Não conformidades mais frequentes na produção pecuária

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Não conformidades mais frequentes na produção pecuária"

Transcrição

1 Não conformidades mais frequentes na produção pecuária Susana Santos Castelo Branco, 14 de Abril de 2004

2 Cumprimento do Regulamento CEE 2092/91, modificado Relatório de Inspecção da Unidade de Produção Verificação de Não Conformidades

3 Análise das NC de operadores em MPB com início de conversão até final 2002 Todos os operadores Produção vegetal Produção pecuária (25,6% do total)

4 NC de todos os operadores RD Registos e Documentos PA 3% AA 7% SA 4% PR 3% RD 26% UP Unidade de Produção FP Factores de PC 18% FP 17% UP 22% Produção PC Práticas Culturais PA Práticas de Produção Animal AA Alimentação Animal SA Sanidade Animal PR Produtos da UP

5 NC Produção Vegetal PC 25% PR 4% RD 28% FP 16% UP 27%

6 NC Produção Pecuária AA 20% SA 12% PR 0% RD 24% PA 9% PC 3% FP 20% UP 12%

7 - alimentação animal - profilaxia, intervenções terapêuticas, assistência veterinária e ocorrências sanitárias -outras intervenções e maneio animal. Registos e Documentos 30,0 25,0 20, Registos e/ou documentos insuficientes relativos a: % 15,0 10,0 5,0 0, entradas e utilização de factores de produção - operações culturais na unidade - saídas de produtos. RD Registos e/ou documentos insuficientes relativos a:

8 Unidade de Produção % 30,0 25,0 20,0 15,0 10,0 5,0 0, UP Risco de contaminação por práticas não MPB em parcelas vizinhas. 1. As parcelas, locais de produção, edifícios e locais de armazenagem da unidade não estão claramente separados dos de outra unidade não MPB Obtenção em MPB e em convencional das mesmas variedades ou variedades dificilmente diferenciáveis (c. perenes), sem planos de início de conversão, sem medidas de separação dos produtos obtidos, não é feito o aviso prévio de colheita Desconhecimento do Regulamento e/ou actualizações/ práticas do MPB.

9 Factores de Produção % 35,0 30,0 25,0 20,0 15,0 10,0 5,0 0, FP Existem medicamentos veterinários alopáticos ou antibióticos sem receita veterinária e que não estão incluídos nos registos da unidade. 7. São utilizadas jovens plantas não MPB.

10 Práticas Culturais % 50,0 40,0 30,0 20,0 10,0 0, PC Não é efectuada a melhoria ou manutenção da fertilidade e da actividade biológica do solo. 14. Não são efectuadas práticas culturais (medidas básicas) adequadas à luta contra parasitas, doenças e infestantes.

11 Práticas de Produção Animal Não são respeitadas as exigências específicas relativas às instalações de aves: -poleiros - ninhos -aberturas - número máximo de aves por instalação - área total de instalações

12 Alimentação Animal % 50,0 40,0 30,0 20,0 10,0 0, AA São fornecidos alimentos não MPB: - para além da percentagem diária permitida - para além da percentagem anual permitida. 19. São fornecidas na alimentação substâncias não permitidas pelo regulamento Não são dadas garantias que os alimentos fornecidos não são OGMs ou derivados.

13 Sanidade Animal % 40,0 30,0 20,0 10,0 0, SA 4.8. São utilizados medicamentos veterinários alopáticos de síntese química ou antibióticos sem a responsabilidade de um veterinário e sem serem efectuados os registos necessários. 10. Não é feita a identificação dos animais tratados. 13. Utilização de substâncias não admitidas no MPB para limpeza e desinfecção dos locais e instalações pecuárias ou para eliminação de insectos e organismos prejudiciais.

14 Principais NC detectadas Registos e documentos; Contaminação por práticas não MPB em parcelas vizinhas; Obtenção em MPB e em convencional das mesmas variedades; Desconhecimento do Regulamento; Não é efectuada a melhoria ou manutenção da fertilidade e da actividade biológica do solo; Não são respeitadas as exigências específicas relativas às instalações de aves;

15 São fornecidos alimentos não MPB para além da percentagem diária permitida e para além da percentagem anual permitida; São fornecidas na alimentação substâncias não permitidas pelo regulamento; utilizados medicamentos veterinários alopáticos de síntese química ou antibióticos sem a responsabilidade de um veterinário, sem serem efectuados os registos necessários; Utilização de substâncias não admitidas no MPB para limpeza e desinfecção dos locais e instalações pecuárias ou para eliminação de insectos e organismos prejudiciais.

16 Acções Correctivas Realização e manutenção de registos de todas as operações realizadas; Operador deve converter para o MPB todas as culturas das mesmas variedades ou variedades dificilmente diferenciáveis (c. perenes); Fornecer alimentos não MPB dentro das percentagens diária e anual permitidas Encontrar alternativas à utilização de alimentos não MPB (derrogação termina a ) Verificação da ausência de substâncias não permitidas na alimentação; Utilização de medicamentos veterinários alopáticos de síntese química ou antibióticos só sob a responsabilidade de um veterinário, efectuando sempre os registos da utilização proibida nos tratamentos preventivos.

17 Conclusão Existência de NC Aplicação de Sanções Não obtenção certificado para os produtos obtidos