RUA ESTADOS UNIDOS, FONE/FAX (44) CEP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RUA ESTADOS UNIDOS, 2533 - FONE/FAX (44) 3447-1161 - CEP-87.750.000"

Transcrição

1 ESCOLA ESTADUAL "AGOSTINHO STEFANELLO"-ENSINO FUNDAMENTAL RUA ESTADOS UNIDOS, FONE/FAX (44) CEP MUNICÍPIO DE ALTO PARANÁ - PARANÁ Candidata a Direção: Maria Helena Tinti Zamproni 1- Identificação e Caracterização da Unidade Escolar PLANO DE AÇÃO NA GESTÃO DA ESCOLA 2012 A 2014 A Escola Estadual Agostinho Stefanello Ens. Fund. (5ª a 8ª série) está localizada na Rua Estados Unidos, nº 2533, centro, CEP: , telefone/fax (44) , com o seguinte apagostinho@seed.pr.gov.br, no município de Alto Paraná, Estado do Paraná. A Escola é mantida pelo Governo do Paraná e administrada pela Secretaria da Educação do Estado do Paraná. A Escola Estadual Agostinho Stefanello foi criada pelo decreto nº /1959, com a denominação de Ginásio Estadual Agostinho Stefanello. Este nome foi dado em homenagem ao então prefeito da época e patrono do Estabelecimento. Em 26 de junho de 1963 foi autorizado o funcionamento do período noturno para atender as necessidades da população. De acordo com o decreto nº 2.481/80 de 16 de junho de 1980, resultante da reorganização do Complexo Escolar de Alto Paraná, o Estabelecimento passou a denominar-se Escola Estadual Agostinho Stefanello Ensino de 1º Grau. Em consonância com a Resolução nº 3.120/98 de 31 de agosto e a Deliberação nº 003/98 do Conselho Estadual de Educação, a Escola passou a denominar-se Escola Estadual Agostinho Stefanello Ensino Fundamental. A partir de 2002, além do Ensino Regular, o Estabelecimento passou a ofertar a Educação de Jovens e Adultos 5ª a 8ª série, no período noturno, sendo que a mesma foi cessada em 2007.

2 Atualmente, o Estabelecimento oferta somente o Ensino Fundamental Anos Finais, turmas de 6º ao 9ª ano, no período matutino e vespertino. De manhã, as aulas vão das 7:30 horas até 11:50 horas, com intervalo de 10 minutos. O turno da tarde, inicia às 12:50 horas até 17:10 horas, com intervalo de 10 minutos. As aulas são de 50 minutos conforme prevê a legislação. A Escola Estadual Agostinho Stefanello Ensino Fundamental têm como modalidade o Ensino Fundamental, composto do 6º ao 9º ano de ensino e ainda temos salas de recursos, salas de apoio, sendo assim distribuídas em turmas: Número de turmas do ensino regular: 12 (doze) no período matutino e 09 (nove) no período vespertino; Número de salas de recursos: 1 (uma) no período matutino e 1 (uma) no período vespertino; Número de salas de apoio: 6 (seis), 2 (duas) no período matutino para os 6º anos (disciplinas de: Língua Portuguesa e Matemática) e 2 (duas) no período vespertino também com as citadas disciplinas acima para os 6º anos e 2 (duas) destinadas aos 9º anos no período vespertino (Língua Portuguesa e Matemática); Temos um número de 750 (setecentos e cinquenta) alunos regularmente matriculados. O número de professores é de 36 (trinta e seis) nas diversas áreas do conhecimento. Nossa equipe pedagógica é composta de 3 (três) pedagogas. No quadro administrativo temos 1(uma) direção geral, e contamos com 8 (oito) funcionários administrativos (agentes de apoio 2), 7(sete) funcionários de serviços gerais (agentes de apoio 1). A organização do tempo escolar é anual, dividido em 3 trimestres e a organização curricular é por disciplina. Nosso sistema de avaliação, previsto em regimento é de periodicidade trimestral, com registro de notas em livros de chamada e boletins. Para obtermos melhores resultados de aprovação temos como intervenções pedagógicas as salas de apoio, recursos e avaliações diagnósticas. Fazemos ainda 2 reuniões por trimestre com os pais, uma no meio do trimestre (Pré Conselho), onde cada professor fica encarregado de uma turma para transmitir sobre o rendimento e comportamento escolar até a presente data, informações estas coletadas por disciplina antecipadamente em ficha própria, a fim de que os pais colaborem com o sucesso dos filhos. E outra seguindo o mesmo roteiro, porém nesta, além das informações, os pais recebem os boletins e tomam ciência do resultado acadêmico dos filhos. Com os alunos também é feito um Pré Conselho (com a figura do Pedagogo) faltando poucos dias para o Conselho de Classe, com o objetivo

3 de coletar informações sobre as dificuldades da turma, os pontos positivos, bem como ações que a Escola e a Turma podem adotar para melhorar ainda mais a qualidade de Ensino. Estas informações são repassadas aos professores no dia do Conselho de Classe. É importante ressaltar, que as informações coletadas e que se referem ao individual do educador são transmitidas ao mesmo em atendimento individualizado no Pós Conselho, na hora atividade agendada por meio de cronograma. Os educadores além da ficha que preenchem no meio do trimestre, contam com o registro diário em fichas de ocorrências, bem como, procuram pela Equipe Pedagógica sempre que necessitam de ajuda em relação ao pedagógico e ao acadêmico dos alunos. O Conselho de Classe é dividido em partes: 1º) É feito o levantamento do perfil da turma; 2º) Exposição da síntese geral do Pré Conselho com alunos; 3º) Levantamento das notas abaixo da média (individualmente), bem como a necessidade de discussão das causas e ações a serem feitas mediante os problemas elencados; 4º) É traçado ao final, metas e ações para cada turma, elencando um ou mais educadores para ficarem encarregados de estarem fazendo um trabalho mais profundo sobre as mesmas. Após o Conselho de Classe, é feito o repasse geral por turma e individual aos alunos e também aos educadores. Para os alunos que apresentam quadros de evasão, contamos com o Programa Fica e aos alunos com dificuldades de seguir o regimento escolar (Indisciplina), ofertamos orientação individual e busca do acompanhamento da família. Como colegiado de nossa instituição escolar contamos com os seguintes segmentos: Conselho Escolar, APMF, Conselho de Classe e Grêmio Estudantil. Temos mais duas escolas que ofertam o ensino fundamental - anos finais, porém ficam localizadas no Distrito de Maristela e Santa Maria, tornando a Escola Estadual Agostinho Stefanello, muito importante aos moradores de Alto Paraná. A mesma possui doze salas de aula, uma sala de professores, uma biblioteca, uma sala para Direção, uma sala para Equipe Pedagógica, uma secretaria, sanitários masculinos e femininos para os alunos, outro sanitário para os professores, uma cozinha, um almoxarifado e duas quadras para as aulas práticas de Educação Física, sendo uma coberta. Todas as salas estão equipadas com TV multimídia, sendo que oito também possuem DVDs fixos. Há cinco computadores de uso exclusivo da secretaria e um na sala da Equipe Pedagógica que foi adquirido com recursos próprios. Recentemente também foi instalado o Laboratório de Informática com vinte computadores, disponibilizado para os professores e alunos.

4 A situação da Escola em relação às condições de materiais e recursos didáticos melhorou muito atualmente, pois o Estabelecimento participou do Programa PDE- Escola do MEC e pode adquirir com a verba recebida muitos materiais didáticos-pedagógicos (jogos, materiais esportivos, telão para projetor de imagens, 1 projetor de imagens (data show), livros paradidáticos, livros de literatura, atlas, mapas, entre outros, além de muitos outros materiais que chegaram do governo federal e estadual: livros, jogos, DVDs abordando vários conteúdos... O quadro de pessoal da Escola é assim formado: Nº Discentes Nº Docentes QPM Nº Docentes PSS Nº Administrativo Nº Apoio O nível de formação do Recursos Humanos é assim constituído. Função Ens. Fund. Ens. Médio Ens. superior Pós Mestrado Doutorado Docentes Administrativos Apoio Nos dois últimos anos houve uma redução da evasão e da reprovação. Em 2010, de um total geral de 704 alunos, 635 foram aprovados, sendo que 39 foram aprovados por Conselho de Classe e 56 alunos foram reprovados. Assim, temos um percentual de reprova de 7,9%, enquanto que, em outros anos, este índice chegou a mais de 9%. O nosso IDEB em 2007 foi de 3,5 e em 2009 ficou em 4,2, mostrando que os investimentos em materiais didáticos-pedagógicos e em outras ações pedagógicas foram positivas. Pretende-se assim fortalecer as ações que a escola vem desempenhando para diminuir as altas taxas de reprova e evasão, e buscar junto com todos os segmentos da Escola norteadores, ações que trarão ainda mais sucesso para a mesma. Fazendo com que a teoria tão bem posta no marco conceitual seja alcançada e não esteja no PPP simplesmente para cumprir algo burocrático. Acredita-se que é possível tornar nossa sociedade mais justa

5 e solidária, onde o cidadão possa ser sujeito de sua história, transformador de seu meio, por meio de uma educação fundada na ética e no respeito à dignidade e principalmente que leve o educando a entender-se como sujeito sócio-histórico-cultural. Para tanto, a Escola deve ser vista como espaço de socialização, transmissão e apropriação dos conhecimentos produzidos historicamente pela humanidade. Sua função é trabalhar com os conhecimentos sistematizados, visando a humanização do homem e o desenvolvimento das Funções Psicológicas Superiores, como: atenção, raciocínio abstrato, memória mediada, planejamento, percepção, imaginação. Trabalhar com a cultura, a tecnologia e a cidadania, é preceito básico para uma educação que compreende seus alunos como sujeitos sócio-histórico-cultural. Logo, faz se necessário que o objetivo fundamental do Ensino seja fazer a ponte, isto é, a interação entre os diferentes saberes, de forma que o Educando possa acumular gradativamente, ao longo do processo educativo, o conhecimento científico adquirido histórico e culturalmente pelo Homem. E que a aprendizagem possa ocorrer pelo processo de interação e mediação entre os sujeitos, numa apropriação coletiva do conhecimento elaborado. Assim teremos sujeitos, que poderão ler e entender a realidade em que vivem, podendo contribuir com a mesma de maneira eficaz e positiva.

6 QUADRO DE METAS INDICADORES 1- GESTÃO DE RESULTADOS EDUCACIONAIS A ESCOLA QUE TEMOS HOJE POTENCIALIDADES /DIFICULDADES Conquistamos com o Pré Conselho com pais, um maior acompanhamento dos mesmos na vida escolar dos filhos; Obtivemos melhores resultados com o novo formato de Conselho de Classe implantado pela escola; Houve redução nas taxas de reprovação e evasão nos dois últimos anos; Obtivemos um avanço no IDEB de 3,5 pra 4,2 em 2009; Implantação do PIBID parceria com a IES; Implantação da Sala de Apoio para as oitavas séries; Pais poucos participativos no período vespertino; Muitos alunos que desistem na oitava série para trabalhar; A ESCOLA QUE PRETENDEMOS Um Conselho de Classe que consiga atingir o foco principal que é a aprendizagem, por meio de ações que viabilizem a melhora individual e coletiva dos alunos; Pais participativos e conscientes de sua importância na vida escolar dos filhos; Erradicação da evasão; Garantia de aprendizagem para todos; Atinja com mérito a pretensão imposta para os anos futuros no IDEB; O QUE VAMOS FAZER AÇÕES (CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO) Aperfeiçoar a implantação do Conselho de Classe, para que consigamos atingir o objetivo principal: foco na aprendizagem; Fortalecer junto aos pais a importância da participação dos mesmos no Pré Conselhos e nas reuniões de entregas de boletins; Empenhar-se na luta contra a evasão, por meio do Programa FICA e de outros caminhos que se fizerem necessários; Buscar elencar ações que contribuam na melhora da qualidade da educação; Análise dos dados estatísticos da escola para conhecê-la melhor; Acompanhamento de todo o trabalho do educador (PTD, Livro Registro de Classe, encaminhamentos metodológicos...) para possíveis intervenções em busca de melhorias nas práticas docentes; Acompanhamento da vida escolar dos alunos- atendimento individual e coletivo (aprendizagem e indisciplina); Divulgação dos programas ofertados na escola: PIBID e

7 2-GESTÃO PARTICIPATIVA/ DEMOCRÁTICA Gestão que busca resolver os conflitos existentes por meio do diálogo e procura fazer com que todos os setores da comunidade escolar participem das tomadas de decisões; Membros dos órgãos colegiados que cumprem somente papel burocrático nos mesmos; Uma Gestão que tenha como base à participação efetiva de todos os setores da comunidade escolar e que procura priorizar o diálogo e o respeito às normas coletivamente construídas, além de garantir aos educandos o acesso ao saber elaborado; Que todos os segmentos da Escola (pais, instâncias e demais segmentos conheçam e se apropriem dos documentos que norteiam a vida da Escola: PPP, PPC e Regimento Escolar. Participação efetiva de todos os membros nos órgãos colegiados; Salas de Apoio à comunidade; Fomentar a vontade dos pais participarem da vida escolar dos filhos; Envolver todos os segmentos da escola, bem como os órgãos colegiados nas tomadas de decisões; Envolver os pais e a comunidade escolar em atividades pedagógicas e culturais; Realizar reuniões para repasse de informações com os diversos setores sempre que necessário; Avaliação institucional anual aplicada a todos os segmentos para elencar possíveis melhorias no cotidiano da escola; Encontros com todos os segmentos para estudo dos documentos escolares; Esclarecimento a todos os segmentos da escola sobre a importância dos cargos assumidos nos órgãos colegiados; 3 - GESTÃO PEDAGÓGICA Integração entre os trabalhos desenvolvidos na escola; Acompanhamento do PTD e das atividades a serem desenvolvidas pela equipe docente, pela Equipe Pedagógica; Ajuda da Equipe Pedagógica nas práticas docentes quando solicitadas, ou quando se fazem necessárias; Alguns educadores ainda não Que todos os educadores compreendam que cada educando tem seu ritmo de aprendizagem e que todos são capazes de aprender; Que os educadores enfrentem as dificuldades como desafios do cotidiano; Processo avaliativo diagnóstico e contínuo, possibilitando a melhoria da qualidade de ensino Acompanhamento do trabalho docente por meio da hora atividade com cronograma previamente determinado; Utilização da hora-atividade para reflexão junto aos educadores dos problemas e dificuldades que os mesmos estarão encontrando no dia-adia escolar. Análise do PTD,

8 conseguem deixar claro aos alunos seus critérios avaliativos; Educadores que não compreendem que cada aluno possui um ritmo de aprendizagem; Falta colocar em prática a dimensão flexível de planejamento que vise atender as necessidades pedagógicas e humanas dos educandos. Nem sempre o educador está aberto a mudanças, as diferenças e as dificuldades dos alunos; nos diferentes contextos de aprendizagem, eliminando a reprova e a evasão escolar; Reorientação da prática docente por meio da avaliação aplicada aos alunos, tendo em vista um projeto de escola não excludente; Que garanta a aprendizagem a todos os alunos; PTD flexível e que atenda as diferenças provenientes dos alunos; acompanhamento do LRC e repasse das informações coletadas no Pré Conselho co os alunos, fazendo uso da hora atividade- Pós Conselho; Verificação da consonância entre PTD, LRC, Diretrizes Curriculares e da prática pedagógica; Busca constante de ações que visem melhorar o espaço escolar, quer do ponto pedagógico, físico ou administrativo; 4- GESTÃO DE INCLUSÃO/SÓCIOEDU CAÇÃO 2- As condições de atendimento a alunos com necessidades especiais apresentou um bom progresso nos últimos anos. Contamos com duas salas de recursos para atendimento aos educandos portadores de Deficiência Intelectual, temos o atendimento a um aluno com Paralisia Cerebral que conta com Professora de Apoio a Comunicação (PAC). Foram instaladas barras e rampas para viabilizar a acessibilidade, ressaltando porém, que algumas rampas são muito íngremes e precisam ser melhoradas. 3- O preconceito ainda se faz presente no meio escolar, quer por parte de profissionais, quer por parte de alunos, talvez por falta de conhecimento; 4- Educadores que não se sentem preparados para trabalhar com os alunos portadores de deficiência; Uma escola que atenda as diferenças, utilizando-as para a melhoria cotidiana; Uma escola não excludente; Capacitação sobre a Educação Especial aos educadores e demais segmentos da escola; Reflexão sobre as diferenças existentes em nosso meio; Diversificação dos encaminhamentos metodológicos e recursos a fim de que todos consigam aprender; Acessibilidade a todos os alunos; Adaptação dos banheiros; Buscar por meio de palestras, cursos, reuniões, parcerias um amplo entendimento sobre a inclusão e seus benefícios;

9 5- GESTÃO DE PESSOAS 6- GESTÃO DE SERVIÇOS DE APOIO, RECURSOS FÍSICOS E FINANCEIROS 5- Conquistamos melhoria com a junção de todos os segmentos nas capacitações; 6- Profissionais que compreendem melhor todo o contexto escolar, graças às semanas pedagógicas desenvolvidas na Escola; 7- Valorização de todos os profissionais que atuam na escola; 8- O reconhecimento de que todos são educadores na Escola; 9- Os alunos são ouvidos e entendidos; 10- Cobertura de uma das praças da escola _ recurso próprio; 11- Pintura das paredes mais prejudicadas recurso próprio; 12- Preservação de vidros, fechaduras torneiras, descargas Reuniões com os órgãos colegiados sobre os recursos financeiros disponíveis, bem como sua aplicabilidade; 14- Banheiros em condição ruim de uso; 15- Falta refeitório; 16- Faltam salas de aulas; Escola com atuação coletiva por completa; Todos os setores engrenados e desenvolvendo bem suas funções; Que a Escola seja a todo o momento um ambiente de colaboração, empatia e respeito mútuo; Que todos os alunos se conscientizem da preservação do patrimônio público; Uma escola uníssona, que busca melhoria em todos os momentos; Manter todos os segmentos da escola envolvidos em cursos e capacitações; Fortalecimento da valorização dos profissionais da escola, bem como de suas funções; Manter o diálogo na resolução de todos os conflitos da Escola; Estimular a vinda dos pais a Escola; Valorizar a relação pais/professores por meio de reuniões; Manter a manutenção de todo o prédio escolar; Aquisição de materiais de consumo e permanentes que se fizerem necessários com os recursos disponíveis; Transparência nas prestações de contas; Apoio e compra de materiais pedagógicos; Apoio e autorização para reformas e construções necessárias na escola;

10 METAS DE MELHORIA DO PROCESSO EDUCATIVO Prioridades Objetivos Ações Período Público Alvo Recursos Responsáveis pela ação Manter Todos os Humanos Direção, Equipe organização 2012 a 2014 envolvidos no Pedagógica, Processo Educadores, Alunos e do trabalho Ensino demais segmentos; pedagógico Buscar garantir uma melhor qualidade no processo Ensino Manter constante relação dialógica com os pais, professores, equipe pedagógica e demais segmentos; Garantia e apoio à implementação e avaliação do PPP (Projeto Político Pedagógico), PPC (Proposta Pedagógica Curricular) e Regimento Escolar; Resultados esperados Manter a participação de todos na Gestão Democrática e busca de solucionar os problemas por meio do diálogo; Conhecer a realidade da comunidade que a escola está inserida (o que temos); Atualizar as concepções de acordo com esta realidade (o que queremos), para elencar ações possíveis na melhoria desta realidade tão bem evidenciada; Possibilitar por meio da Proposta um currículo de qualidade aos alunos; Evidenciar a necessidade de todos conhecerem seus direitos e deveres, bem como manter o cumprimento do Regimento Escolar.

11 Participação efetiva nos Conselhos de Classe, Semanas Pedagógicas, Cursos e outros; Acompanhar e garantir a efetividade de todos os programas ofertados na Escola: Salas de recursos; Salas de apoio; Manter e apoiar o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de iniciação à docência) em parceria com a IES (Instituição de Ensino Superior); Acompanhame nto do FICA para 2012 a a a a 2014 Alunos Alunos Alunos Humanos e materiais Humanos e materiais Humanos e materiais Direção Direção e Equipe Pedagógica Direção e Coordenadores do PIBID. Alunos Humanos Equipe Pedagógica e Direção Buscar por meio do conhecimento ofertado nos cursos e capacitações melhorias nas ações a serem desenvolvidas na escola; Garantir que o Conselho de Classe cumpra seu papel e não tenha caráter somente burocrático; Garantir que os programas estejam realmente sendo efetivados com sucesso e que contribuam com a diminuição da reprova e que contribua com o sucesso na aprendizagem; Diversificar os encaminhamentos metodológicos de sala de aula, a fim de melhores resultados no Processo Ensino dos alunos participantes nas disciplinas de Ciências e matemática; Erradicação da evasão;

12 erradicação da evasão; Acompanhame nto de todo Processo Ensino, bem como os índices do IDEB, aprovação entre outros. Garantia de uma gestão democrática e compartilhada; Manter em dia as eleições dos órgãos colegiados (APMF, Grêmio Estudantil e Conselho Escolar; Realização de reuniões com os segmentos colegiados (APMF, Grêmio, Conselho Escolar), a fim de tratar do financeiro e de ações que melhorem o desempenho da escola em todas as esferas; 2012 a a 2014 Todos os envolvidos no Processo Ensino Todos os envolvidos no Processo Ensino Humanos, materiais e financeiros Equipe Pedagógica e Direção Melhora na qualidade da educação da Escola; Humanos Direção Efetivar uma gestão que cumpra com os seus princípios; Participação dos órgãos colegiados nas tomadas de decisões e constantes buscas no aprimoramento da qualidade da educação;

13 Garantir a participação dos órgãos colegiados nas tomadas de decisões; Participação nos cursos de formação para diretores, bem como das reuniões do NRE (Núcleo Regional de Educação); Apoio a toda formação continuada ofertada pela SEED ou por outras instituições (IES, Prefeitura Municipal, entre outras); 2012 a 2014 Direção e equipe docente Humanos, materiais e financeiros. Direção e Equipe Pedagógica Integração e participação nos assuntos pedagógicos; Busca constante de melhorias nas práticas docentes; Acompanhame nto da construção do plano de ação anual ou semestral da Escola; Fevereiro Todos os envolvidos no Processo Ensino Todos os envolvidos no Processo Ensino Organização anual das atividades a serem desenvolvidas; Incentivar a relação famíliaescola por meio de atividades culturais; Promover a Maio (Mês das mães); Agosto (Mês dos pais) Agosto (Dia do Pais e comunidade Alunos Materiais necessários e delimitados para estas comemorações; Educadores, alunos, direção e equipe pedagógica; Maior integração na relação famíliaescola; Complementação das atividades

14 interação e bom relacionamento através de atividades que visem à colaboração e maior sociabilização entre os alunos: gincanas, jogos, excursões e outras; Promover palestras com parcerias, aos alunos com temas que se fizerem necessários ao longo do ano (DST, AIDS, Drogas...); estudante) Junho ou outubro (Mês do meio ambiente, Mês da criança) Outras datas se necessárias; Setembro Outras datas se necessárias; Alunos Alunos Parcerias com outras instituições; Equipe Pedagógica, Direção e órgãos convidados; curriculares com atividades prazerosas; Maior conhecimento dos alunos quanto aos problemas existentes em nosso meio, bem como saber como se prevenir dos mesmos; Realização de reuniões com os pais e responsáveis sempre que necessário (entrega de boletins, Pré Conselhos, reunião no início do ano sobre os encaminhament os da Escola, entre outras); Reunião no início do ano: Fevereiro; Pré Conselho: abril e agosto; Entrega de boletins: maio e setembro; Pais Humanos Direção, Equipe Pedagógica e Equipe Docente Maior acompanhamento dos pais na vida escolar dos filhos; Estrutura Garantir a Buscar junto Todos os Financeiros, Todos os envolvidos Que os programas

15 física acessibilidade de todos os alunos com mais qualidade aos órgãos competentes a construção de novas salas de aulas; sala ampla para os professores; sala para guardar os materiais pedagógicos da escola; refeitório e cozinha; casa para o caseiro; 2012 e 2014 envolvidos no Processo, principalmente os alunos materiais, humanos e outros. no Processo Ensino possam ser executados em espaços adequados na Escola; Que a biblioteca possa funcionar em espaço amplo, não tendo que ser dividida com laboratório e sala de recurso; Espaço adequado aos professores para que executem suas horas atividades e para que sejam atendidos pela Equipe pedagógica (Pré Conselho e Pós Conselho e outros); Melhor organização e disponibilização dos materiais pedagógicos da Escola; Que os alunos não lanchem mais na chuva, ou pelo pátio afora; Que as merendeiras tenham espaço suficiente para fazer o lanche e guardar as merendas dos alunos; Que a escola possa contar com um

16 Manter organização do trabalho administrativ o Manter o setor administrativo organizado para influenciar no pedagógico de maneira positiva Ampliar cada vez mais a acessibilidade aos portadores de deficiência com a busca constante de equipamentos, barras de apoio e outros que se fizerem necessários; Construção de novos banheiros; Participar ativamente de todo o trabalho administrativo escolar; 2012 e e a 2014 Alunos Todos os envolvidos no Processo, principalmente os alunos Setor administrativo Financeiros, materiais, humanos e outros. Financeiros, materiais, humanos e outros. Humanos, financeiros e materiais Todos os envolvidos no Processo Ensino Todos os envolvidos no Processo Ensino Direção e setor administrativo caseiro que cuide e zele por ela; Acessibilidade e respeito aos portadores de necessidades especiais; Atender aos alunos com qualidade, pois os banheiros atuais não dão conta de atender a todos os alunos, principalmente durante o recreio; Evitar o mau cheiro no pátio (instalações obsoletas); Que todo o setor esteja caminhando junto ao pedagógico de modo a favorecer com a qualidade de ensino;

17