PERGTj}{TAS E RESPOSTAS PARA H&I

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PERGTj}{TAS E RESPOSTAS PARA H&I"

Transcrição

1 t PERGTj}{TAS E RESPOSTAS PARA H&I 1 - Porque N A. é um programa espiritual? R : Porque o progíama me sugeíe um Deus da minha compreensão 2 - Existe mulheres em N.A.? : Sim, N.A. é uma irmanijade de homens e mulheres 3 - Você ainda sente vontade de usar drogas'i R : Eu sou um adicto, e para um adicto é natural sentir vontade de usar, mas quando frequento as reuniões, p ço ajuda e pratico o progíama a vontade de usar passa. 4 - O que vocês fazem em N.A. R : Tratamos da recuperaçáa da doença de adicção. 5 - Porque você não fazparu seus amigos o que vocês estão fazendo para nos? _ R : Os Íneus amigos do passado não fazem parte do meu presente hoje, e meus amigos hoje são pessoas que me ajudarn em recuperação. 6 - Qual tipo de drogas você usou? - R.ParaN.A. não importa op que frzna passado o que importa e o que eu quero fazer daqui para frente _ R : Para N.A. não importa o que frz no passado, o que importa é o que eu quero fazer daqui para frente. R : Para N.A. não importa o cir-le {rzna passado, o que importa é o que eu quero fazer daqui para frente.

2 ,{l 9-Oqueéadicção? R : A adicção é uma doença progressiva incurável e fatal que afeta todas as áreas de minha vida. 10-Oqueeobssessão? R. E o desejo incontrolável que pode me levar a usar mesmo sabendo que destruirá a mrnha vida. i I - A doença e hereditálria? R : Nos não somos médicos, professores, ou profissionais, portanto não temos resposta para esta pergunta A adicção leva ao uso? R : A adicção é uma doença progressiva incurável e fatal, portanto se eu não praticar o progrílma de N.A. eu posso voltar ao uso Você já vendeu o corpo para ter drogas? R : Para N.A. não importa o que eu fiz no passado, só importa o que eu quero fazer à respeito do meu problema com drogas, e como eles podem me ajudar Quando você usava drogas, voçê tinha a sensaçãc de ser duas pessoas? R : Antes de chegar a N.4., eu não podia apreciar a vida como as outras pessoas, quando eu usava me transformava em cüíra pessoa que eu aão queria ser Voçê disse que eu devo evitar lugares e as pessoas da ativa, aonde eu moro e minha ativa' eu devo então mudar de endereço, e separar de meu marido pois ele também usa drogas'/ R : O único requisito para s r inembro de N.A. é o desejo de parar de usar e nunca vimos uma pessoa que viva o programa de N.A. recair Eu quero usar maconh4 mas eu tenho rnedo de quando eu sair, pois so não esou usando porque estou preso aqui. O que eu faço quando eu sair daqui è vokar para casa?. Existe grupo perto de casa?. R : Para N-A. qualquer substância que altere meu ânimo ou humor é considerado como droga, se voçê tem o desejo de parar de usar, voçê poderá frequentar nossas reuniões e no final da reunião será distribuida uma lista de grupo.

3 "1 _) 17 - Só frequentando reuniões a vontade passa?. È:r R : Eu sou um adicto, e para um adicto e natural sentir vontade de usar, mas quando frequento as reuniões, peço ajuda e pratico o programa a vontade passa. l8 - Qual a diferença de 5 meses limpo e oito anos'f R : Para N.A. são todos iguais a única diferença é que quem tem mais tempo limpo chegou antes porque o progíama é só por hoje Quando voçê fala que continua sendo um adicto, porque?, tem gente que deixa de ser adicto? R : Sou um adicto, porque scu portador de uma doença chamada adicção, progressiva incurável e fatal. se não tbr detida em algum ponto Voces não hcam viciados em N.A. R : Em N.A. encontrei uma nova maneira de viver com liberdade de escolha. 2l - O que é estar limpo? R : E estar sem usar nenhuma substância que altere minha mente e o meu ânimo. 22-Oalcoolédroga? R. Para Narcóticos Anônimos o alcool tambem é droga. T -Íl psicologico ou não a bebida chamar a droga? R : Não somos médicos ou profissionais, mas para NA o alcool também e drosa. 24 -Por que não pode bater pajmas depois da partilha? R : Porque em NA somos todos iguais Pode usar e ir à reunião? Tem gente que trai a confiança? R : Sirq mas na sua proxima reunião é sugerido que continue voltando e que venha limpo, porém faço minha recuperação individual e teúo minha liberdade de *r.olh4 " ** nenhum momento nós estamos sob vigilância Eu não sou alcoolatra assíduo. Eu preciso de reunião de NA? Eu sou um alcoolatra? R : Para NA o alcool tambem e drog4 sofremos da doença da adicção, e temos que nos abster de todas as drogas. Em NA tratamos da doença dá adicção e sóvocê pod" dir"r r. " um adicto.

4 q 27 - ^internação só funciona se for de livre e espontânea vontade? R : Nos não somos pro{issionais, somos adictos em recuperação, tentando trazer uma menssagem de que um adicto, qualquer adicto, pode parar de usar, perder o desejo de usar e encontrar uma nova maneira de viver através do programa de NA Por que voçê usou drogas? Quando começou'l R. Para NA não importa o que fiz no passado, só importa o que eu quero fazer daquiparu frente Qual a diferença entre H & I e IP? R : H & I leva a menssagem de NA para adictos que não tem liwe acesso às nossas reuniões, e o IP ieva a menssagen de NA paía o publico em geral Pode pedir ajuda para qualquer pessoa aqui da instituição, mesmo que não seja o meu padrinho'l R : NA não tem opinião sobre esta questão, porém eu peço ajuda para quem eu acredite que esteja vivendo o programa de NA 31 - Pode se abrir um grupo aqui? O grupo lá de fora sustenta o grupo daqui de dentro '/ R. Sim, e possivel se for aprovado porumê consciência coletiva dos grupos Quais os sintomas da abstinência? R : Não somos médicos, somcs apenâs adictos em recuperação E obrigado a ter padrinho? R : Em NA nada é obrigado, tudo e sugerido porem todos estamos lirparaajudar e sermos ajudados Voce ficou quanto tempo na instituição? R : Para NA não importa o que fiz ou de onde eu üm só importa o que eu quero fazer daqui para frente Dá para arrumar fichas apara nós? R : E sugerido que não se dê ou aceitemos presentes, e nossa proposta aqui é a detrazer a menssagem de recuperação do progrzìma de NÂ.

5 f 36 - Tem tempo para praticar o 1" passo e depois passar para o 2" passo? R : Em NA nada e obrigado, tudo é sugerido, mas a experiência demonstra que quem não trabalha nosso programa de recuperação pode recair. 37 -a qu eu faço com as pessoas que quebram o anonimato das outras? R : A recuperação em NA é individual, e eu so posso fazeç a minha parte. 38-Oqueeanonimato? R : E o alicerce espiritual da nossa irmandade, e isto existe para que possamos estar protegidos de nos mesmos Quando eu sair daqui eu preciso ser apresentado nusa sala de NA? R : Não, você será um membro quando disser que o e Aonde está o companheiro que vinha aqui, ele está bem? R. Em nenhum momento nós estamos sob vigilância, mas o companheiro pode estar em outra instituição Por que vocês de H & I não aceitam os bombons oferecidos por nós? R : E,sugerido pelo nosso sub-cornitê que não aceitemos nem demos presentes o nosso propósito aqú é só o de trazer a menssagen de recuperação do programa de NA vocês conhecem aìguma liïeratura que fala sobre reações de drogas? R : NA não lala sobre reações à drogas, não temos uma opinião formada sobre este assunto" e não somos profissiqnais para responder esta pergunta Você saiu das drogas e foi para NA.? R : Em NA existem pessoas que vieram de vários locais, e hoje estão em recuperação, mas foi em N.A que eu conheci vida após as drogas Como você reage às desconfianças da família? R : Eu descobri em NA que a única pessoa que eu posso mudar sou eu, mas com a priúica do programa do programa essa desconfiança pode diminuir 45 - Da para voltar na ativa sem usar drogas? R : Descobrimos em NA que não temos condições de frequentar bares ou casas noturnas, ou de nos relacionar com pessoas que iìsam clrogas, pois joderernos rroltar à usar

6 x3 ri 46 - A culpa atrapalha a recuperação? R : Frequentando as nossas reuniões, partilhando, pedindo ajuda e praticando o programa não. 47-AqueéNA? R : NA é uma irmandade de homens e mulheres para quem as drogas se tornaram um problema maior (J que e um adrcto 'Ì R : Um adicto e simplesmente um homem ou uma mulher cuja vida é ou foi controlada peìas drogas Têm pessoâs que foram para NA e voltaram a usar? R ' Sirq muitos recaíram e outros se perderam completamente, mas muitos permaneceram e outros voltaram após a recaida. O mais importante e o fato de haver muitos de nossos membros com longos períodos de total abstinência e em condições de ajudar os recem chegados O que fazer com esta angústia que eu sinto? R : Peço ajuda ao meu poder superior e partilho os meus sentimentos. 5 i - () que Íaço com as restrições à cerveja e a macoúa? R : o álcool e a maconha para narcóticos anônimos tambem são drogas, e é sugerido que você vá as nossas reuniões, e que veúa limpo como eu faço para parar de sentir obssessão? R : Não somos médicos, ou prcfissionais, mas a nossa experiência mostra que &equentando reuniões, partilhando e pedindo ajuda a nossa obsessão poderá diminuir, 53 - Eu posso ir sozinho em uma instituição? R : Prestando serviço para Narcóticos anônimos, não Posso usar e entrar em Narcóticos Anônimos? R : E sugerido que você venha limpo, mas para Narcóticos Anônimos você e bem vindo em qualquer situação.

7 + ir 55 - As reuniões são todos os dias no mesmo lugar? R : No final da reunião será distribuido uma lista de grupo e ali poderá haver um grupo mais proximo de sua casa Fora de São Paulo, tem listas de grupo? R : Sim, N.A. é uma irmandade mundial ao término da reunião será deixado uma lista de grupo aonde está o nosso telefbne de linha de ajuda, aonde você poderá ligar pedindo maiores iníbrmações sobre grupos fora de São Paulo Qual o motivo de voçês terem se afastado desta instituição? R : N.A. não tem vinculo com esta instituição, e por motivos alheios à nossa vontade não pudermos vir O que fazer com a dilìculdade de ficar limpo? R : O que N.A. me ensinou foi evitar as pessoas que usavam e não usar haja o que houver, e pedir ajuda para alguem que também tenha o propósito de não usar drogas. 59 * Por que voçês não implantam um calendário com reuniões mais frequentes nesta instituição. R : Em N.A. o serviço é voluntário, e nós temos muitas instituições à serem atendidas e nem sempre temos pessoas o suficiente para isso Há quanto tempo existe N.A.? Havia drogas naquele tempo? R : Sim, pcir este motivo firi fundado N.4., e isto aconteceu no sul da California em Precisa ir para uma clínica para se recuperar? R : A recuperação e individual, N.A. não tem opinião sobre esta questão, nós não somos médicos " nem profissionais, e a recuperação varia de adicto para adicto- 62 -Meu irmão parcu indo à igreja, dero falar de N.A. para ele? R : Sim, você pode falar de N.A. para seu irmão, ele será bem vindo em qualquer reunião Como está sendo sua vida com a sua família depois que você ingressou em N.A.? R : Com a prâtica do programa de N.A. o relacionameíìto coín a minha familia tende a melhorar.

8 .:,,: v t, : -.: i r 64 - Como é se relacionar com as pessoas lâ {ara? Fr' R :-com a prinica do programa de N A, meu relacionamento com as pessoas está melhorando, desde que comec ei a fazer o que me foi sugerido Você já procurou ourro lugar fora de N.A.? R : Para N.A- não impo-rta o que frzno passado, eu serei sempre bem vindo, e o que importa é o que venho fazendo no p."ráote 66 - E seus amigos eles vão te esquecer? R : N'A' me sugeriu que eu evitasse pessoas lugares e hábitos da ativa, automaticamente estas pessoas podem me esquecer o que vocâ está sentindo agora, depois que parou de usar drogas? R : Eu sinto esperança, pois hoje eu sou útil para mim e na sociedade Voçê não sente mais vcntade de usar? R : Para um adiçto é normal sentir vontade de usar, mas quando peço ajuda para algum companheiro, a vontade de usar passa. R : Nós não somos médicos nem profissionais, portanto não podemos responder esta pergunta E quando se trafica pode frequentar Narcoticos Anônimos? R : Para N.A. não importa o que você fez no passado, as drogas que você usolr, ou as pessoas ou lugares aonde você andava, paran.a. so importa se você tem o desejo de parar de usar e como N.A. pode ihe ajudar A droga afeta a mente e os neurônios? R : Nos não somos medicos nem profissionais, portanto não podemos responder esta pergunta Qual a diferença entre o álcool e as drogas? R : Qualquer substância que altere nossa mente ou humor para N.A. são consideradas drogas, I como e o álcool para N.A. também é drosa.

9 73 - Porque vocês falam tantos né?!] R. Durante a adicção criei alguns hábitos, e hoje em recuperação estou tentando modiíïcalos como é pensar depois de uma reunião" tomo um ônibus ou uüa dose? R. Para um adicto é normal sentir vontade de usar drogas, pois a vontade não se restringe aos dias e horários de reuniôes, mas quando peço ajuda a vontade de usar passa Aicool é droga? E mais fácil ou mais dificil parar? R : ParaN-4. o álcool também e drog4 a recuperação e individual e o grau da doença e diferente de um adicto para outío Qual a põícentagem de quem fica em N A.? R : Em N.A. não temos estatísticas, e o estado ideal e quando adictos podem vir livre e abertamente à uma reunião, e partir com igual liberdade. OBS : ESTAS FERGUNTAS FORAM FEITAS PoR TNTERNOS DE VÁnras nystttutçõns