CURSO: ENGENHARIA MECÂNICA EMENTAS º PERÍODO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO: ENGENHARIA MECÂNICA EMENTAS º PERÍODO"

Transcrição

1 CURSO: ENGENHARIA MECÂNICA EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO CÁLCULO Estudo de álgebra básica e expressões algébricas. Estudo de potenciação e radiciação. Estudo das funções logarítmicas e exponencial. Estudo e análise das funções. Análise e construção dos gráficos de funções. Estudo de trigonometria. DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE FÍSICA Estudo do Movimento Retilíneo. Estudo dos Vetores. Estudo dos Movimentos em Duas e Três Dimensões. Aprofundamento de Força e Movimento. Fundamentação de Trabalho, Formas e Conservação de Energia. DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL Estudo da Teoria Atômica. Ligações Químicas. Apresentação das Reações Químicas. Apresentação das Soluções. Estequiometria. Química e impactos ambientais. DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A ENGENHARIA Discussão dos conceitos de Engenharia no contexto da Evolução Tecnológica. Apresentação dos conceitos e funções da administração da produção. Atribuições do engenheiro. Apresentação dos conceitos relacionados a projetos e otimização de processos. Engenharia e meio ambiente e ética profissional.

2 DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS Estudo dos elementos de textualidade. O uso da variante padrão da língua portuguesa. A produção de diferentes gêneros textuais. A estrutura dissertativa. O verbal e o não-verbal na composição de textos. Estudo do vocabulário. DISCIPLINA: ESTUDOS SOCIOANTROPOLÓGICOS Panorama da história das Ciências Sociais, enfatizando seus princípios teóricos e metodológicos propostos. Análise dos principais focos temáticos e analíticos que atravessam a Sociologia e a Antropologia, e que tornam possível refletir criticamente sobre a diversidade da realidade sociocultural brasileira e as questões da contemporaneidade. Enfoque das Relações Étnico-raciais. Cultura Afro-Brasileira e Indígena. 2º PERÍODO DISCIPLINA: CÁLCULO I Estudo e aplicação de limites. Estudo e aplicação de derivadas. Estudo de soluções de problemas com utilização de derivadas. DISCIPLINA: FÍSICA I Estudo do centro de Massa e Momento Linear. Estudo da Rotação. Estudo de Rolamento, Torque e Momento Angular. Estudo do Equilíbrio e Elasticidade. Estudo da Hidrostática e Hidrodinâmica. DISCIPLINA: GEOMETRIA ANALÍTICA Operações com Álgebra Vetorial. Estudo da Reta e do Plano no R3. Apresentação de Tópicos sobre curvas planas e superfície.

3 DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES Estudo e construção de algoritmos e programas de computadores utilizando linguagem estruturada de alto nível. Estruturas básicas de dados. Desenvolvimento de programas de computadores que utilizem sub-rotinas. DISCIPLINA: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL A relação entre as sociedades humanas e o meio ambiente como campo de reflexão crítica para além das ciências biológicas. As transformações enfrentadas pelo mundo moderno e a chamada crise ambiental. As principais correntes e abordagens sobre a questão ambiental. A noção de socioambientalismo e as principais implicações sobre a responsabilidade socioambiental. DISCIPLINA: DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA Introdução aos estudos dos Direitos Humanos e da Cidadania. Desenvolvimento do raciocínio crítico com relação ao exercício da cidadania. Relação da cidadania com a alteridade, tolerância e pluralismo. A cultura da paz como estratégia política para a transformação da realidade social. 3º PERÍODO DISCIPLINA: CÁLCULO II Estudo dos conceitos de antiderivadas, equações diferenciais e áreas. Estudo das integrais e suas técnicas de integração. Estudo das aplicações de integração. DISCIPLINA: FÍSICA II Estudo das Oscilações. Estudo das Ondas. Estudo da Temperatura. Definição de Calor e apresentação da primeira lei da termodinâmica. Análise da teoria Cinética dos Gases. Definição de Entropia e análise da segunda lei da termodinâmica.

4 DISCIPLINA: PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA Introdução à Análise Explanatória de Dados. Fundamentação de Medidas de Tendência Central e de Dispersão. Estudo de Probabilidade. Estudo de Distribuição Binomial. Estudo de Distribuição Exponencial. Apresentação da Curva Normal. DISCIPLINA: MECÂNICA DOS SÓLIDOS Equilíbrio de Forças e Momentos e Carga Distribuída. Tração e Compressão. Sistemas Estaticamente Indeterminados. Treliças Planas. DISCIPLINA: ÁLGEBRA LINEAR Estudo e resoluções de sistemas de equações lineares. Estudo e resolução de matrizes e determinantes. Detalhamento de ortogonalidade. DISCIPLINA: CÁLCULO NUMÉRICO Introdução e análise sobre aritmética de ponto flutuante e erros. Aplicação dos métodos de resolução de funções reais e sistemas lineares algébricas. Determinação do polinômio interpolador. DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ECONOMIA Introdução a Ciência Econômica. Estudo das Estruturas e Mecanismos básicos do Mercado. Estabelecimento de Relações entre Inflação e Emprego.

5 4º PERÍODO DISCIPLINA: CÁLCULO III Equações Diferenciais, números complexos, Coordenadas polares, Integral Dupla, Integral Tripla. DISCIPLINA: FÍSICA III Estudo de Campo Elétrico. Estudo de Potencial Elétrico. Estudo e estabelecimento de relações entre Corrente e Resistência Elétrica. Demonstração de Campo Magnético. Estudo da Lei de Amper. Estudo da Lei de Farady. DISCIPLINA: RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS Estrutura Cristalina. Tecnologia dos Materiais. Estudo de Tensão e Deformação dos Materiais. Estudo das Propriedades Mecânicas. Ensaios Mecânicos. Flexão. Torção. DISCIPLINA: FENÔMENOS DE TRANSPORTE Estudo das Propriedades dos Fluidos e da Estática dos Fluidos. Análise de escoamentos incompressíveis em regime permanente. Fundamentação da transferência de Calor.

6 5º PERÍODO DISCIPLINA: DESENHO TÉCNICO MECÂNICO Normas técnicas, padrão de desenho. Legenda e lista de peças. Cortes e secções, cotagem, escalas. Simbologia de soldas. Simbologia de conexões e tubos, Leitura e interpretação de desenhos de tubulação, hidráulicos e estruturais civis e metálicos. Interpretação de projetos. Acabamento superficial. Tolerâncias e ajustes. Ligações com parafusos. Ligações soldadas. Chavetas. Eixos e árvores. Sistemas de transmissão: Polias e correias. Engrenagens. Molas. Metrologia Industrial: Processos de Medição Industrial: Leitura e manuseio, paquímetro, micrômetro, relógio comparador, traçador de altura, goniômetro e Confiabilidade Metrológica: Calibração dos principais instrumentos de Medição e Certificação. Demonstração Laboratório informática (Software Auto Cad) e laboratório de Metrologia. DISCIPLINA: TERMODINÂMICA I Conceitos básicos da Termodinâmica. Lei zero da Termodinâmica. Propriedades de substâncias puras. Primeira Lei da Termodinâmica para sistemas e volumes de controle. Conservação da massa. Entalpia, energia interna e calores específicos. Segunda Lei da Termodinâmica. Ciclos de Carnot e eficiência térmica teórica máxima. Entropia. Experimentos e demonstrações em laboratório. DISCIPLINA: MECÂNICA DOS FLUÍDOS I Definição de fluido. Viscosidade. Descrição e classificação dos escoamentos. Formação da camada limite. Estática dos fluidos. Equações integrais da conservação da massa e da variação da quantidade de movimento. Equações diferenciais da conservação da massa e da variação da quantidade de movimento. Experimentos e demonstrações em laboratório.

7 DISCIPLINA: ELETROTÉCNICA Circuitos Lineares: conceitos, leis básicas, circuitos resistivos e amplificadores. Circuitos em corrente alternada. Capacitores e indutores, indutância mútua e circuitos acoplados magneticamente. Transitório em circuitos elétricos. Impedância e análise fatorial de circuitos monofásicos e trifásicos. Transformadores. Projeto básico de circuitos residenciais e industriais. Máquinas elétricas rotativas. Máquinas síncronas, motores de indução e motores de corrente contínua. Demonstrações laboratório Eletricidade. DISCIPLINA: RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II Deflexões devido à flexão. Instabilidade estrutural. Introdução ao projeto mecânico. Dimensionamento mecânico quanto ao carregamento estático. Dimensionamento mecânico quanto ao carregamento variável. DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECÂNICA Ensaios Mecânicos. Introdução à seleção de materiais: critérios. Mapas das propriedades dos materiais. Seleção dos materiais em base: rigidez mecânica, resistência mecânica, fratura, fadiga e corrosão. Classificação das ligas de aços. Metais e ligas ferrosas: aços estruturais, aços para arames e fios, aços resistentes ao desgaste, aços ferramentas, aços inoxidáveis, ferros fundidos. Diagrama Ferro Carbono. Tratamentos térmicos em ligas ferrosas. Tratamentos Termoquímicos. Demonstrações em laboratório. 6º PERÍODO DISCIPLINA: TERMODINÂMICA II Irreversibilidade, energia e análise de Segunda Lei. Ciclos de geração de potência. Ciclos de refrigeração. Misturas de gases ideais e psicrometria. Misturas reativas e combustão. Equilíbrio químico e de fase. Experimentos e demonstrações em laboratório.

8 DISCIPLINA: SISTEMAS TÉRMICOS Mecanismos básicos de transferência de calor. Conservação de energia em transferência de calor por mecanismos combinados. Equação geral da transferência de calor por condução. Condução unidimensional e permanente. Resistência térmica. Condução de calor com geração de energia térmica. Superfícies estendidas. Condução de calor em regime transiente. Solução de problemas de condução de calor por diferenças finitas. Transferência de calor por convecção. Camadas limite térmica e de concentração. Equações gerais da transferência de calor por convecção. Troca térmica por radiação. Trocadores de Calor. Experimentos e demonstrações em laboratório. DISCIPLINA: MECÂNICA APLICADA Introdução Sistemas articulados. Cinemática das máquinas. Cames. Equilíbrio dinâmico. Engrenagens cilíndricas de dentes retos. Engrenagens helicoidais. Engrenagens Cônicas. Parafuso sem-fim. Trens de engrenagens. Transmissões por correias e correntes. Mecanismos de cabo de aço. Projetos de eixos e árvores. Elementos de união - Parafusos e conexões. Molas e elementos flexíveis. Chavetas e estrias. Demonstração em laboratório. DISCIPLINA: MECÂNICA DOS FLUÍDOS II Semelhança, análise dimensional e modelos físicos. Equação de Bernoulli. Medidas de pressão e vazão. Cálculo de perda de carga. Análise de redes de tubulações. Arrasto e sustentação em corpos imersos. Transição e turbulência. Introdução ao escoamento compressível. Experimentos e demonstrações em laboratório. DISCIPLINA: PROCESSOS DE FABRICAÇÃO Fundição: Moldagem em areia: modelos e moldes. Moldagem em casca: shell molding. Fundição em coquilha. Fundição sob pressão. Fundição por centrifugação. Soldagem: Juntas Soldadas; Metalurgia da Soldagem; Processos e Equipamentos de Soldagem; Soldabilidade de Aços Especiais e Ligas não ferrosas. Sistemas de qualidade e segurança; impactos ambientais e sustentabilidade da Engenharia de Soldagem. Processos de conformação mecânica: laminação, forjamento, estampagem, extrusão, estampagem e outros processos de conformação mecânica. Processos de usinagem: Torneamento. Aplainamento. Fresamento e Furação. Mandrilamento. Retificação. Brochamento. Demonstrações em laboratório.

9 DISCIPLINA: PROJETO DE CONSTRUÇÃO DE MÁQUINAS Organização dos desenhos técnicos. Princípios gerais de cotagem. Estudo dos princípios gerais de ajustagem mecânica. Organização do sistema ABNT de tolerâncias e ajustes. Tolerâncias de fabricação para peças isoladas. Sistema furo base. Sistema eixo base. Sistema misto. Métodos para a escolha do sistema. Ajustes de conjuntos pelas folgas no sistema ABNT. Ajustes de chavetas. Ajustes de rolamentos. Ajuste seletivo. Estudo da variação das folgas de ajustagem. Calibradores. Estabelecimento das folgas de conjuntos móveis. Estabelecimento das interferências para conjuntos furo eixo. Força para desmontagem de conjuntos montados com interferência. Rugosidade superficial. Tolerâncias geométricas. Demonstração Laboratório informática (Software Auto Cad). DISCIPLINA: PROJETO INTEGRADOR DE MECÂNICA I Realização de Projetos Integradores vinculados às disciplinas do período, procurando a ampliação de situações e desenvolvimento de atividades práticas, em grupos de estudos, de maneira reflexiva, além de participação em palestras, seminários, cursos de treinamentos e workshops para demonstração prática e relatos dos ensinamentos e conhecimentos adquiridos durante o período em curso. 7º PERÍODO DISCIPLINA: MÁQUINAS DE FLUXO E EQUIPAMENTOS DE PROCESSO Classificação das Máquinas de Fluxo. Noções sobre Ventiladores, compressores e bombas de vácuo, e agitador. Equipamentos para Produção de Água Gelada. Resfriadores de Água. Vasos de Pressão. Reservatórios de Pressurização. Trocadores de Calor. Caldeiras de Vapor. Aquecedores para fluido Térmico. Ejetores e Edutores. Filtros. Turbinas a Vapor. Válvulas. Impactos ambientais e noções de sustentabilidade.

10 DISCIPLINA: SISTEMAS FLUIDODINÂMICOS Hidrodinâmica. Classificação das bombas hidráulicas. Cálculo da perda de carga. Alturas manométricas, potências e rendimentos. Curvas características das bombas. Seleção de bombas. Seleção de bombas para fluidos viscosos. Associação de bombas em série. Associação de bombas em paralelo. Curva de sistema. Cavitação- NPSH. Turbinas Hidráulicas. Demonstração Laboratório DISCIPLINA: ELEMENTOS DE MÁQUINAS Princípios Gerais. Revisão do projeto ao escoamento para tensões combinadas. Critérios de resistência para diversas classes de materiais. Dimensionamento à fadiga sob cargas complexas. Método S-N, linha de Woeler. Diagrama de Goodman. Regra de Palmgreen-Miner. Fadiga oligocíclica. Regra de Coffin-Manson. Fundamentos das mecânicas da fratura. Fator de intensidade de tensão. Tenacidade à fratura. Propagação de trincas de fadiga. Comportamento à altas temperaturas. Regra de Norton-Arrhenius. Principais mecanismos de dano a altas temperaturas. Introdução ao projeto mecânico. Demonstrações em laboratório. DISCIPLINA: INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE SISTEMAS DINÂMICOS Classificação de Instrumentos de Medição. Simbologia em Instrumentação Industrial. Características Estáticas e dinâmicas dos instrumentos. Medidores de Vazão. Medidas de Temperatura. Instrumentação Analítica. Componentes Básicos dos Sistemas de Controle. Clássica realimentação em malha única do Projeto de Controle. Técnicas de Controle Adicional. Modelamento e simulação do Processo de Sistemas de Controle. Automação Aplicada - PLC e Redes Industriais. Protocolos de Comunicação Field Bus. Introdução aos sistemas de controle automático. Simulações de processos. Utilização softwhare Matlab como ferramenta de análise e projeto de sistemas de controle. Representação de sistemas dinâmicos. Demonstrações em laboratório.

11 DISCIPLINA: MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA Tipos de texto científico para Trabalho de Conclusão de Curso. Partes que compõem um trabalho de monografia, artigo científico e apresentação técnica de produto. Fundamentação Teórica. DISCIPLINA: PROJETO INTEGRADOR DE MECÂNICA II Realização de Projetos Integradores vinculados às disciplinas do período, procurando a ampliação de situações e desenvolvimento de atividades práticas, em grupos de estudos, de maneira reflexiva, além de participação em palestras, seminários, cursos de treinamentos e workshops para demonstração prática e relatos dos ensinamentos e conhecimentos adquiridos durante o período em curso. 8º PERÍODO DISCIPLINA: MÁQUINAS TÉRMICAS Ciclo de Rankine. Ciclo Regenerativo. Cogeração. Ciclos de Potência Padrões de Ar. Ciclo Brayton. Turbina a Gás com Regenerador. Propulsão a Jato. Ciclo Otto. Ciclo Diesel. Motores de Combustão Interna. Caldeiras; Condensadores; Ciclos de potência a vapor; Turbinas a vapor; Turbinas a gás. Noções de sustentabilidade e impactos ambientais das máquinas térmicas. Demonstrações em laboratório. DISCIPLINA: PROJETO INTEGRADOR DE MECÂNICA III Realização de Projetos Integradores vinculados às disciplinas do período, procurando a ampliação de situações e desenvolvimento de atividades práticas, em grupos de estudos, de maneira reflexiva, além de participação em palestras, seminários, cursos de treinamentos e workshops para demonstração prática e relatos dos ensinamentos e conhecimentos adquiridos durante o período em curso.

12 DISCIPLINA: SISTEMAS HIDRAULICOS E PNEUMATICOS Características Físicas da Pneumática e Hidráulica. Redes de Ar Comprimido. Sistemas Hidráulicos. Atuadores (Elementos de Trabalho) Hidráulicos e Pneumáticos. Válvulas Pneumáticas e Hidráulicas. Lógica de Comando. Circuitos Intuitivos Pneumáticos e Hidráulicos. Circuitos Pneumáticos e Hidráulicos com Processamento Elétrico. Demonstrações em laboratório. DISCIPLINA: SISTEMAS MECÂNICOS Juntas soldadas. Lubrificação. Mancais de rolamento. Mancais de Deslizamento. Engrenagens cilíndricas. Engrenagens helicoidais, cônicas e parafuso sem fim. Embreagens, freios e acoplamentos. Elementos de transmissão flexíveis. DISCIPLINA: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I Tipos de texto científico para Trabalho Final de Curso. Partes que compõem um trabalho de monografia, artigo científico e apresentação técnica de produto. Fundamentação Teórica. DISCIPLINA: VENTILAÇÃO, REFRIGERAÇÃO E CONDICIONAMENTO TÉRMICO Processos de refrigeração e suas aplicações. Compressão mecânica. Processos de condicionamento de ar. Tipos de instalações. Aplicação de psicrometria. Principais transformações do ar úmido. Tabelas. Dimensionamento de instalações de ar condicionado. Ventilação Geral. Psicrometria. Ventilação Geral Diluidora Obtida Mecanicamente. Cálculo da Carga Térmica.Ventilação Geral Diluidora para Redução de Calor Sensível. Dados para Projetos de Instalações de Ar Condicionado. Ventilação Industrial Diluidora. Ventilação Local Exaustora. Dutos para condução de Ar. Ventiladores. Purificação do Ar.

CURSO: ENGENHARIA DE MECÂNICA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE MECÂNICA EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE MECÂNICA EMENTAS - 2017.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ESTUDOS SOCIOANTROPOLÓGICOS Panorama da história das Ciências Sociais, enfatizando seus princípios teóricos e metodológicos propostos.

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA MECÂNICA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA MECÂNICA EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA MECÂNICA EMENTAS - 2017.2 1º PERÍODO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO CÁLCULO Estudo de álgebra básica e expressões algébricas. Estudo de potenciação e radiciação. Estudo das funções logarítmicas

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA MECÂNICA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA MECÂNICA EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA MECÂNICA EMENTAS 2018-1 1º PERÍODO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO CÁLCULO Estudo de álgebra básica e expressões algébricas. Estudo de potenciação e radiciação. Estudo das funções logarítmicas

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA MECÂNICA EMENTAS PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA MECÂNICA EMENTAS PERÍODO CURSO: ENGENHARIA MECÂNICA EMENTAS 2019.1 DISCIPLINA: CÁLCULO II 3 PERÍODO Estudo dos conceitos de antiderivadas, equações diferenciais e áreas. Estudo das integrais e suas técnicas de integração. Estudo

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA EMENTAS

CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA EMENTAS CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA EMENTAS 2019.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO CÁLCULO Estudo de álgebra básica e expressões algébricas. Estudo de potenciação e radiciação. Estudo das funções logarítmicas

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS - 2017.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: CÁLCULO I Estudo e aplicação de limites. Estudo e aplicação de derivadas. Estudo de soluções de problemas com utilização

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS 2018.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ESTUDOS SOCIOANTROPOLÓGICOS Panorama da história das Ciências Sociais, enfatizando seus princípios teóricos e metodológicos propostos.

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS 2019.1 1 PERÍODO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO CÁLCULO Estudo de álgebra básica e expressões algébricas. Estudo de potenciação e radiciação. Estudo das funções e propriedades

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS - 2017.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: CÁLCULO I Estudo e aplicação de limites. Estudo e aplicação de derivadas. Estudo de soluções de problemas com utilização de derivadas.

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS - 2016.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: CÁLCULO I DISCIPLINA: FÍSICA I Estudo do centro de Massa e Momento Linear. Estudo da Rotação. Estudo de Rolamento, Torque

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA EMENTAS - 2017.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ESTUDOS SOCIOANTROPOLÓGICOS Panorama da história das Ciências Sociais, enfatizando seus princípios teóricos e metodológicos propostos.

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS 2018.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: CÁLCULO I Estudo e aplicação de limites. Estudo e aplicação de derivadas. Estudo de soluções de problemas com utilização de derivadas.

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA EMENTAS - 2017.2 1º PERÍODO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO CÁLCULO Estudo de álgebra básica e expressões algébricas. Estudo de potenciação e radiciação. Estudo das funções logarítmicas

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Diretoria de Graduação e Educação Profissional Departamento Acadêmico de Mecânica

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Diretoria de Graduação e Educação Profissional Departamento Acadêmico de Mecânica CURSO DE ENGENHARIA MÊCANICA EMENTA Conteúdos Profissionalizantes núcleo comum s Obrigatórias COMPORTAMENTO MECÂNICO DOS MATERIAIS 30 45 75 Materiais Poliméricos e Cerâmicos e Tratamentos Térmicos Aplicações

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS - 2017.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ESTUDOS SOCIOANTROPOLÓGICOS Panorama da história das Ciências Sociais, enfatizando seus princípios teóricos e metodológicos

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA EMENTAS 2018-1 1º PERÍODO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO CÁLCULO Estudo de álgebra básica e expressões algébricas. Estudo de potenciação e radiciação. Estudo das funções logarítmicas

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO CÁLCULO Estudo de álgebra básica e expressões algébricas. Estudo de potenciação e radiciação. Estudo das funções logarítmicas

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA EMENTAS

CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA EMENTAS CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA EMENTAS 2019.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO CÁLCULO Estudo de álgebra básica e expressões algébricas. Estudo de potenciação e radiciação. Estudo das funções logarítmicas

Leia mais

Pré-requisito Coreq Disciplina EM Expressão Gráfica - Ativa desde: 01/01/2016. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 36 TEÓRICA 18

Pré-requisito Coreq Disciplina EM Expressão Gráfica - Ativa desde: 01/01/2016. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 36 TEÓRICA 18 1 de 5 01 - - EM16101 - Expressão Gráfica - Ativa desde: EM16102 - Filosofia - Ativa desde: EM16103 - Física: Cinemática e Dinâmica - Ativa desde: EM16104 - Informática e Algorítmo - Ativa desde: EM16105

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA Matriz Curricular vigente a partir de 2012/1 Carga Horária Fase Cód Disciplina Pré Teórica

Leia mais

Módulo I Carga horária total: 400h

Módulo I Carga horária total: 400h Curso Técnico Integrado em MECÂNICA CÂMPUS ITAJAÍ MATRIZ CURRICULAR Módulo I Carga horária total: 400h Português e História da Literatura Brasileira I 2 Educação Física I 2 Artes I 2 Matemática I 4 Física

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA EMENTAS 2018-2 DISCIPLINA: CÁLCULO I 2º PERÍODO Estudo e aplicação de limites. Estudo e aplicação de derivadas. Estudo de soluções de problemas com utilização de derivadas. DISCIPLINA:

Leia mais

horas, mais 133 horas de Estágio Profissional Supervisionado. SEMESTRES hora/ 1º 2º 3º 4º aula T P T P T P T P SAE horas DISCIPLINAS

horas, mais 133 horas de Estágio Profissional Supervisionado. SEMESTRES hora/ 1º 2º 3º 4º aula T P T P T P T P SAE horas DISCIPLINAS 1 Estabelecimento: Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba Município: Curitiba CURSO: TÉCNICO EM MECANICA - FORMA: Implantação gradativa a partir de 2014 Carga horária: 1600 horas/aula - 1133

Leia mais

Unidade Curricular C/H Semestral Pré-Requisito Processos de Fabricação 04

Unidade Curricular C/H Semestral Pré-Requisito Processos de Fabricação 04 Curso Técnico Subsequente em Manutenção Automotiva Nome do Curso CÂMPUS FLORIANÓPOLIS MATRIZ CURRICULAR Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 400h Processos de Fabricação 04 Tecnologia dos Materiais 04

Leia mais

Matriz Curricular Estabelecimento: CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE CURITIBA. Município: CURSO: TÉCNICO EM MECÂNICA - SUBSEQUENTE

Matriz Curricular Estabelecimento: CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE CURITIBA. Município: CURSO: TÉCNICO EM MECÂNICA - SUBSEQUENTE 1 Matriz Curricular Estabelecimento: CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE CURITIBA Nº SAE Município: CURSO: TÉCNICO EM MECÂNICA - SUBSEQUENTE FORMA: SUBSEQUENTE MÓDULO: 16 horas DISCIPLINAS Implantação

Leia mais

Pré-requisito Coreq Disciplina EMC101 - Expressão Gráfica - Ativa desde: 01/01/2008. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 36 TEÓRICA 18

Pré-requisito Coreq Disciplina EMC101 - Expressão Gráfica - Ativa desde: 01/01/2008. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 36 TEÓRICA 18 1 de 5 Nível:BACHARELADO Início: 20081 01 - - EMC101 - Expressão Gráfica - Ativa desde: 01/01/2008 EMC102 - Filosofia - Ativa desde: Natureza - OBRIGATÓRIA EMC103 - Física: Cinemática e Dinâmica - Ativa

Leia mais

Matriz Curricular Estabelecimento: Município: CURSO: TÉCNICO EM MECÂNICA - SUBSEQUENTE Implantação gradativa a FORMA: SUBSEQUENTE SEMESTRES Nº

Matriz Curricular Estabelecimento: Município: CURSO: TÉCNICO EM MECÂNICA - SUBSEQUENTE Implantação gradativa a FORMA: SUBSEQUENTE SEMESTRES Nº 1 Matriz Curricular Estabelecimento: Município: CURSO: TÉCNICO EM MECÂNICA - SUBSEQUENTE Implantação gradativa a FORMA: SUBSEQUENTE partir do 2º semestre do ano de 2016 TURNO (S): Carga Horária: 1280 horas

Leia mais

Legislação: AUTORIZADO PELA PORTARIA Nº 788 DE 13 DE SETEMBRO DE 2007, PUBLICADA NO DOU DE 14 DE SETEMBRO OBRIGATÓRIA OBRIGATÓRIA OBRIGATÓRIA

Legislação: AUTORIZADO PELA PORTARIA Nº 788 DE 13 DE SETEMBRO DE 2007, PUBLICADA NO DOU DE 14 DE SETEMBRO OBRIGATÓRIA OBRIGATÓRIA OBRIGATÓRIA 1 de 5 Período 01 MEC101 - Algorítmos e Programação I - Ativa desde: MEC102 - Cálculo I - Ativa desde: MEC103 - Comunicação e Produção Técnica Científica - Ativa desde: 28/01/2007 MEC104 - Expressão Gráfica

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1 Matriz Curricular aprovada pela Resolução nº 22/09-CONSUNI, de 1º de dezembro de 2009. MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1 Fase I

Leia mais

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA CURRÍCULO PLENO BACHARELADO 1 CICLO/MÓDULO A Ciências Exatas I Cálculo Diferencial 06 0 06 120 Desenho Técnico 0 02 02 40 Física I Mecânica da Partícula 04 02 06 120 Projeto

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Departamento de Engenharia Mecânica

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Departamento de Engenharia Mecânica S (Automação e Robótica - EEK557) Introdução à automação e robótica Estudo de ambientes robotizados. Modelagem de cadeias cinemáticas abertas Cinemática e dinâmica. Planejamento de trajetórias. Apresentação

Leia mais

Curso de Graduação em Engenharia, Habilitação em Engenharia Mecânica... Estrutura Curricular: 1ª SÉRIE / 1º PERÍODO

Curso de Graduação em Engenharia, Habilitação em Engenharia Mecânica... Estrutura Curricular: 1ª SÉRIE / 1º PERÍODO Curso de Graduação em Engenharia, Habilitação em Engenharia Mecânica... Estrutura Curricular: Curso: 4 ENGENHARIA MECÂNICA Currículo: 2 Resolução UNESP 33, de 24/6/1988 (ingressantes a partir de 1993 a

Leia mais

Curso de Graduação em Engenharia, Habilitação em Engenharia Mecânica... Estrutura Curricular: 1ª SÉRIE / 1º PERÍODO

Curso de Graduação em Engenharia, Habilitação em Engenharia Mecânica... Estrutura Curricular: 1ª SÉRIE / 1º PERÍODO Curso de Graduação em Engenharia, Habilitação em Engenharia Mecânica... Estrutura Curricular: Curso: 4 ENGENHARIA MECÂNICA Currículo: 3 Resolução UNESP 33, de 24/6/1988 (ingressantes a partir de 2001 a

Leia mais

Tabela 2 Matriz Curricular disciplinas do 1º ao 4º período.

Tabela 2 Matriz Curricular disciplinas do 1º ao 4º período. Tabela 2 Matriz Curricular disciplinas do 1º ao 4º período. Período CEM.001 Introdução à Engenharia Mecânica - 2 30-30 CEM.002 Cálculo I - 6 90-90 CEM.003 Geometria Analítica - 4 60-60 1º CEM.004 Química

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Diretoria de Graduação e Educação Profissional Departamento Acadêmico de Mecânica

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Diretoria de Graduação e Educação Profissional Departamento Acadêmico de Mecânica CURSO DE ENGENHARIA MÊCANICA EMENTA Conteúdos básicos s Obrigatórias CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL 1 90 90 Sistematização dos conjuntos numéricos. Sistema cartesiano ortogonal. Relações e funções no espaço

Leia mais

Ementário das disciplinas do CST em Automação Industrial Currículo 4 aprovado pelo CDI em 19/12/16

Ementário das disciplinas do CST em Automação Industrial Currículo 4 aprovado pelo CDI em 19/12/16 A103 - Sistemas Hidro-Pneumáticos Ementário das disciplinas do CST em Automação Industrial Currículo 4 aprovado pelo CDI em 19/12/16 Propriedades Físicas do Ar e dos Fluídos - Pressão e Vazão. Princípios

Leia mais

CURSO TÉCNICO DE ELETROMECÂNICA INSTALAÇÕES ELÉTRICAS. 1. Eletrostática 1.1. Fundamentos; 1.2. Matéria; 1.3. Corrente elétrica; 1.4.

CURSO TÉCNICO DE ELETROMECÂNICA INSTALAÇÕES ELÉTRICAS. 1. Eletrostática 1.1. Fundamentos; 1.2. Matéria; 1.3. Corrente elétrica; 1.4. CURSO TÉCNICO DE ELETROMECÂNICA INSTALAÇÕES ELÉTRICAS 1. Eletrostática 1.1. Fundamentos; 1.2. Matéria; 1.3. Corrente elétrica; 1.4. Tensão elétrica; 2. Cálculo básico: 2.1. Múltiplos; 2.2. Submúltiplos;

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Disciplinas em Oferta do 1º semestre de 2019

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Disciplinas em Oferta do 1º semestre de 2019 1º Período CH Turmas Req. CH Req. Cred. Req(s). Disciplina(s) CÁLCULO I (5292) CIÊNCIAS DO AMBIENTE (5295) DESENHO AUXILIADO POR COMPUTADOR (5287) FILOSOFIA: RAZÃO E MODERNIDADE (529) 68 6512.1.-9 34 6617.1.-6

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 26/07/2017 Currículo de Cursos Hora: 08:48:10

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 26/07/2017 Currículo de Cursos Hora: 08:48:10 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 26/07/2017 Currículo de Cursos Hora: 08:48:10 Curso: Nível: Grau Conferido: Turno: Tipo: Modalidade: Funcionamento: Documento de Autorização: Engenharia Mecânica

Leia mais

CSEM4011 Mecânica Geral I CSEM4010 Cálculo B. CSEM4014 Mecânica dos Sólidos I

CSEM4011 Mecânica Geral I CSEM4010 Cálculo B. CSEM4014 Mecânica dos Sólidos I CÓDIGO NOME DA DISCIPLINA SEM CÓDIGO PRÉ-REQUISITO CSEM4011 Mecânica Geral I 2 CSEM4013 Resistência dos Materiais 2 CSEM4008 Álgebra Linear e Geometria Analítica 2 CSEM4004-2 CSEM4012 Desenho Técnico II

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS - 2018.1 3º PERÍODO DISCIPLINA: CÁLCULO II Estudo dos conceitos de antiderivadas, equações diferenciais e áreas. Estudo das integrais e suas técnicas de

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA Matriz Curricular do Curso de Graduação em Engenharia Mecânica (Válida a partir 2017/1)

Leia mais

Primeiro Ano/Trimestre 2 Carga horária total: 135 h (Eletivas)

Primeiro Ano/Trimestre 2 Carga horária total: 135 h (Eletivas) Curso Técnico (Integrado/Concomitante/Subsequente) em Curso de (Engenharia, Tecnologia, Licenciatura) em Mestrado Profissional em Mecatrônica CÂMPUS FLORIANÓPOLIS MATRIZ CURRICULAR Primeiro Ano/Trimestre

Leia mais

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA CURRÍCULO PLENO BACHARELADO 1 CICLO/MÓDULO A Ciências Exatas I Álgebra Linear 02 0 02 40 Cálculo Diferencial e Integral I 04 0 04 80 Cálculo Vetorial e Geometria Analítica

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CICUTA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CICUTA EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CICUTA EMENTAS 2018-2 4º PERÍODO DISCIPLINA: FENÔMENOS DE TRANSPORTE Estudo das Propriedades dos Fluidos e da Estática dos Fluidos. Análise de escoamentos incompressíveis

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 096/2016

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 096/2016 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 096/2016 Altera o Currículo do Curso de Engenharia Mecânica, regime seriado semestral. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, na conformidade do Processo nº MEC- 478/2012, aprovou e eu

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS 2018-1 3º PERÍODO DISCIPLINA: ÁLGEBRA LINEAR Estudo e resolução de sistemas de equações lineares. Estudo e resolução de matrizes e determinantes. Detalhamento de ortogonalidade

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMADOS (Aerodinâmica de Turbomáquinas - EEK 511) Pás e escoamentos, trabalho, escalas. 2

CONTEÚDOS PROGRAMADOS (Aerodinâmica de Turbomáquinas - EEK 511) Pás e escoamentos, trabalho, escalas. 2 (Aerodinâmica de Turbomáquinas - EEK 511) N 0 DE AULAS Princípios básicos Considerações gerais de projeto Escoamento através da carcaça e aspectos de escoamentos tridimensionais Escoamento ao redor de

Leia mais

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 06/2005 EMENTA: Estabelece o Currículo do Curso de Graduação em Engenharia Mecânica - Volta Redonda. O CONSELHO DE ENSINO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ENGENHARIA MECÂNICA (Currículo em implantação progressiva a partir de 2006.1) 1ª FASE Código Disciplina h-a sem. h-a Pré-Req. Equivalente MTM5161 Cálculo A 4 72 MTM5512

Leia mais

SEQÜÊNCIA ACONSELHADA DISCIPLINAS POR SEMESTRE

SEQÜÊNCIA ACONSELHADA DISCIPLINAS POR SEMESTRE DISCIPLINAS POR SEMESTRE 1 o SEMESTRE 01 CSEM4006 Introdução à Engenharia Mecânica N OBR (2-0) 30 02 CSEM4002 Algoritmos e Programação N OBR (4-2) 90 03 CSEM4001 Desenho Técnico I N OBR (1-2) 45 04 CSEM4003

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA CIVIL EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA CIVIL EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA CIVIL EMENTAS - 2016.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: CÁLCULO I DISCIPLINA: FÍSICA I Estudo do centro de Massa e Momento Linear. Estudo da Rotação. Estudo de Rolamento, Torque e Momento Angular.

Leia mais

Conteúdo. 1 Introdução e Comentários Preliminares, Propriedades de uma Substância Pura, 53

Conteúdo. 1 Introdução e Comentários Preliminares, Propriedades de uma Substância Pura, 53 Conteúdo 13 Conteúdo 1 Introdução e Comentários Preliminares, 21 1.1 O Sistema Termodinâmico e o Volume de Controle, 23 1.2 Pontos de Vista Macroscópico e Microscópico, 24 1.3 Estado e Propriedades de

Leia mais

DISCIPLINAS ELETIVAS GRUPO 1 Mínimo de 840 horas

DISCIPLINAS ELETIVAS GRUPO 1 Mínimo de 840 horas DISCIPLINAS TIVAS GRUPO 1 Mínimo de 0 horas (disciplinas obrigatórias de algum dos cursos de segundo ciclo lotadas no Instituto de Ciências Exatas ou na Faculdade de Engenharia, exceto estágios e trabalhos

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO LÍNGUA PORTUGUESA 1. Elementos de Gramática 1.1. Análise Sintática 1.2. Termos Essenciais 1.3. Termos Integrantes 1.4. Termos Acessórios 1.5. Período Composto por Coordenação e

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Ilha Solteira. Curso Engenharia Mecânica. Ênfase. Disciplina 907-ST2 - DESENHO TÉCNICO MECÂNICO

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Ilha Solteira. Curso Engenharia Mecânica. Ênfase. Disciplina 907-ST2 - DESENHO TÉCNICO MECÂNICO Curso 445 - Engenharia Mecânica Ênfase Identificação Disciplina 907-ST2 - DESENHO TÉCNICO MECÂNICO Docente(s) DOUGLAS DOMINGUES BUENO Unidade Faculdade de Engenharia Departamento Departamento de Matemática

Leia mais

Curso Técnico (Concomitante) de Mecânica CÂMPUS XANXERÊ RESOLUÇÃO CEPE/IFSC Nº 41/2014 GRADE CURRICULAR E CORPO DOCENTE

Curso Técnico (Concomitante) de Mecânica CÂMPUS XANXERÊ RESOLUÇÃO CEPE/IFSC Nº 41/2014 GRADE CURRICULAR E CORPO DOCENTE Curso Técnico (Concomitante) de Mecânica CÂMPUS XANXERÊ RESOLUÇÃO CEPE/IFSC Nº 41/2014 GRADE CURRICULAR E CORPO DOCENTE Módulo 1 Fase 1 Carga horária total: 300 h Unidade Curricular C/H Semestral Docente/Titulação

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA AUTORIZAÇÃO: Decreto Federal nº 74799/74 RECONHECIMENTO: Portaria Ministerial (MEC) nº 1240/1979 renovado pelo Decreto Estadual nº 1029/2017 PERÍODO DE CONCLUSÃO: Mínimo: 5

Leia mais

Fundamentos da Mecânica dos Fluidos

Fundamentos da Mecânica dos Fluidos Fundamentos da Mecânica dos Fluidos 1 - Introdução 1.1. Algumas Características dos Fluidos 1.2. Dimensões, Homogeneidade Dimensional e Unidades 1.2.1. Sistemas de Unidades 1.3. Análise do Comportamentos

Leia mais

CONTEÚDOS DOS EXAMES DE SELEÇÃO PARA MONITORIA ENGENHARIA MECÂNICA MONITORIA REMUNERADA COM BOLSA...

CONTEÚDOS DOS EXAMES DE SELEÇÃO PARA MONITORIA ENGENHARIA MECÂNICA MONITORIA REMUNERADA COM BOLSA... SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CAMPUS CARUARU CONTEÚDOS DOS EXAMES DE SELEÇÃO PARA MONITORIA 2019.1 ENGENHARIA MECÂNICA

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS - 2017.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: CÁLCULO I Estudo e aplicação de limites. Estudo e aplicação de derivadas. Estudo de soluções de problemas com utilização de derivadas.

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMADOS. (Comando Numérico EEK 561)

CONTEÚDOS PROGRAMADOS. (Comando Numérico EEK 561) (Comando Numérico EEK 5) Introdução Tipos de controle do movimento. Meios de entrada de dados e armazenagem de informações. Elementos de acionamento. Sistemas de controle. Eixos coordenados em maquinas

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG Matriz Curricular FGGELET - Bacharelado em Engenharia Elétrica 00. Disciplinas Obrigatórias FGGELET.00 FGGELET.00 Algoritmos e Programação I Cálculo I 0,00 FGGCOMP.0 - Algoritmos I / FGGELET.0 - Algoritmos

Leia mais

DISCIPLINA CRÉD CH PRÉ-REQUISITOS OU CO- REQUISITOS (A) 1 a FASE Cálculo Diferencial e Integral I

DISCIPLINA CRÉD CH PRÉ-REQUISITOS OU CO- REQUISITOS (A) 1 a FASE Cálculo Diferencial e Integral I CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA AUTORIZAÇÃO: Decreto Federal nº 74799/74 RECONHECIMENTO: Portaria Ministerial (MEC) nº 1240/1979 renovado pelo Decreto Estadual nº 1664/2013 PERÍODO DE CONCLUSÃO: Mínimo: 5

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA (BACHARELADO) - 2018/1(currículo 1) CAMPUS OURO PRETO BCC701 PROGRAMACAO DE COMPUTADORES I 60 72 2 2 1 MEC100 INTRODUCAO A ENGENHARIA MECANICA 30 36 2 0 1 MEC101 SEGURANCA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO Matriz curricular do Curso de Graduação em Mecânica da UFERSA a partir do semestre letivo 2011.2. (Adequada à Matriz curricular do Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia) Período Disciplinas Obrigatórias

Leia mais

CURSO: CST EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDÚSTRIAL EMENTAS PERÍODO

CURSO: CST EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDÚSTRIAL EMENTAS PERÍODO CURSO: CST EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDÚSTRIAL EMENTAS 2019.1 5 PERÍODO DISCIPLINA: METODOLOGIA CIÊNTIFÍCA Análise crítica do conhecimento e suas distintas dimensões. Estudo e pesquisa dos métodos e técnicas

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA 1 CURSO DE EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS BRUSQUE (SC) Atualizado pela Assessoria de Desenvolvimento em: 2013 em 19/12/2016, conforme Parecer Consuni nº. 96/16, 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 INTRODUÇÃO AO CÁLCULO...

Leia mais

Matriz 1 - Engenharia Mecânica

Matriz 1 - Engenharia Mecânica Matriz 1 - Engenharia Mecânica Carga Horária e Creditação Nivelamento Semestral Total Familiarização EAD 20 - - - Matemática 20 - - - 1º PERÍODO Fundamentos da Economia 40 2 2 0 Desenho Técnico Mecânico

Leia mais

MATRIZ, EMENTÁRIO, COMPETÊNCIAS, HABILIDADES E BASES TECNOLÓGICAS DO CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA

MATRIZ, EMENTÁRIO, COMPETÊNCIAS, HABILIDADES E BASES TECNOLÓGICAS DO CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - CEDUP INDUSTRIAL DE LAGES MATRIZ, EMENTÁRIO, COMPETÊNCIAS, HABILIDADES E BASES TECNOLÓGICAS DO CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA LAGES 2013 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO CÁLCULO DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE FÍSICA DISCIPLINA: REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ENGENHARIA

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina MEC352 Elementos de Máquinas II

Programa Analítico de Disciplina MEC352 Elementos de Máquinas II 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 5 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga

Leia mais

1ª ETAPA - TURMA D e K

1ª ETAPA - TURMA D e K CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I PF 3 CIÊNCIAS DO AMBIENTE PF 3 ÉTICA E CIDADANIA I PF 3 FÍSICA GERAL I PF 3 GEOMETRIA ANALÍTICA E VETORES PF 3 FÍSICA EXPERIMENTAL I COMPUTAÇÃO, ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá Centro de Tecnologia

Universidade Estadual de Maringá Centro de Tecnologia RESOLUÇÃO Nº 042/2010-CTC CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, neste Centro, no dia 29/06/2010. Aprova relatório final da comissão instituída para estudos dos componentes

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA O PROVIMENTO DE CARGOS DO MAGISTÉRIO FEDERAL DA CARREIRA DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA 1 CURSO DE EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS Fone/Fax: BRUSQUE (47) 3211 7000 www.unifebe.edu.br (SC) 2012 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 INTRODUÇÃO AO CÁLCULO... 4 02 INTRODUÇÃO A... 4 03 QUÍMICA GERAL... 4 04 DESENHO

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 099/2016

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 099/2016 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 099/2016 Altera o Currículo do Curso de Engenharia de Controle e Automação, regime seriado semestral. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, na conformidade do Processo nº MEC- 481/2012,

Leia mais

Curso Técnico Subsequente em Refrigeração e Climatização CÂMPUS SÃO JOSÉ (RESOLUÇÃO CEPE/IFSC Nº 70 DE 13 DEZEMBRO DE 2016)

Curso Técnico Subsequente em Refrigeração e Climatização CÂMPUS SÃO JOSÉ (RESOLUÇÃO CEPE/IFSC Nº 70 DE 13 DEZEMBRO DE 2016) Curso Técnico Subsequente em Refrigeração e Climatização CÂMPUS SÃO JOSÉ (RESOLUÇÃO CEPE/IFSC Nº 70 DE 13 DEZEMBRO DE 2016) GRADE CURRICULAR E CORPO DOCENTE Módulo 1 Carga horária total: 400h Unidade Curricular

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR Curso: Engenharia Mecânica / Ano de Implantação: Carga Horária Total: 5598 Horas Relógio: 4576,5

MATRIZ CURRICULAR Curso: Engenharia Mecânica / Ano de Implantação: Carga Horária Total: 5598 Horas Relógio: 4576,5 1º PERÍODO MATRIZ CURRICULAR Curso: Mecânica / Ano de Implantação: 2012.1 Carga Horária Total: 5598 Horas Relógio: 4576,5 B 6 108 81 Sem pré-requisito B Cálculo Vetorial e Geometria Analítica 4 72 54 Sem

Leia mais

1ª ETAPA - TURMA D e K

1ª ETAPA - TURMA D e K CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I PAIE 3 CIÊNCIAS DO AMBIENTE PAIE 3 ÉTICA E CIDADANIA I PAIE 3 FÍSICA GERAL I PAIE 3 GEOMETRIA ANALÍTICA E VETORES PAIE 3 FÍSICA EXPERIMENTAL I PAIE 3 COMPUTAÇÃO, ALGORITMOS

Leia mais

Curso Técnico em Mecânica Modalidade Concomitante

Curso Técnico em Mecânica Modalidade Concomitante Curso Técnico em Mecânica Modalidade Concomitante CÂMPUS Joinville - SC MATRIZ CURRICULAR Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 400h Desenho Técnico Mecânico I 80 h Sem pré requisito Matemática Básica

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO PREFÁCIO... 15

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO PREFÁCIO... 15 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 13 PREFÁCIO... 15 1 INTRODUÇÃO E DEFINIÇÕES GERAIS... 19 1.1 Aplicações da Simulação Dinâmica... 20 1.2 Tipos de Modelos para Sistemas Dinâmicos... 21 1.3 Modelos Matemáticos...

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1)

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1) Matriz Curricular aprovada pela Resolução nº 24/09-CONSUNI, de 1º de dezembro de 2009. MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1) Fase

Leia mais

Conselho Universitário - Consuni

Conselho Universitário - Consuni PROCESSO nº. 081/11 Procedência: PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO. ASSUNTO: ALTERAÇÕES NO EMENTÁRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. PARECER nº. 074/11 DATA: 07/12/11 1 HISTÓRICO A Pró-Reitoria de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Departamento de Engenharia Mecânica

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Departamento de Engenharia Mecânica S Introdução à automação e robótica Estudo de ambientes robotizados. Modelagem de cadeias cinemáticas abertas Cinemática e dinâmica. Planejamento de trajetórias. Automação e Robótica - EEK557 Apresentação

Leia mais

Matriz Curricular - Engenharia Metalúrgica

Matriz Curricular - Engenharia Metalúrgica Matriz Curricular - Engenharia Metalúrgica - 2017 Diferencial e Integral I, (equivalente ao Calculo I dos Cursos: Lic. em Computação e Bach. Em Administração). 64 4 Básico Gestão Ambiental 48 3 Química

Leia mais

Ementário das disciplinas do curso de Engenharia de Controle e Automação. - Núcleo Básico -

Ementário das disciplinas do curso de Engenharia de Controle e Automação. - Núcleo Básico - Ementário das disciplinas do curso de Engenharia de Controle e Automação Currículo 3 alterada pelo CDI em 23/12/2015 - Núcleo Básico - NB 019 - Cálculo I CH Teórica 160 CH Prática 00 CH Total 160 cr 8

Leia mais

Ementário das disciplinas do curso de Engenharia de Computação

Ementário das disciplinas do curso de Engenharia de Computação Ementário das disciplinas do curso de Engenharia de Computação Currículo 7 - aprovado pelo CDI em 19/12/2016 C201 Introdução à Engenharia CH Teórica 10 CH Prática 10 CH Total 20 cr 1 Introdução aos conceitos

Leia mais

EMENTÁRIO DE DESIGN DE PRODUTO 1 ANO

EMENTÁRIO DE DESIGN DE PRODUTO 1 ANO EMENTÁRIO DE DESIGN DE PRODUTO 1 ANO Introdução ao Design de Produtos História do Desenho Industrial. O Design como solução de problemas do cotidiano. O Design como solução estética. Os diferentes tipos

Leia mais

GRADUÇÃO EM ENGENHARIA EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CICLO BÁSICO

GRADUÇÃO EM ENGENHARIA EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CICLO BÁSICO GRADUÇÃO EM ENGENHARIA EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CICLO BÁSICO 1º BIMESTRE INTRODUÇÃO À ENGENHARIA 40 horas Inovação e Desenvolvimento de Produto; O Modo de Pensar do Engenheiro e o Projeto de Engenharia;

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA Semestre Períodos Semanais aula 1 Desenho Técnico 4 66 80 1 Química Geral 4 66 80 1 Álgebra Linear e Geometria Analítica 4 66 80 1 Introdução

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Disciplinas em Oferta do 1º semestre de 2019

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Disciplinas em Oferta do 1º semestre de 2019 1º Período CH Cred. Turmas CÁLCULO I (5292) 68 5 7543.1.-4 DESENHO AUXILIADO POR COMPUTADOR (5287) 34 1 8248.1.1-1 8248.1.2-1 8248.1.3-1 FILOSOFIA: RAZÃO E MODERNIDADE (529) 68 5 7615.1.-5 GEOMETRIA ANALÍTICA

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR ENGENHARIA MECÂNICA. Primeiro Semestre (manhã)

MATRIZ CURRICULAR ENGENHARIA MECÂNICA. Primeiro Semestre (manhã) MATRIZ CURRICULAR ENGENHARIA MECÂNICA Primeiro Semestre (manhã) Introdução a Mecânica 36 h - Cálculo I 90 h Básico - Desenho Técnico I 72 h Básico - Química Geral 72 h Básico - Introdução à Programação

Leia mais

LISTA DE TEMAS CONCURSO PROFESSOR EFETIVO - EDITAL 36/2017 ÁREA DE DIREITO EMPRESARIAL * * * * * * *

LISTA DE TEMAS CONCURSO PROFESSOR EFETIVO - EDITAL 36/2017 ÁREA DE DIREITO EMPRESARIAL * * * * * * * ÁREA DE DIREITO EMPRESARIAL 01. Fundamentos Constitucionais do Direito Empresarial 02. Empresa, Empresário e Estabelecimento Empresarial 03. Sociedade Anônima e Sociedade Limitada 04. Negócios sobre Controle

Leia mais

Propriedades típicas e algumas aplicações das ligas de alumínio conformadas

Propriedades típicas e algumas aplicações das ligas de alumínio conformadas 1 Propriedades típicas e algumas aplicações das ligas de alumínio conformadas Liga / tratamento resistência escoamento Alongamento em 50mm 1 [%] Resistência à corrosão (geral) 2 Conformação a frio 3 Usinagem

Leia mais

Universidade Federal do Paraná Setor de Tecnologia Departamento de Engenharia Mecânica. Eixos e árvores

Universidade Federal do Paraná Setor de Tecnologia Departamento de Engenharia Mecânica. Eixos e árvores Universidade Federal do Paraná Setor de Tecnologia Departamento de Engenharia Mecânica Eixos e árvores Introdução 1.1 Conceitos fundamentais 1.2 Considerações sobre fabricação 1.3 Considerações sobre projeto

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURSO BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA. Semestre Disciplina Carga Horária Tipo Prática Téorica Outras Atividades

MATRIZ CURRICULAR CURSO BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA. Semestre Disciplina Carga Horária Tipo Prática Téorica Outras Atividades MATRIZ CURRICULAR CURSO BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA Semestre Disciplina Carga Horária Tipo Prática Téorica Outras Atividades Total 1º Semestre Desenho 10 60 10 80 Disciplina Técnico Administração

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA EMENTAS PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA EMENTAS PERÍODO CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA EMENTAS 2016.1 1 PERÍODO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO CÁLCULO DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE FÍSICA DISCIPLINA: REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DISCIPLINA:

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS EXATAS (65A) CURRÍCULO HABILITAÇÃO: BACHARELADO EM CIÊNCIAS EXATAS INGRESSANTES 2014

CURSO DE CIÊNCIAS EXATAS (65A) CURRÍCULO HABILITAÇÃO: BACHARELADO EM CIÊNCIAS EXATAS INGRESSANTES 2014 CURSO DE CIÊNCIAS EXATAS (65A) CURRÍCULO 1.2014 HABILITAÇÃO: BACHARELADO EM CIÊNCIAS EXATAS INGRESSANTES 2014 Período Atividade Acadêmica Caráter Cr CH Pré-requisito Equivalência Código Denominação 1º

Leia mais