LISTA PARA CONTROLE DE LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DE TRATORES AGRÍCOLAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LISTA PARA CONTROLE DE LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DE TRATORES AGRÍCOLAS"

Transcrição

1 LISTA PARA CONTROLE DE LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DE TRATORES AGRÍCOLAS Gracielly Ribeiro de Alcantara 1, Josué Gomes Delmond 1, Hélio Queiroz 2, Elton Fialho dos Reis 3. 1 Eng. Agrícola, Mestrando em Eng. Agrícola, Universidade Estadual de Goiás UEG. 2 Eng. Mecânico, Mestrando em Eng. Agrícola, Universidade Estadual de Goiás UEG. 3 Eng. Agrícola, Dsc. em Eng. Agrícola, Prof. Universidade Estadual de Goiás UEG. RESUMO Dentre as atividades agrícolas uma das etapas mais onerosas é a que envolve máquinas agrícolas. A correta lubrificação e manutenção dos tratores agrícolas reduzem o custo, aumentando a vida útil e a garantia na execução das operações agrícolas, entretanto, se observa que o acompanhamento da lubrificação e manutenção não tem sido realizado com a devida importância. Este trabalho visa à elaboração de um Check List de fácil compreensão para o controle contínuo das etapas de lubrificações e manutenções periódicas em tratores agrícolas. Com base nas principais necessidades de lubrificação e manutenção nos tratores agrícolas foi elaborada uma lista de verificações que deve ser utilizada no acompanhamento ao longo da utilização e armazenamento dos tratores, eliminando o acúmulo de defeitos ou problemas o que evita um dano maior ao trator com a conseqüente perda de tempo e o dispêndio de recursos para realizar os consertos. PALAVRAS CHAVE: Check List, custos, horas trabalhadas. INTRODUCAO Machado (2003) afirma que, o uso de máquinas preconiza a tomada de certos cuidados, principalmente com relação a sua correta manutenção e conservação. Fatores estes que são determinantes no melhor rendimento da máquina e que podem levar ao sucesso ou fracasso da safra. Segundo Oliveira (2001), o gerenciamento do sistema mecanizado, deve estar atento aos fatores que afetam a vida útil do trator, tais como a falta de manutenção preventiva, a qualidade das peças de reposição, as retíficas periódicas, pois, na preservação da vida útil dos tratores, representam a maior parte do seu custo unitário, juntamente com os gastos com combustíveis. Uma manutenção adequada, aliada ao correto armazenamento das máquinas, minimiza perdas de tempo com paradas para correção de eventuais problemas e aumenta a eficiência do trabalho (MACHADO et al., 1996).

2 Machado (2003) comenta que, muitos agricultores dispensam poucos cuidados as suas máquinas e implementos, isto se evidencia pelo fato de encontrar-se com facilidade, nas propriedades rurais, equipamentos enferrujados, com suas peças ativas gastas ou quebradas, deixadas ao tempo ou guardados junto a adubos e fertilizantes. Reis et al. (2005), afirmam que as manutenções diárias dos tratores são ineficientes o que resulta na redução da vida útil dos tratores, afirmam também que apesar de saber da manutenções necessárias não as realizam corretamente, principalmente no que diz respeito ao abastecimento dos tratores no fim da jornada de trabalho. Mialhe (1980), diz que o abastecimento deve ser feito com o trator ainda quente, preenchendo totalmente o tanque, ou seja, ao final da jornada de trabalho, assim evita que a umidade contida no ar forme gotículas d água (água de condensação) ao resfriar-se com o tanque vazio cause avarias no sistema de alimentação. De acordo Oliveira (2001), os gastos com reparos e manutenção compõem os mais elevados itens dos custos operacionais, o que pode ser atribuído ao uso intensivo dos tratores agrícolas, tornando antieconômica a utilização da máquina na empresa. Alvarez (1991) afirma que, o custo do acompanhamento de frota no campo é muito pequeno em relação à parada do equipamento quando o mesmo necessita de manutenção corretiva. Uma adequada manutenção, ajustes corretos e um armazenamento apropriado após sua utilização, são fatores importantes que vão permitir às máquinas e implementos agrícolas trabalharem de maneira correta por um grande período de tempo, com um mínimo de gastos, evitando-se a ocorrência de contratempos durante seu uso (MACHADO, 2003). O check list, ou lista de verificação, é uma relação previamente definida de atividades ou itens de verificação. Aplica-se, geralmente, à verificação de procedimentos repetitivos ou padronizados. Possibilita o controle na execução de tarefas e a sua avaliação posterior. Por sua simplicidade e utilidade, é uma ferramenta amplamente utilizada na elaboração de manuais de procedimentos em geral ou de manuais da qualidade (LINS, 1993). A ferramenta check list ou lista de checagem pode auxiliar e relembrar as etapas de operações agrícolas, conforme já utilizada por outros autores (TRINDADE et al., 2007).

3 Visto que o controle adequado das lubrificações e manutenções pode prolongar a vida útil do trator, reduzir custos de operação e maior garantia na execução das operações agrícolas, na realidade o que acontece é o descrédito por parte dos produtores e operadores com relação a manutenções periódicas, pois os benefícios são em longo prazo e outro fator é a disponibilidade de um material simples e prático que estejam ao alcance dos produtores. Tendo em vista esta realidade este trabalho objetiva a elaboração de um Check List de fácil compreensão para o controle contínuo das etapas de lubrificações e manutenções periódicas em tratores agrícolas. MATERIAL E MÉTODOS Para um maior controle das etapas de lubrificação e manutenção foi feita uma revisão bibliográfica onde se classificou os itens que devem ser verificados a cada período de trabalho, bem como, os cuidados contínuos na utilização e no armazenamento dos tratores agrícolas. Com estas informações foi elaborada uma lista de verificações (Check List) para maior controle destas atividades. Dentre as etapas de lubrificação e manutenção alguns cuidados contínuos devem ser tomados. No Quadro 1 está exposto itens a serem conferidos regularmente e a atividade necessária a ser realizada para cada requisito. Esses estão divididos em duas categorias, uma a ser realizada caso a lâmpada alerta do painel acenda e outra para manutenções gerais. Estes são requisitos a serem observados independentes das horas trabalhadas. QUADRO 1: Cuidados Contínuos com a Lubrificação e Manutenção Cuidados Contínuos com a Lubrificação e Manutenção Lâmpada alerta acesa Manutenção Geral Requisitos de Manutenção Limpar o elemento externo do filtro de ar do motor Nível do líquido de arrefecimento do motor Nível do Fluido do reservatório dos freios Nível fluido reservatório embreagem Separador de água filtro do combustível Sangrar o sistema de injeção Calibragem da transmissão (Dual Command) Calibragem da transmissão (Ranger Command) Calibragem unidade comando eletrônica Freio de serviço Rotação de marcha lenta do motor Engate automático para reboque Ar condicionado Regulagem faróis e farol de trabalho Substituição de Lâmpadas Substituição de Fusíveis relés Verificar Limpar Lubrificar Trocar Ajustar Drenar Dos cuidados que se tem com os tratores agrícolas, existem os específicos para cada período de horas trabalhadas. No Quadro 2 estão listados os itens a serem observados por período.

4 QUADRO 2: Lista de verificações de Lubrificação e Manutenção de Máquinas Agrícolas por período de horas trabalhadas. Cuidados de 10 horas ou diários ( ) Verificação do nível de óleo lubrificante do motor ; ( ) Drenagem do pré-filtro ou do sedimentador e do filtro de combustível ; ( ) Verificação do nivel de água do radiador ; Verificação do funcionamento dos faróis, das lâmpadas de freio e das indicadoras ( ) existentes no painel; ( ) Lubrificação geral de partes do trator com graxa ; ( ) Completar o tanque de combustível ao final de cada jornada de trabalho. Custo Total da Cuidados de 50 horas ( ) Limpeza do filtro da tela na entrada da bomba alimentadora; ( ) Verificação do nível de óleo da direção hidráulica ; ( ) Reaperto geral de porcas; ( ) Verificação da tensão da correia do ventilador ; ( ) Limpeza do condensador rad. Ar condic. E trocador calor óleo; ( ) Limpeza filtros de ar da cabine; ( ) Lubrificação dos pontos de lubrificação ; ( ) Verificar o estado e pressão dos pneus ; ( ) Verificar as garrafas de dreno das válvulas controle remoto ; ( ) Completar o nível de óleo lubrificante da bomba injetora ; ( ) Verificação do nível de solução da bateria ; ( ) Verificação das condições de limpeza dos terminais da bateria. Custo Total da Cuidados de 100 horas Verificação do nível de óleo dos cubos das rodas dianteiras (tratares com tração ( ) dianteira); Verificação do nível de óleo do eixo dianteiro - diferencial - (tratores com tração ( ) dianteira); ( ) Verificação do nível de óleo dos redutores finais traseiros ; ( ) Verificação do nível de óleo lubrificante da transmissão ; ( ) Verificação do nível de óleo do sistema hidráulico ; ( ) Verificação do funcionamento do Indicador de restrição do filtro de. ar Custo Total da Cuidado de 200 horas ( ) Troca do óleo do motor e do filtro de óleo ; ( ) Troca do filtro de combustível ; ( ) Realizar sangria no pré-filtro, no filtro de combustível e na bomba injetora ; ( ) Regulagem do pedal da embreagem; ( ) Regulagem do pedal da embreagem e dos pedais de freio; ( ) Limpeza dos suspiros; ( ) Verificar Correia Poli-V; Eliminação de folgas dos rolamentos das rodas dianteiras (tratares sem tração ( ) dianteira). Custo Total da Cuidado de 500 horas ( ) Troca do óleo da direçâo e limpeza do filtro ; ( ) Limpeza do filtro de óleo do sistema hidráulico ; ( ) Limpeza dos suspiros do diferencial; ( ) Limpeza do tanque de combustível e do filtro de tela ; Custo Total da Cuidado de 750 horas ( ) Trocar elemento externo do filtro de ar do motor; ( ) Verificar o elemento secundário do filtro de combustivel ; ( ) Calibraçâo dos bicos injetores; ( ) Calibraçâo da bomba injetora; Fazer o reajuste da pré- carga dos rolamentos dos redutores finais traseiros do ( ) trator; Custo Total da Cuidado de 1000 horas ( ) Troca do óleo da transmissão, eixo traseiro e do hidráulico ; Avaliação do estado de conservação das luvas de acoplamento do eixo cardã ( ) ( tratores com tração dianteira); ( ) Verificar o elemento primário do filtro combustível ; ( ) Ajuste da convergência das rodas dianteiras ; ( ) Troca do elemento filtrante do filtro de ar; ( ) Troca de óleo dos cubos das rodas dianteiras ; ( ) Filtros de ar da cabine; ( ) Trocar Líquido de arrefecimento ; ( ) Troca de óleo do eixo dianteiro (diferencial dianteiro). Custo Total da

5 Para utilização do Quadro 1 são apresentadas as seguintes recomendações: ao completar cada período de trabalho especificado na lista realizam-se todas as etapas apresentadas, sendo marcada cada etapa cumprida, preenche-se o valor horário da mão de obra, o tempo gasto para realização desta atividade e o valor dos materiais de consumo nessa etapa. Ao final de cada etapa e cada período soma-se todos os custos envolvidos na sua realização. Quando se realiza as manutenções de um período toma-se o cuidado de realizar todas as anteriores, tanto as horas quanto as manutenções são acumulativas, ou seja, ao realizar os cuidados de 100 horas devem-se cumprir também os de 50 horas e 10 horas. CONSIDERAÇÕES FINAIS A metodologia proposta pode ser utilizada para relembrar e auxiliar as etapas de lubrificação e manutenção. É possível verificar os cuidados a serem realizados regularmente com o trator agrícola independentes das horas com ele trabalhadas. A separação das manutenções em períodos de horas trabalhadas facilita o acompanhamento das etapas seguintes, evitando a realização de manutenções desnecessárias ou a realização de forma antecipada evitando eventuais problemas durante a operação. Permite estimar o custo gasto de cada item e do grupo de horas trabalhadas. Admite controlar o orçamento destinado a manutenção e lubrificação dos tratores agrícolas. Eliminar o acúmulo de defeitos ou problemas evita um dano maior ao trator com a conseqüente perda de tempo e dispêndio de recursos para realizar os consertos. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ALVAREZ, I. SCORPIO: Un systeme - expert pour le diagnostic des moteurs de tracteurs. Montpellier: BTMEA, CEMAGREF, p. LINS, B. F. E. Ferramentas básicas da qualidade. Ciência da Informação, Brasília, v.22, n.2, p , mai./ago MACHADO, A.L.T.; REIS, A.V.; MORAES, M.L.B.; ALONÇO, A.S. Máquinas para preparo do solo, semeadura, adubação e tratamentos culturais. Pelotas: UFPel, p.

6 MACHADO, A.L.T. Manutenção de máquinas agrícolas visando a nova safra. Página Rural. Artigos. 06 de maio de Disponível em < acesso em 24 de jun. de MIALHE, L.G. Máquinas motoras na agricultura. São Paulo: EPU, v.1, 289 p. OLIVEIRA, L.E.K; FOLLE, S.M.; FRANZ, C.A.B.; MARTIN, U. Trabalhador na operação e na manutenção de tratores agrícolas: operação de arado de discos reversíveis. Brasília: SENAR, p. REIS, G.N. dos; LOPES, A.; FURLANI, C.E.A.; SILVA, R.P. da; GROTTA, D.C.C.; CÂMARA, F.T. Manutenção de tratores agrícolas e condição técnica dos operadores.. Engenharia Agrícola, Jaboticabal, v.25, n.1, p , jan./abr TRINDADE, C; REZENDE, JLP; JACOVINE, L. A. G.; SARTORIO, M. L. Ferramenta da qualidade: aplicação na atividade florestal. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 2007