EDITAL PBEXT/2013 Registro, Avaliação, Seleção e Concessão de Bolsas de Extensão

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITAL PBEXT/2013 Registro, Avaliação, Seleção e Concessão de Bolsas de Extensão"

Transcrição

1 Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis EDITAL PBEXT/2013 Registro, Avaliação, Seleção e Concessão de Bolsas de Extensão Eduardo Ramirez Meza Membro da Equipe Técnica da Coordenadoria de Extensão João Batista de Santana Chefe da Coordenadoria de Extensão/PREAE

2 Programa de Bolsas de Extensão (PBEXT/UFMS) O PBEXT busca a valorização do discente, o fortalecimento da vivência acadêmica e social e a integração dessa atividade em um processo de flexibilização curricular, sendo um importante instrumento de fomento às Ações de Extensão, inclusive como mecanismo de articulação de projetos e atividades, bem como de valorização dessas.

3 Objetivos do PBEXT/UFMS viabilizar a participação de discentes de cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu da UFMS no processo de interação entre a Universidade e a sociedade; despertar no discente o interesse e a cooperação nas Ações de Extensão;

4 Objetivos do PBEXT/UFMS oferecer aos discentes melhores condições para participação em Ações de Extensão na UFMS que, voltadas ou não ao seu futuro campo de atuação profissional, contribuam para sua formação acadêmica, profissional e para o exercício da cidadania, de acordo com a política de extensão institucional.

5 O que é a Bolsa de Extensão É um auxílio financeiro proporcionado pela UFMS a discentes regularmente matriculados em cursos de graduação ou de pós-graduação stricto sensu da UFMS, estando sua concessão diretamente vinculada a processo seletivo meritório e à atuação em uma Ação de Extensão institucionalmente aprovada pela PREAE.

6 Ações de Extensão que podem selecionar candidatos Somente serão habilitadas a receber inscrições e promover processo seletivo, no âmbito do Edital PBEXT/2013, as Ações de Extensão com previsão de bolsas aprovadas pela PREAE para realização no ano de A gestão organizacional e operacional do PBEXT é de responsabilidade da CEX/PREAE.

7 Edital PBEXT/2013 e Chamada Pública nº 1/2013 O Edital PBEXT/2013 disciplinou o registro, a avaliação, a seleção e a concessão de Bolsas Meritórias de Extensão para 2013 (todas). A Chamada Pública nº 1/2013 abriu inscrições para discentes interessados em concorrer à concessão de Bolsa Meritórias de Extensão para atuação em uma das Ações de Extensão institucionalmente aprovadas no âmbito do edital PAEXT/2013.

8

9

10 Prazos de inscrição (exclusivamente via Sigproj) Início da Bolsa Fevereiro Março Abril Maio Data limite para inscrição 8 de fevereiro 1º de março 1º de abril 1º de maio

11 Inscrição (discentes candidatos) A inscrição deve ser feita exclusivamente mediante registro e submissão de um Plano de Trabalho no Sigproj, na modalidade Bolsa de Extensão, conforme orientações contidas no item 4.2 do Edital PBEXT/2013 (o discente candidato deve vincular seu Plano de Trabalho à Ação de Extensão para a qual deseja concorrer).

12 O Plano de Trabalho deve ser individual e deve: possuir identificação nominal própria, diversa da Ação de Extensão do/a coordenador/a (embora seja recomendável guardar relação com a mesma); estar vinculado ao Edital PBEXT/2013 e à Unidade de origem do curso do discente; prever início e término correspondente à vigência da bolsa de extensão;

13 O Plano de Trabalho deve ser individual e deve: ser vinculado à Ação de Extensão do/a coordenador/a, selecionado a partir da escolha o edital por meio do qual a Ação de Extensão foi aprovada; descrever de forma adequada à norma padrão da Língua Portuguesa, respeitando o princípio da boa escrita, clara, coesa e coerente, a justificativa, os objetivos, a metodologia e as referências bibliográficas utilizadas;

14 O Plano de Trabalho deve ser individual e deve: incluir coordenador/a e orientador/a da Ação de Extensão como membros do Plano de Trabalho; definir cronograma de execução detalhado, de acordo com as atividades que compõem a proposta, sendo desejável que o cronograma seja qualificado por informações obtidas em contato com o/a orientador/a.

15 Anexos Obrigatórios do Plano de Trabalho O Plano de Trabalho somente poderá ser submetido se acompanhado dos três anexos obrigatórios em formato PDF: Histórico Escolar atualizado; Currículo Lattes atualizado, e Ficha de Cadastro no Sigproj, atualizado e completo.

16 GERAR HISTÓRICO ESCOLAR EM PDF

17

18

19

20

21 CADASTRAR OU ATUALIZAR CURRÍCULO LATTES (SALVAR EM PDF)

22

23 CADASTRAR OU ATUALIZAR CADASTRO NO SIGPROJ E SALVAR NO FORMATO PDF

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36 CADASTRAR E SUBMETER PLANO DE TRABALHO NO SIGPROJ

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46 Obs.: Está aparecendo, apenas nesta tela (HTML), o nome do GESTOR, ao invés do nome do Coordenador. Entretanto este erro não se repete no arquivo submetido (PDF).

47

48

49 Estes outros arquivos somente são exigidos após a avaliação meritória e apenas para discentes selecionados/contemplados com bolsa de extensão.

50

51

52

53

54

55

56

57 Observações para submeter Plano de Trabalho Somente poderão ser submetidas as propostas de Plano de Trabalho e portanto confirmar inscrição que não apresentem pendência (erro).

58 Análise de Enquadramento e Avaliação As propostas serão analisadas e avaliadas exclusivamente por meio do Sigproj não serão exigidos e nem serão aceitos documentos ou cópias impressas para o processo de Análise de Enquadramento e de Avaliação Meritória. Não obstante, havendo necessidade, poderão ser solicitados documentos ou informações adicionais para instrução do processo seletivo.

59 Análise de Enquadramento (Equipe da CEX/PREAE): receber, via Sigproj, os Planos de Trabalho de Bolsa de Extensão; conferir e confirmar a recepção dentro do prazo de vigência da chamada pública e com os anexos obrigatórios; encaminhar somente as propostas enquadradas para avaliação meritória a ser realizada pelo/a coordenador/a e ou pelo/a orientador/a da Ação de Extensão.

60 Análise de Enquadramento (Equipe da CEX/PREAE): Os Planos de Trabalho não enquadrados serão eliminados do processo seletivo. Previsão de conclusão da Análise de Enquadramento: 7 dias após o encerramento do prazo de inscrições. Finda a Análise de Enquadramento, as propostas serão enviadas aos coordenadores (ou orientadores), via módulo Consultoria ad hoc do Sigproj.

61 Avaliação Meritória (coordenador/a da Ação de Extensão) Coordenadores/as e Orientadores/as terão até 7 dias para proceder à Avaliação Meritória, que seguirá pontuação de 0,00 a 10,0 para três quesitos: 1. Atividade Presencial de avaliação (data, horário e local a serem informados pelo coordenador da Ação de Extensão com antecedência mínima de 48h);

62 Avaliação Meritória (coordenador/a da Ação de Extensão) 2. Pertinência da área de formação e do desempenho acadêmico (histórico escolar) e suas experiências extracurriculares (currículo Lattes) em relação às demandas necessárias para desempenho das atividades; 3. Mérito e adequação do Plano de Trabalho à Ação de Extensão.

63 Avaliação Meritória (coordenador/a da Ação de Extensão) Atividade/s presencial/is de seleção, definida/s pelo/a coordenador/a e ou pelo/a orientador/a (entrevista, oficina, prova escrita, prova de didática e ou outras atividades assemelhadas): peso 0,50; Histórico/Currículo: peso 0,25; Plano de Trabalho: peso 0,25. Obs.: O cálculo das notas x pesos é realizado automaticamente pelo Sigproj.

64 ATRIBUIR PONTUAÇÃO AOS QUESITOS AVALIADOS - SIGPROJ

65

66

67

68

69

70

71

72 Classificação e Divulgação de Resultados Os discentes candidatos serão classificados em ordem decrescente de pontuação alcançada, de acordo com a Avaliação Meritória. Em caso de empate, o critério de classificação seguirá a seguinte ordem: 1. maior nota na avaliação da/s atividade/s presencia/is de seleção; 2. maior nota na avaliação do histórico escolar e do currículo Lattes; 3. maior nota na avaliação do Plano de Trabalho; 4. maior idade.

73 Classificação e Divulgação de Resultados O resultado final divulgado no sitio institucional da PREAE em até 15 (quinze) dias após o encerramento do período de inscrições, conforme o período de vigência da bolsa, especificando a situação de cada candidato ( selecionado, lista de espera ou não classificado ).

74 Providências Após a Divulgação de Resultados - discentes Anexar ao Plano de Trabalho, diretamente no Sigproj (em formato PDF ou JPG): declaração de não ser beneficiário de bolsa concedida pela UFMS ou por qualquer outro órgão de fomento; Termo de Compromisso do Bolsista; Termo de Compromisso do Orientador; fotocópia da identidade e do CPF do/a bolsista; comprovante de conta corrente.

75 DÚVIDAS?? DIVERGÊNCIAS? SUGESTÕES?

76 Coordenadoria de Extensão: João Batista de Santana (67) cex.preae@ufms.br Eduardo Ramirez Meza (67) eduardo.ramirez@ufms.br eramirezmeza@gmail.com

EDITAL PREAE Nº 1, DE 4 DE JANEIRO DE 2017

EDITAL PREAE Nº 1, DE 4 DE JANEIRO DE 2017 EDITAL PREAE Nº 1, DE 4 DE JANEIRO DE 2017 Divulga processo seletivo para a concessão de bolsas de extensão a discentes de graduação da UFMS para atuação no projeto de extensão Dança de Salão O PRÓ-REITOR

Leia mais

EDITAL Nº 6/2016-PREAE, DE 29 DE JANEIRO DE 2016

EDITAL Nº 6/2016-PREAE, DE 29 DE JANEIRO DE 2016 EDITAL Nº 6/2016-PREAE, DE 29 DE JANEIRO DE 2016 Divulga a abertura de processo seletivo para a concessão de bolsas de extensão a discentes de graduação da UFMS para atuação nas ações de extensão aprovadas

Leia mais

Edital No CCBS/UFMS

Edital No CCBS/UFMS Edital No 429 - CCBS/UFMS Edital de Seleção de Bolsistas de Extensão para o Projeto de Extensão Saúde e Cidadania: a Universidade na prevenção do hábito tabágico entre crianças e adolescentes, para o período

Leia mais

3. DAS VAGAS 3.1. Número de vagas: até 30 (trinta), distribuídas de acordo com o quadro abaixo:

3. DAS VAGAS 3.1. Número de vagas: até 30 (trinta), distribuídas de acordo com o quadro abaixo: EDITAL Nº 008/2014-PREAE SELEÇÃO DE DISCENTES DE GRADUAÇÃO DA UFMS PARA ATUAÇÃO COMO BOLSISTAS NO PROJETO DE EXTENSÃO PROJELE: CURSOS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS - 2014 O PRÓ-REITOR DE EXTENSÃO, CULTURA E

Leia mais

EDITAL Nº 4/2014-PREAE SELEÇÃO DE DISCENTES DE GRADUAÇÃO DA UFMS PARA ATUAÇÃO COMO BOLSISTAS NO PROJETO DE EXTENSÃO DANÇA DE SALÃO

EDITAL Nº 4/2014-PREAE SELEÇÃO DE DISCENTES DE GRADUAÇÃO DA UFMS PARA ATUAÇÃO COMO BOLSISTAS NO PROJETO DE EXTENSÃO DANÇA DE SALÃO EDITAL Nº 4/2014-PREAE SELEÇÃO DE DISCENTES DE GRADUAÇÃO DA UFMS PARA ATUAÇÃO COMO BOLSISTAS NO PROJETO DE EXTENSÃO DANÇA DE SALÃO O PRÓ-REITOR DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS da Fundação Universidade

Leia mais

EDITAL N 4, DE 25 DE JANEIRO DE 2016.

EDITAL N 4, DE 25 DE JANEIRO DE 2016. EDITAL N 4, DE 25 DE JANEIRO DE 2016. Divulga a abertura de Processo Seletivo para Discentes de Graduação e Técnicos-Administrativos da UFMS para atuarem no projeto de extensão Cursinho Pró-ENEM UFMS 2016.

Leia mais

EDITAL Nº 035/2016-UEPA

EDITAL Nº 035/2016-UEPA A Universidade do Estado do Pará, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) torna pública a seleção de propostas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

Leia mais

Programa de Bolsas de Apoio Técnico 2018 EDITAL 01/2018

Programa de Bolsas de Apoio Técnico 2018 EDITAL 01/2018 Programa de Bolsas de Apoio Técnico 2018 EDITAL 01/2018 A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento faz saber aos interessados que, no período de 26 de outubro a 20 de novembro de 2017, encontram-se

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO. EDITAL PROEXT 01/2011 Programa de Apoio a Ações de Formação Continuada

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO. EDITAL PROEXT 01/2011 Programa de Apoio a Ações de Formação Continuada PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL PROEXT 01/2011 Programa de Apoio a Ações de Formação Continuada 1. Apresentação Este Edital trata-se de instrumento de apoio a ações visando à capacitação e formação inicial

Leia mais

EXTRATO DO EDITAL N 025/2017 UEPA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO 2017

EXTRATO DO EDITAL N 025/2017 UEPA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO 2017 EXTRATO DO EDITAL N 025/2017 UEPA CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO 2017 A Universidade do Estado do Pará, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) torna pública a seleção de propostas

Leia mais

EDITAL UFMS/PROECE N 35, DE 4 DE AGOSTO DE 2017.

EDITAL UFMS/PROECE N 35, DE 4 DE AGOSTO DE 2017. EDITAL UFMS/PROECE N 35, DE 4 DE AGOSTO DE 2017. A UFMS, por meio do Pró-Reitor de Extensão, Cultura e Esporte PROECE, torna público a abertura de processo seletivo para a concessão de Bolsas de Extensão

Leia mais

Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul EDITAL Nº 66, DE 08 DE DEZEMBRO DE 2017.

Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul EDITAL Nº 66, DE 08 DE DEZEMBRO DE 2017. EDITAL Nº 66, DE 08 DE DEZEMBRO DE 2017. A, por intermédio do Pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte PROECE, torna pública a abertura de processo seletivo para a concessão de bolsas de extensão a discentes

Leia mais

EDITAL N.º 08/2018 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - UFES

EDITAL N.º 08/2018 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - UFES EDITAL N.º 08/2018 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - UFES A da Universidade Federal do Espírito Santo, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura das inscrições para o processo

Leia mais

EDITAL Nº 78/2013-PREAE, DE 5 DE DEZEMBRO DE 2014 BOLSAS DE EXTENSÃO DO PROEXT/2014

EDITAL Nº 78/2013-PREAE, DE 5 DE DEZEMBRO DE 2014 BOLSAS DE EXTENSÃO DO PROEXT/2014 EDITAL Nº 78/2013-PREAE, DE 5 DE DEZEMBRO DE 2014 BOLSAS DE EXTENSÃO DO PROEXT/2014 A Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos

Leia mais

Edital PROPPG Nº 0002 de 11 de agosto de Do objetivo das bolsas de apoio técnico (AT)

Edital PROPPG Nº 0002 de 11 de agosto de Do objetivo das bolsas de apoio técnico (AT) Edital PROPPG Nº 0002 de 11 de agosto de 2017 A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre torna público o presente Edital, que regulará o processo

Leia mais

Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul EDITAL UFMS/PROECE Nº 148, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2018.

Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul EDITAL UFMS/PROECE Nº 148, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2018. Serviço Público Federal Ministério da Educação Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul EDITAL UFMS/PROECE Nº 148, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2018. A Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO EDITAL 2/2014

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO EDITAL 2/2014 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO EDITAL 2/2014 Abertura de Processo Seletivo para o Programa de Iniciação Científica Voluntária do Centro Universitário Módulo/

Leia mais

EDITAL PIBIC/UPE/CNPq 2009/2010

EDITAL PIBIC/UPE/CNPq 2009/2010 OBJETIVOS PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC/UPE/CNPq 2009/2010 Promover o interesse pela pesquisa no campo da Ciência e Tecnologia, despertando a vocação científica

Leia mais

Faculdade de Medicina do ABC

Faculdade de Medicina do ABC Faculdade de Medicina do ABC Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Edital para Preenchimento da Cota Institucional de Bolsa de Pós-Doutorado CAPES A Faculdade de Medicina do ABC faz saber que

Leia mais

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica 2016-2017 A Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Pós-graduação da FGV juntamente com a comissão de bolsas da FGV/EBAPE torna público o presente edital

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO EDITAL 1/2013

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO EDITAL 1/2013 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO EDITAL 1/2013 Abertura de Processo Seletivo para o Programa de Iniciação Científica Voluntária do Universitário Módulo/ Processo

Leia mais

EDITAL Nº 527/2017, DE 01 DE DEZEMBRO DE 2017

EDITAL Nº 527/2017, DE 01 DE DEZEMBRO DE 2017 EDITAL Nº 527/2017, DE 01 DE DEZEMBRO DE 2017 PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSA PARA ALUNO DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL - PROFEPT - DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA O PRÓ-REITOR DE PESQUISA,

Leia mais

E D I T A L. O Programa de Iniciação Científica (PIC) da Universidade São Francisco é regulamentado pela Resolução CONSEPE 20/2011.

E D I T A L. O Programa de Iniciação Científica (PIC) da Universidade São Francisco é regulamentado pela Resolução CONSEPE 20/2011. EDITAL PROEPE 1/2015 ABRE INSCRIÇÕES E FIXA CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIC, PERÍODO 2015-2016, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. A Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa

Leia mais

Seleção Bolsistas PPGEduC 2018 Programa de Bolsa FAPESB Cota Institucional

Seleção Bolsistas PPGEduC 2018 Programa de Bolsa FAPESB Cota Institucional UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÂO PPG DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CAMPUS I PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE Seleção Bolsistas PPGEduC 2018 Programa de Bolsa

Leia mais

EDITAL Nº 116/2018. Processo Seletivo dos Candidatos para a Concessão de Bolsas CAPES/PROSUC Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação

EDITAL Nº 116/2018. Processo Seletivo dos Candidatos para a Concessão de Bolsas CAPES/PROSUC Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação EDITAL Nº 116/2018 Processo Seletivo dos Candidatos para a Concessão de Bolsas CAPES/PROSUC Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação A Comissão de Bolsas CAPES/PROSUC do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Edital IFRS nº 82/ Bolsas de Ensino 2019

Edital IFRS nº 82/ Bolsas de Ensino 2019 Edital IFRS nº 82/2018 - Bolsas de Ensino 2019 O Reitor pro tempore do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), no uso de suas atribuições legais, e de acordo com

Leia mais

EDITAL Nº 36/2018. Processo Seletivo dos Candidatos para a Concessão de Bolsas CAPES/PROSUC Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação

EDITAL Nº 36/2018. Processo Seletivo dos Candidatos para a Concessão de Bolsas CAPES/PROSUC Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação EDITAL Nº 36/2018 Processo Seletivo dos Candidatos para a Concessão de Bolsas CAPES/PROSUC Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação A Comissão de Bolsas CAPES/PROSUC do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Edital FAPEAL N o 001/2009 PROGRAMA ESPECIAL DE BOLSAS

Edital FAPEAL N o 001/2009 PROGRAMA ESPECIAL DE BOLSAS Edital FAPEAL N o 001/2009 PROGRAMA ESPECIAL DE BOLSAS A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas FAPEAL, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES,

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS DO TOCANTINS COORDENAÇÃO DE PESQUISA EDITAL Nº /1

FACULDADE DE CIÊNCIAS DO TOCANTINS COORDENAÇÃO DE PESQUISA EDITAL Nº /1 FACULDADE DE CIÊNCIAS DO TOCANTINS COORDENAÇÃO DE PESQUISA EDITAL Nº 02-2019/1 EDITAL DE SELEÇÃO DE ACADÊMICO/ BOLSISTA PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC/CNPq) A Faculdade

Leia mais

EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA PARA ATUAÇÃO COMO PROFESSOR EM CURSOS DE GRADUAÇÃO OFERTADOS NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.

EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA PARA ATUAÇÃO COMO PROFESSOR EM CURSOS DE GRADUAÇÃO OFERTADOS NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA PARA ATUAÇÃO COMO PROFESSOR EM CURSOS DE GRADUAÇÃO OFERTADOS NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. A Coordenação Local da Universidade Aberta do Brasil/CAPES,

Leia mais

Obs: Entrar pelo Google Chrome.

Obs: Entrar pelo Google Chrome. Fazendo o cadastro na plataforma Sigproj Obs: Entrar pelo Google Chrome. Acesse o Sistema de Informação e Gestão de Projetos: http://sigproj1.mec.gov.br Caso não seja cadastrado, clique na opção não sou

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. EDITAL PRPPG/CPIC N.º 005/2016 (PBIP UFPel)

Universidade Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. EDITAL PRPPG/CPIC N.º 005/2016 (PBIP UFPel) Universidade Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação EDITAL PRPPG/CPIC N.º 005/2016 (PBIP UFPel) A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas torna

Leia mais

Edital nº 07/2018/PROEXT

Edital nº 07/2018/PROEXT MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PREPARATÓRIO PARA O ENEM Av. Governador Roberto Silveira S/N - CEP: 26020-740 - Moquetá - Nova Iguaçu-RJ. Tel.:

Leia mais

EDITAL Nº. 02 CCNE/DEPT. BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR/UFSM SELEÇÃO DE BOLSITAS

EDITAL Nº. 02 CCNE/DEPT. BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR/UFSM SELEÇÃO DE BOLSITAS EDITAL Nº. 02 CCNE/DEPT. BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR/UFSM SELEÇÃO DE BOLSITAS A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), através do projeto Institucional FIEX, torna pública a abertura de inscrições

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL DE SELEÇÃO Nº. 002/2019/PROEXT/UFRRJ. Programa de Estágio em Treinamento de Equipes Esportivas da UFRRJ

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS - CAMPUS IV/JACOBINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS - CAMPUS IV/JACOBINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM. EDITAL Nº. 003/2017 O COORDENADOR DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE- (MPED), no uso de suas atribuições, legais e regimentais, torna pública a abertura das

Leia mais

EDITAL Nº 02/2016. Edital de Seleção de Bolsistas de Extensão para o Projeto de Extensão "Extremus para o período de maio a novembro de 2016.

EDITAL Nº 02/2016. Edital de Seleção de Bolsistas de Extensão para o Projeto de Extensão Extremus para o período de maio a novembro de 2016. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL Nº 02/2016 Edital de Seleção de Bolsistas de Extensão para o Projeto de Extensão "Extremus para o período de maio a novembro de 2016. A

Leia mais

EDITAL Nº 04, DE 23 DE MAIO DE 2018 EDITAL DE FLUXO CONTÍNUO PARA SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC) DO IF GOIANO

EDITAL Nº 04, DE 23 DE MAIO DE 2018 EDITAL DE FLUXO CONTÍNUO PARA SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC) DO IF GOIANO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL Nº 04, DE 23 DE MAIO DE 2018 EDITAL DE

Leia mais

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Programa de Pós-Graduação em Psicologia. EDITAL N o. 01/2017

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Programa de Pós-Graduação em Psicologia. EDITAL N o. 01/2017 EDITAL N o. 01/2017 PROCESSO DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA 2017 O (PPG-PSI), da Universidade Federal de Juiz de Fora torna pública a abertura das inscrições para o

Leia mais

EDITAL RECÉM DOUTOR Nº 07/2018

EDITAL RECÉM DOUTOR Nº 07/2018 Programa de Bolsas Pesquisa Alunos da PUCRS/BPA 2018 EDITAL RECÉM DOUTOR Nº 07/2018 A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento faz saber aos interessados que, no período de 26 de outubro a

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR 028/2018 DPI Rio Grande IFRS Seleção de Bolsistas de Fomento Interno 2018/2019

EDITAL COMPLEMENTAR 028/2018 DPI Rio Grande IFRS Seleção de Bolsistas de Fomento Interno 2018/2019 EDITAL COMPLEMENTAR 028/2018 DPI Rio Grande IFRS Seleção de Bolsistas de Fomento Interno 2018/2019 O Diretor-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Rio

Leia mais

EDITAL INSTITUCIONAL DE APOIO A PROPOSTAS DE CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC) DO IF GOIANO

EDITAL INSTITUCIONAL DE APOIO A PROPOSTAS DE CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC) DO IF GOIANO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL INSTITUCIONAL DE APOIO A PROPOSTAS DE CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EDITAL Nº 02, DE 20 DE ABRIL DE

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSA DE APOIO TÉCNICO INSTITUCIONAL BATI EDITAL PROPGI/UEMASUL N o 04/2017

PROGRAMA DE BOLSA DE APOIO TÉCNICO INSTITUCIONAL BATI EDITAL PROPGI/UEMASUL N o 04/2017 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO PROPGI COORDENADORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO PROGRAMA DE BOLSA DE APOIO TÉCNICO INSTITUCIONAL BATI EDITAL PROPGI/UEMASUL N o 04/2017 A Pró-Reitoria de

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃO

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃO GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃO PROGRAMA DE APOIO A ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO OU TESE - PAEDT EDITAL FAPEMA Nº 24/2011

Leia mais

1. Dos requisitos para a participação do processo seletivo

1. Dos requisitos para a participação do processo seletivo Universidade Federal do Ceará Campus Russas Coordenação do Curso de Engenharia Civil Programa de Acompanhamento e Incentivo à Permanência PAIP Seleção de Bolsistas de Apoio a Projetos de Graduação 2019

Leia mais

EDITAL Nº 01/2017/PROEXT/PROPESQ/IFAP SELEÇÃO DE PROJETOS DE INOVAÇÃO

EDITAL Nº 01/2017/PROEXT/PROPESQ/IFAP SELEÇÃO DE PROJETOS DE INOVAÇÃO EDITAL Nº 01/2017/PROEXT/PROPESQ/IFAP SELEÇÃO DE PROJETOS DE INOVAÇÃO O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Pró-Reitoria de Pesquisa,

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IF SERTÃO-PE Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC, PIBIC Jr/IF SERTÃO-PE)

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IF SERTÃO-PE Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC, PIBIC Jr/IF SERTÃO-PE) EDITAL N 05/2011 IF SERTÃO-PE PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IF SERTÃO-PE Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC, PIBIC Jr/IF SERTÃO-PE) A Reitoria por meio da Pró-Reitoria

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE LINGUAGENS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE LINGUAGENS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE LINGUAGENS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE LINGUAGENS INSTITUTO DE CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE 1 (UM) BOLSISTA DE PÓS- DOUTORADO EM LINGUÍSTICA / LINGUÍSTICA APLICADA / ÁREAS AFINS LINHA DE PESQUISA: HISTÓRIA, DESCRIÇÃO, ANÁLISE E DOCUMENTAÇÃO DE LÍNGUAS

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ-UESPI PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, ASSUNTOS ESTUDANTIS E COMUNITÁRIOS PREX

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ-UESPI PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, ASSUNTOS ESTUDANTIS E COMUNITÁRIOS PREX EDITAL PREX/DAEC Nº 036/2018 A Universidade Estadual do Piauí, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários PREX e do, torna pública a abertura das inscrições do Processo Seletivo

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA PROEC EDITAL BOLSAS DE EXTENSÃO E CULTURA 2009

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA PROEC EDITAL BOLSAS DE EXTENSÃO E CULTURA 2009 PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA PROEC EDITAL BOLSAS DE EXTENSÃO E CULTURA 2009 No período de 02 a 16 de fevereiro de 2009, estarão abertas as inscrições para bolsas de Extensão e Cultura, cujos resultados

Leia mais

EDITAL IFRS Nº 069/2017

EDITAL IFRS Nº 069/2017 EDITAL IFRS Nº 069/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR FORMADOR PARA O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA - PARFOR O Reitor Substituto do Instituto

Leia mais

EDITAL Nº 01/ OBJETO

EDITAL Nº 01/ OBJETO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL Nº 01/2016 Edital de Seleção de Bolsistas de Extensão para o Projeto de Extensão "Equoterapia Terceira Fase" para o período de maio a novembro

Leia mais

Edital ProIC/DPG/UnB. PIBIC Ensino Médio (CNPq) 2018/2019

Edital ProIC/DPG/UnB. PIBIC Ensino Médio (CNPq) 2018/2019 Universidade de Brasília (UnB) Decanato de Pós-Graduação (DPG) Programa de Iniciação Científica da Universidade de Brasília (ProIC/UnB) Edital ProIC/DPG/UnB PIBIC Ensino Médio (CNPq) 2018/2019 1. Preâmbulo

Leia mais

EDITAL PROECE N 61, 6 DE JUNHO DE 2018.

EDITAL PROECE N 61, 6 DE JUNHO DE 2018. EDITAL PROECE N 61, 6 DE JUNHO DE 2018. A UFMS, por meio do Pró-Reitor de Extensão, Cultura e Esporte PROECE, em exercício, no uso de suas atribuições legais, torna pública a abertura de processo seletivo

Leia mais

EDITAL nº 10/2017. Programa de Bolsas de Iniciação à Extensão e Cultura 2017/PBA Extensão -Eventos e Cursos de Curta Duração

EDITAL nº 10/2017. Programa de Bolsas de Iniciação à Extensão e Cultura 2017/PBA Extensão -Eventos e Cursos de Curta Duração EDITAL nº 10/2017 Programa de Bolsas de Iniciação à Extensão e Cultura 2017/PBA Extensão -Eventos e Cursos de Curta Duração PBA /Extensão Eventos e Cursos de Curta Duração- 2017 A Pró-Reitoria de Extensão

Leia mais

Centro Universitário Estácio Juiz de Fora Pró-reitoria de Graduação Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Centro Universitário Estácio Juiz de Fora Pró-reitoria de Graduação Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão Centro Universitário Estácio Juiz de Fora Pró-reitoria de Graduação Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão Edital de Concurso para Seleção de Projetos de Extensão Acadêmica PEA Período agosto

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIAS EDITAL PPG-IELT/UEG N º 03/2017 BOLSA DE FORMAÇÃO DE MESTRADO CAPES DS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIAS EDITAL PPG-IELT/UEG N º 03/2017 BOLSA DE FORMAÇÃO DE MESTRADO CAPES DS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIAS EDITAL PPG-IELT/UEG N º 03/2017 BOLSA DE FORMAÇÃO DE MESTRADO CAPES DS A Coordenação do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA EDITAL Nº 07/2014 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À PESQUISA (PBIP)

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA EDITAL Nº 07/2014 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À PESQUISA (PBIP) PRÓ-REITORIA DE PESQUISA EDITAL Nº 07/2014 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À PESQUISA (PBIP) 1. APRESENTAÇÃO A Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do Pampa torna pública a abertura de processo

Leia mais

EDITAL CHAMADA GERAL Nº 01/2018

EDITAL CHAMADA GERAL Nº 01/2018 Programa de Bolsas Pesquisa Alunos da PUCRS/BPA 2018 EDITAL CHAMADA GERAL Nº 01/2018 A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento faz saber aos interessados que, no período de 26 de outubro a

Leia mais

EDITAL N.º07/2019-PPG/UEMA BOLSA PESQUISADOR SÊNIOR INTERNACIONAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

EDITAL N.º07/2019-PPG/UEMA BOLSA PESQUISADOR SÊNIOR INTERNACIONAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO - CPG EDITAL N.º07/2019-PPG/UEMA BOLSA PESQUISADOR SÊNIOR INTERNACIONAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO A Universidade Estadual

Leia mais

EDITAL PROEXCE/UFMA Nº 018/2016 PROGRAMA DE BOLSAS DE EXTENSÃO

EDITAL PROEXCE/UFMA Nº 018/2016 PROGRAMA DE BOLSAS DE EXTENSÃO EDITAL PROEXCE/UFMA Nº 018/2016 PROGRAMA DE BOLSAS DE EXTENSÃO A Universidade Federal do Maranhão, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo torna público e convoca os extensionistas

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS SELEÇÃO DE DISCENTE DE DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS PARA ATUAR NO PROJETO MÉTODOS PARA INATIVAÇÃO MICROBIANA EM PROCESSOS INDUSTRIAIS 1. PREÂMBULO A Coordenadora do

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM IMUNOLOGIA BÁSICA E APLICADA A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) de Pós-Graduação Imunologia Básica

Leia mais

Edital para seleção de orientadores e bolsistas de iniciação tecnológica e inovação para o período de 2016-2017

Edital para seleção de orientadores e bolsistas de iniciação tecnológica e inovação para o período de 2016-2017 Edital para seleção de orientadores e bolsistas de iniciação tecnológica e inovação para o período de 2016-2017 O Comitê Institucional dos Programas de Iniciação Científica (CIPIC) da Universidade Federal

Leia mais

EDITAL 05/2017 PROPe PIBIC ENSINO MÉDIO

EDITAL 05/2017 PROPe PIBIC ENSINO MÉDIO EDITAL 05/2017 PROPe PIBIC ENSINO MÉDIO A (PROPe) torna público o presente Edital de abertura de inscrições, visando a seleção de bolsistas para o PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA-

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO PRÓ - REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO PRÓ - REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO PRÓ - REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID EDITAL PROGRAD/UPE Nº 07/2018, DE 20 DE JUNHO DE 2018 EDITAL DE SELEÇÃO

Leia mais

EDITAL Nº 008/2015 PROBIC/FAPERGS/UFSM

EDITAL Nº 008/2015 PROBIC/FAPERGS/UFSM Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa EDITAL Nº 008/2015 PROBIC/FAPERGS/UFSM A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade Federal

Leia mais

Edital nº 05/2018/PROEXT

Edital nº 05/2018/PROEXT MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PREPARATÓRIO PARA O ENEM Av. Governador Roberto Silveira S/N - CEP: 26020-740 - Moquetá - Nova Iguaçu-RJ. Tel.:

Leia mais

EDITAL PRPGI Nº 35 de 06 de abril de 2017

EDITAL PRPGI Nº 35 de 06 de abril de 2017 EDITAL PRPGI Nº 35 de 06 de abril de 2017 PIVIC - VIGÊNCIA 2017/2018 A Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Art.19º, inciso II do Estatuto

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE CURSINHOS POPULARES DO IFSP EDITAL Nº 825, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2016

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE CURSINHOS POPULARES DO IFSP EDITAL Nº 825, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE CURSINHOS POPULARES DO IFSP EDITAL Nº 825, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2016 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), por meio de sua Pró-reitoria de

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA Nº 2/2017 NUTES/UEPB PARA BOLSA DE EXTENSÃO Convênio Ministério da Saúde n 0 : /2016

CHAMADA PÚBLICA Nº 2/2017 NUTES/UEPB PARA BOLSA DE EXTENSÃO Convênio Ministério da Saúde n 0 : /2016 CHAMADA PÚBLICA Nº 2/2017 NUTES/UEPB PARA BOLSA DE EXTENSÃO Convênio Ministério da Saúde n 0 : 841179/2016 A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio do Núcleo de Tecnologias Estratégica em Saúde

Leia mais

EDITAL 05/2014 BOLSA DE PÓS-DOUTORADO

EDITAL 05/2014 BOLSA DE PÓS-DOUTORADO EDITAL 05/2014 BOLSA DE PÓS-DOUTORADO O Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás- PPGE/FE/UFG, considerando a Resolução - Consuni 04/2011, que regulamenta as atividades de

Leia mais

FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO EDITAL 96/13

FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO EDITAL 96/13 FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO EDITAL 96/13 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (2013 2014) PIBIC / CNPq / FAI 1.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDEREAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO PÓS-ADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDEREAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO PÓS-ADUAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDEREAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO PÓS-ADUAÇÃO EDITAL nº. 001/2019 PRINT/UFBA - BOLSAS DE DOUTORADO SANDUÍCHE A PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE

Leia mais

1. O Programa. 2. Bolsa PNPD/CAPES-PPGH

1. O Programa. 2. Bolsa PNPD/CAPES-PPGH MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE HISTÓRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA STRICTO SENSU CHAMADA PÚBLICA 01/2018 SELEÇÃO DE BOLSISTA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS EDITAL INTERNO SIMPLIFICADO SELEÇÃO PÚBLICA PARA CONCESSÃO DE BOLSA DE APOIO TÉCNICO-ACADÊMICO REITORIA COORDENADORIA DE

Leia mais

Edital nº 06/2018/PROEXT

Edital nº 06/2018/PROEXT MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR CURSO PREPARATÓRIO PARA O ENEM Av. Governador Roberto Silveira S/N - CEP: 26020-740

Leia mais

EDITAL VRPG Nº 05/2018

EDITAL VRPG Nº 05/2018 EDITAL VRPG Nº 05/2018 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DE MESTRADO DA FUNDAÇÃO CEARENSE DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (FUNCAP) PARA O PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS MÉDICAS.

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. EDITAL PRPPG N.º 009/2014 (PBIP UFPel)

Universidade Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. EDITAL PRPPG N.º 009/2014 (PBIP UFPel) Universidade Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação EDITAL PRPPG N.º 009/2014 (PBIP UFPel) A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas torna público

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENADORIA DE PESQUISA - CP

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENADORIA DE PESQUISA - CP UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENADORIA DE PESQUISA - CP EDITAL N.º 27/2018-PPG/CP/UEMA CONCESSÃO DE BOLSAS DE APOIO TÉCNICO INSTITUCIONAL

Leia mais

EDITAL Nº33/2016 PPG/UEMA BOLSA PESQUISADOR SÊNIOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

EDITAL Nº33/2016 PPG/UEMA BOLSA PESQUISADOR SÊNIOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO CPG EDITAL Nº33/2016 PPG/UEMA BOLSA PESQUISADOR SÊNIOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO A Universidade Estadual do Maranhão

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL Nº 03/2016

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL Nº 03/2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL Nº 03/2016 Edital de Seleção de Bolsistas para o Programa de Extensão Educação para a Quarta Colônia de Imigração Italiana do RS para o

Leia mais

EDITAL PIBIC/CNPq/ EBAPE

EDITAL PIBIC/CNPq/ EBAPE 1. Objetivo Geral Contribuir para a formação científica dos estudantes bem como para o desenvolvimento de recursos humanos para a pesquisa no Brasil. 1.1. Em Relação aos Orientadores: 1.1.1. Estimular

Leia mais

EDITAL N.º 1/2017/PPGCC EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE PNPD

EDITAL N.º 1/2017/PPGCC EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE PNPD UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E ESTATÍSTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO www.ppgcc.ufsc.br - ppgcc@contato.ufsc.br - (48) 3721-9738

Leia mais

2. DO NÚMERO DE BOLSAS E BENEFÍCIOS

2. DO NÚMERO DE BOLSAS E BENEFÍCIOS EDITAL Nº 8/2018 PPGG/UNICENTRO 14 DE MARÇO DE 2018 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA CONCESSÃO DE BOLSA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO/CAPES (PNPD/CAPES) A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, por

Leia mais

FACULDADE DE MEDICINA DO ABC

FACULDADE DE MEDICINA DO ABC FMABC PROCESSO SELETIVO BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Vigência: 2018-2019 INSCRIÇÕES Período: de 02 de Maio a 15 de Junho de 2018 A inscrição se dá por meio de preenchimento de formulário específico,

Leia mais

Inscrições das Propostas 02/05 a 06/05/2016. Período de avaliação das Propostas 09/05 a 11/05/2016

Inscrições das Propostas 02/05 a 06/05/2016. Período de avaliação das Propostas 09/05 a 11/05/2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA GABINETE DE PROJETOS COMISSÃO DE EXTENSÃO DO CENTRO CIÊNCIAS RURAIS EDITAL 01/2016 - GAP/CCR/UFSM FIEX - Fundo de Incentivo à Extensão BOLSAS

Leia mais

EDITAL Nº CPV.006/2018 SELEÇÃO DE PROJETOS PARA O PROGRAMA DE BOLSA DISCENTE DE 2018 MODALIDADE DE BOLSA ENSINO ABERTURA

EDITAL Nº CPV.006/2018 SELEÇÃO DE PROJETOS PARA O PROGRAMA DE BOLSA DISCENTE DE 2018 MODALIDADE DE BOLSA ENSINO ABERTURA EDITAL Nº CPV.006/2018 SELEÇÃO DE PROJETOS PARA O PROGRAMA DE BOLSA DISCENTE DE 2018 MODALIDADE DE BOLSA ENSINO ABERTURA O Diretor Geral do Câmpus Capivari do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

EDITAL N" GRU.0009/2018 SELEÇÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO 2019 IFSP CÂMPUS GUARULHOS

EDITAL N GRU.0009/2018 SELEÇÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO 2019 IFSP CÂMPUS GUARULHOS DE SÃO PAULO - CÂMPUS GUARULHOS EDITAL N" GRU.0009/2018 SELEÇÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO 2019 IFSP CÂMPUS GUARULHOS ABERTURA 0 Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR 020/2018 DPI Rio Grande IFRS Seleção de Bolsistas de Fomento Interno 2018/2019

EDITAL COMPLEMENTAR 020/2018 DPI Rio Grande IFRS Seleção de Bolsistas de Fomento Interno 2018/2019 EDITAL COMPLEMENTAR 020/2018 DPI Rio Grande IFRS Seleção de Bolsistas de Fomento Interno 2018/2019 O Diretor-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Rio

Leia mais

EDITAL Nº. 59/2019. Processo Seletivo para Concessão de Bolsas Capes/Prosuc Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito

EDITAL Nº. 59/2019. Processo Seletivo para Concessão de Bolsas Capes/Prosuc Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito EDITAL Nº. 59/2019 Processo Seletivo para Concessão de Bolsas Capes/Prosuc Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito A Comissão de Bolsas Capes/Prosuc do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIC FACULDADE DAS AMÉRICAS EDITAL 2016/2

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIC FACULDADE DAS AMÉRICAS EDITAL 2016/2 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIC FACULDADE DAS AMÉRICAS EDITAL 2016/2 Abertura do Processo Seletivo para o Programa de Iniciação Científica da Faculdade das Américas Artigo 1 o A Diretoria

Leia mais

3 CARACTERÍSTICAS DA PROPOSTA

3 CARACTERÍSTICAS DA PROPOSTA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa EDITAL N 002/PROPEPG/2010 APOIO A PROJETOS INTEGRADOS DOS GRUPOS DE PESQUISA

Leia mais

Centro Institucional de Pesquisa

Centro Institucional de Pesquisa Centro Institucional de Pesquisa Edital do Programa de Iniciação Científica (PIC UNISANTA) 01/2014 Dispõe sobre as normas contidas no Edital processo de chamada de propostas de projetos de iniciação científica

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI/UNIFACS/CNPq

EDITAL DE CONVOCAÇÃO. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI/UNIFACS/CNPq EDITAL DE CONVOCAÇÃO Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI/UNIFACS/CNPq A Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Comunitária da Universidade

Leia mais