Executando o programa em 2011
MATRÍCULA E REMATRÍCULA DO ALUNO 2012
FICHA DE MATRÍCULA A Ficha de Matrícula é um documento obrigatório e necessário para que os alunos sejam cadastrados no Sistema da Secretaria da Educação (GDAE). Todos os alunos precisam ser rematriculados e anexado as cópias dos documentos à Ficha de Matrícula.
FICHA DE MATRÍCULA
-GDAE- SISTEMA INFORMATIZADO DA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO GDAE Significa GESTÃO DINÂMICA DA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR. É um sistema de administração local, utilizado pelas escolas (municipais, estaduais, privadas), diretorias e órgãos centrais de educação. É ele que alimenta as bases de dados da Secretaria de Estado da Educação, utilizado através da internet.
PREENCHIMENTO -Todos os campos devem ser preenchidos pelo Alfabetizador, de forma legível e com letra bastão; - Anexado a ficha de matrícula deverá conter: cópia do RG ou (certidão de nascimento) e comprovante de endereço com CEP; - Data de preenchimento da ficha; - Nome do Coordenador de equipe; - Nome por extenso e assinatura do Alfabetizador; - Identificação dos alunos que tenham necessidades especiais; - Módulo do aluno (após o devido diagnóstico).
FICHA DE MATRÍCULA: PROCEDIMENTOS
Início FLUXOGRAMA (MATRÍCULA E REMATRÍCULA 2012) Aluno A nome endereço, comprovante de endereço, telefone residencial, nome amãe, nome di pai, nome do núcleo, telefone do núcleo comprovante de endereço, telefone residencial, nome amãe, nome di pai, nome Núcleo Alfabetizador Ficha de matrícula Coordenador de Equipe Supervisão Repassar a ficha ao Alfabetizador para a devida correção. Verificar Fichas Devolver a ficha para o Coordenador Marcar ficha com os dados faltantes. Não Os dados estão corretos? Sim Fim Arquivar Ficha Nome do aluno impresso no Controle de Frequência Sistema ITD GDAE Cadastrar o Aluno
As primeiras FICHAS DE MATRÍCULA precisam ser entregues aos Coordenadores de Equipe até a reunião do dia 02/03/2012
FOLHA DE ROSTO As FICHAS DE MATRÍCULA precisam ser entregues com a FOLHA DE ROSTO, devidamente preenchida e separada por sala, ou seja, se o Alfabetizador tiver mais de uma sala precisa fazer uma FOLHA DE ROSTO para cada HORÁRIO.
Maria Helena da Silva Mariana Ferreira Alves Paróquia Natividade do Senhor Rua Portela da Cerdeira 128 Apto. 20 B Jardim Mitsutani 02356 040 São Paulo SP 11 3275 4325 Pe. Francisco Massaud 14h às 16h 18
CONTROLE DE FREQUÊNCIA
1 MOMENTO Deverá ser preenchido corretamente pelo Alfabetizador, com:
STATUS DO ALUNO Superior ao PAI/Alfabetiza: É o Aluno que já cursou e concluiu o Ensino Fundamental I (1ª a 4ª série), em uma escola de ensino regular. Inferior ao PAI/Alfabetiza: É o Aluno que não tem idade suficiente para participar do programa (16 anos), ou seja, ela ainda pode concluir o Ensino Fundamental I, em uma escola de Ensino Regular, portanto não pode ser Matriculado na EJA. Ouvinte: São os casos de Alunos que não querem ou não podem ser matriculados na Secretaria da Educação, por terem alguma restrição judicial.
Informações como: IMPORTANTE Falta do Alfabetizador, ausência dos alunos ou demais ocorrências que impossibilitem o dia letivo, deverão ser devidamente descritas no controle de frequência com a ciência do Coordenador de Equipe.
Maria Helena Santos Coordenadora / Voluntária ITD Carimbo e assinatura do Coordenador
OBSERVAÇÃO -O aluno deverá assinar o Controle de Frequência, em casos de extra aulas. (Ex. eventos, passeios etc.)
ABERTURA DE NOVOS NÚCLEOS/ SALAS DE ALFABETIZAÇÃO
A HOMOLOGAÇÃO da sala de aula é feita pelo COORDENADOR DE EQUIPE, após AVERIGUAÇÃO.
ASPECTOS A CONSIDERAR PARA HOMOLOGAÇÃO: Fácil acessibilidade para os Alunos; Banheiros em condições de uso; Carteiras (não pode ser de criança); Lousa; Bebedouro; Iluminação e ventilação adequadas;
Controle entregue juntamente com as Fichas de Matrículas da nova sala;
ORIENTAÇÕES Para que a sala seja devidamente cadastrada na Secretaria de Estado da Educação são obrigatórias 20 matrículas; Porém, o alfabetizador poderá dar início às atividades com 10 alunos, tendo o prazo de 60 dias para captar os outros 10 alunos.
ATUALIZAÇÃO DE DADOS É imprescindível que o Alfabetizador e o Coordenador mantenham os dados do núcleo sempre atualizado, como endereço, horário da sala de aula e demais mudanças, pois é através do Coordenador e do Alfabetizador que atualizamos o nosso SISTEMA, de onde são fornecidos os dados para Secretaria da Educação, Diretorias de Ensino, utilizadas nos meios de divulgação e as informações que são repassadas aos alunos que entram em contato com o ITD. Portanto, em caso de mudanças comunicar imediatamente ao ITD.
MATERIAL DIDÁTICO
MATERIAL ESCOLAR
MATERIAL DIDÁTICO/ ESCOLAR A solicitação do material didático/escolar precisa ser feita através do formulário e entregue.ao Coordenador de equipe, anexado as Fichas de Matrícula; Obs. Na retirada do material didático/escolar junto ao ITD, o Coordenador de Equipe precisa apresentar o formulário preenchido pelo Alfabetizador.
SIMULAÇÃO PEDIDO DE MATERIAL O Alfabetizador tem 15 alunos Matriculados: 05 do Módulo 01 03 do Módulo 02 04 do Módulo 03 03 do Módulo 04
PREENCHIMENTO Maria Helena da Silva Vanessa Ferreira Alves Paróquia Natividade do Senhor Rua Portela da Cerdeira 14:00 às 16:00
05 03 04 03 01 02 03 04 X X X X 05 cadernos 02 Caixas de giz 02 02 Apostilas X X XX
Vanessa Ferreira Alves 24 02 12
PROCEDIMENTO -ENTREGA DO MATERIAL DIDÁTICO/ESCOLAR-
FLUXOGRAMA (ENTREGA DE MATERIAL) Início Formulário de Pedido Departamento Alfabetizador Coordenador de Equipe Entrega o Formulário Supervisão Fim Alfabetizador repassa o material para os alunos Coordenador de Equipe entrega o material ao Alfabetizador Confere e libera o pedido
PROCEDIMENTO - ENTREGA DO MATERIAL DIDÁTICO/ESCOLAR- -.O Coordenador de Equipe poderá enviar um e-mail ao departamento de SUPERVISÃO solicitando os materiais, a fim de agilizar o processo de separação e retirada; -.Os materiais serão entregues de acordo com as fichas de matrícula, com acréscimo de 20%.
ATENÇÃO O Alfabetizador deverá preencher o Formulário de Pedido de Material por sala, ou seja, se ele tiver mais de uma sala precisa fazer um pedido para cada horário.
PORTFÓLIO DO ALUNO
PORTFÓLIOS O Portfólio é um material que compõe o histórico de desenvolvimento do aluno, através das atividades aplicadas em sala de aula. É um documento obrigatório, de acordo com a Secretaria da Educação. Portanto, é necessário mantê-lo atualizado e organizado.
O Portfólio precisa ser individual, ou seja, um para cada aluno e precisa ser separados por sala. O Alfabetizador precisa manter o Portfólio identificado com o nome do aluno, módulo, horário da sala, nome do Coordenador e nome do Alfabetizador.
Exemplo:
CONTEÚDO DO PORTFÓLIO Diagnóstico Individual do Aluno; Atividades Extras enviadas pelo ITD; Atividades complementares fornecidas pelo Alfabetizador;
Lembrando que os Portfólios não devem ser compostos por trabalhos que abordem temas infantis, pois o seu intuito é compor atividades que avaliem o processo de desenvolvimento do aluno, sendo que a utilização de atividades infantis (como imagens ou desenhos animados destinados à pintura) são dispensáveis e vêm contra o conceito fundamental de Educação de Jovens e Adultos.
DIÁRIOS DE CLASSE Todos os alunos matriculados deverão constar no Diário de Classe, com nome completo e por extenso.
PREENCHIMENTO DA CAPA O Preenchimento da capa do Diário de Classe precisa ser feito da seguinte forma: Identificação da Escola O NOME DO NÚCLEO Curso ENSINO FUNDAMENTAL I Componente Curricular EJA Ano 2012 Turno MATUTINO, VESPERTINO OU NOTURNO Série MULTISSERIADA OU O MÓDULO Turma HORÁRIO DA SALA DE AULA
EXEMPLO:
COMPONENTE CURRICULAR Maria Helena da Silva Mariana Ferreira Alves deverá constar o nome por extenso do Alfabetizador e do Coordenador de Equipe.
NOME DOS ALUNOS Os nomes dos alunos deverão constar por extenso e em ordem alfabética. Conforme novos alunos forem matriculados, poderão ser colocados abaixo dos nomes já existentes.
FREQUÊNCIA DOS ALUNOS No campo Frequência dos Alunos o Alfabetizador poderá utilizar uma página para cada três meses, para isso ele precisará fazer a divisão correspondente aos dias letivos de aula de cada mês.
Exemplo:
MARCAÇÃO DE FREQUÊNCIA A Frequência do aluno é registrada no Diário de Classe exclusivamente com as marcações: COMPARECEU C FALTOU F Não são mais permitidos pontos o qualquer outro tipo de marcação.
RESUMO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO No campo Resumo do Conteúdo Programático o Alfabetizador deverá preencher o planejamento semestral de acordo com a proposta curricular, portanto, o plano de aula não deverá mais ser descrito nessa página. Ao final do conteúdo, o Alfabetizador deverá colocar seu nome completo e sua assinatura.
1 B Português AVALIAÇÃO 1 B Matemática 5 8 7 7 No campo Avaliação o Alfabetizador poderá preencher as notas das avaliações bimestrais dos Alunos e identificálas no espaço acima.
GENERALIDADES 15/02 Alfabetizador ausente Consulta Médica O Aluno Paulo Henrique dos Santos ficará ausente no mês de Março. O Alfabetizador poderá descrever as ocorrências em sala de aula ou no núcleo. Essas ocorrências precisam ser datadas e descritas separadamente.
POR EXEMPLO: Justificativas de ausência do Aluno ou do Alfabetizador; Dias de eventos ou atividades que ocorram no núcleo; Visitas realizadas pelas Diretorias de Ensino; Atividades extraclasses.
OBSERVAÇÃO: O Diário de Classe precisa ser preenchido à caneta, na cor AZUL ou PRETA, porque é um documento oficial da Secretaria da Educação.
PORTANTO NÃO É PERMITIDO: Pintar o diário de classe com lápis de cor, canetinhas ou marca textos; Rasurar com corretivo escolar; Colar adesivos; Usar canetas coloridas; Encapar com papel de presente, ou qualquer outro material que impossibilite visualizar as informações constantes na capa ou nas páginas.
DIAGNÓSTICO INICIAL DO ALUNO O Diagnóstico Inicial do Aluno tem a função de avaliar o conhecimento prévio do aluno antes de ingressar no Programa, sendo assim o Alfabetizador, após aplicar a avaliação, poderá direcioná-lo ao Módulo correto.
ATENÇÃO O Diagnóstico Inicial precisa ser aplicado somente aos novos alunos que ingressarem no programa. Os demais alunos serão direcionados pelo Alfabetizador ao seu Módulo correto, de acordo com seu desempenho durante o ano letivo anterior.
FORMATURA Prof.ª Vanda Barbotte Rodriguez
CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DO ITD O Calendário é a fonte principal de informações do ITD, todos as datas dos eventos são registradas nele, sujeito a alteração com prazo mínimo de 10 dias entre a data fixada para o evento e a alteração. VERSÕES
CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DO VOLUNTÁRIO O Alfabetizador precisa fazer o acompanhamento do Calendário de Atividades do ITD, que está disponível no site: www.itd.org.br
No Calendário de Atividades do Voluntário, constam as datas: das Capacitações; das Integrações; das Reuniões Mensais do Alfabetizador com o Coordenador; das Reuniões AIC Administrativas e Pedagógicas. No Calendário de Atividades do Aluno, consta: As datas de aplicação da Prova Regular (Avaliações Bimestrais);
OBRIGADO