FORMÃÇÃO CONTINUADA As Funções do Professor no AVA Claroline

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FORMÃÇÃO CONTINUADA 2007.1. As Funções do Professor no AVA Claroline"

Transcrição

1 Fundação Educacional de Brusque - FEBE Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE FORMÃÇÃO CONTINUADA As Funções do Professor no AVA Claroline Apoio: Assessoria de Desenvolvimento Núcleo de Informática Assessoria de EAD As Tecnologias Digitais a Serviço da Formação Humana Prof. Rogério Santos Pedroso NI/EAD

2 ?

3 Conceito de EAD - Decreto nº 2.498/98 Educação a distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação. (10/02/1998, no Art. 1º)

4 Conceito de EAD - Decreto 5.622/ caracteriza-se a educação a distância como modalidade educacional na qual a mediação didáticopedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com ESTUDANTES e PROFESSORES desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. (19/12/2005, no Art. 1º)

5 A Lei e o Professor da EAD Decreto 5.622, inciso VIII do Art apresentar corpo docente com as qualificações exigidas na legislação em vigor e, preferencialmente, com formação para o trabalho com educação a distância;

6 As Funções do Professor no Claroline Professor-Conteudista/Autor Professor -Tutor

7 As Funções do Professor no Claroline 1 O Professor-Conteudista/Autor: - É responsável pela montagem do material didáticopedagógico; - Deve apresentar competência profissional na área do saber e conhecer a linguagem apropriada para o material da EAD; - Deve conhecer as linguagens das diversas mídias da atualidade (impresso, rádio, CD Player, CD-ROM, ou E-Book, vídeo, DVD, TV e site); (SARTORI, Ademilde; ROESLER, Jucimara.2005)

8 Produção de Material Didático de EAD 1 - Combinação entre as estratégias de comunicação adequadas e o perfil do aluno: 2 - Organização das unidades textuais a partir das habilidades e competências que se espera desenvolver;

9 Produção de Material Didático de EAD 3- Linguagem clara, direta e expressiva, que transmita ao aluno a idéia de que ele é o interlocutor permanente do professor; 4 - Recursividade e flexibilidade: a escrita se organiza de forma hipertextual, sendo que o aluno/leitor estará sendo desafiado a todo momento a quebrar a ordem linear do texto, através de links, glossário, dicas de leitura complementar, etc; fazendo a sua própria caminhada, de modo a construir os sentidos de forma diversa e personalizada.

10 As Funções do Professor no Claroline 2 O Professor -Tutor: É um dos elementos humanos mais importantes num curso de EAD. Funções básicas: Contribuir para a motivação e para o interesse do aluno; Ajudar a facilitar o processo de aprendizagem sem diminuir a autonomia do aluno. (Ribeiro; 2001, pp )

11 Feedback: ferramenta do Professor O feedback é uma ferramenta que auxilia o professor-tutor a saber de forma quantitativa e/ou qualitativa qual o desempenho nas atividades realizadas pelo aluno ao longo do curso. Ele permite também estimular o aluno nos seus estudos.

12 Feedback: ferramenta do Professor O feedback é importante para todos nós. É a base de todas as relações interpessoais. Ele determina como as pessoas pensam, como se setem, como reagem aos outros e, em grande parte é o que determina como as pessoas encaram suas responsabilidades no dia-a-dia.

13 Tipos de Feedback

14 Feedback no AVA Claroline Com a Ferramenta Fórum é possível criar um ambiente de relações social e pedagógica entre tutor-aluno, aluno-aluno e alunotutor. Usando as técnicas da boa linguagem, da política do respeito mútuo e estabelecendo algumas regras de comunicação visual (cor da letra), é possível criar um ambiente de feedback positivo e produtivo.

15 Feedback no AVA Claroline Saber usar essa ferramenta demanda tempo, prática e principalmente paciência e respeito, pois a Ferramenta Fórum é um ambiente virtual público, onde todos os inscritos na sala virtual têm acesso à leitura e podem manifestar sua opinião e sentimento.

16 Ferramenta Fórum: uma possibilidade

17 Ferramenta Fórum: uma possibilidade

18 Cultura de EAD na Prática Docente Relação Professor Unifebe e o Uso das Salas Virtuais 2006/2 Profs. Criadores Salas Virtuais 44% Profs. Não usam ainda 47% Profs. Só participantes de Salas Virtuais 9% 258 professores

19 Cultura de EAD na Prática Docente Comparativo de Crescimento de Professores Criadores de Cursos no Ava Claroline entre ago/2006 a fev/ nº prof. criador de Curso nº prof. criador de Curso bservação: De agosto de 2006 a fevereiro de 2007 (transcorrido apenas 4 meses letivos) ocorreu um crescimento de 14,46%.

20 Cultura de EAD na Prática Docente Quadro de Crescimento das Salas Virtuais no AVA Claroline de 2005 a ago. de fev. de bservações: - de para agosto de 2006 houve um crescimento de 36,14%; de ago/2006 há fev/2007 houve um crescimento de 113,61%.

21 Cultura de EAD na Prática Docente Ordem: Cursos: Nº Salas Virtuais 1 Administração 43 2 Sistemas de Informação 41 3 Ciências Contábeis 38 4 Design de Moda 30 5 Eletromecânica 17 6 Letras 16 7 Tecnologia Têxtil 12 8 Educação Física 12 9 Pedagogia 8 10 Turismo 5 11 Direito 5 12 Tecnologia em Gestão Empresarial 3 14 Filosofia 3 15 Agente: Desenvolvimento Regional 3 16 História 2 Total Geral de Salas Virtuais por Cursos fev/

22 Cultura de EAD na Prática Docente Distribuição das Salas Virtuais nos Curso de Graduação da Unifebe - fevereiro de 2007 Tecnologia em Gestão Empresarial 1% Turismo 2% Filosofia 1% Direito 2% Pedagogia 3% Agente: Desenvolvimen to Regional 1% História 1% Administração 19% Educação Física 5% Tecnologia Têxtil 5% Letras 7% Eletromecânica 7% Design de Moda 13% Sistemas de Informação 17% Ciências Contábeis 16%

23 Equipe do Núcleo de Informática - Coordenador: Prof. William Fernandes Molina - Administrador de Rede: Marlon Willrich - WebDesigner: Rogério Santos Pedroso - Webmaster: Gustavo Coelho - Assistentes Técnicos: Manuel Ramos Moisés Luiz Niels - Equipe de EAD: Prof. William F. Molina Coordenador de EAD Prof. Rogério S. Pedroso Assessor de EAD - Para Contato: rogerio.pedroso@unifebe.edu.br Fone: (47)

24 Professor(a)... A verdade é que não podemos parar. Assim como um poeta genial recria a língua que ele próprio usa, nós educadores temos que passar pelo menos algo que seja relevante à próxima geração, isto é, nós mesmos educados. (Mikowski: 2006, p.10) Portanto, educar não apenas é um movimento teórico imbricado de conceitos éticos, mas uma prática que exige tal postura. Não é a melhor forma de educar aos valores apenas com a ferramenta verbal do educador, mas muito mais com a prática radicada nos pressupostos éticos. Há, contudo, a imprescindível presença dos educadores como parte integrante do processo educacional. A construção histórica da coletividade deveria ser muito mais forjada que apenas seguida. (Lopes e Buemo: p. 73)

25 Bibliografia MIKOWSKI, Tadeu Cristovam. Prefácio. In Educação e Ética: historicidade, práxis e processos formativos. Blumenau: Editora da FURB, LOPES, Claudemir Aparecido; BUEMO, Eliani Aparecida Busnardo. O horizonte ético da educação. In Educação e Ética: historicidade, práxis e processos formativos. Blumenau: Editora da FURB, BRASIL. Lei que Regulamenta a Educação a Distância, Decreto Federal nº 2.494, de 10 de fevereiro de DOU, 10 fev Lei que Regulamenta a Educação a Distância, Decreto Federal nº 5.622, de 19 de dezembro de DOU, 20 dez LANDIM, Claudia. Experiência em EAD. In A elaboração de projetos - Unidade 5. [Rio de Janeiro]: Editora Senac do Brasil, EBook (CD-ROM), SARTORI, Ademilde; ROESLER, Jucimara. Educação Superior a Distância: gestão a aprendizagem e da produção de materiais didáticos impressos e on-line. Tubarão: Ed. Unisul, KLEIS, Margarete Lazzaris (org). Unidade 4 Dicas Importantes para escrever materiais didático impressos para a EAD. In Produção de Material Didático Impresso e On Line. [Florianópolis]: Editora ACAFEVirtual, E-Book (CD-ROM), 2005b. RIBEIRO, Antonia Maria Coelho; NEVES, Maria, Cristina Baeta. A Tutoria. In A aprendizagem e a tutoria - Unidade 4. [Rio de Janeiro]: Editora Senac do Brasil, E-Book (CD-ROM), FLORES, Angelita Marçal. O Feedback na educação a distância: ferramentas Desempenho e Tutor. Florianópolis: Editora UnisulVirtual, WILLIANS, R. L. Preciso saber se estou indo bem. Rio de Janeiro: Sextante, 2005 p. 52. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Editora Cortez. UNESCO, 2002.