROCESSO DE INSCRIÇÃO DE PROJETOS Clique no link Inscrições Alunos (Projetos) Um aluno, representante do grupo deverá cadastrar seus dados pessoais, um e-mail e uma senha para o grupo. O e-mail

Leia mais

TÍTULO: PALAVRAS CHAVES: AUTOR(A)S: CPF/PASSAPORTE: GRAU ACADÊMICO: IES A QUE ESTÁ VINCULADO(A)/ PROFISSÃO:

TÍTULO: PALAVRAS CHAVES: AUTOR(A)S: CPF/PASSAPORTE: GRAU ACADÊMICO: IES A QUE ESTÁ VINCULADO(A)/ PROFISSÃO: Apoio: FICHA DE INSCRIÇÃO TÍTULO: (Em negrito, maiúsculas e sem sublinhados ou abreviaturas) PALAVRAS CHAVES: AUTOR(A)S: (Nome e sobrenome) CPF/PASSAPORTE: GRAU ACADÊMICO: (Nivel de estudos ou profissão)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA EDITAL 02/ PPGP/PROPEP/UFAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA EDITAL 02/ PPGP/PROPEP/UFAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA EDITAL 02/2017 - PPGP/PROPEP/UFAL PROCESSO SELETIVO PARA CREDENCIAMENTO E RECREDENCIAMENTO

Leia mais

FACULDADE DE MEDICINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA

FACULDADE DE MEDICINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA FACULDADE DE MEDICINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA Rua Professor Costa Mendes, 1608 5º andar (Bloco Didático) Telefone: 85 3366-8045 E-mail: msp@ufc.br/dscoletiva@ufc.br Página da Internet:

Leia mais

Edital para Candidatura à Bolsa PPSIG/UFF-PDSE/CAPES

Edital para Candidatura à Bolsa PPSIG/UFF-PDSE/CAPES Edital para Candidatura à Bolsa PPSIG/UFF-PDSE/CAPES - 2018 EMENTA: Normatiza os procedimentos para inscrição e seleção de alunos do PPSIG-UFF interessados na candidatura à Bolsa do Programa Institucional

Leia mais

MESTRADO ACADÊMICO EM ENFERMAGEM. EDITAL Nº 003, de 03 de Outubro de 2016

MESTRADO ACADÊMICO EM ENFERMAGEM. EDITAL Nº 003, de 03 de Outubro de 2016 MESTRADO ACADÊMICO EM ENFERMAGEM EDITAL Nº 003, de 03 de Outubro de 2016 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Universidade Federal de São João del-rei,

Leia mais

FabriQ Informática Ltda Endereço: Av. Gen. Rodrigo Otávio, 1866, Módulo 9 Distrito Industrial

FabriQ Informática Ltda  Endereço: Av. Gen. Rodrigo Otávio, 1866, Módulo 9 Distrito Industrial MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA LIRA MÓDULO PESQUISADOR Fone: (92) 2101-7400 / Fax: (92) 2101-7401 Fone: (92) 2101-7400 / Fax: (92) 2101-7401 1 Sumário Manual de utilização do Módulo Pesquisador... 4 1. Meus

Leia mais

I MOSTRA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - IFPR CÂMPUS PINHAIS

I MOSTRA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - IFPR CÂMPUS PINHAIS I MOSTRA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - IFPR CÂMPUS PINHAIS Edital 003/2015 A Direção do Câmpus Pinhais, por intermédio da sua Coordenadoria

Leia mais

Manual Grupo Módulos INTsys CND. Manual Grupo Módulos. Atualização (Abril/2016)

Manual Grupo Módulos INTsys CND. Manual Grupo Módulos. Atualização (Abril/2016) Manual Grupo Módulos INTsys CND Manual Grupo Módulos Atualização (Abril/2016) ÍNDICE ACESSO AO SISTEMA...03 DASHBOARD...03 ESCRITÓRIOS Escritórios...04 ESCRITÓRIOS Usuário...05 CLIENTES Cliente...05 AGENDAMENTO...06

Leia mais

NORMAS GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE RESUMOS DO XVI ECAENF

NORMAS GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE RESUMOS DO XVI ECAENF NORMAS GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE RESUMOS DO XVI ECAENF Estão abertas as inscrições de trabalhos científicos para o XVI Encontro Científico dos Acadêmicos de Enfermagem da PUC Goiás (ECAENF). Os trabalhos

Leia mais

M I N I S T É R I O D A E D U C A Ç Ã O UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E BIOLÓGICAS P

M I N I S T É R I O D A E D U C A Ç Ã O UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E BIOLÓGICAS P M I N I S T É R I O D A E D U C A Ç Ã O UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E BIOLÓGICAS P r o g r a m a d e Pós-Graduação em Química EDITAL 4º PROCESSO DE SELEÇÃO DE BOLSISTA

Leia mais

FORMULÁRIO PARA AVALIAÇÃO DO PROJETO DE TCC FORMULÁRIO PARA AVALIAÇÃO DO PROJETO DE TCC

FORMULÁRIO PARA AVALIAÇÃO DO PROJETO DE TCC FORMULÁRIO PARA AVALIAÇÃO DO PROJETO DE TCC FORMULÁRIO PARA AVALIAÇÃO DO PROJETO DE TCC Universidade Federal de Juiz de Fora Departamento de Nutrição FORMULÁRIO PARA AVALIAÇÃO DO PROJETO DE TCC Título do Projeto: Estudante: Avaliador: Assinatura

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃO

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃO GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃO PROGRAMA DE APOIO A ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO OU TESE - PAEDT EDITAL FAPEMA Nº 24/2011

Leia mais

Edital PROGRAD nº 50, de 28 de agosto de 2018 Chamada para o Programa de Iniciação à Docência (PID-2019)

Edital PROGRAD nº 50, de 28 de agosto de 2018 Chamada para o Programa de Iniciação à Docência (PID-2019) Edital PROGRAD nº 50, de 28 de agosto de 2018 Chamada para o Programa de Iniciação à Docência (PID-2019) A PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE (UFCSPA)

Leia mais

NORMAS PARA SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS NA VII EXPOTEC/SC E NA IV SEMANA DE HUMANIDADES

NORMAS PARA SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS NA VII EXPOTEC/SC E NA IV SEMANA DE HUMANIDADES NORMAS PARA SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS NA VII EXPOTEC/SC E NA IV SEMANA DE HUMANIDADES - 2017 Caros participantes da VII EXPOTEC Campus Santa Cruz, para a submissão de trabalho acesse o link

Leia mais

III Para concorrerem ao Prêmio Minha Pesquisa é POP, os vídeos devem atender aos seguintes critérios de elegibilidade:

III Para concorrerem ao Prêmio Minha Pesquisa é POP, os vídeos devem atender aos seguintes critérios de elegibilidade: PRÊMIO ALUNO PESQUISADOR O Departamento de Serviços Acadêmicos e o Departamento de Pós-Graduação Stricto Sensu e Pesquisa da IMED, vem a público convidar a comunidade acadêmica a participar do Prêmio Aluno

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA CONSELHO DE ENSINO PARA GRADUADOS e CONSELHO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO EDITAL CEPG/CEG Nº 254/2014

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA CONSELHO DE ENSINO PARA GRADUADOS e CONSELHO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO EDITAL CEPG/CEG Nº 254/2014 PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA CONSELHO DE ENSINO PARA GRADUADOS e CONSELHO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO EDITAL CEPG/CEG Nº 254/2014 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA - UFRA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS I JORNADA UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFRA

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA - UFRA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS I JORNADA UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFRA NORMAS GERAIS PARA A INSCRIÇÃO DOS TRABALHOS Condições Gerais: (Artigo Cientifico) Somente serão consideradas pelo Comitê Científico comunicações que se pautarem em normas de formatação da Associação Brasileira

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DA PROPOSTA

ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DA PROPOSTA ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DA PROPOSTA O Proponente (e Pesquisadores colaboradores) deverá fazer o cadastro no endereço eletrônico: http://www.prppgi.univasf.edu.br/pesquisa/index.php?page=cadastro Os

Leia mais

VIII SDTA - SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÕES E TESES EM ANDAMENTO

VIII SDTA - SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÕES E TESES EM ANDAMENTO VIII SDTA - SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÕES E TESES EM ANDAMENTO O VIII Seminário de Dissertações e Teses em Andamento, promovido pelo Programa de Pós- Graduação em Letras e Linguística da UFG, ocorrerá nos

Leia mais

NORMASDO I SIMPÓSIO DE BIOMEDICINA DA FACENE/RN. 01. Trabalho completo deverá ser estruturado na modalidade de artigo científico.

NORMASDO I SIMPÓSIO DE BIOMEDICINA DA FACENE/RN. 01. Trabalho completo deverá ser estruturado na modalidade de artigo científico. NORMASDO I SIMPÓSIO DE BIOMEDICINA DA FACENE/RN ORIENTAÇÕES GERAIS: 01. Trabalho completo deverá ser estruturado na modalidade de artigo científico. 02. O artigo deverá ser redigido de maneira coerente,

Leia mais

quinta-feira, 7 de junho de 2018 Diário Oficial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 128 (103) 51

quinta-feira, 7 de junho de 2018 Diário Oficial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 128 (103) 51 quinta-feira, 7 de junho de 2018 Diário Oficial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 128 (103) 51 Portaria PRP-644, de 5-6-2018 Dispõe sobre o Edital do 26º Simpósio Internacional de Iniciação Cientifica

Leia mais

NORMAS PARA ENVIO DE ARTIGO

NORMAS PARA ENVIO DE ARTIGO NORMAS PARA ENVIO DE ARTIGO Os artigos submetidos ao VII Simpósio de Administração: Os desafios do empreendedorismo frente ao contexto político e econômico brasileiro deverão ser apresentados em língua

Leia mais

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO Observação Importante: A SUBMISSÃO DE TRABALHOS À II MICTEC IMPLICA NA ACEITAÇÃO PLENA DAS NORMAS A SEGUIR, CERCEANDO CONTESTAÇÃO. TODOS OS TRABALHOS SUBMETIDOS À II MICTEC

Leia mais

Programa de Bolsas de Apoio Técnico 2018 EDITAL 01/2018

Programa de Bolsas de Apoio Técnico 2018 EDITAL 01/2018 Programa de Bolsas de Apoio Técnico 2018 EDITAL 01/2018 A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento faz saber aos interessados que, no período de 26 de outubro a 20 de novembro de 2017, encontram-se

Leia mais

Comissão Científica III JAMED

Comissão Científica III JAMED Comissão Científica III JAMED 1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Poderão ser submetidos na III JAMED (Jornada Acadêmica de Medicina) e III MAM (Mostra Acadêmica de Medicina), a ser realizada entre os dias 25 a

Leia mais

FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ UNIVERSIDADE DE FORTALEZA VICE-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÂO

FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ UNIVERSIDADE DE FORTALEZA VICE-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÂO EDITAL Nº 01/2010 VREGRAD Torna pública a abertura de inscrições e estabelece normas relativas à participação no II ENCONTRO DE PRÁTICAS DOCENTES DA UNIFOR. O Vice-Reitor de Ensino de Graduação da Universidade

Leia mais

Centro Universitário de Várzea Grande-Univag Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão

Centro Universitário de Várzea Grande-Univag Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão EDITAL PARA PROJETOS DE PESQUISA CIENTÍFICA A Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do UNIVAG no uso de suas atribuições legais torna público o presente Edital, contendo normas, rotinas e

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO À PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA Seleção de bolsistas para fixação de Doutores

EDITAL DE SELEÇÃO À PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA Seleção de bolsistas para fixação de Doutores 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Química EDITAL DE SELEÇÃO À PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA Seleção de bolsistas para fixação de Doutores O Programa

Leia mais

EDITAL N.º 4/2016/PPGCC/UFSC

EDITAL N.º 4/2016/PPGCC/UFSC UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E ESTATÍSTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO www.ppgcc.ufsc.br ppgcc@contato.ufsc.br (48) 3721-9738

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA DA FACULDADE ASSIS GURGACZ CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS E FINS

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA DA FACULDADE ASSIS GURGACZ CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS E FINS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA DA FACULDADE ASSIS GURGACZ CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS E FINS Art. 1º. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consiste em um trabalho

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 02 DO COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DE 30 DE AGOSTO DE 2017

RESOLUÇÃO Nº. 02 DO COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DE 30 DE AGOSTO DE 2017 RESOLUÇÃO Nº. 02 DO COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DE 30 DE AGOSTO DE 2017 Estabelece normas para o Trabalho de Conclusão do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal dos Vales

Leia mais

Instituto Militar de Engenharia Seção de Engenharia Química (SE/5) Programa de Pós-Graduação em Química. Edital PPGQ - PNPD 01/2019

Instituto Militar de Engenharia Seção de Engenharia Química (SE/5) Programa de Pós-Graduação em Química. Edital PPGQ - PNPD 01/2019 Instituto Militar de Engenharia Seção de Engenharia Química (SE/5) Programa de Pós-Graduação em Química Edital PPGQ - PNPD 01/2019 Edital de Seleção Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD/CAPES A Coordenação

Leia mais