Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Científica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Científica"

Transcrição

1 Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Científica Monitoramento das Notícias da Unisul Dia 4 de agosto de 2011 JORNAIS Hipper Freios enfrenta maratona Notisul Online Alternativas para combater a criminalidade são debatidas Notisul Online Jogo Rápido Notisul Nas páginas da história Diário do Sul Online Unisul treina para maratona da jogos Diário do Sul Online Matheus Madeira: De Primeira Diário do Sul Online Berto Koch: Mestrado Diário do Sul Online Deka May: Jogos Universitários Diário do Sul Online Unisul participa de encontro internacional Diário do Sul Online INTERNET Quinze anos da primeira turma de Jornalismo Ex-improviso Alternativas para combater a criminalidade são debatidas Radio SC Hipper Freios/Unisul joga em Blumenau nesta sexta-feira Prefeitura de Tubarão Hipper Freios/Unisul se prepara para o estadual Blog do Eduardo Ventura

2 Veículo: Jornal Notisul Online Editoria: Esporte Endereço Eletrônico: Hipper Freios enfrenta maratona Os jogadores da Hipper Freios/Unisul ganharam folga ontem. Antes da partida contra o São José, na próxima segunda-feira, pela Liga Futsal, no Salgadão, em Tubarão, a equipe estreia na segunda fase da Divisão Especial do Estadual, amanhã. O duelo será contra a A.D. Hering, às 19h30min, no Ginásio Galegão, em Blumenau. As duas equipes já se enfrentaram semana passada, em Tubarão, quando decidiram os JUCs. A final foi entre Uniasselvi, representada pelos jogadores da A.D. Hering, e a Unisul, cujo time era formado, em sua maioria, pelos atletas da Hipper Freios/Unisul. Os tubaronenses levaram a melhor na prorrogação.

3 Veículo: Jornal Notisul Online Editoria: Segurança Endereço Eletrônico: o_debatidas Proteção ao menor Alternativas para combater a criminalidade são debatidas Construção de uma clínica para dependentes químicos é uma das sugestões. Tubarão Uma reunião, ontem à noite, na Associação Empresarial de Tubarão (Acit) teve como finalidade discutir alternativas para buscar proteção ao menor que ingressa na criminalidade. O encontro foi promovido pelo Conselho Municipal de Segurança (Conseg). Dados referentes a ocorrências policiais que envolvem jovens foram apresentados pela advogada Gisela Fogaça, da OAB. Os números foram fornecidos pela Polícia Militar e pela Delegacia da Criança, do Adolescente e de Proteção à Mulher e ao Idoso. Ainda faltam os da Polícia Civil e da comissão do menor. Estas informações servirão para fundamentar um documento, que será entregue à promotoria da infância e da juventude para que o órgão tenha melhores argumentos para exigir medidas do poder executivo. Segundo o presidente do Conseg, Maurício da Silva, providências como escola em tempo integral e acolhimento dos menores após às 23 horas por uma equipe multidisciplinar, a exemplo do que ocorreu em Balneário Camboriú, poderiam ser implantadas em Tubarão. O incentivo às atividades esportivas e de lazer é primordial. Hoje, as crianças e adolescentes não têm mais locais para se divertir. A cidade cresce e os espaços para a juventude diminuem. Um exemplo é um novo local para a pista de skate que eles estão pedindo, enumerou Maurício. Construção de uma clínica para dependentes químicos será viabilizada Outro assunto levantado na reunião de ontem à noite, na Acit, em Tubarão, que debateu o aumento da participação de jovens em crimes, foi a construção de uma clínica de recuperação para dependentes químicos. Um terreno será doado pelo secretário de administração da prefeitura, Edson Firmino, ao município. Os profissionais da Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos Vale do Rio Tubarão (Área-TB) ficaram responsáveis pela avaliação do terreno e os procedimentos. Em um próximo encontro, a intenção é formalizar a doação do lote e buscar parcerias para a construção da clínica. A faixa etária que poderá usufruir do atendimento ainda é discutida.

4 Veículo: Jornal Notisul Online Coluna: Jogo Rápido Antonio Rodrigues

5 Veículo: Jornal Diário do Sul Online Endereço Eletrônico: Nas páginas da história Primeira turma de jornalismo da Unisul, em 3 de agosto de 1996: Andreza Matos de Souza, Darlete Cardoso, Demétrio Verani, Fabiane Alberton, Isabela Siqueira, Jaime Gregório, José Henrique de Souza, Lanimar Batista, Mylene Salgado, Rafael Matos, Rolan

6 Veículo: Jornal Diário do Sul Editoria: Educação Endereço Eletrônico: Unisul treina para maratona da jogos TUBARÃO - Depois da longa viagem do Rio de Janeiro, os jogadores da Hipper Freios/Unisul ganharam folga ontem. Antes da terceira partida pela Liga Futsal contra o São José/Vale Sul Shopping na próxima segunda-feira, em Tubarão, a equipe estreia na segunda fase da Divisão Especial do catarinense amanhã, às 19h30, contra a A.D. Hering, no Ginásio Galegão, em Blumenau. As duas equipes já se enfrentaram nos Jogos Universitários Catarinenses, realizados recentemente em Tubarão, e decidiram a competição. A final foi entre Uniasselvi, representada pelos jogadores da A.D. Hering, e a Unisul, representada em sua maioria pelos atletas da Hipper Freios/Unisul. O time de Tubarão levou a melhor na prorrogação. É um time muito difícil de enfrentar e tivemos a prova disso no nosso confronto nos JUCs. Eles possuem jogadores que disputaram a Liga e com muita experiência. Cientes disso, vamos preparados para Blumenau, já que a conquista do estadual também é o nosso objetivo neste ano, disse o treinador, Jarico.

7 Veículo: Jornal Diário do Sul Coluna: Diariamente Matheus Madeira Endereço Eletrônico: De Primeira A Hipper Freios/ Unisul joga na segunda-feira contra o São José, em casa, e depois a Liga Futsal entra em um curto recesso para as partidas da Seleção Brasileira. Se a esperada vitória vier, será um período de preparação para a guerra que será o returno.

8 Veículo: Jornal Diário do Sul Coluna: Variedades Berto Koch Endereço Eletrônico: Mestrado A universidade vai ser representada pela coordenadora do Mestrado em Educação da Unisul e por aluno do curso. O Programa Marco Interuniversitário para uma Política de Equidade e Coesão Social na Educação Superior convocou os países do Mercosul (Argentina, Paraguai, Brasil e Uruguai) para o Encontro Sub-regional Sul, em Assunção, nos dias 4 e 6 de agosto, na Universidade Nacional do Paraguai.

9 Veículo: Jornal Diário do Sul Coluna: Variedades Deka May Endereço Eletrônico: Jogos Universitários Eis que recebo da diretoria do DCE da Unisul um parabenizando todos os envolvidos na realização dos 55º Jogos Universitários Catarinenses - JUCs. Além de estar envolvido na organização, o DCE também recepcionou os acadêmicos das outras instituições e acompanhou todas as competições. Este importante apoio e suporte foram fundamentais para o sucesso de nossos atletas. As medalhas conquistadas no Judô, Natação, Atletismo, Futsal e Handball provaram que quando se incentiva a prática de esportes, o retorno é garantido. O evento mobilizou mais de 800 atletas e 14 universidades!

10 Veículo: Jornal Editoria: Dmais Unisul participa de encontro internacional

11 Veículo: Ex-improviso Data: Tubarão, 03/08/2011 Endereço Eletrônico: Quinze anos da primeira turma de Jornalismo Verdadeiros veteranos: para o fundador do curso de Jornalismo da Unisul de Tubarão, professor Laudelino Santos Neto, eram alunos brilhantes A primeira turma de Jornalismo formada pelo curso de Comunicação Social da Unisul, turma Jornalista Manoel Aguiar completa hoje 15 anos. No dia 3 de agosto de 1996, no Clube 7 de Julho às 20 horas, iniciava-se a colação de grau de vinte cinco alunos, novos jornalistas. Naquela época nem todos sabiam onde iriam parar, hoje, sabemos que alguns fizeram, e ainda fazem, parte da historia da imprensa de Tubarão e região. Podemos dizer que tal conquista foi possível graças ao empenho de cada um dos vinte cinco formandos, mas é importante lembrar que um homem trabalhou para que o curso de Comunicação Social da Unisul, terceiro curso de Jornalismo mais antigo no estado, existisse. O fundador e coordenador do curso, professor Laudelino Santos Neto, foi o responsável, também, pelo projeto de rádio da Unisul e da Unisul TV, que hoje mudou a realidade de quem vive em Tubarão. Para o professor Laudelino Santos Neto, o curso é um norteador da comunicação e a primeira turma foi de grandes profissionais. Desde a criação do projeto do curso de Comunicação Social conseguimos alcançar quase tudo o que foi proposto para torná-lo um norteador na área, faltando apenas a rádio universitária. Temos a editora que surgiu junto, realizando as publicações. A Unisul TV que hoje é realidade na região e da qual realizei pedido de concessão e do projeto pedagógico. Sobre os alunos, vários dos alunos da primeira turma já trabalhavam na área exercendo a profissão e vieram buscar uma qualificação melhor. Foi uma turma de alunos brilhantes, relembra Neto. Somos no máximo contadores de histórias, jamais protagonistas A frase acima foi escolhida pela jornalista Mylene Salgado para legendar a sua foto no convite para a formatura. Ela sempre gostou do trabalho com assessoria de imprensa, área em que atua hoje e desde antes da formatura já trabalhava com comunicação. Uma das lembranças que marcaram o dia da formatura foram os livros que o padrinho Pedro Sirotsky deu de presente para os formandos: as biografias de Mauricio Sirotsky e Assis Chateaubriand. A festa foi como ela esperava, com a presença dos amigos e da família. Há 15 anos o curso de Jornalismo era bem diferente. Foi bem difícil nos formarmos, sofremos bastante para conseguir laboratórios. Chegamos a um ponto em que pressionamos a reitoria porque não havia como continuar sem a instalação dos laboratórios de rádio, televisão e fotografia. Não tínhamos máquinas digitais, revelávamos as fotos no estúdio, vinham professores de fora para nos ensinar, recorda. Mylene vê o mercado hoje com espaço para os novos jornalistas. Os estudantes agora saem da faculdade mais modernizados, com idéias diferentes. Eu trabalho com um estagiário do curso de Publicidade e Propaganda que domina certas técnicas diferentes. Eu comecei a trabalhar com uma máquina de escrever, hoje as coisas estão muito mudadas, por isso temos que estar sempre atualizados, analisa a jornalista. Revendo o convite de formatura da primeira turma de Jornalismo da Unisul percebe-se que a citação de Clóvis Rossi continua atual e refletindo o trabalho destes profissionais que a universidade formou, e ainda forma, quando diz: Jornalismo, por isso, só vale a pena pela sensação de se poder ser testemunha ocular da história de seu tempo. Abaixo relato o nome dos formandos. Alguns foram localizados pela reportagem e local de atuação aparece entre parênteses. Andreza Matos de Souza (atua no gabinete do deputado estadual José Nei Ascari), Darlete Cardoso (professora do curso de Jornalismo da Unisul), Demétrio Verani (professor da Unisul e consultor da Faepesul), Fabiane Alberton (Sicredi), Isabela Siqueira (professora da Unisul), Jaime Gregório (protocolo da Unisul), José Henrique de Souza (assessor de imprensa da ADU Futsal/Faepesul), Lanimar Batista (professora da Unisul), Mylene Salgado (assessora de imprensa da SDR de Tubarão), Rafael Matos (professor do curso de Jornalismo da Unisul e comentarista da Unisul TV), Rolando Coelho (diretor do grupo Correio do Sul), Sílvia Zarbato (free-lance em Tubarão), Vera Mendonça (Rádio Tubá). Os demais eu não tenho certeza sobre o que estão fazendo. Quem puder, pode me ajudar. Andréia Fernandes (Minas Gerais), Cláudia Teixeira (Tubarão), Cláudiomiro Merim (Armazém), Daniela Correa (Tubarão), Fabiane Estevam (Treze de Maio), José Artimimo dos Santos Filho (Tubarão), Maria Conceição Costa (Capivari de Baixo), Maristela Benedet (Içara), Nara Souza (Tubarão), Rita Souza (Tubarão), Sheyla Fernandes (Gravatal) e Tatiana Rodrigues (Criciúma).

12 Veículo: Radio SC Endereço Eletrônico: Proteção ao menor - Alternativas para combater a criminalidade são debatidas Construção de uma clínica para dependentes químicos é uma das sugestões. Uma reunião, ontem à noite, na Associação Empresarial de Tubarão (Acit) teve como finalidade discutir alternativas para buscar proteção ao menor que ingressa na criminalidade. O encontro foi promovido pelo Conselho Municipal de Segurança (Conseg). Dados referentes a ocorrências policiais que envolvem jovens foram apresentados pela advogada Gisela Fogaça, da OAB. Os números foram fornecidos pela Polícia Militar e pela Delegacia da Criança, do Adolescente e de Proteção à Mulher e ao Idoso. Ainda faltam os da Polícia Civil e da comissão do menor. Estas informações servirão para fundamentar um documento, que será entregue à promotoria da infância e da juventude para que o órgão tenha melhores argumentos para exigir medidas do poder executivo. Segundo o presidente do Conseg, Maurício da Silva, providências como escola em tempo integral e acolhimento dos menores após às 23 horas por uma equipe multidisciplinar, a exemplo do que ocorreu em Balneário Camboriú, poderiam ser implantadas em Tubarão. O incentivo às atividades esportivas e de lazer é primordial. Hoje, as crianças e adolescentes não têm mais locais para se divertir. A cidade cresce e os espaços para a juventude diminuem. Um exemplo é um novo local para a pista de skate que eles estão pedindo, enumerou Maurício. Construção de uma clínica para dependentes químicos será viabilizada Outro assunto levantado na reunião de ontem à noite, na Acit, em Tubarão, que debateu o aumento da participação de jovens em crimes, foi a construção de uma clínica de recuperação para dependentes químicos. Um terreno será doado pelo secretário de administração da prefeitura, Edson Firmino, ao município. Os profissionais da Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos Vale do Rio Tubarão (Área-TB) ficaram responsáveis pela avaliação do terreno e os procedimentos. Em um próximo encontro, a intenção é formalizar a doação do lote e buscar parcerias para a construção da clínica. A faixa etária que poderá usufruir do atendimento ainda é discutida. 04/08/ :02h Fonte: Jornal Notisul

13 Veículo: Prefeitura de Tubarão Endereço Eletrônico: Hipper Freios/Unisul joga em Blumenau nesta sexta-feira A equipe de futsal Hipper Freios/Unisul estreia na segunda fase da Divisão Especial do Catarinense nesta sexta-feira (05), às 19h30, contra a A.D. Hering, no Ginásio Galegão, em Blunenau. As duas equipes já se enfrentaram nos Jogos Universitários Catarinenses, realizados recentemente em Tubarão e decidiram os JUCs. A final foi entre Uniasselvi, representada pelos jogadores da A.D. Hering, e a Unisul, representada em sua maioria pelos atletas da Hipper Freios/Unisul. O time de Tubarão levou a melhor na prorrogação. É um time muito difícil de enfrentar e tivemos a prova disso no nosso confronto nos JUCs. Eles possuem jogadores que disputaram a Liga e com muita experiência. Cientes disso vamos preparados para Blumenau já que a conquista do estadual também é o nosso objetivo neste ano, disse o treinador Jarico. Na próxima segunda-feira (08), pela Liga Futsal, o time Hipper Freios/Unisul enfrenta o São José/ Vale Sul Shopping. A partida acontece às 20h15, no ginásio Salgadão. Na última partida em casa, contra a Intelli, a torcida fez a diferença empurrando o time para a vitória. Mais uma vez o time de Tubarão conta com o apoio do torcedor em busca da classificação na Liga Nacional de Futsal. Para ver o cronograma de jogos da equipe em agosto, clique no link abaixo.

14 Veículo: Blog do Eduardo Ventura Endereço Eletrônico: Hipper Freios/Unisul se prepara para o estadual Depois da longa viagem do Rio de Janeiro, os jogadores da Hipper Freios/Unisul ganharam folga nesta quarta-feira. Antes da terceira partida pela Liga Futsal contra o São José/ Vale Sul Shopping no dia 8 de agosto, em Tubarão, a equipe estreia na segunda fase da Divisão Especial do catarinense nesta sexta-feira, 5/8, às 19h30min, contra a A.D. Hering, no Ginásio Galegão, em Blunenau. As duas equipes já se enfrentaram nos Jogos Universitários Catarinenses, realizados recentemente em Tubarão e decidiram os JUCs. A final foi entre Uniasselvi, representada pelos jogadores da A.D. Hering, e a Unisul, representada em sua maioria pelos atletas da Hipper Freios/Unisul. O time de Tubarão levou a melhor na prorrogação. É um time muito difícil de enfrentar e tivemos a prova disso no nosso confronto nos JUCs. Eles possuem jogadores que disputaram a Liga e com muita experiência. Cientes disso, vamos preparados para Blumenau já que a conquista do estadual também é o nosso objetivo neste ano, disse o treinador Jarico estadual. Confira a maratona de jogos da Hipper Freios/Unisul neste mês. 05/8 (19h30min) - AD/Hering X Hipper Freios/Unisul (estadual) 08/8 (20h15min) - Hipper Freios/Unisul X São José/Vale Sul (Liga Futsal) 10/8 (20h30min) - Hipper Freios/Unisul X FMD Rio do Sul (estadual) 18/8 (20h30min) - Hipper Freios/Unisul X Chapecoense Futsal (estadual) 22/8 (20h15min) - Intelli/Orlândia X Hipper Freios/Unisul (Liga Futsal) 26/8 (20h15min) - Hipper Freios/Unisul X Poker/PEC (Liga Futsal) 29/8 (20h15min) - Hipper Freios/Unisul X Florianópolis Futsal (estadual) 03/9 (20h30min) - Siderópolis/Unesc X Hipper Freios/Unisul (estadual) 08/9 (20h15min) - São José/Vale Sul X Hipper Freios/Unisul (Liga Futsal)