O desafio de construir sem degradar

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O desafio de construir sem degradar"

Transcrição

1 Construindoum um mundosustentável O desafio de construir sem degradar

2 Missão

3 Missão Promover, divulgar e fomentar a utilização dos conceitos e tecnologias sustentáveis na Construção Civil.

4 Escopo

5 Espaço de Reunião Profissionais, pesquisadores, acadêmicos, instituições públicas, empresas privadas,entidadescorporativas eorganizaçõesdo3 o setor. Fórum Intercâmbio, debates e troca de experiências e idéias relacionadas à incorporação da sustentabilidade na cadeia da Construção Civil. Plataforma de Conhecimento Informações sobre tecnologias, métodos, produtos, melhores práticas, marcos regulatórios e ferramentas de mercado e políticas públicas pertinentes ao tema. Ponto de Venda Escopo Demonstração e comercialização das tecnologias e materiais da construção sustentável.

6 Objetivos Específicos

7 Objetivos Específicos Difundir e fomentar os princípios e ações de sustentabilidade no setor de empreendimentos imobiliários e obras civis; Disponibilizar informação qualificada; Associar-se a iniciativas pré-existentes afins, no sentido de somar esforços de atuação; Conscientizar e/ou sensibilizar os "Stakeholders e pontos focais da cadeia produtiva sobre a utilização racional dos recursos naturais e o incremento da ecoeficiência;

8 Objetivos Específicos Oferecer gratuitamente aos usuários: artigos técnicos, científicos e de opinião, entrevistas, notícias, glossário do setor, agenda de eventos, produtos e serviços de interesse sobre temas relacionados com a CS; Incentivar parcerias entre empresas, Governo e sociedade em favor de iniciativas pró-sustentabilidade no setor; Estimular a capacitação de agentes multiplicadores e implementadores do conceito de CS; Desenvolver campanhas de comunicação e mobilização.

9 Antecedentes

10 Organização do 1 Seminário Construção Civil e Sustentabilidade, no mês de Novembro de 2007, no Rio de Janeiro. Evento promovido pelos proponentes da REDE CONSTRUÇÃO SUSTENTAVEL.

11 O evento foi uma parceria entre: Contou com o patrocínio de: E o apoio institucional do Ministério das Cidades, Câmara Brasileira da Indústria da Construção CBIC, Confederação Nacional dos Engenheiros e Arquitetos-CONFEA, CREA-RJ, IAB/RJ, SINDUSCON-RIO, CONCREMAT e Conselho Brasileiro de Construção Sustentável CBCS.

12

13

14 Serviços e Produtos

15 Informações sobre o setor Cursos de Capacitação Eventos Promocionais Multiplicadores Campanhasde Mobilização Bancode Tecnologias e Insumos Rede Construção Sustentável Pesquisa de Mercado AnáliseSetorial Assessoria a empresas e agentesdo setor imobiliário Certificaçãode Materiais Empreendimentos e Negócios

16 Informação Qualificada sobre o Setor Website RCS Editorial Notícias Destaques Livraria Virtual Boas Práticas Entrevistas Depoimentos Perfis Agenda Publicações Artigos Documentos

17 Cursos de Capacitação Diferentes módulos de treinamento e capacitação que vão demonstrar as vantagens comparativas da mudança de padrão da construção convencional para a construção sustentável. Público-alvo: Investidores, incorporadores, construtores, projetistas, produtores de materiais e profissionais da Construção Civil.

18 Eventos Promocionais Multiplicadores Organização de feiras, seminários, workshops, com a finalidade de difundir os conceitos e práticas da construção sustentável.

19 Campanhas de Mobilização Iniciativas de difusão da sustentabilidade na Construção Civil junto a instituições governamentais e entidades setoriais privadas e do 3 o setor.

20 Banco de Tecnologias e Insumos Informações técnicas e dados sobre materiais, equipamentos, sistemas, insumos, procedimentos, a serem disponibilizados no site da rede.

21 Pesquisas de Mercado Índice de incorporação dos parâmetros de sustentabilidade pela cadeia produtiva a Construção Civil. Público-Alvo: Construtoras, Incorporadoras, Administradoras, Corretoras e Agentes de Financiamento e Fomento, Setor de Políticas Públicas e Prestadores de Serviços da Cadeia de Fornecedores. Profissionais interessados em geral.

22 Análise Conjuntural do Mercado Ferramenta de identificação, medição e monitoramento da qualidade dos atributos sustentáveis da cadeia produtiva da Construção Civil. Observatório das Políticas de Implementação da Construção Sustentável.

23 Assessoria a empresas e agentesdo setor imobiliário Desenvolvimento de Projetos de Construção Verde: Concepção, planejamento, arquitetura, gestão, execução, entrega, operação, manutenção, financiamento, marketing, certificação.

24 Certificaçãode Materiais Análise de todo o ciclo de vida e da cadeia produtiva de materiais construtivos, com o objetivo de certificação em relação à sua sustentabilidade.

25 Ponto de Venda da Construção Sustentável Espaço comercial que se constituirá em um "show room" de demonstração e comercialização (e-commerce) das tecnologias e materiais da construção sustentável.