INFORMATIVO DA PROVÍNCIA FREI BARTOLOMEU DE LAS CASAS DOMINICANOS NO BRASIL - CIRCULAÇÃO INTERNA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INFORMATIVO DA PROVÍNCIA FREI BARTOLOMEU DE LAS CASAS DOMINICANOS NO BRASIL - CIRCULAÇÃO INTERNA"

Transcrição

1 INFORMATIVO DA PROVÍNCIA FREI BARTOLOMEU DE LAS CASAS DOMINICANOS NO BRASIL ANO XX 22 de setembro de tabloide@dominicanos.org.br / PRIOR PROVINCIAL VISITA NOSSSOS FORMANDOS NA ESPANHA De 5 a 11 deste mês o prior provincial frei Edivaldo visitou o Real Convento de Pregadores em Valência, na Espanha, onde residem nossos formandos frei Gustavo e frei Marcos que estão cursando Teologia na Faculdade São Vicente Ferrer. É uma comunidade internacional com 10 formandos de 5 nacionalidades distintas: Espanha, Brasil, Cuba, Guiné Equatorial e Croácia. Nesta visita frei Edivaldo teve a oportunidade de dialogar com o prior provincial fr. Jesus Días Sariego, com o Regente de estudos fr Moisés Pérez Marcos, com o ex-mestre de estudantes fr. Manuel F. Santos Sánches e com o atual mestre de estudantes fr. Francisco J. Rodrigues Fassio. Nossos dois estudantes estão felizes e bem entrosados com a comunidade. Foram bastante elogiados tanto pelo prior Provincial da Espanha como pela comunidade formadora, relata frei Edivaldo.

2 PARABÉNS AOS NOSSOS DOIS NOVOS DIÁCONOS

3 ENCONTRO DOS ESTUDANTES DA PROVÍNCIA FREI BARTOLOMEU DE LAS CASAS Entre os dias 06 e 10 de setembro, os jovens em formação inicial de nossa Província estiveram reunidos para o III Encontro dos Estudantes Dominicanos do Brasil. Este teve lugar na Casa de Pregação S. Domingos, em Santa Cruz do Rio Pardo/ SP, e o tema refletido foi A Comunicação a serviço da Pregação, sob a assessoria do Prof. Fernando Geronazzo, da UNISAL - Campus Pio XI e membro da equipe de Comunicação da Arquidiocese de São Paulo. Estiveram presentes no evento os 12 pré - noviços da província, sendo 7 da Casa anfitriã, e 5 da Casa de Pregação Santo Tomás de Aquino do Rio de Janeiro. Marcaram presença, também, os 12 noviços residentes em Uberaba/ MG, e 3 frades estudantes que residem no Convento Sagrada Família de São Paulo capital; destes, 2 cursam Filosofia e 1 Teologia. Durante toda a quarta-feira, 6, os grupos vindos das diversas casas de formação foram chegando; e realizou-se, ao fim do dia, uma Celebração Eucarística com Vésperas, presidida pelo Fr. Alberto Cardoso, OP, dando assim, abertura ao evento. Seguiu-se um jantar de acolhida. As atividades do dia 7, feriado da Independência do Brasil, foram abertas com a celebração da Santa Missa e Laudes, presidida pelo Promotor de Comunicação da Província, Fr. Fernando Valadares, OP. Neste dia, os formandos, os padres-mestres que os acompanhavam, bem como os frades da comunidade local, tiveram um dia de integração e lazer na chácara de um leigo de uma das paróquias dominicanas da cidade. O dia 8 foi marcado pelo estudo do tema do encontro deste ano, conduzido pelo assessor supracitado. Na parte da manhã, o mesmo introduziu o conteúdo a ser desenvolvido, falando sobre Comunicação e Igreja ; conceituou Comunicação, desde a concepção que havia no século XII de comunhão e compartilhamento, passando pelo século XVI, que a considerava transmissão e difusão a partir de um centro - marcadamente pelo surgimento da imprensa -, até os dias atuais, quando se fala de ambiente e de cultura comunicacional. Geronazzo resgatou as manifestações oficiais da Igreja e os posicionamentos dos Papas sobre Comunicação, desde o primeiro, no século XV, até o pós - Concílio Vaticano II.

4 Considerando Jesus como o Perfeito Comunicador, enquanto Aquele que comunica o Pai - Ele é a palavra Eterna que se fez homem; que a Trindade é, em Si, Comunicação; que Jesus é quem comunica o Espírito; que a Eucaristia é Comunicação que leva à Comunhão; e que a Igreja, desde a sua gênese, é um fato comunicacional, o palestrante discorreu sobre o Decreto Conciliar Inter Mirifica, e, de modo especial, sobre a Instrução Pastoral do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Communio et progressio, considerada a Carta Magna da Comunicação Cristã. Trouxe presente, também, a Exortação Apostólica Pós- sinodal do Papa S. João Paulo II Vita consecrata, e a Exortação Apostólica do Beato Papa Paulo VI Evangelii Nutiandi, destacando que, para além do conteúdo e da mensagem, deve haver atenção para a forma e eficácia da mesma. Na parte da tarde, seguiram-se as reflexões acerca do tema, tendo como referencial a seguinte frase: Cultura digital: novo areópago para o anúncio do evangelho. Os formandos foram levados a entender a rede como um espaço de experiência, um novo contexto existencial, não somente um meio de comunicação. A relação com a rede já não é mais de utilidade (usar a rede), passou a ser existencial (estar na rede). O digital potencializa as relações ou amplia os horizontes das relações humanas; todavia, jamais pode substituir a experiência física do encontro entre as pessoas. Num contexto de pós-verdade, vê-se a carência de uma referência na mídia católica, alguns sobressaem, contudo não estão no mesmo nível de jovens youtubers e alguns críticos das plataformas digitais. Não seria aí um bom espaço para a pregação dominicana? Como tornar-se referencial? Essas perguntas, somadas a algumas dicas de como interagir com as pessoas na página vocacional do Facebook e do Instagram da província, encerraram o dia de reflexões e estudos.no sábado, 9, foi o dia dos estudantes visitarem a Casa do Menor e a Chocolataria Fr. Chico, duas das três frentes de um Projeto Social criado pelo dominicano Fr. Francisco Pessuto, que, há vários anos, têm sido uma forte presença assistencial na vida dos moradores locais, que dele se beneficiam. Os formandos visitaram a Comunidade Emaús, Casa de Repouso das Irmãs Dominicanas da Beata Imelda; momento muito marcante, tendo em vista que várias das religiosas residentes, disseram oferecer suas orações e sacrifícios pelas vocações dominicanas. Visitou-se, também, o asilo vicentino da cidade, assistido espiritualmente pelos nossos frades, onde os formandos participaram da Eucaristia presidida pelo Fr. Estêvão Nunes, OP. No domingo, dia 10, ocorreu no Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima, a Missa de encerramento do Encontro, presidida pelo Fr. Bruno Moreira, OP, e concelebrada pelos frades Elton, OP, e Lino Oliveira, OP, seguido de um animado almoço.

5 Vale ressaltar que a vivência fraterna foi uma das marcas deste Encontro, tendo em vista que, em todas as noites, houve momentos festivos de integração. Estiveram presentes a estes momentos, alguns paroquianos amigos; alguns destes, inclusive ajudaram no trabalho de cozinha durante todo o evento. Faz- se importante registrar nosso agradecimento a estes amigos paroquianos, como, também a tantos anônimos que, sabendo da presença dos estudantes na cidade, enviaram deliciosas guloseimas. Agradecemos à Província, na pessoa do Prior Provincial, Fr. Edivaldo dos Santos, OP, e, de modo especial, à comunidade local, na pessoa do seu superior, Fr. Toninho, OP, pela acolhida e organização do Encontro. Confiamos a Deus, pelas mãos da Senhora do Rosário e de nosso Apostólico Pai, S. Domingos, os frutos presentes e futuros desta rica convivência, bem como pedimos os dons necessários para a assimilação do tema em nossa vida de formandos, a fim de que possamos, com novo ardor, nos apropriarmos do vasto campo para a Pregação Dominicana, que é a Comunicação Social. LANÇAMENTO DO LIVRO SOBRE COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO - Pelos 10 anos da CONAETE (Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo), o MPT (Ministério Público do Trabalho) publica um livro de 400 páginas: "Combate ao trabalho escravo. Conquistas, estratégias e desafios", organizado por Tiago Cavalcanti e Cristiano Paixão, procuradores do trabalho. O livro, que será lançado em Brasília na próxima segunda-feira, dia 25 às 19h, inclui dois textos referindo aos casos denunciados na Comissão Interamericana OEA pela CPT e o Cejil (Caso José Pereira e Caso Brasil Verde); um deles é a perícia de Luis Camargo, ex-pgt, para a Corte Interamericana no Caso Brasil Verde. Também inclui um artigo de nosso confrade Xavier Plassat ("Igreja católica e CPT no combate ao trabalho escravo"). Para mais detalhes consulte o link da editora (LTr) A Província frei Bartolomeu de Las Casas

6 parabeniza nosso confrade Xavier Plassat pela sua coragem e ousadia por testemunhar o Evangelho a partir dessa fronteira. JOVENS DOMINICANOS DO BRASIL E PARAGUAI SE REÚNEM EM CURITIBA (PR) - No último feriado, entre os dias 7 e 9 de setembro, aconteceu o Encontro Regional Sul para jovens de espiritualidade dominicana no Colégio Nossa Senhora do Rosário em Curitiba (PR), com o tema: ''Projeto de Vida: Maria e o nosso lugar no mundo''. O evento, primeiramente organizado para acolher apenas jovens da região sul do país, mudou de formato e recebeu a fraterna participação de jovens do MJD Paraguay, MJD Asunción e MJD Luque e MJD Espanha. Agradecemos ao Colégio Nossa Senhora do Rosário por, mais uma vez, acolher e acreditar na missão do MJD Brasil. Nossa assessora Irmã Neusa Vicente e a diretora Miriam não mediram esforços para proporcionar o melhor espaço possível para que o encontro acontecesse. Nossa gratidão se estende a Província dos Frades Dominicanos do Brasil que, por meio de nossos amigos Frei Claudemir Rodrigues, OP, e Frei Mariano Foralosso, OP, proporcionaram o apoio e a parceria necessárias para oferecermos mais um evento de formação, integração e oração para a juventude dominicana afirma a coordenação do Encontro que conclui Jovens dominicanos: Nosso Claustro é o Mundo! Viva Nossa Senhora Aparecida! Viva a Santa Virgem de Caacupé! FREI ANDRÉ TAVARES PARTICIPA DE EXPEDIÇÃO ACADÊMICA NA ALEMANHA Frei André Tavares, que atualmente reside em Paris, foi selecionado pela Fundação Max Weber (instituto de estudos históricos do governo alemão) para a edição 2017 da viagem de estudos München für Mediävisten, que se realizou em Munique, entre os dias 3 e 7 de setembro. A intenção dos organizadores é apresentar aos jovens pesquisadores medievalistas os centros de excelência acadêmica de Munique, a fim de fomentar a cooperação internacional. Participaram desta edição nove estudantes, originários das universidades de Bonn, Hannover, Heidelberg, Paris e da Escola Normal Superior de Paris. No penúltimo dia, foi oferecido aos participantes um jantar no tradicional restaurante da cervejaria Hofbräu, na Praça da Cerveja (Bierplatz).

7 FALECIMENTO DO IRMÃO DE FREI XAVIER PLASSAT No sábado, 02 de setembro, frei Xavier viajou para França para visitar seu irmão que estava gravemente enfermo. Na última quinta-feira, lá da França frei Xavier nos enviou a seguinte mensagem: Obrigado a cada um/a de vocês, amigos/as e irmãos/ãs pela amizade e solidariedade. Meu irmão Jean-Hubert, 71, se foi hoje pela manhã, dia 14, quinta, em casa, na paz, tendo ao seu lado esposa e filhas. Sofria há muitos anos (22!) do mal de Parkinson e das sequelas de várias quedas. Eu cheguei aqui, na Bretanha, 9 dias atrás, justamente para acompanha-lo nestes momentos últimos. Hoje, dia de Nossa Senhora das Dores... Melhor dizer: Notre-Dame de la Délivrance (N.S. da Libertação)! O Senhor seja louvado! Meu abraço. Os nossos sentimentos e solidariedade ao nosso confrade Xavier Plassat e sua família

800 ANOS INFORMATIVO DA PROVÍNCIA FREI BARTOLOMEU DE LAS CASAS DOMINICANOS NO BRASIL - CIRCULAÇÃO INTERNA

800 ANOS INFORMATIVO DA PROVÍNCIA FREI BARTOLOMEU DE LAS CASAS DOMINICANOS NO BRASIL - CIRCULAÇÃO INTERNA 800 ANOS 1216-2016 TABLOIDE 627 INFORMATIVO DA PROVÍNCIA FREI BARTOLOMEU DE LAS CASAS DOMINICANOS NO BRASIL ANO XIX 25 de abril de 2016 tabloide@dominicanos.org.br www.dominicanos.org.br CORREIO LANÇA

Leia mais

800 ANOS INFORMATIVO DA PROVÍNCIA FREI BARTOLOMEU DE LAS CASAS DOMINICANOS NO BRASIL - CIRCULAÇÃO INTERNA

800 ANOS INFORMATIVO DA PROVÍNCIA FREI BARTOLOMEU DE LAS CASAS DOMINICANOS NO BRASIL - CIRCULAÇÃO INTERNA 800 ANOS 1216-2016 TABLOIDE 636 INFORMATIVO DA PROVÍNCIA FREI BARTOLOMEU DE LAS CASAS DOMINICANOS NO BRASIL ANO XIX 09 de dezembro de 2016 tabloide@dominicanos.org.br / www.dominicanos.org.br PAPA PRESIDE

Leia mais

TABLOIDE OP Provincial agradece as Mensagens de Natal. 2. Tabloide OP é um meio de comunicação entre a Família Dominicana

TABLOIDE OP Provincial agradece as Mensagens de Natal. 2. Tabloide OP é um meio de comunicação entre a Família Dominicana INFORMATIVO DA PROVÍNCIA FREI BARTOLOMEU DE LAS CASAS DOMINICANOS NO BRASIL ANO XXI 11 de Janeiro de 2019 1. Provincial agradece as Mensagens de Natal Frei José Fernandes agradece a cada pessoa, comunidade,

Leia mais

MISSA DE CORPO PRESENTE DE FREI HENRY

MISSA DE CORPO PRESENTE DE FREI HENRY INFORMATIVO DA PROVÍNCIA FREI BARTOLOMEU DE LAS CASAS DOMINICANOS NO BRASIL ANO XX 03 de dezembro de 2017 tabloide@dominicanos.org.br / www.dominicanos.org.br MISSA DE CORPO PRESENTE DE FREI HENRY - Com

Leia mais

TABLOIDE OP 657. Conselho Econômico. Conselho de Formação. ANO XXI 03 de maio de 2018

TABLOIDE OP 657. Conselho Econômico. Conselho de Formação. ANO XXI 03 de maio de 2018 INFORMATIVO DA PROVÍNCIA FREI BARTOLOMEU DE LAS CASAS DOMINICANOS NO BRASIL ANO XXI 03 de maio de 2018 1. Frei Mariano está hospitalizado Desde a última 2ª feira, Frei Mariano Foralosso encontra-se internado

Leia mais

1. Provincial se manifesta por ocasião do 2º turno. 3. Conselho Provincial votou três importantes documentos

1. Provincial se manifesta por ocasião do 2º turno. 3. Conselho Provincial votou três importantes documentos INFORMATIVO DA PROVÍNCIA FREI BARTOLOMEU DE LAS CASAS DOMINICANOS NO BRASIL ANO XXI 19 de outubro de 2018 1. Provincial se manifesta por ocasião do 2º turno Datada de ontem, Frei José Fernandes divulgou,

Leia mais

NOVO LIVRO DE FREI CARLOS JOSAPHAT

NOVO LIVRO DE FREI CARLOS JOSAPHAT INFORMATIVO DA PROVÍNCIA FREI BARTOLOMEU DE LAS CASAS DOMINICANOS NO BRASIL ANO XX 11 de maio de 2017 - tabloide@dominicanos.org.br / www.dominicanos.org.br NOVO LIVRO DE FREI CARLOS JOSAPHAT QUINTA ASSEMBLEIA

Leia mais

TABLOIDE OP 687. ANO XXI 08 de maio de 2019 INFORMATIVO DA PROVÍNCIA FREI BARTOLOMEU DE LAS CASAS DOMINICANOS NO BRASIL

TABLOIDE OP 687. ANO XXI 08 de maio de 2019 INFORMATIVO DA PROVÍNCIA FREI BARTOLOMEU DE LAS CASAS DOMINICANOS NO BRASIL INFORMATIVO DA PROVÍNCIA FREI BARTOLOMEU DE LAS CASAS DOMINICANOS NO BRASIL ANO XXI 08 de maio de 2019 1. São Judas realizou sua assembleia paroquial As duas comunidades que compõem a Paróquia São Judas

Leia mais

FREI LAERTE É ORDENADO DIÁCONO

FREI LAERTE É ORDENADO DIÁCONO INFORMATIVO DA PROVÍNCIA FREI BARTOLOMEU DE LAS CASAS DOMINICANOS NO BRASIL ANO XX 31 de agosto de 2017 - tabloide@dominicanos.org.br / www.dominicanos.org.br FREI LAERTE É ORDENADO DIÁCONO No sábado,

Leia mais

Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra/Assembleia Paroquial - 18/02/2017

Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra/Assembleia Paroquial - 18/02/2017 Compromisso: Igreja da Acolhida Formar e preparar: agentes das pastorais movimentos, serviços, funcionários e padres. 2017 O quê? Como? Quem? Quando? Conscientizar que somos Igreja de Acolhida. Encontro

Leia mais

TABLOIDE OP 667 EDIÇÃO ESPECIAL: FESTA DE SÃO DOMINGOS

TABLOIDE OP 667 EDIÇÃO ESPECIAL: FESTA DE SÃO DOMINGOS EDIÇÃO ESPECIAL: FESTA DE SÃO DOMINGOS INFORMATIVO DA PROVÍNCIA FREI BARTOLOMEU DE LAS CASAS DOMINICANOS NO BRASIL ANO XXI 07 de agosto de 2018 Mensagem do Provincial Aos irmãos e às irmãs da Família Dominicana

Leia mais

TABLOIDE OP Mãe de Frei Marcelo faleceu. 2. Tempos difíceis virão, alerta provincial. 3. Comunidade do Noviciado recebe visita canônica

TABLOIDE OP Mãe de Frei Marcelo faleceu. 2. Tempos difíceis virão, alerta provincial. 3. Comunidade do Noviciado recebe visita canônica INFORMATIVO DA PROVÍNCIA FREI BARTOLOMEU DE LAS CASAS DOMINICANOS NO BRASIL ANO XXI 29 de outubro de 2018 1. Mãe de Frei Marcelo faleceu Faleceu hoje às 5 horas, em Uberlândia, MG, a mãe de Frei Marcelo

Leia mais

E A FESTA JUBILAR DOS 180 ANOS DE CONGREGAÇÃO CONTINUA

E A FESTA JUBILAR DOS 180 ANOS DE CONGREGAÇÃO CONTINUA E A FESTA JUBILAR DOS 180 ANOS DE CONGREGAÇÃO CONTINUA E a festa jubilar continuou. Assim, dia 3 de maio, as Irmãs da nossa Província celebraram com o povo da Paróquia São Francisco de Porto Alegre, os

Leia mais

TABLOIDE OP Em vésperas de Páscoa, frade é hospitalizado. 2. Dominicano alerta o Papa sobre ameaças ao combate à escravidão no Brasil

TABLOIDE OP Em vésperas de Páscoa, frade é hospitalizado. 2. Dominicano alerta o Papa sobre ameaças ao combate à escravidão no Brasil INFORMATIVO DA PROVÍNCIA FREI BARTOLOMEU DE LAS CASAS DOMINICANOS NO BRASIL ANO XXI 17 de abril de 2019 1. Em vésperas de Páscoa, frade é hospitalizado Frei Casemiro, que está há anos cuidando de sua saúde

Leia mais

Festa da Imaculada Conceição 2015

Festa da Imaculada Conceição 2015 Festa da Imaculada Conceição 2015 Maria nos estimula a viver a misericórdia de Jesus Cristo Libertador Dia 29 de novembro Domingo 1 dia da Maria nos ensina a sermos solidários e fraternos com os irmãos

Leia mais

Caríssimos Padres Giancarlo, Severino, Nerella, Comunidade de Ibiporã (PR), Familiares, Amigos do Anunciando paz da TV 21.

Caríssimos Padres Giancarlo, Severino, Nerella, Comunidade de Ibiporã (PR), Familiares, Amigos do Anunciando paz da TV 21. Caríssimos Padres Giancarlo, Severino, Nerella, Comunidade de Ibiporã (PR), Familiares, Amigos do Anunciando paz da TV 21. Antes de tudo, a minha saudação a todos vocês. Fiquei muito contente pelo jantar

Leia mais

Programação do Ano Jubilar

Programação do Ano Jubilar Programação do Ano Jubilar Todas as celebrações do ano litúrgico, assim como as festividades dos/as padroeiros/as e eventos pastorais, estarão ligadas as celebrações dos 300 anos. FEVEREIRO Dia 22-19h

Leia mais

TABLOIDE OP 659. Família Dominicana no Seminário Nacional da Vida Religiosa Consagrada 2018, em Aparecida, SP. ANO XXI 14 de maio de 2018

TABLOIDE OP 659. Família Dominicana no Seminário Nacional da Vida Religiosa Consagrada 2018, em Aparecida, SP. ANO XXI 14 de maio de 2018 INFORMATIVO DA PROVÍNCIA FREI BARTOLOMEU DE LAS CASAS DOMINICANOS NO BRASIL ANO XXI 14 de maio de 2018 1. Provincial participa de Seminário Nacional da Vida Religiosa Consagrada A Conferência dos Religiosos

Leia mais

CALENDÁRIO /01/15 JAN 15/01/15 29/01/15. Aniversario PE Elisandro

CALENDÁRIO /01/15 JAN 15/01/15 29/01/15. Aniversario PE Elisandro CALENDÁRIO - 2015 Mês JAN Mês Dia 01/01/15 02/01/15 03/01/15 04/01/15 11/01/15 15/01/15 24/01/15 25/01/15 28/01/15 29/01/15 Dia 01/02/15 SEMANA quinta-feira Sexta-feira sábado quinta-feira sábado quarta-feira

Leia mais

OUTUBRO Data Dia Hora Local Âmbito 1 Segunda 2 Terça

OUTUBRO Data Dia Hora Local Âmbito 1 Segunda 2 Terça O tema do corrente ano pastoral nos Açores é-nos dado pelo bispo diocesano: a missionação a partir da comunidade paroquial. Esta intenção do bispo D. João Lavrador, que se estende a toda a diocese açoriana,

Leia mais

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PASTORAIS 2018

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PASTORAIS 2018 CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PASTORAIS 2018 JANEIRO 01 Solenidade da Santa Mãe de Deus Dia Mundial da Paz 22 a 02/02 Especialização para Formadores e Casas de Formação (Dimensão Espiritual da Formação) Faculdade

Leia mais

Procissão do Encontro marca Terça-feira Santa na Zona da Mata

Procissão do Encontro marca Terça-feira Santa na Zona da Mata G1 - Portal de Notícias da Globo - SP 14/04/2014-19:41 Procissão do Encontro marca Terça-feira Santa na Zona da Mata Juiz de Fora, Santos Dumont, Guarará, Bicas e Pequeri tem programação. Cerimônia lembra

Leia mais

Na manhã deste sábado, 29 de outubro, será feito o translado dos

Na manhã deste sábado, 29 de outubro, será feito o translado dos Belo Horizonte Minas Gerais (Quarta-feira, 26-10-2016, Gaudium Press) O Santuário Nossa Senhora da Piedade festejará nesta sexta-feira, 28 de outubro, a vinda da relíquia da Serva de Deus, Irmã Benigna,

Leia mais

INFORMATIVO DA PROVÍNCIA FREI BARTOLOMEU DE LAS CASAS DOMINICANOS NO BRASIL - CIRCULAÇÃO INTERNA

INFORMATIVO DA PROVÍNCIA FREI BARTOLOMEU DE LAS CASAS DOMINICANOS NO BRASIL - CIRCULAÇÃO INTERNA INFORMATIVO DA PROVÍNCIA FREI BARTOLOMEU DE LAS CASAS DOMINICANOS NO BRASIL ANO XXI 04 de abril de 2018 tabloide@dominicanos.org.br / www.dominicanos.org.br 1. Frei Henri é sementeira no sul do Pará TABLÓIDE

Leia mais

JANEIRO Tríduo da Festa de São Paulo Apóstolo

JANEIRO Tríduo da Festa de São Paulo Apóstolo ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO CALENDÁRIO ARQUIDIOCESANO DE PASTORAL 2017 Consulte sempre o site da Arquidiocese, pois irão sendo registradas as alterações e complementações que ocorrerem. DIA/SEM 25.05.2017

Leia mais

PARÓQUIA N. SRA. DA CONCEIÇÃO DE RIO BONITO AGENDA PAROQUIAL 2015

PARÓQUIA N. SRA. DA CONCEIÇÃO DE RIO BONITO AGENDA PAROQUIAL 2015 PARÓQUIA N. SRA. DA CONCEIÇÃO DE RIO BONITO AGENDA PAROQUIAL 2015 JANEIRO 03/01 Evangelização na Praça da Matriz I Escola de Missão Espírito Santo - a partir das 09 horas 04/01 Experiência Missionária

Leia mais

Grupo Pastoral Contacto Telemóvel/Telf.

Grupo Pastoral Contacto Telemóvel/Telf. Grupo Pastoral Contacto Telemóvel/Telf. E-mail Setembro 2015 Dia Data Hora Ação qui 03-09-2015 9:30 Adoração ao Santíssimo das 09:30 às 19:00 21:30 Reunião do Grupo Bíblico sex 04-09-2015 21:15 Reunião

Leia mais

Centro de Associação dos Salesianos. Cooperadores. Nª Sª de La Salette - Paranhos da Beira. Projecto 2016/2017

Centro de Associação dos Salesianos. Cooperadores. Nª Sª de La Salette - Paranhos da Beira. Projecto 2016/2017 Centro de Associação dos Salesianos Cooperadores Nª Sª de La Salette - Paranhos da Beira Projecto 2016/2017 Objetivo Geral Testemunhar, com Maria, a beleza do encontro com Jesus. Palavra de Deus Fazei

Leia mais

setembro 2016 a agosto 2017

setembro 2016 a agosto 2017 Notas Pastorais Calendário para o Ano Pastoral setembro 2016 a agosto 2017 setembro 2016 1 outubro 2016 2 novembro 2016 3 Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom Seg Ter Qua Qui Sex

Leia mais

Janeiro S 03 T. 04 Q Curso de Formadores. 05 Q Curso de Formadores. Curso de Formadores Solenidade - Epifania do Senhor 06 S

Janeiro S 03 T. 04 Q Curso de Formadores. 05 Q Curso de Formadores. Curso de Formadores Solenidade - Epifania do Senhor 06 S Janeiro 2017 0 1 02 S 03 T D Santa Maria, Mãe de Deus - Missas às 09h - São João Batista, 11h - São Roque/Imaculada e 19 h - São Judas Tadeu Confraternização Universal 04 Q Curso de Formadores 05 Q Curso

Leia mais

Cronograma das Missas nas Comunidades Urbanas e Rurais

Cronograma das Missas nas Comunidades Urbanas e Rurais Agenda Paroquial 2017 Cronograma das Missas nas s Urbanas e Rurais 1ª terça-feira 2ª terça-feira 3ª terça-feira 1ª quinta-feira 2ª quinta-feira 3ª quinta-feira Última quinta-feira Gameleira Zona Rural

Leia mais

Mariano. Arquidiocesano CALENDÁRIO ANO NACIONAL ARQUIDIOCESE DE NITERÓI. 300 anos do Encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida

Mariano. Arquidiocesano CALENDÁRIO ANO NACIONAL ARQUIDIOCESE DE NITERÓI. 300 anos do Encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida ARQUIDIOCESE DE NITERÓI Arquidiocesano CALENDÁRIO 2017 Mariano ANO NACIONAL 300 anos do Encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida 100 anos das Aparições de Nossa Senhora de Fátima Janeiro 01 - DIA

Leia mais

A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída

A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída Campanha Missionária 2017 A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída Juntos na missão permanente Mês das Missões O mês de outubro é, para a Igreja, o período no qual são intensificadas as iniciativas

Leia mais

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PASTORAIS 2018

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PASTORAIS 2018 CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PASTORAIS 2018 JANEIRO 01 Solenidade da Santa Mãe de Deus Dia Mundial da Paz 22 a 02/02 Especialização para Formadores e Casas de Formação (Dimensão Espiritual da Formação) Faculdade

Leia mais

D I O C E S E D E V A L E N Ç A CALENDÁRIO DIOCESANO DE 2016 ANO DA MISERICÓRDIA ANO C SÃO LUCAS

D I O C E S E D E V A L E N Ç A CALENDÁRIO DIOCESANO DE 2016 ANO DA MISERICÓRDIA ANO C SÃO LUCAS D I O C E S E D E V A L E N Ç A CALENDÁRIO DIOCESANO DE 2016 ANO DA MISERICÓRDIA ANO C SÃO LUCAS Janeiro 06 Dia de Reis apoio aos Grupos de Folia na 24-16h Celebração Ecumênica - lanche oferecido pelos

Leia mais

ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO CALENDÁRIO ARQUIDIOCESANO DE PASTORAL 2017

ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO CALENDÁRIO ARQUIDIOCESANO DE PASTORAL 2017 ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO CALENDÁRIO ARQUIDIOCESANO DE PASTORAL 2017 Consulte sempre o site da Arquidiocese, pois irão sendo registradas as alterações e complementações que ocorrerem. DIA/SEM 20.01.2017

Leia mais

SANTUÁRIOS MARIANOS: PORTUGAL-FRANÇA-POLÔNIA

SANTUÁRIOS MARIANOS: PORTUGAL-FRANÇA-POLÔNIA SANTUÁRIOS MARIANOS: PORTUGAL-FRANÇA-POLÔNIA DIRETOR ESPIRITUAL: PE. CLAUDIO CRONOGRAMA 1 DIA (SÁBADO) 25/08/2018 - CURITIBA - LISBOA Embarque no aeroporto de Curitiba - PR, com destino a Lisboa. Jantar

Leia mais

CALENDÁRIO DIOCESANO

CALENDÁRIO DIOCESANO CALENDÁRIO DIOCESANO - 2017 www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br AGOSTO E SETEMBRO DE 2017 Datas - agosto e setembro 2017 Páginas 1 a 4 Crismas - agosto a dezembro de 2017 Página 4 Formação Iniciação

Leia mais

SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês L2 615 SUL Tema: MISERICÓRDIA NA FAMÍLIA: DOM E MISSÃO

SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês L2 615 SUL Tema: MISERICÓRDIA NA FAMÍLIA: DOM E MISSÃO Tema Responsáveis Coordenadore s Pregação Domingo 14 de agosto (1) Criados por um Pai Misericordioso. SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês L2 615 SUL

Leia mais

Convívios Fraternos Diocese de Bragança-Miranda

Convívios Fraternos Diocese de Bragança-Miranda 1. Actividades Anuais O Movimento Convívios Fraternos desenvolve um conjunto de actividades que têm lugar anualmente e se revestem de uma grande importância e expressão, quer pelo seu simbolismo e significado,

Leia mais

Relato Histórico da Paróquia de Fátima

Relato Histórico da Paróquia de Fátima Relato Histórico da Paróquia de Fátima 10 de setembro de 1971 realizada a Assembléia Geral da Organização para Construção da Igreja Bom Jesus e Fátima, no Bairro de Fátima. A equipe era composta por: Antônio

Leia mais

Horário Assunto Local 7:30-13:00 (Seg. Campanha Abril Solidário- Sensibilição para doação de sangue a Sex)

Horário Assunto Local 7:30-13:00 (Seg. Campanha Abril Solidário- Sensibilição para doação de sangue a Sex) CALENDÁRIO 2019 - ABRIL 16ª Versão: 17/12/2019 INTENÇÕES DO APOSTOLADO DE ORAÇÃO Universal: Pelos médicos e pelas equipes humanitárias presentes em zonas de guerra, que arriscam a própria vida para salvar

Leia mais

AGENDA PAROQUIAL 2017

AGENDA PAROQUIAL 2017 Paróquia Divino Espírito Santo e São João Batista Rua Felipe Camarão, Maracanã RJ Tel. () -0 e-mail. divinoessjbrj@gmail.com AGENDA PAROQUIAL 0 Janeiro 0 - Missa Santa Maria, Mãe de Deus às hs0 e ashs

Leia mais

PROJETO DE INICIAÇÃO CRISTÃ Crisma I

PROJETO DE INICIAÇÃO CRISTÃ Crisma I PROJETO DE INICIAÇÃO CRISTÃ Crisma I Bem-vindo ao Projeto de Iniciação Cristã do Colégio Anchieta! Conhecer Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que

Leia mais

Agenda Paroquial 2017/2018. Movidos pelo. amor de Deus. A alegria do Evangelho é a nossa missão

Agenda Paroquial 2017/2018. Movidos pelo. amor de Deus. A alegria do Evangelho é a nossa missão Agenda Paroquial 2017/2018 Movidos pelo amor de Deus A alegria do Evangelho é a nossa missão Paróquia do amial Rua Nova do Tronco, 504 4250-340 PORTO Tel: 228 348 850 E-mail: geral@paroquiadoamial.pt Secretaria

Leia mais

TABLOIDE OP Mestre da Ordem deixa indicativos para dominicanos no Brasil. 2. Termina o Seminário de Provinciais na Cúria Geral

TABLOIDE OP Mestre da Ordem deixa indicativos para dominicanos no Brasil. 2. Termina o Seminário de Provinciais na Cúria Geral INFORMATIVO DA PROVÍNCIA FREI BARTOLOMEU DE LAS CASAS DOMINICANOS NO BRASIL ANO XXI 29 de março de 2019 1. Mestre da Ordem deixa indicativos para dominicanos no Brasil Frei Bruno Cadoré, que realizou sua

Leia mais

Comunica Liceu. nº 10/17

Comunica Liceu. nº 10/17 nº 10/17 Comunica Liceu 01/12 (sexta-feira) - Último dia de aula do Ensino Fundamental e Médio. 08/12 (sexta-feira) - Último dia de aula da Educação Infantil e 1º ano. 08/12 (sexta-feira) - Início da recuperação

Leia mais

ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA REGIÃO EPISCOPAL SÃO PEDRO E SÃO PAULO AGENDA DA REGIÃO

ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA REGIÃO EPISCOPAL SÃO PEDRO E SÃO PAULO AGENDA DA REGIÃO ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA REGIÃO EPISCOPAL SÃO PEDRO E SÃO PAULO AGENDA DA REGIÃO FEVEREIRO 2 Quinta 8h Encontro do Clero 4 Sábado 8h Encontro da Equipe da Mãe Rainha 4 Sábado 8h30 Reunião da Coordenação

Leia mais

FESTA DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ

FESTA DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ FESTA DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ DE 31 DE AGOSTO A 09 DE SETEMBRO DE 2018. CACHOEIRA DO CAMPO-MG Em sintonia com o Ano Nacional dos leigos e leigas no Brasil (26/11/2017 a 28/11/2018), que tem como tema:

Leia mais

ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA AGENDA PASTORAL Dia Semana Hora Atividade Local 1 Domingo Solenidade da Santíssima Mãe de Deus Maria

ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA AGENDA PASTORAL Dia Semana Hora Atividade Local 1 Domingo Solenidade da Santíssima Mãe de Deus Maria ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA AGENDA PASTORAL 2017 O Secretariado de Pastoral está republicando, hoje, 25 de janeiro, a Agenda Pastoral da Arquidiocese de Fortaleza, com novas datas provenientes de coordenações

Leia mais

800 ANOS INFORMATIVO DA PROVÍNCIA FREI BARTOLOMEU DE LAS CASAS DOMINICANOS NO BRASIL - CIRCULAÇÃO INTERNA

800 ANOS INFORMATIVO DA PROVÍNCIA FREI BARTOLOMEU DE LAS CASAS DOMINICANOS NO BRASIL - CIRCULAÇÃO INTERNA 800 ANOS 1216-2016 TABLOIDE 634 INFORMATIVO DA PROVÍNCIA FREI BARTOLOMEU DE LAS CASAS DOMINICANOS NO BRASIL ANO XIX 07 de outubro de 2016 tabloide@dominicanos.org.br / www.dominicanos.org.br ENCONTRO E

Leia mais

1. AGENDA LATINO-AMERICANA E LIVRO EM HOMENAGEM A DOM TOMÁS BALDUINO SERÃO LANÇADOS EM GOIÂNIA

1. AGENDA LATINO-AMERICANA E LIVRO EM HOMENAGEM A DOM TOMÁS BALDUINO SERÃO LANÇADOS EM GOIÂNIA NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA tabloide@dominicanos.org.br www.dominicanos.org.br ANO XVII 20 de novembro de 2014. 1. AGENDA LATINO-AMERICANA E LIVRO EM HOMENAGEM A DOM TOMÁS BALDUINO SERÃO LANÇADOS EM GOIÂNIA

Leia mais

3 Conselho Regional de Pastoral (Padres, Diáconos, Reliogosos (as), Leigos (as) da Paróquia

3 Conselho Regional de Pastoral (Padres, Diáconos, Reliogosos (as), Leigos (as) da Paróquia CALENDÁRIO 2019 - OUTUBRO 16ª Versão: 17/12/2019 INTENÇÕES DO APOSTOLADO DE ORAÇÃO Pela Evangelização: Para que o sopro do Espírito Santo suscite uma nova primavera missionária na Igreja. No mês de outubro

Leia mais

1. Conselhos da Província se reúnem nesta semana. 2. Governo na perspectiva dominicana é tema de estudo

1. Conselhos da Província se reúnem nesta semana. 2. Governo na perspectiva dominicana é tema de estudo INFORMATIVO DA PROVÍNCIA FREI BARTOLOMEU DE LAS CASAS DOMINICANOS NO BRASIL ANO XXI 01 de outubro de 2018 1. Conselhos da Província se reúnem nesta semana A partir de amanhã, no Convento Sagrada Família,

Leia mais

ORDEM FRANCISCANA SECULAR DO BRASIL XXXV CAPITULO ORDINÁRIO AVALIATIVO E ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA NACIONAL

ORDEM FRANCISCANA SECULAR DO BRASIL XXXV CAPITULO ORDINÁRIO AVALIATIVO E ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA NACIONAL ORDEM FRANCISCANA SECULAR DO BRASIL XXXV CAPITULO ORDINÁRIO AVALIATIVO E ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA NACIONAL Regra e a vida dos A vida e a regra dos franciscanos seculares é esta: observar o Evangelho de

Leia mais

SEMANA SANTA NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA LUZ COMUNIDADES DA MATRIZ E DA BARREIRA

SEMANA SANTA NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA LUZ COMUNIDADES DA MATRIZ E DA BARREIRA SEMANA SANTA NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA LUZ COMUNIDADES DA MATRIZ E DA BARREIRA A Paróquia de Nossa Senhora da luz, através das Comunidades da Matriz e da Barreira, convida você e sua família que reside

Leia mais

TABLOIDE OP Noviços encerram retiro hoje. 2. Próxima Assembleia da Província será em São Paulo. ANO XXI 21 de dezembro de 2018

TABLOIDE OP Noviços encerram retiro hoje. 2. Próxima Assembleia da Província será em São Paulo. ANO XXI 21 de dezembro de 2018 INFORMATIVO DA PROVÍNCIA FREI BARTOLOMEU DE LAS CASAS DOMINICANOS NO BRASIL ANO XXI 21 de dezembro de 2018 1. Noviços encerram retiro hoje Iniciado dia 17 com encerramento hoje os sete noviços: Atila,

Leia mais

Lançamento do Novo Ano Pastoral de setembro FAMÍLIA SALESIANA Vasto movimento de pessoas em prol da juventude

Lançamento do Novo Ano Pastoral de setembro FAMÍLIA SALESIANA Vasto movimento de pessoas em prol da juventude Lançamento do Novo Ano Pastoral 2016-2017 17 de setembro 2016 FAMÍLIA SALESIANA Vasto movimento de pessoas em prol da juventude OBJETIVOS GERAIS PARA A FAMÍLIA SALESIANA 1. PROMOVER A FORMAÇÃO DE FORMADORES

Leia mais

CALENDÁRIO ANUAL PAROQUIAL

CALENDÁRIO ANUAL PAROQUIAL CALENDÁRIO ANUAL PAROQUIAL E-mail: geral.pqconde@gmail.com Site: http://paroquiaquintadoconde.com Facebook: Paróquia de Quinta do Conde HORÁRIOS EUCARISTIAS Na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Boa

Leia mais

O Carmelo da Santíssima Trindade e da Imaculada Conceição é um mosteiro de Carmelitas descalças, situado na Arquidiocese de Goiás, no coração do

O Carmelo da Santíssima Trindade e da Imaculada Conceição é um mosteiro de Carmelitas descalças, situado na Arquidiocese de Goiás, no coração do O Carmelo da Santíssima Trindade e da Imaculada Conceição é um mosteiro de Carmelitas descalças, situado na Arquidiocese de Goiás, no coração do Brasil, aqui na cidade de Trindade, capital da fé. Atualmente

Leia mais

E o verbo se fez carne!

E o verbo se fez carne! , dezembro de 2017. E o verbo se fez carne! Queridas irmãs Queridos irmãos, Já estamo-nos aproximando da festa de Natal. Se esta festa está cada vez mais se paganizando, para nós cristãos, discípulos de

Leia mais

CALENDÁRIO PAROQUIAL 2018

CALENDÁRIO PAROQUIAL 2018 CALENDÁRIO PAROQUIAL 2018 JANEIRO 01 SEG Paróquia 20:00 Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus Matriz 02 TER 03 QUA 04 QUI 05 SEX Paróquia 20:00 06 SAB 07 DOM 08 SEG Missa do Sagrado N. Sr da Solenidade

Leia mais

1. Dois jovens dominicanos recebem ordenação presbiteral. 2. Direitos Humanos é tema de Congresso Internacional

1. Dois jovens dominicanos recebem ordenação presbiteral. 2. Direitos Humanos é tema de Congresso Internacional INFORMATIVO DA PROVÍNCIA FREI BARTOLOMEU DE LAS CASAS DOMINICANOS NO BRASIL ANO XXI 25 de setembro de 2018 1. Dois jovens dominicanos recebem ordenação presbiteral A Igreja paroquial de São Sebastião,

Leia mais

Trata-se, portanto, de um Preceito que obriga sob grave, em condições normais. Falando da obrigação do Domingo, o Catecismo da Igreja Católica diz :

Trata-se, portanto, de um Preceito que obriga sob grave, em condições normais. Falando da obrigação do Domingo, o Catecismo da Igreja Católica diz : O primeiro Preceito da Igreja é o da Missa dos Domingos e Festas de Guarda, com abstenção de trabalhos servis, conforme se pode ver no Catecismo da Igreja Católica : 2042. - O Primeiro preceito ("ouvir

Leia mais

PAROQUIA SANTA ISABEL Domingos Martins PROGRAMAÇÃO JUNHO - JULHO 2018 DATAS IMPORTANTES MÊS DE JUNHO 2018

PAROQUIA SANTA ISABEL Domingos Martins PROGRAMAÇÃO JUNHO - JULHO 2018 DATAS IMPORTANTES MÊS DE JUNHO 2018 PAROQUIA SANTA ISABEL Domingos Martins PROGRAMAÇÃO JUNHO - JULHO 2018 DATAS IMPORTANTES MÊS DE JUNHO 2018 02 DE JUNHO - 08:00hs Formação para Catequista em Santa Isabel 03 DE JUNHO - Festa de CORPUS CHRISTI

Leia mais

PROJETO DE INICIAÇÃO CRISTÃ Crisma I

PROJETO DE INICIAÇÃO CRISTÃ Crisma I PROJETO DE INICIAÇÃO CRISTÃ Crisma I Bem-vindo ao Projeto de Iniciação Cristã do Colégio Anchieta! Conhecer Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que

Leia mais

CA LEN DÁ RIO ARQUIDIOCESANO 2019 ARQUIDIOCESE DE NITERÓI

CA LEN DÁ RIO ARQUIDIOCESANO 2019 ARQUIDIOCESE DE NITERÓI CA LEN DÁ RIO A RQUIDIOCESANO 2019 A RQUIDIOCESE D E N I T E RÓI CA LEN DÁ RIO A RQUIDIOCESANO 2019 J A N E I R O F E V E R E I R O M A R Ç O A B R I L M A I O J U N H O J U L H O A G O S T O S E T E M

Leia mais

AGENDA PAROQUIAL MAIO MÊS DE MARIA

AGENDA PAROQUIAL MAIO MÊS DE MARIA AGENDA PAROQUIAL MAIO MÊS DE MARIA DIA 01 DE MAIO - 3 a FEIRA Festa de São José no Favacho 14h- Missa Solene na Capela do Favacho. 19h- Missa de São José na Igreja Matriz com a participação de todos os

Leia mais

Ministério Jovem celebra frutos do Encontro Nacional de Jovens Qui, 27 de Novembro de :40

Ministério Jovem celebra frutos do Encontro Nacional de Jovens Qui, 27 de Novembro de :40 Mais de três mil jovens da Renovação Carismática Católica (RCC) de todos os estados do Brasil foram a Caruaru/PE no último fim de semana (21 a 23) para viver o Encontro Nacional de Jovens 2014 (ENJ). Com

Leia mais

A multidão de fiéis era um só coração e uma só alma.

A multidão de fiéis era um só coração e uma só alma. A multidão de fiéis era um só coração e uma só alma. At 4,32 De 17 a 26 de Novembro Almoço festivo 26 de Novembro L. PROGRAMAÇÃO 15h 17/11 - sexta-feira Missa no Centro Catequético com apresentação do

Leia mais

29 de setembro, Virgem Peregrina vai estar na Jornada Mundial da Juventude no Panamá

29 de setembro, Virgem Peregrina vai estar na Jornada Mundial da Juventude no Panamá 29 de setembro, 2018 Virgem Peregrina vai estar na Jornada Mundial da Juventude no Panamá 1/5 2/5 Virgem Peregrina vai estar na Jornada Mundial da Juventude no Panamá Iniciativa decorre de 23 a 27 de janeiro

Leia mais

CONGREGAÇÃO PARA OS RELIGIOSOS E INSTITUTOS SECULARES DECRETO

CONGREGAÇÃO PARA OS RELIGIOSOS E INSTITUTOS SECULARES DECRETO CONGREGAÇÃO PARA OS RELIGIOSOS E INSTITUTOS SECULARES Prot. N. D. 37-1/798 Prot. 50/86/87 DECRETO O Mestre Geral da Ordem dos irmãos pregadores, no dia 14 de Março de 1986, através do Procurador Geral,

Leia mais

Comunica Liceu. 08/09 - Emenda de feriado. nº 07/17

Comunica Liceu. 08/09 - Emenda de feriado. nº 07/17 Comunica Liceu Mês da Bíblia 07/09 - FERIADO - Independência do Brasil - Não haverá aula. 08/09 - Emenda de feriado. Coisas de Santo nº 07/17 SÁBADO ESPORTIVO Imperdível! Participe já das atividades físicas

Leia mais

Dia Hora Atividade Lugar. - Chegada Voluntários - Formação de Voluntários. Acolhida dos peregrinos

Dia Hora Atividade Lugar. - Chegada Voluntários - Formação de Voluntários. Acolhida dos peregrinos Programa / Horário Dia Hora Atividade Lugar Seg. 8 - Qui.11 Seg.8 20. Ter.9 Qua. 10 Qui.11 Tarefa permanente Sex. 12 22.00 h. - Chegada Voluntários - Formação de Voluntários e preparação de acogida Acolhida

Leia mais

ATIVIDADES DO MÊS DE JANEIRO/2019 QUEM O QUE (ATIVIDADE) (RESPONSAVEL)

ATIVIDADES DO MÊS DE JANEIRO/2019 QUEM O QUE (ATIVIDADE) (RESPONSAVEL) ATIVIDADES DO MÊS DE JANEIRO/2019 13/01 DOMINGO 12h MISSA RITINHA IGREJA 15h LEGIÃO DE MARIA TEREZINHA CASA DE FORMAÇÃO 26/01 14h PASTORAL DA CATEQUESE NATÁLIA CASA DE FORMAÇÃO ATIVIDADES DO MÊS DE FEVEREIRO

Leia mais

Dia Semana Hora Atividade Local 1 Quarta-feira 9h00min Conselho Presbiteral Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja

Dia Semana Hora Atividade Local 1 Quarta-feira 9h00min Conselho Presbiteral Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja O Secretariado de Pastoral publica a Agenda Pastoral da Arquidiocese de, feita em caráter provisório, pois foi construída a partir da Agenda do senhor Arcebispo. Faltam ainda o agendamento de várias atividades.

Leia mais

Agenda de Dom Bruno Gamberini 2011

Agenda de Dom Bruno Gamberini 2011 Agenda de Dom Bruno Gamberini Atenção!!! Atendimento de Dom Bruno Gamberini Arcebispo Metropolitano de Cúria Metropolitana de Rua Irmã Serafina, 88 - Bosque - - SP Telefone () 31.72 Ao povo: Terças e quintas-feiras,

Leia mais

Diocese de Petrópolis Calendário Paroquial 2017

Diocese de Petrópolis Calendário Paroquial 2017 Diocese de Petrópolis Calendário Paroquial 2017 0 JANEIRO 01 Dom - Santa Maria, Mãe de Deus Dia Mundial da Paz 03 a 16 - Férias dos seminaristas diocesanos no Sítio Oriente 09 2ª. F - Confraternização

Leia mais

Batismo 2ª e 4ª quintas -feiras no Prepara mês às 20h pais e padrinhos para sacramento do B. Catequese Infantil

Batismo 2ª e 4ª quintas -feiras no Prepara mês às 20h pais e padrinhos para sacramento do B. Catequese Infantil Batismo 2ª e 4ª quintas -feiras no Prepara mês às 20h pais e padrinhos para sacramento do B Catequese Infantil Domingos, 8:15h. e Quartas Feiras 18:30h Prepara as crianças para receber o sacramento da

Leia mais

TABLOIDE OP Frades continuam hospitalizados. 2. Mosteiro dominicano recebe visita da presidente da Federação. ANO XXI 21 de fevereiro de 2019

TABLOIDE OP Frades continuam hospitalizados. 2. Mosteiro dominicano recebe visita da presidente da Federação. ANO XXI 21 de fevereiro de 2019 INFORMATIVO DA PROVÍNCIA FREI BARTOLOMEU DE LAS CASAS DOMINICANOS NO BRASIL ANO XXI 21 de fevereiro de 2019 1. Frades continuam hospitalizados Os freis Casemiro Witasiak e Fernando de Brito continuam hospitalizados

Leia mais

Cronograma de Atividades Pastorais

Cronograma de Atividades Pastorais Cronograma de Atividades Pastorais 2019 Ano C - São Lucas Estrutura Eclesiástica Francisco Papa Nascimento: 17/12 Ordenação Sacerdotal: 13/12/1969 Ordenação Episcopal: 27/06/1992 Eleição Pontifícia: 13/03/2013

Leia mais

CALENDÁRIO PAROQUIAL MÊS DE DEZEMBRO 2018 PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS DORES GONÇALVES MG VIRTUDE TEOLOGAL = ESPERANÇA / SÍMBOLO = ÂNCORA

CALENDÁRIO PAROQUIAL MÊS DE DEZEMBRO 2018 PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS DORES GONÇALVES MG VIRTUDE TEOLOGAL = ESPERANÇA / SÍMBOLO = ÂNCORA CALENDÁRIO PAROQUIAL MÊS DE DEZEMBRO 2018 PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS DORES GONÇALVES MG VIRTUDE TEOLOGAL = ESPERANÇA / SÍMBOLO = ÂNCORA Obs.: 1. NOVENA DE NATAL 2018: Cada comunidade deverá por meio de

Leia mais

Celebração Eucarística da Festa de Nossa Senhora da Salete Foto: Santuário Salete São Paulo

Celebração Eucarística da Festa de Nossa Senhora da Salete Foto: Santuário Salete São Paulo São Paulo (Quinta-feira, 19-09-2013, Gaudium Press) Reaviva o dom de Deus que há em ti (2 Tm 1,6). Com este tema, a Paróquia Nossa Senhora da Salete, localizada na Região Episcopal de Santana, em São Paulo,

Leia mais

Paróquia de Ceira. Plano Pastoral

Paróquia de Ceira. Plano Pastoral Plano Pastoral 2012 13 A Igreja tem no mundo uma missão a cumprir que Lhe foi confiada por Jesus Cristo. Ela tem de tentar ser fiel a essa missão através: Da Profecia, ou o anúncio do Evangelho; Da Diaconia,

Leia mais

Família. Juventude. Vocações

Família. Juventude. Vocações Paróquia de São Luís Faro Calendário Pastoral 01 /0 Tema: ANUNCIAR O EVANGELHO DA FAMÍLIA EDIFICAR A SUA CASA SOBRE A ROCHA (CF. Mt,) Família. Juventude. Vocações Calendário Pastoral 01 /0 Setembro 01

Leia mais

Na capital mineira, aconteceram um grande número de retiros em toda a arquidiocese de Belo Horizonte e região metropolitana, tais como:

Na capital mineira, aconteceram um grande número de retiros em toda a arquidiocese de Belo Horizonte e região metropolitana, tais como: Uma chuva de louvor e alegria na presença do Senhor foi vivenciada em vários pontos do estado de Minas Gerais no feriado de carnaval. Seguindo o tema discernido pelo Conselho Nacional para nortear o ano

Leia mais

Bem-vindo ao Projeto de Iniciação Cristã do Colégio Anchieta!

Bem-vindo ao Projeto de Iniciação Cristã do Colégio Anchieta! Bem-vindo ao Projeto de Iniciação Cristã do Colégio Anchieta! Conhecer Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido

Leia mais

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PASTORAIS 2019

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PASTORAIS 2019 CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PASTORAIS 2019 JANEIRO 01 Solenidade da Santa Mãe de Deus Dia Mundial da Paz 06 Epifania do Senhor 13 Batismo do Senhor 13 a 18 Curso de Educação e Diversidade Ibiúna Comissão

Leia mais

DIA 01 DE JULHO SEGUNDA FEIRA FOLGA DO PADRE 16 h Missa Em Aparecida com os peregrinos de Gonçalves h Terço H Nas comunidades Coordenação

DIA 01 DE JULHO SEGUNDA FEIRA FOLGA DO PADRE 16 h Missa Em Aparecida com os peregrinos de Gonçalves h Terço H Nas comunidades Coordenação CALENDÁRIO PAROQUIAL MÊS DE JULHO 2019 PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS DORES GONÇALVES MG VIRTUDE TEOLOGAL = CARIDADE / SÍMBOLO = LAVA-PÉS / SACRAMENTO = MATRIMÔNIO - ORDEM DIA 01 DE JULHO SEGUNDA FEIRA 16

Leia mais

O MISTÉRIO DA PÁSCOA D. ANTÓNIO MARIA BESSA TAIPA

O MISTÉRIO DA PÁSCOA D. ANTÓNIO MARIA BESSA TAIPA ÍNDICE GERAL ÍNDICE GERAL Apresentação... 5 Em louvor do Tríduo pascal, José de Leão Cordeiro... 7 Reflectir e viver o Mistério pascal, D. Júlio Tavares Rebimbas... 9 O MISTÉRIO DA PÁSCOA D. ANTÓNIO MARIA

Leia mais

Bispo da Diocese de Goiás

Bispo da Diocese de Goiás , outubro de 2016. Reescrever o Evangelho com a própria vida Queridos amigos/as O mês de outubro é tradicionalmente dedicado ao trabalho missionário da Igreja. Não podemos nos acomodar! A mensagem de Jesus

Leia mais

Celebração Dominical da Palavra. Cap. 07 Ione Buyst

Celebração Dominical da Palavra. Cap. 07 Ione Buyst Celebração Dominical da Palavra Cap. 07 Ione Buyst A Igreja de Cristo, desde o dia de Pentecostes, após a descida do Espírito Santo, sempre se reuniu fielmente para celebrar o mistério pascal, no dia que

Leia mais

Paróquia de Ceira. Plano Pastoral

Paróquia de Ceira. Plano Pastoral Plano Pastoral 2011 12 A Igreja tem no mundo uma missão a cumprir que Lhe foi confiada por Jesus Cristo. Ela tem de tentar ser fiel a essa missão através: Da Profecia, ou o anúncio do Evangelho; Da Diaconia,

Leia mais

Confira a programação do ENF 2017 Sex, 06 de Janeiro de :35

Confira a programação do ENF 2017 Sex, 06 de Janeiro de :35 Foi divulgada na tarde dessa quinta-feira (05) aprogramação do Encontro Nacional de Formação para Coordenadores e Ministérios, o ENF de Ouro, que acontecerá de 25 a 29 de janeiro, no Centro de Eventos

Leia mais