Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens de Nossa Senhora e dos seus santos de devoção; 2. Determine um tempo para este encontro de intimidade com Deus e procure cumpri-lo seja nos momentos de mais fervor espiritual ou de aridez; 3. Agora, faça o sinal da Cruz, coloque-se na presença de Deus e clame a vinda do Espírito Santo para que seja Ele mesmo a conduzi-lo durante sua oração, inspirando-lhe tudo aquilo quanto quiser. Procure estar aberto ao que o Senhor quer lhe falar; a. Peça o auxílio da Santíssima Virgem, dos seus santos de devoção e do seu anjo da guarda; b. Diante de Deus, reconheça sua pequenez, e peça perdão pelos seus erros e suas faltas. Após esse momento reze o ato de contrição: Meu Deus, eu me arrependo de todo coração por vos ter ofendido, prometo, com a Vossa Graça esforçarme para não mais pecar. Meu Jesus, misericórdia ; 4. Pegue a sua bíblia e faça uma leitura calma e reflexiva da Palavra contida na proposta. Leia por volta de três vezes. Ao término da leitura, faça um breve momento de contemplação daquilo que ficou mais forte no seu coração; 5. Agora, leia o texto de auxílio e siga os questionamentos sugeridos; 6. Ao fim, anote os frutos da oração no seu caderno pessoal;
MATERIAL DE ORAÇÃO QUARESMAL TEXTO DE APOIO PARA TERCEIRA SEMANA DA QUARESMA No Evangelho deste domingo nos deparamos com uma postura de Jesus que pode, a primeira impressão, se contrapor a Sua forma costumeira de lidar com as situações: hoje, em que, acendido de santa ira, expulsa do Templo uns vendilhões sacrílegos. Não devemos pensar, no entanto, que a cólera de Cristo seja como a nossa, irracional e desmedida; antes, a ira de Deus é precisamente uma expressão de seu infinito amor. Os chicotes que Jesus empunha hoje não são mais do que uma última tentativa de corrigir os que não se quiseram atar pelos laços de sua caridade. Ele não nos priva dos castigos devidos e, ao castigar-nos, não nos deixa nunca de amar, ao ponto de permitir que soframos muito menos do que merecíamos. O Jesus que chora por nós é, pois, o mesmo que pega do chicote para converter-nos, reivindicar os direitos do Pai e a santidade do seu Templo.. Jesus manifesta a santa ira de Deus em mais uma tentativa de salvarnos. O grande desafio é enxergarmos a nós mesmos no lugar desses vendilhões. A verdadeira experiência de oração se dará em nós quando percebermos quais interesses, moedas, animais e pessoas estão sendo negociadas dentro do templo sagrado do nosso coração! Quais os ídolos colocados no lugar de Nosso Senhor? Quantas vezes somos negligentes como nossa vida espiritual? Essa semana deverá ser de combate aos vícios que atrapalham o nosso itinerário espiritual. De uma maneira especial, lutemos contra a ACÍDIA e a TIBIEZA: essas duas doenças espirituais geram grande prejuízo a nossa alma, é preciso combatê-las. Aqui, não nos interessa definições teológicas, basta o entendimento da gravidade dessa dupla infernal. Acídia não se trata apenas de preguiça, é mais que isso, é desânimo, falta de motivação, falta de gozo espiritual, falta de vontade de servir a Cristo
e aos irmãos, uma doença espiritual com graves repercussões na vida pessoal e na vida da comunidade. Trata-se de uma amargura que se abate sobre a pessoa, quando ela considera o projeto de santidade que Deus tem para si: no começo, até sente entusiasmo com a pregação das virtudes e a vida dos santos, mas, quando tem que aplicar em si as verdades divinas, deprime-se e fica desanimada, acabrunhada pela grandeza das exigências da vida cristã.. Tibieza é um estado de frouxidão espiritual, somos incapazes de oferecer atos de amor (caridade) por Deus: trata-se de uma mornidão espiritual. Tornamo-nos incapazes de renunciar e ofertar. Terminamos regredindo na vida espiritual. É importante percebermos que na vida espiritual não estacionamos - quem não progride inevitavelmente regride. Para progredir é necessário esforço! A frouxidão e mornidão são o caminho natural, porém, o progresso necessita do esforço humano contra esse caminho natural e da graça sobrenatural. Durante essa semana com o auxílio da Santíssima Virgem, de São Miguel Arcanjo e dos nossos Anjos da Guarda esforcemo-nos na luta contra esses vícios e imploremos de Deus a graça do crescimento das virtudes. 3 Semana Quaresma MATERIAL DE ORAÇÃO QUARESMAL 4º DIA (07.03.18) Mas aquele que os guardar e os ensinar será declarado grande no Reino dos Céus. Mt 5, 17-19 a. Peça o auxílio do Espírito Santo neste momento de oração para que estejas sensível aos apelos do Senhor. Clame pela intercessão da Virgem Santíssima e dos seus santos de devoção.
b. Leia o Evangelho com calma. Permita que Deus vá falando ao seu coração. Contemple esta cena. c. Aos que O seguiam e ouviam seus ensinamentos no sermão da montanha, Jesus exorta sobre a Lei Divina e seus mandamentos. Durante sua passagem na terra, Jesus ensinou muitas vezes aos seus discípulos que era preciso guardar sempre os seus mandamentos: Se queres entrar na vida eterna, guarda os mandamentos (Mt 19,17). 1) Nesse momento faça um profundo exame de consciência para examinares todas atitudes em que você caiu no pecado desde sua última confissão, até mesmo os pecados mais leves. Anote-os em seu caderno de oração pessoal. d. Após isso, questione-se: 1) Tenho vivido uma vida de fuga do pecado? 2) Tenho buscado viver fielmente aos 10 mandamentos? e. A indiferença com a prática dos pecados se torna comum em nossas vidas. Muitas vezes nos deparamos com situações de pecados e acabamos nos acostumando com elas. Para vencermos isso, é preciso vencer a origem: o pecado da tibieza. Precisamos estar em comunhão profunda com Deus e servi-lo de todo coração. 1) Eleve um clamor ao Espirito Santo, pedindo a graça de ser corajoso e forte na luta contra o pecado. Peça que Ele ilumine suas ações e lhe conceda o discernimento necessário para fugir das situações de pecado. Comentado [1]:
f. Rezar durante a semana (todos os dias) a oração para pedir a derrubada dos obstáculos que opomos à Graça. A oração se encontra ao final deste material. ORAÇÃO PARA PEDIR A DERRUBADA DOS OBSTÁCULOS QUE OPOMOS À GRAÇA Ó minha Mãe, considerai os obstáculos que oponho a tantas graças que recebo de Deus, por vosso intermédio: derrubai-os Vós, com poder de Rainha e misericórdia de Mãe, já que não os derrubo eu. Atraí-me sempre a Vós e tomai a misericordiosa iniciativa de vir ao meu encalço, sempre que eu tenha a infelicidade de me afastar de Vós.