O ensino que transforma Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. (2 Tm 3:16-17)
OBJETIVO Levar o discípulo a compreender que o ensino transformador é o que tem a Bíblia Sagrada como único fundamento e a fazer dessa verdade a base de seu serviço discipulador
TEXTO BÁSICO Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. (2 Tm 3:16-17)
INTRODUÇÃO Na presente lição, trataremos do manual do discipulado cristão, em que o discipulador deve fundamentar seus ensinos e em que os discípulos, novos ou antigos, devem procurar orientações sobre como viver de modo a agradar a Deus. Estamos tratando da Bíblia (...)
DIRETO AO PONTO O manual de discipulado é Bíblia. Neste estudo veremos a importância do estudo bíblico programado. Vamos mostrar aqui o poder transformador que há na palavra de Deus. Vale muito a pena investir seu tempo ensinando o evangelho a um novo convertido, os resultados virão. Pois como disse Paulo: O evangelho... é poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê (Rm 1:16).
I - HISTÓRIA DE DISCÍPULO Com base nessa história, reflita sobre a importância do ensino da palavra de Deus. O que este ensino causou na vida do grande evangelista Charles Finney?
II - PARA O DISCÍPULO ENTENDER 1. A responsabilidade bíblica do discípulo 2. A confiança bíblica do discípulo 3. O programa bíblico do discípulo
PARA O DISCÍPULO REFLETIR 01. Leia 2 Tm 2:15; o item 1, e fale sobre a responsabilidade bíblica de todo discípulo de Jesus. 02. Após ler Rm 1:16 e os primeiros parágrafos do item 2, responda: O que o evangelho pode fazer na vida de quem crê? 03. Leia 2 Tm 3:16-17; os últimos parágrafos do item 2, e comente sobre a utilidade da Escritura. 04. Leia o item 3 e comente com a classe sobre os primeiros assuntos bíblicos de que o discipulador deve tratar com o novo convertido. O que o discipulando pode aprender, se o discipulador tiver a Bíblia como sua única regra de fé e de prática?
III- PARA O DISCÍPULO PRATICAR 1. Para ver vidas transformadas, use a Bíblia para ensinar. Você quer ver pecadores transformados? Use a Bíblia para falar com eles! Confie no evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo o que crê (Rm 1:16). Diga não ao desconhecimento da Escritura e do poder de Deus (Mt 22:29). Entre para o time dos apaixonados pela palavra de Deus;
PARA O DISCÍPULO REFLETIR 05. À luz da primeira aplicação, se quisermos ver vidas transformadas, qual deve ser nossa atitude? Comente.
III- PARA O DISCÍPULO PRATICAR 2. Para ver vidas transformadas, ensine no poder do Espírito Santo. Você quer ser um ganhador e edificador de vidas para o reino de Deus? Não use as suas qualidades naturais só para ganhar o seu salário com dignidade. Elas também foram dadas a você para a sua atuação no reino de Deus. Use-as! Além disso, jejue, ore, busque, bata, peça, jogue-se aos pés de Jesus e peçalhe que o encha do poder do Espírito Santo.
PARA O DISCÍPULO REFLETIR 06. À luz da segunda aplicação, se quisermos ver vidas transformadas, qual deve ser nossa atitude? Comente.
DESAFIO DA SEMANA Para esta semana, desafiamos três grupos de pessoas à reflexão: 1) Você, que é discípulo de Cristo há vários anos, reflita sobre o quanto tem se dedicado a estudar a Bíblia Sagrada, nestes últimos dias. Você tem lido a Bíblia? Meditado? Procurado viver à luz do que as Escrituras dizem? Faça isso. Do contrário, você facilmente será levado por todo e qualquer vento de doutrina; também não estará apto a ajudar outros discípulos que estão no início da jornada do discipulado. 2) Você, que é discipulador, use a Bíblia como manual do discipulado. Chega de livros de autoajuda! Chega de encher a cabeça dos novos crentes com experiências pessoais. 3) Você, que é novo convertido, que está iniciando o caminho do discipulado, reflita, desde já, sobre o valor da Escritura e abra o seu coração para se encher dela.
PRÓXIMO ESTUDO: Lição 10: A pedagogia do discipulado