Dimensionamento dos disjuntores termomagnéticos
Dimensionamento dos disjuntores termomagnéticos
Tipos de Disjuntores. Monopolar Bipolar Tripolar Tetrapolar
Dimensionamento dos disjuntores termomagnéticos
Dimensionamento de Dispositivos de Proteção Tipos de Curvas de Disjuntores
Tipos de Curvas de Disjuntores Curva B: Para proteção de circuitos que alimentam cargas com características predominantemente resistivas, como lâmpadas incandescentes, chuveiros, torneiras e aquecedores elétricos, além dos circuitos de tomadas de uso geral.
Tipos de Curvas de Disjuntores Curva C: Para proteção de circuitos que alimentam especificamente cargas de natureza indutiva que apresentam picos de corrente no momento de ligação, ar condicionado, motores para bombas, além de circuitos com cargas de características semelhantes a essas.
Tipos de Curvas de Disjuntores Curva D: Para proteção de circuitos que alimentam cargas altamente indutivas que apresentam elevados picos de corrente no momento de ligação, como grandes motores, transformadores, além de circuitos com cargas de características semelhantes a essas.
Dimensionamento dos disjuntores termomagnéticos I b I n I z Onde, I b - corrente de projeto. I n - corrente nominal do disjuntor. I z - é a capacidade de condução de corrente dos condutores.
Dimensionamento dos disjuntores termomagnéticos Fonte: Catálogo de Disjuntores Termomagnéticos Siemens - DIN.
Dimensionamento dos disjuntores termomagnéticos Fonte: Catálogo de Disjuntores Termomagnéticos GE - NEMA
Dimensionamento dos disjuntores termomagnéticos
Dimensionamento de Interruptores diferenciais residuais
Conceitos de Atuação
Esquemas de Ligação
Funcionamento
Casos em que o uso de dispositivo diferencial-residual de alta sensibilidade como proteção adicional é obrigatório. Circuitos que sirvam a pontos de utilização situados em locais contendo banheira ou chuveiro. Circuitos que alimentem tomadas de corrente situadas em áreas externas à edificação;
Casos em que o uso de dispositivo diferencial-residual de alta sensibilidade como proteção adicional é obrigatório. Circuitos de tomadas de corrente situadas em áreas internas que possam vir a alimentar equipamentos no exterior; Circuitos que, em locais de habitação, sirvam a pontos de utilização situados em cozinhas, copas-cozinhas, lavanderias, áreas de serviço, garagens e demais dependências internas molhadas em uso normal ou sujeitas a lavagens;
Interruptores diferencial residuais (DR) São dispositivos que só protegem contra fuga de corrente.
Disjuntor Diferencial Residual (DDR) Consistem num disjuntor comum, com um módulo DR acoplado, que protege contra choques, contra sobrecarga e curto circuito.
Para o dimensionamento do dispositivo diferencial-residual adotamos a seguinte procedimento. I dr I n Onde, Idr corrente nominal do dispositivo de proteção residual. In corrente do disjuntor termomagnético.
Dimensionamento do IDR.
Esquema de aterramento TN-S As funções do condutor de Neutro e do condutor de proteção são separados.
TN-C-S as funções do condutor neutro e do condutor de proteção PE são combinadas em um único condutor Vantagens: Dimensionamento de Dispositivos de Proteção Esquema de aterramento TN-C-S O esquema TN-C-S apresenta uma economia para a instalação porque elimina a necessidade de um condutor.
Esquema TT Possui um ponto de alimentação diretamente aterrado, estando as massas da instalação ligadas a eletrodos de aterramento eletricamente distintos do eletrodo do aterramento da alimentação Vantagens: Dimensionamento de Dispositivos de Proteção Sistema mais simples no estudo e na concepção. Fácil localização dos defeitos.
Dimensionamento do dispositivo de proteção contra surto (DPS) São equipamentos capazes permanecer invisíveis ao circuitos quando em regime normal e atuar rapidamente abrindo um caminho de baixa impedância assim que for detectada uma sobretensão. Existem diferentes tecnologias de DPS, cada qual indicada para determinada situação
Dimensionamento do dispositivo de proteção contra surto (DPS) É um dispositivo de proteção contra - sobretensões transitórias (surtos de tensão) anulando as descargas indiretas na rede elétrica causadas por descargas atmosféricas.
Dimensionamento do dispositivo de proteção contra surto (DPS) As Normas IEC (internacional) e VDE (alemã) preveem os seguintes tipos e classes conforme sua utilização, seguindo a tabela abaixo. IEC Tipo 1 Tipo 2 Proteção contra descargas atmosféricas diretas. Proteção contra descargas indiretas e surtos por chaveamento. Tipo 3 Proteção fina de surtos de tensão.
Instalação do dispositivo de proteção contra-surtos. a) Quando o objetivo for a proteção contra sobretensões de origem atmosférica transmitidas pela linha externa de alimentação, bem como a proteção contra sobretensões de manobra, os DPS devem ser instalados junto ao ponto de entrada da linha na edificação ou no quadro de distribuição principal, localizado o mais próximo possível do ponto de entrada; ou b) Quando o objetivo for a proteção contra sobretensões provocadas por descargas atmosféricas diretas sobre a edificação ou em suas proximidades, os DPS devem ser instalados no ponto de entrada da linha na edificação.
DPS 20 ka recomendado como proteção única ou primária em instalações situadas em zonas de exposição a raios classificadas como deprezível. Instalado no quadro de distribuição ou junto ao equipamento. DPS 30 ka recomendado em áreas urbanas densamente povoadas. Instalado no quadro de distribuição. DPS 45 ka recomendado como proteção única ou primária em redes de distribuição urbanas poucos povoadas ou zonas rurais. Instalado no quadro de distribuição central de rede elétrica. DPS 90 ka - recomendado como proteção única ou primária em redes de distribuição de baixa tensão situadas em áreas rurais ou urbanas com poucas edificações.