É um caminho de oração muito presente na tradição da Igreja: ele ajuda os fiéis a fazer memória da paixão de Cristo para que o seu amor salvífico seja revelado em suas vidas e suscitar uma activa participação na obra da redenção do mundo. As 14 Estações são 14 episódios do Evangelho - da tradição popular que se presencia durante o trajecto. Iniciemos com o Sinal da Cruz: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. 1 a Estação JESUS É CONDENADO À MORTE V. Nós te adoramos e bendizemos, ó Jesus! R. Porque pela Tua Santa Cruz redimiste o mundo! Depois de fazer flagelar a Jesus, Pilatos entregou-o para que fosse crucificado (Jo 19, 16). Bem-aventurados sereis quando vos ultrajarem, vos perseguirem e mentindo dirão de vós todo o mal por causa de Mim (Mt 5,11). Oremos: Perdoa, Senhor Jesus, se muitas vezes nos escondemos para não nos comprometermos, se fugimos do sacrifício, da humilhação, das posições incómodas, do serviço. Perdoa se não conseguimos rezar por aqueles que nos tratam mal e queremos ser tratados diversamente por Vós. Amém! V. Tende piedade de nós, ó Cristo. R. Tende piedade de nós.
2 a Estação JESUS TOMA SOBRE OS OMBROS A CRUZ Levando Ele mesmo a Cruz se dirigiu para o Gólgota... (Jo 19, 17) Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da Justiça... (Mt 5,10) Oremos: Concede-nos, Jesus, uma vida de rectidão, de coerência e de coragem. Faz que não nos envergonhemos de reconhecer-te diante de todos como Senhor e faz que aceitemos viver, com alegria as consequências e os compromissos da Fé. Amém! 3 a Estação JESUS CAI PELA PRIMEIRA VEZ Senhor, guardai-me do laço que armaram e da armadilha dos homens malvados! (Sal 140,5) Bem-aventurados aqueles que choram... (Mt 5,4). Oremos: Enche-nos, Senhor Jesus, com o Teu Espírito de Amor para podermos consolar quem chora. Perdoa a nossa indiferença, a dureza de coração, a pressa. Perdoa a falta de esforço, a superficialidade, a ociosidade. Tornanos capazes de comunicar a Esperança. Amém! 4 a Estação JESUS ENCONTRA MARIA, SUA MÃE Simeão disse a Maria: uma espada te trespassará a alma (Lc 2,35). Bem-aventurada aquela que Te amamentou... (Lc 11,27) Oremos: Maria, sempre presente no momento da provação, torna-nos atentos à dor dos irmãos e guia os nossos passos na direção de quem sofre. Abre o nosso coração à compreensão, ao acolhimento, à participação. Faz que, na hora da cruz, o Senhor nos encontre, como a Ti, no nosso lugar. Amém!
5 a Estação JESUS É AJUDADO POR SIMÃO DE CIRENE E obrigaram um certo homem, que ia passar -por alí- Simão de Cirene, que vinha do campo, pai de Alexandre e de Rufo, a tomar a cruz de Jesus (Mc 15,21). Oremos: Senhor, Pai santo, ajuda-nos a compreender e a fazer uns aos outros aquilo que Cristo, teu filho, fez por nós. Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém! 6 a Estação VERÓNICA ENXUGA O ROSTO DE JESUS Não retraiu o rosto da ignomínia e dos escarros! (Is 50,6). Bem-aventurados os puros de coração! (Mt 5,8). Oremos: Senhor Jesus, torna límpidos os nossos olhos, para que saibamos descobrir o Teu rosto nos irmãos e, com a nossa vida honesta e pura, possamos revelar a Tua presença em nós. Torna-nos fortes prudentes e corajosos para que o nosso coração seja orientado sempre e somente para Deus. Amém! 7 a Estação JESUS CAI PELA SEGUNDA VEZ Ele carregou os nossos males, suportou as nossas dores e nós o consideramos um fracassado, castigado por Deus e humilhado (Is 53,4). Bem-aventurados os pacíficos: possuirão a terra! (Mt 5,5) Oremos: Ampara-nos, Senhor Jesus, com a Tua força, para que possamos suportar com serenidade as contradições, falar com doçura e afabilidade ao arrogante e importuno. Torna-nos humildes, mansos e condescendentes, disponíveis à colaboração, profundamente bons até diante da provação e da prepotência. Amém!
8 a Estação JESUS ENCONTRA AS SANTAS MULHERES Jesus voltando-se para elas disse: Não chorem por mim, mas por vós mesmas e pelos vossos filhos (Lc 23,28) Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a vivem (Lc 11,28) Oremos: Concedei-nos, Senhor, que nos deixemos penetrar e conduzir pela força do Teu Espírito, para que a nossa vida, à luz da Tua Palavra, seja um caminhar quotidiano no Teu amor que nos transforma em Apóstolos, Profetas e Testemunhas do Teu Reino. Amém! 9 a Estação JESUS CAI PELA TERCEIRA VEZ Tira-me do vício, ó Deus, para que nele não me afunde! (Sal 69,14). Bem-aventurados aqueles que tem fome e sede de justiça (Mt 5,6). Oremos: Senhor, que salvas os pecadores e os chamais à vossa amizade, atraí para Vós os nossos corações e dai-nos o fervor do teu Espírito para que possamos ser firmes na fé e operantes na caridade. Por Jesus Cristo nosso Senhor. Amém! 10 a Estação JESUS É DESPOJADO DE SUAS VESTES V. Nós te adoramos... Dividiram as suas vestes entre si, tirando à sorte o que caberia a cada um (Mc 15,24) Bem-aventurados os pobres em espírito... (Mt 5,3) Oremos: Senhor Jesus, torna-nos livres, despoja-nos das nossas seguranças. Livra o nosso coração da avidez de estima, de afecto, de bens, de prazeres, de saber. Livra-nos da preocupação doentia pelo amanhã e concede-nos servir-te com alegria e esperança. Amém!
11 a Estação JESUS È PREGADO NA CRUZ Chegaram ao lugar chamado Calvário e ali o crucificaram, assim como aos malfeitores, um à direita, outro à esquerda (Lc 23,33). Bem-aventurados os promotores de Paz (Mt 5,9) Oremos: Ajuda-nos, Senhor Jesus, a sermos promotores de Paz, a perdoar ofensas, ingratidões e injustiças recebidas. A Tua graça nos faça superar susceptibilidades e ressentimentos. O encontro contigo, Palavra e Pão, tranquilize o nosso coração e o encha da Tua Paz. Amém! 12 a Estação JESUS MORRE NA CRUZ V. Nós te adoramos Perto da cruz de Jesus estavam sua Mãe, a irmã de sua Mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena (Jo 19,25). Bem-aventurada és Tu que acreditaste (Lc 1,45). Oremos: Maria, ampara a nossa fé quando o Senhor nos pede para amá-lo mais do que ao projecto, à coisa ou à pessoa mais querida; quando tudo desmorona em nós e à nossa volta. Faz que, como Tu, esperemos contra toda esperança para que saibamos em quem colocamos a nossa confiança. Amém! V. Nós te adoramos 13 a Estação JESUS É DESCIDO DA CRUZ José de Arimateia, discípulo de Jesus, consegue de Pilatos a autorização de tirar o corpo de Jesus (Jo 19,38). Bem-aventurados aqueles servos que o Senhor, quando voltar, encontrar vigilantes! (Lc 12,28). Oremos: Senhor Jesus, que para cada batizado confias uma missão profética, torna-nos constantemente vigilantes para poder anunciar, com a nossa vida, o Teu amor e demonstrar a Tua presença no mundo. Amém!
14 a Estação Jesus é colocado no sepulcro V. Nós te adoramos José de Arimateia tomou o corpo, envolveu-o num lençol limpo e o depositou num sepulcro novo, que mandara cavar no rochedo... (Jo 27,59). Bem-aventurado aquele que não se escandalizar de mim! (Lc7,23). Oremos: Senhor da vida, faz que nada nem ninguém nos separe de Ti. Na hora da provação, o nosso coração não duvide do Teu amor e não se enfraqueça a nossa confiança em Ti. Amém! ORAÇÃO FINAL: Senhor Jesus, que venceste o pecado e a morte, faz que vivamos sempre para Ti. Com a força dos Sacramentos e da oração, faz que saboreemos a experiência de uma vida nova. Amém! Pelas Intenções do Santo Padre: 1 Pai-Nosso, 1 Ave-Maria, 1 Glória ao Pai. A cruz de Cristo è o símbolo eloquente da civilização do amor, fonte de luz, de segurança e de esperança para as pessoas de todos os tempos. João Paulo II