Montagem e manutenção de computadores Processadores Prof. Patrícia Lucas
Processadores 1 O processador é o responsável por executar instruções de máquina. A CPU (Unidade central de processamento): é o processador principal, responsável por executar diversos tipos de programas. A GPU (Unidade gráfica de processamento): é o processador gráfico encontrado nas placas de vídeo aceleradoras 3D, são dedicados à execução de programas gráficos.
Estrutura interna de um processador 2 1. Registradores: dispositivo de armazenamento de dados existente dentro do processador. - seu tamanho é medido em bits, variando entre 32 e 256. - o conjunto de registradores formam uma memória interna do processador. - memória mais rápida da hierarquia de memórias. - quando se diz que um processador é de 32 bits, significa que ele possui registradores de 32 bits. - a tendência é a substituição dos processadores de 32 para 64 bits.
Estrutura interna de um processador 3 2. Memória cache: memória intermediária entre a memória principal e os registradores. - Ela é dividida em níveis: L1, L2 e L3. - Geralmente a L1 e a L2 estão embutidas no processador.
Estrutura interna de um processador 4 3. ULA (Unidade aritmética e lógica) - é onde processa os dados dos registradores para gerar outros dados que são resultados de uma operação. - realiza operações aritmética (+, -, * e / ). - e também operações lógicas (AND, OR, NOT, XOR, etc).
Estrutura interna de um processador 5 4. UC (Unidade de controle) - responsável por gerar sinais elétricos que controlam outros componentes, como a ULA e os registradores. - a ULA recebe esses sinais parar saber qual operação executar, quais registradores fornecerão dados de entrada para ULA e qual registrador armazenará o resultado.
Conjunto de instruções 6 Os processadores possuem um conjunto de instruções que podem executar, elas podem ser aritméticas, de suporte ao sistema operacional, de controle do processador, etc. A arquitetura de conjunto de instruções x86 domina o mercado de PCs atualmente, permitindo que um programa possa rodar em processadores diferentes, contanto que o SO seja o mesmo.
Barramento CPU-RAM 7 A comunicação entre a CPU RAM e CPU Placa Mãe é feita através do barramento de dados (barramento do sistema). A largura do barramento determina quantos bits são transmitidos simultaneamente entre CPU e RAM. Se a largura for de 64 bits, então são transmitidos 64 bits a cada ciclo de clock. Se ele opera a 100MHz, então ele por transportar 64 X 100 megabits por segundo. Já existem barramentos que transmitem a cada meio clock ou a cada ¼ de clock.
Pipelining 8 É uma técnica usada na construção dos processadores que permite que várias instruções sejam executadas simultaneamente. Vídeo explicativo
Pipeline 9 Com mais estágios, o processador seria capaz de atingir frequências mais altas. Adicionar mais estágios tornou o processador menos eficiente, pois as instruções precisavam do dobro do número de ciclos do processador para serem processadas. Possuir o dobro de estágios significa também possuir aproximadamente o dobro de transistores e consumir o dobro da eletricidade.
Socket 10 é o arranjo de conexões na parte inferior do chip, o qual permite a instalação do processador em um determinado encaixe (com ligações semelhantes) na placamãe. O número de pinos varia para cada modelo de processador e cada fabricante possui seu padrão.
Socket Tipo de Soquete LGA755/T Compatível com processadores Intel Celeron Intel Core 2 Duo / Extreme / Quad Intel Pentium 4 / D / Dual Core / Extreme Intel Xeon Fabricante dos processadores Intel 11 939 AMD Athlon 64 / FX / X2 AMD Dual-core Opteron AMD Sempron AMD LGA1150/H3 LGA1155/H2 LGA1156/H1 Intel Core i3/ i5 / i7 Intel Pentium Dual-core Intel Xeon Intel LGA1366/ B AM2 / AM2+ AM3 Intel Core i7 / i7 Extreme Edition Intel Xeon AMD Athlon 64 / FX / X2 AMD Sempron AMD Phenom AMD Phenom II X4 AMD Athlon II AMD Phenom II X2 / X3 / X4 / X6 AMD Sempron / Sempron X2 FM1 AMD Dual-Core A4 3300 / 3400 Intel AMD AMD AMD FM1 upga FM2 AMD Dual-Core A4 3300 / 3400 AMD Triple-Core A6 3500 AMD Quad-core A6 3650 / 3650K Black Edition AMD Quad-core A8 3850 / 3870K Black Edition AMD Dual-Core A4 4000 / 5300 / 6300 AMD Dual-Core A6 5400K AMD Quad-Core A8 5500 / 5600K / 6500 / 6600K AMD Quad-Core A10 5700 / 6700 / 5800K / 6790K / 6800K AMD AMD
Clock 12 É um sinal elétrico que controla a frequência de operações dos chips da placa mãe, incluindo memória e CPU. Normalmente, você vai encontrar especificações em Megahertz ou Gigahertz. 1 MHz = 1 milhão de ciclos por segundo 1 GHz = 1 bilhão de ciclos por segundo Vídeo: Clock é sinônimo de velocidade?
Overclock 13 Consiste em fazer um dispositivo eletrônico funcionar numa frequência de clock maior do que a normal. É usado para fazer o dispositivo (memórias ou processadores) funcionar mais rápido. Tipos: interno, externo e misto.
Overclock 14 Interno: Aumenta a frequência do sinal de clock que alimenta os núcleos internos da CPU, enquanto os demais dispositivos da placamãe ficam inalterados. Externo: Aumenta a frequência do sinal de clock que controla o FSB. Misto: interno e externo ao mesmo tempo. Vídeo: campeonato de overclock extremo.
Hyper-Threading 15 É uma tecnologia que a Intel emprega na produção de seus processadores. Permite que o processador funcione como se fosse dois processadores virtuais. É necessário que a placa-mãe, a BIOS e o sistema operacional também suportem essa tecnologia. Vídeo: Hyper-Threading
Processador multinúcleo (múltiplos núcleos, do inglês multicore) 16 é o que tem dois ou mais núcleos de processamento (cores) no interior de um único chip. Estes dois ou mais núcleos são responsáveis por dividir as tarefas entre si, ou seja, permitem trabalhar em um ambiente multitarefa. Em processadores de múltiplos núcleos o sistema operacional trata cada um desses núcleos como um processador diferente. Vídeo: Mais núcleos, maior desempenho?
Refrigeração do processador 17 Quanto maior a frequência de clock, maior é o calor gerado pelo processador. Sem refrigeração constante, o processador queima! A refrigeração é feita pelo COOLER, que usa uma substância refrigerante, como ar ou água. Para cada tipo de processador existe um cooler específico. A especificação do cooler geralmente informa a máxima frequência de clock que o processador pode operar.
Refrigeração do processador: cooler passivo 18 Não gasta energia para manter a substância refrigerante em baixa temperatura. É constituído de um dissipador e uma ventoinha. O dissipador é um componente feito de algum tipo de metal que fica em contato direto com o processador e tem como função absorver o calor do processador o mais rápido possível.
Refrigeração do processador: cooler passivo 19 A ventoinha é instalada sobre o dissipador e é responsável por soprar ar frio sobre o dissipador para resfriá-lo.
Refrigeração do processador: cooler ativo 20 Gasta energia para manter a substância refrigerante em baixa temperatura, conseguindo manter a cpu até mesmo abaixo da temperatura ambiente. É mais caro que o passivo. Pode ocorrer condensação de vapor de água devido a baixa temperatura.
Refrigeração do processador: pasta térmica 21 Aumenta a transferência de calor através da superfície de contato entre processador e dissipador.
Fabricantes 20 Intel: https://ark.intel.com/pt-br#@processors AMD: http://www.amd.com/pt-br/products/processors