PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL SECRETARIA MUNICIPAL DE TRIBUTAÇÃO NOTA FISCAL AVULSA ORIENTAÇÕES PARA EMISSÃO PELA WEB

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL SECRETARIA MUNICIPAL DE TRIBUTAÇÃO NOTA FISCAL AVULSA ORIENTAÇÕES PARA EMISSÃO PELA WEB"

Transcrição

1 PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL SECRETARIA MUNICIPAL DE TRIBUTAÇÃO NOTA FISCAL AVULSA ORIENTAÇÕES PARA EMISSÃO PELA WEB

2 Página 2 de 11 INFORMAÇÕES GERAIS O Sistema de emissão de Nota Fiscal Avulsa - NFA pela Web só está disponível para: o pessoas físicas; o pessoas jurídicas não inscritas no Cadastro Mobiliário de Contribuintes CMC; o pessoas jurídicas inscritas no CMC não prestadoras de serviços. O Documento de Arrecadação Municipal - DAM emitido para recolhimento do ISS tem vencimento para o dia 10 do mês subseqüente ao requerimento feito na elaboração da NFA. A Elaboração só é válida até o vencimento do DAM. A NFA só poderá ser gerada no dia útil seguinte ao pagamento do respectivo DAM. O sistema online não permite a emissão de NFA com redução de base de cálculo ou alíquota. Nesse caso, a emissão só poderá ser realizada no Setor de Atendimento da Secretaria Municipal de Tributação - SEMUT. Na solicitação de NFA para autônomos, o Sistema verifica se não existe pendência relativa ao pagamento das mensalidades. Caso exista, será gerado o DAM com o valor referente à NFA solicitada e a NFA só poderá ser gerada no dia útil seguinte ao recolhimento do imposto. Não existindo pendência, a NFA poderá ser gerada imediatamente.

3 Página 3 de 11 UTILIZANDO O SISTEMA Acessando o Sistema Acessar o site da SEMUT: Clicar no link NOTA FISCAL AVULSA - Emissão, localizado em SERVIÇOS, ou acessar a opção Serviços Online - Nota Fiscal Avulsa do menu localizado do lado esquerdo da página principal, conforme figura abaixo. Elaborando a NFA Clicar no link Elaboração da NF Avulsa, ou acessar a opção Elaboração do menu localizado do lado esquerdo da página, conforme figura abaixo.

4 Página 4 de 11 Digitar o CPF/CNPJ ou Inscrição do Prestador de Serviços e clicar no botão Consultar. Obs.: O campo inscrição refere-se a inscrição municipal existente no CMC Caso o CPF/CNPJ digitado seja de pessoa existente em nossos cadastros (Mobiliário e Imobiliário) os demais campos do Prestador serão automaticamente preenchidos. Caso a informação digitada seja de pessoa não existente em nossos cadastros, o sistema exibe mensagem que se trata de dados inexistentes na base de dados da Prefeitura e pergunta se deseja cadastrar.

5 Página 5 de 11 Ao confirmar que deseja cadastrar, o sistema abre uma tela com os campos a serem preenchidos para o cadastramento. Após preencher os campos, clicar no botão Salvar. Os dados referentes ao Tomador dos Serviços devem seguir a mesma orientação acima relativa ao Prestador de Serviços. Na Descrição do Tipo do Serviço, clicar no botão Selecionar Serviço.

6 Página 6 de 11 Na tela da Tabela de Serviços que será apresentada, selecionar a opção que se refere ao Serviço que foi executado pelo Prestador. Obs.: Cada NFA só pode estar vinculada a um único item da Tabela de Serviços. Caso os serviços prestados refiram-se a itens distintos da Tabela, devem ser elaboradas NFAs para cada um desses itens. Para detalhar o Serviço acima selecionado, podem ser incluídos vários itens. Para cada item deve-se clicar no botão Novo e preencher os campos Quantidade, Unidade, Discriminação e Preço Unitário. Após preencher os campos, clicar no botão Incluir. Obs.: No campo Discriminação deve ser detalhado o serviço prestado que esteja devidamente vinculado à opção selecionada da Tabela de Serviços.

7 Página 7 de 11 Para inserir um novo item, clicar novamente no botão Novo e preencher os demais campos. Para alterar ou excluir um item já inserido, preencher o campo Item com o número do item e clicar no botão Alterar ou Excluir. Clicar no botão Concluir para finalizar a relação dos itens que irão compor a NFA. Os dados relativos ao Resumo da Nota ( Alíquota, Valor dos Serviços e Valor ISS ) serão preenchidos automaticamente. Obs.: Antes de salvar, conferir o preenchimento de todos os campos. Após clicar no botão Salvar o requerimento não pode mais ser alterado. Clicar no botão Salvar para finalizar a elaboração da NFA ou Limpar para cancelar todo o procedimento, limpando todos os campos do formulário. O campo Número será preenchido automaticamente. Obs.: Esse número de elaboração será utilizado na Geração da NFA. Clicar no botão Imprimir DAM para emitir o Documento de Arrecadação Municipal DAM. Obs.: O DAM é exibido na tela. Para imprimir, utilizar a opção de impressão do navegador da internet, configurando a página para não imprimir nenhuma informação no Cabeçalho e Rodapé. No Internet Explorer e Firefox, a configuração é feita na opção Arquivo Configurar Página. Gerando a NFA Obs.: A NFA só pode ser gerada a partir do primeiro dia útil da confirmação, pela rede bancária credenciada, do recolhimento dos tributos devidos. Clicar no link Geração da NF Avulsa, ou acessar a opção Geração do menu localizado do lado esquerdo da página, conforme figura abaixo.

8 Página 8 de 11 Preencher os campos CPF/CNPJ do Prestador, CPF/CNPJ do Tomador, Valor do Serviço e N de Elaboração (número fornecido pelo Sistema após finalizar a Elaboração), e clicar no botão Gerar Nota. O campo N da Nota Gerada será preenchido automaticamente. Clicar nos botões Emite Primeira Via e Emite Segunda Via para impressão das vias do Tomador e Prestador. Obs.: As vias da NFA são exibidas na tela. Para imprimir, utilizar a opção de impressão do navegador da internet, configurando a página para não imprimir nenhuma informação no Cabeçalho e Rodapé. No Internet Explorer e Firefox, a configuração é feita na opção Arquivo Configurar Página. O botão Limpar é utilizado para apagar o dado digitado, com o objetivo de se preencher com uma nova informação.

9 Página 9 de 11 Validando a NFA Clicar no link Validação, ou acessar a opção Validação do menu localizado do lado esquerdo da página, conforme figura abaixo. Preencher o campo Código de Validação com a informação registrada no respectivo campo da NFA emitida e clicar no botão Validar. Se a informação digitada for válida, as informações da NFA serão exibidas na tela. Em caso, negativo será exibida mensagem com informação que o código não é válido. O botão Limpar é utilizado para apagar o dado digitado, com o objetivo de se preencher com uma nova informação.

10 Página 10 de 11 Emitindo 2a via do DAM Clicar no link Emissão de 2a via do DAM, ou acessar a opção 2a via do DAM do menu localizado do lado esquerdo da página, conforme figura abaixo. Preencher o campo Número de Elaboração e clicar no botão Imprimir DAM Obs.: O DAM é exibido na tela. Para imprimir, utilizar a opção de impressão do navegador da internet, configurando a página para não imprimir nenhuma informação no Cabeçalho e Rodapé. No Internet Explorer e Firefox, a configuração é feita na opção Arquivo Configurar Página. O botão Limpar é utilizado para apagar o dado digitado, com o objetivo de se preencher com uma nova informação.

11 Página 11 de 11 INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES No link Orientações, ou na opção Orientações do menu localizado do lado esquerdo da página, conforme figura abaixo, serão disponibilizadas informações sobre a emissão de NFA. As dúvidas podem ser tiradas através do telefone , ou pelo plantaofiscal@natal.rn.gov.br.