CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA Módulo A REDES DE COMPUTADORES Protocolos de Rede
FALANDO A MESMA LÍNGUA Um protocolo pode ser comparado a um idioma, onde uma máquina precisa entender o idioma de outra máquina para que haja comunicação na rede; Assim como existem diversos idiomas, também existem diversos protocolos. Vamos conhecer os principais.
PROTOCOLOS DE TRANSPORTE
TCP (TRANSMISSION CONTROL PROTOCOL) É um protocolo orientado à conexão, ou seja, é preciso estabelecer uma conexão antes do envio dos pacotes de rede. Se a conexão cair, o envio é interrompido; A grande vantagem é garantir a entrega dos pacotes. Se o pacote for perdido na transmissão, o protocolo reenvia um substituto.
COMO GARANTIR CONEXÃO? As máquinas fazem um procedimento chamado Three-Way Handshake ou Cumprimento de 3 etapas. A primeira máquina envia um pacote SYN, solicitando conexão. A segunda envia um pacote ACK/SYN com as configurações para conexão. Por fim, a primeira envia um pacote ACK, estabelecendo a conexão.
UDP (USER DATAGRAM PROTOCOL) Não é orientado à conexão, sendo por este motivo mais rápido que o TCP, pois não necessita estabelecer conexão ou verificar se o pacote chegou ao destino; É utilizado por aplicações de alta velocidade como streamings de áudio e vídeo.
SPX (SEQUENCIAL PACKET EXCHANGE) Protocolo de transporte proprietário da empresa Novell para ser utilizado em seus equipamentos, encontrados em algumas redes antigas (com o sistema Novell Netware). É orientado à conexão; Depois de alguns anos operando exclusivamente com o SPX, as redes Novell passou a suportar também o TCP e UDP.
PROTOCOLOS DE REDE/ROTEAMENTO
IP (INTERNET PROTOCOL) Protocolo essencial de endereçamento de pacotes e recursos. Qualquer pacote ou equipamento circulante na rede deve possuir um número IP; Existem 3 classes para endereçamento, diferenciando-se pela quantidade de equipamentos suportadas;
COMO FUNCIONA O IP? São 32 bits separados em 4 grupos com 8 bits (octetos). Cada classe suporta uma determinada quantidade de equipamentos (hosts) e redes; Os endereços podem ser representados na forma binária (0 e 1) ou decimal (de 0 a 255), para cada octeto.
PROTOCOLOS DE APLICAÇÃO
HTTP (HYPER-TEXT TRANSFER PROTOCOL) Protocolo utilizado para navegação na Web, responsável pela comunicação entre a máquina do usuário e o servidor Web; Pode haver uma camada extra de segurança, referenciada como HTTPS, utilizada em sites financeiros ou de autenticação do usuário.
FTP (FILE TRANSFER PROTOCOL) Utilizado na transferência de arquivos entre máquinas. Utiliza TCP para transportar os arquivos, o que significa que a transferência só pode ser realizada por completo (não é possível receber metade do arquivo)
SMTP (SIMPLE MAIL TRANSFER PROTOCOL) Protocolo para envio de correio eletrônico (e-mail). Também utiliza TCP para transportar os pacotes, pois necessita garantir a entrega deles.
POP (POST OFFICE PROTOCOL) Protocolo para recebimento de correio eletrônico (e-mail). Muitos programas leitores de e-mail utilizam POP para acessar o servidor e copiar as mensagens para máquina do usuário. Ao fazer isso, o protocolo POP remove a cópia do e-mail no servidor.
IMAP (INTERNET MESSAGE ACCESS PROTOCOL) Protocolo para recebimento de correio eletrônico (e-mail), semelhante ao POP. Para os programas leitores de e-mail que utilizam IMAP para copiar as mensagens, o protocolo não remove a cópia do servidor.
COMO FUNCIONA O E-MAIL?
DNS (DOMAIN NAME SYSTEM) Faz a importante tarefa de associar nomes a IP. Quando digitamos www.sorjonas.com.br na Internet, na verdade estamos procurando um servidor com um IP que hospeda este site; Para não precisarmos decorar este IP, digitamos apenas o nome do site (no caso, sorjonas.com.br) e o DNS procura o IP correspondente para nós.
PORTAS LÓGICAS
BASTA BATER NA PORTA Os diversos protocolos de aplicação podem ser executados de modo simultâneo nas máquinas graças as portas lógicas. Imagine uma grande sala com milhares de portas. Cada protocolo atende numa porta específica (caso ela não esteja trancada ). Existem ao todo, 65.535 portas. Vamos conhecer as principais.
80/81 443 25 109/110 HTTP HTTPS SMTP POP 143 IMAP 20/21 FTP 53 DNS
NOTA DE AULA Em 1º de Janeiro de 2013, o Brasil trancou a porta 25 (SMTP) para reduzir o envio de spam (e-mail não solicitado). Todos os provedores e operadoras de Internet no país tiveram que reconfigurar seus servidores; O protocolo passou então a atender na porta 587, considerada mais segura. A proposta surgiu em 2005, levando 8 anos para ser aprovada.