ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO TITULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - O presente regulamento, nos termos das respectivas resoluções que instituíram as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Licenciado em Pedagogia, Bacharel em Administração e Bacharel em Ciências Contábeis da Faculdade São Judas Tadeu, normatiza as atividades complementares e tem por objetivo estabelecer os procedimentos para sua realização, respeitando o caráter obrigatório para a conclusão de cada curso. Art. 2º A carga horária total que deverá ser cumprida durante a realização do curso é de 230 horas para o curso de Licenciado em Pedagogia e de 200 horas para os cursos de Administração e Ciências Contábeis. Parágrafo 1º. O estudante que concluir as disciplinas do currículo sem completar o total de horas previstas no Art. 2º deste Regulamento, deverá fazê-lo ainda na condição de aluno, no prazo máximo da integralização prevista para o referido curso, sem o que não será permitido obter o grau correspondente ao seu curso. Inciso I O aluno que estiver enquadrado no parágrafo 1º. acima deverá requerer a regularização da sua situação junto ao Protocolo da Instituição, para dar continuidade à complementação da carga horária correspondente. Parágrafo 2º. - A carga horária discriminada no Art. 2º. deverá ser cumprida com atividades articuladas às disciplinas ou áreas de conhecimento de cada curso, propiciando a participação dos alunos em diferentes espaços educativos, com o objetivo de enriquecer a sua formação, bem como contribuir para uma atuação crítica e empreendedora.
Art. 3º - Para o cumprimento da carga horária estabelecida no caput do art. 2º., o aluno deverá realizar as atividades complementares ao longo do curso no qual está matriculado, recomendando-se, nesta hipótese, a comprovação de 35 horas por semestre letivo até atingir a carga horária total. TITULO II COMPOSIÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Art. 4º - Serão consideradas Atividades Complementares, a serem lançadas pela Secretaria da Faculdade, o constante e na forma do quadro a seguir:
MODALIDADE ATIVIDADES cc COMPROVAÇÃO 1. Cultural Visitas técnicas, guiadas ou não, a empresas-instituições; Visitas ou participação direta em exposições e feiras culturais, museus; filmes, peças teatrais, debates, entre outras indicadas por professores explicitando os objetivos. 2.Extensão e aproveitamento Cursos em diversos níveis e áreas afins, aproveitamento de estudos, cujas de estudos em disciplinas disciplinas cursadas nesta ou em outra cursadas. Instituição não seja aproveitada como obrigatória para o seu curso em vigência. 3. Científica Participação em Congressos, seminários, fóruns, entre outros vínculos ao curso de filiação do aluno ou área afim. Apresentação de trabalhos em eventos científicos. Produção de Artigo Científico. 4. Workshop Participação em workshop relacionado ao curso, como fonte de prática ou contribuições da criatividade. 5. Ambiental Participação em projetos voltados à sustentabilidade.visitas técnicas, guiadas a áreas de proteção ambiental ou a projetos ambientais; trabalhos de plantio e cultivo devidamente orientados. 6. Responsabilidade Atividades envolvendo ações na comunidade, desenvolvendo projetos Social sociais vinculados ao curso que e /ou atendam à missão da Faculdade. 7. Gestão Visitas técnicas a empresas, órgãos governamentais e /ou organizações sociais. 8.Produção Acadêmica Produções acadêmicas, tais como: Elaboração de Projetos de qualquer gênero relacionado ao curso, Projetos de Intervenção, Paper, dentre outros, com indicação de qualidade pelo professor da disciplina que lhe deu origem. 9. Monitoria Atividades acadêmicas em disciplinas do curso de graduação no qual o aluno estiver matriculado. os objetivos da atividade. de CH, ou histórico escolar anterior para aproveitamento de disciplina. de Carga Horária. de Carga Horária. os objetivos da atividade e/ou documento comprobatório da participação. Relatório especificando as ações e a contribuição social ou documento comprobatório da participação. os objetivos da atividade ou documento comprobatório da participação. Lançamento no documento próprio de Atividades Complementares, devidamente validado pelo professor da disciplina correspondente. os objetivos da atividade, além da apresentação de certificado. 1º - Os eventos ou atividades, cuja participação o aluno comprovar, deverão guardar sintonia com os objetivos dos cursos e o perfil desejado para o egresso, conjugando saber acadêmico, pesquisa e prática.. 2º - Na realização das Atividades Complementares serão observados os seguintes critérios:
I. Todas as atividades deverão estar inseridas numa visão pedagógico educativa e articuladas com a missão da Faculdade São Judas Tadeu. II As atividades de Extensão, Científica e Wokshop deverão ser comprovadas através da apresentação de certificado ou declaração, em via original, expedidas em documento formal da Instituição na qual foi realizado o evento. III - Os estudos realizados nesta ou em outra Instituição e não aproveitados como crédito cursado, em caso de transferência e/ou reabertura de matrícula, poderão ser aproveitados para atividades complementares até 120 horas. IV As modalidades caracterizadas como Cultural, Ambiental, Responsabilidade Social e Gestão deverão ser comprovadas em formulário próprio, expedido por esta Faculdade e validado pelo professor responsável pela indicação da atividade, até o limite máximo previsto de duas horas por atividade. V A modalidade produção acadêmica será desenvolvida sob a orientação do professor da disciplina a que se referir a atividade, sendo ele responsável pela qualificação da produção e validação das horas designadas, até o limite máximo previsto de três horas por disciplina. VI - Das modalidades relacionadas no anexo do Art. 4º., o aluno deverá comprovar participação em, pelo menos, três modalidades durante o curso, sendo obrigatórias, independente da carga horária, as atividades nas modalidades Científica e Extensão. Parágrafo 3º. - Não serão computadas como atividades complementares, quaisquer atividades relativas às disciplinas a seguir discriminadas, uma vez que estas disciplinas apresentam um cômputo próprio de carga horária: I - as atividades relativas às disciplinas Prática administrativa I a VI, TCCI e TCCII para o Curso de Administração; II as atividades relativas às disciplinas Prática Contábil I a VI, TCCI e TCCII para o Curso de Ciências Contábeis; III - as atividades relativas às disciplinas PPE I a V do Curso de Licenciado em Pedagogia; IV - as atividades relativas às disciplinas PPE VI e PPE VII do Curso de Licenciado em Pedagogia, que levam à elaboração do projeto e da monografia, respectivamente. TITULO III
DA COMPETÊNCIA Art. 5º - Compete à Coordenação de cada curso avaliar as solicitações de lançamento de atividades não definidas no artigo 4º do presente regulamento, emitindo parecer quanto à validação. TITULO IV DAS OBRIGAÇÕES Art. 6º - São obrigações dos estudantes, no desempenho das atividades complementares, agirem de forma ética e responsável nos planos individual, social e profissional. Art. 7º Caberá ao aluno comprovar a realização das atividades complementares, obedecendo a carga horária recomendada nos termos do Art. 3º, ao final de cada semestre, bem como nos termos do Art. 2º. para a conclusão do curso, conforme cronograma da Faculdade. TITULO V DIREITOS Art. 8º O aluno terá o direito ao lançamento das horas realizadas em atividades complementares, em seu histórico escolar, visando orientá-lo no controle total da carga horária. TITULO VI DAS DISPOSIÇÕES FINAIS Art. 9º. Os casos omissos no presente regulamento serão submetidos à análise dos Coordenadores dos cursos que, em primeira instância emitirão parecer e, se houver recurso, serão submetidos ao Conselho Acadêmico da Faculdade. Este regulamento substitui o anterior datado de 04 de maio de 2009 e entra em vigor nesta data. Rio de Janeiro, 08 de novembro de 2011.