PASTOREANDO OS CORAÇÕES DOS FILHOS
ADOTANDO MÉTODOS BÍBLICOS: TIPOS DE COMUNICAÇÃO UMA VIDA DE COMUNICAÇÃO GERALMENTE, A CRIAÇÃO DE FILHOS É REDUZIDA A TRÊS ELEMENTOS: REGRAS CORREÇÃO DISCIPLINA Cerca de 80 a 90% da comunicação entre pais e filhos consiste nesses 3 elementos.
COMUNICAÇÃO MULTIFORME: REGRAS CORREÇÃO DISCIPLINA + ENCORAJAMENTO CORREÇÃO REPREENSÃO APELO INSTRUÇÃO AVISO ENSINO ADMOESTAÇÃO ORAÇÃO Diferentes condições dos ouvintes, demandam diferentes formas de falar. Causamos grande dano quando deixamos de discernir que tipo de comunicação é apropriada ao momento.
TIPOS DE COMUNICAÇÃO ENCORAJAMENTO: Avalie as razões do desapontamento; Ajude-os a entender as promessas de Deus; Leve-os a encontrar coragem, esperança e inspiração em Deus.
CORREÇÃO: Leve seu filho ao entendimento do que está errado e do que precisa ser feito para corrigir o problema; A correção ajuda seus filhos a entenderem os padrões de Deus e os ensina a avaliar seu comportamento em relação àquele padrão. Cuidado com os profissionais do jogo da correção. Ensine seus filhos a receberem a correção como demonstração de amor.
REPREENSÃO: A repreensão cesura o comportamento inadequado. Ao repreender, precisamos seguir com outras formas de comunicação, tais com: instrução, encorajamento e oração. Leitura 1: Desrespeito e Desonra (David e Carol Merkh, 151 boas ideias para educar seus filhos p. 83)
APELO: Comunicação séria e intensa. Envolve rogar, solicitar, instar e até implorar. É uma forma especial de comunicação, para uso em caso de extrema importância. Apelos periódicos sobre questões importantes produzem bom fruto. Tenho usado este tipo de comunicação ao falar com meus filhos sobre a importância de evitar os pecados sexuais, tais como a pornografia. Em diversas ocasiões, apelei a eles acerca do perigo de se exporem à impureza. Tenho falado sobre como o pecado sexual degrada a imagem de Deus no homem, impedindo que ele respeite o nome de Deus como santo e glorioso. Tenho avisado que uma vida de desajuste sexual é um alto preço a se pagar por momentos passageiros de excitação. Mesclei meu apelo com encorajamento sobre as alegrias, conforme orienta a Bíblia, do sexo dentro do casamento, [...] Obviamente, não tive conversas como esta todos os dias, mas apelos periódicos sobre questões importantes produzem bom fruto. (pp. 132 e 133)
INSTRUÇÃO: É o processo de fornecer uma lição, um preceito ou uma informação que ajudará seus filhos a entenderem o mundo. A instrução nos caminhos de Deus lhes fornece a sabedoria bíblica. Salmo 119. 98-100
AVISO: É um alerta do perigo enquanto ainda é tempo de escapar sem danos. Preserva as vidas de nossos filhos. Aplicação do princípio do semear e colher. Encha as mentes de seus filhos com avisos da Bíblia; Gaste tempo ajudando-os a entenderem as muitas frases do tipo A conduz a B. Ao internalizar essas verdades como parte de seu sistema de valores, suas atitudes e comportamentos serão poderosamente influenciados.
ENSINO: É o processo de partilhar conhecimento. Ao extrair conhecimento das Escrituras, você pode ensinar seu filho a entender a si mesmo, os outros, a vida, a revelação de Deus e o mundo. Leitura 2: Passando o bastão. (David e Carol Merkh, 151 boas ideias para educar seus filhos p. 39)
ORAÇÃO: Entender o que oram e como oram é sempre uma janela para suas almas. A oração dos pais fornece instrução e entendimento aos filhos. Ao ouvir sua oração, seus filhos recebem a comunicação da sua fé em Deus.
VIDA DE COMUNICAÇÃO Mantenha um hábito regular de conversação; Torne-se um bom ouvinte; Aproveite todas as oportunidades Leitura 3: Andando pelo caminho. (David e Carol Merkh, 151 boas ideias para educar seus filhos p. 30)
Autoridade (ou governo), neste caso, denota o que podemos realizar com nossos filhos, porque somos mais fortes, mais velozes, maiores, etc. A palavra do pai é lei porque tem a capacidade física de fazer com que sua ordem seja cumprida. À medida que a criança cresce, a habilidade de controlá-la dessa forma diminui. Não se pode assegurar a obediência baseada em força física. A influência representa a disposição voluntária do filho de se colocar debaixo da autoridade por causa da confiança, por se sentirem amados, compreendidos e valorizarem as instruções dos pais.
Os filhos recebem um referencial pelo qual podem filtrar os eventos da vida, quando você não estiver lá para oferecer ensino e direção. Que melhor treinamento existe do que equipar seu filho para entender a vida através do referencial bíblico da redenção?
A paternidade é uma das tarefas mais importantes, enquanto se têm os filhos no lar. Não se cria filhos no temor e na admoestação do Senhor sem investir a si mesmo em uma vida de comunicação sensível. Temos somente uma oportunidade de fazer isso. Não pode voltar atrás e refazer. Não há nada mais importante do que isso. Para cumprir bem a tarefa de criar filhos, esta deve ser considerada prioritária, ou seja, seu chamado principal.
APLICAÇÃO PRÁTICA 1. Em que proporção a sua comunicação com seus filhos se restringe a Regras-Correção-Punição? 2. Dos tipos de comunicação aqui apresentados, quais você acredita ter como ponto forte em sua comunicação com os filhos? E como ponto fraco? 3. A confissão dos seus pecados, quando apropriada, é uma parte regular de sua comunicação com seus filhos? 4. Você está disposto(a) a pagar o preço para manter uma vida de comunicação com seus filhos? A paternidade tem sido prioridade em sua vida?