Aula 24 Ética e Deontologia

Documentos relacionados
Ética e Deontologia. Luis M. Correia. Portfólio

Ordem dos Engenheiros Código de Ética e Deontologia

ATRIBUIÇÕES DA ORDEM COLÉGIOS ESPECIALIDADE E ATOS DE ENGENHARIA NÍVEIS DE QUALIFICAÇÃO DOS ENGENHEIROS TÉCNICOS

Autoria: Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) Edição: Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE)

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA DOS TRABALHADORES DA CMVM. Artigo 1.º Objeto

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE CONDUTA DA CRUZ VERMELHA PORTUGUESA

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA DOS TRABALHADORES DA CMVM. Capítulo I Disposições gerais

CÓDIGO DE CONDUTA FUNDO ATIVO DE CAPITAL DE RISCO ANGOLANO (FACRA)

CÓDIGO DE CONDUTA DO MUNICÍPIO DE BARCELOS

CÓDIGO de CONDUTA. Operador da Rede Nacional de Transporte de Energia Eléctrica. Edição: 1 Data:

OTOC - Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas. Código Deontológico

CÓDIGO DE CONDUTA FUNDAÇÃO DR. AGOSTINHO ALBANO DE ALMEIDA

Regulamento de Deontologia do Perito Avaliador, APAE 16 de Novembro de 2005

Aula n.º 17 / 18 18/10/2012. Módulo 5 - Ética e Deontologia no Desporto 4. Ética e desenvolvimento institucional

ANEXO. CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO IBAPE Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia Aprovado pela Resolução 1002 do CONFEA.

DEONTOLOGIA POLICIAL. Código Deontológico do Serviço Policial

CÓDIGO DE CONDUTA 1/6

CÓDIGO DE ÉTICA. Página 1 8

CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO MUSEÓLOGO DOS OBJETIVOS

Resolução n.º 27/94, de 26 de Agosto

Código de Conduta Operador da Rede Nacional de Transporte de Gás Natural. Edição: 1 Data:

CÓDIGO DE CONDUTA DA AGÊNCIA PARA O INVESTIMENTO E COMÉRCIO EXTERNO DE PORTUGAL, E.P.E. (AICEP) CAPÍTULO I - Âmbito e Objectivo. Artigo 1º (Âmbito)

Código de Ética e Padrões de Conduta Profissional

CÓDIGO DE ÉTICA - OUROLUX

Código Deontológico CÓDIGO DEONTOLÓGICO DOS CONTABILISTAS CERTIFICADOS. Artigo 1.º - Âmbito de aplicação

CÓDIGO DE CONDUTA DA FUNDAÇÃO VISABEIRA INSTITUIÇÃO DE SOLIDARIEDADE SOCIAL CÓDIGO DE CONDUTA

CÓDIGO DE CONDUTA OLIVEIRA REGO E ASSOCIADOS

CÓDIGO DE CONDUTA Janeiro de

CÓDIGO CONDUTA CENTRO SOCIAL DO TOURIGO - IPSS

Código de Ética e Condita do PO CH. Agosto Programa Operacional Capital Humano

ORDEM DOS ENGENHEIROS DE MOÇAMBIQUE ESTATUTOS CAPITULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE CONDUTA DOS TRABALHADORES

CENTRO HOSPITALAR E UNIVERSITÁRIO DE COIMBRA, E.P"+ Código de Ética./t'.l./j L~ Preâmbulo ~ t~ ; C>

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DO MUNICÍPIO DE SALVATERRA DE MAGOS

Código de Ética e de Conduta

Código de Conduta e Ética

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA UFPB 2012

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÂMARA MUNICIPAL DO FUNDÃO. Código de Ética e Conduta

Código de Conduta do Analista Financeiro 2015

CÓDIGO DE CONDUTA DO GABINETE DE PLANEAMENTO E POLÍTICAS

CÓDIGO DEONTOLÓGICO PREÂMBULO

JURAMENTOS Administração e Comércio Exterior Arquitetura e Urbanismo Biomedicina

DOCUMENTO ORIENTADOR

Código de Ética e Conduta

Unidade de Recursos Humanos

CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA

CÓDIGO DE CONDUTA. Para alcançar este objectivo, uma compilação dos princípios e das regras a seguir continuadamente quer internamente, quer

Código de Conduta CÓDIGO DE CONDUTA. Abarca Companhia de Seguros, S.A. V Página 1 de 8

CÓDIGO de CONDUTA da EDP Serviço Universal, S.A.

Novo Código de Ética Profissional

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo. Código de Ética e Conduta Profissional da CCDR-LVT

O Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa Pedro Santana Lopes CÓDIGO DE BOAS PRÁTICAS DOS TRABALHADORES 5

Código de Conduta. dos Colaboradores da Fundação Instituto Arquitecto José Marques da Silva

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS

Código de Ética do Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, E.P.E.

PRINCÍPIOS BÁSICOS RELATIVOS À FUNÇÃO DOS ADVOGADOS

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO ENGENHEIRO, DO ARQUITETO E DO ENGENHEIRO-AGRÔNOMO

ASSOCIAÇÃO GEOLÓGICA MINEIRA DE MOÇAMBIQUE

CÓDIGO ÉTICO DE CONDUTA. Companhia Logística de Combustíveis

O profissional de engenharia no contexto dos serviços, obras e licitações públicas. Engº José Luiz Azambuja SENGE-RS

Transcrição:

Portfolio MEEC 1 Aula 24 Ética e Deontologia Objectivos Introdução à Ética e Deontologia dos alunos e profissionais de Engenharia

Portfolio MEEC 2 Ètica e Deontologia Ética (ethos do Grego carácter): Conjunto de princípios de conduta que regem o comportamento dos indivíduos num grupo (grupo profissional,..., família) Deontologia (deon do Grego dever): A ética dos direitos e deveres. Não tem a ver com pregar a virtude Tem a ver com distinguir o bem do mal nas implicações da actividade profissional, através de uma abordagem racional

Portfolio MEEC 3 Ética e Legalidade O que é legal é ético? Cumpro o meu dever ético se actuar segundo as imposições legais?

Portfolio MEEC 4 Lei: Diz respeito aos modos de organização das sociedades; Estipula regras de comportamento e convivência Ética: Estabelece a diferença entre o bem e o mal, seguindo um processo racional. Nem tudo o que é legal é ético. A Lei não estabelece exaustivamente todas as regras de convivência social, sob pena de cercear a liberdade

Portfolio MEEC 5 Cumprir a Lei é normalmente um dever ético, mas há excepções: Leis sobre denúncia de concidadãos que se regem por outro credo político ou religioso.

Portfolio MEEC 6 http://www.ordemengenheiros.pt Atribuição do título de Engenheiro e regulação do exercício da profissão; Defesa dos interesses, direitos e prerrogativas dos Engenheiros e proteger o respetivo título e a profissão; Defesa da função social, dignidade e prestígio da profissão e valorizar a respetiva qualificação profissional; Fomento do desenvolvimento do ensino da Engenharia; Promoção da cooperação e solidariedade entre os Engenheiros; Exercício de ação disciplinar sobre os Engenheiros.

Portfolio MEEC 7 Curso de Formação em Ética e Deontologia Profissional é uma componente obrigatória dos estágios de admissão na Ordem dos Engenheiros Código Deontológico da Ordem dos Engenheiros Conjunto de Princípios que regem a conduta profissional dos Engenheiros em Portugal Como estabelecer um Código Deontológico para a profissão de Engenheiro?

Portfolio MEEC 8 Casos de estudo Vai-vem Chalenger Pressões numa jovem engenheira Denúncia anónima Fonte: A. Rego e J. Braga, Ética para Engenheiros, LIDEL, 2010.

Portfolio MEEC 9 Era conhecido de voos anteriores que os anéis de ligação das juntas ( O-rings ) davam problemas, particularmente com tempo frio. O Vice-Presidente sénior Jerry Mason disse a Bob Lund (vicepresedente para a engenharia) para tirar o seu papel de engenheiro e por o de gestor.

Portfolio MEEC 10 Decisão sobre um conflito de interesses Segurança, saúde e bem estar do Público Interesses Pessoais e familiares Lealdade ao empregador, dever de confidencialidade

Portfolio MEEC 11 O ponto de vista de um jovem engenheiro O fechar os olhos pode levar a o Danos ou mesmo destruição da própria organização (com prejuízo para o próprio); o Desprestígio profissional do próprio Coragem: Não tomar a atitude certa, de acordo com as convicções do próprio pode ocasionar problemas. Avalie bem a situação!

Portfolio MEEC 12 O ponto de vista do lider Matar o engenheiro das más notícias leva a que a informação correcta não lhe chegue. Criar um clima de confiança. o A confiança vem do respeito que o líder demonstra pela sua equipa.

Portfolio MEEC 13 Exercício Aula 24 Enuncie de maneira muito sintética princípios de um Código de Ética para profissionais da Engenharia. Tempo: 20 minutos Após este exercício vamos confrontar as nossas conclusões com o Código Deontológico da OE No final terá oportunidade de rever os seus princípios.

Portfolio MEEC 14 Deveres do engenheiro para com a comunidade É dever fundamental do engenheiro possuir uma boa preparação, de modo a desempenhar com competência as suas funções e contribuir para o progresso da engenharia e da sua melhor aplicação ao serviço da Humanidade.

Portfolio MEEC 15 Deveres do engenheiro para com a entidade empregadora e para com o cliente (2) O engenheiro deve contribuir para a realização dos objetivos económico-sociais das organizações em que se integre, promovendo o aumento da produtividade, a melhoria da qualidade dos produtos e das condições de trabalho, com o justo tratamento das pessoas.

Portfolio MEEC 16 Deveres do engenheiro para com a entidade empregadora e para com o cliente 2. O engenheiro deve prestar os seus serviços com diligência e pontualidade, de modo a não prejudicar o cliente nem terceiros, nunca abandonando, sem justificação, os trabalhos que lhe forem confiados ou os cargos que desempenhar.

Portfolio MEEC 17 Deveres do engenheiro para com a entidade empregadora e para com o cliente 3. O engenheiro não deve divulgar nem utilizar segredos profissionais ou informações, em especial as científicas e técnicas obtidas confidencialmente no exercício das suas funções, salvo se, em consciência, considerar poderem estar em sério risco exigências de bem comum.

Portfolio MEEC 18 Deveres do engenheiro no exercício da profissão 1. O engenheiro, na sua atividade associativa profissional, deve pugnar pelo prestígio da profissão e impor-se pelo valor da sua colaboração e por uma conduta irrepreensível, usando sempre de boa fé, lealdade e isenção, quer atuando individualmente, quer coletivamente. 2. O engenheiro deve opor-se a qualquer concorrência desleal.

Portfolio MEEC 19 Deveres do engenheiro no exercício da profissão 4. O engenheiro não deve aceitar trabalhos ou exercer funções que ultrapassem a sua competência ou exijam mais tempo do que aquele que disponha. 5. O engenheiro só deve assinar pareceres, projetos ou outros trabalhos profissionais de que seja autor ou colaborador. 6. O engenheiro deve emitir os seus pareceres profissionais com objetividade e isenção.

Portfolio MEEC 20 Dos deveres recíprocos dos engenheiros 1. O engenheiro deve avaliar com objetividade o trabalho dos seus colaboradores,contribuindo para a sua valorização e promoção profissionais. 2. O engenheiro apenas deve reivindicar o direito de autor quando a originalidade e a importância relativas da sua contribuição o justifiquem, exercendo esse direito com respeito pela propriedade intelectual de outrem e com as limitações impostas pelo bem comum.

Portfolio MEEC 21 Dos deveres recíprocos dos engenheiros 3. O engenheiro deve prestar aos colegas, desde que solicitada, toda a colaboração possível. 4. O engenheiro não deve prejudicar a reputação profissional ou as atividades profissionais de colegas, nem deixar que sejam menosprezados os seus trabalhos, devendo quando necessário, apreciá-los com elevação e sempre com salvaguarda da dignidade da classe.

Portfolio MEEC 22 Conclusão Seguir os princípios da ética profissional é essencial para se ter credibilidade Devem cumprir-se os compromissos o Adequadamente o Dentro do prazo Devem respeitar-se os outros (engenheiros, clientes, empregadores, sociedade em geral). A liderança pelo exemplo é fundamental.

Portfolio MEEC 23 Conclusão do exercício Reveja os princípios do Código de Ética que elaborou e decida se pretende adicionar, suprimir ou modificar algum.