Noções de Cidadania Profª Karin
Meio Ambiente e Saúde Ecologia: estudo seres vivos, ambiente, solo, água, ar, animais e vegetais. Equilíbrio entre o homem e meio ambiente. Avaliar as atitudes e consequências para o meio ambiente.
Superpopulação: 6 bilhões de indivíduos. Crescimento em ritmo acelerado. Maior o N de pessoas: Aumenta: exploração de recursos naturais, produção de lixo, poluição atmosfera, água e solo.
Desmatamento: Provoca: Extinção de espécies; Erosão; Empobrecimento do solo; Desertos; Desbarrancamento de encostas; Alterações climáticas;
Solução: Plantio de árvores: jacarandá, pau-brasil
Efeito Estufa: Aumento da temperatura do planeta. Excesso de : CO2 devido a queima de petróleo e carvão. A atmosfera rica em CO2 retém calor, causando: Derretimento de calotas polares, mudança de clima e inundações.
Medidas Preventivas: Reduzir o consumo de combustíveis fósseis carvão e petróleo; Substituir a gasolina e óleo diesel por formas de energia: solar, elétrica, gás natural; PRESERVAR florestas e plantar árvores;
Excesso de Monóxido de carbono: Automóveis Ao inspirar o monóxido de carbono, chega aos pulmões e passa para o sangue, provocando asfixia, FR e FC aumentadas, podendo evoluir para a morte.
Chuvas Ácidas: Poluentes produzidos pela: Combustíveis( carvão mineral, óleo diesel), destroem a vegetação, corroem carros, construções, monumentos, além de envenenar água.
Medidas de prevenção: Indústrias: chaminés altas ( espalhar poluentes). Sistemas de filtros e equipamentos antipoluentes para fábricas, Substituir veículos por metrô, trens elétricos.
Inversão térmica: O ar quente fica perto do solo; Por ser mais leve que o ar frio; Sobe e leva com ele a poluição dos carros e das indústrias, enquanto o ar frio desce.
No inverno: O ar que fica perto da terra esfria e não sobe, retendo com ele a poluição. Causando: problemas respiratórios Como evitar a inversão térmica? O CETESB em SP controlam o nível de poluentes no ar e as condições climáticas.
Poluição por Mercúrio: Utilizados em zonas de garimpo, para separar o ouro das impurezas, após a lavagem o mercúrio é lançado nas águas, envenenando e matando peixes. Contaminando o homem. Causando problemas no sistema nervoso, intoxicações e morte.
Como evitar a contaminação por mercúrio? Fiscalização rigorosa dos garimpos e indústrias.
Destruição da camada de Ozônio: O gás ozônio age como um filtro solar. Destruição da camada através: Gases( geladeira, ar condicionado,indústria eletrônica, tubos de spray). Provoca: alterações climáticas, doenças ( câncer de pele e a catarata) Não compre embalagens com CFC
Poluição por Fertilizantes e Agrotóxicos: Fertilizantes e agrotóxicos:inseticidas, fungicidas e herbicidas. Usados em lavoura, poluem o solo e a água, afetam o sistema nervoso, respiratório e FC. Como diminuir o uso: Utilizar produtos aprovados; Vender somente com solicitação;
Poluição por detergentes: Formam espumas brancas ( cisnes de detergente) reduzem a penetração de luz na água, afetando o oxigênio para os seres aquáticos. Colaborar: comprar os biodegradáveis, pois não poluem a água.
Poluição Radiativa: Testes Nucleares Lixo atômico (águas usadas pelas usinas para resfriar equipamentos, contaminam o ar, água, terra e seres vivos). Provocam: Hemorragias, diarréia, vômitos, infecções, invalidez, câncer, leucemia e morte.
Poluição Sonora: Fábricas, aeroportos, obras de construção, engarrafamento de trânsito, discotecas, propagandas sonoras. Problemas auditivos, irritação, cansaço, úlceras, insônia, depressão, aumento do colesterol, enfarte.
O volume do som é medido em decibéis(db) O ouvido humano só começa detectar ruído a partir de 10 db. O som acima de 120 db causam surdez permanente. Uso de protetores em ruídos de 80 db( aspirador de pó)
Medidas para evitar o ruído: *Desviar do trânsito. *Lazer *Construir aeroportos afastados de locais populosos; *Campanhas educativas; *Reduzir buzina.
Preserve o meio ambiente!!!!!