PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL 003/2011 - PROCESSO SELETIVO A Diretora Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC - Administração Regional no Estado de Mato Grosso, no uso de suas atribuições, torna público que, no período de 29/08/2011 a 09/09/2011, estarão abertas as inscrições dos interessados em participar do Processo Seletivo, para ingresso no Curso do Programa SENAC de Gratuidade PSG, descritos no Anexo I, obedecidas as normas e disposições contidas neste Edital. As vagas gratuitas ofertadas neste Edital são destinadas a pessoas de baixa renda, conforme Protocolo de Compromisso firmado entre o Ministério da Educação - MEC, Ministério do Trabalho e Emprego MTE, Ministério da Fazenda - MF, a Confederação Nacional do Comércio CNC, o Serviço Social do Comércio - SESC e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial SENAC. O processo seletivo de concessão de vagas do PSG é regido por este Edital. 1. DO PROGRAMA 1.1. O Programa SENAC de Gratuidade - PSG destina-se a pessoas de baixa renda, cuja renda familiar per capita não ultrapasse 02(dois) salários mínimos federais, na condição de alunos matriculados ou egressos da educação básica e trabalhadores empregados ou desempregados, priorizando-se aqueles que satisfizerem as duas condições: aluno e trabalhador. 2. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 2.1. A inscrição dos candidatos no processo seletivo para preenchimento das vagas do PSG no Estado de Mato Grosso, objeto deste Edital, é feita a partir das informações prestadas pelo candidato, pessoalmente, descrita neste Edital, por meio de preenchimento e assinatura da Ficha de Inscrição do PSG e autodeclaração de baixa renda, disponibilizado pela instituição, no ato da inscrição. 2.2. Não será cobrada nenhuma taxa para a realização do processo seletivo. 2.3. As inscrições ao Processo Seletivo do Programa Senac de Gratuidade poderão ser feitas nos horários e local descritos no Anexo II. 2.4. A análise das informações fornecidas pelo candidato é feita a partir dos critérios estabelecidos no Protocolo de Compromisso e da documentação apresentada pelo interessado no prazo e local previstos neste Edital. 2.5. A candidatura a uma vaga do PSG supõe o preenchimento e assinatura da Ficha de Inscrição do PSG com informações verídicas e cabais, assinatura de autodeclaração de baixa renda, bem como atendimento aos pré-requisitos do curso escolhido conforme Anexo I.
2.6. A documentação será de total responsabilidade do candidato e deverá ser entregue no prazo estabelecido neste Edital, para ser devidamente auditada a autenticidade das informações fornecidas. Havendo qualquer irregularidade nos documentos apresentados ou em caso de denúncia quanto à inveracidade das informações prestadas pelo candidato, a qualquer momento, haverá apuração imediata dos fatos por técnicos designados pelo SENAC/MT ou por empresa especializada contratada, sendo a veracidade das informações aferida por amostragem através de entrevistas, visitas e/ou solicitação de documentos complementares, conforme o caso. O candidato que de alguma forma se recusar a submeter-se aos procedimentos anteriormente descritos terá sua matrícula cancelada e não poderá participar de um novo processo seletivo pelos próximos 02(dois) anos. 2.7. As vagas destinadas ao Processo Seletivo do PSG, divulgadas neste Edital, serão preenchidas por ordem de classificação, obedecendo-se rigorosamente ao número de vagas, por opção de curso e turno; se não forem preenchidas, serão repassadas automaticamente para o próximo candidato classificado, até que se complete o número total de vagas previstas no PSG Anexo I. 2.8. É vedada a transferência de aluno matriculado, uma vez que as vagas são preenchidas conforme ordem de classificação, opção de curso e de turno. 2.9. A inscrição configura o reconhecimento e aceitação pelo candidato, ou do seu Responsável, quando menor, de todas as normas e orientações previstas neste Edital, não podendo delas alegar desconhecimento. 3. DAS INSCRIÇÕES 3.1. O candidato deverá, no ato da inscrição, preencher e assinar a Ficha de Inscrição do PSG, e assinar a autodeclaração de baixa renda. 3.2. O candidato somente poderá inscrever-se em um único curso, especificado no Anexo I Plano de Aplicação do PSG - Quadro de Vagas e, em caso de mais de uma inscrição, só será válida a última, de acordo com a data de efetivação.
4. DO PROCESSO DE SELEÇÃO 4.1. O processo seletivo será realizado por meio do índice PSG, calculado pela seguinte fórmula: (RF*DF*PF*EB*CT*APS) / GF, Sendo: a) RF = Renda Familiar Bruta (somatória da renda familiar incluindo renda do candidato); b) DF = Pessoa com deficiência (não = 1; sim = 0,8); c) PF = Posição na família (dependente = 1; arrimo = 0,8); d) EB = Condição na educação básica egresso ou matriculado (egresso da educação básica = 0,8; matriculado na educação básica = 0,7); e) CT = Condição de trabalho empregado, desempregado ou candidato a primeiro emprego (primeiro emprego = 1; empregado/desempregado = 0,9); f) APS = Egresso Programa Aprendizagem do SENAC (sim = 0,8; não = 1); g) GF = Grupo familiar (número de membros do núcleo familiar, incluindo o candidato). 4.2. A autenticidade das informações fornecidas pelos candidatos poderá ser verificada por meio de entrevistas, visitas ou outros mecanismos. 4.3. Fará parte também do processo de seleção o atendimento aos pré-requisitos do curso escolhido, conforme Anexo I; 4.4. Só será feito o ranqueamento dos candidatos se o quantitativo de inscrição for equivalente a 02 (duas) vezes o número de vagas gratuitas ofertadas por curso. 4.5. Caso o curso escolhido possua teste complementar, só serão convocados para a realização deste processo o equivalente a 03 (três) vezes o número de vagas gratuitas, em número de candidatos, conforme a classificação do índice PSG. Por exemplo: para um curso com três vagas gratuitas, serão convocados para a realização do teste complementar os primeiros 9 (nove) candidatos classificados. 4.6. O teste complementar será realizado em uma única etapa, sendo prova objetiva e de caráter classificatório, sendo que o ementário de conteúdos abrange conhecimentos integrantes do currículo dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, delimitados as seguintes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática e Redação. A prova objetiva será realizada em local e horário a serem divulgados através do site. A ausência ou recusa do candidato em participar do teste complementar implicará automaticamente na eliminação do processo de ingresso no PSG.
5. DA CLASSIFICAÇÃO 5.1. A classificação dos candidatos a uma vaga no PSG obedecerá aos seguintes critérios: 1 Menor valor obtido no índice PSG 5.2. Em caso de empate, a classificação obedecerá à melhor posição nos critérios abaixo, na seguinte ordem: 1º. Menor renda familiar per capita; 2º. Ser aluno da educação básica e trabalhador; 3º. Ser aluno da educação básica 4º. Ser egresso da educação básica; 5º. Ser trabalhador desempregado; 6º. Ser trabalhador empregado; 7º. Ser pessoa com deficiência; 8º. Ser egresso do Programa de Aprendizagem; 9º. Candidato mais idoso; 10º Ordem de inscrição; 6. DO RESULTADO E MATRÍCULA 6.1. Do Resultado: 7.1.1. A relação dos candidatos ranqueados, por ordem de classificação, será divulgada no quadro mural da Unidade Operativa onde foi realizada a inscrição e no site do SENAC/MT (www.mt.senac.br/psg), conforme cronograma. 6.2. Da Matrícula: 6.2.2 É de responsabilidade dos candidatos classificados a efetivação da matrícula que será realizada nos locais de acordo com cronograma constante no Anexo II, mediante preenchimento e assinatura do termo de compromisso e apresentação de cópias dos documentos, a seguir: 6.2.3. Em caso do candidato ser menor de idade os documentos serão assinados pelo responsável. 6.4. Para os Cursos de Educação Inicial e Continuada: RG, CPF, CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), holerite atualizado ou contracheque atualizado no caso do candidato ser servidor público, comprovante de endereço atualizado (tarifa de água, luz ou telefone) e comprovante de escolaridade.
6.5. Para os Cursos Técnicos: RG, CPF, CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), holerite atualizado ou contracheque atualizado no caso do candidato ser servidor público, Comprovante de Endereço atualizado (tarifa de água, luz ou telefone), Histórico ou Diploma de Conclusão do Ensino Médio ou Declaração de que está cursando o 3º ano do Ensino Médio, 01 foto 3x4 atual, certidão de nascimento ou casamento. 6.6. O candidato deverá apresentar os documentos originais correspondentes, cujas cópias serão vistadas mediante a conferência dos originais e devolvidas de imediato. 6.7. Caso ocorra de o candidato classificado não efetuar a matrícula, observada a ordem de classificação proceder-se-á nova chamada de candidatos em lista de espera para as vagas não preenchidas. 6.8. O não comparecimento no prazo estabelecido para a matrícula implicará na perda da vaga. 6.9. O candidato que omitir ou prestar informações e/ou apresentar documentação falsa terá a vaga cancelada, mesmo que o fato seja constatado no decorrer do curso. 6.10. Não será admitida a matrícula condicionada, ou seja, quando o candidato não preencher o requisito de escolaridade e idade. 7. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 7.1. A inscrição do candidato implica a aceitação das normas que regem o processo seletivo do PSG definidas neste Edital. 7.2. Não serão recebidas documentações incompletas, nem fora dos prazos estabelecidos, independente da justificativa. 7.3. Não haverá recurso para revisão de classificação no processo seletivo. 7.4. O Senac reserva-se o direito de cancelar, adiar ou remanejar turmas para o qual o número de matriculados for inferior ao número de vagas previstas para realização do curso. 7.5. Os candidatos matriculados deverão se submeter às disposições do Regimento Escolar e Planos de Cursos do SENAC. 7.6. Casos omissos ou não previstos neste Edital serão resolvidos pela Comissão do Processo Seletivo PSG. Mediante consulta formal advindas das Unidades Operativas participantes.
7.8. O candidato matriculado que evadir ou desistir do curso sem justificativa plausível (óbito, acidente, mudança de cidade ou estado, doença ou moléstia grave) terá sua participação vetada no Programa por um prazo de 02 (dois) anos.
ANEXO I PLANO DE APLICAÇÃO DO PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE/2011 QUADRO DE VAGAS 1.1Cursos de Educação Inicial e Continuada Unidade SENAC Curso Horário do Curso Nº Vagas Carga Horária Inicio do Curso Pré-requisitos Operador de Microcomputador (Pontes e Lacerda) 14h às 18h (segunda, quarta e sextafeira) 08h às 12h (terça e quinta-feira) 16 160 13/10/2011 16 160 13/10/2011 14 anos, ensino fundamental completo CEP Cuiabá Garçom Básico (Pontes e Lacerda) 14h às 18h 20 200 13/10/2011 Idade mínima: 18 anos Escolaridade mínima: Ensino Fundamental completo Empregada Doméstica (Pontes e Lacerda) 18h às 22h 20 160 13/10/2011 Ter no mínimo 18 anos Ensino Fundamental Completo. Recepcionista de Eventos (Nova Lacerda) 18h às 22h 25 160 13/10/2011 Ter ensino médio incompleto e no mínimo 16 anos completo. Recepcionista de Eventos (Chapada dos Guimarães) 18h às 22h 20 160 13/10/2011 Ter ensino médio incompleto e no mínimo 16 anos completo. As informações relativas às programações ofertadas no PSG estão disponibilizadas no site www.mt.senac.br/psg.
ANEXO II LOCAIS E HORÁRIOS DE ATENDIMENTO LOCAL DE INSCRIÇÃO TELEFONE ENDEREÇO HORÁRIO DE ATENDIMENTO CAE Centro de Atendimento ao Empresário de Pontes e Lacerda (65) 3266-3098 Rua Vera Lúcia, Centro Pontes e Lacerda/MT 8h às 12h e das 14h às 18h Ação Social de Chapada (65) 3301-2737 Rua das Palmeiras 349 - Bairro São Sebastião Chapada dos Guimarães/MT 08h00 às 11h00 e 13h00 às 18h00 Ação Social de Nova Lacerda (65) 3259-4296 Rua Uirapuru, 700 Centro Nova Lacerda/MT 07h00 às 11h00 e 13h00 às 17h00
PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL PROCESSO SELETIVO CRONOGRAMA Etapas Data Divulgação do Edital 15/08/2011 Inscrições 29/08 a 09/09/2011 Resultado 15/09/2011 Matrículas: 1ª Chamada 19/09 a 23/09/2011 2ª Chamada 26/09 a 29/09/2011 Inicio das aulas (a partir de) 13/10/2011