IMAGEM REFLECTIDA NA ÁGUA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "IMAGEM REFLECTIDA NA ÁGUA"

Transcrição

1

2 IMAGEM REFLECTIDA NA ÁGUA Introdução Vamos criar a imagem de um carro reflectida na água. Quando uma imagem é reflectida na água com ondulação o reflexo não é nítido, varia com as ondas. Aqui a variação é conseguida através de desfasamentos de posição de imagens, conseguidas com uma Mask Layer animada, cuja Mask simula as ondas a partir de um epicentro. Influenciadas por esta Mask Layer estão três Layers, uma com a imagem do carro espelhada e duas com gradientes de transparente para branco que tornam a imagem do carro menos nítida. Abaixo de todo o conjunto das layers influenciadas pela mask estão mais três, uma com o carro e mais duas com gradientes, também de transparente para branco, com desfasamentos, em relação ás três acima, de alguns pixeis. Na progressão da animação, a Mask vai exibindo as imagens que estão sob a sua influência e onde não está a Mask, são exibidas as imagens que estão abaixo deste conjunto.

3 Características Básicas Frame Rate: 12 fps Stage Dimensions: 550px X 400px Background Color: branco (#FFFFFF) Tutorial Abrir o Flash 5 e criar novo documento, para isso seleccionar File > New (Ctrl+N). Necessitamos agora de configurar o nosso Movie para isso fazer Modify > Movie (ou Ctrl+M) e será exibida uma janela com as propriedades do Movie. Aqui colocar as dimensões Movie para, largura (width) 550px, altura (height) 400px e frame rate 12 e a cor do background em branco (#FFFFFF). Após isto podemos começar a criar a animação. Começar por importar a imagem que queremos ver reflectida na água, para isso fazer File > Import e escolher a imagem carro.png. (que se encontra no Cd) A imagem vai directamente para a área de trabalho e para a Libraria, mas neste momento ainda não é necessária, por isso podemos apagar a imagem. Criar um novo symbol, fazer Insert >New Symbol (Ctrl + F8), no nome colocar "conjunto final" e escolher MovieClip para beahvior. Dentro do MovieClip "conjunto final" clicar duas vezes em cima do nome da única layer que existe e dar o nome "carro". A seguir arrastar a partir da Library (Ctrl+L) o symbol "carro.png" para a área de trabalho, fazer Window > Panels > Info (Ctrl + Alt +I) e alterar os valores de x e y para e respectivamente. Seleccionar a frame 25 e pressionar F5. Para criarmos o efeito de ondulação vamos abrir no Cd o Fla "agua.fla", seleccionar todas as frames e com o botão direito do rato escolher "Copy Frames". Voltamos para o nosso Movie e dentro do symbol "conjunto final" criar uma nova layer por baixo da existente com o nome de ondulação. Seleccionar as frames de 1 a 25 e fazer "Paste Frames".

4 Criar nova layer a baixo da "ondulação" e dar o nome "gradiente radial". Seleccionar a primeira frame desta layer e criar um rectângulo sem linha exterior. Na janela Info (Ctrl + Alt +I) alterar os valores da largura (W) para 360px, da altura (H) para 200px e das posições X e Y para -191 e -13 respectivamente. Fazer Window > Panels > Fill, novamente Window > Panels > Mixer. Na janela Fill escolher Radial Gradient, depois disto escolher as cores do gradiente, a primeira cor será branco(#ffffff) com alpha 0% e a segunda branco (#FFFFFF) com o alpha a 100%, as cores escolhem-se na janela Mixer. Depois do gradiente preparado aplicar no rectângulo, seleccionando a ferramenta Paint Bucket Tool (K) e picando na coordenada x= -14.9, y= , o gradiente aplicado nesta coordenada é essencial para o sucesso final. Comparar o resultado da aplicação do gradiente com a imagem seguinte, para isso mude a cor do Movie de branco para azul (#0000FF).

5 Criar uma nova layer e dar-lhe o nome "gradiente radial B" em baixo de todas as layers.. Seleccionar todas as frames da layer "gradiente radial" clicar com o botão direito do rato em cima delas e escolher Copy Frames. Na layer "gradiente radial B" seleccionar o mesmo numero de frames copiadas anteriormente, clicar com o botão direito do rato em cima delas e escolher Paste Frames. Seleccionar a primeira frame e na janela Info (Ctrl + Alt + I) alterar o valor de x de -191 para Inserir nova layer abaixo da "gradiente radial", dar-lhe o nome "gradiente linear" e desenhar um rectângulo sem contorno e preenchido com o mesmo gradiente. Medidas: largura (W) 374, altura(h) 200 e posicionar em X = -200 e Y = -18. Inserir uma nova layer acima da "gradiente radial B" dar-lhe o nome "gradiente linear B", seleccionar 25 frames e colar as frames copiadas anteriormente. Alterar a cor do Movie novamente para branco.

6 Criar uma nova layer abaixo da "gradiente linear" e chamar "carro espelho". Arrastar da janela Library o Symbol "carro.png", fazer Window " Panels ""Transform e espelhar 180º vertical. Posicionar a imagem em X= e Y= Copiar todas as frames desta layer. Criar nova layer abaixo de todas e dar-lhe o nome "carro espelho B". Seleccionar até á frame 25 e colar as frames copiadas anteriormente. Seleccionar a primeira frame e na janela Info alterar os valores de X e Y para -133 e respectivamente. Clicar com o botão direito do rato em cima da layer "ondulação" e escolher Mask. Imediatamente esta layer fica com uma seta para baixo e a layer abaixo com uma para a direita. Mantendo a actual ordem passar as layers "gradiente linear" e "carro espelho" para dentro da layer Mask. No fim as layers deverão ter este aspecto.

7 Agora voltar á scene1 e na Library arrastar o Symbol "conjunto final" para a área de trabalho e devará ter algo como isto.

8