DATA HORA LOCAL PARTICIPANTES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DATA HORA LOCAL PARTICIPANTES"

Transcrição

1 ATA DE REUNIÃO DATA: 27 de março de 2012 HORA: 14:30 horas LOCAL: Promotoria de Justiça da Cidadania PARTICIPANTES: Dra. Maria Pilar Cerqueira Maquieira Menezes, Promotora de Justiça, a Diretora do Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI - Eloina Barradas, Professora Carolina de Almeida Andrade PAUTA: 1. Avaliação da visita do Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI - Eloina Barradas, com a presença da diretora. DISCUSSÕES/DELIBERAÇÕES: Aberta a reunião. A Promotora de Justiça Dra. Maria Pilar salientou que a reunião tem o objetivo de avaliar, de dialogar com a diretora de forma a identificar deficiências dos grupos escolares de Salvador; que é fundamental entender que o objetivo principal são as melhorias das condições da escola, destacando que as ações visam modificar a realidade da escola. Salientou a presente devolutiva, à diretora, da visita realizada no dia 25 de novembro de Nesse sentido, foram exibidas as fotografias da visita, das quais identificaram algumas questões com relação aos aspectos estruturais, bem como a condensação de dados no questionário de visitação. 1 ABERTURA DO PORTÃO: R: Que desconhecia o fato de que seria necessário a abertura do portão para fora. Mas irá observar o mesmo e oficiar a SECULT. 2 - ILUMINAÇÃO PÚBLICA NAS IMEDIAÇÕES DA ESCOLA. R: Que todas as lâmpadas dos postes estão queimados. Que muitos dos postos estão rachados, podendo causar danos as crianças, inclusive, já foram condenados pelos engenheiros da própria Secretaria.

2 3 - ACESSIBILIDADE PARA PESSOA COM NECESSIDADE ESPECIAL. R: Que a escola já fez uma rampa de acesso, contudo, para ter acesso as salas de aula seria necessário retirar os batentes que ficam nas portas e, inclusive, com risco das crianças caírem e se machucarem. 4 - ALMOXARIFADO E DEPÓSITO. R: Que as prateleiras dos depósitos e do almoxarifado são de madeira e dão cupim, tendo também infiltração, pingueiras e mofo, estragando não só os gêneros alimentícios mais também os materiais escolares.

3 5 - MATERIAIS INSERVÍVEIS, ENTULHO. R: Que a escola possui muitos materiais inservíveis, já tendo ligado por diversas vezes para a SECULT para que venha recolher o referido material. 6 - ESCOAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA E INFILTRAÇÃO NAS PAREDES. R: Que as telhas do telhado estão todas soltas e possibilitam que haja infiltração no telhado, consequentemente gerando goteiras, infiltração na rede elétrica e nas paredes. 7 - FUNCIONAMENTO DOS SANITÁRIOS. R: Por conta das infiltrações e do estado precário da rede elétrica, não há água quente nos

4 chuveiros. São 18 chuveiros elétricos e apenas um funciona, inclusive o chuveiro do berçário da choque, que já oficiou por diversas vezes informando o problema. Os pisos dos banheiros não são antiderrapantes, ocasionando várias quedas. Que as crianças tem idade de 1 a 3 anos. Que as descargas estão com defeito, bem como o esgoto total da escola. 8 - MERENDA ESCOLAR: CARDÁPIO, CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS, ORGANIZAÇÃO E HIGIENE. R: O CMEI está sem verduras desde de fevereiro de 2012 e recebeu a informação da SECULT que estava em licitação. Que recebeu uma planilha de entrega de gêneros e todas as datas ali estabelecidas vem sendo observadas. Com relação ao mobiliário de madeira é herança da época em que o CMEI pertencia ao Estado. Que a escola já está dentro do cronograma de reformas da SECULT com data de início para 15 de março. Contudo, até a presente data ainda não foi feita qualquer reforma.

5 9 COZINHA: ORGANIZAÇÃO MERENDEIRAS E HIGIENE, CONDIÇÕES DOS APARELHOS DOMÉSTICOS. R: Que graças a Deus o quadro de merendeiras, funcionários, administrativos e de limpeza, bem como de professores, está completo. Que com referência aos aparelhos da cozinha é necessário de liquidificador industrial, geladeira enferrujada. A escola não possui também um refeitório, já tendo sido advertida pela Vigilância Sanitária que o local apropriado para as crianças se alimentarem não é o corredor da escola NORMA DE SEGURANÇA. R. O fogão está enferrujado, que está com uma boca quebrada e inclusive há escapamento de gás. Que já ligou para a CERE, informando o fato, mas lhe disseram que iriam trocar tudo com a reforma, mas se compromete a chamar um técnico para uma nova análise e adoção das medidas cabíveis. Quanto aos tanques de água, o problema é com o tanque subterrâneo, que apresenta rachaduras por onde se desperdiça água DISTRIBUIÇÃO E UTILIDAZAÇÃO DOS LIVROS. R. Que não tem biblioteca, mas foi criado o cantinho da leitura, e é usado pelas crianças.

6 13 - HÁ ALGUM PLANEJAMENTO DE REFORMA DA ESCOLA. R: Que a Prefeitura prometeu reformar a escola e já estão na lista de reforma. A data prevista seria 15 de março. Que duas portas de sala estão deterioradas e as janelas são modelo guilhotina, cujo dispositivo de abertura e fechamento estão quebradas. Necessário será uma troca de janelas LIMPEZA DOS TANQUES DE ÁGUA. R: Que são limpos de 6 em 6 meses. Que fazem também desratização A ESCOLA SEGUE AS NORMAS TÉCNICA DE SEGURANÇA? R: Que possui 8 extintores, porém a SECULT nunca foi lá para colocá-los nos lugares devidos. Não há rota de fuga para caso de incêndio.

7 16 - RISCO DE DOENÇAS E EPIDEMIAS PROVENIENTE DA AGLOMERAÇÃO DE LIXOS. R. Que já teve casos de dengue entre os funcionários. Que já solicitou diversas vezes a retirada do entulho, mas até a presente data a SECULT não compareceu SITUAÇÃO DOS BEBEDOUROS. R. Que só tem um bebedouro para funcionários, não havendo bebedouros para as crianças. Que todas as salas tem filtro de água. 18 ALUGUEL DE PRÉDIO PARA REFORMA DA ESCOLA. R. Que a Prefeitura lhe orientou a procurar um espaço para onde transferir o funcionamento da escola. CONCLUSÕES: A Diretora da Escola faz juntada, das atas do conselho escolar, com endereço e dos conselheiros escolares, e quanto às

8 cópias das notas fiscais de 2010 e 2011 e se comprometeu a encaminhar um relatório circunstanciado sobre as providências adotadas, até o dia 30 de abril de 2012, no que tange às deficiências ora observadas. Que nada mais havendo a tratar, foi encerrada a reunião. Para registrar o ato foi lavrada a presente lida e aprovada, segue assinada pelos presentes. Carolina de Almeida Andrade Diretora Maria Pilar C. Maquieira Menezes Promotora de Justiça