Índice. 1.2 Características Mecânicas do Piso Monolítico. 1.3 Características de Isolamento Acústico do Piso Monolítico

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Índice. 1.2 Características Mecânicas do Piso Monolítico. 1.3 Características de Isolamento Acústico do Piso Monolítico"

Transcrição

1 Índice 1. O Piso Elevado Monolítico Werden 1.1 Características Físicas do Piso Monolítico Manta de PVC Flexível Massa de Auto-Nivelante Placas de Poliestireno Expandido Tiras de Vedação e Dilatação Primer 1.2 Características Mecânicas do Piso Monolítico 1.3 Características de Isolamento Acústico do Piso Monolítico 1.4 Características de Isolamento Térmico do Piso Monolítico 1.5 Características de Incombustibilidade do Piso Monolítico 1.6 Alturas e Pesos do Piso Monolítico 1.7 Modulação do Piso Monolítico 1.8 Acessórios do Piso Monolítico Caixa de Passagem e Distribuição Caixa de Distribuição Redonda Caixa de Tomada Redonda Tampa Cega Redonda Grelha de Ar Condicionado Linear Grelha de Ar Condicionado Redonda Junta de Dilatação Fechamento Lateral 1.9 Revestimentos para o Piso Monolítico 2. Instalação do Piso Elevado Monolítico Werden 2.1 Exigências Prévias para Montagem do Piso Monolítico 2.2 Manutenção do Piso Monolítico 2.3 Alteração de Lay-outs no Piso Monolítico Werden Piso Elevado Monolítico Ltda Rua Paulo Afonso nº 256 Telefone: (11) Diadema SP Telefax: (11) Site: werden@werden.com.br

2 1 Manual Técnico do Piso Elevado Monolítico Werden O Piso Elevado Monolítico Werden O piso elevado monolítico é aplicado diretamente sobre a laje de concreto em bruto. Resultante do enchimento de uma malha de elementos moldados de P.V.C. com uma massa autonivelante de elevada fluidez, elasticidade e grande resistência mecânica quando curada. Reúne as características de um piso monolítico sem juntas com as de um piso elevado, permitindo a passagem de fiação elétrica, telefonia, lógica e sistema de ventilação e ar condicionado no espaço confinado entre o piso elevado e a base de aplicação. 1.1 Características Físicas do Piso Monolítico As matérias utilizadas para fabricação do Piso Monolítico reúnem o que há de mais avançado no mercado e dentro de um rigoroso controle de qualidade exigido pela licenciadora na República Federativa da Alemanha Manta de P.V.C. Flexível O elemento de base que compõe a forma em arcos do Piso Monolítico é composto de mantas de P.V.C. flexível moldado em forma de pirâmides invertidas com seus vértices apoiados a uma laje de concreto em bruto ou sobre um piso já existente. O P.V.C. flexível utilizado para fabricação das mantas é transparente, cristalino, auto extinguível e atóxico. Sua matéria-prima é a mesma utilizada na indústria alimentícia conforme laudo técnico do Instituto Adolfo Lutz. Tal matéria-prima não é prejudicial ao meio ambiente, pois permite que seja reciclável. As mantas são fornecidas para obra em pistas de 6 a 18 metros de comprimento e na largura de 600mm devidamente acondicionados para sua devida proteção. A união das mesmas é feita pela justaposição das bordas e coladas com uma fita auto-adesiva especial. São disponíveis 9 alturas que vão de 50 mm a 130mm conforme projeto. (Figuras Manta de P.V.C. Flexível).

3 Figuras Manta de P.V.C. Flexível Massa Auto-Nivelante A massa de nivelar utilizada no Piso Monolítico é composta de uma matéria-prima mineral em pó preparado industrialmente que somente requer a adição de água na obra. Seu fornecimento na obra é através de sacos. A matéria-prima é considerada atóxica, não corrosiva e A1 de incombustibilidade conforme Norma DIN 4102 capítulo I. Possui uma resistência à pressão acima de 45N/mm². Uma resistência à tração e a flexão acima de 10N/mm² após sua cura total. O módulo de elasticidade é de aproximadamente N/mm². A solidificação da massa auto-nivelante ocorre em 48 horas, sendo em seguida possível caminhar sobre o piso. A resistência máxima e a cura total ocorrem em 28 dias em áreas com umidade relativa do ar de 65% e temperatura de mais ou menos 20ºC. Em áreas onde houver maior índice de umidade relativa, ensaios junto ao piso deverá ser executado antes da aplicação do revestimento. Sua resistência máxima e cura total é atingido quando sua umidade for mais ou menos 1%. Durante o endurecimento da massa há uma ligeira expansão do material em aproximadamente 0,16mm/m que por sua vez é absorvido pelo poliestireno expandido junto às alvenarias e pilares Placas de Poliestireno Expandido Para os arremates junto às paredes de alvenaria e pilares são utilizadas placas pré-moldadas de Poliestireno expandido com altura correspondente às mantas de P.V.C. Sua finalidade é permitir o apoio e a fixação das mantas de P.V.C. junto às alvenarias, pilares e preencher possíveis irregularidades e desvios de ângulos. A fixação do Poliestireno expandido se da através de uma cola Hot Mealting sobre a laje. O Poliestireno expandido utilizado é de alta densidade, autoextinguível, atóxico e não prejudicial ao meio ambiente. (Figuras Placa de Poliestireno junto a Parede de Alvenaria e Pilares).

4 Figura Placa de Poliestireno junto a Parede de Alvenaria e Pilares

5 Figuras Placa de Poliestireno junto a Parede de Alvenaria e Pilares

6 1.1.4 Tiras de Vedação e Dilatação Para o acabamento da massa de nivelar junto às paredes de alvenaria e pilares é utilizada uma tira de poliestireno expandido que tem também como finalidade a vedação e o espaço de dilatação para a massa de nivelar durante o endurecimento. Após a cura total o poliestireno expandido junto às paredes de alvenaria e pilares é retirado para o acabamento. (Figura Tira de Vedação e Dilatação). Figura Tira de Vedação e Dilatação Primer Em áreas onde será instalado um Piso Monolítico com sistema de ar condicionado insuflado sob o piso, a laje em bruto deverá receber um Primer selador especial que seja atóxico. Esse Primer selador tem como finalidade de proporcionar sob o Piso Monolítico uma área limpa, higiênica, imune de pó, evitando que partículas de areia e cimento possam se liberar com o tempo, da laje em bruto. Para aplicação dos revestimentos sobre o Piso Monolítico o Primer se faz necessário para permitir a adesão dos adesivos junto à massa de nivelar. 1.2 Características Mecânicas do Piso Monolítico A alta resistência à pressão da massa de nivelar e a configuração estrutural das mantas de P.V.C.

7 com sua modulação de 200mm entre os pés de apoio, resultaram através do Órgão Materialpruefamt der Bayerischen Landesgewerbeanstaft Nurnberg, República Federativa da Alemanha, os seguintes resultados: (Figura Resistência Mecânica do Piso Monolítico). CARGA UNIFORMEMENTE DISTRIBUIDA TIPO DE CARGA CARGA CARGA PONTUAL LINEAR NA BORDA DO FURO b = 80mm 30 M.M. CARGA PONTUAL ENTRE MÓDULOS 30 M.M KG/M² KG/ML 565 KG 509 KG Figura Resistência Mecânica do Piso Monolítico Convém ressaltar que tais resultados foram obtidos após cura total da massa de nivelar aproximadamente 28 dias período no qual não houve cargas logo após o enchimento através de escadas, andaimes rolantes e ou pesos excessivos conforme Norma DIN 1055, Folha 3. E especificado que em áreas de escritórios, corredores, salas de reuniões, a carga distribuída seja de no mínimo 500Kg/m² o que é atingido facilmente pelo Piso Monolítico conforme ensaios realizados na Fachhochschule Koeln n de República Federativa da Alemanha. Deseja-se no Piso Monolítico uma maior resistência à carga distribuída, esta poderá ser obtida através de uma camada maior de enchimento. 1.3 Características de Isolamento Acústico do Piso Monolítico A alta densidade da massa de nivelar e o sistema de Piso Elevado Monolítico lhe conferem um isolamento acústico conforme norma DIN O com os seguintes resultados: (Figura Isolamento Acústico do Piso Monolítico em db). ISOLAMENTO ACÚSTICO PELO AR DE UMA SALA 45 A 55 db

8 A OUTRA (FALA) ISOLAMENTO ACÚSTICO PELO PISO ACIMA DE 11 db ENTRE ANDARES Figura Isolamento Acústico do Piso Monolítico em db Tais resultados foram obtidos através de ensaios realizados em laboratórios e obras na República Federativa da Alemanha através dos seguintes institutos: lta Ingenieurgesellschaft Fuer Technische Akustik UBH - Wiesbaden ensaios P 154 de e P144 de Muller BBM GmbH Schalflechnisches Beratungsbuero - Muenchen ensaios de Deseja-se atingir índices mais elevados de isolamento acústico em salas de reuniões e outras, septos entre a laje e o Piso Monolítico poderão ser instalados. (Figuras Detalhe de septo sob o Piso Monolítico).

9 Figuras Detalhe de septo sob o Piso Monolítico

10 Figuras Detalhe de septo sob o Piso Monolítico 1.4 Características de Isolamento Térmico do Piso Monolítico Através das características físicas do Piso Monolítico a resistência térmica junto às lajes aumenta em cerca de 0,2 KW/m² sem qualquer material adicional. Caso se deseje aumentar essa resistência térmica, materiais isolantes poderão ser aplicados sobre a laje, tais como: chapas de Poliestireno expandido, mantas betumadas, lã de rocha etc. Para a montagem do Piso Monolítico sobre esses materiais térmicos faz-se necessário à aplicação de uma chapa de aço galvanizada ou qualquer outro material em forma de chapas com elevada resistência mecânica para devida distribuição da carga. (Figuras Alternativas para o Isolamento Térmico sob Piso Monolítico).

11 Figura Alternativa para o Isolamento Térmico sob o Piso Monolítico

12 Figura Alternativa para o Isolamento Térmico sob o Piso Monolítico

13 Figura Alternativa para o Isolamento Térmico sob Piso Monolítico 1.5 Características de Incombustibilidade do Piso Monolítico O Piso Monolítico pela sua construção em forma de Piso Elevado Monolítico sem juntas é considerado incombustível, pois a pequena quantidade de oxigênio sob o piso impede a propagação de fogo ou combustão do mesmo. De acordo com o parecer técnico da comissão de estudos realizados na República Federal da Alemanha, o Piso Monolítico não necessita receber uma classificação de incombustibilidade e poderá dessa maneira ser utilizado em qualquer área sem restrições. Convém ressaltar que em áreas com Piso Monolítico com sistema de ventilação e/ou ar condicionado sejam instalados Fire Dumppers automáticos nos dutos de entrada e saída do ar. 1.6 Alturas e Pesos do Piso Monolítico O piso Monolítico permite que o vão livre entre a laje e o piso seja de 50 a 130mm. A altura acabada é definida pela altura da manta de P.V.C. flexível mais à altura de enchimento da massa de nivelar (Figura 1.1.1) Exemplos: Piso Monolítico 70/25 - Manta de P.V.C. de 70mm mais enchimento de 25mm de massa auto-nivelante = 95mm Piso Monolítico 130/25 - Manta de P.V.C. de 130mm mais enchimento de 25mm de massa auto-nivelante = 155mm.

14 O peso do Piso Monolítico por metro quadrado é proporcional à altura da manta de P.V.C. flexível mais à altura de enchimento da massa de nivelar. A massa de nivelar possui um peso específico de aproximadamente 1.800kg/m² no estado sólido. (Figura Alturas e Pesos do Piso Monolítico). CÓDIGO VÃO LIVRE ALTURA TOTAL PESO (EM M.M.) (EM M.M.) (KG/M²) 50/ / / / / / / / / Figura Alturas e Pesos do Piso Monolítico As alturas e os pesos na tabela são valores para uma laje nivelada podendo estas se alterarem em função dos eventuais desníveis na laje. Convém ressaltar que para projetos de Piso Monolítico com enchimento da massa de nivelar superior a 25mm deverá ser consultado o Departamento Técnico para as devidas instruções. 1.7 Modulação do Piso Monolítico A modulação do Piso Monolítico é definida pela manta de P.V.C. flexível com sua forma de pirâmides invertidas com seus vértices apoiados na laje sendo a distância tanto longitudinal como transversal de 200x200mm entre eixos. (Figura Modulação do Piso Monolítico).

15 Figura Modulação do Piso Monolítico Sua modulação permite que sua instalação seja feita também em áreas onde a modulação não seja um múltiplo dele, pois arremates de Poliestireno expandido são possíveis junto à alvenaria. Em todo projeto do Piso Monolítico é necessário que as mantas de P.V.C. flexível, sejam alocadas do eixo para as extremidades da área, para permitir que haja um ponto de apoio sobre o Poliestireno expandido em todo perímetro da mesma. Conforme o projeto, tal arremate de Poliestireno expandido pode variar entre 100 a 200mm que por sua vez também é preenchido com uma camada de no mínimo 25mm de massa auto-nivelante. Não convém projetar pontos de elétrica, telefonia e lógica, junto ao perímetro de alvenaria, pois a passagem da fiação é restrita. (Figura Modulação do Piso Monolítico junto à alvenaria).

16 Figura Modulação do Piso Monolítico junto à alvenaria 1.8 Acessórios do Piso Monolítico O Piso Elevado Monolítico permite que sejam instalados acessórios para instalação elétrica e sistemas de ventilação e/ou ar condicionado. Alguns acessórios podem ser instalados antes ou depois do enchimento da massa de nivelar e outros somente antes do enchimento, tais como: (Figura Tabela de Acessórios).

17 ACESSÓRIOS ANTES DEPOIS CAIXA DE PASSAGEM CAIXA DE DISTRIBUIÇÃO CAIXA DE DISTRIBUIÇÃO REDONDA CAIXA DE TOMADA REDONDA TAMPA CEGA REDONDA GRELHA DE AR COND. LINEAR GRELHA DE AR COND. REDONDA JUNTA DE DILATAÇÃO FECHAMENTO LATERAL PONTE Figura 1.8. Tabela de Acessórios Caixa de Passagem e Distribuição Requadro de perfil de alumínio anodizado na cor natural em formato quadrado ou retangular apoiado através de suportes telescópicos reguláveis com acabamento bicromatizado. Placa de 28mm de espessura de aglomerado de alta densidade kg/m³ com folha alumínio de 80 Microns na face superior e inferior. Bordas protegidas com laminado resinado. As caixas de passagem e distribuição poderão ser fornecidas nas seguintes medidas: (medidas de vão luz). (Figura Dimensões para as Caixas de Passagens).

18 DIMENSÕES VÃO LUZ 300 X X X X X X 700 PLACA DE FECHAMENTO 340 X X X X X X 740 Figura Dimensões para as Caixas de Passagens

19 Figura Dimensões para as Caixas de Passagens A manutenção junto a Caixa de Passagem e distribuição é feita através de um sacador de placa para carpetes (dentado), laminado fenólico melamínico e fibro vinil (com ventosa) Caixa de Distribuição Redonda Requadro de sobrepor de 215mm de diâmetro em Poliamida injetada na cor cinza com sistema de fixação de garras, com ou sem tampa de aço galvanizada de 4mm para aplicação do revestimento. A montagem e remontagem da caixa de distribuição é feita através de quatro parafusos tipo fenda do sistema de garras. (Figuras Caixa de Distribuição Redonda).

20 Figuras Caixa de Distribuição Redonda

21 1.8.3 Caixa de Tomada Redonda Requadro de sobrepor de 215mm de diâmetro em Poliamida na cor cinza com sistema de fixação de garras. Tampa de abrir e fechar com saída de cabos em Poliamida na cor cinza com ou sem fundo de chapa de aço de 4mm para aplicação do revestimento. Caixa de instalação em Poliamida para instalação de até 6 pontos de tomada de saída. (Figuras Caixa de Tomada Redonda). Figura Caixa de Tomada Redonda

22 Figura Caixa de Tomada Redonda Tampa Cega Redonda Requadro de sobrepor de 215 mm em Poliamida na cor cinza com sistema de fixação de garras. Tampa de abrir e fechar com saída de cabos em Poliamida na cor cinza, com ou sem fundo de aço de 4 mm para aplicação do revestimento. Sem caixa de instalação.(figuras Tampa Cega Redonda).

23 Figuras Tampa Cega Redonda

24 1.8.5 Grelha de Ar Condicionado Linear Em perfil de alumínio anodizado na cor natural ou em Poliamida na cor cinza com sistema manual de regulagem de vazão de ar, através de duas aletas oferecendo uma vazão máxima de 100m³/hora. A grelha linear metálica possui uma modulação de múltiplos de 400mm. Ex: 400mm / 800mm / 1200mm / 1800mm / 2400mm devendo observar o intervalo entre uma grelha linear a outra que também deverá ser múltiplo de 400mm ou de 750mm no caso da grelha em Poliamida. (Figuras Grelha Linear junto ao Piso Monolítico). Figura Grelha Linear junto ao Piso Monolítico

25 Figura Grelha Linear junto ao Piso Monolítico

26 Figura Grelha Linear junto ao Piso Monolítico Grelha de Ar Condicionado Redonda Grelha redonda com aberturas radiais externas e requadro de sobrepor de 215mm de diâmetro em Poliamida na cor cinza com sistema de fixação de garras. O sistema oferece a regulagem de abrefecha através de comando manual através de aletas oferecendo uma vazão máxima de 120m²/h. (Figuras Grelha Redonda junto ao Piso Monolítico).

27 Figura Grelha Redonda junto ao Piso Monolítico Junta de Dilatação Perfil de alumínio anodizado na cor natural com borracha de dilatação tipo EPDM de 60 a 80 Shore apoiado através de suportes telescópicos reguláveis bicromatizados. Juntas de dilatação serão instaladas junto ao Piso Monolítico quando: no projeto estrutural da laje, houver uma junta de dilatação. houver uma união de um contra-piso de concreto com o Piso Monolítico a área do Piso Monolítico exceder a 400m². (Figura Junta de Dilatação).

28 Figura Junta de Dilatação Fechamento Lateral Chapa de compensado naval de 8mm de espessura e altura conforme o projeto Werden com acabamento em folhas de madeira, laminado fenólico melamínico, fibro vinil, carpete etc. Soleira em forma de cantoneira antiderrapante em alumínio anodizado na cor natural, bronze ou preto para fixação do fechamento junto ao Piso Monolítico. Tais fechamentos laterais se fazem necessários em áreas onde o Piso Monolítico não termina junto à alvenaria ou divisórias. (Figura Fechamento Lateral junto ao Piso Monolítico).

29 Figura Fechamento Lateral junto ao Piso Monolítico 1.9 Revestimentos para o Piso Monolítico O Piso Monolítico permite que qualquer tipo de revestimento utilizado em contra pisos seja aplicado sobre ele tais como: tapetes, carpetes, forração, laminado fenólico melamínico, fibro vinil, borracha tipo pastilhada, mármore, granito, parket e etc. Para que o revestimento possa ser aplicado sobre o Piso Monolítico alguns requisitos deverão ser observados. 1. O Piso Monolítico deverá ter atingido sua cura total de até 28 dias da data do enchimento. 2. A umidade do Piso Monolítico deverá ter atingido entre 0,5 e 1%. 3. A superfície do Piso Monolítico deverá estar lixada e isenta de chapisco, massa corrida, pó, manchas de óleo e água. 4. O Primer esteja aplicado sobre a superfície do Piso Monolítico para permitir a ancoragem do adesivo para colagem do revestimento. (Figura Umidade Relativa do Piso Monolítico em Relação ao Revestimento). LAMINADO FENÓLICO MELAMÍNICO FIBROVINIL MÁRMORE 0,5% GRANITO PARKET

30 FORRAÇÃO ANTI-DERRAPANTE E PASTILHADA CARPETE FORRAÇÕES 1% TAPETE Figura Umidade Relativa do Piso Monolítico em relação ao Revestimento Para aplicação do revestimento sobre o Piso Monolítico recomendamos os seguintes adesivos. (Figura Adesivos Recomendados para aplicação junto ao Piso Monolítico). ADESIVOS REVESTIMENTO LAMIADO FENÓLICO MELAMÍNICO COLA DE CONTATO À BASE DE SOLVENTES ADESIVO BETUMADO ADESIVO À BASE DE PVA ADESIVO ACRÍLICO RESINA EPOXY SILICONE FIBROVINIL CARPETE MÁRMORE GRANITO REJUNTAMENTOS

31 PARKET FORRAÇÃO ANTI- DERRAPANTE E PASTILHADA Figura Adesivos Recomendados para aplicação junto ao Piso Monolítico Para outros tipos de acabamento recomenda-se que sejam feitos testes dos adesivos e de aplicação do acabamento. O acabamento dos revestimentos junto à alvenaria e nos acessórios do Piso Monolítico deverão ser aplicados da seguinte maneira. Caixa de Passagem e Distribuição

32 Caixa de Distribuição Redonda, Caixa de Tomada Redonda e Grelha de Ar Condicionado Redonda

33 Tampa Cega Redonda Grelha de Ar Condicionado Linear

34 Junta de Dilatação

35 Fechamento Lateral Rodapé

36 Alvenaria Junto à alvenaria deverá ser previsto um rodapé de madeira, fibro vinil, laminado fenólico

37 melamínico, alumínio, mármore etc., para cobrir o vão livre que se dá entre o Piso Monolítico e a alvenaria proveniente do poliestireno expandido utilizado na montagem. (Figuras Rodapés junto à Alvenaria e Colunas). Figuras Rodapés junto à Alvenaria e Colunas

38 2 Instalação do Piso Monolítico O sistema de montagem do Piso Monolítico reúne o desejo de todo Arquiteto e Construtor nos três princípios básicos: a rapidez, a simplicidade e a limpeza. Por este motivo os elementos básicos que compõem o Piso Monolítico são fornecidos como elementos pré-fabricados na obra. Para o início da montagem do Piso Monolítico são necessários os seguintes passos: medição da área, de pontos de nível e planta de execução. A medida da área e de pontos de nível se faz necessário para a produção da manta de P.V.C. flexível com a devida altura. A planta de execução permite o levantamento da quantidade de matéria-prima e acessórios para execução. A montagem do Piso Monolítico é executada através de equipe de 3 montadores devidamente treinados para esse tipo de produto. Uma equipe de montadores tem a capacidade de instalar em 5 dias úteis aproximadamente 800 m 2 de Piso Monolítico com os devidos acessórios. 2.1 Exigências Prévias para Montagem do Piso Monolítico Para o início da montagem do Piso Monolítico é necessário que a obra ofereça os seguinte requisitos: O nível da laje de concreto esteja dentro dos limites de tolerância da Norma DIN 18202, Tabela 3, Linha 3 publicado em 1986 que diz: Tolerância de nível em mm do ponto de medição até 0,1m 1m 4m 10m 15m 2mm 4mm 10mm 12mm 15mm superfície da laje de concreto esteja desempenada os caixilhos e os vidros poderão ou não estar instalados em todo seu perímetro. mão-de-obra de elétrica, hidráulica, pedreiro, gesseira e carpinteiro etc., não esteja sendo executado em conjunto na área. a área esteja desimpedida de material de construção e entulho. o canteiro de obra ofereça ponto de água e energia de 220V trifásica ou 380V para a bomba de argamassa que consome aproximadamente 1000 litros de á 9 ua/hora e 15 HP. o canteiro de obra ofereça espaço para descarga de ate 30 toneladas de massa de nivelar. 2.2 Manutenção do Piso Monolítico

39 O Piso Monolítico após sua cura total e aplicação do revestimento, praticamente não requer manutenção preventiva. Uma eventual limpeza se faz necessária em pisos que possuem sistema de ventilação e/ou ar condicionado depois que os trabalhos de instalação elétrica, telefonia e dados forem executados junto às caixas de distribuição e tomadas. 2.3 Alteração de Lay-outs no Piso Monolítico O Piso Monolítico permite a recomposição de furos com a mesma massa original voltando ao seu estado inicial.

Soluções que sustentam a qualidade do seu projeto

Soluções que sustentam a qualidade do seu projeto Knauf Folheto Técnico 2008 Paredes Knauf Soluções que sustentam a qualidade do seu projeto Estabilidade, resistência a impactos, proteção termoacústica e outras características inovadoras que não dividem

Leia mais

ANEXO I ESPECIFICAÇÕES DO OBJETO

ANEXO I ESPECIFICAÇÕES DO OBJETO ANEXO I ESPECIFICAÇÕES DO OBJETO Item Código comprasnet Qtde Mínima Qtde Máxima Unidade Descrição do Item Valor Unitário Valor mínimo Valor Máximo 01 295318 450,00 860,00 m² Paredes em gesso acartonado

Leia mais

PISOS ELEVADOS. Pisos Elevados

PISOS ELEVADOS. Pisos Elevados 1 Sistema de Piso Elevado DataFloor Durabilidade e flexibilidade Branco Mesclado O sistema de piso elevado DataFloor foi desenvolvido para proporcionar máxima flexibilidade no uso do espaço em ambientes

Leia mais

Construção de Edícula

Construção de Edícula Guia para Construção de Edícula Guia do montador Mais resistência e conforto para sua vida. As paredes com Placas Cimentícias Impermeabilizadas e Perfis Estruturais de Aço Galvanizado para steel framing

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO, ORÇAMENTO E PROJETO DO ACESSO PRINCIPAL E IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FRONTEIRA

MEMORIAL DESCRITIVO, ORÇAMENTO E PROJETO DO ACESSO PRINCIPAL E IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FRONTEIRA MEMORIAL DESCRITIVO, ORÇAMENTO E PROJETO DO ACESSO PRINCIPAL E IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FRONTEIRA Orçamento Unidade Básica de Saúde - Fronteira Estrutura para o acesso e identificação do

Leia mais

COMPONENTES. Chapa de gesso: 3 tipos

COMPONENTES. Chapa de gesso: 3 tipos Paredes internas Estrutura leve GESSO ACARTONADO Fixado em perfis de chapa de aço galvanizado (esqueleto de guias e montantes) Parede: chapas de gesso em uma ou mais camadas Superfície pronta para o acabamento

Leia mais

COMO INSTALAR : MATERIAIS: IMPORTANTE. O contra piso deve estar:

COMO INSTALAR : MATERIAIS: IMPORTANTE. O contra piso deve estar: COMO INSTALAR : Importante para uma perfeita instalação, obter o resultado especificado pela Revitech Pisos e esperado pelo cliente, a utilização das ferramentas corretas. Ferramentas como a desempenadeira,

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA EXECUÇÃO DE REVESTIMENTO INTERNO COM PROGESSO PROJETÁVEL

PROCEDIMENTOS PARA EXECUÇÃO DE REVESTIMENTO INTERNO COM PROGESSO PROJETÁVEL PROCEDIMENTOS PARA EXECUÇÃO DE REVESTIMENTO INTERNO COM PROGESSO PROJETÁVEL DESCRIÇÃO DO MÉTODO DE EXECUÇÃO: 1. Condições para o início dos serviços A alvenaria deve estar concluída e verificada. As superfícies

Leia mais

Adesivo Stop Pregos. Adesivo MS Ultra Express. Excelente aderência em diversos tipos de material base.

Adesivo Stop Pregos. Adesivo MS Ultra Express. Excelente aderência em diversos tipos de material base. Produtos Químicos Líder de mercado na maioria dos países europeus; O mais alto nível de atendimento ao cliente do segmento industrial; Excelente imagem da marca: 92% dos engenheiros de estruturas e arquitetos

Leia mais

FICHA TÉCNICA - MASSA LEVE -

FICHA TÉCNICA - MASSA LEVE - FICHA TÉCNICA - MASSA LEVE - Massa Leve é um aditivo capaz de produzir concreto poroso de baixa massa especifica aparente, com ótima estabilidade, isto é, com reduzida queda de volume na aplicação. Características

Leia mais

PERFORT SISTEMAS DE BANDEJAMENTO

PERFORT SISTEMAS DE BANDEJAMENTO PERFORT 1 SISTEMAS DE BANDEJAMENTO Sistemas para piso elevado A Mopa desenvolveu diversos modelos de caixas para acomodação dos pontos de ligação dos aparelhos (tomadas). Estas caixas tem características

Leia mais

Descritivo Portas (Kit)

Descritivo Portas (Kit) Descritivo Portas (Kit) Portas hospitalares com aplicação de chapa possuem em termos de estrutura: duas lâminas de HDF densidade 800 kg/m3 e espessura de 6mm (espessura de folha 35mm) ou 9mm MDF Ultra

Leia mais

Knauf Folheto Técnico. Knauf Flexboard Porque a mente criativa gera mais que linhas retas.

Knauf Folheto Técnico. Knauf Flexboard Porque a mente criativa gera mais que linhas retas. Knauf Folheto Técnico 01 / 2015 Knauf Flexboard Porque a mente criativa gera mais que linhas retas. Knauf Flexboard Flexboard é a mais delgada chapa Knauf Drywall, desenvolvida especialmente para permitir

Leia mais

VEDAPREN cobre a estrutura com uma membrana impermeável e elástica.

VEDAPREN cobre a estrutura com uma membrana impermeável e elástica. Descrição VEDAPREN cobre a estrutura com uma membrana impermeável e elástica. Características Densidade: 1,02 g/cm 3 Aparência: Cor preta Composição básica: emulsão asfáltica modificada com elastômeros

Leia mais

Existe uma maneira melhor de você reduzir os ruídos.

Existe uma maneira melhor de você reduzir os ruídos. Existe uma maneira melhor de você reduzir os ruídos. um produto que une efi ciência técnica com preocupação ambiental EcoSilenzio é um produto que traz ao mercado um novo conceito para a absorção das vibrações

Leia mais

CONSTRUÇÕES II MADEIRA PISOS DE MADEIRA PISOS DE MADEIRA. São planos horizontais que suportam cargas. VARIÁVEIS e PERMANENTES.

CONSTRUÇÕES II MADEIRA PISOS DE MADEIRA PISOS DE MADEIRA. São planos horizontais que suportam cargas. VARIÁVEIS e PERMANENTES. CONSTRUÇÕES II MADEIRA PISOS DE MADEIRA PISOS DE MADEIRA São planos horizontais que suportam cargas VARIÁVEIS e PERMANENTES. 1 CARGAS NBR 6120 PERMANENTES (g) Peso próprio da estrutura Peso dos elementos

Leia mais

Divisórias APRESENTAÇÃO

Divisórias APRESENTAÇÃO DIVDESIGN As divisórias Div Design oferecem classe e beleza preservando o bem estar e o conforto térmico e acústico. Especialista em soluções inteligentes para divisão de espaços corporativos. APRESENTAÇÃO

Leia mais

Empresa jovem e 100 % nacional, a Bazze está sediada em PORTÃO RS e é referência na extrusão de perfis em PVC.

Empresa jovem e 100 % nacional, a Bazze está sediada em PORTÃO RS e é referência na extrusão de perfis em PVC. Empresa jovem e 100 % nacional, a Bazze está sediada em PORTÃO RS e é referência na extrusão de perfis em PVC. Comprometida com a qualidade e o desenvolvimento dos nossos produtos investimos continuamente

Leia mais

Adaptação do para-brisa inteiriço por bipartido

Adaptação do para-brisa inteiriço por bipartido Adaptação do para-brisa inteiriço por bipartido A instalação dos pára-brisas, só deve ser feita por profissionais experientes, em caso de dúvida durante a instalação, favor contatar a assistência disponível

Leia mais

A cobertura pode ser feita com telhas que podem ser metálicas, de barro ou ainda telhas asfálticas tipo shingle.

A cobertura pode ser feita com telhas que podem ser metálicas, de barro ou ainda telhas asfálticas tipo shingle. CONCEITO Light (LSF estrutura em aço leve) é um sistema construtivo racional e industrial. Seus principais componentes são perfis de aço galvanizado dobrados a frio, utilizados para formar painéis estruturais

Leia mais

Linha para Piso Elevado

Linha para Piso Elevado Linha para Piso Elevado Linha para Piso Elevado Linha para Piso Elevado Calha para piso elevado... 53 Derivações... Caixa para piso elevado... 54 Metálico... 54 Nylon... 56 Latão... 58 54 Sistemas para

Leia mais

FS-06. Fossa séptica. Componentes. Código de listagem. Atenção. FS-06-01 (L=3,00m) FS-06-02 (L=3,80m) FS-06-03 (L=5,40m) 01 27/12/10

FS-06. Fossa séptica. Componentes. Código de listagem. Atenção. FS-06-01 (L=3,00m) FS-06-02 (L=3,80m) FS-06-03 (L=5,40m) 01 27/12/10 - -03 1/5 - -03 2/5 - -03 3/5 - -03 4/5 DESCRIÇÃO Constituintes Lastro de concreto magro, traço 1:4:8, cimento, areia e brita. Fundo e vigas de concreto armado, moldados in loco: - Fôrmas de tábuas de

Leia mais

Conceito AULA 4. Escola Politécnica Universidade Federal da Bahia Tecnologia da Construção Civil

Conceito AULA 4. Escola Politécnica Universidade Federal da Bahia Tecnologia da Construção Civil Escola Politécnica Universidade Federal da Bahia Tecnologia da Construção Civil AULA 4 Gesso Acartonado Prof. Dr. Luiz Sergio Franco Escola Politécnica da USP Dep. de Engenharia de Construção Civil Construção

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO/TÉCNICO

MEMORIAL DESCRITIVO/TÉCNICO MEMORIAL DESCRITIVO/TÉCNICO PROPRIETÁRIO: Prefeitura Municipal de Carmo de Minas. ENDEREÇO: Rua Luiz Gomes, nº. 150, Bairro: Centro, CEP: 37472-000. CNPJ: 18.188.243/0001-60. ENDEREÇO DA OBRA: Rua Euclides

Leia mais

Gesso Acartonado CONCEITO

Gesso Acartonado CONCEITO CONCEITO As paredes de gesso acartonado ou Drywall, são destinados a dividir espaços internos de uma mesma unidade. O painel é composto por um miolo de gesso revestido por um cartão especial, usado na

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO. 2.0 - Calçadas Externas/rampa/escada:

MEMORIAL DESCRITIVO. 2.0 - Calçadas Externas/rampa/escada: PROJETO Nº 051/2013 Solicitação: Memorial Descritivo Tipo da Obra: Reforma, ampliação e adequação acesso Posto de Saúde Santa Rita Área existente: 146,95 m² Área ampliar: 7,00 m² Área calçadas e passeio:

Leia mais

MANUAL PASSO A PASSO DE APLICAÇÃO: GS-SUPER

MANUAL PASSO A PASSO DE APLICAÇÃO: GS-SUPER MANUAL PASSO A PASSO DE APLICAÇÃO: GS-SUPER 1. INTRODUÇÃO Este Manual de Aplicação do GS-Super demonstra passo a passo o procedimento correto para aplicação do material bem como os cuidados necessários

Leia mais

Chapa colada na alvenaria. Corte Vertical. Alvenaria-Pilar. Corte Horizontal - Revestimento do Pilar. Revestimento Knauf W611 Detalhes Técnicos 00-01

Chapa colada na alvenaria. Corte Vertical. Alvenaria-Pilar. Corte Horizontal - Revestimento do Pilar. Revestimento Knauf W611 Detalhes Técnicos 00-01 Revestimento Knauf W611 Detalhes Técnicos Corte Vertical Chapa colada na alvenaria Fita para juntas Alvenaria existente Massa Perlfix Chapa Knauf Massa Perlfix Chapa Knauf Chapa Knauf Massa Perlfix Corte

Leia mais

Esquadrias Metálicas Ltda. Manual de instruções.

Esquadrias Metálicas Ltda. Manual de instruções. Manual de instruções. PORTA DE ABRIR A Atimaky utiliza, na fabricação das janelas, aço galvanizado adquirido diretamente da Usina com tratamento de superfície de ultima geração nanotecnologia (Oxsilan)

Leia mais

porcelanato interno ficha técnica do produto

porcelanato interno ficha técnica do produto 01 DESCRIÇÃO: votomassa é uma argamassa leve de excelente trabalhabilidade e aderência, formulada especialmente para aplicação de revestimentos cerâmicos e s em áreas internas. 02 CLASSIFICAÇÃO TÉCNICA:

Leia mais

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ALMIRANTE TAMANDARÉ DO SUL MEMORIAL DESCRITIVO

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ALMIRANTE TAMANDARÉ DO SUL MEMORIAL DESCRITIVO MEMORIAL DESCRITIVO OBRA: CALÇAMENTO COM PEDRAS DE BASALTO IRREGULAR ÁREA: 4.990,99m² - CONTRATO 1016190.50 LOCAL: Rua Andina M. de Quadros, Dosalina M. de Quadros e Manoel Ferreira da Silva no Bairro

Leia mais

Componentes para telhas Brasilit

Componentes para telhas Brasilit Componentes para telhas Brasilit Selamax Selante Selante elástico para elástico colagem para e vedação colagem e vedação SolarMaxxi Manta impermeável, térmica e acústica LitFoil e LitFoil Plus Mantas térmicas

Leia mais

INSTITUTO ALGE DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL JANILSON CASSIANO

INSTITUTO ALGE DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL JANILSON CASSIANO CONSTRUINDO NO SISTEMA (CES) LIGHT STEEL FRAMING O sistema Light Steel Frame é caracterizado por um esqueleto estrutural leve composto por perfis de aço galvanizado que trabalham em conjunto para sustentação

Leia mais

Colunas com painéis. Colunas com vidros. Colunas de tecidos. Colunas Slim

Colunas com painéis. Colunas com vidros. Colunas de tecidos. Colunas Slim Boletim Técnico Colunas com painéis Chapas únicas ou duplas, de 15 mm, de saque frontal em MDP ou MDF com revestimento melaminico. Opcionais: disponíveis em diversos tipos de chapas e acabamentos do mercado.

Leia mais

SOLUÇÃO PARA CONSTRUÇÃO

SOLUÇÃO PARA CONSTRUÇÃO MAIOR RAPIDEZ MAIS PRATICIDADE MAIOR RESISTÊNCIA MUITO MAIS ECONOMIA acabamento SUPER LISo SOLUÇÃO PARA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL Aircrete PAINéIS INTERNOS AIRCRETE PAInéis divisórios A SOLUÇÃO INTELIGENTE

Leia mais

Caixa de Inspeção e Interligação

Caixa de Inspeção e Interligação Caixa de Inspeção e Interligação Localização no website Tigre: Obra predial Esgoto CAIXA DE INSPEÇÃO e/ou Obra predial Águas Pluviais CAIXA DE INTERLIGAÇÃO Função/Aplicação: Caixa de Inspeção: destinada

Leia mais

Linha Embutida a tid u b m a E h Lin

Linha Embutida a tid u b m a E h Lin Dutos de Piso... 27 Modelos... 27 Caixas de passagem... 31 Caixas de tomada... 35 Derivações... 39 Tomadas de piso - Latão/Cromado/Nylon... 42 Espelho para pisos... 43 Caixa de alumínio... 44 Distribuição

Leia mais

Ficha Técnica de Produto Rejunta Já! Acrílico Código: RJA001 e RJA101

Ficha Técnica de Produto Rejunta Já! Acrílico Código: RJA001 e RJA101 1. Descrição: O é mais uma solução inovadora, que apresenta praticidade e agilidade para o rejuntamento de pisos, azulejos, pastilhas, porcelanatos em áreas internas, externas, molháveis, molhadas. O principal

Leia mais

Ministério da Educação Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE Coordenação Geral de Infraestrutural Educacional CGEST

Ministério da Educação Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE Coordenação Geral de Infraestrutural Educacional CGEST Ministério da Educação Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE Coordenação Geral de Infraestrutural Educacional CGEST MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO PADRÃO PARA COBERTURA DE QUADRA POLIESPORTIVA

Leia mais

PLANILHA DE SERVIÇOS GERAIS DE OBRA

PLANILHA DE SERVIÇOS GERAIS DE OBRA 1 PRELIMINARES 1.1 Instalações do canteiro de obra vb 1,00 5.000,00 5.000,00 90,09 1.2 Placa de obra 2,00m x 3,00m, conforme orietações da administração vb 1,00 550,00 550,00 9,91 SUB TOTAL PRELIMINARES

Leia mais

CONTRAPISO Documentos de referência Condições para o início dos trabalhos Preparo da base Marcação do nível do contrapiso

CONTRAPISO Documentos de referência Condições para o início dos trabalhos Preparo da base Marcação do nível do contrapiso CONTRAPISO 1 camada (s) de argamassa (s) que pode ser aplicada sobre a laje ou lastro de concreto, sobre camada de impermeabilização* ou sobre camada de isolamento térmico/acústico* (* na maioria das vezes

Leia mais

1/5. be-16. Bancada laboratório 2 CUBAS 50x40x25cm (L=180cm) eco. Componentes. Código de listagem. Atenção. Revisão Data Página 1 04/04/14

1/5. be-16. Bancada laboratório 2 CUBAS 50x40x25cm (L=180cm) eco. Componentes. Código de listagem. Atenção. Revisão Data Página 1 04/04/14 /5 2/5 3/5 4/5 DESCRIÇÃO Constituintes Tampo de granito polido (L=65cm, e=2cm), cinza andorinha ou cinza corumbá, com moldura perimetral (3,5x2cm) e frontão (7x2cm), conforme detalhe. Alvenaria de apoio

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA INSTALAÇÃO DE FOSSA SÉPTICA E SUMIDOURO EM SUA CASA

INSTRUÇÕES PARA INSTALAÇÃO DE FOSSA SÉPTICA E SUMIDOURO EM SUA CASA INSTRUÇÕES PARA INSTALAÇÃO DE FOSSA SÉPTICA E SUMIDOURO EM SUA CASA A participação da Comunidade é fundamental Na preservação do Meio Ambiente COMPANHIA DE SANEAMENTO AMBIENTAL DO DISTRITO FEDERAL ASSESSORIA

Leia mais

ESTRUTURA L va v ntando o s s pain i éis i s que c ontém

ESTRUTURA L va v ntando o s s pain i éis i s que c ontém O PVC E O SISTEMA ROYAL É leve (1,4 g/cm3), o que facilita seu manuseio e aplicação; Resistente à ação de fungos, bactérias, insetos e roedores; Resistente à maioria dos reagentes químicos; Bom isolante

Leia mais

FAQ - Frequently Asked Questions (Perguntas Frequentes)

FAQ - Frequently Asked Questions (Perguntas Frequentes) FAQ - Frequently Asked Questions (Perguntas Frequentes) 1- Qual tipo de aço da vigota e qual a sua norma? São produzidas com aço estrutura ZAR 345, com revestimento Z275, no qual segue as prescritivas

Leia mais

POLICARBONATO CHAPAS COMPACTAS. Estilo com Tecnologia. Alveolar - Compacto - Telhas - Acessórios de Instalação

POLICARBONATO CHAPAS COMPACTAS. Estilo com Tecnologia. Alveolar - Compacto - Telhas - Acessórios de Instalação POLICARBONATO CHAPAS COMPACTAS Estilo com Tecnologia Alveolar - Compacto - Telhas - Acessórios de Instalação CHAPAS COMPACTAS Chapa em policarbonato compacto, com tratamento em um dos lados contra o ataque

Leia mais

Telhas GraviColor. Beleza e modernidade para o seu projeto.

Telhas GraviColor. Beleza e modernidade para o seu projeto. Telhas GraviColor Telhas e Tijolos www.telhado.com Beleza e modernidade para o seu projeto. Telhas GraviColor Estilo, inovação e qualidade. As Telhas GraviColor chegam ao mercado trazendo o rústico com

Leia mais

FINALIDADE DESTA ESPECIFICAÇÃO

FINALIDADE DESTA ESPECIFICAÇÃO SESC PANTANAL HOTEL SESC PORTO CERCADO POSTO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL SÃO LUIZ BARÃO DE MELGAÇO/MT ESTRUTURAS METÁLICAS PARA COBERTURA DE BARRACÃO DEPÓSITO MEMORIAL DESCRITIVO ANEXO VI 1. FINALIDADE DESTA

Leia mais

Steel frame - fechamento (parte 3)

Steel frame - fechamento (parte 3) Página 1 de 6 Steel frame - fechamento (parte 3) Hotel Villa Rossa, fechamento em steel frame No segundo artigo desta série sobre steel frame, abordamos a estrutura da edificação. Nela são aplicadas as

Leia mais

Parabond 700 Adesivo estrutural elástico de elevada aderência e resistência inicial

Parabond 700 Adesivo estrutural elástico de elevada aderência e resistência inicial Parabond 700 Adesivo estrutural elástico de elevada aderência e resistência inicial Produto: Parabond 700 é um adesivo de alta qualidade, cura rápida, permanentemente elástico, à base de MS polímero, com

Leia mais

Manual de Instalação Project - PVC

Manual de Instalação Project - PVC Manual de Instalação Project - PVC Este manual tem como objetivo o auxiliar na maneira correta de armazenamento, instalação e manutenção para que possa garantir a qualidade máxima da aplicação e prolongar

Leia mais

- Pisos e revestimentos Industriais (pinturas especiais, autonivelantes, uretânicas, vernizes...);

- Pisos e revestimentos Industriais (pinturas especiais, autonivelantes, uretânicas, vernizes...); A TECNIKA iniciou suas atividades em meados de 2003, impulsionada pela demanda do mercado, sempre preocupada em buscar e oferecer soluções técnicas inovadoras, tendo como focos principais as áreas de impermeabilização

Leia mais

Elementos Estruturais de Concreto Armado

Elementos Estruturais de Concreto Armado UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO Escola de Minas DECIV Técnicas Construtivas Elementos Estruturais de Concreto Armado Prof. Guilherme Brigolini Elementos Estruturais de Concreto Armado Produção de

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA - TR Pregão Eletrônico nº 001/2014

TERMO DE REFERÊNCIA - TR Pregão Eletrônico nº 001/2014 Anexo I TERMO DE REFERÊNCIA - TR Pregão Eletrônico nº 001/2014 1 DO OBJETO 1.1 Prestação de serviços de instalação de piso elevado acessível, com fornecimento de componentes, acessórios e materiais, visando

Leia mais

Anexo I-A: Serviços de reforma no alojamento de menores da P. J. de Samambaia

Anexo I-A: Serviços de reforma no alojamento de menores da P. J. de Samambaia Serviços de reforma no alojamento de menores da P. J. de Samambaia MEMORIAL DESCRITIVO Anexo I-A: Serviços de reforma no alojamento de menores da P. J. de Samambaia Sumário 1.Considerações gerais...1 2.Serviços

Leia mais

CATÁLOGO DE PRODUTOS

CATÁLOGO DE PRODUTOS CATÁLOGO DE PRODUTOS ISOPORTEC A ISOPORTEC é focada na produção de soluções em isopor de alta performance para a construção civil, valorizando produtos que fazem diferença nos projetos mais complexos.

Leia mais

Prefeitura Municipal de Piratini

Prefeitura Municipal de Piratini MEMORIAL DESCRITIVO O presente Memorial Descritivo visa estabelecer as condições de materiais e execução referentes à construção de um Vestiário Esportivo, localizado na Av. 6 de julho s/n, em Piratini/RS,

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO...AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR

MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO...AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO...AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR OBRA...CONTRATAÇÃO DE EMPRESA HABILITADA PARA EXECUTAR OS SERVIÇOS PERTINENTES A ESTRUTURAS TEMPORÁRIAS CONFORME CROQUIS ESQUEMÁTICOS

Leia mais

KIT Nº 14 KIT Nº 2 0.905

KIT Nº 14 KIT Nº 2 0.905 KIT Nº 1 KIT Nº 2 01 Bandeja Grande Ref.0.2823 01 Rolo de Espuma Pop 23 cm Ref.0.13 com cabo Ref. 0.2072 01 Rolo de Espuma Pop 09 cm com cabo Ref. 0.1109. 01 Rolo de Espuma Pop 05 cm c/ cabo Ref. 0.1105

Leia mais

Pregão 003/2006 Alteração 01 ANEXO I ESPECIFICAÇÃO ESPECIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE ARQUIVAMENTO COMPOSTO DE MÓDULOS DE ARQUIVOS DESLIZANTES

Pregão 003/2006 Alteração 01 ANEXO I ESPECIFICAÇÃO ESPECIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE ARQUIVAMENTO COMPOSTO DE MÓDULOS DE ARQUIVOS DESLIZANTES Pregão 003/2006 Alteração ESPECIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE ARQUIVAMENTO COMPOSTO DE MÓDULOS DE ARQUIVOS DESLIZANTES ITEM O1 Sistema de arquivamento composto de módulos de arquivos deslizantes, com acionamento

Leia mais

Construção Civil Linha PVC

Construção Civil Linha PVC Construção Civil Linha PVC Correr Abertura de 2 a 6 folhas que se movimentam mediante deslizamento horizontal. De fácil manuseio, podendo ser utilizada com persiana e tela mosquiteira. Permite ventilação

Leia mais

5 CONDIÇÕES ESPECÍFICAS 5.1 Material: A armação da caixa deve ser feita com cantoneiras de aço-carbono, ABNT 1010 a 1020, laminado.

5 CONDIÇÕES ESPECÍFICAS 5.1 Material: A armação da caixa deve ser feita com cantoneiras de aço-carbono, ABNT 1010 a 1020, laminado. CAIXA DE MEDIÇÃO EM 34, kv 1 OBJETIVO Esta Norma padroniza as dimensões e estabelece as condições gerais e específicas da caixa de medição a ser utilizada para alojar TCs e TPs empregados na medição de

Leia mais

Catálogo Geral de Produtos 2012 2013

Catálogo Geral de Produtos 2012 2013 Catálogo Geral de Produtos 2012 2013 01 C 100 M 00 Y 100 K 00 C 100 M 60 Y 00 K 00 Em atividade desde 2004, a Prima Ferragens, empresa especializada na fabricação de peças especiais e vedações acústicas

Leia mais

Manual Ref. Técnica Plataforma Elevac 250

Manual Ref. Técnica Plataforma Elevac 250 Apresentação 1 A Plataforma Elevac traz comodidade e praticidade para todas as pessoas com dificuldades permanentes ou temporárias de locomoção. Ideal para clínicas, escolas, hospitais, hotéis e quaisquer

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE-UNIBH DRYWALL. Miriã Aquino

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE-UNIBH DRYWALL. Miriã Aquino CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE-UNIBH DRYWALL Miriã Aquino Belo Horizonte 2014 1 SUMÁRIO: APLICAÇÕES... 3 Paredes:... 3 Separação de Ambientes internos... 4 Isolamento Acústico Superior... 8 Isolamento

Leia mais

MAXIJUNTA - 3 EM 1 PRODUTO:

MAXIJUNTA - 3 EM 1 PRODUTO: INDICAÇÕES: Argamassa colante de assentamento e rejuntamento simultâneo flexível de alta adesividade para áreas internas e externas. Assenta e rejunta pastilhas de porcelana e cerâmica até 7,5 x 7,5 cm,

Leia mais

Construção e montagem

Construção e montagem Construção e montagem Paredes com estrutura metálica W11 Construção A paredes consistem de uma estrutura metálica revestida com uma mais s de gesso, aparafusadas de ambos os lados. A estrutura metálica

Leia mais

SISTEMAS CONSTRUTIVOS Professor:Regialdo BLOCOS DE CONCRETO

SISTEMAS CONSTRUTIVOS Professor:Regialdo BLOCOS DE CONCRETO SISTEMAS CONSTRUTIVOS Professor:Regialdo BLOCOS DE CONCRETO CONCEITO A tipologia estrutural composta por bloco, argamassa, graute e eventualmente armações é responsável por um dos sistemas construtivos

Leia mais

O SISTEMA SF DE FÔRMAS

O SISTEMA SF DE FÔRMAS O SISTEMA SF DE FÔRMAS O SISTEMA SF Fôrmas: A SF Fôrmas utiliza o sistema construtivo de paredes de concreto desde a década de 1970, quando trouxe para o Brasil as primeiras fôrmas de alumínio. O SISTEMA

Leia mais

Blocos de. Absorção de água. Está diretamente relacionada à impermeabilidade dos produtos, ao acréscimo imprevisto de peso à Tabela 1 Dimensões reais

Blocos de. Absorção de água. Está diretamente relacionada à impermeabilidade dos produtos, ao acréscimo imprevisto de peso à Tabela 1 Dimensões reais Blocos de CONCRETO DESCRIÇÃO: Elementos básicos para a composição de alvenaria (estruturais ou de vedação) BLOCOS VAZADOS DE CONCRETO SIMPLES COMPOSIÇÃO Cimento Portland, Agregados (areia, pedra, etc.)

Leia mais

Painel pré-isolado Uma nova maneira de fabricar dutos

Painel pré-isolado Uma nova maneira de fabricar dutos Painel pré-isolado Uma nova maneira de fabricar dutos Catálogo de materiais, ferramentas e acessórios AluPir: o painel pré-isolado AluPir representa uma maneira inovadora de fabricar dutos de ar. O sistema

Leia mais

MANUAL DE COLOCAÇÃO. Laje Treliça. Resumo Esse material tem como objetivo auxiliar no dimensionamento, montagem e concretagem da laje.

MANUAL DE COLOCAÇÃO. Laje Treliça. Resumo Esse material tem como objetivo auxiliar no dimensionamento, montagem e concretagem da laje. MANUAL DE COLOCAÇÃO Laje Treliça Resumo Esse material tem como objetivo auxiliar no dimensionamento, montagem e concretagem da laje. Henrique. [Endereço de email] 1 VANTAGENS LAJE TRELIÇA É capaz de vencer

Leia mais

Caderno de projetos para blindagens de ressonância magnética

Caderno de projetos para blindagens de ressonância magnética Caderno de projetos para blindagens de ressonância magnética A blindagem de ressonância magnética é um componente fundamental para o bom funcionamento do complexo sistema de ressonância magnética (MRI).

Leia mais

ANEXO 01. Figura 1 - Planta da área a ser trabalhada. DW indica os locais a serem trabalhados com drywall.

ANEXO 01. Figura 1 - Planta da área a ser trabalhada. DW indica os locais a serem trabalhados com drywall. ANEXO 01 Sala MEV DW DW B B Figura 1 - Planta da área a ser trabalhada. DW indica os locais a serem trabalhados com drywall. 1 Figura 2 Detalhes das portas em drywall. A porta P11, destinada a acesso à

Leia mais

A INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÕES Fone:(31)2513-5198 Fax: (31) 2513-5203 PREGÃO ELETRÔNICO 175/2013

A INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÕES Fone:(31)2513-5198 Fax: (31) 2513-5203 PREGÃO ELETRÔNICO 175/2013 A INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÕES Fone:(31)2513-5198 Fax: (31) 2513-5203 PREGÃO ELETRÔNICO 175/2013 1 1. DADOS DO FORNECEDOR 1.1 Dados Cadastrais da Empresa Razão Social:

Leia mais

Aplicações Xadrez Pigmento em Pó

Aplicações Xadrez Pigmento em Pó Dê asas à sua imaginação nas diversas aplicações do Pó Xadrez. Aplicações Xadrez Pigmento em Pó O PÓ XADREZ é um pigmento concentrado que proporciona efeitos decorativos em diversas aplicações. Mais econômico,

Leia mais

VEDATOP é um revestimento modificado com polímeros acrílicos, de alta aderência e impermeabilidade.

VEDATOP é um revestimento modificado com polímeros acrílicos, de alta aderência e impermeabilidade. Descrição VEDATOP é um revestimento modificado com polímeros acrílicos, de alta aderência e impermeabilidade. Adere perfeitamente ao concreto, à alvenaria e à argamassa. VEDATOP não é tinta de acabamento,

Leia mais

Parecer Técnico de Conformidade NR 17 e NBR 13966 MESA REUNIÃO REDONDA

Parecer Técnico de Conformidade NR 17 e NBR 13966 MESA REUNIÃO REDONDA Parecer Técnico de Conformidade NR 17 MESA REUNIÃO REDONDA Parecer Técnico de Conformidade NR 17 A SEFIT Serviços Especializados de Fisioterapia do Trabalho Ltda, inscrita no CNPJ n.º 04.207.225/0001-74,

Leia mais

Sistema para Tratamento de Juntas Brasilit. Leveza, resistência e rapidez para sua obra.

Sistema para Tratamento de Juntas Brasilit. Leveza, resistência e rapidez para sua obra. Sistema para Tratamento de Juntas Brasilit Leveza, resistência e rapidez para sua obra. Tratamento de Juntas Brasilit Existem vários tipos de tratamento de junta para as Placas Cimentícias. O tipo de tratamento

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

MEMORIAL DESCRITIVO INSTALAÇÕES ELÉTRICAS SITE: www.amm.org.br- E-mail: engenharia@amm.org.br AV. RUBENS DE MENDONÇA, N 3.920 CEP 78000-070 CUIABÁ MT FONE: (65) 2123-1200 FAX: (65) 2123-1251 MEMORIAL DESCRITIVO ELÉTRICO MEMORIAL DESCRITIVO INSTALAÇÕES

Leia mais

Manual de Referência Técnica ELEVAC 250

Manual de Referência Técnica ELEVAC 250 Manual de Referência Técnica ELEVAC 250 t e c n o l o g i a em e l e v a d o r e s ESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO A Plataforma Elevac 250 traz comodidade e praticidade para todas as pessoas com dificuldades permanentes

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO O

MEMORIAL DESCRITIVO O MEMORIAL DESCRITIVO O presente memorial tem por objetivo estabelecer requisitos técnicos, definir materiais e padronizar os projetos e execuções da obra localizada na Rua Jorge Marcelino Coelho, s/n, Bairro

Leia mais

POLICARBONATO COMPACTO

POLICARBONATO COMPACTO POLICARBONATO COMPACTO Chapa em policarbonato compacto, com tratamento em um dos lados contra o ataque dos raios ultravioleta (garantia de 10 anos contra amarelamento). Por sua alta transparência, a chapa

Leia mais

Passo a passo: Impermeabilização em drywall

Passo a passo: Impermeabilização em drywall Passo a passo: Impermeabilização em drywall Banheiros de casa em steel frame são fechados com chapas de gesso específicas para esse fim. Veja como impermeabilizar corretamente esses ambientes Casas em

Leia mais

Belo Horizonte - MG Interface com Outros Subsistemas

Belo Horizonte - MG Interface com Outros Subsistemas Belo Horizonte - MG Interface com Outros Subsistemas 10/11/2009 Carlos Chaves LOG Gestão de Obras Subsistemas Deus está nos detalhes Mies van der Rohe (1886-1969) Pavilhão alemão na Feira Mundial de Barcelona

Leia mais

SUPORTE TÉCNICO SOBRE LIGHT STEEL FRAME

SUPORTE TÉCNICO SOBRE LIGHT STEEL FRAME Sistema de ds A SOLUÇÃO INTELIGENTE PARA A SUA OBRA SUPORTE TÉCNICO SOBRE LIGHT STEEL FRAME www.placlux.com.br VOCÊ CONHECE O SISTEMA CONSTRUTIVO LIGHT STEEL FRAME? VANTAGENS LIGHT STEEL FRAME MENOR CARGA

Leia mais

Sistema de Forros Trevo Drywall

Sistema de Forros Trevo Drywall Nome da Empresa Endereço Tel/Fax (88) 3571-6019 Site E-mail DADOS DO FABRICANTE Trevo Industrial de Acartonados S/A. Av.Josias Inojosa de Oliveira 5000 - Distrito Industrial do Cariri Juazeiro do Norte

Leia mais

Simples, resistente e fácil de montar.

Simples, resistente e fácil de montar. Simples, resistente e fácil de montar. Economia e resistência são as principais qualidades da telha Vogatex. Possui peso reduzido e simplicidade estrutural, exigindo o mínimo de mão-de-obra e madeiramento

Leia mais

Aquecedor Solar Tubos de Vácuo.

Aquecedor Solar Tubos de Vácuo. Aquecedor Solar Tubos de Vácuo. Manual de instalação Ultrasolar Tel: (11) 3361 3328 Fax: (11) 3361 5810 www.ultrasolar.com.br Aquecedor Solar de Agua. Os aquecedores solares de água a vácuo Ultrasolar,

Leia mais

CEMIG DISTRIBUIÇÃO S.A INSTRUÇÕES PARA ABERTURA DO CABO EN320

CEMIG DISTRIBUIÇÃO S.A INSTRUÇÕES PARA ABERTURA DO CABO EN320 a EMISSÃO INICIAL FTY MM LYT 18/12/14 REV. ALTERAÇÕES EXEC. VISTO APROV. DATA EXEC. VISTO APROV. FTY MM LYT DATA: CEMIG DISTRIBUIÇÃO S.A LD 1 ALMENARA - JEQUITINHONHA, 138kV (Op. 69 kv) 18/12/14 INSTRUÇÕES

Leia mais

LUKE COMÉRCIO LOCAÇÕES E EVENTOS LTDA

LUKE COMÉRCIO LOCAÇÕES E EVENTOS LTDA Piso Elevado & Piso de Cobertura LUKE COMÉRCIO LOCAÇÕES E EVENTOS LTDA Avenida Santa Efigênia, 139 Vila Paraíso Guarulhos/SP CEP 07242-100 Tel.: 55 11 49702130 / 49702127 PISO ELEVADO COM COMPENSADO DE

Leia mais

CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES

CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES OBRA: ESTACIONAMENTOS DO COMPLEXO MULTIEVENTOS E CAMPUS DE JUAZEIRO CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES 1/5 PISOS EXTERNOS Pavimentação em Piso Intertravado de Concreto Conforme delimitado

Leia mais

SISTEMAS DE PISO EPOXI

SISTEMAS DE PISO EPOXI SISTEMAS DE PISO EPOXI PRODUTO DESCRIÇÃO VEC-601 TUBOFLOOR TEE-556 AUTONIVELANTE Selador epóxi de dois componentes de baixa viscosidade. Revestimento epóxi com adição de sílica para regularização de pisos.

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO. Teto Teto vazado e pergolado em travessas Z500 de alumínio anodizado

MEMORIAL DESCRITIVO. Teto Teto vazado e pergolado em travessas Z500 de alumínio anodizado Anexo I MEMORIAL DESCRITIVO Trata o presente memorial descritivo da locação de estruturas provisórias e estruturas personalizadas para a montagem da 14ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, conforme

Leia mais

O que é EPS? Classe F-L: 11,0 Kg/m 3 Material retardante à chama classe F Condutividade Térmica: λ do EPS: 0,028 kcal/h.m².ºc

O que é EPS? Classe F-L: 11,0 Kg/m 3 Material retardante à chama classe F Condutividade Térmica: λ do EPS: 0,028 kcal/h.m².ºc LAJES COM E.P.S. O que é EPS? O EPS (Poliestireno Expandido) é comumente chamado de Isopor. É um produto derivado do petróleo. A matéria-prima, poliestireno, sofre uma expansão de 20 a 50 vezes, resultando

Leia mais

Guia Prático de Instalação SONEX illtec Skin e Pb / Bloc. Revisão: 1

Guia Prático de Instalação SONEX illtec Skin e Pb / Bloc. Revisão: 1 Revisão: 1 Cuidados iniciais: Atenção às bocas de saída de ar condicionado instaladas no teto, pois são grandes dispersores de ar. Assim como as luminárias, as grelhas de ar condicionado devem ser rebaixadas

Leia mais

Sua obra coberta de qualidade TELHAS DE AÇO. www.comercialgerdau.com.br

Sua obra coberta de qualidade TELHAS DE AÇO. www.comercialgerdau.com.br Sua obra coberta de qualidade TELHAS DE AÇO www.comercialgerdau.com.br Tipos de revestimentos Galvanizado por imersão a quente: apresenta grande resistência à corrosão atmosférica e atende a obras mais

Leia mais

Excelente aderência quando aplicado sobre superfícies de concreto ou argamassa;

Excelente aderência quando aplicado sobre superfícies de concreto ou argamassa; VIAPLUS 7000-FIBRAS 1. Descrição Impermeabilizante à base de resinas termoplásticas e cimentos com aditivos e incorporação de fibras sintéticas (polipropileno). Essa composição resulta em uma membrana

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS DE INSTALAÇÕES SANITÁRIAS

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS DE INSTALAÇÕES SANITÁRIAS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS DE INSTALAÇÕES SANITÁRIAS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS - SANITÁRIA - Arquivo 828-M-SAN.DOC Página 1 1. SERVIÇOS COMPLEMENTARES Serão executados

Leia mais

Sistemas da edificação Aplicação na prática

Sistemas da edificação Aplicação na prática 1 Vantagens Alta produtividade com equipes otimizadas; Redução de desperdícios e obra limpa; Facilidade de gerenciamento e padronização da obra; Elevada durabilidade; Facilidade de limpeza e conservação;

Leia mais