Coleção Verdeamarelo O que é a Coleção Verdeamarelo?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Coleção Verdeamarelo O que é a Coleção Verdeamarelo?"

Transcrição

1

2 Coleção Verdeamarelo O que é a Coleção Verdeamarelo? A Coleção Verdeamarelo é composta por material institucional de apoio pedagógico, elaborado na forma de HQ Histórias em Quadrinhos coloridos, para serem trabalhados em atendimento a LDB - Lei de Diretrizes Básicas do Ministério da Educação, especificamente nos Temas Transversais (Cidadania, Meio Ambiente, Ética, Pluralidade Cultura, Saúde e Educação Sexual).

3 Objetivos Gerais O objetivo principal. é promover um debate educacional que envolva escola, pais, governos e toda a sociedade, e contribuir para a formação de cidadãos comprometidos com seu papel social de agentes transformadores de sua realidade. A obra se propõe também a trabalhar com valores e princípios individuais e coletivos ao tratar de questões cotidianas relevantes e indispensáveis para uma convivência saudável e harmônica entre o homem e a natureza. Autonomia Responsável O trabalho pedagógico desenvolvido com os quadrinhos estimula à reflexão e expressão de ideias e ações do indivíduo e sua relação com o outro e com o mundo.

4 Fundamentação Teórica A coleção Verdeamarelo está fundamentada em uma visão sociointeracional do processo de aprendizagem, ou seja, aprender é um fenômeno que se realiza na interação com o outro dentro de um contexto histórico, cultural e social. Os temas abordados na coleção estão em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais, que recomendam que os temas transversais estejam integrados ao conteúdo programático de todas as disciplinas, contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, responsável e consciente de seus direitos e deveres. Atenção à Realidade Histórica Os temas da coleção tratam de questões da atualidade, de interesse social e com linguagem adequada a cada faixa etária.

5 Formação Integral Os temas transversais desempenham um papel fundamental na formação intelectual, emocional e sociocultural do indivíduo. Atividade e Projetos O trabalho com os quadrinhos tem se mostrado eficiente quando associado a campanhas de conscientização social. Dentro deste contexto, sugerimos algumas atividades que possam envolver a sociedade com um todo, escola, família e instituições governamentais e não governamentais, tais como: concursos de melhor redação, poesia, música, desenho entre outros. Também poderão ser desenvolvidos projetos escolares envolvendo várias disciplinas e utilizando diferentes linguagens, criando blogs, fóruns de discussão, apresentações em Power point, webquests, entre outros.

6 CIDADANIA É ter direito à saúde pública, à educação de qualidade, a emprego e à liberdade e também está relacionada com Respeito, Educação e Solidariedade. Quanto mais cedo for iniciado o exercício da cidadania, melhores serão os resultados na vida em coletividade. Na escola muitas crianças podem ser vítimas de bullying. Estes atos de violência precisam ser trabalhados desde cedo para ajudar as vítimas, bem como aqueles que cometem tais agressões. Trata-se de um exercício real, que despertará nos alunos a opinião crítica sobre o modo de vida da população. Esta discussão abre a possibilidade de diálogo entre educadores, vítima e agressores permitindo uma ação educativa envolvendo toda a comunidade escolar. Este quadrinhos foi desenvolvido em Parceria com o Instituto da Cidadania Brasil

7 COMBATE À DENGUE O combate ao mosquito da dengue não pode mais se restringir apenas nos meses mais quentes do ano, mas por todo o ano. O aedes aegypti se multiplica facilmente em qualquer poça de água, por menor que seja e sua larva consegue durar muito tempo até que surja o momento propício para se transformar em mosquito. Sabemos que nenhum agente sanitário conseguirá, através de vistorias e pulverizações, sanear toda a cidade, pois só o morador tem condições de fazer uma busca minuciosa em sua casa, localizando e eliminando cotidianamente objetos que possam ser usados como criadouros no quintal, etc. e, portanto a participação da população passa a ter um papel fundamental nas ações de combate e a educação e a conscientização passam a ser os meios mais eficazes para este problema,

8 AME SUA CIDADE Uma cidade não pode e nem deve ser cuidada apenas pelas autoridades. A participação da população é essencial para que a mesma se mantenha em ordem, organizada e limpa. É dever do Poder Público promover constantes e maciças campanhas de esclarecimento e conscientização dos cidadãos. A desinformação e a falta de conscientização são responsáveis pelo lixo jogado nos rios e nos terrenos, pelo vandalismo nos telefones públicos e nas praças, pela presença de ratos no ambiente urbano, e pela falta de cuidado nas casas e quintais. Por meio de uma abordagem adequada, os quadrinhos buscam mobilizar a população para uma reflexão sobre a importância de sua participação na gestão de sua cidade.

9 LIXO QUE NÃO É LIXO O Brasil enfrenta um sério problema de poluição ambiental causado pela disposição inadequada do lixo em terrenos baldios, rios, córregos e ruas. Esse mau hábito tem trazido vários problemas como as enchentes, doenças etc. A coleta seletiva é um assunto que tem despertado interesse cada vez maior junto à população e, principalmente aos estudantes. Ao desenvolver o hábito de separar material reciclável do que realmente é lixo (orgânico), as pessoas aprendem a preservar o meio ambiente, não desperdiçar e a economizar. O reaproveitamento de embalagens é uma forma de exercitar a criatividade e a cidadania, respeitando a natureza e a coletividade.

10 INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E BULLYING O conceito de Inclusão surge nos anos 80, acompanhando a evolução da sociedade democrática e a valorização dos direitos humanos. É um movimento que defende um processo bidirecional de adaptações entre a sociedade e a pessoa com deficiência. Visto de maneira simplificada trata-se de uma luta contra a exclusão. A Inclusão Escolar tem por objetivo favorecer o aumento da participação de toda e qualquer pessoa em atividades curriculares e na vida escolar. Para incluir é necessário entender, respeitar e criar estratégias em acessibilidade que favoreçam o desenvolvimento intelectual, social, linguístico e emocional dos alunos com deficiência. Este quadrinho teve seu roteiro desenvolvido em parceria com a ONG Ritmos do Coração.

11 SEGURANÇA NO TRÂNSITO Os acidentes ocorridos no trânsito das cidades e estradas tem sido os grandes causadores de sequelas físicas temporárias e permanentes nas pessoas, sem falarmos nos casos de morte. Este material ensina as crianças como elas podem pedir responsabilidade a seus pais motoristas, orienta sobre as sinalizações de trânsito, os principais temas do Novo Código Brasileiro de Trânsito. Este quadrinho foi desenvolvido sob a orientação da equipe técnica da CETET / Sec.Municipal de Transportes da PMSP

12 DROGAS NÃO Este material foi desenvolvido para ensinar as crianças, como e o que elas devem aprender para dizer não às drogas, como os traficantes agem, as drogas mais comuns, os sintomas que o viciado apresenta, os seus malefícios e como se defender. Este quadrinho foi levado para análise do DENARC, e teve a aprovação do mesmo para divulgação junto ao público infantil e adolescente.

13 PRATIQUE ESPORTE COM SEGURANÇA Este quadrinho nasceu de observações e constatações de acidentes ocorridos com crianças e jovens adolescentes, que tem o hábito de praticarem esporte sem os devidos cuidados com o uso dos equipamentos de segurança específicos para cada atividade esportiva. Este quadrinho teve a orientação do Instituto Férias Vivas.

14 SAÚDE BUCAL / DENTINHO FELIZ Considerando a retomada nacional de campanhas pela higiene bucal, por causa da recente constatação de que 30 milhões de brasileiros sofrem de cáries e outros problemas bucais e que esses problemas já foram erradicados em outros países; Os ensinamentos devem ser ministrados desde a infância para que a prevenção seja iniciada o mais cedo possível; Este quadrinho passa para as crianças todos os cuidados que elas devem ter para uma boca e vida saudável, as funções dos dentes, o formato e a localização deles na boca, quem são os amigos e os inimigos dos dentes e explica como são formadas as cáries e da placa bacteriana.

15 Outros Temas da Coleção

16 Temas em Desenvolvimento Alcoolismo Obesidade Infantil / adolescência Ame Sua Praia Cidadania no Esporte Educação Financeira

17

18 Projetos, Parcerias e Comercialização Walid Haddad colecaoverdeamarelo@uol.com.br skype: walidhaddad7