Gerações dos Computadores, Processamento Eletrônico de Dados e a Organização da Informação.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gerações dos Computadores, Processamento Eletrônico de Dados e a Organização da Informação."

Transcrição

1 Universidade da Região da Campanha - URCAMP Campus Universitário de Sant ana do Livramento Curso : Administração Orientador : Franco Sampaio Autores : Luciano Xavier Mansilha Jeferson Soares da Fontoura Gabriela Scholl Andressa Balin Teixeira Patricia Schneider Vanilza Abreu Gabriela Romero Hiago Oliveira Rodrigues Gerações dos Computadores, Processamento Eletrônico de Dados e a Organização da Informação. Santana do Livramento 2014

2 Sumário 1 Introdução 2 Gerações dos Computadores 3 Processamento Eletrônico de Dados 4 Organização da Informação 5 Conclusão 6 Questões 7 - Bibliografia

3 1. Introdução Antes da década de 1920, o computador era um termo associado a pessoas que realizavam cálculos, geralmente liderados por físicos em sua maioria homens. O termo máquina computacional acabou perdendo espaço para o termo reduzido computador no final da década de 1940, com as máquinas digitais cada vez mais difundidas. Especificamente, este estudo tem como objetivo central promover uma pesquisa frente ao desenvolvimento dos computadores no decorrer das gerações, mostrando os meios de processamentos de dados disponíveis e como essas informações serão organizadas. Para viabilizar a delimitação do tema e sua aplicabilidade prática, está pesquisa irá se delimitar, ao comparativo do passado com os dias atuais, mostrando a evolução de seus componentes e o aprimoramento dos programas já existentes, proporcionando uma otimização da máquina para os problemas do usuário. Para estruturação deste trabalho, iniciou-se o estudo através de pesquisa bibliográfica, analisando livros e consultando sites, que tratam das Gerações dos Computadores, Processamento Eletrônico de Dados e a Organização da Informação. Ao final, são apresentadas as considerações a respeito da pesquisa, as quais mostram a importância da abordagem do tema proposto.

4 2. Gerações dos Computadores 1ª Geração: computadores à válvula ( ): Usa cerca de válvulas; Necessita de tempo para aquecimento; Pouco confiável; Tempo de operação em milissegundos; Monoprogramáveis; Programação em linguagem de máquina. 2ª Geração: computadores a transistores ( ): Transistor é 100 vezes menor que a válvula; Não necessita de aquecimento; Tempo de operação em microssegundos; Monoprogramáveis; Programação em Assembrer. 3ª Geração: computadores baseados em Circuitos Integrados ( ): Componentes miniaturizados; Maior confiabilidade; Tempo de operação em nanossegundos; Multiprogramáveis; Programação em linguagens de alto nível. 4 ª Geração: computadores com tecnologia LSI/VLSI ( ): Circuitos integrados em larga e muito larga escala de integração; Microprocessadores; Tempo de operação: 0,5 nanossegundos; Baixíssimo custo.

5 5ª Geração: arquitetura de processamento paralelo e computadores inteligentes (1980-Atualmente):. Vários processadores operando simultaneamente; Inteligência artificial; Ruptura da estrutura binária de Von Newman; Aplicações muito especiais: laboratórios e centros de pesquisa, previsão do tempo, produção de efeitos especiais e imagens computadorizadas de alta qualidade, etc. 3. Processamento de dados Consiste em realizar um processo sobre qualquer dado de entrada(input) com o objetivo de gerar uma saída aceitável ou próxima disso. Em qualquer atividade humana, verifica-se que a resolução dos problemas consiste em uma série de tarefas, das quais as fundamentais são: decidir o que é equalizar as operações. Nas atividades em que se emprega o computador, os homens tomam as decisões e a máquina as executa. O computador é mais que um simples instrumento para resolução dos problemas. Hoje em dia, ele é amplamente utilizado para executar tarefas extensas e complexas que, se fossem feitas manualmente, exigiriam um tempo muito maior. Desse modo, o computador é um dispositivo que aumenta a gama de atividades que podem ser desenvolvidas pelo homem. A todas atividades que, a partir de dados conhecidos através de processamento, conduzem a resultados procurados, com ou sem emprego de qualquer equipamento auxiliar, podemos denominar atividades como processamento de dados. Há quem prefira denominar Processamento automático de dados (PAD), ou Processamento eletrônico de dados (PED) as atividades que utilizam a computação em seu processo. No entanto, foi justamente o advento dos computadores que dinamizou de tal forma o tratamento das informações que, a partir daí, é que se vulgarizou a terminologia Processamento de dados; de modo que a essa denominação, se associa, no presente, a idéia do emprego de computadores. 3.1 Hardware: Hardware é a parte física do equipamento Entrada(imput): Entre os dispositivos de entrada de um sistema de computação teclado, teclas sensíveis ao toque, canetas, mouse eletrônico, digitalizador óptico e outros. Esses dispositivos convertem os dados em formato eletrônico para entrada direta ou por meio de rede de telecomunicações em um sistema de computação.

6 3.1.2 Processamento: A unidade central de processamento (CPU) é o principal componente de processamento do sistema de computação. (Nos microcomputadores, é o microprocessador principal. Conceitualmente, os circuitos de uma CPU podem ser subdivididos em duas subunidades principais: unidade aritmética lógica e de controle. São os circuitos eletrônicos (conhecidos como registradores ) da unidade aritmética lógica que realizam as funções de aritméticas e lógica necessárias para executar as intruções do software Saída: Os dispositivos de saída de um sistema de computação incluem unidade de vídeo, impressora, unidade de resposta de áudio e outros. Esses dispositivos convertem as informações prodizidas pelo sistema de computação em formato intelegível para os seres humanos, para apresentação ao usuário final Armazenamento: A função de armazenamento de um sistema de computação ocorre nos circuitos de armazenamentos da unidade de armazenamento primário do computador ou memória, auxiliada por dispositivos de armazenamento secundário, como disco magnéticos e unidades de disco óptico. Esses dispositivos armazenam dados e instruções do sofware necessários para o processamento. Os processadores do computador também incluem circuitos de armazenamento denominados memória cache para armazenamento temporário de alta velocidade de instruções e elementos de dados Controle: A unidade de controle de um CPU é o componente de controle de um sistema de computação. Seus registros e outros circuitos interpretam as instruções do software e transmitem orientações para controlar as atividades de outros componentes do sistema de computação. 3.2 Software: É um termo genérico referente a vários tipos de programas usados para operar e manipular computadores e seus periféricos Software de Sistema: Administram os recursos e as atividades do computador Software de Aplicativos: Aplicam o computador a uma tarefa específica solicitada pelo usuário final, com o processamento de um pedido ou a geração de listas de mala direta. 3.3 Tecnologias de Gestão de Dados: Organiza, gerencia e processa dados organizacionais relativos a estoques, clientes e fornecedores.

7 3.4 Tecnologias de Rede e Telecomunicações: Proporciona conectividade de dados de voz e vídeo a funcionários, clientes e fornecedores. Isso inclui tecnologia para operar as redes internas da empresa, serviços prestados por companhias telefônicas ou de telecomunicações e tecnologia para operar sites e conectar-se com outros sistemas computacionais por meio da internet. 4. Organização da Informação Entende-se que não existem definições rígidas de conceitos em se tratando de informação, mas que eles podem ter diferentes abordagens de acordo com as escolas de pensamento de procedência dos autores. No entanto, segundo Lara (2002) a crença de que a informação era um dado marcou, no documentário tradicional, fortemente a história das linguagens documentárias sendo que uma concepção deste tipo pode ter várias consequências perigosas. A informação precisa ser organizada para ir ao encontro de vários objetivos tais como possibilitar facilidade no acesso, aprimoramento da recuperação, visualização e localização, independentemente de os objetivos ou documentos serem físicos ou digitais. Tendo em vista que a informação é construída e organizada em função de objetivos. Smith (1988) e Lara (2002; 2007) questionam sobre as funções informativas e aspectos de informatividade para a constituição e o entendimento de novos sistemas, independente da tipologia do documento ou objeto informacional a ser analisado. Lara explica a relação da linguagem documentada com a Organização da informação, entendendo-a por uma perspectiva programática. 4. Conclusão Através dessa pesquisa pode-se concluir a importância da máquina e o quanto a evolução em todos os aspectos é importante, tanto no intelecto, quanto no científico. O armazenar, guardar informações. O estudo teve como objetivo promover uma pesquisa frente ao desenvolvimento dos computadores no decorrer das gerações, mostrando os meios de processamentos de dados disponíveis e como essas informações são organizadas. Ao decorrer da pesquisa constatou-se a evolução da máquina para o computador como é chamado atualmente e a sua função como ferramenta de uso indispensável, seu tamanho diminuiu e sua capacidade expandiu. Tornou-se indispensável devido a sua acessibilidade, fácil manuseio e flexibilidade. O computador é mais que um simples instrumento para resolução dos problemas. Nos dias de hoje ele é utilizado para executar tarefas extensas e complexas. Desse modo, o computador é um dispositivo que aumenta as possibilidades que podem ser desenvolvidas pelo homem, onde a organização é necessária para se ter um bom acesso as informações nele contidas.

8 6- Bibliografia Slides Introdução à computação e informática : Prof. Alexandre Jesus da Silva Machado ; Profª. Rosa Maria Piccoli da Cunha UAB FURG Equipe Multidisciplinar : Pesquisa realizada na data 25 de Maio de 2014 às 16:15 hs. PT. wikipedia.org/wiki/processamento_de_dados : Pesquisa realizada 25 de Maio às 16:40 hs. realizada 25 de Maio 2014 às 16:55 hs. Pesquisa Administração de Sistemas de Informação James A. O Brien ; George M. Marakas, 15 Edição Mc. Grawhill. Sistema de Informação Gerenciais Kenneth Laudon ; Jane Laudon, 9 Edição Companio n Website. Regina Célia Veiga da Fonseca Metodologia do Trabalho Cientifico Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2008