EDITAL N o 01/2014 SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO MESTRADO ACADÊMICO EM ENGENHARIA DE PESCA TURMA 2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITAL N o 01/2014 SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO MESTRADO ACADÊMICO EM ENGENHARIA DE PESCA TURMA 2015"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CERÁ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PESCA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PESCA EDITAL N o 01/2014 SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO MESTRADO ACADÊMICO EM ENGENHARIA DE PESCA TURMA DAS VAGAS DISPOSIÇÕES GERAIS A Coordenação do Programa de Pó-Graduação em Engenharia de Peca do Centro de Ciência Agrária da Univeridade Federal do Ceará comunica que etarão aberta, no período de 1 o a 14 de outubro de 2014, a incriçõe para a eleção ao Metrado em Engenharia de Peca, em obediência à Reolução N o 14/CEPE, de 16 de outubro de 2013, para o preenchimento de até 12 (doze) vaga ditribuída na eguinte linha de pequia: Aquicultura; Biotecnologia e Genética de Organimo Aquático; Recuro Pequeiro e Meio Ambiente; Tecnologia e Microbiologia do Pecado. A vaga não preenchida em uma determinada linha de pequia poderão er reditribuída para outra linha de pequia quando houver candidato aprova, ma não claifica, dede que haja aceitação de orientação pelo profeore credencia, lita no Anexo 1. O período letivo terá início em 19 de fevereiro de 2015, de acordo com o Calendário Univeritário 2015 da Univeridade Federal do Ceará. 2- DAS INSCRIÇÕES Podem e increver gradua em Engenharia de Peca, Aquicultura, Biologia, Oceanografia, Agronomia, Veterinária, ou outra área coniderada afin. A incriçõe deverão er realizada no período de 1 o a 14 de outubro de 2014, devendo o candidato obedecer obrigatoriamente ao eguinte procedimento: 1 o Preencher o formulário eletrônico para o proceo eletivo 2015, diponível no ite (aba Proceo Seletivo Stricto Senu); 2 o Entregar preencialmente, por procuração imple ou pela Emprea Braileira de Correio e Telégrafo via SEDEX, em envelope lacrado, toda a documentação relacionada no item 2.1 dete Edital. A entrega da documentação na Coordenação do Programa de Pó-Graduação em Engenharia de Peca da Univeridade Federal do Ceará poderá er feita de egunda a exta-feira, em dia útei, no período de 1 o a 14 de outubro de 2014, de 09h00min à 12h00min e de 14h30min à 17h30min. Não é reponabilidade da Secretaria do Programa conferir o conteúdo do envelope entregue. O envio da documentação deverá er feita atravé da Emprea Braileira de Correio e Telégrafo, via SEDEX, com data de potagem até o dia 14 de outubro de Documentação com data de potagem poterior ao dia 14 de outubro de 2014 não erá aceita.

2 Endereço para entrega ou envio da documentação exigida: Coordenação do Programa de Pó-Graduação em Engenharia de Peca Departamento de Engenharia de Peca/CCA/UFC Av. Miter Hull, Campu Univeritário do Pici - Bloco 825 CEP: Fortaleza Ceará Contato para eclarecimento de dúvida: Telefone: (85) ou (85) Endereço eletrônico: engpeca@ufc.br / pgengpecaufc@gmail.com Só erão aceito pedi de incrição que etiverem com a documentação completa, forem entregue/encaminha dentro do período definido nete Edital e que, além dio, cumpram toda a exigência contante nete Edital. Apó a finalização do proceo de incrição não erão aceito quaiquer outro documento candidato. A Comião de Homologação da Incriçõe erá compota por trê membro deigna pela Coordenação do Programa de Pó-Graduação em Engenharia de Peca e preidida pelo Coordenador do Programa. A relação nominal membro da Comião de Homologação da Incriçõe erá divulgada no dia 20 de outubro de A informaçõe relativa ao deferimento/indeferimento da incriçõe erão divulgada na homepage do Programa ( e no Sigaa no dia 24 de outubro de 2014, além de enviada via , endo de inteira reponabilidade do candidato o cadatro de um válido no formulário eletrônico de incrição dete proceo eletivo Documentação Neceária O deferimento do pedido de incrição do candidato etá condicionado à apreentação de to o documento impreo, enumera abaixo: 1. Comprovante de cadatro gerado/emitido pelo itema SI3-Sigaa ( PARA O PRESENTE PROCESSO SELETIVO; 2. Ficha de incrição devidamente preenchida (Formulário próprio - Anexo 2); 3. Cópia legível e em raura de carteira de identidade com foto ou carteira de motorita com foto e CPF; 4. Cópia legível e em raura do diploma do curo de graduação ou declaração/certificado original da intituição de enino que comprove a concluão do curo de graduação ou ainda declaração que é etudante concludente de curo de graduação, devendo ter concluído to o crédito de ua integralização curricular de modo que na primeira fae de matrícula da Pó-Graduação da UFC, via Sigaa, para o período letivo , o candidato não eteja mai vinculado ao curo de graduação. Cao o candidato permaneça vinculado à graduação, ua aprovação erá anulada, e a vaga preenchida pelo() candidato() aprovado(), ma não claificado(), de acordo com o dipoto obre vaga não preenchida no início dete Edital; 5. Cópia legível e em raura do Hitórico Ecolar do Curo de Graduação atualizado; 6. Planilha de contagem, legível e em raura, devidamente preenchida de acordo com o título avalia (formação acadêmica, atividade acadêmica, formação complementar, atuação profiional e produção científica), e acompanhada de cópia comprobatória legívei e em raura dee título (Formulário próprio - Anexo 3).

3 Informaçõe eenciai obre o Anexo 3 para o candidato ao Metrado Acadêmico 1. O critério para pontuação e encontram na planilha de contagem título (Anexo 3) e SOMENTE SERÃO PONTUADOS ITENS QUE CONSTEM NA REFERIDA PLANILHA, com atenção ao perío de vigência etipula. 2. Não inerir cópia de currículo no modelo Latte do Conelho Nacional de Deenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ou qualquer outro documento que não conte na planilha de contagem título (Anexo 3). 3. To o iten lita na planilha de contagem título (Anexo 3) devem er devidamente comprova pelo candidato. Iten em comprovação ou com documento duplica, raura, apaga e/ou ilegívei não erão computa. 4. Toda a cópia referente à documentação exigida devem er legívei e em raura. 5. O de cada item devem er apreenta na mema equência em que lita na planilha de contagem título (Anexo 3). 6. Cada item que poua comprovação deverá conter a indicação do() número() da() página() onde e encontra(m) o() repectivo) comprovante(). O número da página podem er ecrito à mão ou adiciona com auxílio de etiqueta colante. 3- DO PROCESSO DE SELEÇÃO A eleção candidato erá feita por uma Comião de Seleção, deignada pela Coordenação do Programa de Pó-Graduação em Engenharia de Peca e erá compota por, no mínimo, trê profeore permanente e doi uplente, ob a preidência do Coordenador do Programa. A relação nominal membro da Comião de Seleção erá divulgada no dia 03 de novembro de 2014 na Coordenação do Programa de Pó-Graduação em Engenharia de Peca, e no endereço eletrônico: < e < Ante do início do proceo eletivo, o membro da Comião de Seleção declararão inexitência de impedimento ou upeição, no termo da legilação vigente, em relação ao candidato participante do proceo eletivo. O proceo de eleção candidato que tiverem ua incriçõe homologada compreenderá dua etapa: 3.1- Primeira Etapa - Prova de Conhecimento (eliminatória nota 0 a 10,0) A prova de conhecimento contará de quetõe objetiva de múltipla ecolha, conforme o referencial bibliográfico indicado no item 7 dete Edital. A prova de conhecimento terá peo 2. O candidato deverão comparecer ao local da prova muni de carteira de identidade com foto ou equivalente e caneta eferográfica azul ou preta. A prova de conhecimento deverá er identificada por meio do número do comprovante de cadatro gerado/emitido pelo itema SI3-Sigaa, impondo-e a declaificação do candidato que ainar ou inerir marca ou inal que permita ua identificação pelo membro da Comião de Seleção. Não erá permitido ao candidato conultar o número do comprovante de cadatro gerado/emitido pelo itema SI3-Sigaa apó o início da prova de conhecimento. A prova de conhecimento terá duração máxima de 04 (quatro) hora.

4 Local, data e horário: Departamento de Engenharia de Peca, Bloco 825, no dia 10 de novembro de 2014 de 14h00min à 18h00min. O candidato deverá obter nota mínima de 5,0 (cinco), no intervalo de 0 a 10,0 para aprovação neta etapa. O reultado da prova de conhecimento erá divulgado no dia 12 de novembro de 2014 à 15h00min. O prazo para interpoição de recuro em razão de legalidade e de mérito deverá er apreentado por ecrito (Anexo 4) e entregue na Coordenação do Programa em até 2 (doi) dia útei. O reultado do recuro interpoto erá divulgado em 2 (doi) dia útei Segunda Etapa Análie do Hitórico Ecolar e da Planilha de contagem título (apena candidato aprova na primeira etapa e em a participação dele) (claificatória nota 0 a 10,0) Local e data: Departamento de Engenharia de Peca, Bloco 825, de 17 a 21 de novembro de Hitórico Ecolar A avaliação do Hitórico Ecolar levará em conideração o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) utilizado na Univeridade Federal do Ceará, ou qualquer outro índice intitucional equivalente utilizado em outra Univeridade. No hitórico ecolare em que ejam emiti conceito, ete erão converti em valore numérico coniderando a média da clae do conceito de acordo com a intituição de enino que emitiu o documento. Para etipulação da nota do Hitórico Ecolar poderão er utilizada até dua caa decimai Planilha de contagem título A pontuação compreenderá o título contante na planilha de contagem título (Anexo 3). A avaliação da pontuação do candidato não levará em conideração comparaçõe entre currículo diponívei no itema Latte do Conelho Nacional de Deenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Com relação ao tempo de permanência no curo de graduação, à duração do curo de graduação erá atribuído um acrécimo de cinco (5) ponto ou retirada de cinco (5) ponto, na pontuação final, para cada emetre a meno ou a mai no tempo normal do curo, repectivamente. Não haverá penalização em cao de etudante que tenham excedido o tempo normal de curo devido a período fora da intituição/exterior (Programa Ciência em Fronteira ou imilar), dede que o etudante apreente documento de comprovação. O tempo normal de curo de graduação erá aquele epecificado no projeto político pedagógico do curo oferecido na Intituição de origem do candidato. O máximo de ponto que o candidato poderá atingir na contagem título erá de 500 ponto, que equivalerão a nota 10,0 (dez). Para etipulação da nota da Planilha de contagem título poderão er utilizada até dua caa decimai.

5 A nota da Segunda Etapa correponderá à média aritmética imple, coniderando a Análie do hitórico ecolar e a da planilha de contagem título (Anexo 3) e terá peo 1 no cálculo da nota final. O reulta da Análie do Hitórico Ecolar e a da planilha de contagem título erão divulga no dia 26 de novembro de 2014 à 18h00min. O prazo para interpoição de recuro em razão de legalidade e de mérito deverá er apreentado por ecrito (Anexo 4) e entregue na Secretaria do Programa em até 2 (doi) dia útei. O reulta pedi de recuro erão divulga em 2 (doi) dia útei. 4- DO ATENDIMENTO ESPECIAL 4.1- O candidato com deficiência, com comprovada neceidade de atendimento epecial, de acordo com a Lei N o 7.853/1989 e o Artigo 27, Incio I e II do Decreto N o 3.298/1999, poderá olicitar condição epecial para a realização da prova. Para tanto, deverá: a) no ato da incrição, indicar a condição de olicitante de atendimento epecial, enviar o da e imprimir o requerimento de atendimento epecial. b) anexar, obrigatoriamente, ao requerimento de atendimento epecial, laudo médico, legível, original ou cópia, atetando a epécie e o grau, ou nível, da deficiência, com exprea referência ao código correpondente da Claificação Internacional de Doença (CID), e com epecificação de ua neceidade quanto ao atendimento epecial. No citado laudo, deverá contar o nome e CPF do candidato, o nome e o CRM do médico que forneceu o laudo e o telefone para contato com o profiional. Poderão er olicita: (b.1) no cao de deficiência viual: Dovox, prova ampliada (fonte 18), prova em Braille, ledor; (b.2) no cao de deficiência auditiva plena: intérprete em Libra; (b.3) no cao de deficiência fíica que impoibilite o preenchimento da Folha-Repota: trancritor; e (b.4) no cao de dificuldade acentuada de locomoção: epaço adequado. c) protocolar o requerimento, juntamente com o laudo médico, preencialmente na Coordenação do Programa de Pó-Graduação em Engenharia de Peca da Univeridade Federal do Ceará, de egunda a exta-feira, em dia útei, no período de 1 o a 14 de outubro de 2014, de 09h00min à 12h00min e de 14h30min à 17h30min, ou encaminhada atravé da Emprea Braileira de Correio e Telégrafo via SEDEX para o endereço abaixo: Coordenação do Programa de Pó-Graduação em Engenharia de Peca Departamento de Engenharia de Peca/CCA/UFC Av. Miter Hull, Campu Univeritário do Pici - Bloco 825 CEP: Fortaleza Ceará Contato para eclarecimento de dúvida: Telefone: (85) ou (85) Endereço eletrônico: engpeca@ufc.br / pgengpecaufc@gmail.com O prazo final de recebimento ou potagem atravé da Emprea Braileira de Correio e Telégrafo via SEDEX é 14 de outubro de Requerimento com data de potagem poterior ao dia 14 de outubro de 2014 não erá aceito O candidato com deficiência que neceitar de atendimento epecial e não entregar o laudo médico ou não cumprir o procedimento, o prazo e o horário etabeleci no

6 ubitem 3.1, ficará impoibilitado de realizar a prova em condiçõe epeciai e não terá direito a ampliação de tempo De acordo com a Lei N o 7.853/1989, o tempo de realização da prova erá acrecido de uma hora para a peoa com deficiência que tenham olicitado o tratamento epecial previto na alínea b.1, b.2 e b.3 do ubitem O candidato olicitante de intérprete de Libra erão atendi de acordo com a Lei N o , de 24/04/2002, Art. 4 o, parágrafo único que dipõe: a Língua Braileira de Sinai - Libra não poderá ubtituir a modalidade ecrita da Língua Portuguea. Portanto, o intérprete exercerá a atribuiçõe de fical retringindo ua função a tranmitir em Libra a orientaçõe, coman e informaçõe a que o demai candidato ouvinte têm aceo O atendimento à condiçõe olicitada no requerimento de atendimento epecial ficará ujeito à análie de viabilidade e razoabilidade do pedido O candidato que e enquadrarem no cao de emergência, dede que hopitaliza, ou de lactante que queiram olicitar tratamento epecial, deverão preencher protocolo, na Coordenação do Programa de Pó-Graduação em Engenharia de Peca, até 48 hora ante da realização da prova. Em nenhuma hipótee a Coordenação do Programa de Pó-Graduação em Engenharia de Peca atenderá olicitação de atendimento epecial em reidência. 5- DO RESULTADO FINAL A nota final candidato erá a média aritmética ponderada da nota obtida na dua etapa, em uma caa decimal, endo conidera aprova aquele que atingirem média igual ou uperior a 5,0 (cinco). A nota final candidato erá calculada pela fórmula abaixo: nota final = (nota da prova de conhecimento 2) + (nota da egunda etapa 1) 3 O reultado final do proceo eletivo do Curo de Metrado Turma 2015 erá divulgado no dia 05 de dezembro de 2014 e poteriormente homologado em reunião do Colegiado do Programa. A divulgação do reultado final erá feita por ordem decrecente da nota finai apurada, por linha de pequia, com a indicação de reultado da eguinte forma: aprova e claifica ou aprova, ma não claifica ou reprova. A vaga erão preenchida por ordem de claificação candidato repeitando o limite de vaga ofertada nete Edital. O número final de aprova poderá er inferior ao número de vaga etabelecido nete Edital. Para fin de deempate, prevalecerá, uceivamente: (1) a maior nota da prova de conhecimento; (2) a maior nota obtida no Hitórico Ecolar; e (3) a maior nota obtida na Planilha de contagem título. 6- DAS DEFINIÇÕES COMPLEMENTARES A Coordenação do Programa de Pó-Graduação em Engenharia de Peca não aegura a conceão de bola de etu ao candidato eleciona. Tal conceão dependerá do número de cota diponívei (concedida pela CAPES, CNPq ou FUNCAP) e erá ubordinada ao deempenho do candidato no proceo eletivo e de ua diponibilidade para e dedicar

7 integralmente ao Curo. Não caberá recuro de candidato elecionado exigindo bola de etudo. A declaração/certificado original da intituição de enino, que comprove a concluão do Curo de Graduação da intituição de enino deverá er ubtituída pelo diploma ou certificado de concluão até o final do primeiro emetre letivo. O candidato aprova e claifica deverão apreentar o comprovante de aprovação em exame ou certificado de proficiência de língua inglea expedido por uma intituição oficial pública, impreterivelmente, até o final do primeiro emetre letivo. O candidato aprova e claifica deverão e ubmeter a qualificação, mediante a apreentação de projeto de diertação que deverá er apreciado por uma comião de avaliação indicada pela Coordenação do Programa, impreterivelmente, até o final do egundo emetre letivo. O calendário de apreentaçõe e a norma erão definida em A devolução documento candidato reprova, aprova, ma não claifica e ao com incriçõe não homologada, erá feita no prazo de até 30 (trinta) dia apó o tempo determinado para o recuro contra o reultado final da eleção. Apó ee prazo, o documento não procura erão detruí. O cao omio no preente Edital erão julga pela Coordenação do Programa, ouvida a Comião de Seleção. 7- BIBLIOGRAFIA PARA A PROVA DE CONHECIMENTOS DA SELEÇÃO PARA O CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA DE PESCA TURMA 2015 FONTELES-FILHO, A. A. Oceanografia, Biologia e Dinâmica Populacional de Recuro Pequeiro. Fortaleza: Expreão Gráfica e Editora, FRACALOSSI, D. M.; CYRINO, J. E. P. (Ed.) Nutriaqua. Nutrição e alimentação de epécie de interee para a aquicultura braileira. Florianópoli: Sociedade Braileira de Aquicultura e Biologia Aquática, p. GONÇALVES, A. A. Tecnologia do Pecado: ciência, tecnologia, inovação e legilação. Rio de Janeiro: Atheneu, p. OGAWA, M.; MAIA, E. L. Manual de Peca: ciência e tecnologia do pecado. São Paulo: Varela, PEREIRA, R. C.; SOARES-GOMES, A. Biologia Marinha. 2. ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: Interciência, XXIV, 631 p. SÁ, M. V. C. Limnocultura: Limnologia para Aquicultura. Fortaleza: Ediçõe UFC, p. SCHINEEGELOW, J. M. M. Planeta Azul: uma introdução à ciência marinha. Rio de Janeiro: Interciência, SCHMIDT-NIELSEN, K. Fiiologia Animal: adaptação e meio ambiente. 5. ed. São Paulo: Ed. Santo, VIEIRA, R. H. S. F. et al. Microbiologia, Higiene e Qualidade do Pecado. São Paulo: Varela, CALENDÁRIO Período de Incrição: 1 o a 14 de outubro de 2014 Divulgação da Comião de Homologação da Incriçõe: 20 de outubro de 2014 Homologação da Incriçõe: 24 de outubro de 2014

8 Prazo para interpoição de recuro: 28 e 29 de outubro de 2014 Local: Coordenação do Programa de Pó-Graduação em Engenharia de Peca Horário: 09h00min à 12h00min e 14h30min à 17h30min Repota de recuro interpoto: 31 de outubro de 2014 Divulgação da Comião de Seleção: 03 de novembro de 2014 Prazo para interpoição de recuro: 04 e 05 de novembro de 2014 Local: Coordenação do Programa de Pó-Graduação em Engenharia de Peca Horário: 09h00min à 12h00min e 14h30min à 17h30min Repota de recuro interpoto: 07 de novembro de 2014 Prova de Conhecimento Data: 10 de novembro de 2014 Local: Sala de Aula do Departamento de Engenharia de Peca da UFC Bloco 825 Horário: 14h00min à 18h00min Divulgação do reultado: 12 de novembro de 2014 à 15h00min Prazo para interpoição de recuro: 13 e 14 de novembro de 2014 Local: Coordenação do Programa de Pó-Graduação em Engenharia de Peca Horário: 09h00min à 12h00min e 14h30min à 17h30min Repota de recuro interpoto: 18 de novembro de 2014 à 18h00min Análie do Hitórico ecolar e Planilha de contagem título (em a participação candidato) Data: 17 a 21 de novembro de 2014 Local: Coordenação do Programa de Pó-Graduação em Engenharia de Peca Divulgação do reultado: 26 de novembro de 2014 à 18h00min Prazo para interpoição de recuro: 27 e 28 de novembro de 2014 Local: Coordenação do Programa de Pó-Graduação em Engenharia de Peca Horário: 09h00min à 12h00min e 14h30min à 17h30min Repota de recuro interpoto: 02 de dezembro de 2014 à 18h00min Divulgação do Reultado Final Data: 05 de dezembro de 2014 Prazo para interpoição de recuro: 08 e 09 de dezembro de 2014 Local: Coordenação do Programa de Pó-Graduação em Engenharia de Peca Horário: 09h00min à 12h00min e 14h30min à 17h30min Repota de recuro interpoto: 11 de dezembro de 2014 à 18h00min Coordenação do Programa de Pó-Graduação em Engenharia de Peca da Univeridade Federal do Ceará, em Fortaleza, 30 de etembro de Profa. Dra. Silvana Saker Sampaio Coordenadora

9 ANEXO 1 - PROFESSORES ORIENTADORES UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PESCA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PESCA BLOCO 827, CEP FORTALEZA CEARÁ TELEFONE: (85) FAX: (85) engpeca@ufc.br / pgengpecaufc@gmail.com Alexandre Holanda Sampaio, Ph.D. em Biomedical Science. Univerity of Portmouth, Inglaterra. Área de atuação: Biotecnologia (Lectina) de Alga e Invertebra Marinho. alexholandaampaio@gmail.com Bartolomeu Warlene Silva e Souza, D.Sc. em Engenharia Química e Biológica. Univeridade do Minho, Portugal. Área de atuação: Tecnologia do Pecado. ouzabw@gmail.com Caroline Vieira Feitoa, D.Sc. em Oceanografia. Univeridade Federal de Pernambuco. Área de atuação: Biologia populacional e Ecologia. carol_feitoa@hotmail.com Celo Shiniti Nagano, D.Sc. em Bioquímica e Biologia Molecular. Univeritat de Valencia, Epanha. Área de atuação: Biotecnologia Etrutural. naganoc@ufc.br Francico Hiran Faria da Cota, D.Sc. em Bioquímica e Biologia Molecular. Univeridade Federal do Ceará, Brail. Área de atuação: Aquicultura. hiran1968@hotmail.com Helena Matthew-Cacon, Ph.D. em Zoology. Univerity of New Hamphire, Eta Uni. Área de atuação: Biologia de Moluco. hmc@ufc.br Kyria Santiago do Nacimento, D.Sc. em Bioquímica e Biologia Molecular. Univeridade Federal do Ceará, Brail. Área de atuação: Genômica e Proteômica de Organimo Aquático. kyriaantiago@gmail.com Lui Parente Maia, D.Sc. em Ciencia del Mar. Univeridad de Barcelona, Epanha. Área de atuação: Geologia e Sedimentologia Marinha. parente@ufc.br Manuel Antônio de Andrade Furtado Neto, Ph.D. em Biologia. Memorial Univerity of Newfoundland, Canadá. Área de atuação: Biologia Pequeira e Genética Molecular de Organimo Aquático. mfurtado@ufc.br Maria Eliabeth de Araújo, D.Sc. em Genética. Univeridade Federal do Rio de Janeiro, Brail. Área de atuação: Ictiologia Marinha Tropical. eliabeth.araujo@ufpe.br Ocarina Viana de Soua, D.Sc. em Microbiologia. Univeridade Federal do Rio de Janeiro, Brail. Área de atuação: Diveridade Microbiana de Ambiente Aquático e do Pecado. ocarinaoua@yahoo.com.br Regine Helena Silva Fernande Vieira, D.Sc. em Ciência Biológica (Microbiologia). Univeridade de São Paulo, Brail. Área de atuação: Microbiologia. regine@ufc.br Silvana Saker-Sampaio, Ph.D. em Biomedical Science. Univerity of Portmouth, Inglaterra. Área de atuação: Compoto Antioxidante, Carotenóide e Tocoferói de Alga Marinha. akeril@gmail.com Wladimir Ronald Lobo Faria, D.Sc. em Bioquímica. Univeridade Federal do Rio de Janeiro, Brail. Área de atuação: Biotecnologia de Organimo Aquático. Aquicultura Integrada. wladimir@ufc.br

10 ANEXO 2 - FICHA DE INSCRIÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PESCA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PESCA BLOCO 827, CEP FORTALEZA CEARÁ TELEFONE: (85) FAX: (85) engpeca@ufc.br / pgengpecaufc@gmail.com CURSO PRETENDIDO: MESTRADO DOUTORADO NOME: CPF: DATA DO NASCIMENTO: N O DA IDENTIDADE: ÓRGÃO EMISSOR / UF: DATA DA EMISSÃO: ESTADO CIVIL: NOME DO CÔNJUGE: N O DE DEPENDENTES ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA: BAIRRO: CEP: CIDADE: ESTADO: TELEFONE: ENDEREÇO ELETRÔNICO: VÍNCULO EMPREGATÍCIO: NOME DA INSTITUIÇÃO / ÓRGÃO / EMPRESA: SIM NÃO ENDEREÇO DO LOCAL DE TRABALHO: TEL: FAX: MARQUE APENAS UMA DAS OPÇÕES ABAIXO REFERENTE A SUA ESCOLHA: LINHA DE PESQUISA VAGAS DISPONÍVEIS ( ) Aquicultura ( ) Biotecnologia e Genética de Organimo Aquático ( ) Recuro Pequeiro e Meio Ambiente ( ) Tecnologia e Microbiologia do Pecado Até 4 vaga para o Metrado Até 2 vaga para o Doutorado Até 4 vaga para o Metrado Até 2 vaga para o Doutorado Até 2 vaga para o Metrado Até 2 vaga para o Doutorado Até 2 vaga para o Metrado Até 2 vaga para o Doutorado FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA (GRADUAÇÃO, MESTRADO) CURSO: INSTITUIÇÃO: MÊS/ANO DE INÍCIO MÊS/ANO DE CONCLUSÃO Declaro que a informaçõe contante nete formulário, bem como a documentação em anexo, encaminhada à Coordenação do Programa de Pó-Graduação em Engenharia de Peca expream a verdade. Local: Data: / / Ainatura:

11 ANEXO 3 PLANILHA DE CONTAGEM DOS TÍTULOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PESCA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PESCA BLOCO 827, CEP FORTALEZA CEARÁ TELEFONE: (85) FAX: (85) engpeca@ufc.br / pgengpecaufc@gmail.com CURSO PRETENDIDO: MESTRADO DOUTORADO NOME: Título máxima alcançável no item Localização na documentação (n da pág.) Quantidade apreentada de cada item etimada pelo candidato obtida pelo candidato (reervado 1. Formação Acadêmica 1.1 Programa Ciência em Fronteira durante a Graduação (por emetre que permaneceu fora do Paí) 5 por emetre 20 Ponto emetre fora do Paí 5 x emetre 1.2 Semetre a meno no tempo normal do curo de Graduação 5 por emetre 20 Ponto emetre a meno 5 x emetre 1.3 Semetre a mai no tempo normal do curo de Graduação -5 por emetre -20 Ponto emetre a mai -5 x emetre 1.4 Mee a meno no tempo normal do curo de metrado (24 mee) 5 por mê 40 Ponto mee a meno 5 x mee 1.5 Mee a mai no tempo normal do curo de metrado (24 mee) -5 por mê -40 Ponto mee a mai -5 x mee 2. Atividade Acadêmica (No último 5 ano) 2.1 Trabalho de Concluão de Curo de Graduação 20/monog rafia 20 Ponto TCC 20 x TCC

12 Título máxima alcançável no item Localização na documentação (n da pág.) Quantidade apreentada de cada item etimada pelo candidato obtida pelo candidato (reervado 2.2 Etágio realiza durante a Graduação (com duração mínima de 40 h/etágio). NÃO incluir a hora de Etágio Superviionado do TCC. 0,1/h 20 Ponto hora em etágio() 0,1 x hora em etágio() 2.3 Atuação como bolita de iniciação científica ou do PET (por emetre). Perío que coincidam com a realização de etágio (item 2.2). NÃO erão computa. Anexar declaração da PR-PPG e/ou do tutor do PET. 2/em 16 Ponto emetre que atuou como bolita 2 x emetre que atuou como bolita 2.4 Atuação como monitor (por emetre). Anexar declaração da PR-Grad. 2/em 16 Ponto emetre que atuou como monitor 2 x emetre que atuou como monitor 2.5 Atuação como bolita de extenão (por mê). Anexar declaração da PR-Ext. 0,2/mê 10 Ponto mee que atuou como bolita 0,2 x mê que atuou como bolita 2.6 Orientação de Trabalho de Concluão de Curo de Graduação ou de Epecialização (Concluída). NÃO erão computada aquela em andamento. 2/orient 10 Ponto orientaçõe concluída 2 x orientaçõe concluída 2.7 Participação em banca de monografia (por banca). 1/banca 5 Ponto participaçõe em banca 1 x participaçõe em banca 2.8 Paletra proferida em evento científico nacional. NÃO incluir apreentaçõe de trabalho em Congreo, Simpóio etc. 2/paletra 4 Ponto paletra proferida 2 x paletra 2.9 Intrutor de curo, com certificado. 0,2/h 3 Ponto hora em curo() minitrado() 0,2 x hora em curo()

13 3. Título Formação Complementar (No último 5 ano) máxima alcançável no item Localização na documentação (n da pág.) Quantidade apreentada de cada item etimada pelo candidato obtida pelo candidato (reervado 3.1 Epecialização (Duração mínima de 360 h/ aula). 5/curo 10 Ponto curo realiza 5 x curo 3.2 Curo de curta duração (Duração mínima de 40 h/curo). 0,05/h 3 Ponto hora em curo() 0,05 x hora em curo() 4. Atuação Profiional (No último 5 ano) 4.1 Docência no Enino Superior (por hora/aula minitrada). O comprovante deve indicar o número de hora/aula. 0,1/h.aula 8 Ponto hora/aula minitrada 0,1 x hora/aula minitrada 4.2 Docência no Enino Médio (por hora/aula minitrada). O comprovante deve indicar o número de hora/aula. 0,05/h.aul a 6 Ponto hora/aula minitrada 0,05 x hora/aula minitrada 4.3 Atuação em emprea (com vínculo empregatício comprovado) 0,3/mê 8 Ponto hora/aula minitrada 0,3 x hora/aula minitrada 4.4 Bolita de pequia como GRADUADO (por mê) 0,2/mê 15 Ponto mee que atuou como bolita 0,2 x mee como bolita 4.5 Bolita de pequia como MESTRE (por mê) 0,3/mê 15 Ponto mee que atuou como bolita 0,3 x mee como bolita 5. Artigo científico em periódico com QUALIS (No último 5 ano) 5.1 Artigo Quali A1 40/art. N de artigo apreentado 40 ponto x n de artigo

14 Título máxima alcançável no item Localização na documentação (n da pág.) Quantidade apreentada de cada item etimada pelo candidato obtida pelo candidato (reervado 5.2 Artigo Quali A2 34/art. N de artigo apreentado 34 ponto x n de artigo 5.3 Artigo Quali B1 28/art. N de artigo apreentado 28 ponto x n de artigo 5.4 Artigo Quali B2 22/art. N de artigo apreentado 22 ponto x n de artigo 5.5 Artigo Quali B3 16/art. N de artigo apreentado 16 ponto x n de artigo 5.6 Artigo Quali B4 10/art. N de artigo apreentado 10 ponto x n de artigo 5.7 Artigo Quali B5 4/art. N de artigo apreentado 4 ponto x n de artigo 5.8 Artigo Quali C 2/art. N de artigo apreentado 2 ponto x n de artigo 5.9 Artigo em Quali 2/art. N de artigo apreentado 2 ponto x n de artigo 6. Livro e capítulo de livro publica (No último 5 ano) 6.1 Livro (com ISBN ou ISSN e 51 página ou mai) 10/liv. 20 Ponto N de livro publica 10 ponto x livro 6.2 Capítulo de livro (com ISBN ou ISSN) 7/cap. 14 Ponto N de capítulo publica 7 ponto x n de capítulo 7. Publicação em evento (No último 5 ano) 7.1 Trabalho Completo em evento internacional 4/trab. 20 Ponto N de trabalho apreentado 4 ponto x n de trabalho 7.2 Reumo Expandido ou Reumo em evento internacional 2/re. 10 Ponto N de reumo apreentado 2 ponto x n de reumo 7.3 Trabalho Completo em evento nacional 2/trab. 10 Ponto N de trabalho apreentado 2 ponto x n de trabalho 7.4 Reumo Expandido ou Reumo em evento nacional 1/re. 5 Ponto N de reumo apreentado 1 ponto x n de reumo

15 PONTUAÇÃO TOTAL OBTIDA PELO CANDIDATO: Indicar aqui a oma total da pontuaçõe obtida à comião) Candidato ao metrado: 1) Já frequentou curo de pó-graduação em nível de metrado? Sim ( ) Não ( ) Em que período()? 2) Se repondeu im na qu 1, recebeu bola de etudo? Sim ( ) Não ( ) Em que período()? Candidato ao doutorado: 1) Já frequentou curo de pó-graduação em nível de doutorado? Sim ( ) Não ( ) Em que período()? 2) Se repondeu im na qu 1, recebeu bola de etudo? Sim ( ) Não ( ) Em que período()? Ao ainar, declaro etar ciente de todo o conteúdo do preente Edital e que toda a informaçõe apreentada ão verdadeira. Local Data Nome do Candidato Ainatura do Candidato (OBRIGATÓRIO)

16 ANEXO 4 RECURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PESCA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PESCA BLOCO 827, CEP FORTALEZA CEARÁ TELEFONE: (85) FAX: (85) engpeca@ufc.br / pgengpecaufc@gmail.com CURSO PRETENDIDO: MESTRADO DOUTORADO CANDIDATO: ARGUMENTAÇÃO DO RECURSO: Local: Data: / / Ainatura:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL (PRODER)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL (PRODER) 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL (PRODER) ADITIVO III AO EDITAL Nº 01/2013 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CERÁ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PESCA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PESCA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CERÁ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PESCA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PESCA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CERÁ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PESCA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PESCA EDITAL 01/2013 INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO MESTRADO

Leia mais

EDITAL 02/2009 INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO DOUTORADO EM ENGENHARIA DE PESCA TURMA 2010

EDITAL 02/2009 INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO DOUTORADO EM ENGENHARIA DE PESCA TURMA 2010 EDITAL 02/2009 INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO DOUTORADO EM ENGENHARIA DE PESCA TURMA 2010 A Coordenação do do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará comunica que estarão

Leia mais

Resolução N 0 06/2010 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2011

Resolução N 0 06/2010 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2011 Universidade Federal de Campina grande CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO Resolução N 0 06/2010 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2011 O Colegiado

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº 07/2014 SELEÇÃO PARA MESTRADO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº 07/2014 SELEÇÃO PARA MESTRADO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº 07/2014 SELEÇÃO PARA MESTRADO A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Ceará CAEN/UFC

Leia mais

1.2. No presente processo de seleção, serão disponibilizadas o preenchimento de até 15 (quinze) vagas.

1.2. No presente processo de seleção, serão disponibilizadas o preenchimento de até 15 (quinze) vagas. EDITAL PPGEC Nº 01/2015 ABRE INSCRIÇÃO, FIXA DATA, HORÁRIO E CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO E MATRÍCULA NO CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL DO CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS.

Leia mais

EDITAL No. 01/2010-PPG SELEÇÃO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR TURMA I

EDITAL No. 01/2010-PPG SELEÇÃO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR TURMA I Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação Programa de Pós-Graduação em Educação Física Escolar Instituto de Educação Física e Esportes- IEFES EDITAL No. 01/2010-PPG SELEÇÃO

Leia mais

EDITAL Nº 001/2011/PGMP Processo seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Genética e Melhoramento de Plantas Turma 2012.

EDITAL Nº 001/2011/PGMP Processo seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Genética e Melhoramento de Plantas Turma 2012. EDITAL Nº 001/2011/PGMP Processo seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Genética e Melhoramento de Plantas Turma 2012. A Coordenação do (PGMP), no uso de suas atribuições

Leia mais

EDITAL N.º 03/2014 SELEÇÃO AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NÍVEL DOUTORADO DINTER UFC/URCA

EDITAL N.º 03/2014 SELEÇÃO AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NÍVEL DOUTORADO DINTER UFC/URCA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE FARMÁCIA, ODONTOLOGIA E ENFERMAGEM DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EDITAL N.º 03/2014 SELEÇÃO AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CONSELHO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTU SENSU EM GENÉTICA E MELHORAMENTO DE LANTAS Aprova o edital 001/2014 PGMP do processo seletivo para o ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE EDITAL PROPEG Nº 010/2011 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA A A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Acre em associação

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO APLICADA MESTRADO ACADÊMICO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO APLICADA MESTRADO ACADÊMICO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO APLICADA MESTRADO ACADÊMICO Edital 01/2010 Edital de Inscrição, Seleção e Matrícula

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO COLEGIADO DE COORDENAÇÃO DIDÁTICA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL *** SELEÇÃO 2015.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO COLEGIADO DE COORDENAÇÃO DIDÁTICA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL *** SELEÇÃO 2015. COLEGIADO DE COORDENAÇÃO DIDÁTICA DO *** SELEÇÃO 2015.1 *** Estabelece os critérios para seleção de candidatos para preenchimento de 10 vagas para o mestrado nas seguintes linhas de pesquisas: controle

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. EDITAL Nº 009/2014-PROPPG, de 22 de abril de 2014

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. EDITAL Nº 009/2014-PROPPG, de 22 de abril de 2014 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EDITAL Nº 009/2014-PROPPG, de 22 de abril de 2014 A, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG/IFG), torna público o processo

Leia mais

EDITAL Nº 007/2015-Comissão de Bolsas PPA CHAMADA PARA INSCRIÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS DOUTORADO (PNPD/CAPES)

EDITAL Nº 007/2015-Comissão de Bolsas PPA CHAMADA PARA INSCRIÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS DOUTORADO (PNPD/CAPES) 1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UEM Centro de Ciências Sociais Aplicadas Departamento de Administração Av. Colombo, 5.790 Zona 07 87020-900 Maringá Pr.

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO - PPG-EE - 002/2015 PROGRAMA DE ENGENHARIA ELÉTRICA MESTRADO, DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO - PPG-EE - 002/2015 PROGRAMA DE ENGENHARIA ELÉTRICA MESTRADO, DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO EESC-USP EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO - PPG-EE - 002/2015 PROGRAMA DE ENGENHARIA ELÉTRICA MESTRADO, DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE ALUNOS REGULARES PARA O CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ANO 2014-1º SEMESTRE LETIVO

PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE ALUNOS REGULARES PARA O CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ANO 2014-1º SEMESTRE LETIVO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil EDITAL DPPG N O 73/2014 de 21 de fevereiro

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA INGLÊS SEM FRONTEIRAS NÚCLEO DE LÍNGUAS - NucLi EDITAL Nº 03, DE 13 DE OUTUBRO DE 2014

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA INGLÊS SEM FRONTEIRAS NÚCLEO DE LÍNGUAS - NucLi EDITAL Nº 03, DE 13 DE OUTUBRO DE 2014 EDITAL Nº 03, DE 13 DE OUTUBRO DE 2014 Edital nº 03, de 13 de outubro de 2014, da Universidade Federal de Pelotas UFPEL, referente ao processo seletivo simplificado para a função de PROFESSOR BOLSISTA

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - FAINTVISA NÚCLEO DE PESQUISA - NUPEQ EDITAL Nº 01/2014 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - FAINTVISA NÚCLEO DE PESQUISA - NUPEQ EDITAL Nº 01/2014 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - FAINTVISA NÚCLEO DE PESQUISA - NUPEQ EDITAL Nº 01/2014 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 1 - APRESENTAÇÃO As Faculdades Integradas da Vitória

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ N O 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFRJ

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ N O 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ N O 01/2014 PROCESSO

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas Área de concentração Biologia Celular e Molecular. Edital de seleção - 2013

Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas Área de concentração Biologia Celular e Molecular. Edital de seleção - 2013 Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas Área de concentração Biologia Celular e Molecular Edital de seleção - 2013 Mestrado Doutorado (primeira etapa para não egressos do programa) A Professora

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande Instituto de Educação Curso de Educação Física Coordenação de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Física Escolar

Universidade Federal do Rio Grande Instituto de Educação Curso de Educação Física Coordenação de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Física Escolar Universidade Federal do Rio Grande Instituto de Educação Curso de Educação Física Coordenação de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Física Escolar Edital N 01/2010 Processo Seletivo para o ingresso no

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA/PRODUÇÃO VEGETAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA/PRODUÇÃO VEGETAL EDITAL PROPEG Nº 016 /2013 EXAME DE SELEÇÃO PARA ADMISSÃO AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA, ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM PRODUÇÃO VEGETAL, EM NÍVEL DE DOUTORADO A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS EDITAL N 01/2012 PROCESSO SELETIVO DE DOUTORADO O Programa de Pós-Graduação em Ciência

Leia mais

O Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural PADR/UFRPE abre seleção para vagas de aluno especial 2015.

O Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural PADR/UFRPE abre seleção para vagas de aluno especial 2015. O Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural PADR/UFRPE abre seleção para vagas de aluno especial 2015.1, como segue: 1 INSCRIÇÃO 1.1. O período, procedimento e local das inscrições:

Leia mais

EDITAL Nº. 03/2014 Projeto de Extensão Tentáculos Cursinho PRÉ- VESTIBULAR/PROEX/UFGD

EDITAL Nº. 03/2014 Projeto de Extensão Tentáculos Cursinho PRÉ- VESTIBULAR/PROEX/UFGD EDITAL Nº. 03/2014 Projeto de Extensão Tentáculos Cursinho PRÉ- VESTIBULAR/PROEX/UFGD O Projeto de Extensão Tentáculos Cursinho Pré-Vestibular, TORNA PÚBLICA A ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO COORDENAÇÃO DE POS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA TECNOLOGICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO COORDENAÇÃO DE POS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA TECNOLOGICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO COORDENAÇÃO DE POS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA TECNOLOGICA EDITAL 01/2015 PROCESSO DE SELEÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM QUÍMICA

Leia mais

NORMAS COMPLEMENTARES AO EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÃO NO SEMESTRE LETIVO 2015-2

NORMAS COMPLEMENTARES AO EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÃO NO SEMESTRE LETIVO 2015-2 NORMAS COMPLEMENTARES AO EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÃO NO SEMESTRE LETIVO 2015-2 1) DAS INSCRIÇÕES 1.1. O período, procedimento e local das inscrições no processo seletivo do Programa de Pós-

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DE MATERIAIS - MESTRADO E D I T A L 14/2015

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DE MATERIAIS - MESTRADO E D I T A L 14/2015 COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DE MATERIAIS - MESTRADO E D I T A L 14/2015 Edital de Inscrição, Seleção e Matrícula para o Mestrado Acadêmico em Engenharia e Ciência de

Leia mais

3. Dos requisitos do Supervisor (Orientador). docente permanente

3. Dos requisitos do Supervisor (Orientador). docente permanente UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS EDITAL Nº 03 DE 05 DE NOVEMBRO DE 2015 O Programa de Pós-Graduação em

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA NATUREZA INSTITUTO DE QUÍMICA

CENTRO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA NATUREZA INSTITUTO DE QUÍMICA CENTRO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA NATUREZA INSTITUTO DE QUÍMICA EDITAL Nº 155 (complementar), de 14 de agosto de 2015 A UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ), por intermédio da Direção do Instituto

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DO PROGRAMA DE APRIMORAMENTO PROFISSIONAL NA ÁREA DA SAÚDE PAP - 2014

PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DO PROGRAMA DE APRIMORAMENTO PROFISSIONAL NA ÁREA DA SAÚDE PAP - 2014 1 PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DO PROGRAMA DE APRIMORAMENTO PROFISSIONAL NA ÁREA DA SAÚDE PAP - 2014 SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE - SES-SP FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO ADMINISTRATIVO

Leia mais

ABERTURA DE INSCRIÇÕES

ABERTURA DE INSCRIÇÕES ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA A TURMA DE 2015 DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM EM ESTOMATERAPIA: ESTOMIAS, FERIDAS E INCONTINÊNCIAS A FACISA em no uso de suas atribuições, torna

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação torna pública a abertura de inscrições

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA NATUREZA INSTITUTO DE QUÍMICA

CENTRO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA NATUREZA INSTITUTO DE QUÍMICA CENTRO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA NATUREZA INSTITUTO DE QUÍMICA EDITAL Nº 156, de 25 de maio de 2015 A UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ), por intermédio da Direção do Instituto de Química,

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 11/201 De acordo com a legislação vigente e regimento do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva PPGSC, sobre o processo de credenciamento de docentes colaboradores, faço público, para conhecimento

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES Processo Seletivo para o Programa Especial de Formação Pedagógica para Professores de Educação Profissional de Nível Médio (Convênio FNDE/MEC nº 400012/2011 Programa Brasil

Leia mais

I. Elaborar, planejar, organizar e implementar aulas de Matemática baseadas na proposta metodológica da Matemática Realística;

I. Elaborar, planejar, organizar e implementar aulas de Matemática baseadas na proposta metodológica da Matemática Realística; EDITAL N 01/2015-USF/UNIOESTE PROCESSO DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROJETO A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA COLOCADA EM PRÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, APROVADO PELO PROGRAMA UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS,

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 03-2015

EDITAL DE SELEÇÃO 03-2015 EDITAL DE SELEÇÃO 03-2015 Estabelece as normas e condições para o Processo Seletivo nos Cursos de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Solos e Qualidade de Ecossistemas da UFRB, para ingresso no semestre

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL (PPGEC)

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL (PPGEC) EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL (PPGEC) Mestrado PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO EM 2015 A Universidade Tecnológica Federal do Paraná, por meio do seu Programa

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Medianeira Diretoria de Graduação e Educação Profissional

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Medianeira Diretoria de Graduação e Educação Profissional EDITAL Nº 09/2014 e-tec A Diretoria de Graduação e Educação Profissional, através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Câmpus Medianeira da Universidade Tecnológica Federal do Paraná,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR EDITAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR EDITAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR CAMPUS I - CIDADE UNIVERSITÁRIA CEP: 58051-900 - JOÃO PESSOA - PB TELEFONE: (83) 3216-7407

Leia mais

1 DA FINALIDADE E DO PÚBLICO ALVO

1 DA FINALIDADE E DO PÚBLICO ALVO A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências torna público as Normas Complementares do Processo Seletivo Ano Letivo 2015, aos candidatos a discente do Programa de Pós-Graduação em Ensino

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 2016 PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

EDITAL DE SELEÇÃO 2016 PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS Faculdade de Ciências Farmacêuticas Câmpus de Araraquara EDITAL DE SELEÇÃO 2016 PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS Estarão abertas no período de 03 a 23/11/2015 na Seção Técnica de Pós-

Leia mais

RESIDÊNCIA EM CIRURGIA VASCULAR SANTA CASA DE LONDRINA 2012. Prova de Seleção para Residência Médica em Cirurgia Vascular / 2012. Edital de Convocação

RESIDÊNCIA EM CIRURGIA VASCULAR SANTA CASA DE LONDRINA 2012. Prova de Seleção para Residência Médica em Cirurgia Vascular / 2012. Edital de Convocação RESIDÊNCIA EM CIRURGIA VASCULAR SANTA CASA DE LONDRINA 2012 Prova de Seleção para Residência Médica em Cirurgia Vascular / 2012 Edital de Convocação A Irmandade Santa Casa de Londrina faz saber que realizará

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL Nº 051/2012-PROPESP

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL Nº 051/2012-PROPESP EDITAL Nº 051/2012-PROPESP A UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM), por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, torna pública a abertura de inscrições e estabelece as normas para o processo

Leia mais

EDITAL N 001/2012 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TURMA 2013

EDITAL N 001/2012 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TURMA 2013 EDITAL N 001/2012 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TURMA 2013 A Coordenação do FAZ SABER que no período de 10 de setembro a 19 de outubro de 2012 estarão abertas as inscrições

Leia mais

2. DAS MODALIDADES E DOS REQUISITOS PARA O CANDIDATO À BOLSA

2. DAS MODALIDADES E DOS REQUISITOS PARA O CANDIDATO À BOLSA Campus I Campus II Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Tel: 18 3229 2077 / 2078 / 2079 E-mail: posgrad@unoeste.br www.unoeste.br Rua José Bongiovani, 700 Cidade Universitária CEP 19050 920 Presidente

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2015-2 Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola - PGEA

PROCESSO SELETIVO 2015-2 Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola - PGEA PROCESSO SELETIVO 2015-2 Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola - PGEA O Processo Seletivo para Admissão Ano Letivo 2015-2 do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFRPE em Engenharia Agrícola

Leia mais

EDITAL CEPG Nº 04/2013

EDITAL CEPG Nº 04/2013 EDITAL CEPG Nº 04/2013 FIXA NORMAS PARA INSCRIÇÃO E MATRÍCULA DE ALUNO ESPECIAL NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO / DOUTORADO DO CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS. O Diretor Geral do Centro de Ciências

Leia mais

EDITAL N.º 159/2013. 1.1. Selecionar 3 alunos para o desenvolvimento do projeto NÚCLEO DE LÍNGUAS CENTRO INGLÊS SEM FRONTEIRAS/UNIPAMPA;

EDITAL N.º 159/2013. 1.1. Selecionar 3 alunos para o desenvolvimento do projeto NÚCLEO DE LÍNGUAS CENTRO INGLÊS SEM FRONTEIRAS/UNIPAMPA; EDITAL N.º 159/2013 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS (MODALIDADE GESTÃO ACADÊMICA) PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES REFERENTES AO PROJETO NÚCLEO DE LÍNGUAS CENTRO INGLÊS SEM FRONTEIRAS/UNIPAMPA

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DO MESTRADO E DOUTORADO EM DIREITO - TURMA 2016

EDITAL DE SELEÇÃO DO MESTRADO E DOUTORADO EM DIREITO - TURMA 2016 EDITAL DE SELEÇÃO DO MESTRADO E DOUTORADO EM DIREITO - TURMA 2016 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul comunica a abertura do processo

Leia mais

EDITAL DE LEVANTAMENTO DE DEMANDA PARA CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO EM TECNOLOGIA NUCLEAR IPEN/IFRO EDITAL Nº 6/IFRO/2015

EDITAL DE LEVANTAMENTO DE DEMANDA PARA CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO EM TECNOLOGIA NUCLEAR IPEN/IFRO EDITAL Nº 6/IFRO/2015 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU TECNOLOGIA NUCLEAR EDITAL

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Câmpus Inhumas. EDITAL N. 001/2014 UEG/Câmpus Inhumas de 05 de junho de 2014.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Câmpus Inhumas. EDITAL N. 001/2014 UEG/Câmpus Inhumas de 05 de junho de 2014. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Câmpus Inhumas EDITAL N. 001/2014 UEG/Câmpus Inhumas de 05 de junho de 2014. CHAMADA PÚBLICA PARA O PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM TRANSDISCIPLINARIDADE

Leia mais

FACULDADES FUTURÃO DIRETORIA DE PÓS GRADUAÇÃO EDITAL DPG Nº 001/2014 PROCESSO SELETIVO TURMAS 2014/2

FACULDADES FUTURÃO DIRETORIA DE PÓS GRADUAÇÃO EDITAL DPG Nº 001/2014 PROCESSO SELETIVO TURMAS 2014/2 FACULDADES FUTURÃO DIRETORIA DE PÓS GRADUAÇÃO EDITAL DPG Nº 001/2014 PROCESSO SELETIVO TURMAS 2014/2 A Faculdades Futurão, em conformidade com o seu Plano de Desenvolvimento Institucional e o Regimento

Leia mais

AVISO PÚBLICO Nº 12/UNOESC-R/2013

AVISO PÚBLICO Nº 12/UNOESC-R/2013 AVISO PÚBLICO Nº 12/UNOESC-R/2013 Abre inscrições para recebimento de requerimento para credenciamento de docente permanente no Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Direito. A UNIVERSIDADE DO

Leia mais

seletivo para ingresso no 1 0 semestre de 2015 no curso de mestrado em Geotecnia, oferecido pela

seletivo para ingresso no 1 0 semestre de 2015 no curso de mestrado em Geotecnia, oferecido pela ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS Edital de abertura do Processo Seletivo para ingresso na Pós-Graduação em Geotecnia A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geotecnia da Escola de Engenharia

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL - TURMA

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 01-2016

EDITAL DE SELEÇÃO 01-2016 EDITAL DE SELEÇÃO 01-2016 Estabelece as normas e condições para o Processo Seletivo nos Cursos de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em da UFRB, para ingresso no semestre acadêmico 2016.1. A Universidade

Leia mais

Universidade de Coimbra 1. Universidade de Lisboa 1. Universidade de Aveiro 1. Universidade de Algarve 1. Universidade Técnica de Lisboa 1

Universidade de Coimbra 1. Universidade de Lisboa 1. Universidade de Aveiro 1. Universidade de Algarve 1. Universidade Técnica de Lisboa 1 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Assessoria de Assuntos Internacionais Coordenação de Cooperação e Intercâmbio Campus Universitário Darcy Ribeiro Asa Norte Brasília/DF CEP 70910-900 Telefone: (61) 33072654 FAX:

Leia mais

Polo do Sul Fluminense Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR N O 01/2013

Polo do Sul Fluminense Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR N O 01/2013 Polo do Sul Fluminense Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR N O 01/2013 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO

Leia mais

Disciplina Duração Vagas. 1- Participar da Capacitação inicial para o exercício da tutoria segundo o

Disciplina Duração Vagas. 1- Participar da Capacitação inicial para o exercício da tutoria segundo o UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Edital 2 - Seleção de Bolsista Professor-Tutor para o Curso de Especialização em Educação Especial Deficiência Auditiva/Surdez A Coordenação do Curso de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE EDUCAÇÃO - TERRITÓRIOS, EDUCAÇÃO INTEGRAL E CIDADANIA (TEIA) EDITAL 001/2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE EDUCAÇÃO - TERRITÓRIOS, EDUCAÇÃO INTEGRAL E CIDADANIA (TEIA) EDITAL 001/2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE EDUCAÇÃO - TERRITÓRIOS, EDUCAÇÃO INTEGRAL E CIDADANIA (TEIA) EDITAL 001/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS O Grupo Territórios, Educação Integral

Leia mais

CURSO DE FORMADORES EM ACOLHIMENTO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCO

CURSO DE FORMADORES EM ACOLHIMENTO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCO * EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PÚBLICO ANO 2014 CURSO DE FORMADORES EM ACOLHIMENTO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCO A Escola de Saúde Pública de Santa Catarina Professor Osvaldo de Oliveira Maciel (ESP/SES/SC)

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUMAR

REGULAMENTO PROGRAMAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUMAR REGULAMENTO PROGRAMAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUMAR CAPÍTULO FINALIDADES E OBJETIVOS Art. 1º - As normas que seguem visam orientar a comunidade acadêmica quanto aos procedimentos que devem ser observados

Leia mais

Universidade Federal de Rondônia. Núcleo de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História e Estudos Culturais

Universidade Federal de Rondônia. Núcleo de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História e Estudos Culturais Universidade Federal de Rondônia Núcleo de Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em História e Estudos Culturais EDITAL Nº 05/NCH/2014 CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO O Colegiado do Mestrado em História

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL Nº 13/2015 PROPPG EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA PARA INGRESSO DE ALUNO BOLSISTA NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Leia mais

EDITAL PROCESSO DE SELEÇÃO 2014 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUAS INDÍGENAS BRASILEIRAS

EDITAL PROCESSO DE SELEÇÃO 2014 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUAS INDÍGENAS BRASILEIRAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUAS INDÍGENAS BRASILIERAS Setor de LInguística - Departamento de Antropologia- Museu Nacional UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO QUINTA DA BOA VISTA S/N. SÃO CRISTÓVÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE TIRADENTES DIRETORIA DE PESQUISA NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E AMBIENTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E AMBIENTE

UNIVERSIDADE TIRADENTES DIRETORIA DE PESQUISA NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E AMBIENTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E AMBIENTE DIRETORIA DE PESQUISA NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E SELEÇÃO PARA ALUNOS ESPECIAIS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM SAÚDE E Edital 01/1 A Diretoria de Pesquisa

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PPG COODERNADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL Nº. 26/2015 PPG/CPG/UEMA

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PPG COODERNADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL Nº. 26/2015 PPG/CPG/UEMA Centro de Ciências Agrárias Programa de Pós-Graduação Curso de Mestrado em Ciência Animal PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PPG COODERNADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL Nº. 26/2015 PPG/CPG/UEMA PROGRAMA

Leia mais

EDITAL 10/2015 - DIRGRAD PROGRAMA DE DUPLA DIPLOMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - UTFPR CÂMPUS PATO BRANCO E INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO - PORTUGAL

EDITAL 10/2015 - DIRGRAD PROGRAMA DE DUPLA DIPLOMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - UTFPR CÂMPUS PATO BRANCO E INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO - PORTUGAL Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Pato Branco PR UNIVERS IDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ EDITAL 10/2015 - DIRGRAD PROGRAMA DE DUPLA DIPLOMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - UTFPR CÂMPUS PATO BRANCO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL CATALÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM E OTIMIZAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL CATALÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM E OTIMIZAÇÃO EDITAL Nº 003/2014 Turma 2015/1 A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Modelagem e Otimização (PPGMO) nível: Mestrado Acadêmico - da Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão torna público

Leia mais

EDITAL Nº 01/2012-PPG SELEÇÃO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM HEMATOLOGIA CLÍNICA TURMA 2012

EDITAL Nº 01/2012-PPG SELEÇÃO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM HEMATOLOGIA CLÍNICA TURMA 2012 Universidade Federal do Ceará PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmaceuticas Departamento de Análises Clínica e Toxicológica EDITAL Nº 01/2012-PPG SELEÇÃO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Av. João Naves de Ávila, 2121 = Campus Santa Mônica = Sala 1G156 = CEP:38.408-100 = Uberlândia/MG

Leia mais

EDITAL Nº 010/2015-PPA

EDITAL Nº 010/2015-PPA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UEM Centro de Ciências Sociais Aplicadas Departamento de Administração Av. Colombo, 5.790 Zona 07 87020-900 Maringá Pr. Fonefax:

Leia mais

COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE GOIÂNIA

COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE GOIÂNIA COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE GOIÂNIA EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS TREINAMENTO AVANCADO EM CARDIOLOGIA EDITAL N o 02/2012 CONCURSO 2013 Atenção: Recomenda-se a leitura

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE MONITORES

PROCESSO SELETIVO DE MONITORES PROCESSO SELETIVO DE MONITORES A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), por meio da Pró-Reitoria de Ensino (PRE), torna pública a abertura das inscrições para seleção de Monitores do Programa Institucional

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MESTRADO ACADÊMICO EDITAL Nº 01/2012

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MESTRADO ACADÊMICO EDITAL Nº 01/2012 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PPGMMC - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM MATEMÁTICA E COMPUTACIONAL PROCESSO DE SELEÇÃO

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEFS Nº 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 06

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEFS Nº 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 06 Universidade Estadual de Feira de Santana Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física [Polo 06] EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEFS Nº 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO

Leia mais

EDITAL Nº 02/2015 - PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS ESPECIAIS NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ECONOMIA

EDITAL Nº 02/2015 - PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS ESPECIAIS NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ECONOMIA EDITAL Nº 02/2015 - PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS ESPECIAIS NO EM ECONOMIA Universidade Católica de Brasília - UCB, torna público o presente edital de abertura de vagas para ALUNO ESPECIAL

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica PPEE/UFJF EDITAL 001/2015

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica PPEE/UFJF EDITAL 001/2015 EDITAL 001/2015 PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD) DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPEE-UFJF) EDITAL Nº 001/2015 O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

Leia mais

EDITAL Nº 73/2014 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NOS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU

EDITAL Nº 73/2014 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NOS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NOS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias e, de acordo com a Resolução

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Pato Branco Departamento Acadêmico de Informática

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Pato Branco Departamento Acadêmico de Informática O da Universidade Tecnológica Federal do Paraná,, no uso de suas atribuições legais, torna público o presente Edital e convida as discentes dos seus cursos de Engenharia de Computação e Tecnologia em Análise

Leia mais

COORDENAÇÃO DE PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ONCOLOGIA

COORDENAÇÃO DE PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ONCOLOGIA COORDENAÇÃO DE PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ONCOLOGIA EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ONCOLOGIA DOUTORADO 2016/1 O Instituto Nacional de Câncer (INCA) faz saber aos interessados

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEFUFSC PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFSC - FLORIANÓPOLIS

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEFUFSC PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFSC - FLORIANÓPOLIS Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Centro de Ciências Físicas e Matemáticas - CFM Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Polo UFSC-Florianópolis EDITAL COMPLEMENTAR

Leia mais

EDITAL Nº 01 - PGAGRO/FCA/UFGD, DE 26 DE MARÇO DE 2015.

EDITAL Nº 01 - PGAGRO/FCA/UFGD, DE 26 DE MARÇO DE 2015. EDITAL Nº 01 - PGAGRO/FCA/UFGD, DE 26 DE MARÇO DE 2015. O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Federal da Grande Dourados, Prof. Dr. André Luís Duarte Goneli, no uso de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Seleção de Bolsista Tutor para os Cursos de Especialização em Educação Especial

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Seleção de Bolsista Tutor para os Cursos de Especialização em Educação Especial UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Seleção de Bolsista Tutor para os Cursos de Especialização em Educação Especial A Reitora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO,

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Engenharia da Computação Campus de Sobral. Regulamento de Programa de Atividades Complementares

Universidade Federal do Ceará Engenharia da Computação Campus de Sobral. Regulamento de Programa de Atividades Complementares Universidade Federal do Ceará Engenharia da Computação Campus de Sobral Regulamento de Programa de Atividades Complementares Abril de 2010 SUMÁRIO Sumário INTRODUÇÃO... 3 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES... 3

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO NÚCLEO TAKINAHAKỸ - FACULDADE DE LETRAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO NÚCLEO TAKINAHAKỸ - FACULDADE DE LETRAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO NÚCLEO TAKINAHAKỸ - FACULDADE DE LETRAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E TRANSDISCIPLINAR:

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL 13/2011-PROGRAD/UFC III ENCONTRO DE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR DA UFC ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS 2011

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL 13/2011-PROGRAD/UFC III ENCONTRO DE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR DA UFC ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS 2011 PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL 13/2011-PROGRAD/UFC III ENCONTRO DE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR DA UFC ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS 2011 A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará (PROGRAD-

Leia mais

CANDIDATURA ÀS BOLSAS DE GRADUAÇÃO SANDUICHE NO EXTERIOR CNPQ/ PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

CANDIDATURA ÀS BOLSAS DE GRADUAÇÃO SANDUICHE NO EXTERIOR CNPQ/ PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CANDIDATURA ÀS BOLSAS DE GRADUAÇÃO SANDUICHE NO EXTERIOR CNPQ/ PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CHAMADA INTERNA - N 0 01/2012 REITORIA O IFPR foi selecionado pelo CNPq para participar do programa Ciência

Leia mais

Especialização em PET/CT (R4) Imagens Médicas de Brasília. Processo Seletivo 2015

Especialização em PET/CT (R4) Imagens Médicas de Brasília. Processo Seletivo 2015 Especialização em PET/CT (R4) Processo Seletivo 2015 A Diretoria do IMEB torna pública, para conhecimento dos interessados, a abertura de inscrições para o Processo Seletivo do Programa de Especialização

Leia mais

EDITAL Nº 001/2015 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE MONITORIA - UNIFEMM

EDITAL Nº 001/2015 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE MONITORIA - UNIFEMM EDITAL Nº 001/2015 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE MONITORIA - UNIFEMM Artigo Primeiro - O Centro Universitário de Sete Lagoas - UNIFEMM, informa que no período de 26 a 29/10/2015, de 09 às 18.00 horas,

Leia mais

INFORME DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

INFORME DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS INFORME DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE A Direção Geral da Faculdade Independente do Nordeste, com vistas à chamada para seleção de alunos para o Programa Ciência

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO E CADASTRO DE RESERVA

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO E CADASTRO DE RESERVA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO E CADASTRO DE RESERVA O Diretor da do Futuro, no uso de suas atribuições legais e regimentais, em conformidade com a Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008,

Leia mais

a) Prova escrita dissertativa de caráter eliminatório, sem consulta, com base na bibliografia do Anexo 1. A prova terá duração máxima de 5 horas.

a) Prova escrita dissertativa de caráter eliminatório, sem consulta, com base na bibliografia do Anexo 1. A prova terá duração máxima de 5 horas. 1.4. Após efetuar o pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá dirigir-se ao local de inscrição munido de uma via do boleto bancário e da ficha de inscrição anexa, devidamente preenchida, acompanhada,

Leia mais

EDITAL N. 19/PROPP, DE 29 DE AGOSTO DE 2014.

EDITAL N. 19/PROPP, DE 29 DE AGOSTO DE 2014. EDITAL N. 19/PROPP, DE 29 DE AGOSTO DE 2014. O Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa da Fundação Universidade Federal da Grande Dourados, Prof. Dr. Cláudio Alves de Vasconcelos, no uso de suas

Leia mais

Universidade Federal de Alagoas UFAL Instituto de Computação IC Programa de Pós-Graduação em Informática PPGI

Universidade Federal de Alagoas UFAL Instituto de Computação IC Programa de Pós-Graduação em Informática PPGI EDITAL 01/2015-PPGI/UFAL EDITAL DE SELEÇÃO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES 2015 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA PPGI O Programa de Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM.BIOLOGIA MOLECULAR E GENÉTICA EDITAL Nº 0013/2014. A e a Coordenação do Curso de Especialização em Biologia Molecular e Genética, na modalidade a distância, tendo em vista a

Leia mais