COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA JARDIM DE INFÂNCIA Nº1 PROJETO EDUCATIVO / PLANO DE ATIVIDADES ANO LETIVO 2014/2015 PROJETO: CHUVA DE CORES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA JARDIM DE INFÂNCIA Nº1 PROJETO EDUCATIVO / PLANO DE ATIVIDADES ANO LETIVO 2014/2015 PROJETO: CHUVA DE CORES"

Transcrição

1 COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA JARDIM DE INFÂNCIA Nº1 PROJETO EDUCATIVO / PLANO DE ATIVIDADES ANO LETIVO 2014/2015 PROJETO: CHUVA DE CORES

2 INTRODUÇÃO «Será a emergência do sentido e conteúdo curricular que permitirá distinguir e recriar atividades de animação socioeducativas, diferenciadas na dinâmica e conteúdo das atividades pedagógicas. O tempo de animação sócioeducativa é mais solto e íntimo, menos estruturado, vocacionalmente mais aberto à informalidade, à ausência de sistematicidade e à multiplicidade de respostas.» In, «Organização da componente de Apoio à Família», Ministério da Educação Numa Sociedade em evolução, ressentindo os problemas globais, que afetam os sistema de cada país, comunidade ou grupo, a escola, como subsistema dinâmico vê-se afetada pelas interações com o meio. Nesta linha de pensamento a escola é ela mesma uma unidade viva, com os seus profissionais docentes, os seus alunos, o pessoal auxiliar e toda a comunidade educativa. É neste ambiente, com indivíduos que vivem e fazem a vida da escola, que proponho a desenvolver um plano de atividades. Sabe-se que é na fase da infância que as crianças estão mais abertas a curiosidades, mais interessadas em saber tudo e o porquê das coisas. Desta forma o nosso trabalho será um ponto de partida para que as nossas crianças de hoje possam ser adultos competentes e felizes de amanhã. Assim sendo, faremos todo o esforço, para que estas atividades, sejam encaradas pelas crianças como um arco-íris de emoções e um redemoinho de sabedoria e brincadeira. CONTEXTO E MOTIVAÇÃO DO PROJETO As crianças em idade pré-escolar são extremamente curiosas e têm uma grande vontade, e até mesmo necessidade, de descobrir e de dar sentido ao mundo à sua volta. Muitos fenómenos naturais são, por isso motivo de deslumbramento para as crianças. Neste caso, a motivação que desencadeou este projeto, foi com incidência privilegiada nas áreas do Conhecimento do Mundo e da Expressão e Comunicação domínios da Expressão Plástica e da Expressão Dramática.

3 INTENÇÕES DO PROJETO Promover um tempo de apoio à família com qualidade, onde o principal objetivo é a socialização e o bem-estar das crianças. O Prolongamento de Horário é, no nosso caso o prolongamento da brincadeira, onde as crianças brincam, fazem de conta, exploram e trabalham, mas de forma lúdica e divertida, no âmbito de atividades sociais, desportivas, lúdicas Estimular o desenvolvimento de atitudes científicas e de hábitos de pesquisa, a partir do estudo do fenómeno do arco-íris; explorar diferentes técnicas de expressão plástica, nomeadamente, para a descoberta da formação das cores; proporcionar a vivência de um clima democrático baseado no diálogo, na partilha, na cooperação, na entreajuda e na solidariedade; Envolver as famílias no processo de aprendizagem dos seus educandos e estabelecer relações de efetiva colaboração com a comunidade educativa. OBJETIVOS GERAIS - Dar resposta às necessidades reais das famílias; - Garantir que o tempo de permanência no JI, para além do tempo letivo, seja pedagogicamente rico e complementar das aprendizagens; - Proporcionar às crianças o envolvimento em atividades que lhes ofereçam maior satisfação; - Proporcionar momentos lúdicos e ofertas diversificadas no interior ou exterior; - Dar às crianças a possibilidade de escolher livremente o que desejam fazer; ESTRATÉGIAS/ ATIVIDADES Todas estas atividades aqui apresentadas constituem exemplos e sugestões, que se poderão realizar tendo em conta os interesses das crianças, também de acordo com as propostas dadas pelas Educadoras podendo assim fazer a articulação entre as mesmas, assim como, dependendo dos recursos humanos e materiais existentes.

4 Atividades de Expressão Plástica: Fomentar a imaginação e a criatividade das crianças; Proporcionar um contacto com materiais de diferentes cores, texturas e tamanho. Elaboração de diversos materiais para épocas festivas tais como: festa Páscoa; máscaras para o carnaval; elementos decorativos do Halloween; etc. de Natal e Elaboração de instrumentos musicais, para as Janeiras, a partir da reutilização de materiais de desperdício; Trabalho para a decoração da entrada do JI, conforme as épocas do ano; Reutilização de diversos materiais recicláveis. Atividades de Expressão Dramática Fomentar a criatividade e a imaginação; Vivenciar momentos de alegria e entusiasmo. Realização de pequenas peças de teatro; Fantoches; Marionetas; Dramatização de histórias contadas

5 Dia do cinema: Proporcionar às crianças o contacto com histórias através da visualização de filmes Visualização de filmes de caráter educativo Hora do conto: Objectivos: Dar oportunidade às crianças de conhecerem as histórias tradicionais. Actividades: Histórias tradicionais; Histórias atuais; Reconto dessas histórias efetuadas pelas crianças com o recurso a fantoches, etc. Projeto sementinha: Dar a conhecer a origem de alguns alimentos saudáveis e qual o seu processo de desenvolvimento; Contato com a Natureza; Descrever os vários estados da semente ao longo do processo de germinação. Manuseamento da terra Selecção das sementes e plantas Germinação e sementeira

6 Elaboração de bandeirolas coloridas para identificação das plantas Construção de um espantalho das cores Atividades de Música e Expressão Físico-motora Desenvolver as capacidades físicas motoras; Proporcionar momentos lúdicos e de prazer. Danças de roda; Jogos com expressão corporal, facial, (improvisação, mimar situações, animais, profissões etc; Canções e audição de músicas. Jogos tradicionais e recreativos: Bom barqueiro; O lencinho vai na mão; Macaquinho Chinês; Saltar à corda; etc.

7 CALENDARIZAÇÃO DAS ATIVIDADES EM ARTICULAÇÃO COM A COMPONENTE LETIVA Mês Temas / Atividades Eu e eu e os outros regras e rotinas; Setembro Outono alimentação da época e alguns animais; trabalhos plásticos. Dia Mundial da Música (1); Dia Mundial do Professor (5); Dia da Implantação da República Portuguesa Portugal e Outubro outros países: localização, tradições e costumes; Dia Mundial da Alimentação (16); Dia Mundial da Poupança (31); Comemoração do Halloween. São Martinho (11) história, dramatização, trabalhos plásticos; Novembro Comemoração dos Direitos da Criança (20); Dia Nacional da Cultura Científica (24) e das Ciências (25) experiências simples. Dezembro Preparativos alusivos ao Natal (festa de Natal e lembranças) e ao início de um novo ano civil. Janeiro O inverno A paz Dia Mundial da rádio (13) os meios de comunicação. Fevereiro Dia de São Valentim Carnaval Dia da Mulher Dia do Pai Março Dia Internacional da Felicidade (20) Dia da Poesia (21) Primavera Páscoa Páscoa (continuação); Abril Dia Internacional do Beijo (13); Dia Mundial da Terra (22); 25 de Abril Dia do trabalhador as profissões; Maio Dia da Mãe; Dia Mundial da reciclagem; Dia Mundial da criança (1); Junho Dia Mundial dos Oceanos (8); Verão (21). Julho Dia dos avós (26)

8 ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES Horário 2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira 7h00 9h00 Chegada e Acolhimento na sala Chegada e Acolhimento na sala Chegada e Acolhimento na sala Chegada e Acolhimento na sala Chegada e Acolhimento na sala 15h30 16h00 Brincadeira livre Brincadeira livre Lanche/ Brincadeira livre Brincadeira livre Lanche/ Brincadeira livre 16h00-16h30 Lanche Lanche Lanche/ Expressão motora Lanche Lanche/ Expressão motora 16h30 17h15 (As crianças são divididas em dois grupos consoante os seus interesses e vontades de acordo com as propostas apresentadas) Expressão dramática Atividades no exterior * Experiências / Projeto sementinha Atividades no exterior * Conclusão de trabalhos 17h15 18h00 Expressão plástica Expressão musical Jogos em grupo orientados Expressão plástica Jogos de relaxamento 17h00 18h00 Atividades livres na sala Atividades livres na sala Atividades livres na sala Atividades livres na sala Atividades livres na sala 18h00 19h00 19h00-19h30 atividades sugerida pelas crianças atividade sugerida pelas crianças atividade sugerida pelas crianças atividade sugerida pelas crianças atividade sugerida pelas crianças * Estas atividades dependem do tempo meteorológico # A sala será escolhida consoante a atividade a desenvolver e o número de crianças que vão participar.

9 EQUIPA: COORDENADORA PEDAGÓGICA: Inês Real MONITORA: Marta Barroco AUXILIAR DE AÇÃO EDUCATIVA: Fátima Dias Inês Pisco